Não só deu pra entender mas eu já vinha tentando achar uma explicação pra esses tipos de situações e não conseguia. Quão raro achar alguém que se aprofunde o suficiente pra traduzir esse tipo de coisa dessa maneira. Imagino o quanto de dedicação pra chegar nesse nível de sua parte. Melhor notificação essa.
@marcelecele2 жыл бұрын
verdade!!
@silviashirlei14292 жыл бұрын
Pensei na mesma coisa, o tamanho da dedicação para chegar a esse nível de transparência e exposição tão compreensível para uma nobre dona de casa ou uma grande executiva intelectual. Ouvi toda o vídeo as vezes tinha que lembrar de respirar, é de tirar o fôlego.
@Jessica16162 Жыл бұрын
"Quem eu precisaria ser para ser amado" isso me pegou bem na boca do estômago
@mariliardsss2 жыл бұрын
É isso, e é interessante pq quando eu ia ao psicólogo, eu levava essas questões, mas eu não sabia me expressar e no fim nunca consegui resolver. Sou extremamente narcisista pq me acho a mais incompetente e sem graça de todas. Estou sempre me punindo e me vitimizando, prevendo que alguém não vai me querer, que não vou conseguir tal coisa ou ser notada. De fato, eu não sou notada. Mas lembro que até bem pouco tempo atrás eu sofria demais com isso. Hoje eu consigo não dar tanta importância, mas lá no fundo essa dor persiste. Contudo, o não ser amada é algo muito complicado de resolver pq ao longo da vida eu realmente não me senti pertencente ou querida nos arranjos sociais que eu estava inserida, mesmo me fazendo presente. Era muito comum alguém se incomodar com algo meu e ir embora e eu entrar em pânico sem saber como resolver aquilo. Há também os que não foram embora (parentes), mas que fazem críticas constantes e isso me deixa ainda mais com a sensação de que, sim, de fato eu não sou amada, sou um fracasso, uma coitada. Acabei de fazer aniversário, vou aproveitar meu ano novo pra corrigir essas posturas. Obrigada pelo vídeo.
@gabrielteofilo83622 жыл бұрын
Parabéns 🥳, que as coisas possam se resolver 😊
@tatianamolina62052 жыл бұрын
Já é difícil entender a gente mesmo, imagina querer saber sobre o outro... No final a questão é só sobre a gente pq eu não controlo o que o outro pensa ou faz. L
@thiagomatos53862 жыл бұрын
Nossa!! Você descreveu minha vida. Me sinto o tempo todo inválido igual você e me identifiquei muito com a parte dos parentes, também sofro fortes críticas deles... E as vezes parece que até eles não me amam, me validam ou me notam. Sei que não é o caso, mas é assim que me sinto! Um dia vamos superar isso! Obrigado por comentar, é bom lembrar que não somos os únicos.
@carlaporto69702 жыл бұрын
É isso. Parabéns pelo seu aniversário. Compartilho desse mesmo sentimento
@adrianamaria75512 жыл бұрын
Eu tb tenho a mesma sensação.
@queziaaguiar6361 Жыл бұрын
1:39 eu simplesmente amo o jeito que ele se comunica. Kkkkk
@G_Ramos2 жыл бұрын
Acho que os relatos dos comentários sempre enriquecem ainda mais a experiência dos videos do manu, então vou deixar aqui o meu: Meu último relacionamento se encaixa muito bem nesse enlace de narcisismo positivo/negativo, me identifiquei muito com video, porque no meu caso muita coisas foram literais, por exemplo, eu estava tão atrelado a busca pelo ideal do eu, ou seja, narcisismo negativo, que para "conquistar" minha ex namorada, contava histórias de outras pessoas como se fossem minhas, histórias engraçadas que eu sabia que iriam me valorizar ou criar conexão. Por outro lado o narcisismo positvo de centralidade predominava muito nela, assim o encaixe se deu durante mais de 2 anos. Aos poucos as fantasias foram caindo, e lógico, os "eus reais" começaram a aparecer, tanto o meu desejasutado, quanto o dela narcísico. Ainda assim, de um lado a busca pelo ideal do eu, e a necessidade narcísica do outro lado, foram capazes de manter uma conexão claramente não saudável por muito tempo. Haja terapia e muitos videos do manu para conseguir compreender um pouco sobre nós mesmo e finalmente deixar as reações automáticas de lado dando lugar a uma consciência mais profunda sobre si.
@mairlerios4602 жыл бұрын
Haja!!
@lemalijo2 жыл бұрын
Nosssaaaaa! Mexeu pra caramba.... é como abrir a porta daquele armário que você joga tudo lá e diz que depois arruma....veio tudo de uma vez aos meus pés. Quero mais.... quero sentar no chão e separar as coisas....analisar e arrumar. Acho que este vídeo é um início de algo muito importante....quem sou eu de verdade, encarar tudo! Dar nome aos bichos... Valeu cara! Você é demais! Vou refletir o final de semana inteiro.... acho que a fênix vai renascer!
@dionysiacrebellion21632 жыл бұрын
Me senti da mesma forma! Esse vídeo foi pra minha lista privada daqueles que explodiram o cérebro por um momento. Que possamos descobrir sobre nós após a explosão e após o arrombamento dos armários, hehe!
@metaverso26122 жыл бұрын
Reflexões pra levar pra vida. Ele falou coisas que muita gente já pensou mas nunca teve coragem de falar.
@luaralillian78052 жыл бұрын
Ou seja, a pessoa que ta buscando ser o que nao é, nao da certo nem com quem ja é, nem com quem tambem ta buscando ser quem não é 🤣
@franntr2 жыл бұрын
Não foi nada grosseiro, mas sim muito claro! Tão claro que acho que estou vendo uma luz no fim do meu túnel aqui. Obrigada!
@fabiosilva67802 жыл бұрын
Realmente uma luz ... 🙏
@Arthurmotovlogs2 жыл бұрын
Irmão, só queria comentar para dizer que você tem um dom dado por Deus e que você dedicou suas energias pra que esse dom fosse lapidado em extrema perfeição. Parabéns, cara!
@metaverso26122 жыл бұрын
90% é esforço, estudo e dedicação.
@AlyneChanel Жыл бұрын
Concordo totalmente
@julianaslv26042 жыл бұрын
Muito bom, sempre trazendo reflexões esclarecedoras. A própria estrutura social é narcisista, pois supervaloriza aparências, competição, utilitarismo, jogos de poder, materialismo etc. Nesse contexto, somos criados desde bebês nesse narcisismo reproduzido por padrões inconscientes que são, muitas vezes, transmitidos de geração à geração. Muitos estudiosos dizem que todos temos traços narcisistas, também por esses padrões sociais e familiares, variando em graus diferentes. O afeto e o amor são muitas vezes condicionados ao cumprimento de ideais sociais e expectativas familiares, o que traz muitos problemas na prática, pois temos a sensação de não sermos amados pelo que realmente somos, mas pelo que fazemos, aparentamos ou cumprimos em termos utilitários. Essa sensação traz muita angústia para quem tem um pouco de consciência. Muitas famílias são disfuncionais, o que complica ainda mais a sensação de não sermos amados, criando uma ideia de que talvez nunca seremos "bons" o suficiente. Isso tende a reforçar um ideal de eu inatingível. A questão é que ninguém é de fato "o ideal", então tendemos a nos cobrar muito e nos iludir com aparências e expectativas desencontradas, como se todos estivessem fingindo numa confusão sem fim.
@tttamie2 жыл бұрын
👏👏👏👏
@quartosemjanela91492 жыл бұрын
Exatamente, esse sistema adoece!!!
@CamilaMaui Жыл бұрын
Acho que pelo seu comentário eu consegui entender o que o Manu disse (estou chegando agora nesse aprendizado...ainda me perco um pouco nas explicações). Dei print para sempre reforçar de agora em diante que (resumidamente - foi o que entendi disso tudo), é tentarmos ser nós mesmos. Buscar encontrar alguém que também esteja sendo ela mesma e que esteja no mesmo nível que você.
@CamilaMaui Жыл бұрын
Eu geralmente me apresento como eu sou mesmo. Vejo que o problema é o outro, que não se apresenta como ele é, e aí uma hora a casa cai. Kkk
@marianalima90522 жыл бұрын
Assistindo esse vídeo fiquei aqui refletindo na questão de filhos. Pais que não se sentem bons o bastante e projetam, talvez, nos filhos aquilo que gostariam de ser para quem sabe serem amados. TB me parece uma situação de dominância..
@metaverso26122 жыл бұрын
Eles desejam serem admirados pela sociedade. Então se seus filhos tem sucesso eles podem dizer "olhem como fui um pai maravilhoso, porque eu soube direcionar bem meus filhos e eles só tem sucesso por causa da minha dedicação à eles." Isso engrandece demais o ego dos pais.
@patriciacardoso531 Жыл бұрын
@@metaverso2612 eu penso que foi exatamente isso que aconteceu comigo. Minha mãe projetou em mim muitas coisas que faltava nela, ou que não deu certo para ela. Eu ouvia ela falando que eu era isso ou aquilo, então acabei criando um falso eu para ser amada por ela. Porém as coisas não saíram como ela queria e aí veio o meu sofrimento.
@alessandrascatolin2 жыл бұрын
Manu vc arrasou! Todo mundo poderia ter direito a terapia para descobrir como construiu essa fantasia de quê, para ser amado , precisava ser ou ter ... E o pior é que a nossa sociedade faz uma "lavagem cerebral" através das mídias construindo esses ideais e (idéias) e destroem muitas vezes a singularidade de cada um. Vira uma corrida para todo mundo ser igual e perde aquilo que é mais cativante... o quê te torna mais singular. Até culturalmente é possível ver isso. Hoje é muito difícil estar numa grande cidade do mundo e não ver que se parece com outra. O quê trazia riqueza e beleza era justamente a cultura de cada povo e isso, com a globalização, foi se perdendo. A globalização também se "apossou" dos indivíduos.
@marianagomes86072 жыл бұрын
Exatamente. Tenho essa mesma impressão, q até as cidades estao se coisificando, uberizando totalmente.
@gabriellamansurmesquita82162 жыл бұрын
Maravilhoso! Manu falando que reclamam que ele fala muito rápido e eu como boa integrante da geração z vejo todos os vídeos na velocidade 2 HAHAHA. Um abraço, Manu!
@naysonvinicius Жыл бұрын
Sou bem assim:tenho que ser incrível, só assim serei amado. Faço esforços descomunais para ser quem eu não sou e ter uma aparência e energia que não tenho. Assim, me machuco sempre, por ver que este modus operandis da alta performance não é meu normal...me julgo, me condeno, me comparo com os outros e me deprimo. Constantemente encontro pessoas incríveis, bem sucedidas (mas muito, muito, muito bem sucedidas), inteligentes, bonitas, organizadas, malhadas, famílias estruturadas... Sempre o mesmo perfil. E sempre acabo abandonado... Me cobram alta performance como eles têm, não dou conta dessa performance toda, me sinto mal e cobrado e julgado... Espero no outro amor, acolhimento e carinho, e acabo não tendo pq o outro não me admira assim como eu admiro ao outro... Assim eu tbm paro de admirar ao outro que não me dá uq ele tem pra dar, poderia dar, mas escolhe não dar. É muito dolorido essa repetição... É muito ruim querer smepre ser melhor do que se é... É muito ruim nunca sentir-se suficiente e ter a certeza que todos vão te abandonar pq vc boa será tão bom qnto esperarao de ti...
@carlaporto69702 жыл бұрын
MEU DEUS 😱!!! Cara, você descreveu o que aconteceu comigo. Eu me acho uma 💩, me vendo como interessante (eu não me acho interessante, eu me acho uma 💩) e busco uma pessoa que seja melhor do que eu, que sempre está, na minha concepção, acima, superior a quem eu sou. E na última história eu me machuquei tanto, porque me decepcionei, me frustrei, me sentir uma 💩pior ainda. Vou absorver esse conceito aí e me reavaliar. 🙏
@RafaelGeremias2 жыл бұрын
Claro... vc se frustrou justamente pq o termino confirmou o que vc sempre sabia, que era uma merda. Não estou dizendo q vc é uma merda, tá... mas o fato é que, quando passamos por um processo de ruptura, sempre voltamos para as nossas premissas (crenças)
@adrianamaria75512 жыл бұрын
@@RafaelGeremias faz todo o sentido o q vc falou!
@anapaulacosta73042 жыл бұрын
"pq o amor funciona pra todo mundo menos pra você?" pronto, era isso eu tava pensando agr mesmo, e vamos de ver o video
@leticiasoaresfonseca76532 жыл бұрын
Emanuel, eu estou muito disposta a te ouvir cada vez mais. eu estou em um processo de autoconhecimento desde o ano passado, meus 25 anos vieram como um soco, mas foi maravilhoso sentir esse soco na cara kkk. agora, com 26, consegui te conhecer e vou entrar para a autoescrita e estou muito determinada a me ver e ver os acontecimentos da minha vida de outras formas. espero aprender MUITO e poder usar para minha profissao, medicina, me formo esse ano e quero mt usar a neurologia (o que eu quero me especializar) c a neurociencia e usar seus conhecimentos como adubo para minhas raízes. você é incrível
@elisilva3453 Жыл бұрын
Nossa estou chocada porque tbm estou no processo de auto conhecimento, dia 20 irei fazer 25 anos e o ano já começou me dando um tapa de realidade que está doendo mas estou vendo que será o melhor pra mim e que está sendo muito necessário.
@soraialima50532 жыл бұрын
Chega ser estranho o quanto na teoria é óbvio pra mim, que não tem nada que eu faça que fará uma pessoa me amar, mas na prática eu fico tentando e me "matando" pra aquilo da certo, que caralho
@slackvida2 жыл бұрын
Que soco na cara!! Obrigado pelos seus vídeos. Você é extremamente didático, direto e explicativo. Parabéns pelo trabalho 👏🎉👏🎉
@amandasilvamartins22432 жыл бұрын
Esse cara é foda, conseguiu resumir uma problemática importante e muito presente com um vídeo, levaria um milhão de anos na terapia.
@elisilva3453 Жыл бұрын
Você me descreveu quando falou do narcisismo negativo, me dei conta a pouco dias que eu busco pessoas que tem algo que falta em mim, inclusive descobri que tenho que crio obsessão por essas pessoas que na minha cabeça são perfeitas e que acaba me atrapalhando muito nos relacionamento que tenho pois as pessoas que me relaciono nunca irá chegar aos pés das pessoas que eu sou obcecado porque na minha imaginação e assim que as vejo. Mas esse ano começou me dando um tapa na cara e eu cair na realidade, no último dia do ano eu pedir pro universo pra ser diferente esse ano é que eu pare com essas obsessão e viva na realidade, irei fazer 25 anos dia 20 de janeiro e quero ser diferente. Eu estou sofrendo de mais eu sinto que minha vida é ruim , que não sou atraente tudo isso porque levei um fora de uma pessoa que eu acho ideal pra mim, esses dias está sendo muito difícil tô com esses pensamentos de busca estima , tô me comparando com outras meninas , me sentindo inferior , estou odiando a minha vida e eu só me interesso por essas pessoas que eu considero muito acima de mim e quando vejo que elas não tem interesse em mim fico mal. Na minha infância toda minha própria família destrua a minha auto estima sempre criticavam a minha aparência sem contar com ós bullying que eu sofri, em fim eu sou uma pessoa tímida e sem amigos
@ivi8060 Жыл бұрын
Acredito que o vídeo recente do fim de ano do Psicólogo Rossandro Klinjey pode te ajudar. 🙌🏻💜
@valdilenehipolitoramalho55662 жыл бұрын
Emanuel, meu querido, passei um tempo longe e agora que voltei me deparo com você beeeeeem melhor do que já era. Mais um pouco vai chegar a perfeição kkkkkkkk. Parabéns pelo trabalho e muito obrigada por lançar luz sobre nossos emaranhamentos cotidianos. 🌷
@leilabb51322 жыл бұрын
Manu eu não acho que o problema seja a rapidez com que vc fala...E sim que é MUITO conteúdo( incrível, pertinente e necessário) pra processar! Pretendo assistir algumas vezes mais, pausar, anotar e r e f l e t i r !!! Adoro seu trabalho.👏👏👏👏
@miriamsantos12632 жыл бұрын
"Aquele que protege te alivia a necessidade de fugir" hummmm... muito bom
@joycefrancoso2 жыл бұрын
Manu... como vc é incrível! Nossa... Vc deveria fazer um vídeo na Globo, no horário do Jornal Nacional. É utilidade pública, pqp!
@samiraribeiro59752 жыл бұрын
Tbm acho! Hahah
@rubiaandrade52942 жыл бұрын
9:30 e já tomei minha dose de "choque de realidade" com esse vídeo. 😓😍 Foi tipo filme de época, onde o cavalheiro dá com a luva na cara do coleguinha pra tirar ele para o duelo. Eu levei a "luvada" na cara e ainda perdi o duele. Maravilhoso esse vídeo Manu ❤️
@ElaneNSilva2 жыл бұрын
Eu estou simplesmente sem palavras para descrever o que estou sentindo por ter encontrado a explicação para o que eu vivencio desde o início de minhas relações amorosas. Minha forma de agradecer foi me inscrever no canal. Até então, só assistia esporadicamente, pois conheci a partir do seu outro canal com Maria Flor. Te desejo sucesso em tudo.
@napoleana5023 Жыл бұрын
Excelente, vendo esse vídeo pela segunda vez, depois de um tempo de aprofundamento nesses conflitos internos, agora Simmm... agora está mais claro e mais fácil de compreender.... obrigada 🙏🏼
@BeckyBlums2 жыл бұрын
E se fez a luz🤯🤯! Hoje em dia ando num debate interno porque encontrei outros campos de prazer, mas que não completavam meu ideal do Eu e por não completar, eu não achava suficiente...
@gabialma44682 жыл бұрын
Manu, sei que vc explica de maneira esquemática pra ficar mais fácil. Mas é importante dizer que aprendemos muito mais com o exemplo do que com as palavras. Por exemplo: meus pais até fizeram "reforços positivos", mas sobre características que eles achavam importantes, sem de fato conseguir ver que eu era. Eu não fui vista realmente. Porque minha mãe projetou totalmente o narcisismo dela num "ideal de filha". Entende? Por mais positivo que possa parecer esse ideal, não era eu de fato! Então, penso que a questão é mais complexo do que amar ou não amar quem se é. Porque às vezes nós nem sabemos quem somos! Hahahaha... Desesperador, mas um campo fértil se estudo! Se puder falar mais sobre isso, vai ser muito legal!
@Arthurmotovlogs2 жыл бұрын
Muito bacana essa visão, vou aderir como complemento pra esse assunto
@gipilla2 жыл бұрын
Colocar foco em entender a si é algo que me ajuda bastante porque vem junto o reconhecer limites e não fazer esforço pra ser diferente. Acho que a minha sorte foi ter começado com ferramentas voltadas para o autoconhecimento: do que é visto de fora compreendi as diferenças e comecei a olhar pra dentro Se tivesse feito o caminho inverso tenho a impressão de que teria pirado.
@patriciacardoso531 Жыл бұрын
Me identifiquei muito com o que você escreveu. Eu sempre me senti uma impostora não achar de fato que sou o que falaram que eu sou (os reforços positivos e os negativos). É como se eu fosse uma persona que minha mãe queria (ou achava) que eu fosse e hoje com mais maturidade não sei dizer se sou mesmo ou foi uma expetativa dela.
@SPFCSAID Жыл бұрын
Legal 👍🏼 bacana apesar de conter muita informação em curto período de tempo, seus vídeos são bons!
@jessicacabral37512 жыл бұрын
Bom dia, agora entendi e através de você dei nome aos bois, já suspeitava do meu modelo de apego narcísico ( o que eu gostaria de ser). Passou um filme na cabeça 🤯 , obrigado! 💞
@nicdonato2 жыл бұрын
Rapaz..... (Na voz do Xaropinho). Esse abalou as estruturas.
@coletivopdf37652 жыл бұрын
Engana-se! Eu amo o amor e o amor me ama e estou assistindo este vídeo ❤Estou bem resolvida com o fato de ser comum e meu parceiro também 😂 e estamos abertos pra aceitar os erros q inevitavelmente a gente faz e tb abertura pra modificar padrões de comportamento cagados😂 e a gente se ajuda neste sentido com muito amor e tb PRAGMATISMO 😅 Amo este canal
@anafurtado76892 жыл бұрын
que lindo vivam esse AMOR.
@regianez90992 жыл бұрын
Deu pra entender tudo, sim. Agora é tentar sair do engodo em que me meti. Seus vídeos me salvando mais uma vez...
@Salenka2 жыл бұрын
Faltou falar do encontro positivo-positivo!
@DebbisFerreira Жыл бұрын
Não fui criada com pai e mãe, ao entender quem sou direcionei meu foco em aumentar meus pontos positivos e isso me trouxe um amor por quem sou, entendo assim quando vejo onde estaria se tivesse direcionado meu foco em outra pessoa; o ruim é que as pessoas que me circundam tentam pregar em mim um rótulo negativo por eu não aceitar o que eles querem e mesmo quando eu me afasto a pessoa sempre vem querendo algo que já não tenho mais interesse. Isso acontece sempre, ontem inclusive
@ivi8060 Жыл бұрын
O Psicólogo Alan Mocellim fez um vídeo excelente sobre Teoria do Apego, talvez te ajude também . 🙌🏻💜
@DebbisFerreira Жыл бұрын
@@ivi8060 valeu, acabei de assistir, muito bom, deixei um comentário lá também 🙃
@valdirfilho43762 жыл бұрын
Esse vídeo fez com que eu entendesse um mal-estar que eu sentia desde o meu divórcio.
@NcmNaty2 жыл бұрын
Pronta pra passar o final de semana todo repensando o meu narcisismo e meus relacionamentos após e esse vídeo 🤯
@sheila26092 жыл бұрын
Emanuel mais uma vez nos falando aquilo que precisamos ouvir! Vc é realmente necessário, porque normalmente eu não conseguiria chegar numa conclusão sólida e que faça sentido, sobre um assunto tão complexo como este. Agradeço!
@DREW200ful2 жыл бұрын
Quando eu penso que já tô no fundo do abismo, bem o manu com uma laterna afastar me sinalizar um caminho hehe. Conteúdo maravilhoso 💪💙
@H.Molina19082 жыл бұрын
Seja lá o que você diga, jamais duro, você é ESPETACULAR.... Carinhoso na dureza, gentil na porrada e sobretudo assertivo e INTEIRO... "" priceless""" Não sofro na sua rapidez, sofre pela sua ansiedade....😁😁😁😍 Pudesse, virava seu sócio.🌟
@alicellorente56182 жыл бұрын
Esse com certeza é O MELHOR VÍDEO DO CANAL. Cara, que tapa na cara com carinho, que choque de realidade pra acordar de fato nesse sabadão. Me identifiquei com tantas coisas, principalmente em mostras nos aplicativos quem eu gostaria de ser, mas não sou e buscar as pessoas que sejam “melhores” que eu. Pensar que essas pessoas vão trazer o que falta, vão me completar e eu automaticamente serei salva. A pergunta agora é: como sair disso? Como quebrar e curar esse padrão? Uma dúvida: se eu me amo genuinamente e cuido de mim, e é isso que mostro pro mundo? Em que lugar se encaixa nesse caso?
@trumeaux2 жыл бұрын
Eu saquei um pouco dessa dinâmica no final do ano passado e me fiz uma proposta pra sair sem saber se é uma boa, mas lá vai: procurar alguém parecido comigo, com problemas parecidos. Eu sou uma pessoa bem empática, então minha tese era "será que, se eu conseguir olhar com carinho pra uma outra pessoa que tenha as mesmas sombras, eu consigo olhar com um pouco mais de carinho pra mim?". Encontrei. Tá rolando, indo bem. Desconfio que a pessoa é que me acha ideal dessa vez. Vou puxar o assunto. Enquanto isso, fomentando esses outros tipos, mais simples, de satisfação.
@luisaaprazivel4 ай бұрын
Eita, acho que eu encontrei o melhor vídeo do canal. Pra mim, novamente! No livro, tô no capítulo "condenado a repetir." Na vida real, tô vivenciando esta "caída de máscaras" , lidando com a falência da farsa, caímos ao mesmo tempo e isso nos estimulou a tentar novos aprendizados. Obrigada, Manu!
@RafaelGeremias2 жыл бұрын
O grande lance do autoconhecimento é aprender a participar ou não do circo, sem se culpar pelas nossas escolhas.
@SPFCSAID Жыл бұрын
No final do vídeo ficou tudo muito claro kkkk
@danieleformolo67182 жыл бұрын
Sinto como se tivesse descoberto um pote de ouro, ou melhor, a solução de um enigma quase impossível e improvável de resolver (até então)! Esse vídeo foi extremamente esclarecedor e edificante para mim! Estou sempre a procura de entender os porquês dos padrões de repetição nos relacionamentos, me esforçando pra fazer diferente e até mesmo exausta de ouvir certos conselhos do tipo: -deixa fluir - quando na verdade não há o que fluir em uma relação fantasiosa, baseada em um padrão totalmente automatizado e inconsciente! Manu, acompanho seu trabalho há um bom tempo, e só tenho a agradecer pela tua dedicação, cuidado e eficiência em lidar com questões tão delicadas e particulares de muitos de nós, com tanta precisão, conhecimento e riqueza de detalhes. O teu compartilhar faz muita diferença na minha vida 🤍 muito obrigada!
@felipemachadobh2 жыл бұрын
Que vídeo fundamental. Vários insights...Muito obrigado(Manu na velocidade 0,75 fica igual a Maria Homem na velocidade normal de exibição.)
@mariannacosta91012 жыл бұрын
Nem terminei o vídeo mas parei pra comentar porque foi tão confuso quanto tudo que tenho sentido e pensado nos últimos tempo… você sempre materializa todas as minhas confusões mentais. Eu sempre tentei organizar as ideias assim e parece que você conseguiu fazer por mim!!! Obrigada por sempre compartilhar de forma tão didática quanto é possível, Manu!!!! Você me salva um pouquinho mais a cada vídeo novo!!! ❤️
@sarafer19842 жыл бұрын
Nada a ver com o assunto, mas seu filho com a Flor é a coisa mais lindaaaaa! Meus parabéns a vcs! 🥰♥️
@anaclaudiamedeiros85652 жыл бұрын
Manu do céu... Chocada aqui, tapa na cara... Agradecida! Entendi, entendi Caramba, vou rever já O melhor vídeo, o final então Afff, afff
@WagnerGaspar Жыл бұрын
Adoro seus vídeos. Como me ajudam... Obrigado.
@veluassis2 жыл бұрын
Esse seu texto daria uma ótima peça de Humor, onde esses personagens se encontram ( roupas a caráter( se desencontram, dizem barbaridades e /se decepcionam, brigam e se misturam exaustos, falam pelas costas os maus pensamentos sobre aquelas pessoas, enfim....
@leilabb51322 жыл бұрын
Com certeza!
@maxarangurem29629 ай бұрын
Isso realmente eu acho q acontece ; precisamos de pessoas q nos façam sentir bem ; mas toda vez q vc esquece de fazer o trabalho de casa ! Como entender q outro e um ser humana ; precisamos colocar na balança c sinceridade: se isso vai da em algo construtivo ou e apenas um ilusão ; criada p suas necessidades infantis; e o trabalho não é no outro e em vc ; para podermos fazer boas escolhas ; pautadas em seu valores ; condutas ; sei q isso tudo não e garantia ; mas errar ! Faz parte da vida ! Mas mentir o si mesmo e insanidade !!
@RoseFerreira-ss8xl Жыл бұрын
Vi que sou a narcisista negativa, A minha pergunta é: COMO FAÇO PRA ME AMAR? Noto que essa é a raiz da minha depressão e vários outros problemas. Sou menos que um grão de areia no universo, não sou nada, nem faço nenhuma diferença pra nada.
@Lu-fe7yq7 ай бұрын
Pare de tentar agradar os outros, se eles não gostam de vc problema deles. Sempre tem alguém que gosta, mas vc tem que se gostar primeiro. Foque nas suas qualidades. Se vc não gostar de vc, ninguém vai gostar pq a energia de uma pessoa assim é muito ruim e afasta as pessoas.
@rosanasantos71412 жыл бұрын
Tudo isso faz sentido...excelente...somos uma mistura de muitos afetos e desafetos recebidos na infância...fica no inconsciente. O cérebro se prepara de acordo com a situação que será vivenciada.
@carolemisse27252 жыл бұрын
Nossa eu ia ser tão orgulhosa de ser sua mãe! Hahahahah que menino de ouro
@michellechierentin95182 жыл бұрын
Manu, através de outros vídeos seus eu já tinha sacado tudo isso e sou muito grata a vc. Há um tempo tento colocar em prática a saída que vc propôs aqui. E confesso que ta dando trabalho... to exausta... pq não depende só da gente, tem o outro e o equilíbrio dinâmico da vida... Enfim, é todo um processo.
@wanessaalexandre56392 жыл бұрын
Esse rapaz está me salvando!!! Vamoquevamo… Um instante por vez! 🙏🏻🙏🏻
@Raquelrodriguesmakeup2 жыл бұрын
Eu tô chocadaaaa😮 O final chega a ser engraçado… faz muito sentido!
@persef1 Жыл бұрын
Para mim independe, rolando ou não para mim eu assisto, eu gosto! Hahaha
@danillomendes2k248 ай бұрын
Incrível como esse cara entra no meu cérebro 🙌conheci há poucos dias o canal e já mil insights! 💜💜💜
@BeatrizYoshimura2 жыл бұрын
Estranhamente ela acredita que é muito bacana! Hahahaah amo.
@AlyneChanel Жыл бұрын
Seus vídeos são como pílulas de esperança. Obrigada por existir
@Carolina-xb4qs2 жыл бұрын
Resumiu todas as minhas relações em um vídeo. Obrigada Emanuel!
@jheniferpenter6691 Жыл бұрын
Auch!!! Porr* adjetivo de intensidade haha um dos MELHORES VÍDEOS DO CANAL! Meu cérebro se expandiu depois disso. Muito feliz que o algoritmo me mostrou o seu Canal! 👏🏻
@reginasilva23-M2 жыл бұрын
A vida sempre foi uma dualidade, nós somos duais. Mas se tem uma coisa que aprendi que: "Não é pessoal e sim vibracional. O outro está na vibração dele e você na sua por isso não vai rolar...semelhante atrai semelhante". Se você é sol pra que vai querer ser lua? As vezes até rola um eclipse,mas é tão passageiro, não se apegue. Narcisismo é igual a perfeccionismo e isso é "ego", trabalha isso que a vida fica mais fácil e colorida.🕉️.
@paularachellofc2 жыл бұрын
ai manu, sabado... 09:00 da manha... nao da um descanso pra gente
@Kerydda Жыл бұрын
Parece possível formar uma comunidade dos que estão buscando se melhorar e têm coisas importantes em comum… Interessante é que,às vezes o mais interessante em nós é exatamente aquilo que rejeitamos, né!?
@ivetesouza69062 жыл бұрын
Caramba! Graças a Deus minhas fantasias caíram por terra agora 🤣🤣🤣🤣🤣 Obrigada! 🤍
@liliannepessoaesilva89 Жыл бұрын
Claro como a água! Descobri o narcisista em mim! Rs.. Gratidão 🙏
@fabiosilva67802 жыл бұрын
Sempre um dos vídeos mais importantes deste canal! Meus sinceros aplausos 👏👏👏 gratidão ❤️🙌
@garvelxzw24222 жыл бұрын
E a terapia ideal que dispensa ir ao analista. Muito bem exclarecida ,foi para além da expectativa.estou muito grato.
@manifernandavaz35352 жыл бұрын
Comentei em outro vídeo q era o melhor do canal. Não era... é esse! Vou parar senão vou comentar isso em todos. E vc falar rápido é uma das coisas q mais me agrada, me faz prestar mais atenção e não distrair.
@jaquelineary13582 жыл бұрын
Karaka Que tu chega rasgando ! ( muito muito obrigada pelo esforço em encontrar caminhos para as nossas dores🙇♀️🙏) na verdade eu Já estava passada com outro vídeo! E agora esse 🤣😭 Faz sentido demais! Não sei se fico feliz por entender o que acontece, ou triste, pq Sinceramente sinto que não tem solução isso! Tem solução? estou desistindo! E Tem como desistir??? Eu nunca procuro um parceiro, sempre espero ser escolhida. (Nunca fui ao encontro de minha mãe sempre esperei ela se aproximar. Tenho muitas lembranças dela vindo pra me agredir. Uma ou 2 lembranças dela me dando atenção .) Sempre entro na relação exatamente como vc descreveu “eu sou pior do que vc” Resultado: relação abusiva. Por 7 anos morei no 10 andar na porta 1004, Tem 2 meses que mudei para o 13 andar porta 1319. Nesses 2 meses Nw sei quantas vezes Desci no 10 Desci no 10 fui até metade do caminho Desci no 10, fui até a porta 1004 Desci no 10, fui até a porta 1019 É muito estranho, é automático é muito forte! “Quase sem controle “ Tem que colocar muita atenção pra mudar isso! Qdo assisti o vídeo entendi que é isso! Estou descendo no 10! E me bateu um desânimo! Minha casa é algo físico, definido, tem um sentido, tenho consciência total dela, tenho um endereço pra ir. agora ! como lidar com algo que está no escuro, que mal sei se existe, como existe, o que mudar, o endereço!!! Não tenho endereço, rumo pra ir! Essa foi a minha sensação fazendo essa associação com o vídeo. Não sei se essa associação está correta, se entendi direito, mas dentro do que entendi A experiência foi forte! Acho que vou passar essa vida repetindo as mesmas frustrações, Depois daquele vídeo estou subindo 13 andares na escada!
@tamirespacheco68712 жыл бұрын
Estranhamente tenho conseguindo ter esses insights ultimamente. Sai dos apps, pq senti a necessidade conhecer alguém de forma espontânea, criando vínculos de forma natural no dia a dia. E se rolar ok, senão paciência.
@thiago_soubra Жыл бұрын
Pela terceira vez, conheci alguém (as duas últimas por aplicativos), que teve o mesmo roteiro: ficou super afim de mim (ou fingiu), me conquistou com atitudes apaixonadas e em seguida perdeu o interesse e me descartou. Então, na lógica, quer dizer que essas pessoas - que sei claramente que eram narcisistas "positivos" (e eu sou claramente "negativo") - me viram como pouco demais pra eles quando baixei a guarda, estando conquistado? Nossa, isso é pesado. É diabólico... A última pessoa quis me manter na vida, mas sem interesse algum além de sexo. Quando tentei sequer descobrir se era isso ou não, fui dispensado como algo insignificante. Esta última foi a mais dolorosa de todas. Nunca senti uma dor maior e acredito que estou traumatizado. Queria bater forte a cabeça pra esquecer disso.
@Lu-fe7yq7 ай бұрын
Isso acontece pq é muito fácil conhecer pessoas no aplicativo, a demanda é alta, então a pessoa acha que sempre vai achar alguém melhor. Por isso descartam com facilidade. E tem pessoas que são viciadas nesses aplicativos e não levam ninguém a sério pra continuar no aplicativo. Se quer algo sério mesmo, saia desses aplicativos e vá pro ao vivo. 90% dessas pessoas de aplicativos não procuram relacionamento e sim validação, inflar o ego.
@ednagomes65072 жыл бұрын
Bom demais ouvir tudo isso! No início dá meio que um nó😬mas não pela explicação. Esta foi obvia no seu vídeo. Eu é que , em segundos, fui pro passado, futuro e me vi no presente, daí fiz um mix de sentimentos. Reavalio tudo e entao o que foi dito passa SIM a fazer sentido, e com as anotações que fiz do que ouvi, especialmente as perguntas finais: É ISSO O QUE EU PRECISO PARA SER AMADO?/É ASSIM QUE EU GOSTARIA DE SER?...tudo se simplifica e depois é " mão na massa" pra colocar em pratica. E olha que nem me refiro aos aplicativos, pois não faço uso deles. Seu vídeo alcança também outras trilhas.😊 Gratidão!
@martacoutofrancooliveira69186 ай бұрын
Vendo o video para escutar tuas ideias. Um dia destes abro espaco na vida para ir para a auto escrita😂❤
@lucianevictorino55432 жыл бұрын
Bem legal, finalmente encontrei uma pessoa que como eu dá voltas até chegar no cerne da questão; gostou explicar com máximo de detalhes rsrsrs... E ainda dar exemplos. Mas, o que realmente importa é que estou aprendo muito sobre o meus sentimentos e principalmente descobrindo de onde eles vêm.
@luanahingel54742 жыл бұрын
Eu percebo um padrão de me atrair por pessoas com um bom círculo social pq tenho muita dificuldade de interagir acho que é aí que aparece o ideal de eu, mas em contrapartida geralmente são pessoas sem outros atributos além desse acho que para satisfazer uma idéia de dominância
@leonardolima15422 жыл бұрын
Brabo, Emanuel. BRABO!! Desbloqueou uma trava pesada na minha vida. Obrigado, querido. Funcionou!
@daiene672 жыл бұрын
O tapa na minha cara foi tão forte que eu tô digitando até com medo de tá querendo passar por quem não sou... .... Gratidão por seus vídeos.... 🙏🙏🙏
@terezacristina42282 жыл бұрын
Não me enquadro nessa coisa de vender algo na rede social, acho que não vendo nada, só posto memes aleatórios kkk. Mas tenho a impressão que em relacionamentos eu vendo o pior de mim, eu quero saber se mesmo assim a pessoa não vai desistir, eu sempre conto com a desistência e de fato desistem.
@larissas23672 жыл бұрын
Fico feliz em assistir vídeos como este, profundo de uma forma objetiva, e reafirma coisas q eu mais ou menos penso tbm... legal😁😊
@christie54252 жыл бұрын
Um boom grandioso no meu cérebro, muitíssimo obrigada!
@brunobbt2 жыл бұрын
Estamos sempre tentando mudar quem somos, seja na direção de satisfazer o ideal do ego ou os nossos impulsos, desejos e vontades…
@luisaaprazivel2 ай бұрын
Nossa, nossa. Total sentido! Valeu, Manú!
@Aluizio132 жыл бұрын
Cara, você é fantáááááásticooooooo! Genial! Deu para entender tudo, e mais, me poupou algumas sessões de terapia (não que eu vá deixar de ir 😄😄)
@brunogoncalves85442 жыл бұрын
me vejo em quase todos tópicos apresentados aqui
@helenamachado25062 жыл бұрын
Meu Deus, nunca comento, mas esse foi cortante.
@patricyahalasz817 Жыл бұрын
Emanuel! Gratidão por compartilhar seu conhecimento! Esse conteúdo é muito importante pra nossa saúde!!!
@TheYasilisАй бұрын
Cara... digerir isso aqui viu.
@sallyaoliveira65272 жыл бұрын
Ficou maravilhoso esse formato com índice 🤩👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻💚
@Eucarlaavila2 ай бұрын
Uau ❤ Gratidão, pela partilha e tomadas de consciência,. Valeeeuuuu
@FernandaChazan2 жыл бұрын
Maravilhoso! Importante reflexão! O final dei uma gargalhada boa, o Emmanuel “se montando” rs ótimo sábado à todos! Agora com essa reflexão, melhor ainda!
@camiribeiro7082 жыл бұрын
Minha cabeça nessa manhã depois do vídeo 🤯 Vídeo denso e importantíssimo. Me trouxe alguns insights, mas vou assistir de novo. Mudou a musiquinhaa 32 seg: Eu amo essas caras kkkkkkkk
@Ive4112 жыл бұрын
Muito bom! Sem dúvidas descortinou muitas visões que eu tenho sobre atração e relacionamento. Um dos melhores vídeos do canal 🥰
@barbaraalves4442 жыл бұрын
As vezes tenho dificuldade em acompanhar o raciocínio? Sim Porém o que consigo entender é muito útil no meu desenvolvimento pessoal Grata pelo vídeo 🌻
@sthelalacerda21322 жыл бұрын
Nossa eu assisti esse vídeo três vezes e levei vários apontamentos para a análise!!