Рет қаралды 117
"O Estado e a Cidade na América Latina e no Brasil" foi o tema da quarta mesa do seminário “Direito, Terra e Liberdade”. A conferência foi ministrada pelos convidados Maicon Cláudio da Silva e Vitor Hugo Tonin.
A ideia do seminário surgiu da necessidade de propagar os debates feitos por ambos os grupos ao longo do último ano. Além disso, o evento almejou resgatar a afirmação histórica de Engels em seu livro “Sobre a questão da habitação”, de que campo e cidade precisam ser discutidos em sintonia com a revolução. Após algumas leituras e discussões, percebemos que, para aprimorar a compreensão do conteúdo estudado, seria importante realizar um evento que discutisse em um fio histórico as principais experiências, teorias e autores que sustentam o objeto de estudo dos dois grupos.
É impossível entendermos a América Latina e o Brasil em sua totalidade sem compreender as dimensões do Estado como o que ele realmente é, uma instituição de classe conformada e caracterizada pelas relações sociais que a constituem. Este Estado e o Direito impactam diretamente as formações urbanas em favor das classes dominantes e em detrimento da classe trabalhadora, que permanece em luta constante contra o avanço do capital sobre suas casas e suas vidas.
Convidados:
Maicon Cláudio da Silva é doutorando em Economia na Área de Economia Política pela UFF, Secretário do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA-UFSC) e editor técnico da Revista Brasileira de Estudos Latino-Americanos (REBELA). Atualmente estudando o padrão de reprodução do capital e o capitalismo dependente no Brasil contemporâneo.
Vitor Hugo Tonin é mestre em Arquitetura, Urbanismo e História da Cidade pela mesma universidade e doutorando em Desenvolvimento Econômico na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sua dissertação de mestrado é intitulada “Muita gente sem casa, muita casa sem gente. Entre superlucros e superexploração: a dialética da habitação em país dependente.”