Veja também: "O contexto histórico da profecia de Isaías" - kzbin.info/www/bejne/h6u2po17n8h7pJI
@JacuTurcoAgachado3 жыл бұрын
Não acredito kkkkk quase cheguei perto. Parabéns pelos vídeo ❤ Acho muito bom e necessário nos trazer o conhecimento de profetas de outros religiões. Uma vez estava conversando com o amigo do meu marido, estávamos falando qual pessoa já morta queríamos trocar uma idéia. Ele disse Jesus, eu, Zoroastro. Ao perguntar quem era, eu disse que era um homem que teve uma visita divina e foi a base da criação e do nascer da religião zoroatrismo. Esse amigo me respondeu "então é um cara normal que chegou e criou uma religião?", minha resposta foi "você pode pensar nele como o próprio Jesus, uma acreditaram neles, outros não e enxergaram apenas dois homens falando mentiras". E aí chegamos na conclusão que, mesmo ele dizendo que é difícil ver Jesus apenas como um homem, ter esses outros profetas no mundo moderno faz ver que o profeta de cada crença para um crente é apenas alguém comum com grande idéias, assim como o próprio Jesus é para outros. Isso é super interessante ver em como certas pessoas acreditam na palavra de um homem, mas em outros não, assim vice-versa. E mais foda é saber que, como Jesus, outros profetas ou homens divinizados, como o Sidarta, só são o que são graças às pessoas que acreditaram em sua palavras. Um tema gancho seria "falsos" profetas, pode ser o olhar de uma pessoa para um profeta real de outra crença ou apenas pessoas que se diziam profetas mas ninguém seguiu ou pouquíssimos seguiram suas palavras. De qualquer forma, a alienação é o perigo maior. Afinal, tive essa conversa com alguém que tem religiosidade e respeito às outras crenças. Há outro amigo do meu marido que é totalmente alienado, levando a Bíblia de forma até mesmo literal, e poder bater um papo com essas pessoas fica difícil e até impossível. Bem como você disse, falta um olhar histórico-cultural das suas próprias crenças e entender que assim como a sua, a da outra também tem aspectos parecidos e iguais como seus porque somos seres humanos, com as mesmas dificuldades, anseios, angústias e medos. Parabéns pelo vídeo mais uma vez ❤
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, Thais! Sim, a ideia, como tentei ilustrar pela animaçãozinha no fim do vídeo, é revelar um pouco, pela História, o que cerca os profetas e outras figuras que acabam tantas vezes deslocadas de seu contexto.
@LeandroRocha-l8x7 ай бұрын
Sua conversa apenas faz chegar a uma conclusão óbvia: se quer considerar seu próprio profeta, é automaticamente obrigado a considerar os outros, pois eles são exatamente o mesmo em quase todos os quesitos. Ou ambos, Jesus e Zoroastro, são iluminados, ou ambos são pessoas comuns que falam ladainhas.
@idc58043 жыл бұрын
Três comentarios: 1- video excelente 2- edição mt legal. Adorei a animação 3- cade a sua fuça???
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Uai, muito melhores as animações que minha fuça, não?! Rsrs
@thaisferreira267414 күн бұрын
Eu tô maratona do todos os vídeos desse canal!!! Parabéns pelo trabalho ❤
@socorrosantos3553 жыл бұрын
Olá, jovem historiador, mais uma vez me encanto com os temas aqui abordados. E me encanta também o modo como você concatena e coordena os assuntos mesmo que eles sejam por demais complexos. No entanto, esta complexidade também é razão para o meu encantamento vez que em plena modernidade; em pleno Século XXI, ainda tenha tanta riqueza de informações pra gente tomar conhecimento e aprender um pouco mais... VALEU 👍, Henrique Caldeira 🌷🌻💜
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado, Socorro! Sem dúvida. O que sabemos é uma gota no meio do oceano. Uma gota valiosíssima. Mas uma gota.
@craveiropat2 жыл бұрын
Os profetas sempre me interessaram bastante nas escrituras hebraicas. E saber a respeito de profetas de outras crenças é muito interessante.
@henriquecaldeira2 жыл бұрын
Valeu, Patrick! Era um tipo de figura realmente muito comum na região. E, claro, há figuras com papéis semelhantes em muitas outras culturas pelo mundo.
@evandromaia29398 ай бұрын
Isso prova como precisamos realinhar nossa leitura sobre o antigo testamento. Os críticos do monoteísmo alegam que a moral descrita na Bíblia é prova de fundamentalismo, quando, na verdade, precisamos considerar o contexto da época, para percebermos que a Bíblia não era sanguinária, mas todos os povos eram assim. Querer viver certos preceitos que antes eram justificáveis hoje em dia seria fundamentalismo, mas para aquele povo não. Os costumes se abrandaram, novas visões de sociedade, mais inclusivas, se verificam. A igualdade tem marcado a tônica das nossas reivindicações legítimas. No entanto, não podemos condenar os hebreus da época quando todos os povos agiam em conformidade. Entender a história nos faz refletir sobre nossa pressa em condenar, sem analisar antes. Por isso, os monoteístas precisam apenas adaptar os conceitos para nossa realidade e os que não seguem a doutrina religiosa não precisam atacar com alegações infantis que a Bíblia é sanguinária para desqualificar a crença do outro. Se nós não respeitarmos os religiosos que abrandam os costumes, nós seremos os fundamentalistas. Vamos criticar apenas aquilo que extrapola o progresso social, mas respeitando a história e as escolhas uns dos outros. Parabéns ao canal por está oportunidade de reflexão.
@janainaalvesdeoliveira45467 ай бұрын
Finalmente um comentário lúcido!!! Obrigada!!!
@deboracarlos83746 ай бұрын
A crítica é sobre eles se dizerem o povo de Deus. Sempre são os bonzinhos da história , quando faziam as mesmas coisas. O pior, são os de hoje querendo agir da mesma forma. São um bando de fundamentalistas que gostam de ver os outros sofrerem. Nunca ouviram sobre Jesus, gostam da Lei de Moisés.
@souza15223 ай бұрын
Vou aceitar isso como premissa se vcs também atualizarem o novo testamento para o contexto atual e acabar com aquelas passagens de Paulo dizendo sobre os gays. O ponto criticado sobre a sanguinolencia do velho testamento não e simplesmente sobre os povos hebreus, é que toda essa violencia era justificada pelo deus "bondoso"
@paulasegantini4685 Жыл бұрын
Visitando vídeos antigos e maratona do oncanal
@ProfGilRodrigues3 жыл бұрын
@estranha história, parabéns mais uma vez pelo excelente conteúdo.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Muito obrigado! :)
@Matheuszappa3 жыл бұрын
Edição fina, conteúdo ótimo! Ansioso pelo próximo vídeo sobre o assunto!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Curtiu? Esse teve um esmero a mais mesmo, hehe.
@Matheuszappa3 жыл бұрын
@@henriquecaldeira Massa mesmo! Não que precise, pois o canal se garante no conteúdo. Mas gostei sim!!
@Lilocass233 жыл бұрын
Olá, Henrique! Adorei a edição desse vídeo, está um capricho! Sua construção narrativa é sempre clara e dinâmica. Interessantíssimo saber de algumas influências culturais dessa região e como reverberam até os dias atuais. Seu trabalho é incrível!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado, Liz! :)
@Jefferson.Kuszkowski3 жыл бұрын
Que vídeo incrível! Ansioso pelo próximo.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, Jefferson! Semana que vem ou na próxima estará no canal.
@darlanfreyer72973 жыл бұрын
Show de bola seu canal....
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, Darlan!
@brassen Жыл бұрын
Eaê Henrique. Conferindo aqui tua dica de hoje, 09/Jan. Desejo muito sucesso ao canal em 2024. Abração!
@wendelfreitastutti94599 ай бұрын
Estranha História,sou estudante da graduação de história.Obrigado mais uma vez por postar.
@gabrielamaral45253 жыл бұрын
Excelente conteúdo!!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, Biel! :D
@TheT4ro3 жыл бұрын
Sou novo no teu canal ! É o segundo vídeo que vejo , e tou com vontade de zerar os teus vídeos, vou assistir tudo Amo estes temas , e adoro a maneira profunda e simples que aborda estes temas .. Muito bom
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado, Cláudio! Espero que goste também dos outros vídeos. Abraços!
@XerxesIPersa6 ай бұрын
Eu amo história e arqueologia
@juniorhb273211 ай бұрын
Excelente vídeo, obrigado pelas informações.
@monicaoliveira88733 жыл бұрын
Gostei do tema.Muito interessante!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, Mônica!
@malaquiashipoliton7 ай бұрын
Imagina como esses profetas iriam rir se estando vivos atualmente descobrissem que tem gente até hoje interpretando as profecias como se fosse acontecer ainda 😂😂😂😂
@gabrielturquia985 ай бұрын
não ririam porque o conceito de história desses povos era cíclico, não linear como p nosso. Uma profecia que foi dita no passado poderia muito bem se aplicar ao presente e ao futuro
@alpandrade3 жыл бұрын
Mais um ótimo vídeo. É bom que a cultura antiga da Mesopotâmia seja esclarecida e que a Bíblia e a história do povo hebreu seja reconstruída e que fique claro que não há nada de sobrenatural nessa cultura.
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, André!
@frank74113 жыл бұрын
Vídeo sensacional!!
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado! :)
@conhecendoomundo67273 жыл бұрын
Parabéns pelo canal
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado!
@pri80376 ай бұрын
Amando esse canal
@nadaok27563 жыл бұрын
Vídeo top .
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado! :D
@CarlosLima807 ай бұрын
Isso é fascinante 🙌🙌🙌
@Rafa_ninja22222 күн бұрын
Deus adad... Taxando desde a Mesopotâmia
@guilhermerafael43423 жыл бұрын
Ótimo vídeo amigão. Parabéns 👏👏
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Valeu, Guilherme!
@d.j.32572 жыл бұрын
Canal excelente. Aguardo a oportunidade de um vídeo sobre Zoroastro. Abraço
@henriquecaldeira2 жыл бұрын
Obrigado! Zoroastro está na fila. :)
@zuleidezhuvalente3 жыл бұрын
Sempre interessante!
@gisaperes38505 ай бұрын
Gostei excelente
@JacuTurcoAgachado3 жыл бұрын
No final voce disse "no próximo vídeo", então você vai trazer mais vídeos sobre o assunto?
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Sim! Não garanto que seja exatamente o próximo, mas não demora.
@jogostocapk3 жыл бұрын
Segundo a chegar ✌😉
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Haha, não está mal...
@guilhermemartins728411 ай бұрын
Uma evidência da antiguidade de várias histórias da Bíblia hebraica
@alejandrocuevas783110 ай бұрын
Como assim? Não entendi essa sua afirmação. Mas os textos são antigos sim, datam de até 1000 ou 1500 ac.
@vasosdapri8 ай бұрын
A biblia hebraica é uma mescla de estórias de outros povos usadas para criar a deles.
@maxweber7969 Жыл бұрын
Vídeo muito bom, obrigado amigo!!!
@ruiraiol864310 ай бұрын
A existência de falsos profetas, ainda que contemporâneos dos profetas bíblicos, não desqualifica estes, tampouco o estilo e a retórica. Vejamos o exemplo deste canal: uma pessoa qualificada o expõe, ao tempo que outros tantos sem formação ousem também apresentar os mesmos temas, o que nem a contemporaneidade nem estilo e retórica têm o poder de diminuir a importância do doutorando.
@espiritosanto2359 Жыл бұрын
Fale mais.
@rael1074 Жыл бұрын
*Qual livro foi usado?*
@henriquecaldeira Жыл бұрын
Olá! As principais referências estão sempre na descrição do vídeo.
@ffreire55456 ай бұрын
Diferentemente dos babilônios que eram mestiços semito-sumerianos Mari era genuinamente semita.
@nildo_bueno6 күн бұрын
Profeta em hebraico é;Navi ,na sua forma tranaliterada
@AURODEMORAESMORAES-es3xd9 ай бұрын
Ateu professor Morais01, São Paulo/SP, não tenho pix, solicito nr de conta para depósito.
@gustavosantos97624 ай бұрын
Up
@theophilov.a.s4997 Жыл бұрын
Estes testemunhos arqueológicos e seu estilo literário pode ser apenas um espelhamento de estilo . A natureza e origem sim que é o grande diferencial . A Escritura tem o selo da inspiração divina e verbal e bem sabemos sua natureza e origem.
@alejandrocuevas783110 ай бұрын
Você pelo jeito não sabe nem da natureza nem da origem dos mitos judaicos kkk
@otavio-garcia3 жыл бұрын
Esse Adad podia ter dado a posse de outro território pra um xará dele em 2018, né...
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Haha. Acho que ter nome de deus mesopotâmico não ajudou...
@viniciusgarzontonet32403 жыл бұрын
Horroroso de bom
@henriquecaldeira3 жыл бұрын
Obrigado, meu caro!
@daleblue2210 ай бұрын
Pra crente é tipo.... so a biblia diz a verdade o resto é tudo mito😅😅😅.
@kalissonoliveira64298 ай бұрын
Infelizmente amigo essa é a maioria mesmo. Mas sempre há exceções, creio na Bíblia mas aprendo muito com o Henrique e com outros canais que não são Cristãos.
@daleblue228 ай бұрын
@@kalissonoliveira6429 absolutamente irmão. Serás uns dos poucos. Nós últimos 30 anos o movimento crente virou um circo de palhaços sem graça e hipócritas. Que no final cada grupinho abrindo sua igreja pensando que Jesus vai fazer seleção das mais crentes. Por esse motivo sai do clube e trato de fazer o bem e ajudar os que mais precisam. Amém
@luizdonizet43643 жыл бұрын
O problema desse vídeo é que o narrador não menciona que as tábuas cuneiformes são milênios mais antigas, logo a biblia é um plágio dos mesopotamios e não o contrário.
@lucasoliveira9242 Жыл бұрын
No que a bíblia copiou esse livros cuneiformes?
@L-u-c-a-ss Жыл бұрын
@@lucasoliveira9242dilúvio, adão... a serpente. Enfim, muita coisa.
@arnaldorentes5371 Жыл бұрын
@luizdonizet4364, o "narrador" é historiador e fez vídeo comentando essa questão do "plágio". É uma grande bobagem, porque àquela época nem existia NOÇÃO da propriedade intelectual de textos ou relatos. E nem existiria, por SÉCULOS. Um belo relato seria incluído entre os textos sagrados e boa. Não tem essa de plágio. O problema está em procurar problema ao invés de aprender. É gostoso, aprender.
@luisfilipedeandradesousa3805 Жыл бұрын
Plágio é um conceito moderno ligado a ideia de identidade do autor e que esta identidade confere individualidade ao texto. Não é o caso no vídeo: afinal, esses textos são 5800 anos atrás. Isso quer dizer, portanto, que os profetas bíblicos se inserem em uma tradição cultural e política que, sem brincadeira, remonta ao início da própria humanidade. O cristianismo carrega e guarda esse legado.
@L-u-c-a-ss11 ай бұрын
@@luisfilipedeandradesousa3805 Qualquer religião vai pra o início da humanidade kkkkk Não ser plágio simplesmente porque o conceito não existia é muita, mas muita mesmo, idi o tice. Eles (povo bíblico), não estavam diretamente ligados aos sumérios. Salvo Abraão. Depois dele, não há mais história suméria. Apenas resquícios. Como dilúvio e bla bla bla. Ele era sumério, mas sai de Ur. Os seus descendentes não eram sumérios, eram cananeus. Salvo engano. Ora, não nasceram em Ur e sim em Canaã. Não aprenderam nada na suméria pois lá não estavam, não viveram lá. Só escutaram o pai falando sobre. É claro que sabemos que não é plágio pois não existia isso naquele tempo. Mas, sabemos que usaram a história e criaram Deus e anjos e demônios e ceu e inferno e por ai vai... um plágio mal feito? Precisa colocar entre aspas pra vocês entenderem o que o amigo quis dizer? "PLÁGIO" mal feito.