Gostei muito do video! Um dos princípios fundamentais que Suassuna focava com seu movimento era justamente o afastamento de influencias externas e em busca te uma estética tipicamente Brasileira, e não Europeia (e com isso, ele coadunava com os pensamentos Mário de Andrade em seu ensaio sobre a musica brasileira). Suassuna tambem acreditava que o ethos de uma cultura brasileira só poderia ser encontrada nas areas rurais e longe das areas urbanas, aonde as influencias Europeias e Americanas não distorciam o que era genuinamente Brasileiro. Uma orquestra tradicional não poderia ser mais distante do que é tipicamente Brasileiro, pois os modelos orquestrais e referenciais do instrumento orquestral era muito mais associado com a Europa do que com a realidade do Brasil. Além do mais, o idealizador da proposição de conceito estético que foi o movimento armorial era Suassuna, portanto cabia a Suassuna (e não a um musico convidado a fazer parte do projeto) quais tipos de sonoridades cabiam ao seu movimento e quais não cabiam.
@IrmandadeAlmatica8 ай бұрын
Aqui está uma tarde super fria 16° graus.
@iranildodesouza45124 ай бұрын
Pois o senhor é erudito mas, nos presenteou com esse movimento lá do Nordeste. É desse geito. Parabéns. Acho que perdemos muito, pois conheci prof. Cursi e se assomasse com o Ariano seria um casamento perfeito.
@gilmarbernardo_3 жыл бұрын
Só mesmo Ariano Suassuna para conceber o Movimento Armorial. Gênio é pouco.
@iranildodesouza45124 ай бұрын
Obrigado maestro por fazer valorizar a cultura da nossa terra. Pois sou de Caruaru PE e como músico já toquei muito esse gênero e participei de palestra com Ariano.
@ecai4 ай бұрын
Nós que agradecemos!
@anaalcantara22783 жыл бұрын
Maravilhosa apresentação. Fui ouvir a sua playlist aqui e enchi o olho de lágrima. Que casamento lindo do nosso sertão com a música erudita que a Orquestra Armorial nos apresenta. Obrigada!
@ecai3 жыл бұрын
É bonito demais, né, Ana?
@gilmarbernardo_3 жыл бұрын
Meus parabéns, Alexandre. A qualidade do canal é evidente, e a sua simpatia é a cereja do bolo.
@fabianofernandes70872 жыл бұрын
O pifano não seria a flauta transversal renascentista?
@xyzcesar9 ай бұрын
Maestro, pela definição do Ariano parece que ele não fala de música brasileira ou arte brasileira, mas de arte popular nordestina. Quando se fala de pífano e de xilogravura falamos especialmente dos artistas da feira de Caruaru e redondezas, em Pernambuco, onde Ariano vai buscar personagens para seus escritos: o homem e a mulher do sertão e do agreste de Pernambuco e da Paraíba. Em Caruaru, as bandas de pífano e a xilografura como forma de produzir as capas dos folhetos de cordel, são uma tradição muito antiga que remonta ao século 18, e se mantém muito forte até hoje. Um reparo, a viola dos repentistas não guarda nenhuma relação com a viola tocada no resto do Brasil, que tem 10 cordas; a viola do repentista ou tem quatro cordas, como um violão tenor, ou seis cordas como um violão comum com um grande círculo de metal no lugar da roseta (o cavalete vai em cima do metal) e quatro pequenos círculos de metal ao redor do tampo servindo de ornamento, o que lhe confere um som metálico. Para o Ariano, e para mim, que servi como militar na região entre Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), a quem que tive o prazer de conhecer pessoalmente em Recife, o Brasil nasce e se firma como nação no Nordeste. O resto do Brasil, a exceção do RJ, é uma criação recente, parida a partir dos movimentos políticos do café com leite (SP e MG) no início do século XX, reforçada pela indecente imigração europeia patrocinada por Pedro II, que tinha como objetivo claro e explícito branquear a população já micigenada ao extremo (para as elites da corte), para a qual os nordestinos costumam virar o nariz.
@seuoliva2 жыл бұрын
VIVA SUASSUNA!
2 жыл бұрын
Excelente Maestro, como sempre! Por falar em briga, Ariano Suassuna, nos períodos tropicalistas, chega às vias de fato desferindo dois murros em Celso Marconi por motivos relativos a assuntos nedte vídeo! Pernambucanos arretados!
@ecai2 жыл бұрын
kkkkk
@musica-pauloesdras1112 Жыл бұрын
Espetacular 😅😅😅😂😂
@yuri2498 Жыл бұрын
Um Paraibano arretado sem dúvidas, e nos anos 90 ainda aconteceu o grande embate com o manguebeat.
Жыл бұрын
@@yuri2498 Sim, mas ele respeitava bastante o Chico
@adrianocostacabral9 ай бұрын
@🤦🏽♂️
@joedsongomesprodutorcultural3 жыл бұрын
Excelente explanação! Parabéns! Assim como Ariano, eu ficaria puto com o que o cara criou. Descaracterizou totalmente o ideal de Ariano.
@herbert1.61811 ай бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏
@lumamelo367411 ай бұрын
Adorei muito bom.....
@karinubugata37193 жыл бұрын
Com confusão e tudo, adorei! Ótimo como sempre. 🤗 Aguardando o próximo vídeo. Até lá.😁
@sillevy3 жыл бұрын
Ótima aula. Relembrei essa época, assisti a Banda (ou Orquestra) de Pífanos no auditório do MAM em 1966 e mais tarde surgia o Quinteto Armorial, tenho 1 ou 2 vinis. Tenho a impressão que nesse período também houve uma tentativa na Europa de ressurreição de música antiga que também origina a música nordestina.
@honoratorodrigues88103 жыл бұрын
Parabéns! Inspiradora sua palestra e muito divertida.
@carladacostaaraujo17893 жыл бұрын
Maravilhosa temática , maestro, nosso país possui uma riqueza musical fantástica, através de mestres,como Suassuna, passeamos em nossos sertões e veredas....aplausos de pé.
@ecai3 жыл бұрын
Obrigado, Carla!
@lucianaassuncao78213 жыл бұрын
Maravilha!
@GeoKeysmusic3 жыл бұрын
Muito bom esse canal, Sou do Rio de janeiro , Pedra de Guaratiba no Ecai.
@ecai3 жыл бұрын
Salve Pedra de Guaratiba! Obrigado por sua companhia aqui no canal, Raoni! Abraço!
@ericaandresa3 жыл бұрын
Amei ❤️❤️❤️❤️ falou um tema do meu nordeste!
@donajaciraful3 жыл бұрын
Muito obrigado já quero saber mais
@ecai3 жыл бұрын
Que bom que gostou, Dona Jacira! :-) Volte sempre ao canal do ECAI!
@mariteix3 жыл бұрын
Maestro, obrigada pela explicação sobre o movimento Armorial. Uma pena essa briga. A união dos dois estilos (folclórico e erudito) só traria benefícios à nossa música e à sua divulgação.
@ecai3 жыл бұрын
Pena mesmo, né, Marilda? Mas essas coisas acontecem demais no mundo artístico. Paciência...
@antonioaugustocarvalho3 жыл бұрын
Ariano Suassuna tinha um humor ácido e inteligente, pessoas como ele num mundo politicamente correto fazem muita falta.
@NalineLeite3 жыл бұрын
Ameeeiii demais a aula Maestro! Estudei recentemente sobre o movimento Armorial e já gostava muito. Mas resolvi assistir a sua aula pq já sabia q ia ser top! Quanto aos erros aí na letra do poema, não se preocupe! Foi a parte q eu mais gostei kkkkk achei muito divertido, criativo e rico o vídeo. Parabéns! 👏👏👏👏
@ecai3 жыл бұрын
Haha... obrigado, Naline! Que bom que gostou! Grande abraço.
@analuizafrancodoamaral29273 жыл бұрын
Ótimo mesmo! Nossas raízes! Aprendi e gostei!
@maxmusikuhn3 жыл бұрын
Belo vídeo! Parabéns por abordar esse tema que deve ser revisitado sempre.
@rnogueir02123 жыл бұрын
Excelente escolha de tema, com apresentação maravilhosa! Eu adoro os discos do Quinteto Armorial, que ouço desde criança. Já tinha ouvido alguma coisa sobre a relação com o Suassuna mas não tinha ideia de muito do que você contou. E fechar com Clara menina foi um toque especial. Ouvindo o vídeo, me ocorreu uma questão: Sei que não faz parte do movimento, mas poderíamos pensar na música de Elomar com sendo uma vertente similar?
@adrianocostacabral9 ай бұрын
Elomar é muito armorial. Talvez, um dos poucos, de fato
@andrearegina84493 жыл бұрын
Adorei a aula Maestro, principalmente por ter cantado. Não me lembro, mas você já falou sobre suíte barroco?
@maicondouglas59723 жыл бұрын
Ê, seu Alexandre! Quem sabe, canta ao vivo.
@ecai3 жыл бұрын
Haha... é isso aí, Maicon... mesmo que erre tudo rsrsrs... abraço e obrigado pela companhia aqui no canal do ECAI.
@GuilhermeMichel3 жыл бұрын
eu conheci o movimento armorial sem querer na reprodução automática do KZbin kkk
@ecai3 жыл бұрын
Que bom que nos achou, Beethoven :-)
@luciamartini82173 жыл бұрын
❤❤❤ Amei!
@ecai3 жыл бұрын
Demais, né?
@robertson613119 сағат бұрын
Resgatar a ARTE folclórica e traduzi-la para o universal, sendo assim um movimento nacionalista que quer tentar descobrir a arte brasileira pura, o movimento é lançado oficialmente em 1971 com a publicação do Romance, A Pedra do Reino, do próprio Ariano Suassuna.