O MAGO DO ANALÓGICO | Lisciel Franco | Starling Cast

  Рет қаралды 43,420

Mateus Starling

Mateus Starling

Күн бұрын

DEBATE E POLÊMICAS com Lisciel Franco
---------------
Sobre Lisciel Franco
Lisciel Franco é engenheiro eletrônico e produtor musical, é um mineiro radicado em Paty do Alferes, interior do Rio de Janeiro proprietário do Forestlab que é um estúdio 100% analógico. Também é conhecido por sua engenhosidade na construção de equipamentos e opiniões sobre música e mercado.
----------------
Venha fazer parte da maior escola virtual de guitarra do Brasil e estude com método, acompanhamento, mentorias, grupo de alunos e muito mais.
✅www.StarlingAcademyofMusic.com.br
-----------------
Você pode comprar qualquer instrumento ou produto da Tagima dividido em até 10x sem juros e com frete grátis através do site oficial Tagima:
✅ Site Oficial Tagima: rebrand.ly/Tagima
-----------------
✅ Contato para publicidade no Starling Cast: MateusStarling@gmail.com
-----------------

Пікірлер: 605
@MateusStarling
@MateusStarling Ай бұрын
Venha fazer parte da maior escola virtual de guitarra do Brasil e estude com método, acompanhamento, mentorias, grupo de alunos e muito mais. ✅www.StarlingAcademyofMusic.com.br
@Lopes_p
@Lopes_p Ай бұрын
Melhor escola de guitarra do Brasil. Consegui uma liberdade e proficiência que eu nem imaginava. Sou muito grato e recomendo.
@DanielTheodoroAguiar
@DanielTheodoroAguiar Ай бұрын
É um sonho poder estudar na Starling Academy.
@Lopes_p
@Lopes_p Ай бұрын
@@DanielTheodoroAguiar verdade irmão, mudou minha vida, conheci pessoas do mundo todinho. Fiz grandes amigos.
@claudiornr
@claudiornr Ай бұрын
Parabéns pela paciência.
@rodrigopassosm
@rodrigopassosm 29 күн бұрын
Mateus, seu podcast é muito legal! Conversas de alto nível sobre música. Mas foca na música mesmo pois vc não entende de administração, precificação, estratégia de posicionamento de produto etc. O fim do podcast virou um papo bem limitado
@LiscielFranco
@LiscielFranco Ай бұрын
fiquei feliz demais em ver pessoas que entenderam o que eu dificilmente expliquei sobre o tal "lucro" ganacia etc etc deem o nome que quiserem! mas o importante é fazer nosso trabalho honestamente. que tudo da certo
@jsg.guitar
@jsg.guitar Ай бұрын
Verdade. MUITO BOAS TUAS DICAS. CONTINUA NA CAMINHADA. 👍
@filiperigueira
@filiperigueira Ай бұрын
Ainda não terminei de ver, peraí!
@overdrive201
@overdrive201 Ай бұрын
Ainda não vi tudo, mas compartilho com vc o pensamento sobre a música ser a verdade da banda, independente de ser mais ou menos bonito.
@pablodRonne
@pablodRonne Ай бұрын
Vc tem experiência. Isso pra mim basta. Ou seja, já sabe o q fazer e como fazer. Não vai chegar na hora e ficar tentando isso ou aquilo, testando isso e aquilo.
@rogeriomac1
@rogeriomac1 Ай бұрын
Eu entendi de primeira.....O Mateus que aparentemente teve uma certa "dificuldade" pra entender...... Mas eu tb entendi o lado dele........e o seu ......papo top de mais
@EnginearAudio
@EnginearAudio Ай бұрын
Uma vez tive o privilégio de conhecer Lisciel Franco no Semanáudio em Fortaleza/CE, em 2018. Eu fui um dos palestrantes, assim como Lisciel, mas ele não chegava e ficamos preocupados. O motivo? Lisciel tentou entrar no prédio, usando uma bermuda, mas o time da portaria disse que ele não poderia "adentrar o recinto" trajando sua bermuda. A solução? Lisciel foi embora e 5 minutos depois ele volta trajando uma saia comprida (!!!!) 😂😂😂 Ele olhou na cara do porteiro e disse: "- E agora? Posso subir?" O porteiro, sem resposta, não teve opção. Lisciel chegou, com sua blusa preta rock n' roll e saia comprida por cima de sua bermuda e, obviamente, ele não tirou a saia e palestrou assim mesmo. GENIAL!!! 😁😁😁
@caioalejandrofalugi7562
@caioalejandrofalugi7562 Ай бұрын
❤❤❤❤❤
@ricardobraga_music
@ricardobraga_music Ай бұрын
Caramba! Cada dia que passa eu fico mais fã do Lisciel!!
@gabworm
@gabworm Ай бұрын
cara, eu quero acreditar demais que essa história é real
@yagolascio5527
@yagolascio5527 Ай бұрын
Eu fui e eu tava! Tenho uma foto com o Lisciel desse dia memorável.
@EnginearAudio
@EnginearAudio Ай бұрын
@@gabworm taí! Mais uma testemunha deste fato “venéreo” 😂
@muhernandesft
@muhernandesft Ай бұрын
Duas pessoas com algumas visões de mundo completamente diferentes e conversando no mais alto nível e no máximo respeito. A civilização respira! Grande abraço aos dois mestres!
@sertanejo76
@sertanejo76 Ай бұрын
perfeito, a vida não se resume na internet.
@LearnCompositionOnline
@LearnCompositionOnline Ай бұрын
Legal
@FelipeT2112
@FelipeT2112 Ай бұрын
Acho que a maior licao desse podcast e demonstrar que ainda somos capazes de ter uma conversa entre duas pessoas que aparentemente possuem posicionamentos diferentes mas ainda assim conduzem uma conversa com bastante respeito e abertura. Parabens pelo episodio e pelo respeito!
@thadeupalma
@thadeupalma Ай бұрын
O mago convidou o Starling para gravar lá!!!!!! Que massa!!!! Tem que aceitar... gravar tudo e mostrar para gente!!!! Melhor série de videos e projeto para 2025!!!!! Já vou preparar a pipoca para maratonar todos os vídeos!!!!
@gregmarvin22
@gregmarvin22 Ай бұрын
Em 2025 precisamos de um "Episódio do Starling Cast" que seja o Matheus gravando um EP no Forest Lab!
@marcosbaracca3001
@marcosbaracca3001 Ай бұрын
Apoiado
@abgroovy
@abgroovy Ай бұрын
O som do Mateus não tem nada a ver com a proposta, o sujeito curte gravar sujo distorcido
@rafaelpalma5037
@rafaelpalma5037 Ай бұрын
Apoio!
@sonogtr
@sonogtr Ай бұрын
​@@abgroovyAi que vc se engana.
@rockriders1981
@rockriders1981 Ай бұрын
@@abgroovy Não tem nada a ver com gravar analógico? Explica aí! O Starling toca Jazz. Certo?
@gustferronato
@gustferronato Ай бұрын
Q elegância pra discordar e aprofundar o debate, M Starling. Confesso q no começo pareceu um pouco tenso, mas a elegância de ambos deixou a conversa sensacional! 👏
@skydog1989
@skydog1989 Ай бұрын
Antes de tudo, vem o coração! Esse é o Lisciel, apaixonado pelo que faz e muito trabalhador
@edub-f7l
@edub-f7l Ай бұрын
Já tomei orelhada do Lisciel num post do Slash sobre analógico no Instagram mas jamais desrespeitei o cara e aceito todos os argumentos dele, ele vive a verdade dele, temos sorte de ter um cara tão apaixonado pela música e pelo áudio no Brasil. Não poderia ter um convidado melhor pra fechar o ano!
@carlosdinarte
@carlosdinarte Ай бұрын
Honestidade e boa fé! Isso resume o trampo do Lisciel.
@marcosbigu8673
@marcosbigu8673 Ай бұрын
Lisciel, esse cara tem um coração de ouro. Tem anos que eu acompanho.
@guicampos7451
@guicampos7451 Ай бұрын
Muita verdade foi dita de ambos os lados, mesmo contrastando.
@noroticus
@noroticus Ай бұрын
Independente de concordar com as opiniões do Lisciel, é ótimo ver alguém opinar sem pensar em visualização, seguidores, patrocínios e toda essa sandice de mídia digital. Ele fala, agrada um grupo, bate boca com uns, bloqueia outros e pronto. Tudo certo. A maior prova contra essa maluquice de regulamentação de mídias.
@natanmaia01
@natanmaia01 Ай бұрын
se ele ta bloqueando alguns, ele ta regulamentando a midia dele, por mais que seja so a dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkk regulamentação é fundamental nos dias de hoje, a internet faz um trabalho fundamental em nossas vidas, e pessoas ma intencionadas se aproveitando dela e das brechas atuais, é simples
@noroticus
@noroticus Ай бұрын
​@@natanmaia01 Agradeço por corroborar o argumento contra regulamentação de redes. Seu exemplo e sua explicação são mais uma prova de que não se deve regular.
@morandonolitoral
@morandonolitoral Ай бұрын
Igual um petista
@josereis6479
@josereis6479 Ай бұрын
Valeu! Com certeza merecia voltar! Fechou com chave de ouro! Parabéns Mateus
@MateusStarling
@MateusStarling Ай бұрын
Valeu irmão. Tmj
@jdelcolli
@jdelcolli Ай бұрын
Vc é monstro, Lisciel. Quem não entende, nunca entenderá e fim. As pessoas tão achando que o mundo cabe no celular e/ou dentro do quarto delas.
@geliasr2562
@geliasr2562 Ай бұрын
👏 👏 Agradeço ao canal por trazer de volta esse profissional, que carrega uma vasta experiência e, por consequência, transmite conhecimento e sabedoria dentro da produção musical! Sou um admirador do analógico, pelo som dos diferentes timbres dos mais variados instrumentos, mas não vou na onda dos detalhes ou polêmicas!
@coisamusical
@coisamusical Ай бұрын
Esse cara é muito verdadeiro. Que bom que ele existe e esta aí nesse momento de destruição e banalização da musica e da arte como um todo que vivemos. Lisciel Guerreiro
@rafaelcarli
@rafaelcarli Ай бұрын
Mais de duas horas de um papo musical muito edificante. As opiniões de cada um sendo respeitadas foi o mais importante. Eu acompanho pouco os dois canais, mas só de ver duas pessoas sabendo discordar já é muito válido nos dias de hoje. A visão do Lisciel é muito forte dentro do que ele acredita e ele mostra isso de uma maneira muito interessante.
@betocd
@betocd Ай бұрын
A melhor entrevista que já vi no canal e uma das melhores sobre música. Lisciel é diferenciado na forma de pensar música.
@josereis6479
@josereis6479 Ай бұрын
Rapaz…sigo o Lisciel há anos. O vídeo dele sobre “engenheiro de áudio” é pra matar de rir qualquer um kkkkk. Admiro muito o cara ir atrás do som que ele acha como “o certo”. Parabéns Mateus. Fechou com chave de ouro 2024.
@tar.guitarist
@tar.guitarist Ай бұрын
Eu tive a honra de gravar no ForestLAB duas vezes. A segunda vez voltei lá a convite do Lisciel pra gravar um álbum inteiro, que está pra sair, em breve estará disponível. É difícil descrever em palavras, mas não tenho a menor dúvida que foi a experiência musical mais profunda e enriquecidora da minha trajetória profissional. Agente se acostuma com plug-ins, tela, e cara, no plug-in tem um amp desenhadinho ali, nenhum amp tem o formato de um PC, essa é a parada, você percebe que a verdade musical não está somente no discurso (letra e composição) e propósito artistico, mas também nos equipamentos e na maneira como você os utiliza. Então sim, eu uso simulador digital ao vivo somente porque viabiliza logística (proncipalmente vôos e troca de palco em festivais), como o Lisciel diz, falta tempo e grana, você chega no palco, é plug and play, tá resolvido, mas se eu pudesse, ligaria uma parafernalha no palco. Os resultados são excepcionais no digital hoje em dia, mas quando você faz tudo no analógico, você está fazendo tudo de verdade, é realmente incrível. É diferente, difícil descrever, tem que viver a experiência. O analógico é a referência pro digital, o virtual "copia" a vida real, então, não tem como o que simula ser melhor que o da vida real.
@andreviniciusvieira5538
@andreviniciusvieira5538 Ай бұрын
Pra mim, você definil a essência da crença dele!
@ViniciusTaverna
@ViniciusTaverna Ай бұрын
39:30 ele cita você.
@tar.guitarist
@tar.guitarist Ай бұрын
​@@ViniciusTavernaeu vi! Obrigado!
@Fabretteable
@Fabretteable Ай бұрын
Excelente segunda entrevista com o Liciel! Defendeu a fidelidade à arte e da capacidade real de execução de forma única e íntegra, uma lição! Obrigado.
@bandadonaisabel
@bandadonaisabel Ай бұрын
Essa entrevista foi uma das melhores, muito legal ter um cara com opiniões tão fortes e controversas! 😅😅
@pauloventura2022
@pauloventura2022 Ай бұрын
Tristes tempos em que as pessoas se admiram que duas pessoas possam discordar de algo, debater essas discordâncias e chegar em um ponto em comum. O debate de ideias opostas é a mola do desenvolvimento do conhecimento, em qualquer área. Quando nao há debate nem discordâncias o conhecimento vira dogmatismo, e o dogmatismo leva ao fanatismo. E o fanatismo leva à cegueira ideológica. Parabéns pelo bate papo.
@juniorrocha4583
@juniorrocha4583 Ай бұрын
Baita entrevista, Lisciel é um herói! Sobre a questão de precipficação/demanda, o Starling deu uma viajada, talvez por não entender a ideologia enraizada do Lisciel, que é extremamente particular e abarcada na subjetividade da realidade dele, e por mais que possamos questionar, argumentar, dificilmente será entendida e compreendida de forma plena, por pura falta de vivência de quem critica. Lisciel acredita tanto e tem convicção no trabalho, que o preço dele é baseado na experiência, na demanda e na necessidade, e não no que o "mercado" impõe.
@fabiocorreagomes
@fabiocorreagomes Ай бұрын
Conheci o Lisciel pessoalmente em uma palestra na Puc Minas sobre áudio em 2015. Admiro esse 'idealismo' dele. Esse lance de ter uma história atrás dos processos de criação é uma das últimas barreiras que impedem a música de cair na banalização. Se isso se perder, qual será a diferença entre o músico/artista e a IA que tá vindo a todo vapor?... Essa é uma provocação filosófica interessante que ele faz.
@miguels1909
@miguels1909 Ай бұрын
Também estava nessa palestra, que foi o seminário do curso de eletrônica!
@fabiocorreagomes
@fabiocorreagomes Ай бұрын
@@miguels1909 Sim parceiro. Foi uma parada assim mesmo.
@lenafelipe
@lenafelipe Ай бұрын
@@fabiocorreagomes A provocação sobre o papel do processo artístico na diferenciação entre música feita por humanos e música gerada por IA é, de fato, interessante. No entanto, gostaria de questionar essa ideia de que o “idealismo” do Lisciel e o uso de métodos analógicos seriam a última barreira contra a banalização da música. Primeiro, é importante reconhecer que a IA não substitui o artista no que diz respeito à intenção, emoção e contexto cultural que só um ser humano pode trazer. Não importa se a música é gravada de forma analógica, digital ou gerada por IA: o que a diferencia como arte é a visão criativa por trás dela. O uso de métodos analógicos, por mais fascinante que seja, é apenas uma escolha técnica e estética - não uma prova de autenticidade ou superioridade artística. O "storytelling" que o Lisciel defende, embora interessante, é uma ferramenta. Ele agrega valor ao trabalho para quem aprecia esse tipo de narrativa. Mas é um erro pensar que a ausência desse storytelling, ou a adoção de métodos digitais, necessariamente empobrece a música ou a aproxima da banalidade. A criação musical sempre foi sobre expressão, e não sobre o meio técnico em si. Quanto à ideia de que o storytelling impede a banalização, é bom lembrar que artistas brilhantes continuam a emergir e criar narrativas únicas, independentemente de usarem uma fita TASCAM ou um plugin em Pro Tools. Um ótimo exemplo é o Hush and Grim do Mastodon, gravado digitalmente e de forma separada, que conseguiu capturar uma atmosfera visceral e rica - algo que nenhum “processo frio” da IA poderia replicar. Da mesma forma, o Nevermind do Nirvana, gravado por Butch Vig, usou a tecnologia disponível à época para criar algo que ressoou culturalmente. Além disso, a valorização da “arte processual” não deve ser confundida com a rejeição ao digital ou a uma abordagem prática. O próprio Glyn Johns, um ícone do analógico, focava mais na performance e na música do que na obsessão por equipamentos. Portanto, não é o método de gravação que faz da música algo “não banal”. É a alma do artista, o que ele comunica, e a conexão que isso cria com o ouvinte. Uma IA pode imitar sons e padrões, mas nunca substituirá o significado e a emoção que vêm de uma criação humana. E essa barreira continuará existindo - não importa se o som foi captado por uma fita magnética ou uma interface de áudio moderna.
@fabiocorreagomes
@fabiocorreagomes 28 күн бұрын
@@lenafelipe Cara, achei sua reflexão muito interessante. Inclusive tem o Depeche Mode que é dos anos 80/90, e apesar de abusarem de sintetizadores (um tapa na cara de intrumentistas mais puristas), eu acho o som e mensagem deles bem visceral. Deles e de outros artistas análogos da mesma época que usam de muitos elementos eletrônicos. Você mencionou: "A criação musical sempre foi sobre expressão, e não sobre o meio técnico em si." E no nosso contexto atual acho que isso é verdadeiro em partes. A impressão que eu tenho é que, a grande birra do Lisciel, e de quem gosta de ouvir as reflexões dele (eu particularmente gosto), é o fato de que a ultra-democratização da técnica banalizou muito o que se entende como artista da música. Exemplo: antes havia todo um processo de se vivenciar um sofrimento (ou alegria) na vida, sublimar aquilo em música e gravar da forma mais orgânica possível. Falando em expressão, as nuances da voz, da tocabilidade etc, podia ser percebido o sentimento dentro desses elementos fundamentalmente humanos nas gravações. Hoje em dia o cara escreve um prompt no Suno AI, e o negócio cospe uma música completa em 3 segundos. Um resultado tecnicamente interessante esteticamente, mas que muitas vezes não tem fundamento emocional e profundidade pra criar identificação com pessoas. Não tem mais background do porquê aquilo foi escrito, o que o compositor vivenciou e digeriu pra chegar naquela conclusão, etc. Pro músico em si, até o próprio processo (muitas vezes demorado) de se compôr, gravar tocando de verdade, etc, é uma terapia pra sentir que jogou pra fora aquelas coisas ruins de dentro dele. E mesmo se tiver, aquele artista que passou por todo esse processo têm sua arte difundida em plataformas de streaming juntamente com milhares de outros pseudo-artistas que desenvolveram algo com pouco ou nenhum fundamento. Admito que são pensamentos bem conservadores e piegas em partes. Mas tenho a sensação de que se perdermos essas referências ditas 'analógicas' (palavrinha que tá ficando 'overused' também) a tendência é a arte em geral piorar cada vez mais. Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.
@Sr_Titus
@Sr_Titus Ай бұрын
Sempre na maior partes das vezes a mente anticapitalista não sabe a mínima ideia do que fala. E sempre faz o que o mercado fala ou faz. Esse cara, está dentro do mercado e seguindo as regras de forma indireta. Cara ganha dinheiro fazendo o certo e ainda fala mal. O mercado é maravilhoso mesmo, fale mal o quando quiser e ainda ganhe dinheiro. Esse podcast é top.
@guitarsax_sopro
@guitarsax_sopro Ай бұрын
Excelente entrevista. O cara é muito fera e fala com propriedade. Está muito a frente e tem um senso de maturidade muito bom. Uma das melhores entrevistas que vi até agora.
@NSIMsc
@NSIMsc Ай бұрын
Achei demais esse PodCast, dois gigantes da música falando sobre prós e contras com muita sabedoria e vivência... Fiquei feliz de ver o quanto foi produtivo o papo para os dois e para nós público, obrigado por compartilharem e toma o like! Sucesso, saúde e prosperidade sempre!
@ariostoferreiradacosta9804
@ariostoferreiradacosta9804 Ай бұрын
Papo fluiu bacana.... o cuidado di Mateus em colocar suas falas diante do convidado que tem personalidade forte foi admirável.
@tiagodellavega9750
@tiagodellavega9750 Ай бұрын
A questão é que são vários pontos abordados nessa entrevista, que por sinal muito bem conduzida pelo Mateus. Sem dúvida o Lisciel é um exemplo para muitos Brasileiros, que com suas próprias mão e poucos recursos, construiu seu próprio estúdio, não somente a estrutura, mas boa parte dos equipamentos, porem existem pontos que discordo dele. 1-Não querer editar o material só me faz entender que é uma comodidade, uma vez que isso é uma VANTAGEM e não uma desvantagem (como citado), porem é muito mais comodo para o produtor pular essa importante etapa de trabalho. 2- Usar simuladores é um dos pontos contraditórios da entrevista, pois, ele e ninguém hoje em dia consegue perceber a diferença no resultado, então isso torna se um saudosismo e algo indiscutível. 3-Se o processo será todo realizado de forma analógica, com a "desculpa" de não usar os bits como base, e sim o som real, também não faz diferença, já que na finalização da faixa será convertida para digital, isso faria sentido antes da era digital que você escutava no vinil, hoje não faz sentido algum. 4- O Argumento que "só usa analógico quem pode", para mim também não faz sentido, pois, tenho uma coleção de amps aqui e prefiro usar o digital por inúmeras razões. 5- O exemplo citado na entrevista que "está todo mundo errado em gravar separado, pois, dessa maneira você não é um musico bom por que não consegue tocar a sua música do início ao fim" então Van halen, Metallica, Sepultura, Dream Theater... todos eles estão errados e não sabem tocar!!??
@isachotz5419
@isachotz5419 Ай бұрын
1- acredito que editar seja mais cômodo pro músico, que vai pro estúdio sabendo que vai poder gravar um solo só com 20 emendas, deixando o trabalho do produtor muito mais demorado e chato. 4 qual o motivo pra vc preferir usar o digital tendo o analógico a disposição? Aqui em casa eu ligo na pedaleira com fone ao invés do ampli pra não incomodar, mas é porque não tenho estudio, não porque prefiro.
@tiagodellavega9750
@tiagodellavega9750 Ай бұрын
@@isachotz5419 1- Se você posicionar o mic no falante e gravar tudo que precisar de uma só vez, no mesmo dia, não irá notar diferença, mas se você for gravar no outro dia, mesmo marcado a posição do mic na caixa, já vai soar diferente em relação ao dia anterior , com o digital eu não tenho essa inconstancia, pois se eu quiser voltar em um projeto de 10 anos, eu consigo exatamente o mesmo timbre... 2 - Eu consigo alterar, corrigir ou mudar a qualquer momento, com o amp real, uma vez gravado, eu só consigo alterar a equalização, se eu quiser tirar um pouco do ganho não tem como, enfim, para mim só tem vantagens.
@isachotz5419
@isachotz5419 Ай бұрын
@@tiagodellavega9750 pois então, mas pq vai querer gravar alguma coisa no outro dia, se já estiver bem feito? E vc grava o som limpo e simula o ampli depois? Eu entendi que essa forma é muito errada, pq não interage com o som que vc quer. Um exemplo, se eu gravo com delay, ou Reverb, Chorus, drive, eu toco diferente do que se gravar sem nada, se eu gravo com a banda há uma interação real com tudo que tá acontecendo ali...o som não fica "frio".
@tiagodellavega9750
@tiagodellavega9750 Ай бұрын
@@isachotz5419 Não é questão não é ser bem feito ou não, porque se não estiver bem feito eu deleto e faço quantas vezes for necessario, pois música é uma obra, um legado! então não tem sentido em fazer isso com com pressa, se uma semana depois eu tiver outra idéia e quiser alterar alguma parte, eu tenho essa liberdade. Gravar nesse formato proposto no vídeo, para mim funciona como uma DEMO ENSAIO, para registro de idéias, a gravação de uma obra para mim necessita de muito mais esmero que uma sessão de 1 dia.
@tiagodellavega9750
@tiagodellavega9750 Ай бұрын
@@isachotz5419 Não Isac, o sinal entra limpo, mas se escuta com drive, normal como se estivesse tocando no amp...
@teodoroarquiteto2077
@teodoroarquiteto2077 Ай бұрын
Sobre essa coisa de banda tocar ao vivo o que realmente pode, entre os anos de 1994 a 2014 eu toquei com os mesmos amigos e tínhamos exatamente essa teoria, que ao vivo tínhamos que ser capaz de tocar perfeitamente, sem erros e qdo gravamos, fizemos aquilo que éramos capazes de realizar ao vivo. Interessante que algumas pessoas chegaram a nos dizer que ao vivo o som era até melhor do que gravado e isso nos deixava realmente felizes e realizados. Hj toco com pessoas diferentes e vejo que é difícil pra elas entenderem esse conceito, ao ponto de eu não tocar nesse assunto a muito tempo, sinto falta disso. Outro ponto importante é a falta de referência. O digital é a cópia barata do analógico (fato), mas qdo eu não conheço a origem, torna o digital que eu conheço o único caminho e isso vira a única verdade, o que também dificulta a vida de quem teve a oportunidade de ter bons amplificadores, racks, pedais analógicos e boas guitarras. Parabéns pelo papo, muito bom.
@ericrsouza
@ericrsouza Ай бұрын
Entrevista excepcional! É tão raro ver pessoas com pontos de vista diferentes dialogando de forma respeitosa e educada.
@leandrobittenkourt
@leandrobittenkourt Ай бұрын
Teve um produtor grindo e premiado mundialemnte, visitando o Brasil a convite do Lisciel e por conseguinte respeita o Lisciel igualemnte. O Lisciel é gênio e muito divertido, gente boa!
@gualvi2032
@gualvi2032 Ай бұрын
Russel elevado é o nome do cara
@infinitesounds7785
@infinitesounds7785 Ай бұрын
Muito bom o podcast! Acompanho o Lisciel há muitos anos, o que deixa mais fácil de entender o que ele quer dizer. Pegando um ponto, que sei que foi só um exemplo, do Lamb of God. Acho que o que define essas bandas de metal extremo não é se o cd é plastificado ou não, mas sim que ao vivo eles simplesmente destroem, tocam igual ou melhor que o CD, quebram o lugar inteiro, e é isso que importa. Eu não escuto críticas de uma pessoa, sobre qualquer banda de metal, se essa pessoa nunca foi ao show ao vivo!
@felipesad
@felipesad Ай бұрын
Lisciel é um cara diferente até pela paciência... da pra ver que o amigo ali nao entende o valor do trabalho. Um equipo do lisciel vale 8 mil mesmo nao custando 7.500 em componente pq tem o tempo, experiencia, projeto dele proprio.
@buffaloruffus
@buffaloruffus Ай бұрын
Em 2017 gravamos o nosso primeiro disco "Terror" que foi lançado em 2018, o grande Lisciel Franco além de fazer um disco incrível com a gente, ele percebeu que o nosso vocal deveria fazer com ele em uma música "Você não sabe onde estou" ele deveria replicar a mesma forma de cantar em todas as músicas, e isso mudou a identidade da banda e as músicas que vieram e virou uma das características da banda! Esse cara é um artista e o encontro da gente rolou algo novo, esse é o diferencial dele e da arte.
@andersonferreira-eg3bl
@andersonferreira-eg3bl Ай бұрын
Uma das melhores entrevistas, todo respeito e admiração pelo último dos Moicanos, realmente ele é um profissional e sabe o que faz. 👏👏👏
@rodrigomayer1168
@rodrigomayer1168 Ай бұрын
Tive o prazer de conhecer e gravar minha banda "bicho HOMEM", disco "Telas da Vida" com o Lisciel, em fevereiro desse ano 2024... Ele é foda... Gente finíssima... A questão é que muitos músicos não entendem a proposta do analógico... Recomendo a toda banda que tiver oportunidade de gravar assim... Cheguei achando que ia gravar solos de guitarra separado, e ele falou: sabe fazer ao vivo? Então faz pô... Kkkkkkkk
@rickblackers88
@rickblackers88 Ай бұрын
A proposta seria o tosco pelo charme
@petervitusaudio
@petervitusaudio Ай бұрын
Isso. A arte do registro da performance em banda. Só quem já gravou assim terá essa experiência única. Pois muitas bandas gravam, mas poucas gravam sua performance.
@solmaldonado10
@solmaldonado10 Ай бұрын
O melhor episódio do ano, pra mim... acompanho o Mateus e o Lisciel a anos e as provocações foram na medida pra que o diálogo fosse o mais franco possível... Feliz 2025 pra vocês!!!
@canalvo-ar
@canalvo-ar Ай бұрын
Muito bom, se a maioria dos profissionais da música colocassem a música na frente da grana como o entrevistado, com certeza teríamos uma música com um nível muito, mas muito superior ao que temos hoje em dia. Admirável
@infotecgames
@infotecgames Ай бұрын
Sobre a forma de produção e gravação o Lisciel está correto. O cara pega o Blood Sugar Sex Magik do Red Hot Chili Peppers, que foi produzido pelo Rick Rubin, coloca num aparelho de qualidade e percebe a magnitude de uma produção perfeita. Sonoridade absurda. O prórpio Rick Rubin já falou em vários vídeos que estão no youtube da produção desse album, de como os caras são bons no estúdio e de como é importante o músico saber tocar de verdade e de como cada detalhe é importante.
@fabiobarros8807
@fabiobarros8807 22 сағат бұрын
Finalmente, alguém falou do INCUBUS. Parabéns! Franco!
@aldogonzalez9508
@aldogonzalez9508 Ай бұрын
Hypado !! Lisciel eh uma referencia musical , cara esta muitos anos na frente de engenheiros/produtores, sensibilidade musical 🎵 conhecimento acumulado , experiência musical , eh referência e pronto !!! O resto fica no digital encamisado , nunca uma bosta de um pedal /pedaleira digital vai soar igual a um MARSHALL 59 e pronto . Pedaleiras estão ligadas somente a praticidade o resto eh conversa fiada !!! Vida longa ao analógico !!! Viva Lisciel longa vida ao Mestre .
@nelsonsecco
@nelsonsecco Ай бұрын
Simplesmente o melhor PODCAST de 2024, pqp top demais.
@cristianoaguiar945
@cristianoaguiar945 Ай бұрын
Quando o Lisciel esteve no canal há um tempo atrás, justamente o áudio não estava bom! Kkkk
@alexandrepetrus259
@alexandrepetrus259 Ай бұрын
O amor pelo som analógico, assim como pela sensação tátil dos motores com carburador, é a conexão humana com a tecnologia do passado. Enquanto os sons digitais e os motores de injeção eletrônica oferecem precisão, os amantes do analógico e dos carburadores valorizam a imperfeição calorosa e a interação direta, onde cada nuance é sentida e apreciada, relembrando uma era onde a arte residia nas imperfeições e no toque manual.
@rafaellemos502
@rafaellemos502 8 күн бұрын
Sinto falta de uma rede social de música no qual os algoritmos recomendassem bandas novas com base nas que estivéssemos ouvindo. Curti demais o bate papo galera
@leftundersun
@leftundersun Ай бұрын
2:14:46 a filosofia do empreendedorismo é ter sempre um lucro maior esse ano do que teve no ano passado, então é uma corrida infinita atrás da cenourinha pendurada na vara que a gente mesmo amarra nas costas, então não pode ficar "só num nicho", tem que expandir, tem que baratear, tem que automatizar, etc
@ThiagoD37
@ThiagoD37 Ай бұрын
Uma missão eterna rumo à insatisfação
@guzmoga
@guzmoga Ай бұрын
Isso tudo com o ícone da "Tagima" ali atrás
@ZSE157
@ZSE157 Ай бұрын
@@guzmoga O mcdonald's não se importa de patrocinar programas que falam de saúde alimentar, tá tudo certo
@umbucaja
@umbucaja Ай бұрын
Eu entendo o Lisciel. Ele preza por qualidade e honestidade musical. Já existe em cada esquina produção fazedora de mágica e criadora de artista virtual. Esse mundo moderno está perdendo a autenticidade e cada vez mais ávido pelo descartável. Ao invés de ceder ao mercado do instantâneo, ele está indo de encontro e reeducando os músicos, pelos menos aqueles que foram podados e querem se libertar. Tem todo o meu respeito.
@TOCA_GASPAI
@TOCA_GASPAI Ай бұрын
Pô bacana demais ver esse papo, gosto de ambos, tanto do mestre Lisciel quanto do Starling, e o mais legal de tudo é ver duas pessoas com opiniões distintas se respeitando, com educação, e o papo rolando tranquilamente. Máximo respeito ao trabalho dos dois, valeu rapaziada, um abraço efusivo do GASPAI 👊🏻
@esdrasmourao5088
@esdrasmourao5088 Ай бұрын
Por causa da falta de conhecimento de microfonação cada vez mais os palcos estão mais limpos, como diz o Cacau falta o catupiry
@alexandretravi
@alexandretravi 16 күн бұрын
Só quem conhece , tive o privilégio de fazer um curso com ele , isso tudo é a ponta do iceberg , ele sabe demais !!! aperta ai no compressor ,... professor !!!
@nelsonmendeslopes1
@nelsonmendeslopes1 Ай бұрын
Um dos melhores que assisti!
@tendanfer8466
@tendanfer8466 Ай бұрын
O cara fala super verdades. Ótima entrevista
@LEDUMM
@LEDUMM Ай бұрын
Cara, o que o starling não tá entendendo é que nao é sobre nao errar e fazer de primeira. É sobre fazer o melhor apesar dos erros.
@isachotz5419
@isachotz5419 Ай бұрын
O pintor pode aceitar uma pincelada num sentido que ele não queria, se o quadro todo estiver foda
@wellrod
@wellrod Ай бұрын
Lisciel sempre falando a verdade nua e crua!!! Excelente entrevista!!!
@udostramm7523
@udostramm7523 Ай бұрын
Esse podcast foi uma aula. Muito obrigado! Abs!
@bzc133
@bzc133 Ай бұрын
excelente conversa! sério, é um assunto pra um mês de entrevista. pessoalmente, eu vejo o lisciel como uma baita engenheiro de som/produtor, o cara tem um vivência e princípios que são fodas. mas discordo de muitas outras questões, acho que é um equívoco por tudo numa caixinha irreversível, um pode ou não pode. um monte de banda foda usava correção e takes, um DAW é um processo criativo também, goste-se ou não do som final.
@wesleyfiorentini1952
@wesleyfiorentini1952 Ай бұрын
Entrevista top demais! Parabéns para os dois! Foi muito bom!
@overdrive201
@overdrive201 Ай бұрын
Eu consigo entender perfeitamente o que o Lisciel pensa sobre a música. Compartilho o mesmo pensamento sobre a gravação não representar nem o que o músico consegue executar e compor.
@dionemiguel7871
@dionemiguel7871 Ай бұрын
eu sigo esse cara a mais de 10 anos, ele é de mais
@bvrs
@bvrs Ай бұрын
Lisciel, Sonastério (Bruno Barros), LAB de produção musical da UFMG (Fernando Braga) que tá formando profissionais de qualidade, e tantos outros nomes tão levantando a marca de excelência que MG tem lapidado!
@dougsous4
@dougsous4 Ай бұрын
acho o lisciel um cara extremamente lúcido.
@infotecgames
@infotecgames Ай бұрын
Mateus Starling, existe o empresário de ocasião. Ele não se importa com o produto, apenas com o Lucro. Isso é muito comum. Eles não quererm uma marca pra vida toda, o importante é o lucro imediato. Lisciel Franco descreveu bem isso. Esses caras trabalham com agiotagem também. Na minha cidade têm muitos. KKKK. Cada semestre é uma negócio diferente.
@andreadonisbrasil
@andreadonisbrasil Ай бұрын
Um cara autêntico, que defende seu metiê! Lisciel é referência!
@harielmantovani435
@harielmantovani435 Ай бұрын
Que bate papo sensacional!!! Sou fã dos dois.
@djm2bass
@djm2bass Ай бұрын
Eu concordo com o Lisciel. Os timbres atuais estão muito pasteurizados, por isso ele deu exemplo do Lamb of god e dream theater, o som deles antigamente era mais orgânico.
@ideiaslivres8969
@ideiaslivres8969 Ай бұрын
Só pergunta top! Matheus tá voando nesse episódio! Legal de mais entender o Liciel.
@nanoblsofficial
@nanoblsofficial Ай бұрын
Pod cast sensacional!!! Na questão do erro de uma nota, regravar o take todo, eu lembrei das palavras do Zakk Wylde certa vez: " ou gravo essa merda toda direito ou não gravo" rsrssrrs.
@Pai-s2b
@Pai-s2b Ай бұрын
Mateus muito obrigado pelo vídeo incrível e por trazer o mestre Lisciel ao seu programa, respeito máximo sempre video muito top (seu programa ta cada vez melhor eu aprendo muito com vcs parabens pelo programa )
@kevinnardotto
@kevinnardotto Ай бұрын
Lisciel é um cara muito foda e inteligente. esse podcast foi muito bem conduzido, meus parabéns Mateus. Minha opinião sobre preço é que valor é relativo 2:05:50, porque alguem paga super caro em uma banana colada com durex na parede? Existem coisas que são realmente tabeladas com o preço do mercado e outras que o preço é subjetivo, e lindamente isso se ajusta automaticamente. Se eu cobrar mais do que as pessoas estão dispostas a pagar, ou eu deixo de vender ou aumento o preço ou agrego mais valor ao meu produto ou serviço. Quanto custa uma agua no mercado e quanto custaria a mesma água em um deserto com sua filha com sede ? Procurem sobre economia austriaca. Eu concordo o lisciel, porém acho que o problema não é o lucro e si, mas sim ser uma pessoa desonesta. E se uma marca faz um marketing bom pra vender um produto ruim, ela pode vender uma vez mas no futuro ela vai acabar se lascando. O cara que mais fais propaganda falsa é o estado promete, saúde, educação, segurança e etc... e não cumpre nada.
@GeraldoPacheco10
@GeraldoPacheco10 Ай бұрын
Finalmente mais uma conversa com Lisciel! 🤘
@samuelcamelo
@samuelcamelo Ай бұрын
O Liciel é um gênio, eu sou muito fã desse cara. ele é fodah!🤣
@user-JM1967
@user-JM1967 Ай бұрын
Sobre a remuneração do trabalho na música, Bach ganhava dinheiro pelo trabalho de organista na igreja, mais do que como compositor. E criou 9 filhos assim, dos quais sete se tornaram professores de música. No campo da música erudita atual os músicos podem ser contratados por orquestras, têm horas de ensaios a cumprir e a vida não é tão desregrada ou bagunçada quanto no meio mais pop. E o fato de se fazer uma graduação em música já colabora com um jeito mais organizado de se viver.
@Gumanginelli
@Gumanginelli Ай бұрын
Muito legal o podcast, sonho em conhecer o Forest Lab e trocar idéia com o Lisciel, que ja sou fâ antes de ser moda, ahahahaha. Mateus tb é foda um otimo entrevistador, curto demais o programa.
@hotwatermusic2006
@hotwatermusic2006 Ай бұрын
Ainda vou gravar no Forest lab !
@ginnostradella5066
@ginnostradella5066 21 күн бұрын
uma coisa é certa: marketing é tudo!! Lisciel é um marketeiro profissa! ( talvez sem saber) Fala bastante asneira e uma multidão de leigos teóricos aplaudem 😂 Po, resultado é TUDO ! E tudo que ouvi até agora parece som de ensaio ! Pára né bixo !Fala tanto dis gringo e aí, aprendeu ? Parece que não.
@drezaonalin
@drezaonalin Ай бұрын
Album do Starling! Uhuuuuuuuuu! ❤.... só venha!
@sktuco
@sktuco Ай бұрын
Gerar ISRC pela plataforma do ECAD, pelo que eu lembre pode ter mudado hahah, n interfere na monetização do KZbin. O que interfere é o vinculo da distribuidora (responsável por colocar sua música nas plataformas), que a partir do momento que você assina um acordo, e distriibui o fonogrâma, você permite que ela rastreie esse fonogrâma pela internet.
@andresaggi
@andresaggi Ай бұрын
Acompanho Lisciel a mais de 10 anos, não concordo com tudo que ele fala, mas a parte que eu concordo é a mais importante: percebo que ainda somos um país como muito medo de desagradar o status quo e o Lisciel é um dos poucos representantes do país, se não o único na área da música, que está pouco se fodendo pra agradar alguém, ele fala o que realmente pensa, percebe o que realmente acontece e não fica floreando as opiniões por medo de perder algo. Enfim, se tivéssemos mais pessoas de influência com essa coragem estaríamos em um outro nível de realidade nacional.
@nadilsonassuncao
@nadilsonassuncao Ай бұрын
Não foi um podcast, foi um debate entre idealismo x realidade e socialismo x capitalismo. Excelente debate.
@nadilsonassuncao
@nadilsonassuncao Ай бұрын
@@x3a3x3 Voce não entendeu. É o embate entre o socialismo do Lisciel e o capitalismo do Starling.
@kzenrique4040
@kzenrique4040 Ай бұрын
Lisciel tá certo. Se ele não valorizar o monte de tranqueira que ele tem, quem vai? Ademais, música tá na cabeça. Se ela sair ruim, não vai ser analógico ou digital que vai salvar.
@wellrod
@wellrod Ай бұрын
Tocar sabendo que nao pode errar, que nao tem ctrl Z, faz o musico crescer muito!!!
@misterjohnnymusic
@misterjohnnymusic Ай бұрын
Andar de charrete e nao de carro, nao ter agua encanada tambem. Vc abre mao disso?
@webistersilveirabarbosa8107
@webistersilveirabarbosa8107 Ай бұрын
Se eu ainda tivesse minha banda de death metal, com certeza, gravaria com este cara, mto bom
@soldadoadriano
@soldadoadriano 29 күн бұрын
Mais uma conversa excelente 🔥🔥🔥
@georgemorett
@georgemorett Ай бұрын
Excelente entrevista. Parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿
@robfelga6274
@robfelga6274 Ай бұрын
Lisciel cadê as bandas grunge? Amo seu trampo bro! Você é um artista que eu curto demais! Abraço!
@robsonmatos3546
@robsonmatos3546 Ай бұрын
Excelente episódio. Se redimiu da qualidade do som do primeiro. Kkkk parabéns a ambos.
@ivyjmarinho
@ivyjmarinho Ай бұрын
Caras! Lembrei das bicicletas Evolux, acho que de SP. A vibe é Liscielica.
@CarllosGusttawo
@CarllosGusttawo Ай бұрын
QUERIA VER O LISCIEL DAR UMA AULA MAGNA SOBRE A ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL.
@NathoRodrigo
@NathoRodrigo 28 күн бұрын
Em suma, as bandas que procuram o Lisciel é porque gostam do trabalho e a forma de produzir dele, quem não consegue tocar o take sem errar, procura um estúdio digital!
@andrecsalviano
@andrecsalviano 2 күн бұрын
Bom demais !! ❤ 🔥
@liebersonxavierdossantos5293
@liebersonxavierdossantos5293 Ай бұрын
Caraca... Episódio top. Parabéns
@LeoAdlerBrum
@LeoAdlerBrum Ай бұрын
Lisciel já é uma lenda man. Eu tenho respeito por ele. Polêmico! Mas ele fala muitas verdades. Eu consigo entende-lo. 🤣 Ainda descobri que é quase meu vizinho aqui. Sou louco para conhecer o Forest. Sensacional! Queria poder convesar com ele presencialmente lá no forest - e gravar algo como da banda Free, Bad Company, coisas do tipo. Certamente ele saberá como chego nisso, seria uma experiência e tanto! Eu sempre imagino que lá deve ter aquele cheiro de telvisão a valvolas. De fios soldados rs - coisas do tipo. 🤣Deve ser sensacional plugar uma Gibson lá naqueles equipamentos e seguir mandar um som como deve ser nesse sentido. Uma hora chego lá.
@gilmar1ful
@gilmar1ful Ай бұрын
Muito bom! Passei por todos os processos de gravação! E gravar com fita, sempre dava uma certa emoção!
@johnodonnell2553
@johnodonnell2553 Ай бұрын
Música é liberdade criação!!!
@leomilani_gtr
@leomilani_gtr Ай бұрын
Tem q fazer com ele e com o Paulo Anhaia pra dar debate!
@albertocp246
@albertocp246 Ай бұрын
Pô podiam lançar o KZbin analógico também, queria ouvir entrevistas analógicas 😂😂😂😂😂
@LiscielFranco
@LiscielFranco Ай бұрын
nao seja tao radical assim 😅
Policarpo Gravando produzindo a música completa!
49:28
Lisciel Franco
Рет қаралды 33 М.
O dia que toquei com o Andre Nieri
11:00
Luca Souza
Рет қаралды 123
КОНЦЕРТЫ:  2 сезон | 1 выпуск | Камызяки
46:36
ТНТ Смотри еще!
Рет қаралды 3,7 МЛН
How to have fun with a child 🤣 Food wrap frame! #shorts
0:21
BadaBOOM!
Рет қаралды 17 МЛН
JISOO - ‘꽃(FLOWER)’ M/V
3:05
BLACKPINK
Рет қаралды 137 МЛН
O PROBLEMA NUNCA FOI EQUIPAMENTO | Lisciel Franco | Starling Cast
14:01
Por que a gravação dos gringos é melhor?
17:17
Lisciel Franco
Рет қаралды 66 М.
DANIEL LOPEZ fala sobre a INFLUÊNCIA de ALEISTER CROWLEY e do OCULTISMO no MUNDO!
21:02
Cortes do Inteligência [OFICIAL]
Рет қаралды 1 МЛН
REVELAÇÕES do MUNDO do THRASH METAL
12:04
Cortes do Amplifica [OFICIAL]
Рет қаралды 334 М.
Debate polemico entre Allan do Santos e Renato 38TAO!
8:14
OS FELLAS CAST
Рет қаралды 640 М.
GUITARRISTA, PROFESSOR E INFLUENCIADOR | Ozielzinho | Starling Cast #171
2:20:38
LISCIEL FRANCO - A PROPÓSITO TALK SHOW #4
1:58:03
A Propósito Talk Show
Рет қаралды 21 М.
PAULO VICENTE (DROPS) - A história por trás da canção É ELE
1:15:27
КОНЦЕРТЫ:  2 сезон | 1 выпуск | Камызяки
46:36
ТНТ Смотри еще!
Рет қаралды 3,7 МЛН