O Mulato: Resposta a Caio Copolla

  Рет қаралды 68,664

ADJUNIOR

ADJUNIOR

Күн бұрын

Meu Twitter: / adjunior_real
Minha fanpage: / iamadjunior
Meu insta: @adjunior_real
O Brasil é o único país em que brancos não tem vergonha alguma de fazerem parte de um sistema que a todo o tempo evita discussões sobre a forma de tratamento, a falta de oportunidade e as consequências do racismo na vida de pessoas que sofrem diretamente com a estrutural racial desse país.
Caio Copolla foi agora a pessoa branca que resolveu lacrar e dizer que nós negros não deveríamos reclamar por sermos chamados de mulatos sem entender nada sobre a Eugenia e seus impactos na nossa sociedade.
SOBRE AD JUNIOR:
Sou o AdJunior, meu canal é produzido independentemente, perguntas, respostas e busca incessante pelas curiosidades do mundo.
Eu sou Comunicador e moro em Hamburgo na Alemanha, pesquiso desde que ganhei meu primeiro radinho lá atrás eu comecei a documentar tudo o que acontece ao meu redor, política, sociedade, religião e tudo que há na mídia. eu me interesso por tudo!
O Mulato: Resposta a Caio Copolla | Branquitude | AD JUNIOR

Пікірлер: 2 500
@milde32
@milde32 5 жыл бұрын
Que alívio ouvir sua resposta aos comentários descabidos desse Caio Miranda...porque Copolla é o nome da família da mãe que ele usa em homenagem a avó, ou seja, ele tem o direito de “escolher” o sobrenome que quer usar, mas nós negros temos que aceitar sermos chamados do jeito que ele quiser!
@yas9589
@yas9589 5 жыл бұрын
Imagina o tapa na cara que eu levei com esse vídeo. Eu sempre me trato como mulata
@anasouza4339
@anasouza4339 5 жыл бұрын
Yas O importante é ter o privilégio de assistir um vídeo do AD sobre esse assunto.
@ocellomendonca
@ocellomendonca 5 жыл бұрын
@@yas9589, AD Júnior tem que ser divulgado.
@solangenunesosorio8923
@solangenunesosorio8923 5 жыл бұрын
Ocelo Mendonça é isso que vou fazer. Divulgar 😍
@rosanacristinadonizetekayd856
@rosanacristinadonizetekayd856 5 жыл бұрын
Desculpe mas eu não sabia que os afro descendentes não gostavam de ser chamados de mulatos, eu sempre achei que mulato era a pessoa filho de país de raças diferentes. Desculpem minha ignorância mas infelizmente fui criada nessa sociedade que antes chamavam as pessoas negras de "de cor", " morenas", etc. Muito bom ouvir de um negro sobre isso.
@papodemaromba
@papodemaromba 5 жыл бұрын
O mais foda é ver outro cara atacado o interlocutor, e nao o argumento. Tá muito claro que o Caio expôs um fato com argumentos válidos. No proximo vídeo tente provar que o argumento dele nao tem embasamento, interdependente da "roupa' que ele veste...
@rogeriasouza5976
@rogeriasouza5976 5 жыл бұрын
Você também pode assistir ao vídeo do Pirula sobre o tema.
@dra.joycefonseca9710
@dra.joycefonseca9710 5 жыл бұрын
excelente!!!
@deirsampaio7482
@deirsampaio7482 4 жыл бұрын
Concordo com cada palavra que você escreveu!!! Esse cara aqui é completamente prolixo!!!
@makaulyoliveira3202
@makaulyoliveira3202 3 жыл бұрын
não achei nenhum argumento válido
@caio9193
@caio9193 3 жыл бұрын
@Lost in the Dark o próprio mano brown não se considera negro
@rodriguesverall
@rodriguesverall 5 жыл бұрын
Jovem pan sempre provocando vergonha alheia.
@thaymakarov9799
@thaymakarov9799 5 жыл бұрын
Verdade!
@rudneinogueira1260
@rudneinogueira1260 5 жыл бұрын
@@thaymakarov9799 jovem klan
@Robertovdelgado
@Robertovdelgado 5 жыл бұрын
O que me assusta e enoja ainda mais é o número de seguidores desse Caio 'Tôfora', o que e como eles comentam.
@ruanyago1838
@ruanyago1838 5 жыл бұрын
verdade! desde sempre.
@brenda23130
@brenda23130 5 жыл бұрын
Jovem pan já mostrou as caras nessas eleições, defensora do bolsolini
@richardsonalmeida997
@richardsonalmeida997 5 жыл бұрын
Vi seu vídeo, mas vc não entendeu o vídeo. Ele só queria demonstra, a origem da palavra mulato, que estava errada de acordo com fefito
@danielalmeida2366
@danielalmeida2366 5 жыл бұрын
Corretíssimo. Mas Richardson, essa palavra pode ser ressignificada ao longo do tempo. Fora o mais prejudicial, primeiro legitima uma pessoa a ofender outra pessoa e segundo, perpetua uma ideologia muito excludente.
@richardsonalmeida997
@richardsonalmeida997 5 жыл бұрын
@@danielalmeida2366 Concordo, mas a casos. Que não a palavra em si que ofendi, mas como essa palavra e dita.
@danielalmeida2366
@danielalmeida2366 5 жыл бұрын
@@richardsonalmeida997 sim, concordo plenamente. Igual qualquer palavra ne mano, ate de formos chamar de negro ou de preto, depende do seu tom, da sua intençao. O meu medo dessa argumentaçao, é que a gnt vive num país racista, e que infelizmente hoje em dia se mostra escancaradamente, eu só nao quero que isso se propague, e esse tipo de discurso ajuda nisso, infelizmente.
@doug829
@doug829 5 жыл бұрын
@@danielalmeida2366 o que vc quer é uma censura seletiva baseada no ponto de vista da militância negra e só para complementar o Richardson, a argumentação do Fefito foi toda baseada no "fato" de mulato vim de mula por isso o Caio só se preocupou em refutar esse argumento pois foi o único apresentado até então. Então a lógica é simples, se os negros se ofendem com o termo mulato por ele vim de mula basta provar que ele não vem de mula e explicar que não precisamos nos ofender por isso pq a origem é outra e foi justamente o que o Caio fez mas tem dezenas de pessoas que não conseguem entender nem isso.
@danielalmeida2366
@danielalmeida2366 5 жыл бұрын
@@doug829 Pf, acredito que você seja muito inteligente, mas não o suficiente pra adivinhar o que eu quero, não me enquadre. Isso ai é bem claro e nunca contestei esse ponto, so que isso é apenas do ponto de vista etimologico, as palavras podem ser ressignificadas, e serem entao ofensivas, independentemente da etimologia.
@22johnattan
@22johnattan 4 жыл бұрын
Qualquer um pode falar sobre q estiver vontade de falar. Diga sim a democracia! Lugar de fala nada mais é que opinião seletiva. Se é de esquerda vale, o branco ganha até credencial pra falar sobre. Mas agora qnd é de direita... "Não é seu lugar de fala"
@charlesknihs
@charlesknihs 5 жыл бұрын
E quem autoriza alguém a falar sobre determinado assunto, por exemplo este em tela? é você mesmo? Alguma associação, grupo, organização, etc?
@kokonotsuu7
@kokonotsuu7 5 жыл бұрын
Precisa desenhar?
@charlesknihs
@charlesknihs 5 жыл бұрын
@@kokonotsuu7 eu falo sobre o que eu quiser, não pago pedágio para nenhum grupinho que deseja ter o monopólio sobre o tema A ou B.
@quandopretofala
@quandopretofala 5 жыл бұрын
@Renan Moraes Oi gente! Assim como o AD, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
@PatryckBreezy
@PatryckBreezy 5 жыл бұрын
@@charlesknihs racista fodido.
@dlrdn7145
@dlrdn7145 5 жыл бұрын
@Renan Moraes Se um negro ir lá d dizer EXATAMENTE as mesmas coisas vai mudar algo ?
@vanessaneri7949
@vanessaneri7949 5 жыл бұрын
Vc é necessário AD!! Tenho aprendido muito com vc!!
@zaraniaoficial
@zaraniaoficial 5 жыл бұрын
Necessário de mais. Q não se cale nunca
@bills1048
@bills1048 5 жыл бұрын
to sentindo falta dos vídeos dele
@quandopretofala
@quandopretofala 5 жыл бұрын
Oi gente! Assim como o AD, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Está no início e seris ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Obrigado!
@DavidAmaralS
@DavidAmaralS 5 жыл бұрын
Oi, Ed. Sou negro, dá pra ver ne, isso quer dizer que eu posso falar sobre racismo e comentar sobre o que foi falado no programa, correto?! Primeiramente não estou aqui para defender o Caio, e sim o argumento dele. "Negros, não se sintam ofendidos quando alguém os chamar de Mulato." De fato, não me sinto. E a origem da palavra não esta ligada a "Mula" como disse o outro integrante do programa e foi o que o Caio tentou contra argumentar. Entendo sua injúria em achar que nem era o lugar de fala dele, entretanto, se for assim, do mesmo jeito que o Caio não poderia falar sobre os negros, nós, negros, não poderíamos falar sobre os brancos. E se quer liberdade de expressão, ouça o comentário do outro e concorde ou não. Até porque NINGUÉM é o dono da verdade, e eu não o vi tentando ser. Forte Abraço!
@WayneAlvim
@WayneAlvim 5 жыл бұрын
Mano, quem falou que a origem da palavra não está ligada a mula? o Caio? Está sim! pesquisa 'etimologia mulato" no google. Existem defensores de outra teoria, assim como existem defensores da terra Plana. Leia as fontes certas.
@lucasassis9867
@lucasassis9867 5 жыл бұрын
@@WayneAlvim Não foi o Caio quem afirma isso, ele citou a fonte no programa. O Pirula também fez um vídeo, e disse que o Caio provavelmente está correto sobre a etimologia da palavra, apesar de discordar dele.
@WayneAlvim
@WayneAlvim 5 жыл бұрын
@@lucasassis9867 Cara. existem inúmeras pesquisas nesse sentido. Para de se informar só por KZbin.
@JussaraSilva93
@JussaraSilva93 5 жыл бұрын
David Amaral estou de acordo com o seu pensamento. Cansada desse pessoal que faz segregação. Acho engraçado quando um negro quer falar por todos. Será mesmo que ele (o negro) pode falar por todos? Minha mãe é mulata e gosta de ser chamada assim. E aí? Um negro vem fala que não pode porque mulato vem de mula. Me obriguem!
@DavidAmaralS
@DavidAmaralS 5 жыл бұрын
@@WayneAlvim, acho que estão mais preocupados em criticar "o branco falando sobre racismo" do que sobre o fato em si. Eu pesquisei, cara. E digo que relacionar "mulato" a "mula" é muito relativo. Se você interpreta desse jeito e se sente ofendido se alguém o chama de mulato, tudo bem, direito seu. Entretanto, Eu não me sinto. Até porque sou mulato mesmo, e espero que entenda esse direito de não me sentir ofendido assim como eu entendo o seu.
@karlosmacedo
@karlosmacedo 5 жыл бұрын
Concordo com muito coisa que diz,mas devo deixar de usar a palavra "mulato" (mesmo sem intenção de ofender) pq meia duzia de pessoas não gostam?
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Karlos Macêdo. Meia dúzia???? Afffff
@milaniatosto6033
@milaniatosto6033 5 жыл бұрын
Lugar de fala...as pessoas não sabem o que é isso. Chega a ser constrangedor ver como rola uma apropriação do que não se faz ideia. Por favor, reaja ao vídeo do Hicaro Teixeira, falando sobre a Marielle. Fiquei chocada com o discurso dele
@vicspegveg
@vicspegveg 5 жыл бұрын
Para de ser imbecil,sua ridícula. Quer falar de apropriação?Vc acha que é 100 por cento negra? Acha q turbante veio da africa,sua idiota? Turbantes vieram do oriente médio,dos persas. Turbantes não pertencem a negros africanos,nao se originou deles. Árabes eram os q escravizavam negros e negros de turbante(mouros)eram os que escravizavam negros africanos e os vendiam para árabes e europeus. O fato de vc se achar especial por ser meio negra e se achar inteligente é constrangedor.
@milaniatosto6033
@milaniatosto6033 5 жыл бұрын
@@vicspegveg Jovem...de vdd desejo que fique bem e se cuide. Pelo seu discurso...está precisando. Agradeço pelo elogio em relação à minha inteligência. Eu realmente não sou retinta e tenho plena consciência disso. Em relação ao turbante, talvez esteja se referindo à faixa que estou usando na foto. Enfim, sugiro humildemente que tome um chá de cidreira, faça meditação, terapia, enfim, cuide do seu emocional. Desejo que seja muito feliz e tenha uma vida iluminada!😙
@renatapaturalski5031
@renatapaturalski5031 5 жыл бұрын
Cheguei aqui pelo Pirula. Parabéns! Inscrita a partir de agora - e vou recomendar seu canal.
@Edu_Selva
@Edu_Selva 5 жыл бұрын
Eu tb vim do canal do Pirula, fiz o mesmo! dois canais sensacionais
@quandopretofala
@quandopretofala 5 жыл бұрын
Oi gente! Assim como o AD, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Em tempos de ódio temos que mostrar a que viemos. Querem a juventude negra no cárcere e no caixão. Está no início e seria ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Estamos vivos e falando. Obrigado!
@mazinholc6140
@mazinholc6140 5 жыл бұрын
Eu também.
@rafaelasoaresdeabreu6611
@rafaelasoaresdeabreu6611 5 жыл бұрын
Essa galera do bem ❤️ eu TB vim pelo pirula!!
@JulioCesar-ze6we
@JulioCesar-ze6we 5 жыл бұрын
Amigo então você não pode falar dos brancos.. acho que ele só se baseou nos livros, tente mudar a história você mesmo então.
@jesseguedes4030
@jesseguedes4030 5 жыл бұрын
"Os brancos brasileiros ainda não tem vergonha do passado dos seus ancestrais" Então eu deveria me envergonhar de ser branco, apenas pq "possivelmente" um ancestral meu compactuou com a escravidão? Que culpa EU tenho disso? (Desculpe a minha ignorância, mas eu realmente não entendi essa colocação).
@eduardobrucci2099
@eduardobrucci2099 5 жыл бұрын
@@pbznn realmente "só quem foi um assassino tem direito de dizer que matar é errado"
@anderson9339
@anderson9339 5 жыл бұрын
Acredito que ele quis dizer que apesar das barbaridades que aconteceram no Brasil, os brancos não se envergonham disso, eles tentam racionalizar e diminuir o que realmente aconteceu como uma forma não somente de enfraquecer o movimento, mas como de justificar os novos atos racistas que cometem
@brunagoncalves8374
@brunagoncalves8374 5 жыл бұрын
Ele quis dizer que existe uma classe de branquitude no Brasil que diminui o discurso das pessoas pretas. O branco não é protagonista na discussão sobre racismo, pois não são vocês que sofrem.
@1707Marina
@1707Marina 5 жыл бұрын
Ninguém falou em culpa, não há motivos para ser culpado por nada, vc nem estava lá. Minha pergunta é: vc concordaria com a atitude de seus antepassados se, os mesmos, tivessem escravizado pessoas negras?
@Cgames17
@Cgames17 4 жыл бұрын
Amigo a questão é que o racismo é institucional uma criança não aprende a ser racista,ela aprende com educação que ela recebe no dia dia,
@Nani-ff9ke
@Nani-ff9ke 5 жыл бұрын
Espero que muitas pessoas venham ao canal após a citação elogiosa do Pirula. Excelente explicação, mais uma inscrita.
@leticiasgroppo
@leticiasgroppo 5 жыл бұрын
🙋‍♀️ e também amei
@ivanmoreira74
@ivanmoreira74 5 жыл бұрын
O Brasil carece de gente como você, Ad Júnior. Acho que tanto a omissão quanto a aceitação de toda a imposição de uma sociedade racista, faz com que a hegemonia de um povo desumano, covarde e irresponsável se fortaleça. Você tem um grande papel na mudança de mentalidade desse povo, ou ao menos das próximas gerações. Parabéns e continue!
@qbraos
@qbraos 5 жыл бұрын
Com todo respeito, amigo, não tive a impressão de que em algum momento o Caio pareceu tentar dar a última palavra em relação a racismo. Eu cresci aprendendo que racismo era tratar uma pessoa de maneira diferente por causa de raça, ou cor. Por isso eu não sei se soa muito lógico estabelecer o que alguém tem ou não direito a falar baseado na cor, não era justamente contra isso que estamos lutando a tanto tempo? Prefiro analisar as ideias em si, a despeito de cor, raça, posição política, orientação sexual. Outra coisa que me deixou curioso foi que você disse, se não me engano, que a maioria não gosta de ser chamado dessa forma, mas como você mediu isso? Acredito que a língua é algo que se movimenta naturalmente com seus significados e usos e sempre me parece perigoso qualquer postura proibitiva em relação a linguagem, sempre me parece uma luta velada, não por justiça, mas por poder, e eu tenho maior medo disso.
@WalterdasTrevas
@WalterdasTrevas 5 жыл бұрын
Se enterra, zumbi de extrema-direita.
@qbraos
@qbraos 5 жыл бұрын
@@WalterdasTrevas Desculpa, amigo, não te entendi.
@pablomiranda1104
@pablomiranda1104 5 жыл бұрын
O debate não era somente sobre a origem da palavra? Não importa a palavra, quando é usada em tom ofensivo ou afim de segregar, ninguém gosta. OBS: Eu já fui vítima de racismo, quando durante o meu trabalho ocorreu uma discussão com uma cliente; ela reclamou sobre os dias de funcionamento da loja, e eu respondi dizendo que não era escravo para trabalhar domingo, foi quando ela disse que a escravidão estava na minha cor. Acho que devemos ter cuidado para não gerar racismo ao invés de combate-lo. Já fui chamado de mulato , e não me vi ofendido,mas se o termo tivesse sido usado para me ofender, a história seria outra, naturalmente. Vi o comentário do Caio como uma explicação técnica para o tema em debate , só isso. Uns dizem que Mulato culturalmente vem de Mula, ele discorda e deu o motivo dele.
@tainaraandrade284
@tainaraandrade284 5 жыл бұрын
Ninguém chama um cara magnífico desse pra ir a jovem pan e derreter todos eles ao vivo.✊✊
@nilsonazambuja3461
@nilsonazambuja3461 5 жыл бұрын
Mesmo por quê esse canal [ a radio jovem Pan] , ´~e um canal a meu ver de extrema-direita. Por isso as posições extremistas e não digo conservadoras, mas sim reacionária !!!!
@leosilvest
@leosilvest 4 жыл бұрын
Pq se ele for a um debate com alguem preparado como o caio irá ser refutado com FATOS e não com achismos.
@tainaraandrade284
@tainaraandrade284 4 жыл бұрын
@Lost in the Dark querido,acompanho ele a muito tempo,ele é um homem letrado e capacitado pra um debate com qualquer pessoa de alto nível intelectual, porém quem detém o poder de proporcionar esses momentos é a branquitude que teme negros conscientes da história,pra tirar a dúvida só um debate entre eles cara a cara,até lá ficaremos cada um com a sua inspiração...a minha se chama AD Júnior.
@RodrigoKazuma
@RodrigoKazuma 5 жыл бұрын
Cheguei aqui pelo canal do Pirula e parabenizo pelo excelente vídeo explicativo, discordo um pouco sobre o fato de alguém que nunca vivenciou o problema poder debater e opinar sobre o mesmo, pois a empatia é o que nos torna mais humano, e penso que só por ela é que evoluímos humanamente, contudo, de resto, afirmo a minha gratidão pela sua aula, pois abriu muito a minha visão sobre o tema. Mesmo eu sendo bacharel em Direito, Infelizmente nunca cheguei a ouvir falar sobre este passado tão vergonhoso da nossa história racista o que consolida ainda mais o sistema de racismo estruturado que vivemos. Assim, se possível, tenho uma pergunta que gostaria que respondesse. Provavelmente minha visão política sobre diversos outros assuntos seja completamente diferente da sua, porém acho que isto não vem ao caso e certamente não invalidará minha capacidade para mudar de opinião, por isto, poderia falar qual seria a sua sugestão para tentarmos acabar com este problema tão enraizado na sociedade brasileira? Pessoalmente não vejo as cotas raciais como uma alternativa sadia, pois privilegia apenas uma parte da população atingida, e muitas vezes beneficia quem, por quaisquer outras razões, já conquistou a superioridade econômica e social almejada por todos nós. Além deste ponto, acho que as cotas raciais podem abrir margem a um novo processo de aumento da discriminação étnica ao obrigar os indivíduos à passarem por exame físico de cor de pele, (comparando com alguma paleta previamente estabelecida) dando a uma autoridade estatal o poder de dizer se ele seria ou não parte daquele grupo, ou pior, pessoas como eu, que tem antepassados nativo brasileiros e africanos mas possui todo o estereótipo da alta aristocracia européia (cor de pele, olhos, cabelo, altura, etc) demonstrasse por exames de laboratório que tem 15% do DNA de origem africana e exigisse da justiça o benefício da cota. Aproveitando, tenho outra pergunta, que seria: Qual é a melhor forma de descrever a cor de pele de um afro descendentes? Pergunto isto porquê, diferente de quando alguém me descreve como mais claro ou mais moreno que outro branco não soar nada ofensivo, não conseguiria descrever com a mesma naturalidade, sem estar pisando em ovos se tal afro descendente é mais "claro", "branco", "moreno", "escuro", "preto, "negro" que outro, pois como você mesmo e o Pirula demonstram que o termo "Mulato" ter um cunho histórico-social pejorativo, outros termos igualmente podem ser mais ou menos aceito. E aí, qual seria a melhor forma para descrever o tom de pele? Reitero o meu agradecimento e desejo realmente que em poucos anos o racismo apenas exista nos livros de história. Abraços.
@gabriels.s6820
@gabriels.s6820 5 жыл бұрын
Oi tudo bem, talvez eu não consiga responder com a mesma mastria que o dono do canal te responderia algumas das questões, achei seu comentário muito pertinente, não irei responder todas as perguntas pq como qualquer reles mortal não tenho as respostas pra tudo e faz parte da nossa humanidade, mas vamos lá. Acho que na parte que ele coloca sobre o Caio não ter um "espaço de fala", domínio sobre o assunto e muito menos ter requerido a presença de algum representante legítimo para falar sobre o assunto, está tentando indicar talvez a falta de apego por parte do Caio com a verdade e legitimidade dos fatos abordados por ele e um descaso com a história do grupo que está sendo abordado; tanto que posso dar por exemplo, vc disse que veio pelo canal do Pirula, mesmo conhecendo o canal do AD, vim parar nesse vídeo por causa do Pirula, que é um cara extremamente inteligente, fez uma abordagem incrível do assunto no vídeo dele e ainda fez uma indicação de um vídeo de um "representante legítimo", como forma de respeito não a penas por mera representação mas por saber que o AD poderia trazer uma visão mais próxima do assunto e mais aprofundada. Sobre a forma de resolver esse problema enraizado na cultura brasileira, assim ... Estamos aí na luta, buscando essa resposta, acho que não existe uma forma única, uma solução certeira sabe, é um assunto muito amplo que atinge as pessoas negras( na qual eu me enquadro) em vários níveis, mas um ponto que posso destacar que é uma observação, a maioria das pessoas negras que conheço que fazem parte de algum tipo de militância ou luta por igualdade, boa parte delas lutam por uma reparação histórica, da forma de como o negro foi visto e colocado no passado e como isso ecoa na imagem do negro na sociedade atual, queremos reconstruir o máximo possível do passado cultural da nossa ancestralidade, e ter o reconhecimento adequado que ela merece como tbm parte fundadora da nação hoje conhecido como Brasil; tentando responder um dos pontos levantados por vc que foi as cotas, assim as cotas é uma medida emergencial e não uma medida reparatória de forma concreta, ela tem seus problemas e falhas mas está sendo uma forma de garantir a ampliação da ascensão desse grupo em determinados espaços, claro que em um futuro próximo elas devem ser repensadas mas por agora ao meu ver, estão cumprindo sua função. E o último aspecto que é sobre a descrição de pessoas negras ou afrodescendentes, assim é uma incógnita mesmo, acho que vai do bom senso e respeito de quem fala, acho que a aprovação tbm da pessoa que se fala é muito importante; assim esses discussões ainda são muito recentes aos olhos da população em geral e erros são naturais de ser cometidos, a questão é a falta de respeito e empatia com quem sofre com esse tipo tema.
@julianawonka
@julianawonka 5 жыл бұрын
também não saberei responder com a mesma maestria que o dono do canal, mas.. Sobre o lugar de fala, faz parte da empatia perceber que é melhor ouvir do que falar. Então reconhecer que é preciso dar voz as minorias é o verdadeiro exercício de empatia. Sobre as cotas raciais: o Brasil apresenta desigualdades econômicas é fato, mas também existe a desigualdade racial. Apesar delas se relacionarem os objetivos são diferentes. Em um concurso público, por exemplo, se o Estado julga ser importante que tenha uma quantidade equilibrada entre negros e brancos, pois dessa forma irá representar e contemplar de forma mais justa a população brasileira, que ele o faça. Da mesma maneira uma Universidade terá muito mais qualidade se tiver uma diversidade racial entre alunos e professores. Uma universidade pública onde 90% é branca não beneficia tanto a sociedade, quanto a que apresente mais diversidade. Visando o coletivo, acho que o Estado tem toda liberdade de estimular que esses lugares tenham uma melhor representatividade negra, que pode ser por meio das cotas por ser algo mais imediato ou outras ações, como educação e combate ao racismo, a longo prazo. Eu não me incomodo nem um pouco com as cotas raciais, só vejo benefícios, por mim deveria haver mais...
@franciscodomingos1276
@franciscodomingos1276 5 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre Fernando Holliday.
4 жыл бұрын
Já teve?
@estheralves5321
@estheralves5321 5 жыл бұрын
Vc tem toda a razão em não querer que brancos falem por negros, mas nós, MULATOS, não queremos que falem por nós tbm.
@DidiLeal
@DidiLeal 5 жыл бұрын
É sempre bom ouvir pontos de vista diferentes. Uma vez o Fefito comentou que não tem nenhum representante negro na bancada e eu concordo, já tem uma mulher, um gay progressista e um hétero de direita. Não me lembro de ter usado a palavra mulato, mas quando ouvia essa palavra nunca liguei a mula, mas é bom saber que alguém se senti ofendida com o uso dessa palavra, assim não vou usar, mas é bom comentar também que em um outro programa o Fefito disse que mulato vem de mula, aí o Caio foi atrás da etimologia da palavra, mas independente da etimologia, se tem gente que não gosta, não devemos chamar e pronto.
@RoChede
@RoChede 5 жыл бұрын
Também não tem nenhum oriental, nenhum pansexual, nenhum deficiente, e provavelmente nenhum canhoto na bancada. E DAÍ ????? ps. Mulata não vem de mula (O Fefito é muito burro). Mulata vem de MULOS, que significa HÍBRIDO, MISTURADO. A mula é a MISTURA de cavalo e jumento. A mulata é MISTURA de negro com branco. Quem TENTA convencer as pessoas que "mulata vem de mula" (de forma pejortiva como se a mulata fosse "pouco inteligente" ) ou é retardado ou é muito mal intencionado. É a mesma burrice de dizer que o termo "mameluco" (branco + índios) é derivado de "maluco" pra dizer que é um termo que chama a pessoa de louca......... Enfim.... toda essa discussão é muito, muito idiota.
@kurt7210
@kurt7210 5 жыл бұрын
O cara passa o vídeo inteiro basicamente usando a falácia do lugar de fala e que por ele não ser negro e não sentir na pele o racismo ele não pode falar e chama isso de refutar kkkk eu chamo isso de fugir da argumentação e do debate etimológico. O que o Caio falou tá completamente correto, se a palavra etimologicamente não carrega cunho racista eu tenho direito de usar, muito simples.
@jairlimajr4764
@jairlimajr4764 5 жыл бұрын
Verdade kkj
@rafaelasoaresdeabreu6611
@rafaelasoaresdeabreu6611 5 жыл бұрын
Vc não entendeu que o debate vai muito, muito além da origem da palavra...mas então se vc tem um micropenis, o que não é necessariamente um defeito e sim uma condição rara ... Entao eu e todas as outras pessoas podem se referir a vc como "o micropenis" já que não é racista nem preconceituoso...? No seu entendimento sim, né?
@kurt7210
@kurt7210 5 жыл бұрын
Rafaela Soares de Abreu Olha a sua comparação entre chamar uma pessoa de mulato e se referir a uma pessoa pela genitália meu deus do céu. É claro que se uma pessoa se sente ofendida com a forma com a qual você se refere a ela é plausível que você busque utilizar outras palavras que não ofendam aquela pessoa por uma questão de empatia mais essa é uma escolha pessoal.
@rafaelasoaresdeabreu6611
@rafaelasoaresdeabreu6611 5 жыл бұрын
@@kurt7210 genitalia ou melanina, sao componentes organicos que nao definem ninguém. Parabéns, vc entendeu o porquê de não podermos chamar qq pessoa pelo nomes que q nós, ausente da vivência do outro, queremos... "só pq não é racista".
@kurt7210
@kurt7210 5 жыл бұрын
Rafaela Soares de Abreu A palavra mulato não se refere a melanina e sim ao híbrido ou seja o cruzamento de duas etnias diferentes. E sim podemos chamar chamar pessoas de mulato, pois ela descreva a realidade tal como vemos e não carrega etimologicamente a intenção de ofender ninguém. Obs: as palavras só ofendem quando trazem com sigo a intenção de ofender alguém.
@bvveiga
@bvveiga 5 жыл бұрын
Mandou muito bem!!!! Não se trata só de "lugar de fala". Mas é conhecimento histórico.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Bruno Veiga Exato!
@quandopretofala
@quandopretofala 5 жыл бұрын
Oi gente! Assim como o AD, tenho um projeto acadêmico e pessoal para fortalecer a negritude. Em tempos de ódio temos que mostrar a que viemos. Querem a juventude negra no cárcere e no caixão. Está no início e seria ótimo conseguir mais visibilidade para gente preta. Estamos vivos e falando. Obrigado!
@Callybonbonblog
@Callybonbonblog 5 жыл бұрын
Que vídeo 🙏🏾 obrigada por mim da voz. Sinceramente é uma vergonha como os Brasileiros brancos tratam ainda a questão do negro não tem menor vergonha da história. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 ✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾✊🏾 respeito
@rodrigoassis7407
@rodrigoassis7407 5 жыл бұрын
Nossa cara.... em nenhum momento do programa lá eu vi o Caio querendo ensinar o que é racismo pra ninguém (ou negando a existência do racismo). Tudo que ele falou foi que as pessoas não deviam se sentir constrangidas/ofendidas por serem chamadas de mulato porque a etimologia do termo não vem de "mula” como algumas pessoas vinham defendendo (se não me engano, o Fefito disse isso num programa anterior). Mas, ele até retifica que se alguém se sentir ofendido pelo termo, por algum outro motivo, ele até deixaria de usá-lo sem problemas. Mudando a perpectiva, é como se alguém dissesse que o termo latino vem “lata” e por isso as pessoas devessem se sentir ofendidas ao serem chamadas de latino. Mas nós sabemos que isso não é verdade e que latino trata apenas da origem da pessoa ou sua língua. Mas, o Caio ainda reitera que, se por algum outro motivo, a pessoa se sentir ofendida com o termo ele irá parar de fazer uso dela. Sinceramente não entendo essa raiva dele (pelo menos nessa questão).
@mariahora8530
@mariahora8530 5 жыл бұрын
Eles estão demais
@silvanacardoso2357
@silvanacardoso2357 4 жыл бұрын
Menos " kefera"
@lucyantunes6066
@lucyantunes6066 4 жыл бұрын
Um comentário sensato, finalmente!!!
@caio9193
@caio9193 3 жыл бұрын
Inclusive nem costumam usar esse termo de forma racista, e ele vem do árabe muladi que designava filhos de árabes com pessoas de outros povos e era usado na península ibérica durante o domínio islâmico
@MrDudatoledo
@MrDudatoledo 3 жыл бұрын
Eu não vi o vídeo do Caio, mas achei errado alguns dos argumentos aqui desse vídeo independente pra quem for
@mayconportes9414
@mayconportes9414 5 жыл бұрын
Reclamou o vídeo inteiro e não disse como deve se referir a um mulato ou negro.... Disse que é ofensa usar o termo negro mas usa o mesmo termo para se auto referir. Que confuso....
@cesargconde
@cesargconde 5 жыл бұрын
Cara, entendo a importância da pauta e o quanto ela te move, mas ele disse que tinha a última palavra sobre racismo? Eu só vi ele discutir a etimologia mesmo.
@SidneaMerencio
@SidneaMerencio 5 жыл бұрын
Sou compositora e ao frequentar o Sindicato dos Compositores, ouvia do Advogado Francisco Xavier:"Você é uma negra inteligente"! Aquilo abominava minha alma, ou quando os homens aproximavam-se de mim e diziam:" Adoro mulatas, você é uma mulata linda"! Como se a inteligência e a beleza fosse algo que não fosse comum aos afrobrasileiros. A verdade é uma só, não querem admitir que seus antepassados erraram com o tratamento dispensados a nós. Sentem-se no direito a falar por nós, sem nunca terem vestido nossa pele. Somente nós os afrobrasileiros, sabemos o que é ser seguido dentro de uma loja, ter que carregar a bolsa bem a vista, e ainda assim passar pela vergonha de uma revista por um guarda masculino. Não termos o local de nossa origem, e ter que usar um sobrenome que nos foi impingidos. Sermos jogados para os lugares mais distante do centro sem nenhuma infraestrutura e ver os lugares tornarem-se favelas dominadas pelo tráfico pornão ter a presença do Estado. Penso que antes de qualquer um antes de querer falar por nós deve por 24 hs viver dentro de nossa pele de afrobrasileiros.
@monikeesn4109
@monikeesn4109 5 жыл бұрын
Eles são desonestos!
@viqhashimoto1969
@viqhashimoto1969 5 жыл бұрын
Caramba, arrepiei, senti o nó na garganta daqui! Como foi dito por outra pessoa nos comentários, você é necessário!
@bianca_martinele
@bianca_martinele 5 жыл бұрын
Vim pela indicação do Pirula 😊 adorei o vídeo, parabéns !
@Adzdigitais
@Adzdigitais 5 жыл бұрын
Sou negro, acho que posso comentar a minha opinião. No fundo, e no futuro... toda essa discussão de hoje é totalmente descartável e sem necessidade. Pois com esse mundo globalizado, conectado e social que estamos vivendo, daqui a poucas gerações já não existirão "raças" (Brancos, Japonês, Negros, Índios e demais serão misturadas e chegaremos em um momento que não haverá mais brancos ou negros). Seremos todos pardos, exóticos e misturados. Esses vídeos: Seja de Copolla ou de negros militantes, me dá fadiga. Um aviso para os brancos: Lá na frente não haverá mais brancos. Um aviso para os pretos: Lá na frente não haverá mais pretos. Nenhum Branco rico que odeia outra "raça" irá impedir algum filho ou neto de se relacionar ou construir família com outra pessoa que não é da mesma etnia. E isso vale pra todo mundo, desde aquela família tradicional japonesa que não gosta de estrangeiros, até aquela família tradicional nigeriana que odeia estrangeiros".
@luizalexandreruiz9311
@luizalexandreruiz9311 5 жыл бұрын
Cara show o seu comentário, eu mesmo sendo caucasiano (branco), já sou misturado, espanhol com italiano, apesar de terem o tom de pele clara, sou misturado... :) E se eu tiver filhos tendem a ser mais misturados, principalmente porque gosto de negra.... :)
@zitahayabusa3469
@zitahayabusa3469 5 жыл бұрын
Tomara, cara. Mas por enquanto acho muito, muito difícil. Ainda ensinamos racismo desde muito cedo, infelizmente. Mas tomara mesmo que a próxima geração aprenda a olhar para o próximo sem preconceitos.
@edneynascimento8415
@edneynascimento8415 5 жыл бұрын
Isso ainda vai demorar muito, e no mais relatar dessa forma é desmerecer a luta de vários que por sua vez lutaram/morreram para que todos tivéssemos os semi-direitos que temos hoje, vale ressaltar que ainda hoje temos artista negros do século passado sendo retratados como brancos, infelizmente esse seu futuro utópico ainda vai demorar muito, muito...
@soobbing03
@soobbing03 5 жыл бұрын
@@edneynascimento8415 arrasou... toda forma de luta é necessária e justamente os movimentos lutam para um dia não precisarem mais.
@joao272011
@joao272011 5 жыл бұрын
Um pouco de estudo sobre a história da formação e estruturação de uma sociedade lhe fará bem sobre o entendimento de comportamento antropológico de uma sociedade. Se não houvesse tanta resistência, com muitos anos de sangue negro derramado, continuariamos escravizando. Esse seu discurso dá voz ao racismo e outras doenças de uma sociedade. Não podemos nos fazer de bobos acreditando que tudo vai ficar bem se não fizermos nada pra que se tenha respeito sobre outras raças, culturas e gênero
@cleidedornelles5845
@cleidedornelles5845 5 жыл бұрын
Vim pelo canal do Pirula e fiquei pelo brilhantismo e eloquência que você possui. 👏🏼👏🏼👏🏼
@Uglysub5
@Uglysub5 5 жыл бұрын
Você concorda com a Lívia Zaruty que negros de pele clara não é negro e não pode falar sobre esses assuntos? Vale lembrar que a Lívia defendeu o eGuinorante , um Racista que chamou um negro de sub-raça até não aguentar mais e apenas parou quando começou a pegar mal para o bolso dela. Eu sou uma mistura de negro (pai) e branca(mãe) e mesmo assim já sofri racismo. Obrigado. Só quero saber sua opinião.
@jornalistarenatarosa4205
@jornalistarenatarosa4205 5 жыл бұрын
essa mulher chega a ser pior q o Caio nossa
@Uglysub5
@Uglysub5 5 жыл бұрын
@@jornalistarenatarosa4205 com certeza. Ela é horrível.
@kahveh2191
@kahveh2191 5 жыл бұрын
"Um racista que chamou um negro de sub-raca" Alguém que não conhece o significado da palavra: CONTEXTO...
@Uglysub5
@Uglysub5 5 жыл бұрын
@@kahveh2191 olha cara, eu só fiquei chateado com o que ele falou. Aquilo foi muito racista sim. Não se diz essas coisas irmão.
@Uglysub5
@Uglysub5 5 жыл бұрын
@EM S violência contra mulher sempre deve ser combatido, isso não se discute.
@vitorroriz
@vitorroriz 5 жыл бұрын
Muito pertinente e lúcido, passei a seguir o canal, quando estiver aqui por Aachen bora tomar uma!
@thalesmartinssilveira9099
@thalesmartinssilveira9099 4 жыл бұрын
Tenho orgulho dos meus ancestrais, sempre olharam para o coração não para a cor da pele, meu irmão é casado com uma negra linda, igual muitos jogadores de futebol que são casados com mulheres brancas lindas, e ainda eles preferem as loiras de olhos azuis, já tive patrão negro muito bem sucedido, as coisas estão mudando fais tempo e vai melhorar mais!
@jairobarbierirodriguesdavi50
@jairobarbierirodriguesdavi50 5 жыл бұрын
o cara começa falando q o caio n pode falar sobre algo q ele n sabe e no final vem falar q "tem certeza" que tem quarto de empregada na casa do caio... vai entender... Vídeo estava mt bom até os 6:57 mas aí teve que dar a "lacrada" final.
@doneryamante
@doneryamante 5 жыл бұрын
Amigo, ajude-me : branco eu não sou. Eu sou o quê? Embora eu não seja russo, eu posso falar da revolução russa, certo? O Caio é detestável, já deixo claro. Mas... Ele tem direto de dar opinião sobre o que ele quiser. Não devemos proibir alguém de dar opinião . Se a opinião estiver errada, a pessoa deve ser chamada ao diálogo ao invés de ser cerceada de participar.
@nilvadasilva8055
@nilvadasilva8055 5 жыл бұрын
DONERY AMANTE certo, o Caio Coppola pode dar sua opinião. Mas todas as vezes as opiniões ou argumentos dele incluem coisas erradas em determinado fato ou tema. Aí mais de 1000 pessoas já assistiram ao vídeo e a maioria delas não pesquisa para ver se a opinião do Caio condiz com a verdade. Muitas pessoas acreditam e divulgam inverdades por aí. E eu, você ou qualquer outra pessoa podemos opinar sobre outras culturas, outros povos baseados em estudos, mas não afirmar algo que seja nossa opinião.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Nilva Da Silva. Menina, n é só pq eu concordo c sua fala. Mas muito, muito obrigada por escrever. Pq, como vc disse, é mais do q opinião falar cobre determinados assuntos!! O pessoal têm q ter mais consciência histórica e HUMANA sobre as coisa. E, eu digo ainda mais...qdo se é adulto e já se tem um certo nível de conhecimento, teve oportunidade de estudar e ainda consegue falar tanta coisa feia como esse Caio, já é falta de caráter!!
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
DONERY AMANTE. Leia o q a Nilva Da Silva escreveu p vc. ;)
@doneryamante
@doneryamante 5 жыл бұрын
Eu acho que o Caio quer recontar a história e nesse ponto ele erra. Para várias coisas pode haver outra versão sobre os fatos. Exemplo: chover é um fato. Ele pode dizer: gosto ou não da chuva. Posso achar que poderia ter chovido menos ou chovido mais. Posso avaliar as consequências da chuva etc. O que ele não pode é negar que tenha chovido. E é isso que ele, em geral faz: nega um fato. Continuo apenas discordando de que ele não possa dar uma opinião sobre escravidão, porque todos podem opinar sobre tudo. E mais: todos têm direito até a estarem errados.
@PauloRicardo-fc4li
@PauloRicardo-fc4li 5 жыл бұрын
A lógica é muito importante. Caio, neste vídeo ao qual vc se refere, apenas trata da questão da origem da palavra e da reflexão: É certo ou não vc evitar o uso de uma palavra que existe, que é dicionarizada , mas que ofende certas pessoas (que, segundo o caio, se ofendem por não entender a etimologia da palavra)? Logo, não se trata de discutir racismo em si. E nesse vídeo o Caio nem toca nessa questão, tanto é que no final ele diz: Pra quem se sente ofendido, estude a origem da palavra, saibam da verdade, e não se sentirão mais ofendidos. Então a questão da lógica, entender o que o outro fala em termos lógicos, silogísticos é fundamental para não criar espantalhos do que a pessoa falou e atacar esse espantalho como se tivesse atacando a idéia verdadeira dessa pessoa.
@danilloguedes
@danilloguedes 5 жыл бұрын
Paulo Ricardo Leite é mais importante a origem da palavra ou como ela é usada no presente (e por quem e quais motivos é usada)? A etimologia de “Lúcifer” ou “demônio” (só pra ficar em apenas dois exemplos) condiz com o sentido empregado hoje por adeptos do cristianismo? Você diria o mesmo que disse no seu comentário a essas pessoas, caso fosse criticado por usar alguma dessas palavras de acordo com seu “sentido etimológico”? “Ah, mas tem a mitologia, demônio e Lúcifer passaram a ter um significado negativo”. Poxa, se a mitologia serve nesse caso para justificar uma mudança de significado, por que fatos históricos, identitários e sociológicos não seriam suficientes para justificar a recusa em aceitar um outro?
@PauloRicardo-fc4li
@PauloRicardo-fc4li 5 жыл бұрын
@@danilloguedes Danilo, eu acho que se a palavra se transformou em termo pejorativo, que se ela ofende a pessoa, ela deve sim ser evitada. Repare que em nenhum momento do meu comentário eu concordei com essa opinião do Caio ( É certo ou não vc evitar o uso de uma palavra que existe, que é dicionarizada , mas que ofende certas pessoas? Caio responde com não, eu respondo com sim) A questão é que o autor do vídeo extrapola completamente o mérito da questão e quer dizer que o Caio estava se referindo de alguma maneira ao racismo, o que é falso.
@PauloRicardo-fc4li
@PauloRicardo-fc4li 5 жыл бұрын
@@danilloguedes E só para informar, já que fiquei meio desconfiado dessa sua escolha de palavras, eu sou ateu.
@lucasassis9867
@lucasassis9867 5 жыл бұрын
@@danilloguedes Caio diz que se a pessoa não quer ser chamada assim, ou por qualquer outro termo, ele respeita. O cerne da questão era só a etimologia mesmo.
@danilloguedes
@danilloguedes 5 жыл бұрын
Paulo Ricardo Leite não tinha ficado claro pra mim se concordava com ele ou não, mas vamos ao que interessa. A grande questão é que o comentarista da Jovem Pan reduz a discussão do racismo a um mero detalhe linguístico, mostrando desconhecimento tanto em relação à linguística quanto ao racismo. “Se se sentir ofendido, estude etimologia que a ofensa some”: vamos combinar que isso é extremamente raso e ignora milhares de outras questões envolvidas, dentre elas, a que foi foco do autor desse vídeo. Os exemplos que ele traz são ótimos: se eu, que não faço ideia do que tenha sido o holocausto, me proponha a falar com tamanha propriedade sobre o assunto e dê sugestões aos judeus de como devem se portar em relação ao antissemitismo, reduzindo infinitamente a questão, isso só mostra a pequeneza do meu raciocínio (e, sendo menos inocente, até mesmo do meu caráter).
@Thiagoromeu
@Thiagoromeu 5 жыл бұрын
Não te conhecia, mas meu espírito clamava por este grito. Parabéns pelo belo discurso.
@moisesalves2803
@moisesalves2803 5 жыл бұрын
Vc tem espírito de negro, BRANCO? vc não tem lugar de fala aqui.
@mauriciorogeriodasilva2807
@mauriciorogeriodasilva2807 5 жыл бұрын
E mais, tenho orgulho de ter em minha família negros , mulatos e até cafusos. Somos seres humanos e devemos nos vermos como iguais.
@lbcdodesterro
@lbcdodesterro 5 жыл бұрын
Outra coisa, vc não pode se ofender com algo que alguém nunca te chamaria. Você tem pele negra e traços de negro. Ninguém o chamaria de mulato. Logo você não sabe o que está falando pq nunca foi um mulato. Você não é igual a mim. Por tanto não me representa.
@braziliandrunkgirl
@braziliandrunkgirl 5 жыл бұрын
@@estheralves5321 Né. Mostrando o qto coerência passou longe
@nilkids9315
@nilkids9315 5 жыл бұрын
Bruno Claudino, você simplesmente destruiu todo argumento raquítico do AD Junior, o qual não sabe uma partícula do conhecimento do Caio.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Esther Alves. Isso, dá forças ao q vc n conhece....peloamordedeus!
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Bruno Claudino De Oliveira. Meu Deus! Há uma propagação de informação de gente desinformada sobre sua própria história.... afffff q horrendo! Não julgue o q vc n conhece! Olha qtos q tb n sabem, acabam propagando imbecilidade!!!!
@canalblacknerdfilmeseseries
@canalblacknerdfilmeseseries 5 жыл бұрын
A única coisa que vc disse que eu concordo é que não tinha ninguém com autoridade pra falar sobre os negros. O que eu acho é que além de haver algum negro que discorde do Caio tem que haver algum que concorde com ele pois vc também não tem o direito de falar por todos os negros pois eu conheço e sou um que concordo com ele ou vc vai me chamar de capitão do mato ??? Vc não é o único Negro do Brasil e não fala por todos nós assim como o fefito e o edigar também engraçado que o senhor esqueceu de citar eles no seu vídeo Afinal são dois brancos também falando sobre negros então o seu discurso e Bonito só que ideológico como todo discursso da esquerda que nós usa como Massa de manobra nos comparando com gays e etc... Pense com a sua cabeça não se deixe influênciar por ideologia esquerdista de vitimismo esse tempo já passou
@rprazRpraz
@rprazRpraz 5 жыл бұрын
Joia
@deus2222
@deus2222 5 жыл бұрын
Seu cu de europeu falsificado inveja sua boca de felacao.
@deus2222
@deus2222 5 жыл бұрын
Seu cu de europeu falsificado inveja sua boca de felacao.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
cariocasp rj . Cara, só de vc falar de vitimistas numa das questões mais sérias (se n for a mais séria) e repugnante do Brasil, vc ainda mistura como se o discurso fosse somente de esquerda? Em q mundo vc vive. Faz isso não. Estude a fundo, seja humano e se for o caso, desça do seu pedestal a fim de se desprender de algumas de seus privilégios para o bem de todos.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Narciso Bello. N precisava ser tão grosseiro. Mas q soa como todos os q não reconhecem sua história, querendo sempre se retirar da nossa realidade brasileira....soa obviamente. Falowwww
@edinaldoacacio7046
@edinaldoacacio7046 5 жыл бұрын
Somos humanos, a diferença de pele não nos deixa melhor ou pior que o outro. Isso só exista na cabeça dos ignorantes.
@andersonmedina7681
@andersonmedina7681 5 жыл бұрын
Deixa sim. A pele diz muito sobre quem você é na sociedade. Sua frase é uma mentira, só vale no mundo biológico. No mundo social, que é o que importa, a pele faz toda diferença.
@giselebeatriz3954
@giselebeatriz3954 5 жыл бұрын
@@andersonmedina7681 , 👏👏👏👏👏
@cristinapalatti3636
@cristinapalatti3636 5 жыл бұрын
@@eduflu isso é um direito dele, no final é tudo uma questão de direito iguais.
@luanaccosta
@luanaccosta 5 жыл бұрын
Vai catar coquinho. Essa frase não cola.
@dra.joycefonseca9710
@dra.joycefonseca9710 5 жыл бұрын
Execelenteeee! também não vejo diferença, ninguém é melhor ou pior que alguém por conta de um tom de pele!!!!
@danilachnit8334
@danilachnit8334 5 жыл бұрын
AD vc está certíssimo sobre especialista de situações que não conhecem. Entendo sua emoção com esse tema. Mas faltou o tema da palavra "mulato". Faz um vídeo história sobre a palavra mulato e outros termos no processo de embranquecimento da nossa sociedade brasileira. Adorei o final com quartinho de emprega. Quando vc vier em Frankfurt vamos tomar um café.
@alexbento7378
@alexbento7378 5 жыл бұрын
Eu sei muitas coisas sobre a raça negra tanto no Brasil tanto nos Estados Unidos , mas ! eu aprendo muitas coisas com o ADJUNIOR... o cara estuda e sabe representar . O negro que nao sabe sua historia passa vergonha por si ..e perante a pessoas racistas .
@rostanregis267
@rostanregis267 5 жыл бұрын
É CRiME RACIAL MANiFESTAR PUBLiCAMENTE A NÃO ACEITAÇÃO, DO DIREITO HUMANO, À LIBERDADE DE EXPRESSÃO E/OU A LiBERDADE DE IMPRENSA POR CAUSA DA COR DA PELE DO EMiSSOR DA iNFORMAÇÃO? ? AD JUNiOR, VOCÊ PODER ME EXPLiCAR, POR FVOR? ?
@rprazRpraz
@rprazRpraz 5 жыл бұрын
Existe todo tipo de racismo.
@daniloevangelists8237
@daniloevangelists8237 5 жыл бұрын
Falar ele pode, tanto é que não foi censurado ou preso, mas se expõe uma opinião é passivel de crítica, não isto que o rapaz fez aqui?
@rena-pd3wm
@rena-pd3wm 5 жыл бұрын
È liberdade de expressão tbm falar que uma pessoa deve “calar a boca” pq não sabe o que está falando.
@joassantiago
@joassantiago 5 жыл бұрын
Rostan, se eu chamar você de burro não estou exercendo o direito ou a liberdade de expressão, mas estou te ofendendo mesmo. Se eu te chamasse disso justificaria dizendo que você não sabe o que é crime e muito menos o que é crime racial. Como estaria praticando um crime racial uma pessoa que rebate a fala da outra? Como que esse fato se enquadra na prática de crime? Se você quis dizer de maneira torta que houve racismo inverso praticado pelo AD errou também. Na verdade, de suas palavras distorcidas de forem torcidas delas sairá apenas o caldo da ignorância. É mais, portanto, que quer dizer algo sobre o qual não faz a mínima ideia.
@negancomediante8126
@negancomediante8126 5 жыл бұрын
@@rprazRpraz Existe até o racismo de mentira.
@junialouzeiro1361
@junialouzeiro1361 5 жыл бұрын
Parabéns meu lindo! Sua indignação é a minha também!
@heldopereira3736
@heldopereira3736 5 жыл бұрын
Por esse ponto de vista então só quem tem direito de fala são os índios , que era o povo dominante antes da colonização pela sua idéia
@rprazRpraz
@rprazRpraz 5 жыл бұрын
Verdsde.
@paulofilho_1982
@paulofilho_1982 4 жыл бұрын
Conversa fiada de lugar de fala. Babaca anti branco
@16alexandres
@16alexandres 5 жыл бұрын
Nos primeiros momentos do vídeo já bate com o que eu pensei no momento que assistia ao vídeo citado do Morning Show, o Caio não tem autoridade pra falar pelos Afro descendentes e deveria ter um representante negro pra essa discussão. Parábens ADJunior !
@claudiadasilvapereira7347
@claudiadasilvapereira7347 5 жыл бұрын
o dia que parar de falar em racismo -ele acaba.o dia que parar de ser vitimas -somos apenas seres espirituais vivendo uma esperiencia humana com cores diferentes simples assim
@raulsilva805
@raulsilva805 5 жыл бұрын
Tomo a liberdade de citar Talib Kweli: “Nenhuma pessoa branca que vive hoje é responsável pela escravidão. Mas todos os brancos vivos hoje colhem os benefícios dela, assim como todos os negros que vivem hoje têm as cicatrizes dela” Não tenho lugar de fala em questões raciais, mas me posiciono contra qualquer tipo de sistema opressor. Aos brancos, recomendo a leitura de autores como Abdias do Nascimento, Lélia Gonzales, Frantz Fanon... Autores negros que, imersos num sistema racista e colonizador, conseguiram teorizar o sofrimento do povo afrodescendente.
@fernandasusej
@fernandasusej 5 жыл бұрын
Conhecir seu canal através do Canal do Pirula 😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
@MrManuelaesanchez
@MrManuelaesanchez 5 жыл бұрын
Que ridículo precisa ter "autoridade" para falar a origem (etimologia) de uma palavra.
@analumedeiros4317
@analumedeiros4317 5 жыл бұрын
Manuel Sanchez verdade!
@acacioamericano4860
@acacioamericano4860 4 жыл бұрын
Parabéns ADJúnior, você nos representa
@valsantana2382
@valsantana2382 5 жыл бұрын
Ótimo vídeo Ad Junior!!!👏👏👏👏👏👏
@geanbrito3720
@geanbrito3720 5 жыл бұрын
Cara, vc falou, falou, falou... E não disse absolutamente nada sobre a origem do termo mulato. Vc apenas atacou o Caio, dizendo que ele "não tem autorização" para externar sua opinião pelo simples fato de ele não ser negro. Quem é vc pra dar autorização para alguém externar uma opinião? Quem é vc na fila do pão, rapaz? Concordo com o Caio, pois, ao contrário de vc, ele foi atrás, da terminologia da palavra - essa mesma terminologia que vc ironiza no início do vídeo, por ter preguiça de buscar o conhecimento (ou não foi, simplesmente, por conveniência msm), mas q ele, diferentemente de vc, tratou de conhecê-la, MESMO SENDO UM BRANCO. Qto a vc, q se diz uma "autoridade" no assunto, simplesmente passou o vídeo atacando o cara por não ter um argumento a altura para tefutá-lo. Toma vergonha, rapaz! Isso só reforça a impressão que eu sempre tive de vc e de todos esses negros mimizentos q adoram botar a culpa da sua existência medíocre na escravidão. Então, concluo que vc não sabe de porra nenhuma e só quer aparecer. Portanto, vai tomar no cu e para de fazer vergonha. Pois, sou preto e tenho vergonha de vc. Outra coisa: vc não me representa e não representa "a maioria" dos negros, como vc diz aqui. Se vc qr achar q vc é uma mula, um cavalo, um cachorro, então foda-se! Mas não vem reforçar a distorção de um termo, por pura e simples conveniência não. Não vem com conversinha vitimista não, pq esse seu papinho não serve para a maioria dos negros e sim, apenas para reforçar a vida frustrada de uns e outros q vem nesse sei canalzinho medíocre. Perdi quase 8 min da minha vida com essa porra. Mula de cu é rola. Acorda pra vida rapah
@rosineioliveira
@rosineioliveira 5 жыл бұрын
Nossa quanta didática, só pode falar quem é, deve ser por isso que para curar o médico tem que estar doente !! 🤦🏻‍♀️, o mal do homem e ser o lobo do homem, ontem foram escravizados, subjugados, hj não basta se libertar, tem que oprimir e desqualificar os seus algozes, mesmo que recaia sobre descendente de séculos após dívida criada, talvez daqui uns 200, 300 anos seja o inverso, pq nunca será em ser igual e sim melhor, a humanidade cada vez mais animal !!
@wilsonconceicao6870
@wilsonconceicao6870 4 жыл бұрын
Proximo argumento racismo reverso...
@diegoaragao9404
@diegoaragao9404 4 жыл бұрын
Esperei 7 minutos pelo argumento e não vi. Estava esperando mesmo algum argumento etimológico sobre o tema.
@vanessatrentin
@vanessatrentin 5 жыл бұрын
É um prazer conhecê-lo. Vim do canal do Pirula, já sou sua fã. Eu não conseguiria expressar com palavras o quanto eu sinto por tudo que vocês passaram por culpa de meus ancestrais.. e ainda passam hoje, por nossa culpa. Lendo os comentários, me parece que muitas pessoas não entenderam ainda sobre lugar de fala e como isso não tem a ver com falar sobre história. Talvez você já tenha um vídeo sobre isso, vou procurar. Obrigada pelo conteúdo interessantíssimo e parabéns por falar, de forma tão clara e sincera, sobre tudo que muitos de nós nunca ouviram antes. Abração.
@wallacechagas2028
@wallacechagas2028 5 жыл бұрын
Racistas deveriam ser punidos com prisão perpétua.
@thiagoaugusto31
@thiagoaugusto31 5 жыл бұрын
Parabéns pelo posicionamento. Precisamos de pessoas como você, para fazer ouvida a voz da raça negra.
@clarianaoliveira6306
@clarianaoliveira6306 5 жыл бұрын
Obrigada por vc existir ADjunior aprendo muito com vc
@cellimara6573
@cellimara6573 5 жыл бұрын
É melhor não aprender para não reproduzir asneiras.
@ahsaxsantos
@ahsaxsantos 5 жыл бұрын
Mas não preciso que negros falem por mim. O passado não da pra mudar mas nós podemos viver os dias atuais. Eu gosto de ouvir o caio.
@gauchotche1613
@gauchotche1613 2 жыл бұрын
CORRETO , AD JUNIOR, CADA SER HUMANO SABE SOBRE SUA ROTINA.
@vinifabretti7977
@vinifabretti7977 5 жыл бұрын
UOOOOOOU! Discurso poderoso! Parabéns!
@duuomodaearte
@duuomodaearte 5 жыл бұрын
Esta de parabéns , fui criada para ser racista , sendo uma parda com características indígenas marcantes , minha família é extremamente racista e estou me reeducando , fico muito feliz de ver vídeos como o seu ! Obrigada
@jacksonchagas9230
@jacksonchagas9230 5 жыл бұрын
Bacana, não sei o q faz esse desonesto ter respaldo em qq meio... Muito bom Ad...
@sergiohenriquecunha
@sergiohenriquecunha 5 жыл бұрын
Cara q loucura ,o cara é culpado por estudar e ser branco (falar bonito -lugar d fala etc...) isso é serio mesmo.Tu sabe o que implicaria essa aberração ,simplesmente quem não tenha vivido uma determinada enfermidade não poderia ter nem uma opinião mesmo que essa salva-se a vida de alguem ,mesmo que tenha se aprofundado a questão .Ou seja ,branco fala d branco-negro fala d negro -pardo fala d pardo e ai por diante ,da qui a pouco os ruivos iram reclamar.È isso ai mesmo vamos separar todo mundo e d pois começar um conflito étnico ,Parabens .
@ricardosalomesilva9370
@ricardosalomesilva9370 5 жыл бұрын
Presta atenção no vídeo, depois comenta. Se não entender da primeira, assiste de novo, e depois comenta.
@marcosndc
@marcosndc 5 жыл бұрын
ad eu não consegui ver essa citação de educação eugênica na constituição de 1934 ART 38 pode me ajudar por favor
@TheFColpas
@TheFColpas 5 жыл бұрын
Cara, você é demais! Mesmo! Sou branco, não tenho qualquer vivência sobre a realidade negra, contudo, revolta-me muito (e essa revolta é um espirro no meio do tufão que o negro vive) brancos metendo-se a falar sobre os negros, sobretudo ditando as regras. O grande problema do nosso país (e nesse caso não se trata de uma expressão vazia) é o racismo e a herança escravocrata, a qual nunca foi realmente confrontada e combatida. O BR nunca será um país, uma nação plena se não for rompida a estrutura e a lógica da nossa sociedade escravista. Aqui finge-se que está tudo bem, exige-se que todos assim se sintam e parece que vivemos num oásis. De novo, parabéns. Preciso(amos) de gente como você.
@rodanalist
@rodanalist 5 жыл бұрын
Indicação do Pirula... ;)
@GlobetrotterBR
@GlobetrotterBR 5 жыл бұрын
Só vejo um discurso de ódio, proferido por um sujeito cheio de sangue nos olhos. Triste.
@lembreicardoso3203
@lembreicardoso3203 5 жыл бұрын
Não pode nem falar. Só ódio, viu. Eles querem separar mesmo. Esse cara se pudesse prendia as pessoas as quais ele critica. Eu acho q não posso dar um palpite sobre morrer, pois não morri ainda p ter palavra sobre isso. Não pode falar sobre doença se não tem? Esse cara nem exibiu ao vídeo q ele critica. É totalmente projetivo e vê o que ele deseja em quem ele critica.
@GlobetrotterBR
@GlobetrotterBR 5 жыл бұрын
@@lembreicardoso3203 Esse cara precisa de tratamento urgente.
@lembreicardoso3203
@lembreicardoso3203 5 жыл бұрын
Eu só vejo ódio da aqui para a frente. Esse ódio não existia no Brasil antes de 2010. Veja dois vídeos: contra o estatuto da igualdade racial, são dois negros dizendo que se o tal estatuto fosse aprovado traria ódio racial p o Brasil. Isso foi em 2007. Eu concordo que as escolas tem de parar de ensinar uma linguagem que inicite a luta de classes. Eu concordo que ele precise de tratamento. O hipócrita do pirula gostou desse cara. O pirula é o bom moço com uma linguagem dúbia.
@JoaoPaulo-ot4ez
@JoaoPaulo-ot4ez 3 жыл бұрын
O Ad pode está alterado neste vídeo, mas em nenhum momento ele deixou de dizer a verdade, se atendo a fatos, não a achismos.
@GlobetrotterBR
@GlobetrotterBR 3 жыл бұрын
@@JoaoPaulo-ot4ez Basta entrar num reality show e poucos dias depois vemos máscaras caindo, como estamos vendo agora no BBB21. Os militantes não conseguem sustentar o personagem 24/7.
@geraldolins5226
@geraldolins5226 5 жыл бұрын
Professor,estou abestado com tanta inteligência parabéns.
@luizfelipemaia9003
@luizfelipemaia9003 5 жыл бұрын
É isso que ele gosta, de um monte de abestado dando like.
@geraldolins5226
@geraldolins5226 5 жыл бұрын
@@luizfelipemaia9003 sai daqui bolsonete lixo.
@doug829
@doug829 5 жыл бұрын
Abestado foi uma boa definição...
@lf-zn4je
@lf-zn4je 5 жыл бұрын
Que vídeo, senhores! Que vídeo!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@patriciadarosa3272
@patriciadarosa3272 4 жыл бұрын
Por onde anda AD .estou com saudades!!!!😍
@kennyrogers5708
@kennyrogers5708 5 жыл бұрын
Então não posso me apoiar em um historiador branco que conta a história "correta" em favor dos negros, certo? Nossa, sua argumentação transborda em contradições.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Kenny C . Poxa cara, claro q pode. Se pensasse melhor, n faria tal pergunta! Nada a ver! Acredito q, as pessoas tem q realmente entender melhor sobre questões raciais. Pq uma coisa é vc saber muuuuito bem da história escravagista, ser correto em seus estudos, não tendencioso, humano...enfim, compreender bem do que é e de como foi construído o racismo. Outra coisa é vc sofrer o racismo. Um branco, por mais estudado q seja, não consegue e nem conseguirá, chegar a essa camada de conhecimento. Entende? E coisas tão sensíveis como a questão do uso da palavra malato, ainda mais falando da história do Brasil, é mto mais do q o significado q está no dicionário.
@AdrianoSantos-up2if
@AdrianoSantos-up2if 5 жыл бұрын
Eu como mulato, não aceito que você sobre nós. Você é negro e não mulato. Então vai defender os negros não os mulatos. Abraço
@WalterdasTrevas
@WalterdasTrevas 5 жыл бұрын
Foda-se!
@geovana.a
@geovana.a 5 жыл бұрын
Mulato é um termo que significa "mistura de humano com mula" Com o único objetivo de ofender os negros. Você não é mulato, você é negro
@geovana.a
@geovana.a 5 жыл бұрын
@@doug829 que nada, a direita abraça a todos né
@doug829
@doug829 5 жыл бұрын
@@geovana.a eu não quero ser abraçado, quero ter liberdade individual, ser tratado com igualdade e ter a possibilidade de vencer na vida com o meu esforço. E só uma observação sua definição de mulato e de negro está errada, um mulato está para negro assim como está para branco, chega ser absurdo eu ter que falar algo tão obvio.
@AdrianoSantos-up2if
@AdrianoSantos-up2if 5 жыл бұрын
@@geovana.a hahahahahha de onde você tirou isso rapaz, mulato é sinônimo de híbrido, mistura. E a mula recebe esse nome justamente porque é a mistura da cavalo com jumento, a origem da palavra antecede a mula, não é palavra mula que dá significado ao mulato e sim o contrário. Se quiser eu coloco as fontes históricas aqui pra você.
@Thigojr
@Thigojr 5 жыл бұрын
E a origem da palavra mulato ?
@guardadopaulao
@guardadopaulao 5 жыл бұрын
Otimo video. Fez esse branco aqui refletir, aplaudir, dar like, comentar e me inscrever 😊
@robiwillian
@robiwillian 4 жыл бұрын
Por isso q. Eu lhe AMO.vc consegue mim emocionar de todas as formas AD sou seu fan
@andradeps1891
@andradeps1891 5 жыл бұрын
A moda da vez é cresce usando nome Caio Coppola....👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@ochokito82
@ochokito82 5 жыл бұрын
É um qualquer um né eu tambem nem LIGO pra esse mentiroso, mais ai, mexeu com a raça somos nós
@sjota7795
@sjota7795 5 жыл бұрын
Fazer o que né?! Se o próprio analista Caio se diz ou se sente capaz de abordar todos os assuntos.
@celiafiuzapacheco9034
@celiafiuzapacheco9034 5 жыл бұрын
Parabéns ADJUNIOR falou tudo.
@henrique.amorim
@henrique.amorim 5 жыл бұрын
Chamar esse cara de Senhor é muita educação da sua parte, né? Esse cara é um moleque!
@luizfelipemaia9003
@luizfelipemaia9003 5 жыл бұрын
@Cássio Edward Peltz Cara de onde você tirou isso ? kkkkkkkk
@rafaelluis3286
@rafaelluis3286 5 жыл бұрын
@Cássio Edward Peltz Velho ele falou que o Miranda seria ruim pro Marketing da banda já que é um nome feminino e ele masculino e Coppolla é o nome de solteiro da mãe dele e da avó dele .-.
@rafaelluis3286
@rafaelluis3286 5 жыл бұрын
@Cássio Edward Peltz Velho ele não disse isso ele estava escolhendo um nome pra ele como musico e ele achou que não ia cair bem por ser feminino foi uma questão de marketing
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Concordo plenamente. N deveria ter chamado ele de senhor!!
@mariadeoliveira6607
@mariadeoliveira6607 5 жыл бұрын
Vc nota Mil até que vim alguém sim levanta pra nós defendo.
@marcioferreira8996
@marcioferreira8996 4 жыл бұрын
É; quem tem que ter é vc. A democracia mandou lembranças.
@edsonsantosvasconcelosjuni2288
@edsonsantosvasconcelosjuni2288 5 жыл бұрын
Parabéns pela explanação👏👏👏 Ainda bem que you tube te indicou pra mim.
@thiagodiniz4866
@thiagodiniz4866 5 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso! Tô arrepiado e cliquei 4 vezes no like...
@BrunoMonteiroMau
@BrunoMonteiroMau 5 жыл бұрын
Thiago Diniz, você já parou pra pensar que ao clicar 4 vezes no like, na verdade você não deu like? Hehe! Primeiro clique = like. Segundo clique = desativou o like que havia dado no clique anterior. Terceiro clique = like. Quarto clique = desativou o like que havia dado no clique anterior. Kkkk! Clica uma vez só, amiguinho ;)
@ismeniomimero6146
@ismeniomimero6146 5 жыл бұрын
O mulato é que deveria falar pq ele possui as duas origem
@mariahora8530
@mariahora8530 5 жыл бұрын
Exatamente
@medicinaytalojacs658
@medicinaytalojacs658 5 жыл бұрын
Das 4 vezes que sofri "racismo" das 3 dessas foram por pardos/negro ^^ lol e o racismo do branco era porque eu era contra cota e ele dizia que eu poderia ser cotista hahuauhauhauhuha
@dohko4556
@dohko4556 5 жыл бұрын
Então rico não pode falar sobre pobre? Eu duvido que um homem negro se for chamado por uma mulher de :lindo mulato" ele irá se sentir ofendido. Parem com essa divisão. Meu amigo vc tá falando que o Caio não pode falar porque ele tá falando ao contrário mas o fefito e branco ele pode falar? De resto vc fala bem mas sem fundamento abraços somos todos irmãos.
@ismeniomimero6146
@ismeniomimero6146 5 жыл бұрын
Não pode ou senhor sabe pq alguém que já nasceu rico n sabe as dificuldades que as pessoas pobres passam e no caso do homem negro aqui no brsil nem todos sentiriam ofendido mas tem que sentiriam pq ele não é mulato essa palavra feia que é dada por portugueses
@mariahora8530
@mariahora8530 5 жыл бұрын
@@ismeniomimero6146 esse homem do vídeo nunca foi mulato,ele é negro
@CleytonBeserradaSilva
@CleytonBeserradaSilva 4 жыл бұрын
Um branco nao pode falar sobre o negro mas o negro pode ditar oque é ser branco?
@PablodeAGomes
@PablodeAGomes 5 жыл бұрын
Não posso afirmar, pela evidente cor da minha pele, que conheço a dor do preconceito racial que tanto oprime no Brasil. Posso dizer, no entanto, que me compadeço, por pura empatia, por sofrer simplesmente em saber de tanta vileza e crueldade que o ser humano é capaz e, em último caso, por conhecer na pele outras formas de preconceito. Por tudo isso, venho declarar meu apoio, pois esse é um dos casos em que é mais evidente a pertinência do que se convencionou chamar "lugar de fala". Quem me conhece sabe que até critico o uso inadequado dessa expressão, que creio em muitos casos esvaziar um conceito tão crucial. Mas, aqui, repito, o uso é um dos mais evidentemente corretos que já vi. Parabenizo você, AD Júnior, por seu conteúdo (e não apenas esse vídeo), pela qualidade e pelo engajamento! Obrigado por nos ensinar o que não cabe a terceiros teorizar. Ninguém solta a mão de ninguém!
@angelasilva.1955
@angelasilva.1955 5 жыл бұрын
Muito bom! Muito mesmo. Eu me emocionei.
@DaviSunrider
@DaviSunrider 5 жыл бұрын
Obrigado por esse conteúdo excelente que você produz aqui. Aprendi bastante com teus vídeos e espero aprender muito mais.
@rafaelluis3286
@rafaelluis3286 5 жыл бұрын
Mas ele não estava negando o racismo nem nada do gênero ele só falou que a palavra mulato não deveria ser ofensiva por que ela não faz link com nada ofensivo ela serve apensa para classificar um grupo de pessoas que não são nem negras nem brancas .-.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Rafael Luis. Não é bem assim n, Rafael. Se, se entranhar na história escravagista do Brasil, verá q sempre foi usada de forma pejorativa. E, em se falar para mulheres negras, com o passar do tempo essa palavra além de pejorativa foi extremamente sexualizada de modo a depreciar a mulher negra. É mto mais do q está no dicionário. E, talvez, dando essa explicação q o Caio ou vc disse, um adolescente negro nem ligue, nem se importe. Talvez tb, pq algumas pessoas brancas nem usem e nem saibam como essa palavra foi usada na história. Mas eu, nunca aceitei ser chamada de mulata!! Se, por exemplo, em uma novela q é onde se fazem pesquisas históricas p montar sua trama, utilizam essa palavra.... hahaha Pode ver q é usada de forma pejorativa! Abraços.
@rafaelluis3286
@rafaelluis3286 5 жыл бұрын
@@paulacarolinasilva4949 Mas não tem sentido algum pessoas no dia a dia usar essa palavra ela seria só pra uma classificação alguém abordar uma pessoa e dizer "o mulato vem aqui" seria no mínimo deselegante a defesa do uso da palavra pelo o que eu entendi do Caio era a nível de classificação étnica já que a pessoa não é branca nem negra como é meu caso até também meu pai é mais negro e minha bem branca ai sai mio misturado kkkkkkkkk mas você como indivíduo pode sim se ofender com isso e caso alguém continue a te chama assim já não vai ser nem deselegante mais e sim babaca
@rafaelluis3286
@rafaelluis3286 5 жыл бұрын
Obrigado pela resposta educada espero que tenha te respondido de maneira igual.
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Rafael Luis. Então, acredito q n há essa classificação. Na história usaram a palavra mulato, além da forma pejorativa, até mesmo p o branco estimular as pessoas q tinham menos melanina a não se acharem negras. Assim, essas pessoas se achavam mais "privilegiadas" q os negros retintos e "ajudavam" na segregação dos demais. Nossa, a história é mto loka, mto longa, mto complexa kkkkkk Mas, igual, vc falou "meu pai é mais negro" Acredito q n exista mais negro ou menos negro. Existe o negro. O Caio foi mto infeliz, ainda mais como pessoa branca q "se diz estudada", em querer defender um ponto de vista mto escravagista da modernidade. Se fosse alguém completamente ignorante, acho q não traria tanta revolta. Bom, é conversa pra mais de metro, né? :-) Mas assim caminhamos....
@paulacarolinasilva4949
@paulacarolinasilva4949 5 жыл бұрын
Rafael Luis. Com certeza sim. N dá p se esperar diferente. Apesar q aqui, as vezes, os ânimos se exaltam kkkkkk
@edersoncavalcanti8334
@edersoncavalcanti8334 5 жыл бұрын
vc é necessário na internet, Parabéns!
@itatiosete
@itatiosete 5 жыл бұрын
Adorei a tua fala. Show! 👏👏👏
@janricjuliao3893
@janricjuliao3893 5 жыл бұрын
Fracotes, somente fazem mi mi mi!
@glaucimardemelo1214
@glaucimardemelo1214 3 жыл бұрын
Argumento pra debater com ele vc não tem né? Fraco é vc
@Guilhermeo1989
@Guilhermeo1989 5 жыл бұрын
Então você não pode da sua opinião, você é negro e não mulato .
@geovana.a
@geovana.a 5 жыл бұрын
Mulato: mistura de humano com mula. Realmente, acho que ninguém pode falar então...
@Gregorioimoveisbsb
@Gregorioimoveisbsb 5 жыл бұрын
Além de dissimulado é analfabeto. "Dar" sua opinião, tabaréu, DAR!.
@Guilhermeo1989
@Guilhermeo1989 5 жыл бұрын
Lifeless substantivo masculino [Pejorativo] Pessoa cuja ascendência provém da mistura entre brancos e negros; quem tem o pai negro e a mãe branca, ou vice-versa. [Por Extensão] Quem possui a cor acastanhada.
@Gregorioimoveisbsb
@Gregorioimoveisbsb 5 жыл бұрын
@@Guilhermeo1989, como não pegou a origem do termo não explicou nada.
@alexsanderprado
@alexsanderprado 5 жыл бұрын
Pelo seu argumento você também não pode falar já que não é mulato.
@diogenesgrego1344
@diogenesgrego1344 5 жыл бұрын
Como podemos ampliar a conscientização do povo sobre a discriminação contra os negros brasileiros?
O Que é Racismo Estrutural?
10:20
ADJUNIOR
Рет қаралды 67 М.
Preconceito, Racismo e Religião I - Cristianismo
13:40
ADJUNIOR
Рет қаралды 38 М.
SCHOOLBOY. Мама флексит 🫣👩🏻
00:41
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 6 МЛН
Секрет фокусника! #shorts
00:15
Роман Magic
Рет қаралды 79 МЛН
When you discover a family secret
00:59
im_siowei
Рет қаралды 35 МЛН
NANDO MOURA E OS NEGROS - 5 MENTIRAS DELE
12:07
ADJUNIOR
Рет қаралды 66 М.
Entendendo o Racismo Estrutural e a Eugenia no Brasil
14:51
ADJUNIOR
Рет қаралды 97 М.
O Negro Escravizou o Negro?
9:38
ADJUNIOR
Рет қаралды 241 М.
Imperdível: Tutorial sobre as Cotas no Brasil
16:38
ADJUNIOR
Рет қаралды 22 М.
VOCE PRECISA SABER: CRONOLOGIA DO RACISMO NO BRASIL
6:26
ADJUNIOR
Рет қаралды 50 М.
Uso do termo “mulato” faz o clima esquentar no Morning
16:20
Morning Show
Рет қаралды 165 М.
Como Surgiram as Cotas?
11:33
ADJUNIOR
Рет қаралды 46 М.
Frases racistas do cotidiano
11:41
Papo de Preta
Рет қаралды 337 М.
Respondendo ao Mr. Catra sobre Racismo
13:12
ADJUNIOR
Рет қаралды 55 М.
SCHOOLBOY. Мама флексит 🫣👩🏻
00:41
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 6 МЛН