Рет қаралды 97
A ADECAP - ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COOPERAÇÃO EM ARQUEOLOGIA PENINSULAR
TEM O PRAZER DE APRESENTAR A PALESTRA ABERTA, POR ZOOM
REALIZADA NO
Dia 6 de março de 2024, 21,30 h. (hora de Portugal)
Pelo Prof. Doutor José Carlos Quaresma
Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vice-presidente da SECAH ((Sociedad de Estudios de la Cerámica Antigua en Hispania)
Sobre
Projecto TabMir: O despontar (finalmente) da estratigrafia de Mirobriga até c.550 d.C.
Resumo da palestra:
Mirobriga é um conhecido sítio arqueológico, junto a Santiago do Cacém, nascido ainda na Pré-História Recente configurado como povoado sidérico de influência céltica. É sobretudo a sua vivência como cidade romana que tem centrado as investigações científicas, começadas nos finais do século XVIII e intensificadas ao longo do século XX. O projecto TabMir, iniciado em 2016, numa parceria entre a Universidade Nova de Lisboa, a DGP-Alentejo e o Município de Santiago do Cacém, procura analisar a cidade no seu todo, dando um particular destaque ao seu sector comercial e à cultura material do sítio. Os resultados estratigráficos mais recentes permitiram validar a ocupação de sectores do sítio até à primeira metade do século VI d.C., bem como constatar a existência de um urbanismo tardo-republicano, em torno ao século I a.C.
O Autor:
José Carlos Quaresma é Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vice-presidente da SECAH (Sociedad de Estudios de la Cerámica Antigua en Hispania) e avaliador da European Science Foundation. Possui mais de uma centena de trabalhos publicados, sobretudo na área da ceramologia, economia antiga e relações comerciais de época imperial e tardo-antiga, tanto na área atlântica peninsular como no Mediterrâneo ocidental. Tem desenvolvido investigação em Portugal, Espanha, França e atualmente, em Itália, onde se centra no estudo estratigráfico do desenvolvimento morfológico da terra sigillata foceense tardia entre finais do século V e o século VI d.C.
Imagem da miniatura do vídeo: fornecida pelo autor