Arlene Clemesha: fundamentalismo islâmico - Cortes 20 Minutos

  Рет қаралды 2,999

Opera Mundi

Opera Mundi

Күн бұрын

No programa 20 MINUTOS INTERNACIONAL, o jornalista Breno Altman entrevistou a professora de História Árabe da Universidade de São Paulo Arlene Clemesha sobre a questão das mulheres no Islã.
“O hijab, que se usa sobre o cabelo, sem cobrir o rosto, é uma recomendação do Alcorão. Ela se torna obrigatória em países fundamentalistas, mas a não imposição do hijab não significa que não há opressão. Já o niqab e a burka são práticas tribais que fazem parte de uma construção social. É preciso analisar caso a caso, país a país e período a período”, ponderou a professora.
A época do pan-arabismo representou um momento de conquistas de direitos para as mulheres. Entretanto, a historiadora apontou três fatos ao longo da história que levaram a sua decadência e ao fortalecimento de tendências mais regressivas do Islã contra a mulher: A Guerra dos Seis Dias, que representou uma importante derrota para o presidente egípcio Abdel Nasser, grande defensor do pan-arabismo no Oriente Médio; a Revolução Islâmica do Irã, que devolveu o comando do país a líderes religiosos; e o fortalecimento dos petrodólares sauditas, utilizados para fomentar movimentos fundamentalistas na Arábia Saudita e em países árabes em geral.
“Desde o século 19 vemos movimentos de reforma do Islã, que discutiam o que deveria ser mantido no original e o que era passível de modernização, movimentos de mulheres que liam e interpretavam o Alcorão sob uma perspectiva feminista, porque afinal é um texto poético. Mas esses movimentos foram sofrendo cada vez mais repressão, até porque eram movimentos de contestação política, de contestação da ordem”, narrou Clemesha.
Matéria completa: operamundi.uol...
Entrevista completa: • ARLENE CLEMESHA: MULHE...
-----------
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instancia Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @omundi
------------
Se você acha importante que um site brasileiro se dedique a conteúdos como este, apoie Opera Mundi! Faça uma assinatura solidária em operamundi.uol.... 🙂 #EuApoioOperaMundi
_
Siga nossas redes sociais:
Facebook: / operamundi.br
Twitter: / operamundi (@operamundi)
Instagram: / operamundi.br

Пікірлер: 12
@omundi
@omundi 2 жыл бұрын
Quer contribuir com Opera Mundi via PIX? Nossa chave é apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instancia Editorial Ltda.). Desde já agradecemos!
@marcoa9382
@marcoa9382 2 жыл бұрын
Sinto falta dela no Jornal da Cultura e da Globo News.
@mariliaabatayguara7217
@mariliaabatayguara7217 2 жыл бұрын
Mais Arlene!
@leomilani_gtr
@leomilani_gtr 2 жыл бұрын
A Cleópatra era grega, da dinastia Ptolomaica. Ela era branca, gente.
@sea2959
@sea2959 2 жыл бұрын
in your dreams
@malumenten
@malumenten 2 жыл бұрын
Arlene maravilhosa, ótima entrevista, Breno!!
@osvaldomantovani8782
@osvaldomantovani8782 2 жыл бұрын
Parabens canal excelente
@pedrocavalcante5822
@pedrocavalcante5822 Жыл бұрын
Eu gostaria muito de saber a opinião da professora sobre a Turquia.
@barbaraferreiraarena6536
@barbaraferreiraarena6536 2 жыл бұрын
Boa tarde! Santos sp
@lucianafernandes5054
@lucianafernandes5054 2 жыл бұрын
Boa noite!!
@barbaraferreiraarena6536
@barbaraferreiraarena6536 2 жыл бұрын
Breno: o importante é ler o social pela estrutura da qual ele surge: qualquer sociedade nascida do paradigma de verticalidade de poder, de dominação/submissão, vai gerar necessariamente uma estrutura social em que meia dúzia tem tudo e os 99% das pessoas trabalham (sob opressão) pra essa meia dúzia por parcos salários e vida empobrecida, em estrato social piramidal, 99,9% das vezes patriarcal (tendo início na dominação do homem sobre a mulher, no molde estruturante da sociedade), machista, misógino, escravocrata, excludente, racista, opressor, com tendência imperialista, gerador da fome, doenças, guerras e infinitas exclusões. Essa classe dominante termina também doente mental, pelo excesso de poder, abusadora, acumuladora e, por fim, indutora da degeneração da vida, onde quer que reine. Portanto, não importa se tem véu ou não cobrindo o corpo das mulheres. Se as mulheres usam vestidos ou burcas, se obedecem mais claramente ou menos aos homens (ou às instituições criadas por esta relação de dominação entre homens e mulheres). SÃO APENAS VARIAÇÕES SOBRE O MESMO TEMA. O MAL QUE PRODUZEM DESTRÓI COM A MESMA INTENSIDADE em qualquer sociedade de dominação SÓ QUE COM APARÊNCIAS DIFERENTES. Importa, mesmo, saber se a sociedade é vertical, de dominação/submissão, ou se é de horizontal, de igualdade de poder entre as pessoas, portanto, igualitária entre homens e mulheres -- casal estruturante da sociedade -- que irá gerar uma sociedade distributiva, integradora, artística, geradora de vida criativa e abundante para todas as pessoas componentes desta sociedade.
@sea2959
@sea2959 2 жыл бұрын
isso pode ser dito sobre qualquer sociedade da America...do sul, central pu do norte
ARLENE CLEMESHA: MULHERES NO ISLÃ - 20 MINUTOS INTERNACIONAL
1:12:51
Arlene Clemesha | #Provoca | 14/09/2021
55:46
Provoca
Рет қаралды 11 М.
啊?就这么水灵灵的穿上了?
00:18
一航1
Рет қаралды 60 МЛН
My Daughter's Dumplings Are Filled With Coins #funny #cute #comedy
00:18
Funny daughter's daily life
Рет қаралды 32 МЛН
World‘s Strongest Man VS Apple
01:00
Browney
Рет қаралды 67 МЛН
ДЕНЬ УЧИТЕЛЯ В ШКОЛЕ
01:00
SIDELNIKOVVV
Рет қаралды 4,1 МЛН
Eduardo Fernández Luiña. - Occidente y el Fundamentalismo islámico
45:39
Instituto Juan de Mariana
Рет қаралды 3,4 М.
Resumo: História do ISLAMISMO - Débora Aladim
13:25
Débora Aladim
Рет қаралды 1,4 МЛН
Jamenei, el líder del estado islámico teocrático
2:45
DW Español
Рет қаралды 49 М.
Noam Chomsky - Why Does the U.S. Support Israel?
7:41
Chomsky's Philosophy
Рет қаралды 6 МЛН
Le parcours d'un roi - Le Maroc de Mohammed VI
56:03
Public Sénat
Рет қаралды 622 М.
啊?就这么水灵灵的穿上了?
00:18
一航1
Рет қаралды 60 МЛН