Рет қаралды 311
Olá! Bem-vindo ao canal Ópera com Sandra.
Após o grande sucesso de L’Orfeo, Claudio Monteverdi continuou trabalhando na corte de Mântua até 1612. Em 1613 disputou e conquistou o prestigiado cargo de mestre de capela da Basílica de São Marcos, em Veneza. Naquela época, Veneza vivia seu auge musical. Monteverdi assumiu grandes responsabilidades porem, sem deixar de atender às encomendas de nobres venezianos e de cidades vizinhas. Entre suas criações primeiras composições para a nobreza da epoca, está Il Combattimento di Tancredi e Clorinda (1624), uma obra dramática baseada no épico Jerusalém Libertada, de Torquato Tasso. A peça conta a trágica história do cavaleiro Tancredi, que sem saber, fere mortalmente sua amada Clorinda durante um combate.
Foi encenada pela primeira vez no Palácio do senador Girolamo Mocenigo. Nessa obra Monteverdi, introduz novos recursos musicais, como o stile concitato - uma técnica inovadora para expressar a agitação e intensidade das emoções humanas - traduzindo musicalmente a ação dramática.
Quando a ópera paga passou a dominar os teatros de Veneza, Monteverdi, aos 70 anos, não se acomodou. Pelo contrário, abraçou um novo desafio e escreveu três novas óperas, das quais duas sobreviveram até hoje.
Se você gosta de música ou é tão apaixonado por ópera quanto eu, não deixe de se inscrever no canal! Sua inscrição é um incentivo para que eu continue a contar a história da ópera, essa arte magnífica. Até o próximo vídeo!
Aqui estão os links que mencionei no vídeo:
C. Monteverdi, Il Combattimento di Tancredi e Clorinda (1624)
• Monteverdi Il Combat...
C. Monteverdi, Il Combattimento di Tancredi e Clorinda (1624)
• Monteverdi Il Combat...
#operacomsandra #opera #historiadaopera