Рет қаралды 123
No mês de Novembro ocorreu as oficinas de transmissão de saberes e fazeres artesanais orientadas pela Mestra Artesã Edneia Lucia Oliveira dos Santos, moradora do Sertão do Promirim. A comunidade do Promirim preserva uma infinidade de práticas tradicionais da região, destacando-se a prática da produção artesanal e possui diversos mestres e mestras do Fandango Caiçara, tradição musical da região.
Mestra Edneia possui uma rica produção artesanal utilizando-se de fibras que retira da natureza. Utiliza tanto a taboa quanto a palha da brejauba para confecção de chápéu, bolsas e outros artesanatos. Aprendeu com sua família a técnica de trançar essas fibras e durante as oficinas compartilhou um pouco de seu conhecimento a respeito dessa técnica de trançado.
Durante a oficina ensinou os(as) comunitários(as) a trança de 5, utilizando-se de 5 astes para confecção de uma trança que possui as bordas retas, semelhante a um cinto. Com essa trança é possível produzir uma infinidade de artesanatos, focando nessa oficina a confecção de bolsas/mochilas feitas com a taboa.
As oficinas fazem parte do projeto Raízes que Tecem que tem como objetivo central fortalecer a produção artesanal tradicional de comunidades caiçaras e quilombolas localizadas no norte de Ubatuba (SP). O Projeto integra a Rede Nacional de Escolas Livres de Arte e Cultura - Programa Olhos d'água, promovido pelo Ministério da Cultura.