Estude com meu método e acompanhamento na maior escola virtual de guitarra do Brasil: www.StarlingAcademyofmusic.com.br
@toqueosacordes7 ай бұрын
Os artistas estão com muitos dançarinos e poucos músicos instrumentistas. Isso é uma realidade nesse mundo Pop.
@raymundoaragao92507 ай бұрын
O pior: o público nem se importa em ver um show dublado...
@motosesons27347 ай бұрын
Aí está o problema.
@toqueosacordes7 ай бұрын
Verdade. Pessoal só quer saber se filmar seus artistas, não prestam atenção no som. Playback no talo.
@cesso1017 ай бұрын
Oportunidade valiosíssimma falar sobre este assunto agora Mateus! Que bom que você está usando de sua influência para tentar abrir os olhos dos músicos em geral! Há anos tem me incomodado estes programas de auditórios que não tem uma banda acompanhando os cantores em apresentações normais ou em concursos para cantores. Alguns de meus alunos chegam comentando comigo: "você viu tal programa na TV? Tinha um rapaz cantando muito bem!" E daí eu pergunto: "mas e a banda, você gostou?" e, quase sempre, respondem pra mim: "não tinha banda, o instrumental era todo gravado". Ou também vejo muitas duplas sertanejas em que os músicos fazem das tripas coração para apoiar e promover o show e etc mas, quando tais cantores alcançam o sucesso, trocam todos os músicos da noite para o dia sem dar nunhuma satisfação. Mas o cerco parece estar fechando cada vez mais, ou a gente acorda, ou a profissão de sideman vai acabar.
@chalauton7 ай бұрын
Nao existe nada, q seje melhor do q assistir um show ao vivo, é outra energia!!! 🤘
@DenilsonDiasGuitarPlayer7 ай бұрын
Isso é um caminho sem volta Matheus. Infelizmente as novas gerações não dão a mínima para "banda", "instrumentos", "ao vivo" e etc. Se o publico destes artistas não se importam, não é o empresario que vai se importar. Em muito breve (agora) as trilhas vão ser geradas por IA no estudio e o publico também não vai dar a mínima.
@RaulDipeas7 ай бұрын
Discordo um pouco, olha a crescente nos shows de bandas de rock e nu metal nos últimos 3 ou 4 anos, só tem show se o público demanda, a galera quer ver as bandas tocando a vera. Eu não acho que inteligência artificial vai substituir o trabalho humano, visto que já temos ferramentas de automação na composição há muitas décadas, por mais perfeito que possa ser, o público sempre rejeita o que não é natural. Até existe uma certa margem onde automação se aplique, mas os trabalhos que perduram e viram marcos na arte, sempre são feitos por artistas de verdade.
@MarcosBeatles7 ай бұрын
@@RaulDipeas Amém! 🙏
@humbertocolacio4287 ай бұрын
Parabéns, pelo seu trabalho. Madonna sem músicos, está ótima, levando em consideração quem é o público da Madonna (como disse o 9 Dedos: ,,só grelo duro do partido).
@convergenciaz7 ай бұрын
Onde se vai tem uma besta quadrada colocando Lula em tudo que é assunto.
@pauloh_luthier7 ай бұрын
Concordo totalmente com o Mateus. Os músicos deveriam conversar sobre o assunto abertamente.
@wellingtondasmerces88777 ай бұрын
O mundo atravessa um momento onde a arte, a cultura, têm sofrido bastante. Um entretenimento cada vez mais paupérrimo tem sido oferecido à massa. Quando a educação é fraca, até os avanços tecnológicos jogam contra ao fazer artístico. No Brasil, isso é bem mais exacerbado. Lamentável e execrável!!!
@alexandretonini61787 ай бұрын
Boa Mateus! Hoje vejo até artistas regionais, ou locais onde muitos dispensaram a banda para usar o playback, o famoso VS.
@cesso1017 ай бұрын
o pior amigo é quando você vê vários músicos enaltecendo essa p@rcaria de VS...
@paulojohnnynello41557 ай бұрын
Salve Mateus! Acredito que a sociedade, em nome da "mudança", está aceitando tudo que acontece não só na música, mas em todos os segmentos. Estamos numa época em que há uma preguiça quase generalizada, de tudo aquilo que tenha que pensar o mínino pra entender! Tudo está descartável pra industria da música. E existe um cartel, onde quem é contra, está fora do mainstream! O mercado da música sertaneja moderna por exemplo, na minha opinião, é o culpado pela derrocada dos cachês dos músicos. Até no início do século 21 ainda ganhava se pela tabela da ordem dos músicos, isso foi tirado da classe. E agora os músicos estão ameaçados de "extinção "..., Triste!
@admininastro_jr7 ай бұрын
Quem determina as mudanças é a classe dominante, nesse caso a indústria da música, que compra até a transmissão inteira de rádios pra tocar somente sertanejo. E pelo que vejo, músicos, assim como atletas, são dois seguimentos de trabalhadores dos mais desorganizados, e que mais abraçam a ideologia neoliberal, mega individualizada, que vivem na esperança de acertar na loteria do mainstream e enquanto isso assistem a profissão ser cada vez mais empobrecida.
@hectorvido7 ай бұрын
Pensei que fosse mais um video conservador a respeito das coreografias da Madonna e acabei assistindo inteiro. A análise é muito boa, faz sentido. O que não fez sentido para mim é colocar o individual acima do coletivo, como se uma pessoa sozinha tivesse mais poder de barganha do que a indústria da música inteira, diminuindo o papel do sindicado. Os músicos devem se unir e tentar fazer algo como classe e é por isso que o sindicado existe - se ele é eficiente ou não, é questão de ajuste.
@RaulDipeas7 ай бұрын
Na minha opinião, não existe ajuste sindical, é só "venha a nós" e o "vosso reino", nada.
@hectorvido7 ай бұрын
@@RaulDipeas nada, tem alguns casos em que o sindicato ajuda - tem outros que deixam a galera na mão. É importante entender que o sindicato tem mais força que nós individualmente, por isso acho importante ajustá-lo ao invés de extinguí-lo.
@alessandrorenardo17907 ай бұрын
Lembrando que o Richard Wagner colocou a orquestra atrás do palco há muito tempo atrás
@Robertfereira47477 ай бұрын
Os pais já não são mais tão pais. Os filhos já não são mais tão filhos. A música já não é mais tão música. A sociedade não mais tanto sociedade. Família não é mais tanto família. É o fim de um ciclo … algo vai mudar 🙏
@Comentflix7 ай бұрын
Rumo a matrix.
@Robertfereira47477 ай бұрын
@AugustoAlmeida-ll4pz Vai dar certo!!!
@falapastoralan80177 ай бұрын
Parabéns pela Sensatez e Coragem!!!
@viniciuscampos87507 ай бұрын
O trabalho do Dann Huff no True Blue é simplesmente espetacular.
@BETOCRAZY27 ай бұрын
A Madonna sempre trouxe grandes músicos para tocar junto com ela. Dizer que ela só liga para o dinheiro, aí já é demais, musicalmente Madonna é muito boa, talvez estes últimos trabalhos não reflitam esta ideia, mas ao longo da carreira ela produziu grandes álbuns e hits memoráveis. Talvez ela tenha optado por algo mais simples, trazer uma banda pode ser algo mais trabalhoso, lembrando que ela passou por uma série de problemas de saúde, talvez este seja o motivo principal, só com a manifestação dela saberemos.
@prsgrind87947 ай бұрын
Madonna é um bosta musical.
@thiagogomes94297 ай бұрын
Bem pontuado Starling concordo plenamente contigo! Devemos nos unir para valorizar os músicos
@Alexfatosocial7 ай бұрын
Parabéns pela reflexão 👏👏👏
@Alex598487 ай бұрын
A Desunião da Classe musicos é algo complicado, tem coisas são reflexo ,como disse o Yamandu Costa que viviamos um deserto na história, esses dias vi um cantor chamar músico de vagabundo e maconheiro ! Mais estranho quem critica e cancelado !
@renatoeliezer7 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo e assunto abordado...
@samsongwriter34377 ай бұрын
Parabéns!!!
@user-JM19677 ай бұрын
Ausência de músicos só confirma a decadência da música no ocidente. Ótimo vídeo!
@lcborges807 ай бұрын
Excelente, Matheus! Corroboro com todos os pontos que levantaste, parabéns!
@paulobraga25527 ай бұрын
Matheus vc está certíssimo, se o mercado dos instrumentistas não se valorizarem quem vai valorizar?
@noroticus7 ай бұрын
Mundo atual é esse. Paciência. Diversas profissões sumiram, ou perderam relevância, do ponto de vista comercial. Música é nicho. "Músico" é para meia duzia de apreciadores. Algo interessante para o canal, seria uma gig com entrevistados, usando equipamentos de outros entrevistados. Nos moldes das lives de pandemia. Não foi possivel reunir a galera? Posta mais videos tocando! Você manda muito bem e esse conteúdo faz falta.
@alterpedroso-maninho40127 ай бұрын
OTIMA REFLEXÃO
@alterpedroso-maninho40127 ай бұрын
"Diversas profissões sumiram" DÁ MEDO
@brunogomes29547 ай бұрын
Boa discussão Mateus! Te digo que falta aos músicos a "consciência de classe". E isso não tem a ver com sindicalização, OMB e etc. Claro, a OMB poderia ajudar muito nesse sentido, mas essa não é uma preocupação dela, o que é lamentável. saudações!
@admininastro_jr7 ай бұрын
Exatamente, e pelo que vejo, músicos, assim como atletas, são dois seguimentos de trabalhadores dos mais desorganizados, e que mais abraçam a ideologia neoliberal, mega individualizada, que vivem na esperança de acertar na loteria do mainstream e enquanto isso assistem a profissão ser cada vez mais empobrecida.
@robertocarlosdossantos26397 ай бұрын
Exatamente, ridículo, deveria ser proibido por lei não haver músicos em apresentações de música. É lamentável!
@wsdamiao_eu7 ай бұрын
Não sou músico, estou tentando aprender bateria para me divertir um pouco, mas o futuro será bem diferente. Ser músico será só por hobby, computador e IA vai fazer tudo no futuro bem próximo por sinal
@prsgrind87947 ай бұрын
BULLSHIT!
@lucasbitencourt97017 ай бұрын
Isso tem acontecido até no meio da igreja recentemente um grupo de amigos meus da Igreja foi convidado para fazer um louvor em um certo lugar a diretora disse que não ia poder levar os músicos e que ia aceitar manter o convite de pé mesmo assim e ela fazer tudo no playback eu peguei e falei para ela você não faz isso Por que o pessoal convida vocês por causa do diferencial que é a música ao vivo no playback dessa forma os daqui mesmo fazem ai ela entendeu o recado e providenciou músicos.. ,então agente precisa defender Sim essa nossa bandeira até o público também entender e exigir que a música seja ao vivo feito por pessoas reais , na hora ,e não programado em estúdio..
@alterpedroso-maninho40127 ай бұрын
infelizmente a igreja é influenciada com a pela força "mundana" digo no seu pior aspecto.Minha escola foi a igreja,sou do tempo do VINILalias cansei de colocar o nome do meu pai a caneta nas capas nos vinis pra emprestar na vizinha,era aquela festa quando aparecia um disco novo,um cantor(a) nova.Por isso postei acima: recomeçar a inc entivar as crianças e adolescentes a se aproximar dos instrumentos musicais.Não estou nem falando em tocar ,só a aproximação já faz milagres.Os departamentos infantis que são responsáveis pelos "cultinhos" muito raramente tem um abençoado tocando um violÃO TONANTE ou um casiotone kkk Na minha infancia tinha,era pré-requisito pra ser CULTO.Alias é uma ordenança biblica: "falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração".
@robertochaves93057 ай бұрын
@@alterpedroso-maninho4012 Deve ser foda ficar vendo em tempo real os pastores enchendo os bolsos de dinheiro de "ofertas" bem na sua frente e não ganhar nada, especialmente pq grande parte do "clima" que abre os bolsos dos "fiéis" depende da sonzera comendo na cabeça da turma.
@ArthurBrendler7 ай бұрын
Na minha opinião, assim como uma frase do Sérgio Chiavazzoli, vejo que estamos passando por uma "fase de transição" da música e para os músicos no geral. Músicos excelentes, hoje, existem aos montes. Logo, é mais barato contratar um músico bom hoje do que bons anos atrás. O mundo do streaming funciona diferente do tradicional. Logo, os direitos conexos ainda vão ser regularizados pelas plataformas. Como ainda se precisa de editora para a partição dos direitos e o mercado está muito mais para o 'independente'. Logo, pagar editora, com o tanto que se ganha de royalties, está fora de questão. E outra, quem recebe os royalties dos streamings é a distribuidora. Que repassa tudo para o artista. Esse artista, em 90% dos casos não tem escritório e não repassa os 'conexos' para os músicos. E o sindicato dos músicos não faz nada por ninguém. Pelo menos, em Recife (onde morava) sempre que se precisou do sindicato, ele nunca se fez presente. Por outro lado, ninguém se filia e ninguém quer contribuir. O músico é igual a jogador de futebol. São todos vagabundos até o dia que estão ganhando dinheiro. Porque, para a sociedade, o artista é um excêntrico, e esse excêntrico foge do padrão social que se espera e são 'escanteados' por isso. Até que ele se torne relevante de alguma forma. off topic: As escolas deveriam ensinar música não para que todos sejam instrumentistas, mas sim, para que aprendamos a conviver com as 'personalidades artísticas' de cada um para, depois disso, aprendermos a tratar a música como uma profissão como qualquer outra. Com os mesmos direitos e deveres.
@gibaguitar7 ай бұрын
Quando se fala em precificação, a gente percebe que o próprio artesão (neste caso, o músico) se desvalorizou. Infelizmente, as perspectivas não são boas, já que as novas gerações pouco se importam como esse trabalho (qualquer trabalho, na verdade) é feito. O resultado final é o que eles querem, tudo pronto. Um imediatismo que assusta e preocupa... Parabens, a propósito, pelo conteúdo. Sempre relevante, contundente e uma fonte constante de inspiração.
@EduardoAlves-jx7od7 ай бұрын
Eu gosto de Banda, porque humaniza, mas infelizmente, acho que a tendência é piorar. Sinceramente, acho que não tem como reverter esse caminho. Assim, como o Vinil, Máquina fotográfica antiga com filme pra revelar, orelhão com ficha telefônica e etc. Acho que as profissões devem procurar se adaptar as mudanças. Você, como músico e mestre encontrou uma maneira de se adaptar aos novos formatos de comunicação e hoje está no KZbin. Enfim, é se adaptar, mas nada nos impede de lutar por aquilo que consideramos justo.
@ricardofreitas69737 ай бұрын
Ótimo vídeo, cara. O lado bom da tecnologia musical hoje em dia: qualquer um faz uma música. O lado ruim, "qualquer" um faz música. No fim das contas, é tudo "business", lei da demanda x oferta e coisas do tipo. Músicos, mais ainda na atualidade, são considerados "custos" da produção musical. E qualquer negócio sempre lutará para diminuir ou, se possível, eliminar seus custos. Não demora muito, os músicos desaparecerão por completo dos grandes palcos. Talvez sejam mantidos apenas como matrizes, parâmetros para gravações e outras inserções ainda não totalmente dominadas pela tecnologia digital. É caminho sem volta. O que me conforta é saber que um "ciborg" nunca conseguirá dosar nos seus dedos de ferro as nuances de uma execução musical feita por um músico real. Som de verdade, à vera, ao vivo, tem na sua composição o calor humano como elemento, inclusive, com boas doses de imperfeição. Isso nos faz diferentes. Resta saber até que ponto uma banda "no pen drive" será capaz de suprir a necessidade natural de interação humana. É só o meu desabafo, galera. Vida longa aos músicos! Viva a arte, tão atacada, politizada, negligenciada...
@southernrockcarlos1887 ай бұрын
O problema é que antes dessa atitude da Madonna de nao levar músico algum, muitos artistas pagavam pra músico fazer mimica, ou seja, o som que sai dos PA é pré gravado de qualquer forma, difícil uma artista Pop com som calcado em coreografias ter uma banda tocando de verdade, pra mim a culpa no final é do público que não dá a mínima pra gente q sobe no palco pra fazer playback, os artistas perderam totalmente a vergonha, nem disfarçam mais Gente com 20 anos ou menos nunca tiveram a sensação de escutar música ao vivo, por isso ninguém dá a mínima
@admininastro_jr7 ай бұрын
Quem determina as mudanças é a classe dominante, nesse caso a indústria da música, que compra até a transmissão inteira de rádios pra tocar somente sertanejo. E pelo que vejo, músicos, assim como atletas, são dois seguimentos de trabalhadores dos mais desorganizados, e que mais abraçam a ideologia neoliberal, mega individualizada, que vivem na esperança de acertar na loteria do mainstream e enquanto isso assistem a profissão ser cada vez mais empobrecida.
@l.a.s82747 ай бұрын
Exatamente! Os músicos precisam entender que é necessário se organizar como classe trabalhadora!
@noroticus7 ай бұрын
Parem de viajar... Organizar como classe trabalhadora,? Ninguém é obrigado a levar músico no palco. Quem quer, leva, quem não quer que se entenda com seu público. É muita viagem...
@alterpedroso-maninho40127 ай бұрын
@@l.a.s8274 kkk é mais fácil a MADONNA voltar a tocar com banda do que : OS MÚSICOS se organizar como classe trabalhadora! KKK to rindo mas a vontade de CHORAR É MAIOR
@l.a.s82747 ай бұрын
@@alterpedroso-maninho4012 É difícil mesmo. Eu acredito que essa profissão será lentamente reduzida a um nicho extremamente pequeno, até sumir. Mas devo salientar, que meu comentário não se refere exatamente ao caso da Madona. Mas ao contexto geral, mais amplo, da relação entre músicos e a indústria da música que os empregam.
@RaulDipeas7 ай бұрын
@@l.a.s8274 se você disser pra um médico que ele vai receber menos pela consulta, ele não atende e ponto, mesma coisa pro pedreiro, mecânico, etc. Já o músico, se sujeita a receber um cachê menor, isso não é uma questão de organização ou sindicalização, está relacionado a valorização pessoal que cada um faz de si próprio, é um problema cultural e não administrativo.
@fabiocax7 ай бұрын
Eu começo com essa frase: "O músico nunca vai perder seu espaço na música, mas será que essa discussão é sobre música realmente?" Reflito sobre a substituição INEVITÁVEL de músicos por playback em grandes shows e a eventual substituição de bandas por inteligência artificial com as transformações culturais e tecnológicas que estamos vivenciando. Em nossa busca incessante por eficiência e perfeição, corremos o risco de sacrificar a essência mais profunda da experiência musical: a conexão humana e a imperfeição que torna cada apresentação única. Historicamente, a música sempre foi um reflexo da nossa humanidade. Cada nota tocada, cada falha, cada improvisação, carrega consigo a alma do artista, a expressão de sentimentos e emoções que não podem ser replicados por uma máquina. Quando substituímos músicos por playback, garantimos uma execução tecnicamente impecável, mas ao custo da espontaneidade e da autenticidade. A performance ao vivo é um ritual que envolve não apenas a técnica, mas a presença, a interação e a energia que circula entre o palco e a plateia. Com o advento da inteligência artificial, adentramos um território ainda mais complexo. Algoritmos capazes de compor, tocar e até "sentir" música podem parecer avanços notáveis, mas nos levam a questionar o que é, de fato, a arte. Será que uma composição gerada por uma inteligência artificial, sem a vivência e a subjetividade humana, pode nos tocar da mesma forma? A arte, em sua essência, é uma expressão do que é ser humano - suas dores, alegrias, angústias e esperanças. Devemos, portanto, ponderar sobre o futuro que estamos construindo. Se, por um lado, a tecnologia nos proporciona novas possibilidades, por outro, devemos ser vigilantes para que não percamos aquilo que nos torna humanos. A música, como expressão artística, é um dos pilares dessa humanidade. A busca por um equilíbrio entre a inovação tecnológica e a preservação da autenticidade humana na arte será crucial para que não nos tornemos meros espectadores de uma perfeição fria e desprovida de alma. Em resumo, enquanto navegamos pelas águas da modernidade, é fundamental que não nos esqueçamos da importância da imperfeição e da conexão humana que fazem da música um reflexo tão poderoso da nossa condição existencial.
@prsgrind87947 ай бұрын
Bobagem, IA não cria NADA, o elemento humano é o mais importante na arte, lógico que vão te vender que IA é tudo de bom, mas não é, é tudo cópia, o elemento humano sempre vai ser o mais importante.
@ubirajaravieiradossantossa1547 ай бұрын
Músicos principalmente no Brasil estão passando um momento muito difícil, os próprios cantores não dão valor,e alguns ainda valorizam .
@Mr7sabor7 ай бұрын
Concordo com você totalmente!
@demetriusaraujo4747 ай бұрын
Em 2005 gravei um CD de forró cujo o valor de cada faixa eram 30 reais.😂 Aqui no nordeste em sua grande maioria é assim.
@AndersonAlexandreDosSantos-v7h7 ай бұрын
Mas forro é derrota , nem música e ...
@demetriusaraujo4747 ай бұрын
Com certeza. A maioria das bandas de forró é máfia pura. Teve uma vez em que gravei o trompete de algumas músicas. Trompete dificílimo, pois eram agudas as músicas. Nas que gravei as guitarras, eram todas com pedaleiras digitais direto na interface.
@JBaprendiz7 ай бұрын
Nas devidas proporções isso acontece em bares , restaurantes e festas. " Músicos " com play back fingindo que tocam o teclado e alguns nem teclado levam, usam um note book ! E assim derrubam os preços do trabalho. Tá difícil reverter isso.
@RafaelFaraon7 ай бұрын
Exato, a mudança e geral e vem da base. Não apenas uma coisa "imposta" pelos grandes do show business
@renanzach7 ай бұрын
Eu concordo. E eu poderia dizer que não se aplica muito à Madonna, porque ela é mais performer do que cantora. E de fato tem muita produção visual. Mas eu fui num show do Baiana System que invalidaria o que eu disse. Eles tem um show impecável no visual e ainda banda e vocais ao vivo. Aí a tristeza são os cantores pop que com o uso da base pré gravada dispensam banda e backing vocals.
@gesielnascimento86427 ай бұрын
É preciso que os músicos criem o sentimento na população de que a música é feita por músicos e no palco. Que o entretenimento criado sem músicos no palco não é musical. Pode até ser artístico, cultural, teatral e cinematográfico; mas ser musical é ter músicos no palco.
@alterpedroso-maninho40127 ай бұрын
sabias palavras
@Souza-yg5xm7 ай бұрын
Essa discussão é muito válida, embora eu acredite que o momento atual empurrou muitos músicos para uma postura de acomodação em meio a uma tragédia. A questão é que a realidade da música mudou muito, até mesmo pra muitos cantores. A gente praticamente não tem cantores que, por exemplo, lançam álbuns por uma gravadora. Os cantores não gravam mais com músicos em um grande studio de uma grande gravadora. Então, os cantores vivemn os shows que vendem, num momento tenebroso da música. A qualidade do cantor é que o faz buscar bons músicos. Um cantor ruim pode ter bons músicos, mas bons cantores jamais aceitarão trabalhar com músicos de baixa qualidade técnica. E qualidade técnica exige uma remuneração adequada compatível. Se um músico qualificado passa a ter que disputar trabalho com um outro músico de baixa qualidade técnica, a tendência é que o mais qualificado baixe a sua remuneração para ter trabalho, ou saia do mercado.
@fabianojesus84187 ай бұрын
Anos atrás, quando eu soube que a Gibson faliu eu vi que era mesmo o fim da música ao vivo e das bandas...
@dalessandromangueira7 ай бұрын
O artista que quer fazer espetáculo sem músico vai fazer. Isso é caminho sem volta... agora toda ação gera uma reação: vão ter artistas que vão preferir ter os músicos. Eu entendo a sua preocupação porque no Brasil os artistas e empresários vão limar os músicos no show para ganhar mais. Mas isso não tem jeito: eles já pagam MUITO MAL os músicos, tirá-los do palco já está acontecendo por aqui.
@entreacruzeaespada7 ай бұрын
Minha opinião : Nada mais será como antes, e como os músicos sobreviverão ? Pequenas casas de shows em todas as cidades, com stand'ps comed, música ao vivo e espaços diversos
@brusville95267 ай бұрын
Infelizmente vejo que há uma tendência pelo fim das bandas enquanto conjunto, há uma centralização no cantor, hoje em dia as bandas carregam só o nome de fulano, começou forte no final dos 90, onde tiveram grandes grupos de pagode, pop etc que depois saiu o vocalista principal e prevaleceu o "solo". Até no gospel tem essa tendência, hoje não se tem tanto bandas no mainstream, com exceção das consagradas.
@falandoemcomida.25367 ай бұрын
Crianças , relaxem !! O Rock in Rio ainda mantém a esperança dos músicos, Artistas, Fãs e todos os profissionais envolvidos a música. Inclusive com múltiplos estilos e tendências. São 7 dias de música.. Que shows deste estilo se multipliquem cada vez mais,e nos livre do do terrível playback 😢
@zizeldadiniz28917 ай бұрын
Acho que artistas que não são músicos tem mais facilidade de dispensar os músicos ; eu estava vendo no you tube um vídeo da Sheryl Crow gravado ao vivo onde ela vai para o fundo do palco para dar espaço aos dois guitarristas tocarem o solo, e a gente percebe a alegria dela, que pianista de formação, guitarrista, baixista e toca acordeon, isso faz toda diferenca
@djmarcelosizenando10077 ай бұрын
cada coisa é uma coisa......este show em específico foi uma videografia dos 40 anos de carreira....."neste" caso o uso do playback foi fundamental! E neste caso a banda ficou sem espaço, e faz parte. Porém como DJ, e técnico de som posso te afirmar que o mercado está como está por culpa dos próprios músicos, que, além de não cobrar direito pelo seu trabalho (nunca generalizando) , aceitam condições pífias para o realizar. Parabéns pelos seus conteúdos, espero ter colaborado com o debate com minha opinião.
@rogerioasdf28077 ай бұрын
Hoje é só VSTão! Ela, coldplay, etc etc etc
@totrimlah31177 ай бұрын
Parabéns Mateus falou tudo certo. A maior dificuldade está em quem aceita tocar durante 3horas por R$ 200.00 , e os musicos incompetentes que tomam lugar de quem sabe por isso. Aceita pouco e não toca nada.
@mbuby77 ай бұрын
Se nao houver uma uniao organizada de classe nao ha solucao. Eh isso mesmo!! eh meio demode mas se nao debatermos sobre cultura de classe. leis, informalidade, etc nada saira do lugar. O mercado tem q ser forcado a dividir melhor o bolo
@zymbaribeiro7 ай бұрын
o brasileiro é programado para nao questionar nada ,se não é um chato e ninguem quer ser chato ,o programa deu muito certo. muito triste isto.
@darkbluebossa7 ай бұрын
Teve muita crítica nada a ver, mas essa é uma crítica justa. Concordo totalmente. Adoro música pop (de qualidade), mas infelizmente é muito comum vermos shows onde a banda fica lá atrás, mas mesmo assim ainda tem uma banda. Nesse caso, nem isso. Uma vergonha
@southernrockcarlos1887 ай бұрын
Pois é, enfiam o músico lá no fundo, tocando no escuro, na maioria das vezes fazendo mímica
@EduardoCens7 ай бұрын
A Madona nunca escondeu seu estilo, é uma excelente cantora independente de qualquer coisa, pior são os que se fantasiam de bonzinhos, usam o nome de Deus e exploram a fé das pessoas, lobos em pele de cordeiro causam uma destruição bem maior.
@ricardofreitas69737 ай бұрын
Vdd, man.
@DiegoDourado7 ай бұрын
Mesmo as bandas ao vivo hoje em dia fazem uso de playback, VS, back track. A tecnologia é muito avançada são muitas possibilidades. As formas de apresentação estão mudando, é tudo sincronizado com iluminação, imagens, vídeos. Mas os músicos não pode faltar não.
@RaulDipeas7 ай бұрын
Todas as gigs que eu toco estão nesse contexto, banda ao vivo, mas com bastante conteúdo de apoio playback.
@MaestroIsraelCardoso7 ай бұрын
Perfeito!
@MarcosBeatles7 ай бұрын
Acho do achismos mesmo que atualmente estamos musicalmente entre outras questões.... ferrados. rsss
@nelsonrobertoribeiro10357 ай бұрын
Concordo plenamente. A gente batalha estuda, pesquisa, gasta com tudo isso e mais materiais como instrumentos e assessórios e é tratado como nada, sem profissão. Aí temos as leis que eram pra nos favorecer, mais o dinheiro mensal pra cultura do Governo federal, a do Governo estadual, e dos municipios. Ai os municipios abrem as licitações pra eles e nao usam pra cultura. Pra onde vai esse dinheiro. Vou dizer. Aqui em Santa Catarina. No minimo 50% do estado vive da corrupççao na nossa cara. Sabe da onde vem esse dinheiro. Cultura e esporte. E se acham honestos. Um estado que tem cursos universitários de cultura em todas as areas. Mas a gente fica com diploma na mão, porque não é profissão. A CORRUPÇÃO É!
@admininastro_jr7 ай бұрын
E o bando de animal ainda vota em Jorginho Melo, vulto Seu Vinagre.
@jadermattos67837 ай бұрын
O seu ponto de vista está correto, Mateus. Mas o que vai acontecer é o seguinte: a IA já é capaz de compor um filme com imagem totalmente realista, também é capaz de compor músicas; só falta juntar (se é que não já está) a tecnologia de emulação de som de guitarra, que hoje muitos músicos usam com entusiasmo e colocar a IA pra substituir definitivamente os músicos no estúdio e no palco. Como a Madonna é uma espécie de vanguarda das tendências mundiais da indústria musical, é de se esperar que logo logo essa substituição total se torne uma regra. Enfim... um grande abraço!
@wiliansprestes76457 ай бұрын
falta só substituirem os artistas reais por hologramas ou melhor ainda fazerem show sem ninguém no palco , kkkkk
@Leonardodelimaalves7 ай бұрын
acho que ta acontecendo uma perda de memória generalizada... a vida toda madonna fez show com e sem banda... so agora que perceberam isso?
@nadilsonassuncao7 ай бұрын
Hoje as pessoas estão condicionadas a gostar de tudo ruim, já não tem mais vontade própria. Hoje a situação da musica é um paraiso para aqueles não sabem tocar um instrumento mas querem ser músicos, a musica de hoje é feita com o recurso "CTRL C - CTRL V". Infelizmente tende a piorar agora com a I.A. Por isso a aceitação sem escândalo deste teatro Madonense.
@robertochaves93057 ай бұрын
As pessoas hoje não vão atrás de música, mas de evento. Seja "culto", Rock In Rio, etc.
@nadilsonassuncao7 ай бұрын
@@robertochaves9305 Isso mesmo. Tudo virou um culto. Não se interessam pela arte. Saem dali divulgando sua self para mostrar que seu corpo estava ali.
@renatojose7547 ай бұрын
Sim, a desvalorização Dos músicos é uma realidade. Porém Indo um pouco mais a fundo Acho que com Exceção da música pop, o heavy metal, o jazz, a música erudita e a verdadeira música popular brasileira não chegarão a esse extremo de Tocar Nos palcos sem músicos reais. Devemos continuar batalhando Pela educação musical Dos nossos filhos e Não podemos Parar de Tocar nunca.
@PardalRick7 ай бұрын
Mandou o papo !
@andrearruda78717 ай бұрын
Música, aquela que a gente gosta, está reduzida a nichos, como o Jazz. Ninguém se importa com música: é o HYPE que interessa. Em breve nem existirão cantores: serão figuras holográficas criadas em ambiente corporativo. E o povão aplaudirá. O contexto, porém, é sombrio: o ser humano está ficando desnecessário.
@samuelvalentim_7 ай бұрын
A sociedade civil se polarizou de um jeito que qualquer discussão a questão é levada para política partidária. O fato é que se as pessoas não se unirem em torno de causas comuns, vão criar uma sociedade cada vez mais manipulada. Madonna talvez tenha aberto uma porta para artistas consagrados não necessitarem mais de músicos para seus shows. Imagina o retorno de Sandy e Jr. por exemplo. As pessoas não querem ir pela banda, querem ir pela dupla. Assim é com vários artistas cujos nomes atraem uma grande massa, independente de quem os está acompanhando na turnê, e se o artista perceber que é possível ele fazer um show sem banda e ainda com playback, ele vai fazer, pq é mais barato, mais fácil e mais lucrativo.
@MateusStarling7 ай бұрын
pois é, Madonna cria tendência.
@brunoneverland7 ай бұрын
o problema levantado é bem sério e como o nome já diz, é um problema da classe, então dá pra afirmar com toda a certeza, não existe solução individual, é uma questão a ser resolvida coletivamente. Isto posto, não consigo entender o porque da crítica à possibilidade de um sinidcato ou algo semelhante pra podermos ter mais força e representatividade... individualmente a gente não chega a lugar nenhum, penso que como grupo a gente tem muito mais força.
@brunoneverland7 ай бұрын
Dá pra observar como os professores e as reinvindicações deles sao tratadas na nossa realidade. Eles tem total consciência de que precisam de melhores salários e condições de trabalho e mesmo com muita mobilização, representantes e organização política, ainda assim é muito dificil terem o básico. imagina se não tivesse a organização que tem. Detalhe, eu acredito que a maior parte da sociedade apioa a demanda dos professores, e mesmo assim...
@MateusStarling7 ай бұрын
Já tivemos sindicatos dos músicos, não funcionou e hoje funcionaria ainda menos. Não tem como forçar um artista a ter uma banda no palco, então o caminho não é reivindicar remuneração melhor, assim o que vai acontecer é menos músicos nos projetos. O efeito Madonna é a respeito da exclusão dos músicos do palco.
@brunoneverland7 ай бұрын
@@MateusStarling Eu não sei direito se realmente não funcionou, Mateus... Teria de procurar me inteirar mais do assunto. Acredito que possa ter havido pontos positivos... Por exemplo, antes da carteira de músicos existir musicos eram presos e apanhavam por portar um instrumento. Mas acredito que a Ordem dos Músicos se degringolou justamente por não atender interesses dos músicos... Mas aí não seria o caso de corrigir problemas ao invés de jogar fora a criança junto com a água do banho? Se tivesse um acompanhamento mais de perto a realidade não poderia ser outra? O fato é que nós trabalhamos como músicos há décadas e eu me sinto completamente desamparado. Os advogados, médicos, engrnheiros, professores, comunicadores, enfim, diversas categorias de trabalhadores tem pautas relativamente bem definidas, representantes e órgãos que regularizam suas profissões, é tão fora de questão querer ter o mesmo? Falo sobre isso porquê o show da Madona é reflexo dessa realidade de mercado. Não tenho dúvida que isso foi levado em consideração pela produtora e gravadora dela.
@guifaria54617 ай бұрын
Mateus, queria botar mais um ingrediente nesse caldo aí. Músicos mal pagos, mesmo tocando para artistas de renome, com cache do artista altíssimo, com ingressos caríssimos... Na minha opinião, a coisa vai além da falta de arrecadação com venda de discos e direitos conexos. Se o cache é elevado, o preço do ingresso é alto, porque a banda de apoio recebe pouco?
@southernrockcarlos1887 ай бұрын
Desculpe a intromissão, mas me permita botar outra questão no debate, alguns artistas POP levam músicos pro palco, mas não pra tocar e sim pra fazer mimica, embora esses "mimicos" ganhem seus cachês, em nada se acrescenta à música que é levada pro palco, portanto, essa não utilização de músicos no final só interessa pros próprios músicos, porque o público infelizmente não dá a mínima pra isso
@iluminattisreduz7 ай бұрын
TODOS NÓS TEMOS NOSSAS PRÓPRIAS MÁQUINAS DO TEMPO, AS LEMBRANÇAS NOS LEVAM PARA O PASSADO E OS SONHOS PARA O FUTURO! --UBER MORLOCK
@maricyquinzan85377 ай бұрын
Esquecem, q, qlq música, até eletrônica, há essencialidade do músico. Cante sem NADA, na capela TODAS AS MUSICAS, e perceberá q algo por trás fará falta
@Luke-ot6mk7 ай бұрын
Na minha opinião o que matou a música foi o Streaming. O artist e músicos passaram a não ser remunerados a contento pelo fonograma. A relação do fã com o artista tbm empobreceu, a cumplicidade de outrora já não existe mais e isso acaba refletindo no ao vivo tbm. Tive a sorte de ter vivido a mesma geração que era bem paga e valorizada, a realidade, hoje é outra.
@Alexfatosocial7 ай бұрын
Nós vivemos uma geração em que a música pop tinha influência do Rock. A música sertaneja, por exemplo, era recheada de solos de guitarra. O rock caiu e hoje o Hip Hop é a base da música pop. Isso explica tudo. O empresários estão rindo a toa e foi se construindo um público cada vez mais vazio de conteúdo.
@carlosdinarte7 ай бұрын
A galera tem feito seu som em palco, barzinho e igrejas utilizando VS. Outras bandas famosas, como Keane, por ex.. tbm utiliza VS. Madonna faz seu som todo em estúdio. Natural ela fazer seu show sem músicos.
@RafaBeneJussiani7 ай бұрын
Infelizmente é verdade. Já via essa onda des dos anos 2000!.
@jascfutsal7 ай бұрын
Òtimo video. E falo mais, o VS também é um tiro no pé. VS acabou com o percursionista, com a metaleira.. com o violonista... etc. Eu não vou em show de bandas que usam VS. Gosto de ir em bandas true sound. Mesmo que ao vivo seja diferente e "mais pobre que o som de estúdio".
@arymenezes74187 ай бұрын
Pra mim, Madonna ja fez o que tinha que fazer. Seus álbuns nos anos 80 e 90 falam por si só. Ela sempre uniu o sagrado e o profano nas suas temáticas e isso nunca incomodou e agora na era dos DJs, ela se apresentar sem músicos não me espanta pois se hoje, temos shows de astros que apenas apertam o play e todos aplaudem, Madonna apenas está sendo coerente com a nova geração que mal ouve uma musica além do refrão.
@elianecaetano57897 ай бұрын
Ela deixou bem claro que a opção de não estar acompanhada por uma banda completa era uma característica desse show específico porque queria as gravações originais.Quem acompanha minimamente a carreira dela sabe que ela sempre trabalhou com grandes músicos nos estudios e no palco. Inclusive no show anterior dela ( Madame X) ela tinha 11 músicos com ela. Nao façam tempestade com um copo d'água. As mudanças que ocorrem pelo advento da tecnologia na indústria musical é um movimento que nao partiu da Madonna. Se no próximo show ela estiver acompanhada de uma banda de 20 músicos ela vai barrar essas mudanças? É mais inteligente analisar dentro de um contexto do que simplesmente dizer que ela esta ferrando com os músicos.
@MarcelopirinopolisGO7 ай бұрын
Aquele público que esteve lá , não merecia uma banda da pesada ao vivo !
@RafaelFaraon7 ай бұрын
Estamos falando de apresentações ao vivo, em que o frontman é até mesmo a razão do evento existir, muitas vezes, as músicas são secundárias naquele evento, e os instrumentistas abaixo disso. Entretanto, nesse novo contexto abrem-se novas frentes de trabalho que são de estúdio. Afinal alguém tem gravar as músicas e programar as apresentações. A performance do instrumentista acaba perdendo importância. Imagina, na entrevista citada do Sérgio, ele falou que grava centenas de músicas prá um programa como The Masked Singer (onde só o que importa é a performance do "frontman" fantasiado). É a tendência. E prá nós que gostamos e valorizamos a performance dos instrumentistas, nos cabe ir atrás de eventos desse tipo, pagar ingresso, levar os filhos e valorizar esse tipo de artista. Talvez um dia a tendência até se inverta, com público enjoado de eventos pasteurizados, com pouquíssimos músicos experientes capazes de entregar boas performances, e por isso, valorizados (viajei)
@Jotanery7 ай бұрын
Na verdade, produtores e cantores viram a oportunidade de ganhar mais. Não é mais um show e, sim, um espetáculo como os da "Broadway". Lembrete: na maior parte dos espetáculos da Broadway, há uma orquestra.
@victor.guimaraes7 ай бұрын
Cara, os músicos estão dando um tiro no próprio pé.
@transitolivrebanda7 ай бұрын
Concordo em numero e grau*
@Joãocheiodegrilos7 ай бұрын
Engraçado que o Lennine usa isso e dispensou os grandes músicos que o acompanhava
@aluizioleandro22347 ай бұрын
Pois é, se a maioria dos músicos pensasse igual a você a situação dos instrumentistas seria outra. A maioria não entende que nenhum artista é um ser isolado e não dependa de uma equipe de apoio. E olha que de música eu só conheço a clave de Sol...😂
@theice55217 ай бұрын
We're not sidemen anymore. We're backdoor men.
@zeluiztec7 ай бұрын
O pensamento dessa nova geração de musicos é o seguinte, vou tocar com um artista grande por qualquer valor porque vai me dar visibilidade e vou ter muito engajamento nas minhas social media e com isso ganho dinheiro e sponsor……
@l.a.s82747 ай бұрын
A precarização do trabalho em praticamente todos os segmentos é nosso presente e futuro. Já teve ate fala do Tarcisio de usar GPT para fazer as aulas do ensino medio e botar professor para corrigir... Não existe saida sem uniao, sem movimentos de massas, sem muita briga. O passado da luta trabalhista mostra isso. Um exemplo legal para se analisar foi a recente greve de roteorostas em Hollywood, o que mostra como a classe artística tem sido atacada ate em meios "privilegiados". Enquanto a galera continuar despolitizada, abracando a meritocracia e o neoliberalismo, a coisa só vai piorar. Mas certamente, quando a coisa estiver muito feia, o povo vai acordar. Não tenho duvida disso.
@eletropc7 ай бұрын
O famoso Playback, a milenios que isso é feito. Toda a classe artistica tem que tomar cuidado pois a tecnologia está avançando tanto que os artistas estão sendo colocados de lado.
@fernandofilho.257 ай бұрын
Cada vez mais, os novos músicos estão nascendo quase que exclusivamente nas igrejas. Acrescentando algo: se tira o espaço ou incentivo do músico, a música fica empobrecida, sem o que abgente chama as vezes de musicalidade, não tem uma verdadeira inovação harmônica ou melódica
@henriquebritomellojr.78737 ай бұрын
Madona como exemplo é ideologia na veia. A profissão de músico está a sofrer uma mudança empurrada pela busca do lucro pelo lucro, base da ideologia liberal, advento de recursos eletrônicos e incapacidade do povo de apreciar artes que não tenham conteúdo espetaculoso. Imagine vc sendo fabricante de violão na década de 60. Ou se adaptava à chegada das guitarras elétricas ou sucumbia
@RaulDipeas7 ай бұрын
Não vejo problema no artista que faz um show 100% eletrônico, sem banda, vai do público aceitar ou não a proposta. Mas, de fato, os músicos precisam se valorizar mais, a gente tem que buscar disseminar essa cultura de ir a um show pra ver a música sendo tocada a vera.
@jucaguitar7 ай бұрын
Eu gostaria de ver os músicos que tocaram com a Madonna subir em um palco "sem a Madonna". Ela já cantou muito. Tinha uns graves bem bonitos e ia fácil aos agudos e tal. Curtia ver a Madonna cantando. Aos poucos ela foi , a meu ver, diminuindo muito seu potencial de canto, e pelas últimas vezes que eu ouvi alguma coisa chega hoje a ser bem ruim. Quero crer que um dos motivos pelos quais ela não põe músico no palco é porque ela deve depender muito atualmente de recursos digitais e eletrônicos pra compensar a diminuição de sua potência vocal, e, acredito eu, não possui mais condições de cantar como antes ao vivo. Acho que é um dos motivos pelos quais ela prefere tudo gravado. (Eu não vi o show, tô falando pelo que todo mundo comentou aí). Eu achava que ela cantava muito até os anos noventa, noventa e pouco, quando percebi que ela perdeu vigor vocal, não acompanhei mais... A meu ver ela tornou-se uma artista performática cujo trabalho não mais tem a música como matéria prima principal...e o seu público também tá pouco de lixando pra música... Um músico só vai encontrar serviço onde a música é a matéria prima..e esse nicho tá acabando ou diminuindo mesmo, infelizmente.
@zaxmaxlax7 ай бұрын
Banda pra quê? É só apertar o play e dançar, ela não precisa nem cantar pq já tem playback e autotune.
@kanumarcelo50677 ай бұрын
Infelizmente acho que essa é a tendencia, a era dos musicos ja passou, toquei na noite por 30 anos, e vi essa decadencia acontecer, e voce esperar o musico se valorizar quando ele é o primeiro a se desvalorizar, por isso existe sindicato, apesar que esse dos musicos é ruim.
@carlosbatista71547 ай бұрын
Esse tipo de "cantora" não liga para música, só liga para a fama!!
@Joãocheiodegrilos7 ай бұрын
Lenine não liga pra música?
@TheCPAG7 ай бұрын
Kkkkkkkk Você então não conhece a carreira dela.
@carlosbatista71547 ай бұрын
@@Joãocheiodegrilos vai comparar Lenine com Madona? Não tem nem comparação. Lenine é músico de verdade. É instrumentista !
@carlosbatista71547 ай бұрын
@@TheCPAG Adele é cantora!!
@Joãocheiodegrilos7 ай бұрын
@@carlosbatista7154 Falei do não uso de músicos no palco . Deixa de ser débil
@jaomusico91427 ай бұрын
Não entendo por que pegaram no pé da Madonna por causa disso. O pessoal nos comentários falando como se ela fosse uma cantora da nova geração que bombou no KZbin ontem, hahaha. Mano, Madonna é uma lenda, a rainha do pop de todos os tempos (e isso não é uma opinião). Ela revolucionou a música pop quando a gente nem era nascido. Ela não é uma "influencer digital" da era da I.A. Ela é a rainha do pop e faz o que ela quiser e tá ótimo. "Ain, mas ela fez show sem músico". Sinceramente, o que isso muda pra você? Se ela tivesse colocado uma big band atrás dela, o dono de barzinho ia continuar te tratando igual bost@, como sempre tratou décadas antes do show da Madonna sem músicos.
@edilsonduarte4 ай бұрын
Já disse Nelson Rodrigues: "Os idiotas tomarão conta do mundo, não pela capacidade e sim pela quantidade, eles são muitos". O público desse tipo de artista não está preocupado se tem músicos no palco tocando de verdade, eles querem é beber e se divertir.
@cesso1017 ай бұрын
Musica ao vivo é igual à comida feita em casa, não tem comparação! Não troco a lasanha que minha mãe fazia por nenhuma outra que venha pronta e congelada do supermercado. Nem dá pra compara também o Tang com um suco de frutas feito na hora. Mais fácil que isso, não dá pra explicar.
@MateusStarling7 ай бұрын
Boa irmão
@gedeonprazeres7877 ай бұрын
Cantor sem a banda não tem graça a parada tem que ser au vivo 😊