Ainda bem que existem pessoas como vc Luciano Lacerda.
@lunaaba23 күн бұрын
Obrigado
@joanams8353Ай бұрын
Muito obrigada pelo vídeo, sou autista adulta com nível de suporte 1 e até então tinha muitos preconceitos contra a ABA puramente por inverdades que li ou ouvi na internet, dizendo que a ABA tinha como objetivo suprimir características naturais do autismo, etc. Agora vejo que intervenções baseadas nessa ciência, quando feitas por profissionais qualificados e respeitosos da neurodiversidade, podem ser extremamente positivas e auxiliar pessoas autistas a viver de forma mais autônoma e com menos sofrimento
@marciamorais4031Ай бұрын
Sou neuropsicóloga e seus videos são preciosos demais para mim e uma grande população, seu conhecimento dividido ressoa na vida de milhares de pessoas. Muito obrigada!
@BohemianAnthemАй бұрын
Eu ja mandei esse vídeo pra outras pessoas porque ja CANSEI de tentar explicar que ABA não é tortura. As pessoas tem que pesquisar mais a fundo sobre o que falam. Você é muito valioso para a nossa comunidade.
@lunaabaАй бұрын
Obrigado!
@soraiasouza8688Ай бұрын
Gostaria de sugerir que faça um vídeo falando sobre as melhores terapias , intervenções para adultos nível 1.
@kazyisaАй бұрын
up
@jonathaxavier1Ай бұрын
@@kazyisa Acredito que Musicoterapia tem bons resultados.
@leticiadepaulo9904Ай бұрын
O Lucelmo mesmo faz terapia dialético-comportamental.
@magnobraga4619Ай бұрын
Lucelmo, precisamos de mais produções acadêmicas em português atualizadas em TCC, teses de mestrado e doutorado com revisões, etc da ABA aqui no Brasil principalmente e no mundo.
@lunaabaАй бұрын
Sem dúvida, por isso precisamos de ABA na universidade pública!
@jaquelineozana6898Ай бұрын
Muito obrigada pelas informações. Meu filho começou com terapias ecléticas como você já falou. Somente com 7 anos teve acesso às terapias ABA. Tem sido uma evolução linda e constante há 5 anos. Com muita esperança no futuro!
@muriellipereiraАй бұрын
São essenciais seus videos, Dr. Lucelmo. Em uma época em que as pessoas estão vulneraveis em acreditar em noticias falsas, falar em ciência, para muitas pessoas, parece um absurdo. Sou profissional da ABA e funciona sim.
@lunaabaАй бұрын
Muito obrigado!
@professoradaieneturma2oano426 күн бұрын
Que esclarecedor!!!
@soraiasouza8688Ай бұрын
Esse canal é fundamental para a melhora da minha qualidade de vida.
@suelymorais396Ай бұрын
Eu sempre sou grata por tudo
@suelisilva6927Ай бұрын
Super curti o material (quem falou o que?), mas não encontrei na descrição o link. Meu filho tem 5 anos e está sob intervenção ABA o que tem sido um divisor de águas no seu desenvolvimento. Esse material vem de encontro a uma de suas necessidades. Parabéns por esclarecer tantos pontos de forma tão clara e didática
@lunaabaАй бұрын
@ideiasdakati, esqueci de colocar
@margarethnogueirapimentapi2771Ай бұрын
Quero um, quem falou o que?...material muito bom, onde posso pedir um?
@rosimericostamelo1143Ай бұрын
@@margarethnogueirapimentapi2771você também pode produzir o material com recortes de revistas , jornais, panfletos ...
@FranciscoAbreuPorfiroАй бұрын
Não consigo encontrar esse @ da atividade, alguém conseguiu?
@tatianeversolatto9804Ай бұрын
Achei sim, mas primeiro eu havia escrito a palavra de forma incorreta sem o a letra i, pode ter ocorrido o mesmo contigo!@@FranciscoAbreuPorfiro
@analinda1827Ай бұрын
Seus vídeos são de extrema importância 👏🏼 Obrigada por compartilhar tanto conhecimento 🙏🏼
@samiragomeslayra1406Ай бұрын
Comentando aqui pra eu voltar e assistir com calma a explicação
@kalsantos2238Ай бұрын
Grande explicação, parabéns aprendo muito com você.
@leonardogomes7165Ай бұрын
Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙
@adrianafeitosa2707Ай бұрын
Sempre muito esclarecedor, obrigada 🙏🏾
@vilmalirio7373Ай бұрын
Bem complexo, porém bem explicado.
@solangematias2208Ай бұрын
Parabéns Dr.muito esclarecedor.
@accamargo7934Ай бұрын
Obrigada por postar 😃
@jesseanejanuario101Ай бұрын
Fiquei interessada nesse material ❤
@thamiresdossantospereira9496Ай бұрын
Por mim, um dos videos mais agradados!
@andreacrisrinacezario2580Ай бұрын
Gratidão por existir 🙏
@leonardogomes7165Ай бұрын
Divulgado e compartilhado 👍🏻 👍🏻 👍🏻
@gabriellealveslima7399Ай бұрын
Poderiam fazer um video sobre intervenções em adolescentes nivel 1 de suporte
@dbeluttiАй бұрын
Excelente vídeo
@GibranLeandroАй бұрын
Faz um vídeo faland sobre a avaliação e intervenção em adultos nível 1 de suporte. Tem muitas pessoas descobrindo serem nível 1 e a maioria não tem ideia do que fazer, nem por onde começar, porque praticamente todas as informações relacionadas ao TEA falam apenas sobre crianças e adoslecentes. E tenta convencer a Aida a aparecer mais nos vídeos. 🙂
@lunaabaАй бұрын
Vou tentar kkkk
@Jl_148Ай бұрын
A única forma de apoio para autista adulto tipo 1 é a psicoterapia? Sendo ele já mais de 60 anos sem nunca ter tipo apoio, pode ter os sintomas comportamentais agravados?
@Marcos.-sistemaАй бұрын
Excelente explicação, obrigada por compartilhar!!!
@ivanselmapratessantos7402Ай бұрын
❤
@wanderson956Ай бұрын
Muito bom! Bem esclarecedor.
@lucialb10Ай бұрын
Eu sou cristã evangelica e Pedagoga licenciada para o ensino de pessoas com D.I. em Universidade Pública estadual- UNESP Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - do Estado de SP. Também, sou especialista em AEE - Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Pública Federal do Ceará, a UFC. Atuei 11 anos como professora de Educação Básica, na área de Educação Especial, com ensino para estudantes da Educação infantil, pré-escola, Educação Fundamental I, de 1° ao 5° ano, no AEE, sala de Recursos,ensino no contraturno das aulas regulares, ou no ensino colaborativo, em que o professor de Educação Especial, em parceria com o professor de aulas regulares,
@fabii_xavierАй бұрын
❤❤❤
@thiagodcm23Ай бұрын
Sabe o que eu acho que falta? Mostrar resultados. Os profissionais envolvidos, nao apenas os psicólogos ABA, mas os demais, serem transparentes nas metas e nos resultados. Para mim, é evidente que os resultados vao caindo a medida que o indivíduo cresce. Por isto a importância da intervenção precoce. Mas me questiono se uma criança de 10, 11 anos, por mais afetada que seja, seja submetida continuamente a cargas extenuantea de terapias. Vale mais a pena investir em terapia domiciliar, aplicada pelos pais, no dia a dia. Se eu posso pedir algo, é isto: sejam transparentes e honestos no diagnóstico e no prognóstico.
@franciscoferreira9661Ай бұрын
Mas isso é coisa de quem n está usando realmente a ABA, no caso, cabe fiscalização, por isso a importância de ser uma profissão e ter o conselho.
@ritagarcia423117 күн бұрын
Onde conseguimos desse material quem falou
@mariafelicidadealvesdesouz3841Ай бұрын
Muito interessada em saber sobre terapias ABA em adulto nível 1. Outra pergunta: a terapia Aba pode ser executada por apenas um profissional?
@lunaabaАй бұрын
Pode sim.
@andreagabriela4015Ай бұрын
Pais sem graduação l, podem fazer esse curso?
@randombartz8163Ай бұрын
Sobre o que você falou no final sobre a família auxiliar com a terapia, em um caso aonde um dos pais fique em casa cuidando da criança e a família apenas consiga obter uma carga de 10 ou menos horas por semana com o terapeuta, essa continuidade em casa poderia aproximar a criança de um ganho similar ao de 40h por semana? Faria sentido o pai em questão fazer um treinamento de AT para poder aplicar melhor (já que você mencionou que o treinamento para isso é menos demorado/intensivo do que o do terapeuta em si)? Não tenho filhos no momento, mas dado que tenho autismo nível 1 e o autismo tem um componente genético forte, achei que seria interessante ter uma ideia geral para o futuro. Infelizmente essa opção pode acabar sendo a única possibilidade para muitas famílias que não tem os meios financeiros já que a disponibilização pelo SUS ainda tem um longo caminho para ocorrer, mas se isso não for efetivo, então não adiantaria, por isso a curiosidade.
@lunaabaАй бұрын
Sim, o que a família faz conta nessa carga horária.
@marianapessanha1651Ай бұрын
Sou estudante de Pedagogia, gostaria de fazer uma pergunta, o que o senhor acha de profissionais que aplicam ABA na sala de aula junto com os mediadores e o professor regente? Particularmente, eu acho o método maravilhoso, porém ele não é o único quando falamos de atividades pedagógicas, muitos pais tem exigido a entrada de profissionais de ABA em sala de aula, o que tem conflitado bastante com os métodos dos professores, porque esses profissionais não trabalham em articulação com o currículo escolar.
@tatianeversolatto9804Ай бұрын
Peço recomendações de canais sobre TDAH no KZbin no nível deste canal e do Lucelmo. Obrigada!
@lunaabaАй бұрын
Vixe, não acompanho muito
@deboramarinАй бұрын
Lucelmo, tentei enviar um dos seus vídeos p/ o e-mail do Ministério da Saúde, mas eles responderam que não abrem link de vídeo. Só aceitam PDF. Que tal vc mesmo enviar e explicar tudo o que vc fala nos vídeos? Seria muito bom pra ajudar o Ministério nas tomadas de decisão sobre esse assunto.
@lunaabaАй бұрын
Já fui no ministério, eles também tem acesso aos textos da área, mas lá são todos (da área de saúde mental) contra abordagens com evidência.
@rosimericostamelo1143Ай бұрын
@@lunaabainacreditável 😮
@sarapimentel9352Ай бұрын
@@rosimericostamelo1143 Conheci alguns psicanalistas, em um curso que fiz, eles tentando derrubar a ciência ABA. E infelizmente, no Ministério da Saúde, tem um grupo desses profissionais, respondendo pela saúde mental. 😕😕
@helainemarques5572Ай бұрын
Sei ministério quisesse ajuda...
@yaramattos232815 күн бұрын
Ministério quer dinheiro. Para mim tem que acabar com edtas mamatad do; Ministerios da Educação M= do Trabalho M da Cultura Nada serve para o Bradileiro, só atrapalha nossas vidas
@shirleyp7259Ай бұрын
Doutor aguardando resposta
@geisikelli357621 күн бұрын
Quem cursa Pedagogia pode fazer pos em ABA e atender em consultório?
@lunaaba21 күн бұрын
No particular, sim, mas não basta ter a pós, é preciso passar por prática Supervisionada.
@geisikelli357615 күн бұрын
@lunaaba como seria essa prática? Obrigada por responder
@tatianepaiva100411 күн бұрын
@@geisikelli3576tem de pesquisar quem dá o curso e acompanha o "estágio" prático.
@moniqueribeiro2973Ай бұрын
Tem uma galera na universidade defendendo que é um absurdo buscar """"""""padronizar""""""" comportamentos. Esta mesma galera questiona a necessidade de ampliar as habilidades sociais, defendem que cada um é único e que a sociedade precisa incluir essas pssoas, eliminando as barreiras, sem querer que essas pessoas se adaptem ao coletivo, mas ao contrário. Ou seja, que o coletivo se adapte ao indivíduo. Quem defende essas coisa não circula na sociedade, não está no transporte público, hospitais ou escolas... e pior! Não aceita a contra - argumentação de quem circular nestes espaços e também não vêm respeitando a vontade desses indivíduos e seus familiares que enxergam na ABA um caminho para conquistar habilidades sociais. Enquanto essas pessoas revisionistas e elitistas (que podem construir um mundo de """""liberdade""""""" para seus) forem tão ouvidas, ficaremos como cães correndo atrás do próprio rabo.
@lunaabaАй бұрын
E o problema é que essas pessoas estão em espaços de poder.
@moniqueribeiro2973Ай бұрын
@@lunaabao debate agora é político, porém em um nível profundo, não é um debate de gosto do candidato x ou y. É necessário que os defensores de ABA compreendam o que é esquerda, direita, liberalismo econômica, etc. Não tem como ter bons argumentos neste debate sem compreender de forma clara essas categorias históricas e políticas.
@deboramarinАй бұрын
@@moniqueribeiro2973 é a mesma galera q fala: nossa ele/a é muito eficiente no que faz, mas não me interessa porque é 'esquisito'. Já vi isso dito por quem tem o poder de avaliar/demitir pessoas! Qual a lógica disso? Quer dizer, a pessoa faz perfeitamente o q foi proposto p ela fazer, mas não tem direito ao próprio sustento porque um ser da turma do "nojinho" não consegue conviver com um diferente!
@ritagarcia423117 күн бұрын
Esses cadernos de protocolos conseguimos aonde ?
@lunaaba17 күн бұрын
Se for da AFLS, aqui: www.lojalunaaba.com/livros/apostila-afls/
@palominhabvАй бұрын
Boa tarde, é possível realizar a intervenção ABA de maneira online em um autista nível 3?
@lunaabaАй бұрын
Não, precisa ter um aplicador presencial.
@gisellepolicarpoviana4962Ай бұрын
Onde encontrar o Material?
@mariadefatimasoarescosta293015 күн бұрын
E esse recurso: quem falou o que ? Alguém encontrou link para comprar?
@tatianepaiva100411 күн бұрын
No último comentário, ele escreveu que é a @ideiasdakati
@mariaritamontenegro2590Ай бұрын
Tem como conseguir o material ensino por tentativas discretas
@lunaabaАй бұрын
@ideiasdakati
@allanoliveira4898Ай бұрын
Anúncio do Brasil Paralelo em um vídeo contra negacionismo é o suprasumo do paradoxo
@lunaabaАй бұрын
Não é coisa minha, é do KZbin
@naunseiАй бұрын
Acho que eles (KZbin) direcionam o anúncio de acordo com o que a pessoa se interessa. Ou, no caso, não interessa, para quem sabe ganhar mais um seguidor rs Quase todo vídeo que abro tem BP anunciando...
@thiagodcm23Ай бұрын
Os ataques a ABA não estão vindo de movimentos ligados a direita, mas sim a esquerda identitária (possivelmente patrocinados por planos de saúde).
@Carolina-hq1dkАй бұрын
@@thiagodcm23com.certezq que vem da direita, passando pano a seu político de estimação.
@alanlealferreira4929Ай бұрын
Oi te mandei um e-mail e até falei seu nome errado nele,mas agora acho q nao vou esquecer mais que é Lucelmo, eu tive ontem meu laudo e queria muito conversar sobre o que apareceu nele, inclusive me recomendaram aba mas eu não sei se vc faz , se vc atende , mandei um email perguntando tudo isso pra se possível a gente ver isso.
@lunaabaАй бұрын
Olá, mandou para o lucelmolacerda@gmail.com?
@alanlealferreira4929Ай бұрын
@@lunaaba Oi, eu mandei para aquele que começa com secretaria...fiz besteira? Vou mandar depois pra esse email que vc colocou aí
@alanlealferreira4929Ай бұрын
@@lunaaba oi agora mandei pra esse email, reformulei tudo, escrevi muito, espero que não se incomode com a extensão do texto, eu precisava falar o que falei ali, obrigado.
@leonardogomes7165Ай бұрын
First 😅
@FranciscoAbreuPorfiroАй бұрын
Sobre a atividade o @ideiasdacati não existe. Qual seria o correto?