Os transtornos de personalidade - Flávio Gikovate

  Рет қаралды 282,583

Flávio Gikovate

Flávio Gikovate

Күн бұрын

O que antes se chamava de personalidade psicopática agora é chamado de distúrbio de personalidade do tipo antissocial.
O vídeo descreve as características deste tipo, que é o extremo de uma sequência que se inicia com o egoísmo exagerado.
Curso de Psicoterapia Breve Online: bit.ly/2RpyIXD
Site: www.flaviogikovate.com.br
Livros: www.gikovatelojavirtual.com.br
Facebook: FGikovate
Twitter: flavio_gikovate
Instagram: flaviogikovate

Пікірлер: 197
@malupezzin880
@malupezzin880 6 жыл бұрын
O senhor deixou um enorme legado, mas, também, enorme saudade! Durma em paz!
@HassRachmaninov
@HassRachmaninov 8 жыл бұрын
''Um pequeno complexo de inferioridade ajuda a gente a ter um pouco de humildade e a achar que precisamos progredir.'' Que análise!
@priscilam.610
@priscilam.610 5 жыл бұрын
vendo este medico desde a infancia na TV escolhi minha profissão na area psi, mesmo que eu não tenha seguido os caminhos da psicanalise. Esse grande profissional faz muita falta
@gustavolutkmeier6055
@gustavolutkmeier6055 8 жыл бұрын
Dr. Gikovate faleceu no último dia 13. Grande psiquiátra...
@cantorajussaraborgesjb8818
@cantorajussaraborgesjb8818 5 жыл бұрын
Muito triste, que Deus o tenha
@luxaeterna932
@luxaeterna932 5 жыл бұрын
Pena.quanta sabedoria.
@MorgauseDS
@MorgauseDS 9 жыл бұрын
Fiquei impressionada. Descreveu um border como ninguém e em poucas palavras.
@evandroangelim
@evandroangelim 11 жыл бұрын
Tenho 25 anos, sou advogado, e esse ano pretendo prestar o ENEM para o curso de psicologia, como uma realização pessoal que quem sabe possa se mostrar mais prazerosa do que o Curso de Direito que já concluí, que eu gosto muito. Parabéns, Dr. Gikovate, você leva a psicologia/psicoterapêutica ao grande público de uma forma extremamente segura e inteligível. Cumprimentos de Fortaleza, CE. Espero que em breve recebamos uma palestra sua.
@fernandamendesbrandao6381
@fernandamendesbrandao6381 7 жыл бұрын
Excelente análise ! De tudo que já li e vivenciei,não há dúvida em distintiguir um psicopata ,infelizmente .O melhor a fazer é se afastar de pessoas que apresentem esse transtorno de personalidade.
@estelanoe8535
@estelanoe8535 8 жыл бұрын
meu meu Deus do céu, olha do q ele me livrou!!! queria muito entender o meu ex namorado, e agora vi que ele tem borderline, totalmente cruel ele fez o mesmo comigo me fez sentir a melhor mulher do mundo e depois do nada do nada mesmo terminou de uma forma cruel e me descontruindo moralmente, fiquei péssima mas agora entendendo melhor a situação tenho certeza q foi o melhor pq ele não consegui ter sentimento por ninguém!!! muito obrigado pelo esclarecimento abraço
@omisterio9858
@omisterio9858 9 жыл бұрын
vendo esse Homem dando essa maravilhosa aula , eu tô gostando mais ainda de psicologia.
@HassRachmaninov
@HassRachmaninov 8 жыл бұрын
Correndopordentro: Seu embasamento para isso, é o quê? Porque para desclassificar Manuais Diagnósticos e Estatísticos de Transtornos Mentais (ou de personalidade), você precisa de algum teoria sólida no mínimo revolucionária, visto que redefiniria as categorizações estudadas, avaliadas e classificadas durante décadas, inclusive sendo constantemente atualizadas. Então, qual é o embasamento?
@HassRachmaninov
@HassRachmaninov 8 жыл бұрын
***** A percepção precisa de embasamento quando vem acompanhada de vasta construção teórica, de praticidade, de efetividade e conhecimentos intrínsecos. ''E se que os outros disseram estiver totalmente errado?'', é por isso que existe um negócio chamado ciência, responsável por DELIMITAR e EXPOR cada área do saber de uma forma que se possa tirar proveito e objetividade de tais estudos. O problema é que a sua percepção é a do senso comum, que confunde reestruturação psicológica com conselho, confissão entre pecador e padre, etc. Duas aulinhas de Cognitivo-Comportamental e você no mínimo iria repensar esse conceitos banais que você faz questão de disseminar sobre Psicologia. Ou melhor, uma hora de Neuropsicologia seria o suficiente.
@HassRachmaninov
@HassRachmaninov 8 жыл бұрын
***** E nem quero que o faça, só se informa antes de escrever sobre o que não conhece.
@hanamary7174
@hanamary7174 9 жыл бұрын
O ser humano é uma espécie única e de diferentes faces tão complicado e frágil ao mesmo tempo...
@claudiamaraoliveira1101
@claudiamaraoliveira1101 8 жыл бұрын
saudades, um excelente profissional, que bom que temos livros da sua autoria.
@santasuellen4657
@santasuellen4657 7 жыл бұрын
Estou tentando me separar de uma pessoa que possui todos esses traços, dez anos vida de muitas lágrimas, infelizmente. Suga minha autoestima, um manipulador e por ser simpático, já sou a quarta, creio que não serei o último alvo. Só quero me livrar e seguir minha vida bem longe desse "ser". Obrigada pelo conhecimento dividido gratuitamente!
@cristinalucioelkattel
@cristinalucioelkattel 8 жыл бұрын
Percebo muitos julgando os Borderline e até os comparam com psicopatas, quando são praticamente seu oposto. Fazem as pessoas sofrerem, mas sofrem demais também e acreditem ou não, querem ser diferentes, mas assim como os que criticam não conseguem mudar, os borderline também não. É importante aprendermos primeiramente não julgar se não podemos ajudar as pessoas. É muito triste conviver com Borderline, mas penso que podemo sim tentar ajudar. A Ana Beatriz Silva tem um livro que trata do assunto: Corações Descontrolados. Vale a pena ler. Tem tbm um vídeo dela sobre o assunto no KZbin.
@evandroangelim
@evandroangelim 11 жыл бұрын
Tenho 25 anos, sou advogado, e esse ano pretendo prestar o ENEM para o curso de psicologia, como uma realização pessoal que quem sabe possa se mostrar mais prazerosa do que o Curso de Direito que já concluí, que eu gosto muito. Parabéns, Dr. Gikovate, você leva a psicologia/psicoterapêutica ao grande público de uma forma extremamente segura e inteligível. Cumprimentos de Fortaleza, CE.
@marciaguedes1268
@marciaguedes1268 5 жыл бұрын
DOUTOR FLÁVIO POR ONDE O SENHOR ANDA ??? O POVO PRECISA MUITO DO SENHOR ESSE GENEO DA PSICANÁLISE 👏👏👏 COM O DOUTOR TENHO APRENDIDO BASTANTE DE ❤❤❤
@crisreysss
@crisreysss 7 жыл бұрын
Estou adorando ver esses vídeos e esta me ajudando muito... poderíamos fazer um grupo de discussões entre si , cada um falar um pouco o q sente, sobre o assunto etc... SOFRI DE TOC, ANSIEDADE CRÔNICA, DEPRESSÃO, SUICÍDIO ETC...Hj, tento ser mais amável, falar mais baixo, ouvir mais é falar menos ESTA MUITO LONGE AINDA MAS TENHO ACOMPANHAMENTO : falo chorando, saio do controle, grito, na maioria das vezes eu estou certa, quero resolver problemas dos outros etc...QUEM TEM ALGUNS DESSES 'PROBLEMAS' COMO EU DÊ UM LIKE E NADA MELHOR EM TROCARMOS IDEIAS ETC...ESTOU APTA A OUVIR TDAS. 4 ANOS VENHO EM TRATAMENTO E USO TARJADOS. #COMFEEMDEUSVENCEREMOS ❤🍀❤
@TheYankayanna
@TheYankayanna 8 жыл бұрын
Suas aulas são ótimas, me fazem apreciar ainda mais a Psicologia!
@verabirck6351
@verabirck6351 6 жыл бұрын
Nosso eterno Gikovate
@geselda
@geselda 8 жыл бұрын
Deixou saudades.
@Lapin01100
@Lapin01100 11 жыл бұрын
tem gente que não quer melhorar, e acho que a melhor ajuda é de dentro pra fora, muito ruim conviver com gente assim...
10 жыл бұрын
Os transtornos de personalidade - Flávio Gikovate
@LillianKüstenfeuer
@LillianKüstenfeuer 8 жыл бұрын
Olá Dr! Mesmo sendo um video antigo me ajudou mto hj, grata por postar! Fui casada com um homem que tem características citadas de narcisismo patológico + uma boa fatia de anti social, estamos separados há 3 anos e temos uma filha de 9. Hoje mais uma vez foi moralmente agredida por ele que parece ter prazer em humilhar sem base nenhuma, procura pêlo em ovo para me agredir . Era um rapaz mto bonito e eu mto imbecil me deixei levar por esta armadilha, casamos rápido demais e quando vi já estava nesta teia. Nunca imaginei que mesmo separando a patologia dele traria outras p/ mim até hj. Luto mto sozinha para não ser consequencia de agressões físicas e verbais. Moralmente e psicologicamente ele me prejudica até hoje e vive à caça de umja brecha para isso, parece não ter vida, é muuuito triste. Desejo q ninguém caia nessa mesma armadilha. Empatia zero! Um exemplo pequeno : uma vez nosso carro quebrou e rapidamente nos ajudaram, outra vez vimos uma senhora com o carro quebrado pedindo ajudou e ele não parou e ignorou o meu pedido para párar. Eu só entendi essa falta de empatia e ingratidão dele agora com seu video.....eu não acreditava q pudesse ser patológico, eu só ficava indignada, decidi ajuda-lo mesmo em meio a mta dor mas ele se recusou e foi embora, confesso q senti um grande alívio achando q realmente tinha terminado, mas como temos uma filha juntos, virou minha cruz, as vezes sinto q vou explodir. Triste demais. Desculpe o desabafo e obrigada mesmo por compartilhar seus conhecimentos ♥
@jeanribeiro10
@jeanribeiro10 7 жыл бұрын
Lilian, infelizmente o Dr. GIkovate faleceu no ano passado. Deixou um grande legado nessa terra.
@katiaalmeida1467
@katiaalmeida1467 6 жыл бұрын
Bem esclarecido Dr Flávio. Parabéns!
@brunodasilva7135
@brunodasilva7135 7 жыл бұрын
acho que pessoas transtornadas tem a visão mais real da realidade
@RosauraGomes
@RosauraGomes 11 жыл бұрын
Dr. Gikovate, muito bom o seu material! Poste sempre novos temas. Os mais polêmicos principalmente! Adorei sua didática! Parabéns!
@fernandalima-ii7rp
@fernandalima-ii7rp 9 жыл бұрын
Dr Flávio Suas matérias tem sido de extrema valia, são sucintas porém consistente. Agradeço sua dedicação a este canal. Muito obrigada !
11 жыл бұрын
@fdasilvajunior
@fdasilvajunior 9 жыл бұрын
Excelente aula, pena que foi tão curta.Obrigado!
@adrianafonseca8830
@adrianafonseca8830 9 жыл бұрын
Dr. Flávio, tenho assistido seus videos e aprendido muito com eles. Este video sobre transtornos de personalidade fala um pouco sobre o borderline. Gostaria de pedir que se fosse possível fizesse um video sobre esse transtorno. Especialmente sobre o sofrimento e o grau de empatia do border. Muitos atacam o border mas não sabem o quanto sofrem principalmente quando passam por alguma perda. É uma dor dilacerante e enlouquecedora que faz querer se cortar para aliviar a dor emocional. Obrigada.
@celsaeduardo5
@celsaeduardo5 8 жыл бұрын
Adriana Fonseca
@luisayasmindagmarfrancisco3371
@luisayasmindagmarfrancisco3371 4 жыл бұрын
Esclarecedor mesmo.
@RafaelFilho
@RafaelFilho 5 жыл бұрын
Seria ótimo se algum profissional da psicologia soubesse o que está fazendo, para realmente resolver o problema de quem sofre durante décadas, em vez de considerar os exaustos de sofrer como curados em suas estatísticas.
@VictorMillerMiranda
@VictorMillerMiranda 10 жыл бұрын
Olá Flávio, fico feliz pelo vídeo esclarecedor. Sou jornalista, mas ando me aprofundando muito no que diz respeito ao transtorno borderline de personalidade, visto que desconfio que a minha irmã sofre deste transtorno. Só não posso afirmar por não ser um profissional da área, mas pela extensa pesquisa que ando feito no assunto, é o que faz mais sentido para o comportamento dela. Se o senhor pudesse fazer outro vídeo sobre o assunto eu ficaria realmente agradecido, em especial explicando como uma família deveria se comportar diante de alguém que possui esse transtorno. Eu fico sem parâmetros do que seria correto a fazer, visto que ninguém consegue persuadi-la a procurar ajuda, e há cerca de quatro anos não tenho nenhum tipo de contato, mas não sei se esta é a decisão correta também. Gostaria também de dizer que admiro muito o senhor, e vejo constantemente os seus vídeos no youtube. Abraços.
@ludhianavigario8242
@ludhianavigario8242 10 жыл бұрын
O senhor poderia falar sobre o grupo da ansiedade, especificamente sobre os que tem vergonha ou medo de determinados grupos sociais por se sentirem vulneráveis naquele contexto?
@daysesilvacomsertezamuitol3752
@daysesilvacomsertezamuitol3752 6 жыл бұрын
Ludhiana Vigário 9
@Crisecats
@Crisecats 7 жыл бұрын
Fiquei arrasada agora. Pq fui diagnosticada com transtorno bipolar e depressão.
@luisayasmindagmarfrancisco3371
@luisayasmindagmarfrancisco3371 4 жыл бұрын
Que boa explicação, gostei.
@medacademy3918
@medacademy3918 9 жыл бұрын
"Todos são meio estourados, mas esse aqui parece ser particularmente mais estourado" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@gustavosantosdeoliveira9098
@gustavosantosdeoliveira9098 7 жыл бұрын
eu sofri muito de humilhação e resolvi mudar me transformei em um picicopata
@taiscarneiro1709
@taiscarneiro1709 8 жыл бұрын
Flávio faça um vídeo apenas sobre Transtorno de personalidade Boderline.
8 жыл бұрын
Olá, Tais! O Dr. Flávio comenta o assunto nesse vídeo: kzbin.info/www/bejne/pmm1gpiDlLxkjas abraços Elaine
@luizhsgpsi
@luizhsgpsi 11 жыл бұрын
Penso que o senhor poderia fazer um vídeo com um maior aprofundamento no Transtorno Borderline e o relacionamento com essas pessoas. Muito obrigado pelo seus vídeos são praticamente uma aula de Psicologia.
@marialuizagrinkee771
@marialuizagrinkee771 8 жыл бұрын
estou fazendo um trabalho escolar sobre esse e outros assuntos, Me ajudou muito "obrigado"
@silmarawilliams8404
@silmarawilliams8404 8 жыл бұрын
Muito obrigado pelo senhor disponibilizar seu tempo para ajudar a tantos!!! Seu canal e um verdadeiro serviço as pessoas!!! Gostei muito!!! Tenho um familiar que se encaixa nesse perfil....agora irei ver como agir!! D'us o abençoe e novamente obrigado!!
@Danipodi
@Danipodi 11 жыл бұрын
Didático!Amei a fala Dr.Flávio!
@lucasribeiro7482
@lucasribeiro7482 5 жыл бұрын
Ganhou mais um inscrito. Parabéns pela exposição!
@thaizaltafini
@thaizaltafini 10 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo agora já sei que sofro com a Boderline, eu nunca tinha me entendido antes, sofro muito, mas nunca soube o que eu tinha...agora pude refletir sobre isso e buscar melhoras. =)
@1000ADNIL
@1000ADNIL 10 жыл бұрын
Maravilha de aula.
@anasouza5602
@anasouza5602 5 жыл бұрын
Como lidar com pessoas que gostam de humilhar os outros para se auto promover e sentir se mais poderoso? A crueldade e o seu mantra. Como se proteger disso?
@istelmara6045
@istelmara6045 5 жыл бұрын
Convivo com um ser deste já foi comprovado que ele tem este trastono posso afirmar que conviver com essas pessoas é muito sofrido elas realidade não tem impatia nem uma peço a Deus que me proteja todos os dias
@heltondjohnsons9045
@heltondjohnsons9045 6 жыл бұрын
Like !! mais um inscrito e fan !! ótimo vídeo Mestre
@RenataSilva-rh1ol
@RenataSilva-rh1ol 7 жыл бұрын
Tenha Espelho em casa pra se olhar antes de ouvir opinião na rua! vista-se pra vc! maquia-se pra vc! Espelho pessoal é o melhor consultor de imagem!
@laisdilauro2263
@laisdilauro2263 11 жыл бұрын
Depende. Alguns casos são transmitidos geneticamente, e outros pela vida da pessoa. Cada caso é um caso.
@giseledavoli1420
@giseledavoli1420 8 жыл бұрын
adorei seu canal!
@RnDLuD
@RnDLuD 6 жыл бұрын
Não sou muito egoísta mas sou frio socialmente falando
@adrianalaracorreiamoraes4686
@adrianalaracorreiamoraes4686 7 жыл бұрын
olaaa gosto muito de seus videos são todos muito bom!!!
@Thorzinn
@Thorzinn 7 жыл бұрын
Me chamo, Clarisse e fico muito triste, em ter essa personalidade dos "infernos", borderline. Não concordo nem um pouco, na parte em que somos jogados no mesmo DSM, ou CID. O senhor, explicou perfeitamente o que dizem que alguns "berderlines são". Eu sou extremamente sensível à dor do próximo. Luto, arduamente contra "tudo de ruim", que tenho. Agressividade é particular dê cada indivíduo que têm essa personalidade. Aprendi a me defender, com agressividade. Logo, temos dificuldades cognitivas, que "prejudicam", muito em controlar a "raiva", que gera a "agressividade". Em 90% de quem têm essa personalidade, "sofreu", abusos, físicos, emocionais e sexuais por pessoas que deveriam lhe cuidar... logo, não confiamos em ninguém! Os 10% que têm essa personalidade, que não passaram pôr traumas irreparáveis eu desconheço. Eu, sei o quanto é difícil conviver comigo e sofro muito! Aonde posso melhorar, me esforço. O suicídio não é para chamar atenção! Simplesmente, é uma dor absurda que nunca acaba. Em ouvir, ler e perceber que falam de nós como se fôssemos monstros. Pode ser, que existam borderlines, "maus", por "escolha", não pela personalidade. Eu não pedi, para ser "isso". Qualquer pessoa que escolha, ser "mau" caráter, será difícil de conviver com quem busca, ter um bom caráter. Todos nós devemos procurar nos conhecermos e escolher, viver o lado bom, ou o lado mau. A dificuldade "cognitiva", em quem têm TPB, é comparada a uma criança de 6 anos em relação às emoções. Precisamos, aprender a lidar com às "emoções". Misericórdia, dizer que somos na "totalidade", insensíveis. Chego, ser altruísta... me sinto tão culpada da "merda", que tenho que preferia não existir. Odeio mentira! Odeio injustiça! Apenas não consigo controlar as emoções como outras pessoas.
@ademirberlofa721
@ademirberlofa721 7 жыл бұрын
Boa noite. estou vivendo situação parecida, mas é preciso buscar ajuda com profissionais na área de saude da mente (psiquiatras) quer seja particular ou pelo SUS, hoje em dia o sus trata estes tipos de transtornos. Entretanto é preciso que voce queira mudar sua personalidade. Comece observando como agem as pessoas à sua volta que não tem estes transtornos. faça comparações de varias situaçoes entre voce e a outra pessoa e comece a imita-la. Quando for explodir conte 5 segundos.(olhe no relogio) Treine estes 5 segundos ate que voce consiga segurar sua explosão por 5 segundos, voce vera que vai mudar muita coisa. Quanto ao suicidio lembre-se que DEUS da a vida e so ele pode tirar. Que DEUS abençoe a nos todos e nos mostre os caminhos.
@Thorzinn
@Thorzinn 7 жыл бұрын
Ademir Berlofa obrigada, mas eu tenho 40 anos e faço tratamento há anos com psiquiatra... terapia cognitiva, atividades físicas, boa alimentação e Jesus para me sustentar viva. Tudo que não gosto em minha personalidade, me esforço para mudar. Não quero ser igual a ninguém. Eu só quero e preciso de equilíbrio e controle das emoções. Sou muito "lúcida", em relação à minha condição. Eu escolho o caminho certo, independente dessa personalidade. Mas, não concordo com muitas coisas ruins que falam. Deveriam falar do lado bom que temos tb. Obrigada! Quem escreve, Clarisse Boynard.
@ademirberlofa721
@ademirberlofa721 7 жыл бұрын
Boa noite Clarisse, peço desculpas se ofendi, mas quando eu disse para observar as pessoas, não me referi a ser igual aos outros e sim buscar caminhos para mudança de personalidade. Entretanto voce ja esta com acompanhamento médico , e ja esta com este assunto sob controle e tem 40 anos (achei que tivesse uns 20 anos e que estava sem saber o que fazer) , me enganei, peço desculpas novamente. Que Deus abençoe a nos todos e nos mostre os caminhos.
@ArielArielll
@ArielArielll 7 жыл бұрын
thor boynard Pois e querida a psicología ate ajuda em certas partes ,mas nada como a fe ,as vezes os medicos acham q tudo e generalizado e nao e'
@patibraz6025
@patibraz6025 6 жыл бұрын
Olá Somente pelo fato de vc ter consciência do problema já está de parabéns . Essa situação traz sim problemas pra quem se relaciona com pessoas que tem o transtorno pq na maioria das vezes falta muita humildade pra assumir que precisa de grande ajuda. Onde todos que na maioria das vezes saíram de relacionamentos nesta situação sai realmente precisando de ajuda também. Mas espero que vc seja firme no tratamento e não se culpe por isso já que está no caminho certo. .. Parabéns pelo avanço isso sim é crescimento.
@isabellereidgubler8725
@isabellereidgubler8725 8 жыл бұрын
Parabéns, Ótimo Vídeo!👏👏👏
@renatanp
@renatanp 11 жыл бұрын
Muito esclarecerdor!
@MegaJoisse
@MegaJoisse 10 жыл бұрын
por favor Flavio vc poderia fazer um video falando mais sobre o bordeline? convivo com uma pessoa que me é importante,e tenho a suspeita que ele seja borderline...muitas das caracterisicas que vc falou corresponde as atitudes dele.
@RomanniSouza
@RomanniSouza 9 жыл бұрын
Psicopatas tem boa capacidade de empatia, a questão é que eles usam o outro para atingir seus próprios objetivos, se se preocupar com as consequências para o outro, ou seja eles "não sentem culpa", e no geral utilizam dos sentimentos que as outras pessoas sentem para manipular, contam mentiras patológicas, no geral são sedutores e até dissimulados, o que exige até bastante empatia para arquitetar, ou seja, eles tem noção do que o outro esta sentindo, mas não se importam em utilizar disso de forma antiética.
@RomanniSouza
@RomanniSouza 9 жыл бұрын
Pra realmente entender o que o outro esta sentindo ou vai sentir de acordo com determinada situação, é necessário se colocar no lugar deste outro mesmo que por um breve momento, olhar com os olhos deste outro, (se não conseguiria manipular este outro tão bem.) Mas ai é que está o problema, quando alguém usa isso para prejudicar outras pessoas. Empatia é se colocar no lugar do outro, enxergar com o olhar do outro, mesmo que de maneira fria e calculista, se sabe se colocar no lugar do outro, olhando de acordo com a perspectiva do outro, é empatia...
@RomanniSouza
@RomanniSouza 9 жыл бұрын
***** Em momento algum falei sobre "imitar o outro", é claro que empatia não tem nada haver com imitar o outro, Leia de novo o que eu falei, empatia é sobre olhar com o olhar do outro, e isso os psicopatas fazem muito bem, mas pensando mais sobre o significado de empatia, acredito que realmente esteja ligado a fazer algo bom para o outro. Apesar de que em sua definição nos dicionários não falam sobre isso. Empatia é se colocar no lugar do outro, olhando com o olhar do outro. Mas também acredito que esteja relacionado a algo bom. Alias, algumas definições de diferentes dicionários: Empatia (Aurelio):Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa. Significado de Empatia (dicio) s.f. Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc. Empatia (Di R7): Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias. Lus.: Capacidade de se identificar com outra pessoa; faculdade de compreender emocionalmente outra pessoa. empatia (Michaelis) em.pa.ti.a sf (gr empátheia) Psicol Projeção imaginária ou mental de um estado subjetivo, quer afetivo, quer conato ou cognitivo, nos elementos de uma obra de arte ou de um objeto natural, de modo que estes parecem imbuídos dele. ...
@HassRachmaninov
@HassRachmaninov 8 жыл бұрын
Eu discordo dessa ideia de psicopatas empáticos, acredito que não faça sentido se pegarmos a classificação e as básicas designações para transtorno de personalidade antissocial. O que acontece, no entanto, é confundir empatia com conhecimento. Quando o sujeito em questão usa alguém para determinados fins próprios, sendo naturalmente egoísta e despretensioso, sem remorso, ele obviamente não é uma pessoa com ''boa capacidade de empatia'', e sim um indivíduo que pode ser diagnosticado convenientemente no grupo de pessoas com transtornos de personalidade antissocial, simples. Querer enfeitar mais do que isso, é contra-senso. Conceito de empatia (no âmbito psicológico) pelo dicionário: Identificação de um sujeito com outro; quando alguém, através de suas próprias especulações ou sensações, se coloca no lugar de outra pessoa, tentando entendê-la. Nenhum psicopata possui a finalidade de buscar compreender sensações humanas, isso o levaria, em larga escala de tempo, a uma reflexão sobre seus atos, e poderia implicar necessariamente em remorso, arrependimento, o que é incoerente com esse grupo.
@RomanniSouza
@RomanniSouza 8 жыл бұрын
por isso mesmo falei ali depois que realmente, acredito que empatia vai além de se colocar no lugar do outro mesmo, que tem de estar relacionado também a querer o melhor para o outro, querer o bem, vai além de compreender, se colocar no lugar e ver o mundo com os olhos do outro, realmente esta relacionado também a querer coisas boas para esse outro...
@pedrorafael520
@pedrorafael520 7 жыл бұрын
Terminei o vídeo e tô pensando que sou maluco.
@jhennyffvieira5838
@jhennyffvieira5838 5 жыл бұрын
tb k k k
@maxtrovoada7842
@maxtrovoada7842 6 жыл бұрын
Tentei muitas vezes mas mão consegui ouvir com clareza o nome do terceiro grupo.
@ramonaherrera9674
@ramonaherrera9674 8 жыл бұрын
Acho que sou uma E.T. Não gosto de gente, de conversar de estar junto, minha compaixão as vezes é seletiva, odeio visita, muitas das vezes entendo os homicidas, mas por outro lado odeio injustiça, me dói ver o sofrimento de pessoas pobres na fila do S.U.S, nas ruas, sem chance na vida. Sei lá que isso...
@MarlomRV
@MarlomRV 8 жыл бұрын
Sou exatamente assim... possivelmente somos esquizoides...
@íԵմՀվ
@íԵմՀվ 8 жыл бұрын
Legau
@HassRachmaninov
@HassRachmaninov 8 жыл бұрын
Faça psicoterapia.
@gxdoi
@gxdoi 8 жыл бұрын
Marlom Ruivo também sou. Você namora?
@adaoavelar3564
@adaoavelar3564 8 жыл бұрын
em um breve momento achei que o seu comentario fosse o meu, so de ouvir a palavra ´`visita``ja é suficiente pra me deixar nervoso.passo horas assistindo documentarios sobre alieniginas.
@jaquelinecoutinho7383
@jaquelinecoutinho7383 8 жыл бұрын
palavra fundamental empatia
@lucilagma
@lucilagma 11 жыл бұрын
Gostaria de saber mais detalhes sobre a personalidade histriônica.
@vivi3110
@vivi3110 10 жыл бұрын
Acabo de me separar de um borderline, paguei os pecados de todas as minhas encarnações. Pelo exposto, acho que ele está mais para psicopata. Causou uma devastação emocional/psicológica em mim.
@prk30
@prk30 9 жыл бұрын
vivi3110 Conheci uma garota e gostei muito dela. Infelizmente, com a passagem do tempo e analisando o comportamento dela cheguei à conclusão de que ela é borderline. Li muito a respeito do assunto em diversas fontes especializadas e conversei com profissionais de psicologia e estou certo na minha conclusão quanto ao transtorno de personalidade de tal garota. É simplesmente impossível, inviável sob qualquer aspecto conviver com gente assim. Infelizmente os sofredores deste transtorno nem sempre pedem ajuda especializada, o que é uma pena, pois há muitos terapeutas bastante competentes que poderiam aliviar o problema ou até mesmo curá-las.
@prk30
@prk30 9 жыл бұрын
vivi3110 Infelizmente você tem razão. Estas pessoas muito dificilmente aceitam que têm um problema e que necessitam de ajuda e assim não buscam terapia. Quanto à maioria dos psicoterapeutas, tenho mais uma vez que concordar, muitas vezes se mostram incapazes de lidar com este tipo de problema. Mas há alguns realmente muito bons e competentes, especializados neste tipo de transtorno. O problema, como você bem chamou a atenção, é que os sofredores deste mal não buscam solução e acham que o mundo é que está errado e assim se condenam a ter esta característica para a vida toda. Parece que eles próprios não têm consciência do tamanho do problema que enfrentam e que causam para os outros. Conviver com eles é uma tortura emocional diária, um tormento inútil e sem sentido.
@RodrigoSilva-yl5gb
@RodrigoSilva-yl5gb 9 жыл бұрын
Rafael Guimarães eles não tem empatia, eles quer que você se foda. pois os que amam e querem ajudar, eles acham que são tudo otarios, tudo trouxas. são desalmados. parecem demonios. eles não quer ser curados pois parece que eles gostam de ser assim. principalmente bipolares. se esforçassem mais talvez poderia se curar mas são safados mal carates mesmo, gosta de humilhar pessoas enfraquecidas, fazer o mau, sugam nossas energia, sente prazer com isso. e os amigos e familiares contribui apoiando as merdas deles com os outros, ate atacam covardemente em grupo quem for contra, não educando da forma correta, não ajudando melhorar nunca, alias eles nem gosta de aprender regras nem valores morais nem educação. são rebeldes, parece demonios. tem uns que armam contra a gente. conheci uma que me cusou de deliquente pra policia só pra policia me prender e ferrar com minha vida e ficou até espalhando mentiras pra jogar monte de gente contra mim, todos queriam ate me agredir gratuitamente sem eu poder e defender, pois eram muitos. ja sofri muita injustiça. eles são muito manipuladores, mentirosos e dissimulados. deve um dos amigos que me provocava pra eu ir ate ele pra armar uma emboscada pra me ferrar com a policia. infelizmente tem os amigos e familires q aprende ser safados assim tambem. e como uma doença q se espalha ou um cancer.
@mariajosesilvapereira7390
@mariajosesilvapereira7390 8 жыл бұрын
.
@LillianKüstenfeuer
@LillianKüstenfeuer 8 жыл бұрын
Nossa, nunca tinha visto comentários de pessoas que já passaram por isso como eu, foi até um alívio ler vcs. Rafael Guimarães vc resumiu oq eu sentia com meu ex marido "Conviver com eles é uma tortura emocional diária, um tormento inútil e sem sentido." e olha...profissionais qualificados para esse transtorno grave é dificílimo de achar, passamos por 3 antes de nos separarmos e só perdi tempo e dinheiro. Se quiser conversar sobre meu email é lilianfirmo@gmail.com abraço, força aí!
@adaoalvesaraujo1796
@adaoalvesaraujo1796 7 жыл бұрын
PARABÉNS VÍDEO MARAVILHOSO.
@Comicaify
@Comicaify 9 жыл бұрын
É possível ser bipolar e ter uma personalidade esquizóide? Sou diagnosticada com bipolaridade, mas noto traços marcantes de esquizóide.
@edileneleite1436
@edileneleite1436 6 жыл бұрын
Olá boa noite, gostei muito da sua aula ,poderia falar um pouco sobre imaturidade nos adultos.Agradeco muito.
@moizaeloperdido2698
@moizaeloperdido2698 8 жыл бұрын
cara vc é um gênio rs
@tsuminine
@tsuminine 7 жыл бұрын
Nossa. Respeito tanto o Sr, Dr Flávio Gikovate, tantas vezes vi seus vídeos, para chegar nesse vídeo onde descubro que só não sou pior que um psicopata. Nunca vou concordar com a generalização dos Border para o pior do pior possível.
@MVLTARES
@MVLTARES 11 жыл бұрын
Gikovate, na sua opinião, por que as mulheres costumam desenvolver mais nessa intrafisicalidade o transtorno de personalidade borderline?
@oyarasilveira7102
@oyarasilveira7102 7 жыл бұрын
cada um tem um quadro. Será intetessante verificar quem é de qual. Infelizmente muitos não identificam seu problemas. os quais todos temos. mesmo os que tentam dar impressao de normose...
@victoriasmithmontalbanmj8944
@victoriasmithmontalbanmj8944 8 жыл бұрын
Ola eu gostei muito dos seus videos posso pedir que faça um sobre depressão e a automutilação por favor
@adritudoazul
@adritudoazul 5 жыл бұрын
Qual será o meu?😌
@VibeZhadow
@VibeZhadow 7 жыл бұрын
Tenho uma pergunta O que acontece com a mente da pessoa quando a outra personalidade está no controle?
@josefanatalicedasilvanatal6075
@josefanatalicedasilvanatal6075 8 жыл бұрын
muito bom
@nanicastro4507
@nanicastro4507 10 жыл бұрын
Flávio Gikovate é fera!
@95vinicn
@95vinicn 11 жыл бұрын
Esses transtornos surgem geneticamente, atraves se traumas ou sao adquiridos com o tempo? Ou pode ser todos os outros casos?
@marliserafim7364
@marliserafim7364 9 жыл бұрын
meu neto tem este diagnostico
11 жыл бұрын
Então a diferença entre um histriônico e um narcisista é a de que o primeiro não tem ou tem menos complexo de inferioridade que o segundo? Tomando por base, também, o que o sr. escreveu no livro "Você é feliz?", onde consta que o narcisista inveja a capacidade criativa e de doação da pessoa generosa? Li outro livro muito bom, "Amores de alto risco", autor Walter Riso, onde constam esses dois tipos como fadados ao insucesso em relacionamentos. Mas não entendi bem a diferença. Parabéns pelo vídeo.
@HenriqueVilelaMusic
@HenriqueVilelaMusic 11 жыл бұрын
Gostaria muito de saber sobre esse grupo de evitação...
@marliserafim7364
@marliserafim7364 9 жыл бұрын
aulA muito boa
10 жыл бұрын
Tenho sociopatia e tenho alguns sentimentos
@sarahrodriguesdealmeida8660
@sarahrodriguesdealmeida8660 7 жыл бұрын
amo psicologia
@ligiateixeira4165
@ligiateixeira4165 5 жыл бұрын
Por trás de um complexo de superioridade tem sempre um de inferioridade!!! Eu tenho fobia social ås vezes !é horrível porque a gente trava ,felizmente são só crises !!
@dianaomena
@dianaomena 8 жыл бұрын
Transtornos de personalidade podem ser adquiridos ou são de nascença?
@gxdoi
@gxdoi 8 жыл бұрын
Diana Lívia Omena ambos, mas geralmente são obtidos.
@srdelrey
@srdelrey 8 жыл бұрын
Há uma forte predisposição genética, quer dizer, uma hereditariedade em relação aos transtornos de personalidade, tal como doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Porém, o ambiente pode favorecer que o sujeito esteja mais suscetível a expressar essa predisposição nos seus comportamentos. Nesse sentido, a família tem forte influência sobre o desenvolvimento do sujeito. Contudo, não, não podem ser adquiridos.
@fogueteastronauta512
@fogueteastronauta512 7 жыл бұрын
Robert Almeida e se ocorrer algum tipo de abuso quando era criança,isso pode dar em alguma coisa?
@daysesilvacomsertezamuitol3752
@daysesilvacomsertezamuitol3752 6 жыл бұрын
Diana Lívia Omena
@doutorlairribeirooficial4466
@doutorlairribeirooficial4466 6 жыл бұрын
Robert Almeida Discordo; sim, podem ser obtidos, em virtude das experiências morais ou algo do tipo.
@claudiofernandesdelatorres5108
@claudiofernandesdelatorres5108 9 жыл бұрын
Flávio qual será a palavra correta? anti social ou anti pessoal? Grato.
@altamirribeirooliveira9865
@altamirribeirooliveira9865 8 жыл бұрын
Olá Flávio parabéns por suas exposições. Você poderia falar sobre as teorias da personalidade? Muito obrigado.
@maura8190
@maura8190 8 жыл бұрын
altamir, como seu comentário foi há 3 semanas, provavelmente, você não sabe, o dr. Flávio faleceu, infelizmente.
@Andreia_169
@Andreia_169 7 жыл бұрын
Infelizmente O Dr. Flavio Gikovate já não está entre nós.
@danypereira5821
@danypereira5821 8 жыл бұрын
Doutor como saber tentar li dar com pessoas com esse transtorno...?
@MrAntelo
@MrAntelo 7 жыл бұрын
Esperava ouvir mais do grupo A :/Não entendi por que não "interessariam".
@maricantalice3878
@maricantalice3878 7 жыл бұрын
Socorro! Estou sofrendo muito com meu filho. Ele não admite a necessidade de tratamento mas precisa muuuuitooooo A última psicóloga a uns 7/8 anos falou que é necessário acompanhamento psiquiátrico mas não posso leva-lo forçado.😭
@fogueteastronauta512
@fogueteastronauta512 7 жыл бұрын
Maricelia Cantalice oq ele tem?
@RenataSilva-rh1ol
@RenataSilva-rh1ol 7 жыл бұрын
É não se conhecer e pedir a aprovação dos outros! Sociedade Espelho! Sociedade vida padrão!
@katiamacielpinho8324
@katiamacielpinho8324 6 жыл бұрын
Corea de Huntington. Causa essa mudanças? ??
@renansilva1182
@renansilva1182 8 жыл бұрын
.-. interessante eu me descreveria como bem articulado
@miyakesatoshi2994
@miyakesatoshi2994 8 жыл бұрын
O senhor poderia falar sobre bloqueios? Tenho bloqueio para redigir, sou advogada e oralmente me saio muito bem mas na hora de passar para o papel o que falei não consigo e acabo copiando modelos dos colegas que ficam insatisfeitos com minha conduta.
@marcelomagalhaese9738
@marcelomagalhaese9738 6 жыл бұрын
O TOC é um transtorno de personalidade ou ansiedade??
@luisconan9811
@luisconan9811 5 жыл бұрын
É verdade que psicólogos, psiquiatras e artistas são bipolares na maioria dos casos?
@AprendeAiBr
@AprendeAiBr 8 жыл бұрын
Flávio eu tenho TPE, tem algum material com informações mais profundas sobre o tema?. Depois que descobrir meu TPE conseguir entender quase tudo sobre mim, só que tem uma característica que os Esquizoides tem que eu não tenho que é Acreditar no Sobrenatural, ETs, Deuses, Superstições. Acreditando eu que existe um equilibro para tudo, então essa falta de fé no sobrenatural foi compensada em algum ponto, porem não conseguir identifica lo, todo o materia que tive sobre o transtormo não tinha uma forma de explica aonde eu pudesse identificar as linhas e possiveis alterações. Se tiver algum livro ou video mesmo e pudesse me falar agradeço. Eu convivo muito bem, e não acho que preciso de tratamento, so quero entender mesmo.
@il8612
@il8612 7 жыл бұрын
Aprende Ai Isso é esquizotípico.
@mangustasdelrey1016
@mangustasdelrey1016 6 жыл бұрын
Esquizoide eh uma pessoa solitaria e esquizotipo isso q vc descreveu de et
@thatuska5103
@thatuska5103 10 жыл бұрын
Eu fui diagnosticada com TPB (Borderline), e depressão unipolar,,,eu acho tão contraditório...???
@karinekeller7711
@karinekeller7711 6 жыл бұрын
Todas as pessoas que sofrem com o transtorno borderline realmente apresentam essas características de personalidade inconstante? Ou há exceções?
@marlisakovalski5999
@marlisakovalski5999 9 жыл бұрын
sou border fui diaginosticada fas dois anos antes.os medicos falavao qe era bipolar mas foi piorando tentei varias vezes suisidio nao sei oqe faso nese mundo
@irenildesriosdossantos9140
@irenildesriosdossantos9140 8 жыл бұрын
+Marlisa Kovalski Querida você deve ter muita fé e fazer terapia, sempre haverá jeito sim e aprenda a se amar.
@lucasswtf666
@lucasswtf666 8 жыл бұрын
eu sou assim
Nossos três freios: Medo, Vergonha e Culpa - Flávio Gikovate
11:29
Flávio Gikovate
Рет қаралды 229 М.
O que é ser você mesmo? - Flávio Gikovate
9:15
Flávio Gikovate
Рет қаралды 348 М.
So Cute 🥰 who is better?
00:15
dednahype
Рет қаралды 19 МЛН
Beat Ronaldo, Win $1,000,000
22:45
MrBeast
Рет қаралды 158 МЛН
It’s all not real
00:15
V.A. show / Магика
Рет қаралды 20 МЛН
“Don’t stop the chances.”
00:44
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 62 МЛН
Como se preocupar menos com as coisas e com o futuro? - Flávio Gikovate
7:20
Como se recuperar de um fracasso - Flávio Gikovate
9:53
Flávio Gikovate
Рет қаралды 77 М.
Entrevista -Transtornos de personalidade | Psiquiatra Fernando Fernandes
48:20
Psiquiatra Fernando Fernandes
Рет қаралды 97 М.
A maldade - Flávio Gikovate
11:02
Flávio Gikovate
Рет қаралды 50 М.
Acervo - No Divã do Gikovate | Como lidar com os sofrimentos
37:21
Flávio Gikovate
Рет қаралды 16 М.
Como aprender a dizer "não"? - Flávio Gikovate
7:28
Flávio Gikovate
Рет қаралды 149 М.
Os mecanismos de defesa da razão - Flávio Gikovate
8:15
Flávio Gikovate
Рет қаралды 68 М.
A preguiça e outras condutas autodestrutivas - Flávio Gikovate
8:41
Flávio Gikovate
Рет қаралды 159 М.
Como se dão as escolhas amorosas? - Flávio Gikovate
8:34
Flávio Gikovate
Рет қаралды 201 М.
So Cute 🥰 who is better?
00:15
dednahype
Рет қаралды 19 МЛН