As vezes vc fala de algum livro ou autor e as pessoas acham que vc concorda com tudo o que ele escreveu e falou sem levar em conta o período histórico do indivíduo. Quando vejo alguma obra eu aproveito o que presta e descarto o que não presta. Muitos autores contribuíram com progresso da humanidade e nenhum estava 100% certo...
@smokenakamoto4768 Жыл бұрын
Quem escutou o Will Smith no meio curte
@psywyd1994 Жыл бұрын
Vivi para ver o Raphael se tornar cristão. Eu também fui ateu por muitos anos. Vê essa conversão do Raphael me emociona.
@TitioVlad Жыл бұрын
> ajudou a criar o marxismo > PAI DO CAPITASILMO
@seveng0th Жыл бұрын
A melhor analogia é a do Renato Trezoitão: você pagaria paga ser sodomizado? Alguém pagaria para ser sodomizado? Respondendo essa pergunta você automaticamente entende que os preços são totalmente subjetivos.
@wanderleyvinicius2733 Жыл бұрын
Em qual plataforma dá pra assistir os videos dele?
@owash Жыл бұрын
Uma consideração que vale aqui: Adam Smith não era cristão (muito menos calvinista -- no sentido teológico do termo). Nem sequer ele era teísta. Ele era deísta (que é bastante diferente de teísta e é impossível ser um cristão deísta). Além disso, assim como há tantas distorções sobre a contribuição de Adam Smith na literatura, há também enormes distorções sobre a obra de João Calvino (grande parte do que dizem que Calvino disse é pura invenção -- e em alguns casos ele disse o contrário do que dizem que ele disse) --- ah, sim, já li umas mil e tantas páginas do reformador de Genebra. Tirando esse detalhe, obrigado pela série! Foi muito instrutiva! Abraço!
@tarcisofariamacedo53962 ай бұрын
Advogados vendo isso em 2024: Ta mais preferivel lavar banheiro hj, raphael kkkk
@RelaxingSleepMusic-qf2lp Жыл бұрын
Fascinating critique of Adam Smith's errors in Part 3 - Labor Theory of Value. Engaging analysis!
@fanieldraga533 Жыл бұрын
Raphael queria te convencer a transformar esses 3 vídeos numa palestra e te chamar pra palestrar isso no IF onde faço faculdade, duvido que faria mas se por algum acaso considerar em ir pra pqp do interior pra zoar dezenas de funcionários esquerdistas, marxistas e woke explicando de cabo a rabo pq que adam smith é mais marxista do que capitalista e quem sabe apresentar verdadeiros intelectuais capitalistas e deixar todo mundo puto, a escola é o IFSP Campus São João da Boa Vista - SP, eu ficaria estritamente feliz. Boa noite, bom trabalho.
@GameplayBRSP Жыл бұрын
E DIAMANTE É BROCHA!
@joaopedroo.9820 Жыл бұрын
Quem diria hein Sr. Smith
@UmJosias Жыл бұрын
Rapha faz um sobre a praxeologia de Mises
@alessandrolenon4516 Жыл бұрын
Empreendedores to invisível 🤡
@Ap3n562 Жыл бұрын
só um detalhe sobre diamantes, diamantes não são escassos, eles são artificialmente controlados justamente para que não aja uma queda no preço.
@vinniciusbrandao6990 Жыл бұрын
Olá. Poderia me recomendar alguma fonte para eu poder confirmar a sua informação? Diamantes artificiais são usados em perfurações exatamente porque essas pedras são raras. Você está dizendo que existe um cartel da mesma forma que acontece com o petróleo? Queria saber mais sobre isso.
@Ap3n562 Жыл бұрын
@@vinniciusbrandao6990 o rapaz que falava com maior propriedade do assunto misteriosamente sumiu a alguns anos, mas vou procurar se ainda tem algo
@Sir.Leonardo.Scherer Жыл бұрын
Você já fez um vídeo sobre libertarianismo e pirataria? Outra curiosidade minha é libertarianismo e direitos dos animais
@geraldocampos8839 Жыл бұрын
Acredito sim, pirataria não faz sentido no libetarianismo visto q ideias não são escassas, animais não tem direito visto q não possuem a autopropriedade devido eles não serem capazes de pensar
@TitioVlad Жыл бұрын
Pirataria = belo e moral Hackear coisa alheia = violar PP Animais: assim como o boi na fazenda tem *dono*, cães, gatos, pássaros etc também.
@CaioCastroVaz Жыл бұрын
Reitero intensamente meu comentário do primeiro vídeo da série: Adam Smith ~não era~ um calvinista devoto. E acrescento que ele não entendia os conceitos teológicos de vocação e mordomia, pela perspectiva reformada.
@yahitza Жыл бұрын
Eu ia perder muito tempo lendo o Adam émito ainda bem que desisti
@fanieldraga533 Жыл бұрын
CHEGUEI
@Ancapistola Жыл бұрын
Eae!
@vittoriogiangarelli7080 Жыл бұрын
Qual é a teoria de mais valia? Você pode explicar?
@starwarslegendsbrasil Жыл бұрын
Muito simplificadamente, é a ideia de que os lucros deveriam ir para os trabalhadores e não aos empregadores, uma vez que os trabalhadores que produzem o serviço. Isso é refutado pelo fato de que o empregador está gerando o emprego, correndo riscos financeiros e legais (ja que ele que responde se der merda no negócio), passando tempo considerável sem arrecadar para que o negócio possa surgir e pelo fato de que é o empregador que arca com os custos materiais de toda a produção.
@RodrigoAlmeidaVilar Жыл бұрын
Fiquei curioso com essa comparação com o Calvinismo no final. O fato da predestinação ser algo externo e do livre arbítrio ser individual foi algo que influenciou a visão econômica dele? Onde Deus estaria predestinando o equilíbrio da economia em vez de delegar as decisões para cada indivíduo?
@RodrigoAlmeidaVilar Жыл бұрын
Não concordo nem discordo, estou apenas tentando entender como ele chegou nesse entendimento. 😊
@vinniciusbrandao6990 Жыл бұрын
@@RodrigoAlmeidaVilar acredito que seja uma visão generalista. Lembra do Weber e a ética protestante ou o "Destino Manifesto" nos EUA? Acredito que siga a mesma lógica. O homem que acumula mais riqueza seria agraciado por Deus. Gerar riqueza é algo bom e desejável aos olhos do Criador, em última análise seria o nosso destino.
@thiagosousa2035 Жыл бұрын
Eu só queria saber em que obra teológica calvinista se fala da valorização do trabalho acima de outras coisas econômicas. O que se tem é Max Weber que nem era teólogo calvinista citando essas relações que a ideia calvinista da predestinação faz com que as pessoas tenham essa predisposição ao trabalho árduo e bla bla bla. Mas que obra teológica calvinista, de teólogos calvinistas como Calvino, John Owen, Jonata Edwards, Charles Spurgeon, Hodge, ... qual? Qual teólogo calvinista faz essa inferência?
@genarojr6504 Жыл бұрын
Voce confia no barbeiro que passa com uma lamina super afiada na sua jugular
@ElBarto-ft1qe Жыл бұрын
Basicamente, a teoria dele não sentido kkkk
@samuel69110 Жыл бұрын
O que levou o Hide a virar cristão?
@matheusscheffer5463 Жыл бұрын
Rafael, não consegui entender à parte em que o Smith dá aulas sobre a oferta e demanda e por que raios ele simplesmente ignorou tudo que ele havia dado aula. Tem como disponibilizar isso pra nós? Não consegui achar coisas sobre.
@alyssondasilva4484 Жыл бұрын
31:00 do nada
@paulohenriquesoares7782 Жыл бұрын
O Rafael é cristão?
@psywyd1994 Жыл бұрын
Pelo visto, ele se tornou ❤
@edsonnovais9342 Жыл бұрын
🤜🏼🤛🏿
@David_souAlmeida Жыл бұрын
Hum, temos que ver as considerações de Calvino a respeito do trabalho...
@jeanmeira1829 Жыл бұрын
Pior partevso marxismo é essa
@rafaelrkm Жыл бұрын
Eu discordo em relação ao custo não fazer parte do preço, como o emprendedor vai saber o preço no começo do empreendimento? acho que a oferta e demanda é o principal fator, mas o custo é uma parte do preço...
@seveng0th Жыл бұрын
O custo não forma o preço, só marca em que nível de preço é ou não viável produzir determinado produto ou serviço. O petróleo é um excelente exemplo, seu preço flutua constantemente mas seu custo é constante.
@rafaelrkm Жыл бұрын
@@seveng0th O custo diz se é viável, logo o preço mínimo é o preço de custo, é claro que existem outros fatores que vão determinar o preço final, mas acredito que o preço mínimo esteja relacionado ao custo.
@seveng0th Жыл бұрын
@@rafaelrkm o preço mínimo para algo se tornar viável é o preço de custo, isso não significa que esse seja o preço do bem a ser produzido - o preço pode ser menor e a produção do bem pode ser inviável. O preço final é sempre determinado pela oferta e demanda, sempre.
@mobius1qwe Жыл бұрын
@@seveng0th ce tá errado jovem, já que o custo não forma o preço, então o preço mínimo de qualquer coisa é 0, uma vez que o preço de todas as coisas é subjetivo. Definir preço mínimo como sendo custo, você estaria fazendo uma definição analítica do preço que é oposto do subjetivo, o que torna os preços das coisas totalmente malucos e, talvez, impraticáveis. Agora se você concorda que o custo faz parte do preço de algo, então aí sim taria certo o preço mínimo de algo ser o custo, o empreendedor pra fazer sucesso deveria sempre buscar o menor custo possível dos produtos pra conseguir obter o máximo de lucro e conseguir gerar mais riqueza com isso. Mas pelo que o Raphael disse no vídeo, isso seria a teoria do Smith que estaria errada...
@seveng0th Жыл бұрын
@@mobius1qwe você não entendeu nada do que eu escrevi. Eu não falei que o custo é o "preço mínimo", eu falei que o custo é o "preço minimo PARA A PRODUÇÃO DE ALGO SER VIÁVEL", uma coisa é completamente diferente da outra. A minha explicação está correta. O custo não forma o preço mesmo. Por isso temos produtos que são viáveis e produtos que não são viáveis de se produzir, isso é absolutamente óbvio.
@mobius1qwe Жыл бұрын
Entendi que você aponta os erros do Smith, porém toda a política de preços que temos hoje são exatamente isso que ce criticou como errado aí... vamo fazer um exercício simples da realidade: Quanto deve ser o preço de um pacote de arroz 5k Tipo 1 em Minas, RJ ou SP, sendo que o arroz é produzido no Rio Grande do Sul, transportado até esses estados via rodovias através de distribuidoras e revendido nesses estados através dos supermercados e mercados. Dados: ICMS MG: 07-20% ICMS RJ: 03-16% ICMS SP: 04-20% ICMS RS: 12% (impostos referentes ao arroz, lembrando que arroz paga DIFAL) Preço cobrado pelo distribuidor por 1 fardo de arroz em MG: R$ 118,00 (6un por fardo) "Valor de Mercado" do pacote de 5kg de arroz MG: R$ 26,90 Como esses preços aí foram obtidos através da teoria do Adam Smith de formação de preços, sabendo que o arroz é um produto que por ser de necessidade básica não importa o preço as pessoas vão pagar de qualquer jeito, qual seria o preço ideal ou qual seria a forma correta de calcular esse preço, já que ele é subjetivo e não analítico? Não me entenda mal, eu realmente achei muito interessante esse assunto e gostaria de saber como ficaria, na prática, o preço (de um dos produtos comuns) de acordo com a teoria desses outros autores aí.
@mardukogrande1600 Жыл бұрын
Quanto mais caro é o arroz menor é a quantidade dele . Quanto mais barato é o arroz maior a quantidade dele .
@mobius1qwe Жыл бұрын
@@mardukogrande1600 po, bacana, mas não responde minha pergunta.
@JulioCesar-iz1bw Жыл бұрын
@@mobius1qwe primeiro, imposto é roubo, depende do ladrão o quanto ele vai roubar. Segundo, o preço é definido por oferta e demanda, se todas as fábricas de arroz, exceto uma explodirem, os consumidores vão começar um leilão de quem paga mais(oferta muito baixa e demanda muito alta). Se um monte de fábricas de arroz competirem para vender arroz o preço(normalmente) vai ser definido pelo concorrente que vender mais barato, pois normalmente as pessoas preferem comprar o mais barato, levando os q vendem mais caro a falência. Oq define o preço é demanda(necessidades, desejos, poder de compra e vontade dos consumidores...) e oferta(quantidade e qualidade do que está sendo vendido, concorrência, escassez...) Isso vale pra qualquer recurso escasso: tempo; espaço; energia; produtos; serviços; mão de obra... Ent todos os custos do produto que foram comprados como mão de obra, sementes, transporte e outros são definidos por oferta e demanda. Oq o Adam Smith fala é: oq define o preço de algo é o preço do custo e oq define o preço do custo é... N sei.
@mobius1qwe Жыл бұрын
@@JulioCesar-iz1bw textão lindo, num li nem 10% mas não responde a pergunta: Se definir o preço de algo através do custo (e não vivemos no ancapistão) é errado, como seria a forma correta pra você definir o preço do arroz aí tendo esses custos que você não tem como fugir deles, ou paga ou paga.
@joaoguimaro6116 Жыл бұрын
Acho que você não entendeu tão bem, é o seguinte: Se você for vender um produto ou serviço e o custo de produção for maior que o preço que os consumidores pré estipulam, não compensa produzir mesmo que haja demanda, pois quem consome nesse caso ou vai buscar maneiras alternativas de atingir o mesmo resultado ou vai pegar de outro produtor que vende um semelhante ao preço estipulado. É tipo: -“Pra mim pizza só é pizza se for feita aos moldes italianos, massa fermentada por um dia, peça individual, ingredientes específicos e tal, e eu quero produzir e vender para a população do interior de Alagoas.” -Beleza mano, quanto custa fazer essa pizza? -“Uns 150 reais”. -Cara, as pessoas não estão dispostas a pagar tudo isso numa pizza. -“Ah mas esse é o preço, já que meu custo gira em torno disso”. -Boa sorte tentando vender isso, aqui o preço não é esse, ou muda o produto/modo de produção, ou vais falir.