Excelente introdução... obrigado professor Douglas...um dos maiores intelectuais no Brasil contemporâneo de hoje...se debruçar e estudar questões ou conceitos tão importantes quanto fetichismo da mercadoria...exige muita leitura e disciplina e interesse por parte do estudante...comentadores e especialistas como Douglas são indispensáveis para o entendimento dessas questões...🎉🎉
@cintiazanotti8221 Жыл бұрын
Conceitos importantes que merecem ser aprofundados.
@L.E.Cabral3 ай бұрын
A definição mais perspicaz dentre o KZbin!
@commssoldier Жыл бұрын
A Boitempo como instituição séria poderia fornecer melhores recursos as pessoas que convidam para falar, pra que tenha uma qualidade técnica maior, por mais interessante e edificante que seja o conteúdo, a forma também importa
@vandotrujillo Жыл бұрын
de acordo
@LM-vk5il Жыл бұрын
Parcas condições de trabalho. Para vigorar o conceito de alienação...
@ProfThiagolibertad Жыл бұрын
Tô ouvindo normalmente. Rsrsrs
@aryaneraysaaraujo7734 Жыл бұрын
Concordo!
@bandeiraaugusto1991 Жыл бұрын
Há alguns anos atrás, li história e consciência de classe, que esse ano faz 100 anos, é interessante pensar como Lukács foi o primeiro a ter uma visão profunda de onde chegaria a ideia de fetichismo. Achei estranho Douglas não tê-lo citado, talvez um lapso, porque a base de tudo que apresentou está muito próxima da ideia de reificação. De todo modo, o vídeo está muito feliz e acessível.
@capelliadriano04 Жыл бұрын
Muito importante a retomada do conceito de fetichismo a partir do debate alemão sobre a religião. Isso falta muito nas análise atuais porque impõe a ideia de que o fetichismo da mercadoria se trata de uma cosmovisão que tem na mercadoria sua marca. Valeu Douglas por ressaltar isso
@antonioguimaraes85232 ай бұрын
Excelente. Conhecimento e conteúdo interessante e útil. Ótima exposição e didática. Não é conhecimento de Manual! Mais. Parabéns. Tenho dito. 😮😮😮
@weldernunesdesouza8968 ай бұрын
Muito bom. Façam um desses sobre estética, tal como ele fez, enfatizando a bibliografia. Há, na internet, pessoas reduzindo estética à estilo de se portar e vestir.
@hiro_J Жыл бұрын
Explicação ótima!! Eu achei muito clara
@luizrobertoneto6663 Жыл бұрын
Video excelente!!
@rochalram Жыл бұрын
Eu quase entendi, o que sempre desconfiei e intui.
@anismanhart90742 ай бұрын
Excelente!
@Lucca7020 Жыл бұрын
muito bom professor 👏
@felipoamanda Жыл бұрын
É curioso como a era dos influencers impõe à ideia de que tudo deve ser infantilizado. Num vídeo claro como este, em que se remonta a formação do conceito de fetichismo e no qual se vê a preocupação de indicar leituras bibliográficas vemos os haters "M-L" falando bobagens. Como dizia Clóvis: "tenha brio!" O vídeo esta excelente!
@gabrielzagopacheco1655 Жыл бұрын
Douglas arrasa. Valeu Boitempo
@valentinapiragibe43993 күн бұрын
Muito obrigada
@TVBoitempo11 сағат бұрын
😉
@elizangelaalves106 Жыл бұрын
👏👏👏
@queloucura666 Жыл бұрын
Áudio muito baixo
@pedr8h Жыл бұрын
Gustavo Machado do orientação marxista explica de maneira bem didática o fetiche da mercadoria
@daniellebre1 Жыл бұрын
esse é brabo, Boitempo deveria chamar.
@felippedias5446 Жыл бұрын
É gastar 310 mil reais de dinheiro da prole para os móveis do palácio presidencial, gastar 1000 reais em uma gravata de luxo para o marido e 7,3 milhões em suites de luxo em tour pela Europa.
@felippedias5446 Жыл бұрын
Ai vão falar que é Trotskismo, como o Maduro de "extrema direita", vão implicar que esses devem ser fuzilados pela revolução também e dizer que o Marxismo foi deturpado.
@evandromachado9823 Жыл бұрын
Excelente vídeo, mas pouco didático para quem não tem uma base.
@cassior7460Ай бұрын
A explicação é enrolada pra caramba. Fetiche da mercadoria nada mais é do que acreditar que a mercadoria produziu a si mesma sem a mediação do trabalho. Comece dizendo isso e depois desdobre. Tá lá no Capital, cara.