O Douro, a Família Nicolau de Almeida, a Natureza...

  Рет қаралды 17,847

Beto Duarte

Beto Duarte

Күн бұрын

A Família de João Nicolau de Almeida é a história do vinho Português. Impossível contar a história dos vinhos de Portugal sem falar nessa família.
A mãe era sobrinha neta de Adriano Ramos Pinto, um visionário que fez história no comércio de vinhos do Porto com o Brasil. O pai, Fernando Nicolau de Almeida, criou o grande ícone de Portugal, o vinho Barca Velha.
Agora a família continua inovando. Dessa vez produzindo vinhos sem herbicidas, pesticidas, seguindo conceitos biodinâmicos e com a qualidade acima de tudo.
Seguem mais informações sobre a família e sobre a Quinta do Monte Xisto:
Em 1976 João Rosas Nicolau de Almeida casa-se com Graça Eça de Queiroz Cabral na cidade do Porto. Uma união com altos teores alcoólicos considerando os antepassados de ambos.
O pai de João, Fernando Nicolau de Almeida, foi enólogo da Casa Ferreirinha onde criou o famoso Barca Velha. Já o seu bisavô, fundou em 1870 a António Nicolau de Almeida Júnior & Irmão, uma firma de exportação de vinhos do Porto, mais tarde integrada na Real Companhia Velha (1963). A mãe de João era sobrinha-neta de Adriano Ramos Pinto, fundador desta Casa em 1880. É nesta icónica empresa que, mais tarde, João viria a desenvolver maior parte do seu trabalho.
Por sua vez, um bisavô de Graça, Afonso Pereira Cabral, era proprietário da Quinta do Paço de Monsul e da Quinta do Cachão, ambas no Douro. Apaixonado por esta região, contribuiu para o seu estudo e divulgação através de inúmeras publicações. Também um outro antepassado de Graça, o seu tetravô José Maria Rebello Valente, foi um dos proprietários da Quinta do Noval, onde teve um contributo relevante para sua prosperidade.
Enfim, tanta levedura tinha que dar em fermentação! Desta união, entre Graça e João, nascem 3 filhos: Mateus, João e Mafalda. Os dois primeiros seguiram a alquimia dos vinhos e a mais nova optou pela via da criatividade e cultura.
É então em 1993 que João (pai) descobre um local extraordinário para a produção de vinho na zona de Vila Nova de Foz Côa. Começou a comprar terrenos, pouco a pouco, até formar a Quinta do Monte Xisto. Em 2005 iniciam a plantação de vinha conjugando as perspetivas e conhecimentos de duas gerações. Por cada camada de xisto que a surriba revelava, uma nova realidade se formava. Trabalham em família, riem, conversam, falam, sobre o xisto, o engaço, os tratores, sobre a vinha, o vinho e a vida.
Nasce assim a João Nicolau de Almeida & Filhos, representada por uma estrela outrora símbolo da antiga companhia do ramo Nicolau de Almeida, dando continuidade à presença secular da família na produção de vinhos no Douro.
Não é fácil resumir o percurso e o contributo de João na modernização e desenvolvimento da vitivinicultura da região do Douro. Para começar, temos de recuar à década de 70 do século XX quando ainda se ouvia o chiar de carros de bois transportando pipas para os barcos rabelos. Nessa altura, maioria das Casas de Vinho do Porto estavam em Gaia, longe do Douro, das vinhas, e a profissão de enólogo como a conhecemos hoje ainda não existia em Portugal.
Em 1970, o destino leva-o a estudar enologia em França (Dijon e Bordeaux), com alguns dos nomes mais relevantes da área, tais como Émile Peynaud, Jean Ribéreau Gayon, entre outros. Entusiasmado por todo o conhecimento científico entretanto adquirido, inicia o seu percurso em 1976, na Casa Ramos Pinto como Diretor de Enologia e Viticultura. Encorajado pelo seu tio, José António Ramos Pinto Rosas, então administrador da Casa e com um grande conhecimento da viticultura duriense, inicia uma série de estudos vitivinícolas.
Em 1981, apresentam os resultados de um estudo de castas selecionando 5 tintas e 3 brancas que consideravam ser as mais apropriadas para a produção de vinho do Porto, mas também para vinho seco, vinho do Douro: Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Barroca, Tinta Roriz, e Tinto Cão e brancas Rabigato, Viozinho e Arinto. Esta seleção, mais tarde, foi amplamente adotada pela região.
Com o apoio do seu tio e da Casa Ramos Pinto, João continua a desenvolver vários estudos com resultados aplicados e verificados, colaborando com vários especialistas. Introduz a plantação de vinha ao alto para uma melhor mecanização e maior densidade de plantação, estuda e seleciona porta-enxertos, estuda e implementa sistemas de irrigação. Foi partilhando sempre a informação obtida, pois tinha como objetivo não só melhorar a qualidade das vinhas e vinhos da empresa, mas também contribuir para o desenvolvimento vitivinícola da região.
Em 1990, João lança o primeiro vinho tinto seco da Ramos Pinto, o Duas Quintas, um dos primeiros a abrir portas para uma nova era do Douro. Em 1994 lança o Duas Quintas branco.
Torna-se assim num percursor da modernização da vitivinicultura duriense, acumulando uma série de distinções: “Man of the Year 1998” pela revista Wine & Spirits, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Vila Real, Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola da República Portuguesa e também da República Francesa,

Пікірлер: 3
VINHO DO PORTO: COMO COMPRAR E DEGUSTAR
26:53
Vinhos de Bicicleta
Рет қаралды 16 М.
Modus males sekolah
00:14
fitrop
Рет қаралды 19 МЛН
Electric Flying Bird with Hanging Wire Automatic for Ceiling Parrot
00:15
when you have plan B 😂
00:11
Andrey Grechka
Рет қаралды 57 МЛН
Boas maneiras à mesa | Episódio 12
12:14
Cabral dos Vinhos
Рет қаралды 1,2 МЛН
Álvaro Espinoza - Filho do Sol - Documentário Completo
55:34
Beto Duarte
Рет қаралды 7 М.
VINHOS PORTUGUESES CLÁSSICOS E ELEGANTES DO DOURO
20:58
Vinhos de Bicicleta
Рет қаралды 14 М.
SETÚBAL: A melhor cidade para se viver em Portugal?
34:14
Boa Sorte Viajante - Matheus Boa Sorte
Рет қаралды 96 М.
Portugal - do Porto ao Algarve - Documentário
1:24:33
Beto Duarte
Рет қаралды 316 М.
GRANDE DESGARRADA.....
31:36
A VIDA DE UM CAPELENSE.....
Рет қаралды 65 М.
Is English just badly pronounced French?
18:09
RobWords
Рет қаралды 1,5 МЛН
Pêra-Manca: Vinho português é cheio de história
6:38
Band Jornalismo
Рет қаралды 43 М.
O que significa “Vinho Reserva”?
19:32
Vinhos de Bicicleta
Рет қаралды 36 М.
Portugal:  As belezas do Vale do Douro I CNN Viagem & Gastronomia
39:57
CNN Viagem e Gastronomia
Рет қаралды 65 М.
Modus males sekolah
00:14
fitrop
Рет қаралды 19 МЛН