Isso é um tema super delicado e que precisava ser mais falado de forma clara, objetiva e com um olhar humano. As pessoas esquecem que todos nós estamos passíveis de entrar em uma espiral de depressão, ansiedade e transtornos mentais ainda mais no mundo veloz e líquido que estamos vivendo. Filmes psicóticos vendem muito mas a realidade é muito mais dolorosa para quem tem ou convive de perto com transtornos mentais. Precisamos olhar o outro, se não com empatia, pelo menos com responsabilidade social. Parabéns pelo vídeo.
@sociocronica3 жыл бұрын
Exatamente!! Disse tudo ❤️❤️❤️
@yuleweimer3 жыл бұрын
@@sociocronica 💗
@Vivi-er8fb3 жыл бұрын
Concordo. Acho que a sociedade em geral está contribuindo muito para que a pessoa que tem algum transtorno mental(são vários além da loucura em si), continue sem o tratamento correto. Acho que o correto quando vemos alguém que tem problemas psicológicos e que está se matando por causa disso, é falar para a pessoa que aquilo que está fazendo não é normal. Só que essa sociedade atual, que fala em "empatia e respeito" está ajudando essas pessoas a continuar na sua "loucura". Existe um ditado popular que diz:" Não devemos bater palmas para o louco dançar". Isso quer dizer que não devemos "dar corda" para a pessoa ficar alimentando a sua loucura. Acho que a psiquiatria não sabe tratar as doenças mentais e não enfrenta de frente o problema. Só aplica medicações para a pessoa ficar dopada ou então fica alimentando a loucura dela, com o discurso de "aceitação e respeito". A nossa mente é muito fraca e todos nós somos passíveis de entrar em "parafuso" e acabar cometendo atos insanos. E esse excesso de informação, principalmente, sobre coisas ruins, acaba alimentando a violência e deixando a mente das pessoas perturbada. Não gosto de assistir filmes de terror, por exemplo, e evito assistir sempre(até gosto de assistir,mas não todos os dias) programas de televisão e telejornais que noticiam violência o tempo inteiro. Pois esse tipo de conteúdo, na minha opinião, acaba perturbando a nossa mente. Reparei também que programas como esses reality shows de confinamento também enlouquece tanto quem assiste, quanto quem participa. Pois eles são baseados na loucura humana e provocam as pessoas o tempo todo a surtarem e terem ataques de fúria. São programas de baixo nível social e intelectual que atrai a grande parte da população de baixa escolaridade na maioria das vezes. Por isso que acho que a televisão e o cinema acabam contribuindo muito para a loucura do ser humano, juntamente, com esse discurso do politicamente correto que está sendo imposto pela sociedade atual. Minha opinião apenas.🤗
@yuleweimer3 жыл бұрын
@@Vivi-er8fb obrigada pela sua opinião. Concordo com o que disse. Um mundo que se fala tanto em empatia e que não sabe nem o significado da palavra, ela está apenas banalizada. Ser ansioso é "super" hoje em dia. Depressivo é "moda" e assim vamos caminhando olhando pessoas com transtornos mentais como "mais uma". Eu sou ansiosa e fico super nervosa quando alguém usa isso " se gabando" como se fosse algo bom. O tipo de "problematização pra chamar de sua". O excesso de informação deixa a gente sem pertencimento por isso eu como pessoa estou me livrando ao máximo de tudo que me faz mal, inclusive me desintoxicando de tantos vídeos, reportagens e livros que leio que temais mais "pesados" por conta de minha profissão. Todos nós precisamos de um refúgio mental. Infelizmente precisamos procurar sozinhos muitas vezes , afinal busca e orientação profissional não é nem de longe acessível a toda população.
@Vivi-er8fb3 жыл бұрын
@@yuleweimer Sim. Temos que fazer isso por conta própria e isso é bom. Faço estudos bíblicos e tudo isso já estava previsto. Hoje entendo que ter televisão e, atualmente, internet dentro de casa é o mesmo que trazer o "mundo pra dentro dela". E é por isso tudo que muitos evangélicos não têm esses aparelhos dentro das suas casas. E, veja bem, para a sociedade eles são tidos como "fanáticos religiosos" e até "loucos" por achar que esses meios de informação são ruins. Já perdi as contas de quantas vezes fui "agredida" virtualmente, por exemplo, por escrever uma opinião. De fato, a sociedade está cada vez mais doente mentalmente e os meios de comunicação estão servindo somente para ajudar as pessoas a enlouquecer cada vez mais. Aqui filtro tudo o que assisto e controlo até os desenhos que meu filho assiste. Assim, tenho conseguido manter a minha saúde mental. Só que tem momentos que me pego recebendo de ,uma certa forma, influências de coisas ruins que assisto. Tem programas e filmes que fazem com que a gente se sinta mal e que traga esse sentimento ruim para nosso dia a dia. Ainda bem que sou um ser pensante e sei quando algo me faz bem e quando algo me faz mal. O que me faz bem continuo vendo. O que me faz mal me afasto totalmente. E mais, se ficarmos o dia inteiro vendo televisão ou vendo internet, além de não fazermos nada na nossa vida, acabamos enlouquecendo.
@siletsahar3 жыл бұрын
"Bicho de Sete Cabeças" é uma obra-prima do cinema nacional, abriu meus olhos pra empatia com pacientes psiquiátricos. Aliás, baita vídeo bem feito, como tantos outros desse canal! Parabéns pela pesquisa profunda e sensibilidade!!
@vegan69753 жыл бұрын
A graça de se consultar com um psicólogo é que quando falamos sobre nossas angustias com alguém que não é nosso conhecido tiramos um peso de cima dos nossos ombros . Eu sofro de ansiedade e tinha preconceito quanto a psicologia , durante toda minha vida achava que nada mudaria se eu falasse com outra pessoa sobre ,mas pelo contrário eu tirei um peso dos ombros e controlei minha ansiedade , ansiedade é coisa séria !
@julianas.50903 жыл бұрын
Nem sei verbalizar o quanto admiro este canal. Que maestria! Que sensibilidade! Que texto!
@sociocronica3 жыл бұрын
Que lindo! Obrigado demais 💕
@marinalvasilva43683 жыл бұрын
Sociocronica foi perfeito essa vídeo e vocês nunca decepciona com o conteúdo a sensibilidade e empatia na hora de narrar, vocês são os melhores no KZbin sucesso sempre e parabéns. 💛
@sociocronica3 жыл бұрын
Aaahh mto obrigado Marinalva!! 😍😍😍😍 Q lindo! Gratidão sempre pelo carinho e por estar aq com a gente ❤️
@Vivi-er8fb3 жыл бұрын
Agora entendi de onde vem a expressão "pinel" pra definir que a pessoa ficou louca!! Sugestão de vídeo: sobre a banda alemã Dschinghis Khan. Gosto demais dessa banda.🤩 Assisti o filme "Psicose" e é de dar medo! Também assisti e filme "Cisne negro", e achei confuso demais. Também assisti "Eu, eu mesmo e Irene" e chorei de tanto rir!!
@sociocronica3 жыл бұрын
Nossa, é mesmo!!! Nem a gente tinha feito essa ligação aq! 🙊
@Vivi-er8fb3 жыл бұрын
@@sociocronica Viram só!! O termo "pinel" vem do nome citado na matéria!! Dei minha sugestão de vídeo também. Obrigada pelo conteúdo. 💛💛
@maislacaetanosilva31133 жыл бұрын
As vezes o cinema não representa como deveria , esses transtornos são muito delicados e não algo divertido e ingrasado
@sociocronica3 жыл бұрын
Sem dúvidas - é um terreno mto delicado 😐
@wabima283 жыл бұрын
É meio difícil para o brasileiro não ser ansioso, já que não temos estabilidade institucional, nem econômica ou segurança. Temos medo de perder o emprego, muitos perderam até a esperança de encontrar um. Não temos segurança e vivemos com medo de bandidos, com medo de sair pra trabalhar e morrer no meio do caminho por causa de bandidos e ou com uma bala perdida. O brasileiro se vira nos 30 pra conseguir pagar suas contas, muitos trabalham apenas pra isso e sem nenhum lazer ou esperança de mudança de vida. E tudo isso foi potencializado com a pandemia.
@sociocronica3 жыл бұрын
Vc resumiu tudo 💔 Desigualdade, economia podre, mais a pandemia agora, é difícil se manter bem :/ Só forças pra nós e consciência política sempre ❤️
@marareginamartinellimiguel2003 жыл бұрын
O coringa , esse filme mostra as que ele não era mal, ele era solitário ,e desde criança ,foi enganado primeiro pela mãe, todos que ele matou ,de um jeito ou do outro traíram ele, porque ele só queria ser feliz !
@rafaelyagami9863 жыл бұрын
Da série de vídeos sensacionais que deveriam ser exibidos nas escolas
@elladiz48373 жыл бұрын
Blanche tem caráter duvidoso, é manipuladora. O que a leva a loucura é o sentimento de total solidão e fragilidade materializados pelo abandono de Mitch, e o estupro do bestial Stanley. Blanche é vítima de uma sociedade que só valoriza uma mulher enquanto jovem, casta e acompanhada por um homem. Uma das personagens mais complexas e humanas!
@Cinefila863 жыл бұрын
Vocês são bons demais. É delicioso pegar um vídeo do canal e assistir de boa no fim de semana com um petisco pra acompanhar. Esse vídeo, em especial, tá parecendo trabalho de facul, daqueles bem feitos e é isso que eu gosto do canal, tem uma boa pesquisa e um texto limpinho. Não percam essa qualidade caindo na onda de gerar conteúdo todos os dias iguais outros canais por aí, please! O que vcs fazem é lindo e o público vai aumentar sem precisar forçar algoritmos. Parabéns novamente, eu amo esse canal ❤️
@sociocronica3 жыл бұрын
😍😍😍 obrigado demais!!! Q comentário ❣️ sem palavras 😭
@laraspoto3056 Жыл бұрын
Sou doente mental, bipolar, faço tratamento no caps (centro de atendimento psicossocial, existe em todo o Brasil e é público, vc é encaminhado para lá pelo posto, frequentei em duas cidades e conheço o da capital de sp - tratamento excelente), no meu grupo de terapia o filme do coringa com o Joaquim Phoenix foi muito elogiado pela psicóloga, pq ele começa a surtar depois q o tratamento dele é interrompido. Ele levava uma vida de bosta até aí, mas não tinha feito nada pra ngm msm q tivesse bastante motivo. de certa forma, a primeira e última razão q o levam a violência em seu surto é uma só: a pobreza miserável. A vida dele é uma bosta por causa disso, ele é desrespeitado por isso, e finalmente o tratamento dele é interrompido por causa disso. A forma como ele engole sapo o filme inteiro até resolver destruir tudo é memorável, mas é importante dizer q ele surta pq interrompem o seu tratamento, isso é o principal.
@edilenedilene65783 жыл бұрын
Ótima matéria desse vídeo. No curso de psicologia aprendi que a expressão " pinel" que da conotação de loucura, vem do sobrenome desse cara que vocês falam no vídeo. Um meninos!
@MaryFerina3 жыл бұрын
Vídeo fantástico! Me rendo a esse canal de vez. Vocês tratam de temas que geralmente são abordados equivocadamente. Percebo um cuidado e muito amor no que se faz aqui no Sociocrônica, fazendo justamente uma "sociocrônica" daquilo que é preciso ser falado e pensado.
@sociocronica3 жыл бұрын
Aahhh q lindo! ❤️❤️ Obrigado mesmo ❣️
@alicexmelo3 жыл бұрын
Sociooo do céu, vocês nunca decepcionam ❤️ é incrível como esse povo instrumentaliza assuntos sérios em nome de narrativas que às vezes nem são tão incríveis. É péssimo ainda ver como isso ocorre com muitas minorias. Inclusive se depois instigarem poderíamos bater um papo sobre pessoas com deficiência no cinema e como fazem muito cripface (atores sem deficiência e imitando PCDs de maneira pejorativa) pra impressionar votantes e jurados de premiações. Sou autista e sinceramente a gente não aguenta mais, é preocupante!
@sociocronica3 жыл бұрын
vdd!!! este é outro tema que pensamos em abordar! Pq há muitos atores que parecem q são aclamados só depois que interpretam alguém com deficiência msmo, como se isso fosse uma validação deles e não a vida real de milhões de pessoas :s
@Cinefila863 жыл бұрын
Ah e esse vídeo mostrando a cena do filme "O gabinete do Dr. Caligari" me levou à lembrança do clipe do RHCP "OTHERSIDE", jamais imaginaria esse link.
@juniorguimaraes29313 жыл бұрын
Sim. A inspiração do clipe ao expressionismo alemão é total.
@paoladmc47433 жыл бұрын
Infelizmente esse tipo de pensamento já está enraizado na sociedade e isso demora pra sair.
@karlaetianecruz78883 жыл бұрын
Muito bom esse vídeo sobre filmes que mostra personagens com doença mental.Só quem tem esse transtornos sabe como é sofrido.👏👏😢
@maria-kv7nv3 жыл бұрын
Esse canal é tão incrível! não me canso de me impressionar com tanta qualidade, seja qual for o tema do vídeo. cada dia mais grata por ter conhecido
@sociocronica3 жыл бұрын
Ahh obrigado!! 🥰🥰
@otaviofln3 жыл бұрын
Que vídeo precioso e preciso! Enquanto psicólogo eu me rendo em aplausos ao roteiro e sensibilidade ao tratar do tema e o final majestoso! 💙👏👏👏👏
@sociocronica3 жыл бұрын
Ah, caramba, obrigado pela validação ❤️❤️
@denisefreitas67273 жыл бұрын
Que vídeo necessário, perfeito. Apesar do Setembro Amarelo, acho que ainda tem muito preconceito contra as pessoas que sofrem com algum transtorno mental. Sofro com depressão e ansiedade, e ouço coisas do tipo: "Você está querendo chamar a atenção", ou, pior, " você está com problema espiritual". As representações no cinema nem sempre são perfeitas, às vezes até atrapalham, mas, quando acertam, elas ajudam a abrir a mente das pessoas para esses problemas. Nossa, muito obrigada pelo vídeo maravilhoso! 😘👏👏👏👏
@sociocronica3 жыл бұрын
Exatamente!! Parece sempre uma via de duas mãos! Mas sem dúvidas precisamos nos reavaliar sobre julgar outros assim - ninguém quer chamar atenção de nada, só quer ficar bem .. Obrigado Denise ❤️❤️
@denisefreitas67273 жыл бұрын
@@sociocronica ❤️❤️❤️❤️
@carlosandre51633 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo coringa e realmente incrível a interpretação de Joaquim Phoenix e fantástica / Betty Davis e Joan Crawford o que aconteceu a baby Jean um clássico do cinema mundial duas interpretação incrível ❤️ e tantos outros exemplos no cinema 👍👏👏👏 Deus abençoe sempre você 🙏
@sandragabriel43603 жыл бұрын
Mais um assunto pertinente e que a luz do cinema se glamouriza ou faz-se comédia. A linha entre a loucura e a realidade é fina. Basta fugir um pouco daquilo que a maioria acha normal. Eu já fui chamada de doida várias vezes, por ser espontânea e com poucos rodeios. Rsrs... No século passado qualquer pessoa que tivesse um comportamento diferente, até mesmo ser solteirona era motivo de internação. Tive uma tia que teve depressão pós parto e abandonou o filho no hospital, internaram-a e chegou a levar eletro choque. O tratamento era precário, fora o preconceito que existe até hoje, inclusive da família e o não tomar a medicação e o problema voltar com força. A medicina psiquiátrica evoluiu muito, mas ainda não abarca todas as facetas dos transtornos mentais, que vai do mais leve ao mais violento. Para completar, são doenças muito duras que afetam não só o doente, como todos ao redor. Um abraço e mais uma vez obrigada pelo aprendizado. Beijos carinhosos em todos! 😍😘💕
@sociocronica3 жыл бұрын
Nossa, sim 😐😐 é tão triste saber disso 😔 Ainda mais pq são histórias tão recentes! :/ Há uns 50 anos mesmo, até se mulher não casasse, seria vista como louça :s Vc disse tudo ❤️ Obrigado sempre por acrescentar tanto ❣️
@fernandohenriqueromano95393 жыл бұрын
Vídeo mais do que necessário. Vocês são o máximo. ❤ Isso me fez lembrar a triste vida da atriz Carmen Miranda, que lá na década de 1950 procurou ajuda na psiquiatria e pagou muito caro por isso. O médico se mostrou um monstro e lhe receitou um tratamento drástico: choques elétricos. E a crise se agravou mais ainda. Então o cinema as vezes acerta em alguma coisa, assim como ficou claro no vídeo. Por tudo isso o coração da "pequena notável" parou quando ela tinha 46 anos. É vida real que até parece uma produção triste e exagerada de Hollywood.
@sociocronica3 жыл бұрын
Fernando
@Cantaresanto3 жыл бұрын
Em O ILUMINADO de 1980. A atriz Sherley Duvall teve muito trabalho, traumas psicológicos e muito sofrimento nos bastidores e gravações deste filme. Principalmente pelo diretor Stanley Kubrick que transformou a vida dessa atriz nos bastidores em um Verdadeiro Inferno. Tanto que atriz só voltou a se recuperar ao fazer o programa infantil TEATRO DOS CONTOS DE FADAS. Ela odiou Stanley Kubrick por todo stress traumático que fez á ela.
@hellenfarias83113 жыл бұрын
As pessoas falam isso mas se essa atriz renomada ficou tão mal assim como ela conseguiu criar o "Teatro dos contos de Fadas" em 1982 , ela trabalhou muito bem nesse projeto.Durou 5 anos.
@eueueu1683 жыл бұрын
Excelente vídeo!! Bicho de 7 Cabeças é inspirado na história de Austregésilo Carrano que foi internado pelo pai num manicômio por portar um baseado. Foi um grande ativista na luta antimanicomial no Brasil. Bendita hora que o KZbin me sugeriu esse canal estava carente de conteúdo tão interessante.❤️
@sociocronica3 жыл бұрын
Simmm! E curiosamente a lei antimanicomial brasileira se deu depois do filme 😐
@neidinhasilva51063 жыл бұрын
Gosto demais de filmes que abordam esse assunto. Amei o vídeo! Parabéns ao canal e gratidão por nos presentear com esse trabalho👏👏👏🙏🙏🙏
@sociocronica3 жыл бұрын
Obrigado vc ❤️❤️
@neidinhasilva51063 жыл бұрын
@@sociocronica 👍💋
@danielramos88663 жыл бұрын
Fio muito bém feito, esse vídeo,ainda mais neste mês setembro amarelo.....
@marcelovoltarel54553 жыл бұрын
UMA FRASE DO FILME "O ILUSIONISTA", QUANDO O CHEFE DE POLÍCIA FICAVA ADMIRADO COM O TALENTO DO MÁGICO, TRADUZ MUITO BEM O QUE SINTO QUANDO VEJO TEUS VÍDEOS: "SE FOR UM TRUQUE, ENTÃO, É IGUALMENTE IMPRESSIONANTE. DE QUALQUER MODO, VOCÊ TEM UM DOM".
@danielepereira3878 Жыл бұрын
"Onde os fracos ñ têm vez" é excelente também.
@franciscanascimento91683 жыл бұрын
Aquele tempo, eram tempos tão difíceis. Qualquer pessoa com qualquer tipo de transtornos,eram internadas em manicômios,e sendo tratadas como cobaias,. Quantas pessoas morreram nesses manicômios.😔 Os filmes, não conseguem ser campeão de bilheteria, pelo fato desses filmes ser um tanto quanto perturbadores. A meu ver. Psicose me deixou meio atordoada. Mais O iluminado, e Psicose, são bons filmes. Parabéns ao sociocronica,sei que deve dá um trabalhão fazer um vídeo, tão explicativo e detalhado de informação. Parabéns 👏👏👏👏
@sociocronica3 жыл бұрын
Verdade, e ainda são difíceis infelizmente 😔 Obrigado sempre pelo carinho e por estar aq ❤️❤️❤️
@fernandoluisdominguespasso79211 ай бұрын
Sempre vejo seus vídeos, mas o se hoje me levou a cumprimentá-los. O tema da loucura me interessa muito. Fiquei fascinado pelo texto de vocês. A relação dos manicômios com os filmes no decorrer dos tempos. Parabéns ❤
@camilabrito887 Жыл бұрын
Onde se diz bipolaridade a partir de 7:18, é transtorno de múltiplas personalidades, sobretudo em eu, eu mesmo e Irene, em clube da luta e em cisne negro
@LucianoBelanSouza3 жыл бұрын
"A vida imita a arte, muito mais do que a arte imita a vida". Oscar Wilde.
@estadodearte3 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 como Psicológo me apaixonei pela análise profunda e exata. Você simplesmente foi maravilhoso do começo ao fim.
Excelente vídeo sobre um tema delicado e que precisa ser debatido nos dias atuais com coerência e sensibilidade. espero que o cinema se atente a isto e passe a contribuir com uma visão mais humana dos portadores de doença mental!!!
@edilenedilene65783 жыл бұрын
Olá meninos! Felipe Manuel e Ravec. Como estudante de psicologia, amei a frase final do video: O mal é crer que quem precisa de terapia é o outro! Perfeita.
@sociocronica3 жыл бұрын
Haha foi minha 😍😍
@alice002843 жыл бұрын
Sempre me surpreende a forma que trás cada tema nos vídeos. Parabéns e muito sucesso ao canal, como sempre impecável.
@sociocronica3 жыл бұрын
nossa, obrigado sempre e sempre
@mariareginadesamartins87273 жыл бұрын
Excelente vídeo. Parabéns pelo trabalho. Informou de forma clara e objetiva um tema tão distorcido pelos meios de comunicação. Este vídeo certamente é uma fonte segura de pesquisa.
@cartunisa92902 жыл бұрын
Esse vídeo é maravilhoso! O profissionalismo de vocês é incrível. Conversando com meu psicólogo descobri que os manicômios realmente não ajudavam pois os pacientes tinham os quadros piorados ao ficarem presos com outros pacientes, por só terem momentos de surto. Isso passa e eles podem ter vidas normais com medicamentos e atendimento ambulatorial. Sou grata a ele por essa informação até hoje.
@tassiaroucha3 жыл бұрын
Por maiores que sejam os avanços da psicologia e psiquiatria, fora dos grandes centros urbanos a cultura ainda é bastante psicofóbica. Muitas pessoas adoecem, porém não há apoio familiar no uso correto da medicação e fogem da psicoterapia no momento em que percebem hereditariedade ou suas responsabilidades. Nesse contexto, o interesse familiar no cuidado só vem à tona diante da possibilidade de que a pessoa doente receba algum benefício, o que muitas vezes salva a família da fome, pois essa é a realidade de milhões. A saúde mental depende do meio social para ter suporte em tratamentos. Nós, enquanto profissionais Psi, fazemos o trabalho de formiga, cada um dentro de um certo território. Mas há ainda muito a ser feito. Vídeo excelente e ético, como deve ser. Sociocrônica não decepciona !!👏🏼👏🏼👏🏼 🎗🎗🎗
@fernandaleite81433 жыл бұрын
Este vídeo é de utilidade pública. Acredito que se um dia as pessoas se tornarem menos cruéis e ignorantes quanto ao tratamento que dão hoje aos neuroatipicos, o número de suicídios será drasticamente reduzido.
@giselasodre34503 жыл бұрын
Vocês cada vez mais estão se superando,deste assunto eu tenho certa medida de entendimento. Para vocês os meus aplausos 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏.
@sociocronica3 жыл бұрын
Aahhh obrigado demais ❤️❤️
@marcelovilanovabr3 жыл бұрын
Análises maravilhosas no fim de semana ❤️❤️
@isabelaoliveira92702 жыл бұрын
Análise extremamente interessante, como uma grande fã do gênero de horror e thriller psicólogo gosto bastante de refletir sobre as problemáticas causadas pela forma que transtornos mentais são abordados e muitas vezes até banalizados no cinema
@lisleleticia84853 жыл бұрын
Tio Sócio que tema eu acredito que os loucos são facinantes por não,seguir uma linha em que somos obrigados a seguir e isso incomoda muita gente!
@michellecosta32672 жыл бұрын
Sempre maravilhoso. Gostaria de acrescentar que o Hannibal não virou canibal de repente. No filme Hannibal - A Origem do Mal, mostra o que aconteceu na infância dele que o levou a ser quem ele era. Inclusive se alguém ainda não assistiu, super recomendo.
@basicstype9943 жыл бұрын
Precisamos de mais obras audiovisuais que retratem a saúde mental de uma forma mais clara e realista, para que as pessoas realmente se identifiquem e se sintam representadas de fato. Hoje é mais fácil falar sobre isso, as pessoas estão mais abertas e mais conscientes a respeito do assunto, acho que o cinema, mesmo que de forma vaga e as vezes até vazia, ajudou um pouco nesse processo, mas acho que ainda há muito mato para ser capinando nesse campo. Precisamos falar sobre saúde mental sempre que possível, de forma clara e natural. Consigo pontuar em quase todos os vídeos aqui do canal, algo acerca do assunto, nuances que ficam nas entrelinhas das histórias e biografias das grandes estrelas e artistas retratados aqui, é notório como a indústria e a própria Hollywood é um lugar extremamente tóxico e que atormenta o emocional e o coração de quem está inserido nela, seja na frente das câmeras ou nos bastidores, deve ser quase impossível não se afetar. Parabéns por mais essa pérola de vídeo. Cada dia mais encantada por esse canal.
@sociocronica3 жыл бұрын
🥰🥰🥰🥰🥰🥰
@kenyadasilva53053 жыл бұрын
A questão mental é ainda "tabu" infelizmente (já houve um "evolução" em vários aspectos, mas ainda é um assunto que muita gente considera "desconfortável" ou coisa de gente que é fraca e/ou não tem fé). E sim, a situação mundial atual com a pandemia afetou e muito a mente e o psicológico de muitas pessoas (e maximizou muitas coisas também). É um vídeo que me fez pensar muito e me "revelou" pontos que não havia me atentado como o fato que muitos filmes que conseguem tratar este assunto com mais "responsabilidade" não são os mais assistidos. Parabéns ao canal. Termino este post sugerindo um tema para algum futuro vídeo que tem e ao mesmo tempo não tem relação com a questão mental: é sobre o filme À meia-luz (originalmente chamado Gaslight)
@marcosribeirodias22073 жыл бұрын
Há um filme que eu gosto muito que também retrata essa temática, chamado A cova da serpente, com a grande estrela Olívia de Havilland.
@luararuegenberg70043 жыл бұрын
Top! Amo esse canal 😍
@sergioaugusto41293 жыл бұрын
Sociocrônica: a cada vídeo vocês se superam! Vocês são extraordinários!!! 👏👏👏
@sociocronica3 жыл бұрын
🙆🏾♂️🙆🏾♂️🙆🏾♂️aahh gratidão ❤️
@samuelrogeres3 жыл бұрын
Esses temas que o Sociocrônica trás nos vídeos são incríveis! Assuntos pouco abordados. Parabéns!👏👏👏
@thamiresnunes30302 жыл бұрын
Muito importante e necessário o seu vídeo. Sou psicóloga e sei o quanto luto para desmistificar esses esteriótipos. Estou amando o seu canal. Parabéns!
@sociocronica2 жыл бұрын
Obrigado, Thamires!! ❣️❣️
@edilenedilene65783 жыл бұрын
Olá Felipe Manuel e Ravec! Que bom vocês terem abordado essa temática nesse vídeo! Muito relevante, muito esclarecedor, pois estou cursando psicologia, e o assunto é de suma importância pra mim! Vocês são top mermooooo!
@sociocronica3 жыл бұрын
Aahhh 🙆🏾♂️🙆🏾♂️😍😍😍😍 Obrigado Edilene! ❤️❤️❤️ Já indica nosso vídeo para seus colegas de curso 🥰
@vandofernandes84352 жыл бұрын
Excelente vídeo, mto bem construído, distribuído com ótimas referências e críticas. Como psicólogo fiquei mto feliz com a representividade e com o belo trabalho
@talitarodriguesoliveira80903 жыл бұрын
esse tipo de filme sempre me atraiu,eu tenho depressao e por isso nao posso deixar de compreender esses personagens.
@jairorodrigues79643 жыл бұрын
Uma das coisas mais legais da Arte é a capacidade que ela tem de gerar reflexões. Cada vez mais, estudos mostram que as pessoas estão adoecendo mentalmente, no mundo todo. Se isso está acontecendo, e mesmo assim se acha que não há nada de anormal, isso já é anormal. Mas... Novamente, parabéns pelo vídeo.👏 Os vídeos tem ficado muito bons, a cada nova postagem.👋 Já aguardando o próximo. Até o próximo, Sociocrônica.
@brendacruz3 жыл бұрын
Que texto hein meus amigos?!?! EXTRAORDINÁRIO!!! Eu sou muito fã desse canal
@devirss3 жыл бұрын
Sociocrônica é necessário, não só entretenimento. Obrigado.
@sociocronica3 жыл бұрын
Brigadão vc ❤️❤️
@hellsbells73 жыл бұрын
Vcs nunca decepcionam no conteúdo! Que vídeo excelente, parabéns!
@sociocronica3 жыл бұрын
😍😍
@RonieLucca Жыл бұрын
No meu canal tem um vídeo chamado "Stela do Patrocínio" foi uma filmagem que fiz em 2006 no anfiteatro da secretaria de cultura de Suzano da peça "Entrevista com Stela do Patrocínio" foi uma ótima peça e fala dessa luta antimanicomial e essa visão de Nise da Silveira atravéz da vida de uma interna, maravilhoso tema e pertinente.
@tpampe2511 ай бұрын
6:22 sim sim. Graças a Deus hoje em dia temos alguns exemplos bons e sensíveis da saúde mental sendo abordada no terror. Como o processo de luto e ideação suicida da Max em Stranger Things 4
@thalitaalves9473 жыл бұрын
Domingo passado eu assisti o filme da Vivien Leigh e Marlon Brando : Uma rua chamada pecado que me impactou com o final e a atuação da Vivien é sensacional! Simplesmente perfeita!
@lilianelopes63843 жыл бұрын
Gente do sociocronica, amooooooo o conteúdo de vcs, compartilho no whatsap e facebook direto.
@sociocronica3 жыл бұрын
Aahhh q lindo!! Obrigado demais Liliane! Isso ajuda bastante a gente 😍😍😍🤩🤩🤩
@maislacaetanosilva31133 жыл бұрын
O iluminado nossa que filmaco
@lisleleticia84853 жыл бұрын
Eu sei como é!pois ja me chamaram de louca e eu adorava pois não dava a mínima!!
@casadosbarretos84813 жыл бұрын
Lembrei do filme O Anjo Malvado, interpretado pelo ator Macaulay Culkin. Esse filme em especial me marcou por se tratar de uma criança com transtornos mentais. Ótimo vídeo - como sempre
@sociocronica3 жыл бұрын
Nossa, sim!! Esse filme é mto bom tbm e bem pouco lembrado, acho
@yuleweimer3 жыл бұрын
Esse filme marcou minha infância! Traz bastante reflexão
@casadosbarretos84813 жыл бұрын
@@yuleweimer verdade
@estamosporaqui93163 жыл бұрын
Que vídeo necessário!! 👏👏👏
@ivonefjoaquina70103 жыл бұрын
Vídeo excelente, como sempre 😍
@pamellacarolliny97563 жыл бұрын
Eu curti bastante o novo video. Um tema muto interessante. A escolha dos personagens foi mto bem feita. Eu admiro Vivien leigh no StreetCar Named Desire.E um projeto iconico
@fernandosampaio3429 Жыл бұрын
Entendi o sentido do vídeo. Gosto dos filmes citados do jeito que são, tantos os realistas quanto os fora da caixinha. Referente aos foras da caixinha, não sei se eles são tão fora da caixinha assim. Em relação à associação com crimes graves sim, mas a perda de realidade, em alguns caso é tão forte, que é muito idêntico aos filmes. Na minha família tem muitos esquizofrênicos, de vários graus, quantas vezes não vi tios meus alucinando, falando sem parar com o nada, tendo atitudes literalmente insanas. Um primo que tem ataques de violência e se não fossem os irmãos para contê-lo só deus sabe o que já poderia ter acontecido. Fora que trabalho de entregador nas ruas, o tanto de morador de rua que já vi falando com o nada intensamente, com o olhar distante, como se visse outro mundo, é de perder as contas. Fora de histórias da minha irmã que trabalha no Poupatempo e tem que fazer cadastramento de moradores que não podem ir até o Poupatempo. Muitos desses casos são por transtornos psiquiátricos em um ou mais moradores da casa. Ela já contou cada coisa. Inevitável não lembrar de filmes de terror.
@jorgehenriquedossantos52823 жыл бұрын
Parabéns por esse vídeo excelente!
@ninasoares66413 жыл бұрын
Maravilhoso como sempre 😍😍😍
@solalves77953 жыл бұрын
Parabéns por esse vídeo e por tantos outros, maravilhosos, que tem feito!
@phelipe_matos3 жыл бұрын
Só referência f*** pra ilustrar o tema do vídeo! Parabéns! 😀
@sociocronica3 жыл бұрын
Haha obrigado! Uma boa lista de indicações já 🙆🏾♂️
@leovargas20043 жыл бұрын
Esse canal desestressa a gente muito ob.
@fernandacds Жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, baita trabalho de pesquisa. Amei!
@alexia20973 жыл бұрын
Vídeo extremamente necessário. Sociocrônica não decepciona 👏🏻👏🏻
@VIDEOGAMEPLUS3 жыл бұрын
Excelente vídeo como sempre.
@gisleined.c72413 жыл бұрын
Muito bom vídeo, bem elaborado 🌹
@IagoDomenes3 жыл бұрын
Trabalho excelente. Estou amando seu canal, parabéns.
@penelopealvarenga23263 жыл бұрын
Melhor canal ❤
@alexfranco5449 Жыл бұрын
Kk estamos sempre à beira da loucura, por mais inofensiva que pareça. Fiquemos sempe atentos. Ótimo video! Parabéns
@albertinasilva99853 жыл бұрын
Tudo muito REAL para os nossos dias 💞 Parabéns 💓
@deca26263 жыл бұрын
O que dizer desse vídeo? Excelente!!! Parabéns!!!
@sociocronica3 жыл бұрын
Obrigado! ❤️❤️❤️
@jocimardarosa1253 жыл бұрын
Vídeo incrível!! Parabéns 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
@sociocronica3 жыл бұрын
🥰❣❣❣
@heglacuiabana16833 жыл бұрын
Melhor notificação
@cinebyawoman3 жыл бұрын
Coringa por exemplo pra mim é um filme que consegue sim ser provocativo mas ao mesmo tempo responsável ao abordar o assunto transtorno mental, já o filme fragmentado não. Fragmentado é um completo desserviço as pessoas com transtorno dissociativo de identidade.
@lucyenemaria48073 жыл бұрын
Grandes verdades
@rogeriosantosrosario37523 жыл бұрын
Seu canal é muito legal.
@kicilasa2 жыл бұрын
Melhor canal do youtube! Obrigada por esse trabalho incrível e delicado.
@sociocronica2 жыл бұрын
Obrigado demais, Kicila 💕
@williansnunes75773 жыл бұрын
Esse canal é-o melhor no mundo 🌍 muito obrigado por um conteúdo de tanta qualidade ❤️❤️❤️ vício bom
@luasol-yj7nn3 жыл бұрын
Perfeito 👏👏👏
@geovannebelini28322 жыл бұрын
Maneirissimo, gostei da lista de filmes sugerida, vídeo super informativo... massss o primeiro filme de terror não seria muito antes disso em 1896, o curta-metragem Le Manoir du diable, de Georges Méliès??
@andersonromanpires3 жыл бұрын
Dona sociocronica e seu melhor. O Domingo ficou aconchegante.
@sociocronica3 жыл бұрын
aahh
@alexandredawsonscott443 жыл бұрын
acabei de sair do banho e dou de cara com mais um maravilhoso e inédito vídeo do sociocrônica , amo tudo isso. 👍😘😘 i like it.