Se você é iniciante no piano, cadastre-se agora mesmo (sem nenhum custo) no meu Minicurso de Piano Para Iniciantes: www.aprendendopiano.com.br/minicurso-de-piano-online/?YT&YT-ORG&XX&Minicurso
@felipesousa97682 ай бұрын
Faltou citar o Alexander scriabin, que também estudou com rimsky korsakov inclusive teve uma peça que eles orquestraram juntos, e que la em 1907 uma obra bem emblemática e que pegou todos de surpresa tinha sua estréia, um tal de poema do êxtase, op 54 e acredito que o jovem Stravinsky ficou descreditado do que ouviu, pois as semelhanças entre essas obras tardias do scriabin com as primeiras grandes obras de Stravinsky não eram poucas... Porém issto é apenas uma observação, até porque é difícil saber.
@victorcosmo782 ай бұрын
Shostakovich, porque ele é um compositor completo, ele se deu bem compondo ópera, peças solo para piano, sinfonias, quinteto, quarteto de cordas e etc, ou seja dominou com maestria todos as formas da música de concerto. Para quem se interessar tem uma biografia dele escrita em nossa língua chamada Shostakovich: vida, música, tempo escrita pelo Lauro Machado.
@JuanMarcello2 ай бұрын
Rachmaninoff, Prokofiev, Shostakovich, Ravel, Debussy, Sibelius, Poulenc...escolher um é difícil 😅
@heloisap76602 ай бұрын
Stravinsky é sem dúvida um gigante da música, mas ao ouví-lo pela primeira vez nem todos ficam automaticamente apaixonados por sua obra. Como todo clássico, é com o tempo que sua genialidade fica totalmente explícita!
@danielmaeda40892 ай бұрын
Tive o privilegio de ouvir a "Sagração da Primavera" em 2023 com a OSESP regência de Marc Albrecht e foi uma das coisas mais impressionantes que já presenciei na vida! 30 minutos de puro êxtase e vivacidade! Este ano foi a vez de "Pássaro de Fogo" que me marcou muito, o final é apoteótico! Falta a "Petrushka" agora para completar a tríade(ambas as peças foram apenas orquestrais, sem o balé) As obras "Orpheus"1(1947) e "Apollo Musagète" (1928) me marcaram muito pela sutileza das dissonâncias! Super indico, sem falar da musica de câmara que Stravinsky escreveu!! uma vasta infinidade de ideias, um verdadeiro gênio que passou nessa terra!
@chicolofi2 ай бұрын
Stravinsky é o meu compositor favorito, para mim um dos maiores gênios musicais que já pisaram neste planeta. Uma de suas muitas obras que aprecio é o poema sinfônico O Canto do Rouxinol (Le Chant du Rossignol), uma viagem sonora tipicamente stravinskyana.
@mariadamiao61282 ай бұрын
Não conhecia a última obra. "A Sinfonia dos Salmos" . Vou ouvir porque gosto muito de música sacra. Obrigada pela sugestão. As outras já conhecia.
@isabelcsilva2 ай бұрын
Oi, Felipe, gostei muito do vídeo, foi muito esclarecedor, de Stravinsky me lembro muito da infância porque meu pai escutava muito “Pássaro de Fogo”. Não conhecia a “Sagração da Primavera” e achei espetacular essa peça, tanto quanto saber mais sobre esse compositor 😊
@DenisFalqueto2 ай бұрын
Excelente! Eu tinha o pé atrás com Stravinsky por ter ouvido na minha juventude. Mas as vezes a gente precisa de tempo e amadurecimento pra gostar de algo.
@gabriel.lopespoesia2 ай бұрын
Ah, Stravinsky! Amo demais a genialidade dele. Estudei a vida e a obra quando escutei A sagração da primavera no famoso filme de Walt Disney Fantasia. E em Fantasia 2000 temos O pássaro de fogo (minha favorita dele, apesar de gostar de tudo que ele criou). Um gênio cuja marca vinga até hoje.
@EduardoSilva-is1vg2 ай бұрын
Eu ouvi essa melodia do Pássaro de Fogo na música do Yes no álbum ao-vivo Yessongs. Não sabia que se tratava dele. Agora tudo faz sentido hahahh 😂
@marques04rj2 ай бұрын
Não só no Yessongs. Já fui em show do Yes (ainda com o Jon Anderson) duas vezes e abriram com Pássaro de Fogo. É normal eles abrirem com essa música. E mais legal era como eles emendavam com Siberian Kathru (nos shows que fui eles fizeram isso, assim como fizeram no Yessongs).
@Saymom82 ай бұрын
Realmente, A sagração da primavera é muito doida. Mas é tb pujante, empolgante, é lindíssima
@pianista-mediocre2 ай бұрын
Medtner, Scriabin e Prokofiev são os meus favoritos do século XX
@duqueadriano00812 ай бұрын
MEDTNERpilled
@servioster2 ай бұрын
A primeira vez que escutei Stravinsky, uma coleção da Reader´s Digest antiga em vinil, achei uma musica revolucionária, que repudiei imediatamente, pela sinfonia ser muito extravagante. Para mim, todo trabalho de Stravinsky é desconhecido, e aprendi muito aqui no vide, mas seu talento, fama e genialidade é incontestável.
@jacquesfinster50342 ай бұрын
Outro aspecto é o critério. O mais popular deve ser algum da Ópera, o mais inovador provavelmente Debussy, influente tem Stravisnky que inclusive influenciou as trilhas para cinema, mas o Impressionismo de Debussy e Ravel foi a matriz do Jazz Moderno, Bossa Nova. quando a questão é "melhor" ai entra a subjetividade pois as pessoas são emocionalmente diferentes e são afetadas por intenções e emoções distintas.
@MrRjcosta2 ай бұрын
Realmente o Compositor Stravinsky é um divisor de águas na Música Erudita Contemporânea👏🏻👏🏻👏🏻 De minha parte, escolho e ofereço o Meu humilde respeito ao Compositor Claude Debussy! Se bem me lembro, ele viveu até 1916! Muito Obrigado Sr. Debussy👏🏻👏🏻👏🏻🎼🎹🎵🎶🎶!
@chicolofi2 ай бұрын
1918. Também amo Debussy.
@vozqueclamanocerrado2 ай бұрын
Professor, gostei muito do vídeo. Muito interessante.
@douglasbrayner2 ай бұрын
Caramba, eu sou muito, muito fã do Stravinsky, eu precisava de um vídeo desse falando sobre um dos maiores compositores, me arrisco a dizer, de todos os tempos. A obra de câmara dele é deslumbrante. Tem como você fazer um vídeo desse, falando e dando sua opinião, sobre o compositor Philip Glass ?
@isabelaortolan2 ай бұрын
A Sagração é a trilha sonora dos meus pesadelos, parece uma melodia ao contrário. Mas entendo que pra música é quase uma Semana de Arte Moderna, quebrou paradigmas Música de calafrio, socorro. Entre essas primaveras aí fico com a do Vivaldi hahaha mais tranquila
@danielmaeda40892 ай бұрын
Isabela, foi uma das coisas mais impressionantes que presenciei na sala de concerto! Vale muito a pena a experiência!! :))
@@isabelaortolan assim, realmente é impactante, aconselho ouvir umas obras antes para "calejar" os ouvidos kkkkk tipo Daphnis & Chloe de Ravel, La mer e Jeux de Debussy, pq quando ouvi a primeira vez também estranhei, mas na medida que fui ouvindo os compositores até chegar a Stravinsky depois eu entendi seu impacto e doeu bem menos kakakkak
@isabelaortolan2 ай бұрын
@@danielmaeda4089 obrigada pelo conselho
@ludvigschneider57152 ай бұрын
Gostei bastante! Stravinsky é pouco contemplado, de maneira geral. Talvez tenha faltado citar o período serial, em sua última fase.
@JoãoLúcioRates2 ай бұрын
Incrível vídeo !! 👏👏👏👏
@cgordonjr2 ай бұрын
Muito bom!
@MeneLauSantos2 ай бұрын
Musica realmente é uma questão de gosto, e às vezes, de bom gosto. Mas Rachmaninov realmente é meu preferido. Os temas do concerto numero 2 lembram muito Chopin. Magnífico!
@jessesoares54812 ай бұрын
Amo a música de Rachmaninoff, Concerto pra piano número 2 dele é o meu concerto preferido, não sei por que os acadêmicos não gostam dele. Prefiro ele do que outros compositores modernos como o próprio Stravinsky
@freddoliveira2 ай бұрын
Fala sobre o Kurt Magnus Atterberg! 🥺
@edmundoteles89742 ай бұрын
Nem a pau que foi Stravinsky o maior do século XX, Dmitri Shostakovich é o cara.
@mintakaalnitaka27962 ай бұрын
Stravinsky, Scriabin, Messiaen
@MaokiDLuffy2 ай бұрын
Professor, traz mais conteúdo de mulheres compositoras? Por favorzinho
@veronicalemos31792 ай бұрын
Eu sei que alguns vão querer me linchar, mas eu não gosto de Stravinsky.
@Erro_504_2 ай бұрын
E está tudo bem, a opinião é sua e ninguém tem nada com isso
@mariacristinaforti35012 ай бұрын
Amo Stravinsky, demorei um tanto para entende-lo, porém o que mais me toca é Sergei Rachmaninoff. Seu video é muito didático. Obrigada
@paulograca39372 ай бұрын
Muito interessante
@antonioaugustocarvalhoАй бұрын
E o Stravinsky ainda tinha algo que o diferenciava de compositores muito acadêmicos e radicais como Shoenberg, Alban berg e Stockhausen, por exemplo, ele tinha musicalidade, assim também como outros compositores contemporâneos seus, como Debussy, Ravel e Bela Bartok, a obra de Stravinsky não é engessada e nem presa em medidas métricas precisas, sem dinamismo e ritmo
@LeonardoRodrigues12 ай бұрын
Todos quiseram ser o Stravinsky. Menos Schoenberg , Alban Berg e o Webern.
@AlfredoDannunzio2 ай бұрын
Concordo. Dizer que TODOS os compositores do século XX quiseram ser Stravinsky é uma generalização temerária, um reducionismo que não tem lastro fático. Sobretudo em relação a Webern, por exemplo, não vejo praticamente nada de 'stravinskyano' em sua música. Stockhausen, para citar um compositor de grande relevância da segunda metade do século, é muitíssimo mais 'weberiano' que stravinskyano, e assim por diante.
@douglasbenites53432 ай бұрын
Schoenberg de fato era muito inteligente. O tratado de harmonia funcional dele se revela muito importante, mas sinceramente a música dele no geral é puro lixo e pretensão acadêmica
@AlfredoDannunzio2 ай бұрын
@@douglasbenites5343 ah nesse ponto respeitosa mas veementemente discordo haha. É um de meus compositores favoritos em todos os tempos, aliás um de meus 5 compositores prediletos em todos os tempos, ao lado de Webern, Bach, Wagner e Stockhausen.
@douglasbenites53432 ай бұрын
@@AlfredoDannunzio Me recomende alguma música dele que tu goste muito. Não vale verklarte nacht ajajahaha.
@marques04rj2 ай бұрын
@@AlfredoDannunziopois é. Acho que dizer que é lixo é muito forte. A pessoa pode dizer que pros seus ouvidos a música não caiu bem, por conta da quebra com o sistema tonal, mas daí a dizer que é lixo? Então todos os compositores clássicos modernos são lixos (Debussy, Bartok....), só porque a música não cai bem para os ouvidos de quem está acostumado com música tonal? Vale dizer que estes músicos clássicos modernos inspiraram grandes artistas (e suas bandas) como Frank Zappa, Keith Emerson. Robert Fripp.. e até o nosso Egberto Gismonti.
@alevandermuren2 ай бұрын
Stravinsky é o meu preferido, mas não dá pra não citar Bela Bartok. Esse foi o nome do sec XX.
@prof.alexsandroalves47232 ай бұрын
Detesto Stravinsky. Mas também não aprecio Schönberg.
@sergioa.7167Ай бұрын
Shostakovich, Villa-lobos, Debussy e Piazzolla
@fabianofernandes47082 ай бұрын
Foi Villa-Lobos! Óbvio! O russo não chega perto.
@frankstrawnationАй бұрын
Acho que nem o Villa-Lobos concordaria com isso.
@fabianofernandes4708Ай бұрын
@@frankstrawnation Será que não? Rs... Quem foi o maior compositor do séc. XX, então?
@dalilavarino2 ай бұрын
Como foi a interação dele com o piano norte-americano?
@marcospaulino19652 ай бұрын
Bom demais você ter falado no genial Stravinsky! Petrouchka e A Sagração da Primavera são demais!
@rodrigoribeiro3872 ай бұрын
Que tal o Ralph vaugham william?
@soohyunsilva11902 ай бұрын
Cara, eu acho que só temos a concordar, no século XX o cara foi o gigante da parada, ksksksksks!
@Joao-yg9ip2 ай бұрын
e no fim de vida Stravinsky imitou suavemente Schoenberg
@pianista-mediocre2 ай бұрын
Na época, quem não ao menos testou o dodecafonismo?
@DazigWatama2 ай бұрын
NÃO ENTENDO DE MÚSICA. MAS, PRA MIM, STRAVINSKY SE ASSEMELHA A BACH, EM IMPORTÂNCIA. E KARL ORFF A BEETHOVEN. POIS O QUE É CARMINA BURANA SENÃO A NONA SINFONIA CONTEMPORÂNEA??? E QUEM SERIA O MOZART ATUAL DESTA SANTÍSSIMA TRINDADE DA MÚSICA?
@justadude6412 ай бұрын
Na verdade, o primeiro a compor com muitas dissonâncias, ou seja, fazer "música quebrada", foi Prokofiev.
@RenatoBarzon2 ай бұрын
O maior do séc XX é Béla Bartók. Só faltou a ele uma obra como A Sagração, mas obras geniais em qualidade, a sua obra é mais significativa. Não que eu não ame muita coisa de Stravinsky.
@LeonardoRodrigues12 ай бұрын
@@RenatoBarzon por que ele precisa ter uma obra como a Sagração? Não há necessidade. O Stravinsky é que precisava ter feito uma série de quartetos como os do Bartók.
@RenatoBarzon2 ай бұрын
De acordo.
@luizhenriquemm78752 ай бұрын
Porque não Rachmaninoff??
@eduardocesar97472 ай бұрын
A escola russa é a minha preferida, contudo, de Stravinsky não gosto. Na verdade não o tolero.
@MaokiDLuffy2 ай бұрын
8:57 parece la vie en rose😅
@fabiorossicavalcanti88112 ай бұрын
Sergei Prokofiev.
@wilianpaulo60222 ай бұрын
Gostei do vídeo, mas continuo acreditando que tudo na história da humanidade relatada é opinião. Ai entra a manifestação da Fonte Criadora nos permitindo opinar sobre tudo que amamos ou desprezamos. Fui.
@Erro_504_2 ай бұрын
Concordo plenamente
@roselirodrigues34182 ай бұрын
Oinhaaa
@pcjr7516 күн бұрын
Não vou discordar da análise considerando a influencia. Mas em matéria de beleza, fico com Rachmaninoff, que tem ainda aquela pegada romantica. Trata-se de compositor do Sec XX e não necessariamente compositor moderno, não é? Não me desce esse modernismo musical. Não se trata de se acostumar ou se preparar. Já estudei e ouvi bastante. É horrível.
@Lc.AAndre2 ай бұрын
Legal
@hilmarabatista22612 ай бұрын
Até a mae dele odiou a sagração da prinavera. Kkkkkk tenho toda a obra dele pela sony, mas não consigo ouvir kkkkkkkkk. Prefiro Scriabim, Rachmaninov e outros. Shostakovich é bom e é ruim, mas dá para gostar de muita coisa. Stravinsky não, ja tentei , já tentei mas não me gera nenhum sentimento de leveza. Nem da vontade de ouvir mais uma vez 🤷🏻♀️ kkkkkkkk
@lucilenesouza95282 ай бұрын
O sec. XX foi marcado por rupturas bruscas e disrupturas trágicas. Muito interessante como essa marca é expressa na carreira dele. Só o tempo p provar a estabilidade de suas obras diante da identidade eterna humana.
@ciceromenezes52782 ай бұрын
DEBUSSY IMITOU STRAVINSKY?
@FelipeScagliusi2 ай бұрын
Debussy era mais velho que o Stravinsky, e morreu muito no começo do século XX.
@ciceromenezes52782 ай бұрын
@@FelipeScagliusi DEBUSSY CONHECIA STRAVINSKY...ELES SE CONHECIAM,A QUESTÃO É,DEBUSSY IMITOU OU FOI INFLUENCIADO POR STRAVINSKY?OU FOI O CONTRÁRIO?
@MaokiDLuffy2 ай бұрын
O pássaro de fogo era o exército vermelho! URRA! @guerra patriótica
@andreipresser2 ай бұрын
O maior eu não sei, mas o mais conhecido é John Williams.
@justadude6412 ай бұрын
Coitado dele. Pode até ficado famosinho por causa das trilhas sonoras de filmes de grande bilheteria, mas, intelectualmente, Stravinsky é infinitamente superior.
@andreipresser2 ай бұрын
@@justadude641 cuidado, a música não precisa ter intelectualidade pra ser superior (e eu não falei quem é superior, mesmo porque isso é bem relativo). Eu acho que as obras de Stravinsky são mais complexas e importantes na história da musica. Mas isso não tira a importância do JW. Essa raivinha contra mainstream é meio cega, analise algumas obras dele, são bem boas e funcionam extremamente bem para o propósito fílmico.
@ernstbrubaker2 ай бұрын
Eu acho que Stravinsky não está nem mesmo entre os 3 maiores compositores RUSSOS do século XX... Se colocar o mundo inteiro, será que ele fica entre os 10 maiores?
@LeonardoRodrigues12 ай бұрын
@@ernstbrubaker Prokofiev é claramente superior mas gosto do começo do Stravinsky.
@danielmaeda40892 ай бұрын
acredito que pela relevancia e sua escrita revolucionaria, sim!
@ernstbrubaker2 ай бұрын
@@danielmaeda4089 Toda discussão com o tema "quem foi o maior X do século Y" deve ser feita mais por diversão, sem ser levada muito a sério. A definição do que significa ser "o maior" vai necessariamente variar muito de uma pessoa para outra, vai depender do que cada um acha que é mais importante. Se o critério para alcançar a grandeza é ser inovador e abrir caminhos, então Haydn foi muito "maior" do que Mozart, por exemplo. Mas eu acho que arte não é só isso. Dito isso, a frase inicial do Felipe ("é praticamente inevitável dizer que o maior compositor do século XX foi Igor Stravinsky") foi bem forte, decerto causou uma estranheza imediata em muita gente. Imediatamente pensei em Shostakovich e em como ele personificou o século XX em música. A vastidão da obra e a estatura de Shostakovich, que criou com excelência e muita originalidade em todos os gêneros musicais, deixa Stravinsky em um segundo escalão. E ainda tem Prokofiev...
@ernstbrubaker2 ай бұрын
@@LeonardoRodrigues1 Tomei um susto quando vi seu comentário, porque meu nome também é Leonardo Rodrigues haha
@LeonardoRodrigues12 ай бұрын
@@ernstbrubaker kkk
@gislainecastro74062 ай бұрын
❤owqp
@sergioa.7167Ай бұрын
Tb não suporto Stravinsky
@marcellodantedealmeidanune94452 ай бұрын
Porque "SER OBRIGADO" a escolher um único compositor a ocupar o "Podium" de MELHOR do Século XX, quando temos diversos compositores que rivalizam com ele em criatividade e importância cultural? Mas, vá lá que o lugar só pode - idealisticamente - ser ocupado por um único compositor e que só há UMA medalha de ouro para entregar. É uma escolha dificílima, mas eu entregaria mesmo essa medalha de ouro a Igor Stravinsky e com a prata ficaria Benjamin Britten. O bronze ficaria com Witold Lutoslawski e em seguida no quarto lugar ficaria Béla Bartók. Mas onde situaríamos Shostakovich, Boulez, Ligety e Crumb? É com terrível peso na consciência termos que escolher entre tantos grandes e imprescindíveis compositores que viveram no século XX. Muitos deles estão inseridos no "MODERNISMO" e outros são de fato "CONTEMPORÂNEOS". Mas, não vejo sentido algum em sermos OBRIGADOS a fazer algo, especialmente quando gostamos de MÚSICA CLÁSSICA SÉRIA, onde importam valores novos sem descartar os conhecimentos erguidos pelos gigantes do passado.
@karyttusdelphenovulpo15942 ай бұрын
Ele é bom sim, mas o maior Compositor do século xx foi e é VILLA-LOBOS!!!
@luizhenriquemm78752 ай бұрын
Nunca. Jamais!!!
@magnobra2 ай бұрын
Discordo.... Villa Lobos seria a melhor resposta
@douglasbrayner2 ай бұрын
Caramba, eu sou muito, muito fã do Stravinsky, eu precisava de um vídeo desse falando sobre um dos maiores compositores, me arrisco a dizer, de todos os tempos. A obra de câmara dele é deslumbrante. Tem como você fazer um vídeo desse, falando e dando sua opinião, sobre o compositor Philip Glass ?