Pessoal, pra quem se interessou pelos elementos do gótico, recomendo que assistam a esse vídeo kzbin.info/www/bejne/eZubl2iwebiYnLs É uma exposição da maravilhosa Vevs Valadres sobre o gênero. Aproveito para deixar registrado aqui o meu agradecimento ao querido Joeser, que gentilmente me presenteou com esse baita livro 💜
@guilhermecruz5853 жыл бұрын
Esse livro é incrível mesmo! A única coisa que me incomodou quando li foi o fato de que o Lúcio Cardoso não empresta uma voz narrativa distinta para cada personagem. Mesmo sendo todo narrado em primeira pessoa, todo o texto segue o mesmo padrão de linguagem e vocabulário, inclusive com repetição constante de alguns termos. Isso fez com que eu tivesse um pouco de dificuldade em separar o escritor-narrador do personagem-narrador. Mas ainda assim é um livro maravilhoso, com certeza um dos maiores de nossa literatura! Parabéns pelo vídeo, adoro o canal!
@flaviaabreu91323 жыл бұрын
Nossa, sim! Eu fiquei me perguntando... todos com diferentes classes, idades, gêneros... e todos falando de forma igual! Único defeito, pra mim.
@georgrichter7254 Жыл бұрын
Esse é o maior problema do livro: todos escrevem como intelectuais eruditos, produzindo cartas versadas em português de riquíssimo vocabulário, quase indistinguíveis umas das outras no aspecto formal.
@brunorko16 Жыл бұрын
Obsesantes é usado por todo mundo.
@rodrigoferrari63523 жыл бұрын
Crônica da Casa Assassinada foi minha obsessão enquanto eu o lia e nossa, acredita que cheguei a ter pesadelos com ele de tão intensa que foi a experiência da leitura? Um livro poderoso demais. 🖤
@michellytranalli1703 жыл бұрын
Não tem como resistir comparar a Machado e dizer que tem toques do Morro dos ventos uivantes, eu que lute com o cartão de crédito!!!
@PalomaLima3 жыл бұрын
HAHAHAHAH ri demais com seu comentário, Michelly!
@virgiliodeoliveiramoreira23123 жыл бұрын
"Crônica da Casa Assassinada" é realmente um dos melhores romances da literatura brasileira, e eu diria mais: da literatura universal. Quanto ao gótico brasileiro, creio que a geração de 30, da qual Lúcio Cardoso faz parte, tem uma forte tendência para o gótico. Outro grande romance brasileiro que é considerado por alguns uma obra gótica é "A Menina Morta", de Cornélio Penna.
@amrialuiza Жыл бұрын
Paloma, teu conteúdo é de altíssimo nível, fico impressionada... Como não te conhecia antes?
@rozanadasilva68433 жыл бұрын
Meu livro preferido é O Morro dos Ventos Uivantes. Até hoje não li nenhum que teve a mesma intensidade pra mim! Quando você disse que esse livro tem toques do Morro me interessei na hora!
@camilacolicchio3 жыл бұрын
[SPOILER]: Siiiiim, minha impressão do primeiro capítulo foi a mesma!!! kkkk assim que terminei o livro, voltei pra reler ele. Gente, eu fiquei completamente chocada ao longo dessa história. A Ana julgando a Nina como se ela fosse horrível pelo que fez, sabendo da situação, como se ela fosse muito melhor, sendo quem é, também sabendo e também não contando!!!! Outro porém, por MUITOS momentos eu pensei que o André estivesse possuído pelo Alberto, você não? Completamente macabro. Talvez isso justificasse a Ana tentando forçar alguma coisa entre os dois. A Nina mesmo acho que fala isso, sobre como os dois se parecem. E juro que tava esperando vir a narração do Demétrio no final, inclusive estava bem curiosa porque gostava demais de ler as da Ana, imagina o que devia passar na cabeça dele?? Enfim, SENSACIONAL! Como você disse, dá vontade de reler tudo de novo quando a gente termina.
@juliocesarferreiradafonsec63763 жыл бұрын
Também aprecio narrativas fragmentadas e melancólicas. Um livro brasileiro praticamente desconhecido e sensacional é "Réquiem", de Vera de Sá. Um abraço.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Desconheço-o, Julio! Pesquisarei por ele agora mesmo. Muito obrigada pela indicação =)
@helencardoso2741 Жыл бұрын
(Spoiller) Teoria sobre o Demétrio (!) (!) (?) (?) (;) (;) Vim do futuro para dizer que tenho uma teoria sobre o Demétrio. (Também adoraria ver um POV dele) mas vamos a minha teoria. O Demétrio deseja a todo custo ocultar tudo o que se sucede naquela casa. Já nos capítulos finais há um momento em que ele fala a Ana (Uma das melhores personagens para mim) sobre fechar as janelas e trancar o portão e isso para evitar os curiosos. Vemos ele no livro inteiro em busca de esconder tudo o que ele julga ruim e vergonhoso tanto na casa quanto na família, se bem que casa e família aqui são sinônimos e eu acho que ao optar por não nos fornecer uma narrativa do Demétrio o Lúcio quis nos dizer o seguinte: "Este homem não quer se revelar a vocês, ele se trancou, assim como trancou está casa." Ainda que o narrador em 1° pessoa não seja confiável (especialmente aqui) acho que ao narrar o Demétrio estaria abrindo os portões para nós e consequentemente revelando essa podridão que ele tanto tentou ocultar. A Ana faz a fanfic dela. Também não acreditei nessa confissão dela não.
@RobertoMenezes1002 ай бұрын
Ótimos os seus comentários, Paloma. Tanto os sem spoiler quanto os que revelam tudo( ou quase tudo). O livro do Lúcio é ótimo . E também o filme de Paulo César Saraceni, inspirado no livro.
@joaovictoralvesvieiradealm95083 жыл бұрын
É interessante que o Lúcio Cardoso era homossexual e foi uma das primeiras pessoas públicas brasileiras a se assumir homossexual
@PalomaLima3 жыл бұрын
Pois é! Me pergunto se isso não teve algum impacto para que sua obra não seja tão conhecida assim, infelizmente =(
@leticiafigueiro9883 жыл бұрын
Eu achei esse livro muito psicológico, ele mostra a pessoa "crua". Histórias de vida que determinam o final da vida...É um livro pesado , impactante, surpreendente e inesquecivel...
@josimaximianopereira15203 жыл бұрын
Eu ja tenho a nova edição, pela Companhia das Letras... To ansiosa por essa leitura. ❤
@laurapedrosa39923 жыл бұрын
Paloma vc se supera a cada vídeo! Para mim essa foi a melhor resenha do seu canal, fiquei presa do início ao fim e muito interessada, deu até vontade de reler o som e a fúria. Esse livro estava nos meus planos para ser lido esse ano, porém fui escanteando, mas depois dessa resenha irei prioriza-lo com urgência!!! ❤️❤️
@PalomaLima3 жыл бұрын
Laura, não sei lidar com o tanto que você é generosa
@tusneldamacedo6608 Жыл бұрын
Hummm... adorei isso! Você podia fazer um lista de livros que os autores não subestima a inteligência do leitor. Eu ia amar!
@adrianafernandes4613 жыл бұрын
Paloma, li este livro totalmente influenciada por vc. Meu filho até ficou bravo porque já tinha falado muito sobre ele! 🤷🏻♀️. Só posso dizer que realmente perdemos muito se deixarmos de conhecer. Livro sensacional!!
@camilacolicchio3 жыл бұрын
Eu estava curiosíssima pra ler esse livro, depois de ver suas impressões enquanto lia fiquei ainda mais curiosa, não me arrependi: é maravilhoso! Fiquei chocada em vários momentos. Pra variar, a resenha está incrível, amei!
@andersonhenriquefranciscon66263 жыл бұрын
Acabei de ler agora é estou impactado Realmente é maravilhoso!
@franciellysouto21163 жыл бұрын
Esse livro foi um dos indicados pro meu vestibular (UFMG - 2010). Na época achei sensacional. Hoje já não lembro de quase nada, tenho que colocar na fila das releituras, hahah
@luciamontrod11753 жыл бұрын
Paloma, que exposição perfeita desse livro! E que bom que consegui terminar a leitura dele na sexta, pra poder assistir o vídeo todinho. {SPOILER}: Eu fiquei cheia de dúvidas no final, mas nunca desconfiei do relato da Ana ao padre, achei que mesmo uma pessoa tão odiosa como ela não teria porque mentir ali, na hora da morte e sabendo que suas palavras não teriam quem atingir maldosamente. O que me intrigou foi o que ela falou sobre ter ouvido da Nina a palavra Glael e ter concluído que ela se referia ao filho verdadeiro. Será que perdi alguma coisa durante a leitura? Porque estou até agora sem saber o que pensar sobre isso. E eu também ri imaginando a entrada triunfal do Timóteo e o engasgo do Demétrio. Achei que ele ia morrer ali mesmo. Como eu gostei desse livro! Li de forma compulsiva! Só posso agradecer por você ter falado tão bem dele num storie e ter me influenciado de novo. Depois desse vídeo nem sei se vou ler o livro de apoio que comprei. Repetindo pela milionésima vez: Amei o vídeo!
@camilacolicchio3 жыл бұрын
Eu entendi que o que a Ana quis dizer era que a Nina sabia que o André não era filho dela e que fez ele carregar esse peso do "incesto" com consciência, visto que, aparentemente, ela deve ter dado o filho para alguém criar/cuidar e recebia informações dele.
@tiagobernadac60053 жыл бұрын
Quando puder, Leia também as novelas de Lúcio Cardoso, Paloma. 'Mãos Vazias', 'A luz no subsolo', 'Inácio' são excelentes. Lúcio Cardoso contou com o apoio de seu grande amigo, o poeta, crítico literário, romancista, Walmir Ayala para elaborar esse romanção. 'Partilha de Sombra', de Ayala, é devoto à Lúcio. Se você quiser ler outras obras sobre tradicionais famílias mineiras em decadência, busque também os romances de Autran Dourado ( Ópera dos mortos; Os Sinos da Agonia; )
@gilliardalves6223 Жыл бұрын
Li toda a obra de Lúcio Cardoso em 2019 e até seus diários e nesse diário, que foi publicado, Lúcio adorava ler e estudar a Bíblia, Dostoievski e William Faulkner e ele chega a afirmar em um certo momento que Faulkner é o melhor escritor do mundo. Eu indico toda a obra de Lúcio, inclusive a obra poética de Lúcio que foi toda reunida em um volume único de mais de mil páginas.
@irinaagrimonesiewerdt58223 жыл бұрын
Bom dia, Paloma!!! Claro que mais uma vez o vídeo ficou excelente e despertou em mim a vontade de ler o livro. Bom domingo!!!
@PalomaLima3 жыл бұрын
Muitíssimo feliz em saber, Irina!
@tanialima21013 жыл бұрын
O vídeo ficou ótimo!!!. Quero muito ler esse livro. Resenha pfvr Casa de Pensão e Quarenta dias. Bjos. Tenha um ótimo dia.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Obrigada, Tânia! Um ótimo dia para você, também =)
@carlosferreira90903 жыл бұрын
Cara, concordo plenamente com você! O Lúcio Cardoso é extraordinário esse livro em particular, é o filo da literatura que ele produziu! Adorei fazer a leitura desse livro estupendo!
@micheleelis35853 жыл бұрын
No canal da Laura,literapia e uns buquês de etc...ela já comentou sobre este livro.
@sartoneto3 жыл бұрын
é um soco por capítulo! Me falta umas 150 páginas... Me lembra também Nelson Rodrigues. Sua resenha me estimula a pegar o Faulkner encalhado há um ano na estante. E tamo junto... minha melhor leitura do ano. Sei que farei releituras de tempos em tempos.
@PalomaLima3 жыл бұрын
POR FAVOR, desencalhe o Faulkner! "O som e a fúria" é um monumento
@sandrapegado37716 ай бұрын
Doida por uma minissérie sobre esse livro!
@welintoncristiansantos57413 жыл бұрын
Paloma bom dia, um vídeo seu com esse título, agora vai esgotar, certeza. Eu já quero o meu exemplar. Um excelente domingo pra você. Obrigado mais uma vez por fazer o meu domingo melhor. 👍
@PalomaLima3 жыл бұрын
Bom dia, Welinton! Se ao menos uma pessoa for convencida a ler esse livro pelo meu vídeo, meu trabalho aqui está feito hahaha não precisa nem esgotar. E eu que agradeço pela companhia!
@welintoncristiansantos57413 жыл бұрын
@@PalomaLima já me convenceu de ler mais um dentre tantos. 🙏🙏🙏
@AnaLuizaPinheiro-s1t6 ай бұрын
Tem o filme também, bom de ver depois de ler o livro.
@LIVROSEBOOKS2 жыл бұрын
se você gostou tanto desse livro e quer conhecer outra obra icônica, mas só conhecida por acadêmicos, sugiro A MENINA MORTA. de Cornélio Penna - simplesmente um tesouro esquecido da nossa literatura. kzbin.info/www/bejne/omWueYRpobCFiMU
@monicassouza133 жыл бұрын
Amei a resenha Paloma! Sua explicação sobre o gótico para fazer relação com o livro ficou sensacional 👏🏾👏🏾👏🏾. Seu trabalho de divulgar a palavra de Lúcio Cardoso está funcionando viu, esse aí vai furar minha lista de desejos e sair na frente na próxima compra.
@evamara113 жыл бұрын
Vi uma pessoa falando sobre esse livro aqui no KZbin, já fui procurar resenha e já entrou na minha lista só não comprei ainda por motivos de economia kk Parabéns pela resenha tá bem completa.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Obrigada, Eva!
@filippodcgava99372 жыл бұрын
assisti ao filme, excelente.
@p666-n6g3 жыл бұрын
Lembro que o li aos 19 e não vou mentir me interessei pelo título e o peguei na biblioteca da escola e como as condições dela não estavam boas acabei ficando com ele, sem saber nada tanto da história como do autor me prendi nele e chatiada por não ter com quem falar sobre na época vê esse vídeo mesmo me fez da uma revisitada nessa obra, levei pra vida uma frase contida nele "É está a única liberdade que possuímos integral: a de sermos monstros para nós mesmos"
@denisefreitas67273 жыл бұрын
Esse livro é sensacional, li esse ano numa edição de sebo. Agora que saiu uma nova edição, mais pessoas vão poder conhecer a obra. Achei a Nina uma personagem incrível, talvez uma das melhores da literatura brasileira.
@danielebarrosdecarvalho15823 жыл бұрын
Boa noite Paloma , menina depois de ouvir seu vídeo rsrsrs vaoarecersm mais vídeos desse livro e olha só elogios, preciso ler para ontem, muito obrigada por proporcionar tsnta coisa boa e de qualidade🤩Uma otima semana minha linda .
@MsRoma083 жыл бұрын
Esse livro foi impecável do começo ao fim. Descobri que existe uma adaptação chamada A Casa Assassinada aqui no KZbin e já estou ansioso pra ver se chega aos pés do livro.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Um amigo disse que essa adaptação é bem boa! Pretendo assisti-la neste fim de semana, veremos =)
@JPALVESful3 жыл бұрын
Adoro quando você resenha livros nacionais 😍 parabéns pelo vídeo
@PalomaLima3 жыл бұрын
Muito obrigada, João!
@claudioaugustomartins85493 жыл бұрын
Eu comprei ontem na Amazon O Livro Crónica da Casa Assassinada do Autor Lucio Cardoso eu adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração e tenha uma semana com Paz Amor e Saúde há o Livro chega terça ou Quinta Feira
@leoalves88632 жыл бұрын
Entre tantas características fortes do livro, me espantou a linguagem vigorosamente lírica em quase 600 páginas. É uma força que se sustenta, sem perder o fôlego. Há 20 anos, eu havia ficado impressionado com Lavoura Arcaica. Mas a Crônica é um paralelepípedo de linguagem poética. Denso p c#ralh#!!! Acho que inclusive o Raduan Nassar homenageia o André do romance de Lúcio com o protagonista da Lavoura. Pretendo ler outros livros do Lúcio Cardoso. Paloma, sua resenha ficou muito legal. As questões que vc levantou são bastante pertinentes. Eu vou me abster de comentar aqui sobre o enredo, pois pode configurar spoiler. No entanto, tem muita coisa que não ficou precisa na minha leitura. Acho que a ambiguidade é intencional. Não descarto também a minha eventual desatenção para algum detalhe. As vezes a gente perde algum elemento no caminho. Talvez daqui a 1 ano eu faça uma releitura.
@andreiazacariasbaruelsanti9343 жыл бұрын
É o meu livro de cabeceira! Parabéns pela explanação dessa obra espetacular!
@PalomaLima3 жыл бұрын
Muito obrigada, Andreia!
@thaismelo93473 жыл бұрын
2h da manhã e eu? Acabei de estourar meu cartão comprando esse lindinho aí! E a resenha ainda vai na metade. Eu que lute, né dona Paloma?
@PalomaLima3 жыл бұрын
AHAHAHAHAHAHH te entendo! E sei que sou suspeita para falar, mas tenho certeza de que você não vai se arrepender da compra =)
@lucianapires32573 жыл бұрын
É vibrante ouvir você!! Já vou providenciar o meu exemplar. Bom domingo,Paloma! =)
@PalomaLima3 жыл бұрын
Oba, Luciana! Quando estiver lendo, me conta!
@lucianapires32573 жыл бұрын
@@PalomaLima Paloma, voltando para agradecer pela indicação de Crônica da casa assassinada e pelo autor. Uma escrita deliciosa de ser lida. Adorei o livro! Obrigada =)
@marilenecoelho83063 жыл бұрын
Li há tempos mas nunca esqueci os dramas da família
@mariaeduardarocha70672 жыл бұрын
Assisti até a parte sem spoilers pois ainda lerei esse livro esse ano 🥰 (influenciada por você)
@sop-d8w3 жыл бұрын
SPOILER . . . . . Acho q o Demetrio não fez nenhum registro pq ele era reservadíssimo. Nem as janelas da casa ele não gostava de abrir “ para q os vizinhos são curiosos”. Escrever um diário ou uma carta ou depoimento seria aterrorizante para a personalidade dele.
@brunorko16 Жыл бұрын
Ou ele era analfabeto mesmo. Kkkk. Brincadeira.
@helencardoso2741 Жыл бұрын
Eu comentei bem isso que você falou. Bom ver que não sou a única que tive esse insight
@marisecorreia44063 жыл бұрын
Adorei a introdução com a referência ao gótico e a relação com O Som e a Fúria. Concordo demais: o ambiente soturno, sinistro e os personagens destruídos pelo meio são semelhanças bem fortes entre os dois livros. E tem isso do gótico, ne? Do tanto que o ambiente influencia na caracterização dos personagens. O que me faz concordar com você de que a "a casa" é uma das personagens principais do romance (pra mim é a personagem principal). Fiquei com vontade de reler O som e a fúria e de reler O morro dos ventos uivantes tmb. [ALERTA DE SPOILER] Além do spin off de André, eu fiquei querendo muito o spin off de Timóteo tmb, ne? kkkk queria muito saber o que se passava naquele quarto. E o que aconteceu com ele depois do velório. E eu que agradeço demais a honra de leitura com você! Foi excelente compartilhar as impressões, as teorias e as quebradas de cara com esse livro ao longo da leitura com você! Bjjsss
@lusandes13 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa. E como fiquei prazerosa de poder ouvir a opinião de outra pessoa. Amei este livro e não tinha com quem comentar. SPOILER o que me veio a cabeça sobre o último capítulo é que a questão do incesto era muito pesado para a época, e que ele se viu na necessidade de mudar radicalmente o enredo. Ri muito com a entrada de Timóteo no velório de Nina. Vi tão bem a cena, que parecia que eu estava na sala🤭🤭🤭
@joaoluisnobrega1900 Жыл бұрын
Bom dia, excelente 👏👏👏👏👏
@fabiopereira57103 жыл бұрын
Livração, essa obra conseguiu desbancar "Viajem ao fim da noite" do Louis Ferdinand Celine na minha lista de melhores romances de todos os tempos, grande leitura Paloma!!!
@fridinha03 Жыл бұрын
muito bom vídeo!!!
@pmrh13 жыл бұрын
Adorei que na parte com spoilers a Paloma fala super num tom de fofoca
@barbaraaraujo7043 жыл бұрын
já tinha vontade de ler, agora deu mais vontade ainda!!!
@isabellopes51783 жыл бұрын
Comprei esse livro recentemente e estou desejosa de o ler!!!
@tailanerocha62843 жыл бұрын
ainda não li o livro, mas estou vendo os spoilers pq me deixa com mais vontade de ler o livro, pra saber do que vcs estão falando rs
@Marcossilva-mp1tw3 жыл бұрын
Amei seus apontamentos!!!! Parabéns!!!
@PalomaLima3 жыл бұрын
Obrigada, Marcos!
@idolivercampos3 жыл бұрын
Amei a dica. Sim pessoal, é um canal muito legal, com simplicidade e simpatia sem igual; e todos por aqui são legais também; sintam -se felizes.
@Rafaelaprattes2 жыл бұрын
SPOILLER *********************************Paloma com relação ao que vc disse sobre o último capítulo, também tive essa impressão. Como assim a Ana foi correspondida pelo Alberto? A explicação que encontro é que ela tinha esse dilema moral, do amor fora do casamento e era difícil falar sobre isso. Então contava somente a parte menos "dolorosas do seu pecado" mas ela no leito de morte decide confessar. Eu achei incrível esse livro, vc sente tudo. A forma como é narrado, te coloca diretamente na história. Parabéns ao Lucio Cardoso . Um feito e tanto.
@virgiliodeoliveiramoreira23123 жыл бұрын
Alguns autores brasileiros, além de Lúcio Cardoso, cujas obras, na minha humilde opinião, apresentam traços do gótico: Coelho Neto, Cornélio Penna, Breno Accioly, Gastão Cruls, Humberto de Campos, Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Júlia Lopes de Almeida, Luiz Canabrava, Viriato Corrêa, Fagundes Varella, Rocha Pombo, Ernani Fornari, Álvares de Azevedo, Thomaz Lopes, Medeiros e Albuquerque, Bernardo Élis.
@leandroearth Жыл бұрын
Comecei a ler, parei, voltando de novo.... O ruim nesse livro é que ninguém na faculdade pede, daí eu mesmo fui adiando, adiando.... e... sempre tenho a impressão que tenho outras coisas pra ler e nunca foi prioridade esse livro. Gostei de ver o filme, ficou bem idêntico ao livro ☺
@porqueler182 жыл бұрын
Também percebi que Demétrio nem o Alberto tem seus depoimentos. Mas eu queria saber mesmo qual era o livro que Demétrio sempre ficava lendo 😅 kkkkk Eu no início do livro não acreditei que ira gostar, mas depois não conseguia parar, fiquei ate nervosa nos capítulos finais, aquele cheiro me perseguia ao final da leitura. Um livro sobre julgamentos. A vida do Rio e a vida no interior de Minas, sei pouco sobre a biografia do Lúcio, mas deve ter muito com o que ele passou uma família mineira que foi para o rio, Lúcio vivia entre o pecado e o puro. Não sei também, meros delírios 😅
@ricardosantana61763 жыл бұрын
Um livro fantástico realmente, preciso reler, quando li não tinha maturidade para absorver toda a grandiosamente da obra... Uma obra que precisa ser mais conhecida! 👏👏👏
@ludenunes66063 жыл бұрын
Já tinha ouvido falar muito bem desse livro, mas você foi a primeira que me deixou com vontade sincera de lê-lo.
@PalomaLima3 жыл бұрын
"My job here is done" ahahahah muito feliz em saber, Lude! Espero que leia em breve e que goste tanto quanto eu =)
@bheatrizlessa68923 жыл бұрын
Primeira vez que ouço falar do livro e do autor
@gracabatista11123 жыл бұрын
Já tô com meu aqui e vai ser lido! 🖤
@angelamontte3 жыл бұрын
Que resenha maravilhosa! Adquiri recentemente a nova edição desse livro e já vou iniciar
@PalomaLima3 жыл бұрын
Obrigada, Angela! Não deixe de me contar o que achou quando terminar!
@bruninhaamc2 жыл бұрын
Esse livro é maravilhoso! Um dos melhores que já li! É babadeira atrás de babadeira, plot twist atrás de plot twist! Uma grande novela das 9 (no sentido da fofoca) narrada de forma não linear e não confiável. Resumindo: narrativa sem igual! Realmente, o prefácio da edição da Cia das Letras é maravilhoso, e eu acabei lendo antes de começar a leitura da obra em si. Tem uns spoilers, mas, no meu caso, eu acho que não estragou a experiência de leitura, e sim me motivou ainda mais a ler! SPOILER . . . . . . Em relação ao Demétrio não ser um narrador, eu não tinha pensado muito nisso, mas li aqui em um dos comentários e concordo que ele era reservado demais para manter um diário ou fazer qualquer tipo de relato. Acho também que o Demétrio é um personagem muito central na trama e muito complicado/enigmático por ser tão reservado, então uma narrativa sob o ponto de vista dele poderia "estragar" nossa experiência, porque o tempo inteiro achamos ele um personagem insuportável e estranho pela visão dos outros, e revelar como ele pensa tiraria esse mistério da experiência do leitor. Aliás, em relação à instituição psiquiátrica, acho que o Demétrio é um fortíssimo candidato. O tempo inteiro finge que está lendo um livro, arranja uma arma sob a pior das desculpas para tentar motivar um suicídio em casa, quando a Nina está moribunda fica naquela loucura de abrir todas as janelas, em seguida fechar, em seguida achar que é o caixão que estava chegando, em seguida mandar tirar o corpo ainda quente da cama para ser velado... A irracionalidade com que ele atirou os pertences da Nina no corredor, a questão toda do Barão! E também amei e achei foi pouco e bom quando o Timóteo fez sua aparição triunfal na rede e o Demétrio quase teve um troço. Uma coisa que amei nessa parte, inclusive, foi a narrativa do ponto de vista do Valdo. Ele é um personagem, como dito, tão sem graça, tão normalzinho (comparado aos seus irmãos, claro), e, de repente, quando aparece o Timóteo na sala (violando os "valores" da tradicional família mineira e coroando sua ruína), ele se sente eufórico, por entender que quem está sendo atacado ali é o porta-voz dessa família tradicional, o Demétrio. Adorei a personagem da Ana. Achei ela tão complexa, tão sofrida. Ela é uma personagem extremamente reprimida e reservada, mas que, em suas narrativas, se solta de um jeito inesperado que causa muita surpresa e curiosidade. Eu pensava o tempo inteiro, ao ler as narrativas dela: como uma personagem tão retraída pode ter sentimentos tão profundos, sofridos e confusos? Porque quem a vê de fora decididamente não pensa. As confissões dela têm uma quebra de expectativa que eu adoro... São babadeira atrás de fofocada, amo hahahaha Em relação ao último capítulo, eu engoli, mas, depois de ver o vídeo e ler os comentários, realmente, parece ter algo estranho. Eu acho que talvez alguma coisa na narrativa da Ana é mentira. Não sei se o último capítulo, mas algum outro ponto. Enfim, gente, é isso. Eu amei demais esse livro! Estava louca para poder comentar com alguém! :D
@tifanygoncalves33553 жыл бұрын
Paloma ótimo vídeo! Você já pensou em fazer uma abertura para seus vídeos? Kkkkkkkkkk juro que fiquei esperando a abertura no começo, porque você foi falando e foi dando um suspense kkkkkkkk
@tifanygoncalves33553 жыл бұрын
Uma abertura = vinheta kkkkkk não sei se ficou claro acima
@PalomaLima3 жыл бұрын
Oi, Tifany! Olha, já pensei, mas não é uma prioridade, não. Quem sabe um dia? =)
@mayumimori32793 жыл бұрын
esse livro há uns tempos atrás estava bem caro, e até hoje acredito que não haja pdf disponível na internet. Portanto, só pude adquiri-lo quando o preço abaixou pra uns 54 reais na Amazon, e no dia que isso ocorreu eu ja fiz o boleto e paguei kkk. Lendo-o vejo que é incrível mesmo, e é mto bizarro que seja tão desconhecido.
@luanjonni29703 жыл бұрын
Fico sempre de olho naquele "Os Contos" da Lygia ali de fundo morrendo de curiosidade kkkk, é uma boa edição? Abraços!!
@vitorbatista13523 жыл бұрын
É o compilado com todos os contos dela, pelo valor vale super a pena e é de qualidade muito boa, menos confortável para ler do que os livros dos contos individuais, mas pelo valor vale muito a pena. Além de ser uma edição linda hehe
@claudiadietrich17453 жыл бұрын
Bom dia, Paloma! Sobre o gótico brasileiro, talvez o Alex do canal Fantasticursos tenha a resposta. Aliás, seria um tema interessante para um vídeo.😉
@PalomaLima3 жыл бұрын
Vou “fuçar” o canal dele, Claudia! Muito obrigada pela indicação =)
@claudiadietrich17453 жыл бұрын
@@PalomaLima Tem um debate muito bom sobre o Retrato de Dorian Grey.
@lucimarachultes73403 жыл бұрын
Nossa, menina, como vc fala bem! Acabei de descobrir vc por aqui. 😍
@robertojunior32553 жыл бұрын
Paloma, eu estou sempre criando coragem pra ler esse livro. Eu o tenho e tenho os diarios do autor kkk.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Leia logo! Não irá se arrepender. E quero muito os diários dele!
@AdrianaSantos-et5ee3 жыл бұрын
Eu amei esse livro. É até difícil dizer o quanto.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Entendo totalmente seu sentimento, Adriana!
@tsiguma3 жыл бұрын
Mentiiiiira que vc pulou a fila 😍 surpresinha boa desse domingo!
@PalomaLima3 жыл бұрын
Heheheheheh vocês pediram e eu atendi =)
@amandacampos37393 жыл бұрын
Tem um autor gaucho que tem um livro chamado "Camilo Mortagua", que me lembrou um pouco essa historia. É tb a decadencia de uma familia, mas com o personagem principal perdendo exatamente tudo com o passar dos anos e se tornando uma pessoa totalmente sozinha e sem nada, o tempo presente se passa no dia do golpe militar. É um livro pouco conhecido mas que ja foi leitura obrigatória do vestibular da nossa federal, a ufrgs. Conheci ele por uma professora, é um otimo livro
@elzaohira97073 жыл бұрын
Esse livro é mesmo sensacional e fica reverberando um tempão após a leitura. Além das surpresas reservadas, me impressionaram demais as imagens, os cheiros , o ar sombrio e afixiante. Quanto ao fato da declaração da Ana em relação ao filho, eu acreditei nela, mas vc me pôs a pulga atrás da orelha. Vou observar melhor em uma releitura. O livro realmente lembra bastante O som e fúria e acho que também um pouco Absalao, Absalão. Recentemente li Ópera dos mortos do Autran Dourado que trata de assuntos semelhantes. Menos impactante para mim, porém vale a pena.
@PalomaLima3 жыл бұрын
Pois é! Outras duas pessoas me falaram que também lembra muito "Absalão, absalão", que lerei neste ano e estou mais curiosa ainda depois desse comentário!
@Stefaniacoutinho3 жыл бұрын
Amei!! Vou ler ainda esse ano😍
@PalomaLima3 жыл бұрын
Já se prepare porque é "eita" atrás de "vixe" hahahaha
@veridianavaleska63972 жыл бұрын
Demétrio não narra, porque segundo Valdo declara indiretamente, o irmão sempre sabia a verdade... Então, talvez, ter a declaração dele, estragaria a atmosfera de dúvidas que é o livro inteiro!
@nandica302 жыл бұрын
SPOILER Acabei de ler esse livro e ainda estou impactada. Que livro sensacional! As personagens femininas tiveram um fim triste e doloroso. Nina e Ana pagaram por seus “pecados”. Acho que não tem narração do Demetrio por ele ser muito fechado e jamais revelaria seus pensamentos mais íntimos. Eu acho a Ana muito fantasiosa. Ela era muito reprimida. E no final fiquei na dúvida se realmente ela era mãe do André. A agonia e a morte da Nina foi impressionante.
@tuliopascal19903 жыл бұрын
Paloma, uma pesquisadora, doutora pela UERJ, estuda o gótico em Lúcio Cardoso. Ela se chama Marina Sena. A tese é "O gótico nas novelas de Lúcio Cardoso".
@CasadaCoruja2 жыл бұрын
(SPOILER) Acabei de ler o livro e vim conferir seu vídeo! Com relação ao último capítulo, eu tb desconfiei da Ana, mas por outro motivo. Eu acho que ela estava falando a verdade sobre o André. Acho que até o final ela ainda tentava “manter as aparências”. As confissões dela eram sempre direcionadas a alguém, então ela não falava a verdade. No final, na hora da morte ela resolveu se confessar. O que du desconfiei foi o que ela falou da Nina. Quando ela fala que a Nina não ligava pro filho verdadeiro, que ela não ia voltar pra granja, porque ela estava “nadando no dinheiro”. Acho que ela deu uma exagera pra justificar as suas próprias atitudes e porque ela odiava a Nina e não queria confirmar que ela fez o que fez por puro ódio. Acho que a Nina era uma pessoa melhor do que foi retratada pelos outros!
@marciagermano75083 жыл бұрын
[spoiler] Eu já ouvi comentários de outros book tubers que a Nina sabia que André não era seu filho.Eu não acho. Depois de ler voltei à alguns capítulos. principalmente da Ana e vi que que não tinha como Nina saber disso.Esse livro me impactou muito, fiquei muito passada....rss Achei todos os personagens sórdidos, à exceção do Timóteo e da Betty. Sobre Demétrio não oferecer sua narrativa acredito que o autor fez isso para demonstrar, mais uma vez, a importância que ele se dava , um Meneses não erra, não faz confissões.
@mariateresa46763 жыл бұрын
Fiquei com muita vontade de ler! 🥰
@gazzili3 жыл бұрын
Ótima resenha! Sou novo no seu canal e já sou fã do seu trabalho. Parabéns! Terminei a leitura dessa obra agora. Dizer que estou impactado com esse primeiro contato com a escrita do Lúcio Cardoso é pouco. Essa é uma obra sensacional e não sei por que não se fala nessa obra de arte. Imagino se o fato do autor ter se declarado homossexual não provocou seu apagamento. Triste. Leiam o Lúcio! ♥
@PalomaLima3 жыл бұрын
Muito obrigada pelo elogio e seja muitíssimo bem-vindo! Particularmente, penso que o fato de ele ter se declarado homossexual, ainda mais tendo em vista a época, afetou a divulgação de sua obra, sim 😞
@LaisLuz9 ай бұрын
Eu acho mais fácil a Ana ter mentido nas confissões anteriores (até porque ela duvidava muito da existência de Deus), do que na última confissão que ela já estava prestes a morrer. No fundo ela deve ter tido medo e pensado: se Deus existe, eu vou de tobogã pro Inferno. kkk
@fabiopereira57103 жыл бұрын
Não acha que a obra dialoga também de algum modo com Lavoura Arcaica do Raduan Nassar?
@sop-d8w3 жыл бұрын
Q livro espetacular!!!!
@angelamogadouro44883 жыл бұрын
Olá, Paloma! Gostaria de enviar um livro a você. Onde encontro um endereço de caixa postal, por favor? Obrigada!
@PalomaLima3 жыл бұрын
Oi, Angela! Ai, meu coração sempre fica quentinho quando alguém demonstra interesse em me enviar algo. Muito obrigada
@leticiamafrafernandes21133 жыл бұрын
Vc vai gostar de Nada, da Carmen Laforet!
@conceicaocreadocanedo49233 жыл бұрын
Amo esse livro.
@joaovictoralvesvieiradealm95083 жыл бұрын
É verdade! Um clássico nacional, mas é meio esquecido.
@marianadatrino9583 жыл бұрын
Assisti a resenha há um tempo, e agora, depois de ler, voltei para dizer: SENSACIONAL! Ah, os Meneses... Só babado! Obrigada pela indicação desta obra incrível!!!
@PalomaLima3 жыл бұрын
Aaaaaah 😍😍😍 fiquei feliz com esse comentário! Feliz que você não só gostou do livro, mas ainda voltou aqui 💜
@storiaverso-erotildespires223 жыл бұрын
Top demais sua resenha. 🤯🤯🎀🎀
@PalomaLima3 жыл бұрын
Obrigada, Erotildes!
@andersonhenriquefranciscon66263 жыл бұрын
Você reparou que o único personagem que não apresenta relato nenhum é o Demétrio? Pq será?
@sop-d8w3 жыл бұрын
SPOILER . . . . . O Timóteo causando no final do livro 🤣🤣🤣🤣🤣 É estranho mesmo o André não citar q a tia desconfiava… De fato, não dá pra confiar 100% nos depoimentos ( disse-me-disse ) 😅😅😅
@taymoura73786 ай бұрын
Quem vcs acham que foi a pessoa que organizou os relatos do livro? (SPOILER) No livro, alguns personagens dao a entender que estao escrevendo sobre a família a pedido de um senhor/amigo, o padre deixa isso claro no final... Mas quem seria? Com que propósito... Pq a forma que a pessoa organiza o relato é muito desfavorável a nina ne... Minha teoria é que foi o Glael que fez, acho que ele nunca perdoou a nina pelo que ela fez... No começo do livro, acho que foi a Nina, diz que deixou o filho do valdo no hospital, entao a história da Ana poderia ser vdd (embora nao gostei muito dessa parte)
@Profebibireis3 жыл бұрын
Queremos ler sim este...ainda mais sendo brasileiro