" Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu ? Nada, fui longe demais"
@Daniggreco4 жыл бұрын
Terminei agora e vi um significado bem bonito no livro. Me marcou muito quando o velho falava que agora que os tubarões tinham comido uma parte do peixe, o barco estava mais leve para voltar. Vi que perseguimos com muito afinco algumas coisas (como o peixe), seja para se provar, por orgulho ou por qualquer coisa, mas o que essas coisas fazem é pesar o nosso barco. As dificuldades vem, aquilo que batalhamos tanto pra ter vai embora, e no final voltamos para o que éramos .
@mariateresinha40593 жыл бұрын
Tbem penso assim
@Realegendas2 жыл бұрын
Sim, sim. Exatamente. Quando eu coloquei mais minha perspectiva na do Santiago, vendo ele como um senhor de mais idade, que muitos enxergam que não tem mais ambições e que esse lado da vida dele tinha acabado, isso me corroeu mais. Os sonhos nunca acabam independente da idade que vc tem, pois é isso que nos mantém vivos em continuar tentando encontrar algo para manter essa vivacidade. A forma como o escritor detalha que dentre essas vontades e sonhos as dificuldades são imensas e que nem tudo vai ser como imaginamos, torna o livro mais verossímil, mais realistico, como uma metáfora ou ilusão a nossas vidas. Santiago é a essência de cada ser humano nesse quesito.
@Mysthake_7777 Жыл бұрын
Nãoooo tomei spoiler
@alexsandercunha8223 Жыл бұрын
Excelente comentario, nao havia pensado nisso. Muito Obrigado. ☺️
@tha_com_tudoАй бұрын
Ótimo comentário. Precisamos escolher nossas lutas pq tem algumas que mais causam sofrimento do que ganhos
@danvenceslau58185 жыл бұрын
Não é sobre um velho. Não é sobre o mar. É sobre todos nós! Nossa vida é permeada de idas e vindas, de perdas e ganhos, de luta, muita luta!! Que livraço!
@jeremyp385 жыл бұрын
Falou tudo!
@filipesousa18645 жыл бұрын
Quando penso que as circunstancias na minha vida estão difíceis, eu me lembro do velho santiago..
@flocastro5 жыл бұрын
Show!
@jcgermano5105 жыл бұрын
👏👏👏
@polly_345 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@teacherjo3165 жыл бұрын
Meu marido leu esse livro pra mim qdo eu fiz cirurgia nos olhos. Linda história!
@laerciowolpert72044 жыл бұрын
e ótimo marido
@nomar18144 жыл бұрын
Que marido em
@GilvanRibeiro3 жыл бұрын
Mantenha esse marido
@pietro_ferrari2 жыл бұрын
Que lindo! Desejo muitas felicidades a vocês!
@aparecidobatista639 Жыл бұрын
Deus abençoe vcs...feliz por saber, acredite
@MariaLima-hs9iw Жыл бұрын
Eu chorei porque vi uma metáfora da vida do meu pai. Para mim, o peixe foi a difícil vida de meu pai. Lutou... Lutou, mas chegou ao fim só com o esqueleto do peixe , que simbolizou a sua vida. Chorei.
@carlapoppe99415 жыл бұрын
Sobre essa concisão do texto de Hemingwaya existe uma historinha muito interessante. Um dia, numa mesa do bistrô, em Paris, alguém o desafiou dizendo que nem mesmo ele poderia contar uma história com menos de 10 palavras. Hemingway então falou: "vende-se sapatinhos de bebê nunca usados."
@felipecael98602 жыл бұрын
Wow. Isso é do livro? Eu ainda não li, vi só uma parte do vídeo
@nagilaboaventura952311 ай бұрын
Caramba 😮
@whozz5 жыл бұрын
Duvido muito que o Santiago teria virado um herói depois do acontecido. As pessoas se pareceram maravilhadas com a grandiosidade do peixe, e não com a perseverança do senhor. É essencialmente uma história triste, do início ao fim, mas muito muito bonita.
@Manueljr315 жыл бұрын
DISCORDO, EM PARTES, DA INTERPRETAÇÃO DELA. Primeiro, acho que o velho se sentiu SIM derrotado após toda a jornada. Ele dizia sobre si, antes de pegar o Peixão, que era um homem sem sorte e no fim permaneceu como tal. Óbvio, a experiência que ele passou foi ímpar, mas dentro daquele contexto/universo somente ele, Santiago, sabe as "cores", as verdadeiras lutas, "entraves filosóficos", conquistas e as sensações que viveu. Batalhou arduamente contra o peixe, manteve as esperanças ao longo de sua luta, mas os tubarões de fato o venceram. Nesse sentido, podemos fazer várias analogias a respeito disso. Em segundo plano, o homem, para Hemingway trava batalhas constantes com a Natureza e nessa estória pode-se notar que ela saiu vencedora. O Velho e o Mar = O Homem e a Natureza. @Passagem do livro: *O velho mal podia respirar, e sentia na boca um sabor estranho, adocicado, metálico, e por instantes teve medo. Mas não durou muito. Cuspiu para o oceano e disse: -- Comam isso, galanos. E fiquem a julgar que mataram um homem. Por fim, a passagem que que mais me intriga: @Passagem do livro: *Nessa tarde, havia no Terraço um grupo de turistas e, olhando para a água, entre latas de cerveja vazias e barracudas mortas, uma mulher viu a enorme espinha branca com a portentosa cauda à ponta, que arfava e balouçava na maré, enquanto o vento leste levantava um mar picado e cadenciado, fora da entrada do porto. -- Que é aquilo? -- perguntou ela a um criado, e apontava para a longa espinha dorsal do grande peixe, que era apenas lixo à espera de que o levasse a maré. -- Tiburon -- respondeu o criado. -- Tubarão. -- Queria explicar-lhe o que acontecera. -- Não supunha que os tubarões tivessem caudas tão belas, tão lindamente formadas. -- Nem eu -- disse o companheiro dela. É um livro sobre resignação, mas ao mesmo tempo não é e isso, na minha opinião, é o que o torna foda.
@sgrb20244 жыл бұрын
Manuel Ferreira concordo 100%!
@sgrb20244 жыл бұрын
Tb não interpretei o final dessa forma...pelo contrário, acho que Santiago permaneceu “invisível” e as pessoas nem reconheceram o peixe, confundindo com um tubarão qualquer
@miguelmvg4 жыл бұрын
A fala do casal estadunidense ao ver a carcaça, perguntando ao guia o que era, diz que ele não virará um herói. Pelo menos não para todos, porque nem todo mundo enxerga a grandeza daquilo.
@mateusmartins66973 жыл бұрын
eu tive uma interpretação muito diferente da Tatiana sobre esse livro, pra mim, infelizmente, ela passou longe da essência do que o livro queria mostrar. Mas tudo bem, acontece. Sou fanzaço da Tati
@danynneBR2 жыл бұрын
Pra mim, o significado desse livro é que as nossas lutas são só nossas. Ninguém sentirá o que sentimos. O sentido e o propósito de tudo o que fazemos só pode ser assistido e alimentado por nós mesmos. Podemos até ser admirados, além de admirar outras pessoas, mas a qualia, ou seja, a experiência de vida é única e intransferível.
@magaum19815 ай бұрын
pensei assim também. As lutas somos nós que travamos conosco, nesse imenso mar que é nossa mente.
@BeatrizPaludetto5 жыл бұрын
Eu comecei a ver essa vídeo quando lançou, não tinha lido. Voltei agora que terminei o livro. Eu amei o respeito que ele vai criando com o peixe e começa a chamar de irmão, no começo eu senti que ele era mais alheio, e depois da luta ele já queria trocar de lugar com o peixe e o respeito é tão bonito. É um livro que da pra tirar vários simbolismos.
@FernandaOliveira-xp2ec Жыл бұрын
Quando Deus chama os Apóstolos, os chama para serem pescadores de homens. Há homens tão difíceis de pescar quanto o espadarte de Santiago. E é necessário muito amor, muita audácia e muita fortaleza para se manter no barco, suportar as circunstâncias e levar a jornada até o término. *Nota minha, de uma aula sobre o livro, do Prof. Caio Perozzo do Instituto Borborema.
@elimarcarvalho1415 жыл бұрын
Um livro que, mais do que a sobrevivência, diz muito sobre a solidão...
@marianaborges73092 жыл бұрын
Terminei o livro há 40 min e simplesmente estou tentando entender a complexidade dessa obra. Como pode uma pessoa escrever dessa forma? Derramar em palavras de uma forma tão espetacular o que passamos na vida? Não é um livro sobre um velho e o mar, é um livro sobre nós.
@tatianehannisdal52155 жыл бұрын
O que mais gosto nesse livro são os diálogos travados entre o personagem e si mesmo. Ao conversar consigo, cultiva sua vida interior, ele processa a si mesmo e o mundo a sua volta de dentro para fora. Por isso tb a conexão c a natureza é tão profunda e tão bonita: é tudo uma coisa só, indistinta. Nós e a natureza. Santiago não é solitário, porque ele sente-se como parte desse infinito.
@EscritaComPedro5 жыл бұрын
Leiam o texto do Calvino antes de ler o velho e o mar. O autor vai descrever como é a organização dos personagens de Hemingway e isso ajuda muito no entendimento da história.
@pollianadesouzaferreira55585 жыл бұрын
Qual texto?
@filipesousa18645 жыл бұрын
qual é o título?
@cristianepereira24955 жыл бұрын
Qual é o texto do Calvino?
@annareginasarmento77565 жыл бұрын
O texto "Hemingway e nós" do livro Por que ler os clássicos de Ítalo Calvino.
@leonardohenriquelopes19504 жыл бұрын
Um clássico fala por si mesmo ...
@leilaaraujo7235 жыл бұрын
Li esse livro há 3 anos e nunca mais ele saiu de mim. Na vida lutamos diariamente com nossos tubarões... Igual o velho Santiago.
@toninhopiunti5 жыл бұрын
O mar é a vida e nós somos os "Santiagos" nessa grande pescaria cheia de desafios e tubarões. Todos temos as nossas lutas diárias repletas e derrotas e vitórias à espera de um reconhecimento futuro.
@vivianranquetat23045 жыл бұрын
Esse livro é, para mim, o maior mistério literário já lido. Como pode um livro tão simples em sua essência e forma ser de tamanha complexidade? Você inicia a leitura com um certo ceticismo e arrogância e o termina sem chão. Passa dias e dias pensando em tudo o que o livro fala e representa e chega a conclusão que ele é tudo e ao mesmo tempo nada. Grande livro.
@anacarolinademellonobrega5379 Жыл бұрын
Senti o mesmo que vc. O livro vai se tornando mais profundo, mais complexo e mais envolvente a medida que a história avança.
@Damasceno235 жыл бұрын
Não sei se ele seria visto como herói após a pescaria! Às vezes as pessoas se admiram e até passam um tempinho maravilhadas com uma situação, mas depois esquecem, se cansam e a vida segue, lançando novamente o velhinho ao relento.
@Menta3-un8kl6 ай бұрын
Cara, mesmo a parte em que ele participa daquela queda de braço com o outro homem, por um tempo, ele é tratado como herói, mas um tempo depois disso, todo mundo apenas esquece. Cada parte desse livro traz uma mega reflexão
@melanymenuzzo Жыл бұрын
Meu sentimento quando acabei de ler… nem tudo vale a pena! As vezes a gente luta taaaanto pra alcançar algo que queremos muito, e quando conseguimos não é o que esperávamos, ou é a nossa perdição!
@igordalmymoreira5 жыл бұрын
"'A sua escolha inicial fora se esconder nas águas escuras e profundas, para além de todos os laços, armadilhas e traições. A minha escolha fora ir procurá-lo onde jamais alguém ousara ir.' Sim, onde jamais alguém ousara ir. E agora estavam ligados um ao outro e assim se encontravam desde o meio-dia. E não havia ninguém para ajudar nem a um nem a outro".
@analucia.swadescorrea35493 жыл бұрын
Eu ficaria com duas opções: Satisfeita por sua coragem, valores e dignidade mas também grata pela Mãe Natureza , por ter dado a oportunidade do Santiago pegar o Merlim, mesmo que só restasse a carcaça. Isso também me leva a pensar que às vezes nossos sonhos são transformados em uma realidade ilusória. Valeu a pena pelo objetivo e esforço mais o custo , a meta foi desgastante e um pouco frustrante que mesmo assim só acrescentou para ele , o quanto sua perseverança, , sua fé, em si próprio foi importante e o fez grandioso como homem humanizado. Qto as pessoas não acredito que dessem o devido valor e reconhecimento porque são poucos os que enxergam com os olhos da alma!
@magaum19815 ай бұрын
resiliência, apego e desapego, luta... que livro. "não está na hora de se preocupar com aquilo que não tem, mas o que fazer com aquilo que você tem".
@lidimiranda2 ай бұрын
Me senti devastada nas primeiras páginas, chorei bastante. O final do livro me revoltou, mas o que me confortou foi saber que ele sonhou com leões.... era um sonho que o fazia feliz. O livro trás muitas reflexões sobre a vida, fé, coragem e trabalha o tempo todo a nossa empatia, nos imaginar no lugar de Santiago permite entender sua inocência, sua fé em Deus e sua coragem surreal. Um excelente livro.
@RaIkenT Жыл бұрын
Eu gostei bastante. Mostrou bastante o valor da paciencia e da experiencia e conhecimento técnico. Quando ele fala sobre a tensão da linha, sobre os passaros, sobre a correnteza e como lidar com todos os problemas que aparecem e uma baita determinação.
@maria_mapas5 жыл бұрын
Eu também adorei esse livro.... morri de dó do peixe, morri de dó do Santiango..... Algumas partes são de cortar o coração.
@queromorarnumalivraria5 жыл бұрын
Tati, acredito que além de O velho e o mar, você gostaria muito de “Paris é uma festa”. É um livro muito gostoso sobre as memórias do autor em Paris junto com a “geração perdida” de 20 e da relação dele com a leitura e a escrita.
@fernandoborges32565 жыл бұрын
legal, Paula! tenho Paris é uma festa aqui. Um bom incentivo para ler!
@juliana72115 жыл бұрын
Quando li o livro, eu o achei bonito, mas ele não me tocou tanto. Gostei muito mais de "Por Quem os Sinos Dobram", do Hemingway, que li recentemente e é um dos seus romances mais conhecidos
@levasconcellos193 жыл бұрын
Também não me impactou...fiquei decepcionada! Vou ler "Por quem os sinos dobram"... :)
@layanafarias6415 жыл бұрын
A parte q mais me surpreendeu eh a gratidão q ele mostra e o respeito ao peixe e à sua bravura
@taizdearaujo65125 жыл бұрын
Tati, sou professora e trabalhei esse livro com meus alunos do 9º ano. Fizemos a prova do livro hoje 24/06/19. Eles amaram a história.
@nomar18144 жыл бұрын
Que ótimo. O que mais vejo são jovens reclamando nós áudio books de terem de lerem só pra fazer prova:/
@brunofelipe86595 жыл бұрын
Esse livro relata como é vida de todos aqueles que lutam incansavelmente e mesmo quando se deparam com uma dificuldade nunca enfrentada antes, continuam a batalhar.
@elis30296 ай бұрын
Livro maravilhoso, que diz tanto sem dizer. Terminei livro agora e a primeira coisa que me salta é a representação da luta insana dos mais pobres, que por mais que façam os poderosos mordem, comem as esperanças de uma vida melhor e ainda te fazem pensar que a culpa foi sua.
@josenunesdacosta17814 жыл бұрын
Este livro tem muitas lições, mas destaco a persistência. Sejamos persistentes em qualquer situação.
@erioliveira5 жыл бұрын
Assim que acabei de ler comecei a pensar em pontos de conexão com Moby Dick. Santiago e Ismael passam por momentos de reflexão quando inseridos na imensidão do mar.
@leilaaraujo7235 жыл бұрын
Eri Oliveira fiz conexões também. 1o li O Velho e o Mar, depois Moby Dick (li aqui no projeto aqui no TLT) e cheguei a pesquisar pra saber se um dos dois bebeu na fonte do outro (obviamente Hamingway na de Melville, já que o Velho e o Mar chegou 100 anos após).
@marianawagner3103 жыл бұрын
Quando terminei de ler o livro, não vi sinal de final feliz, mas refletindo mais um pouco, a única coisa que aquele homem era, era pescador, o Santiago só se reconhecia sendo Pescador, e isso ele foi, com grandeza! O ato de pescar, foi concluído, ele pegou o peixe, o maior de sua vida, no auge de sua velhice, muito maior do que até mesmo na sua juventude. Santiago pode até não ter reconhecido público, mas tem o reconhecimento próprio. Ele é PESCADOR.
@marcelagomes65705 жыл бұрын
Rubel - O velho e o mar !!!! música inspirada nessa obra
@BonvivantBR6 ай бұрын
Comprei esse livro por causa da música do Rubel
@mateusoctavio5 жыл бұрын
Já li umas 5 vezes. Toda vez que termino eu digo: preciso ler de novo. Que obra prima!
@David-ns7lb5 жыл бұрын
Pra mim o mote é o sentido da vida. O peixe nasceu para nadar e ele nada, simplesmente. Ô velho nasceu para pescar e é o que ele faz, sem reclamar, sem orgulho nem pensamentos de superação. E essa de atender ao sentido da vida leva à rotina: um dia igual ao outro.
@FORADESALA3 жыл бұрын
Foi o primeiro livro que li que me fez chorar. E não somente isso, eu seguia chorando após o término. Eu lembrava do Santiago e uma enxurrada descia. Virou um dos favoritos da vida.
@dieguigor5 жыл бұрын
Li num dia só. Q livro incrível! Ele sonhava com leões 🦁 "Não pense no pecado, meu velho. É demasiado tarde para isso e há pessoas cujo ofício é esse. Deixe que sejam eles a pensar nos pecados. Você nasceu para ser um pescador, tal como o peixe nasceu para ser peixe"
@jonathanclementino62855 жыл бұрын
Sou daqueles que curte antes de assistir , amo seu trabalho 😍😍
@jcgermano5105 жыл бұрын
A beleza e precisão de seus comentários nos deixam totalmente hipnotizados. 🙈
@estelafernandes3105 жыл бұрын
JC Germano up !!!
@fernandagiffoni51145 жыл бұрын
Eu li "O sol também se levanta" e super recomendo. É aquilo, uma linguagem enxuta mas o livro traz um significado mais profundo que, ao meu ver, trata do sofrimento da desilusão e da perda de significado para a vida. Livraço! Linda resenha Tati 😘
@rosane14195 жыл бұрын
Eu achei tão chato esse livro :( me li obrigada mesmo.
@joseildopassosrosa43933 жыл бұрын
Chorei lendo esse livro. Incrível. Lembrou muito meu Avô em alguns aspectos.
@bimbosiqueira17193 жыл бұрын
É um livro maravilhoso, a inutilidade de tanto esforço é tocante. Amei relembrar 'O velho e o Mar'.
@rogerlucas36895 жыл бұрын
Tati, se me permite, recomendo que você leia também Adeus à armas e, principalmente, Por quem os sinos dobram. Baita livro do Hemingway, um dos meus preferidos da vida.
@marilenecoelho830622 күн бұрын
O final é lindo. Duro seco e maravilhoso. Nunca vi palavras simples dizer tanto sobre a vida.
@nathalie_a5 жыл бұрын
Esse livro é maravilhoso, teu vídeo me deixou com vontade de lê-lo novamente.
@BetteDavisBrazil5 жыл бұрын
Nah Cruz vb
@deniseandrade84324 жыл бұрын
A leitura de uma novela é super rápida, mas não é o caso desse livro. Tive que parar várias vezes, o que me fez levar alguns dias para terminar. Estou sentindo um grande vazio e uma tristeza estranha, mas necessária.
@robertdias40232 жыл бұрын
Eu adorei o livro. Muito bom.
@psicologajamilesoares95465 жыл бұрын
Sempre espero o vídeo de domingo pra tomar café com a Tati❤
@susanamozza5 жыл бұрын
idem, muito amor ♥🥳♥🥳♥🥳♥🥳♥🥳♥🥳♥🥳
@vpalex81855 жыл бұрын
Estava esperando seu vídeo. Terminei ontem o livro e hoje assistir o filminho do diretor Alexandrer Petrov, muito bom. Amei o livro, apesar da tristeza. Mas Santiago lida com sua realidade e os elementos que a vida lhe traz de uma forma tão corajosa que me desafiou. " E a dor não abate um homem" (Santiago).
@matheusalmeida50162 жыл бұрын
O legal desse livro é que o velho fala com os animais e as partes do corpo dele como se fosse iguais, seria mais o menos que o corpo dele pertence aquela natureza, sem o homem ser superior a natureza, mas parte dela.
@theavengersarmy Жыл бұрын
Eu fiquei com óóóóódio desse final kkkkkkkkk Que raiva que me deu, cara, ele merecia tanto voltar triunfante! Mas aí, depois de pensar com mais calma, percebi que a visão do resto do povoado sobre o Santiago mudou, então valeu a pena.
@marizetefeitosa47825 жыл бұрын
Esse livro chama atenção exatamente pelo pela perseverança. E é exatamente assim, quantas vezes na vida desistimos na frente de um obstáculo sem ao menos questionarmos se devemos lutar para ultrapassá-lo ou não, é é daí qua adquirimos autoconfiança e poder de luta. Não importa como o peixe chegou mas o que importa é que ele pode fazer e conseguiu. Para ele foi uma vitória! É assim devemos ser diante da vida. Ele é um dos meus escritores preferidos aliás, visitei as casas onde ele morou, os bares e cafés que ele frequentou.
@jonasmedeyrous5 жыл бұрын
Eu li esse livro quando tinha 11/12 anos (hoje tenho 25). Na época não gostei. E até hoje lembro de considerá-lo o pior livro que li na vida. Achei maçante. Quase que eu não conseguia concluí-lo. Lembro-me também de não ter gostado do final. Mas há alguns anos tenho vontade de lê-lo novamente, dar uma segunda chance para esse livro, uma vez que amadureci, tenho novas opiniões, percebo melhor os pequenos detalhes. Naquela época o meu objetivo era saber se o velho pescador iria ou não alcançar seu objetivo. Acredito que hoje eu procuraria observar mais o que está nas entrelinhas. Portanto, pretendo lê-lo daqui para o próximo ano e talvez mudar essa imagem a respeito desse livro.
@marachagas375 жыл бұрын
Achei maçante
@_pirata5 жыл бұрын
Leia o quanto antes! 😇
@kponte2 жыл бұрын
Achei bem chato 😂
@germanovianaxavier4 жыл бұрын
Reli hoje, depois de 20 anos sem tocar nesta obra. E a emoção foi a mesma de quando o li pela primeira vez. Um dos livros de toda a minha vida!
@julianafigueiredo69625 жыл бұрын
Terminei ontem de noite, lavei bem meus olhos de fora pra dentro... ruminei um pouco e fui dormir. Acordei com a cabeça no Santiago. Continuo pensando sobre ele... uma saudade de quem não conheço. Pode isso? Ahhh... esses livros mágicos que em 100 páginas transportam a gente pra cantos que a gente nem sabe que tem dentro de si... 🙏🏼
@prof.francielebiella87343 жыл бұрын
Que livro bonito! Como passei tanto tempo da vida sem ler um livro bom assim? Li em um dia!!
@Thaisantunescarvalho3 ай бұрын
Cada pessoa que ler esse livro vai ter um entendimento diferente da estória. E é isso que impressiona. O autor não explica com detalhes tudo que acontece, deixa essa parte para os leitores preencherem as lacunas e cada um o fará da sua forma. Alguns podem achar que no final o velho foi admirado e sua honra foi reconhecida, como o mais belo do livro. Outros podem achar a beleza na fortaleza que o Santiago representa, não se abalando com as dificuldades e enfrentando até o final o desafio. Também tem aqueles que vão enxergar que Santiago percebe em sua jornada, que o objetivo inicial foi perdendo valor a medida que veio a conquista e logo em seguida, a derrota. Enfim, só um livro muito bom para abrir tantas discussões e exemplificar tantas "virtudes".
@thaisdelirasantanabonatti26345 жыл бұрын
Nossaaa que livro triste .... Nem li e já estou chorando só com o vídeo.😢😭
@souacarolrodriguescarolrod34835 жыл бұрын
Tati, faz um vídeo indicando livros de críticas literárias.
@juliotimberlake15 жыл бұрын
Poucos livros são citados no texto do Nobel, mas no do Hemingway esse livro foi citado. E realmente, é o magnus opus dele. Livraço e bem acessível
@juliotimberlake15 жыл бұрын
Eu li ele em duas sentadas. Curto, porém pesado. E embora eu não chore muito em livros ou filmes ou series, mas eu chorei lendo esse livro
@andrenunes32472 ай бұрын
Duas sentadas?? Caramba, tu é brabo!😎
@nanasantos80934 жыл бұрын
Eu li esse livro há mais ou menos vinte anos atrás, ou seja, início dos anos 2000; eu tinha vinte três anos de idade. Me tocou profundamente e eu não entendia muito bem o porquê. Hoje (12/09/2020 - quarentena covid-19) eu terminei a releitura que durou uns quatro dias. Não lembrava mais nada da história, a não ser que seria uma pesca difícil. A emoção pela história foi a mesma e talvez até maior do que da primeira vez, pois estou mais velha e já passei por muitas situações na vida, fazendo eu me identificar ainda mais com os sentimentos do Santiago. Um grande livro, com uma história que prende, emociona, que faz pensar nela o tempo todo mesmo quando você não está lendo. Os grandes livros são assim...
@renatasoares49405 жыл бұрын
Simplesmente amei o " O Velho e o Mar" quando li. Adorava quando o menino falava " meu velho". É um livro sobre resistência, perseverança, solidariedade, amizade e fé. Um dos melhores livros que já li. O que achei mais estranho é que peguei na biblioteca e na ficha consta que fui a primeira pessoa a pegar esse livro para ler, na minha cidade. Fiquei pasma
@LoneWolf-bz2id2 ай бұрын
Sobre resiliência
@ronaldosouza1rds5 жыл бұрын
Tati comecei ver o vídeo. Parei onde você indicou e fui ler o livro. Livro maravilhoso. Sobre a idade do velho eu associei a quantidade de dias sem conseguir pescar com a idade que tem o Santiago. Uma das frases que me marcou muito no livro foi: " E agora não é ocasião de pensar no que não tens, Pensa no que podes fazer com o que há" Obrigado pela otima indicação Tatiana.
@SuzanaMantovaniCerqueira5 жыл бұрын
Também acho ! Uma linda e marcante novela ! Eu li sem parar ... Inesquecível !
5 жыл бұрын
O que me cativa nesse livro é a singeleza conduzindo a emoção. É como se fosse uma aquarela ou uma flor solitária envolta em significados. Abração e uma ótima semana.🙋👍💚🌼🍀
@carinabrito34835 жыл бұрын
Esse livro é incrível!!! Ao longo da leitura eu senti o tempo toda um sentimento de fim, de término de algo, como se aquela luta fosse a última... Livro maravilhoso.
@luizcarloswolfchemale63135 жыл бұрын
Eu tenho um canal onde resumo vários clássicos, os últimos livros que resumi foram Ortodoxia do Chesterton, Prometeu Acorrentado do Ésquilo e amanhã irá ao ar um resumo do O Velho e o Mar. Se inscrevam no canal e confiram, já que vocês gostam desse tipo de vídeo! Ah, concordo contigo, O Velho e O Mar é maravilhoso!
@worldofblacksea4 жыл бұрын
eu também!
@salatielpereira14393 жыл бұрын
Também tive essa sensação: a última guerra que o Santiago estava travando.
@MariaCristina-lg6dz5 жыл бұрын
Este foi o livro predileto de minha mãezinha! Era uma espécie de “ Bíblia “ para ela! Lindo! Cheio de exemplo de superação para a nossa vida!
@Fernanda-wn4rm2 жыл бұрын
Sua mãe tinha bom gosto.
@herminioferreira9801 Жыл бұрын
O livro de fato é fantástico... E é importante sempre lembrar que Hemingway sempre escreve duas histórias ao mesmo tempo, a que lemos e a que está implícita na obra, as simbologias que ele usa com sua teoria do Iceberg.
@lucassouza47814 жыл бұрын
Realmente um livro extraordinário, conheci a obra através desse vídeo e imediatamente adquiri para ler. Parabéns pelo vídeo Tati!!.
@anacamara81085 жыл бұрын
Li quando tinha 17 anos e me tocou profundamente. Tudo nele sinalizava um sentido maior que me inquietou muito na época ... a saga do Ser Humano.
@juliotimberlake15 жыл бұрын
*Tati* leia o Sol Também se Levanta do Hemingway. Você ao mesmo tempo vai ler seu primeiro romance dele quanto vai listar na sua Primeiros Livros
@kmacedo5 жыл бұрын
Acabando de ler. É espetacular. E percebi que o paralelo entre ele e o peixe é tão grande, que os dois vão deteriorando mais ou menos ao mesmo tempo. Tanto que o momento mais vulnerável do peixe é também o de Santiago, que está começando a alucinar e quase desmaiando. Obra prima.
@liviafaria4235 жыл бұрын
Amo o livro, amo a simplicidade dele! O livro é lindo, emocionante. Um dos meus livros favoritos
@TheAlissomf5 жыл бұрын
No tempo do colégio que eu me lembro tinha esse livro, era uma capa toda verde, é a primeira lembrança que eu tenho de leitura.
@mestreferreirooficial5 жыл бұрын
Pra mim esse livro significou uma analogia sobre o quão estamos preparados para as oportunidades que a vida nos traz e se estamos preparados para essas oportunidades no momento em que elas batem à nossa porta. Muitas vezes nos queixamos em não termos direção ou foco para crescermos de forma pessoal ou profissional mas não nos questionamos se realmente estamos preparados para um passo que vai nos leva a um novo nível.
@amorvim66483 жыл бұрын
Creio que voltarei a esse livro várias vezes. Pressinto camadas e camadas e camadas de sentido que não alcanço. Que livro!!!
@anacarlamacedo6 ай бұрын
Este livro é maravilhoso. As descrições, os conhecimentos sobre o mar. Tem sinestesia. Tem suspense. Tem compaixão, tem perseverança. Tem conquista, no final o garoto voltou a trabalhar com o Santiago.
@dricasa13 жыл бұрын
O livro da minha vida! Li em um dia pq é muito forte ler a luta, a sobrevivência e a materialização da solidão, do tamanho dos nossos problema (s) e mesmo que distante de uma distinta amizade! Acho que foi o único livro que parei por não conseguir segurar o choro!
@Tuka87moc4 жыл бұрын
Li esse livro na minha adolescência e me emocionei ouvindo sua resenha, é como se tivesse sentindo as mesmas emoções de mais de 15 anos atrás.
@silvanavendramel55933 жыл бұрын
Muito linda sua maneira de explicar. Estou lendo em italiano . Muito interessante. Gratidão 💚💛
@jessicamontanheiro43512 жыл бұрын
Sinceramente, comecei a ler e não me atraiu, mas sua descrição da história tão detalhada e com aquele carisma para os personagens está me impulsionando a retomar a leitura.
@elizabethfernandes_imagem37935 жыл бұрын
Como eu amei este livro! Não conseguia parar até a sua conclusão. No final a emoção que fica é amor, compaixão, inspiração e mais mil outros sentimentos. Haja coração ♥
@cafeinablue2 жыл бұрын
li em inglês, pretendo fazer a releitura em português. foi uma surpresa: esperava muito pouco e acabei, também eu, pescando um peixe maior do que poderia imaginar um grandioso livro curto grandioso
@JuMayra3575 жыл бұрын
Li há tanto tempo... Anos e anos passados. Achei a sua percepção sobre a obra maravilhosa e me encheu de vontade de reler. Já foi pra a minha listinha de releituras.
@1312Luisa3 жыл бұрын
Tati, acompanho alguns canais literários no KZbin, mas de longe acho suas resenhas as melhores... Acho suas análises mais pontuais, profundas e ricas em complementos graças aos seus livros de apoio! Parabéns! 👏👏👏
@hermanosurff63055 жыл бұрын
Terminei esse livro ontem e pesquisei se tinha vídeo no canal. E hoje saiu resenha. Coincidência Oo. Alguns dirão que é teoria da conspiração. Obrigado
@anac.13065 жыл бұрын
Ouvi a Tati ontem de manhã , Deixei o seu vídeo a meio, comprei o livro no meu Kobo e li-o todo até à noite num domingo de chuva propício à leitura. Consegui uma boa tradução de Jorge de Sena. Embora já tivesse lido outros livros do autor nunca tinha lido “O velho e o mar”. É uma beleza e como diz o tradutor no prefácio: “É um breve poema em prosa, uma epopeia de simples trama, singelamente narrada.” Gostei muito e Santiago tem estado todo o dia comigo. Obrigada pela dica . Hoje ouvi o resto do seu vídeo . Tenho pena de não conseguir no kobo esses seus livros de apoio em português. Beijinhos
@fabiothefabster1 Жыл бұрын
Uma obra prima da humanidade! A leitura no original em inglês é apaixonante!
@fabianofreitas22553 жыл бұрын
Oi Tatiana, Eu já havia lido o livro e não havia achado nada demais... me animei em reler após os teus comentários. Abraço, Fabiano
@aurelioschindler54735 жыл бұрын
Nossa, eu li esse livro quando tinha 16 anos (hoje tenho 33). Essa obra é fantástica e você não imagina como fiquei feliz por ver um vídeo seu a respeito dela.
@robertomonteiro49722 жыл бұрын
A vitória é inútil. a recompensa é aproveitada. Já o esforço e sacrifício, esquecidos. As cicatrizes de quem luta, jamais serão recompensadas. Não há vitórias e derrotas. Há guerra!...
@guilhermesouza59104 жыл бұрын
Que livro LINDO! Viva Santiago e Manolin! Que amizade linda, que história fantástica!
@linasecio Жыл бұрын
Na minha opinião é um livro bastante profundo pois por metáforas, transmite a força de vontade, a resiliência e sobretudo a relação de respeito que tem de haver com a natureza e seus seres - tanto que acabamos tendo uma dor pela perda do peixe 🐟❤. Adorei e recomendo. Obrigada pela explicação Tatiana Lina Barbosa de Portugal
@juliavitoria-pp7hy3 жыл бұрын
É interessante também a relação entre os círculos ou as voltas que o peixe dá quando ele tenta fisgar várias vezes (...) “Desta vez tenho de trazê-lo para junto do barco. Já não sou capaz de aguentar muitos outros círculos. Sim, você pode. Pode aguentar durante toda a vida.” Faz muita alusão à nossa própria vida, como nunca devemos desistir no que acreditamos
@flaviaoliveira38285 жыл бұрын
Tá na minha lista de leituras ASAP
@renatomoraes43175 жыл бұрын
Gosto muito de ernest hemingway, acho sensacional os sinos também dobram, o caráter do personagem pablo que é um traidor da causa, um bêbado inveterado cuja mulher já está de saco cheio dele por ser alem de bêbado uma pessoa pouco confiável, é sensacional. Não só hemingway mas toda a geração dos contemporâneos dele, que publicaram otimos livros em passeio pela Europa, muito obrigado pela resenha do velho e o mar, ,tchau até o próximo vídeo.
@rafus02 жыл бұрын
terminei agora a pouco "Por quem os sinos dobram", história muito detalhada, história bonita...vale a pena conferir.
@GabrielSantos-wz7df5 жыл бұрын
É meu livro favorito da vida, dentre todos. Emocionei-me lembrando do texto e quase me transportando ao momento do meu primeiro contato.