Penso que, nas condições atuais, educar e instruir estão mais próximos do que imaginamos. O professor, não raro, vira até psicólogo em sala de aula, já que ninguém está além ou aquém dos conflitos, portanto, muitos alunos adentram no espaço da sala de aula, infelizmente, ainda sofrendo com a imagem do pai que bateu na mãe, ou das dificuldades financeiras que sua família estão sofrendo. O professor, antes de tudo, cultiva a humanidade de seus alunos.
@silviagaspariancolello49454 жыл бұрын
Concordo com você, Elizeu, é impossível descolar a educação das relações humanas e das perspectivas de orientar os alunos em seus processos de conhecimento e de constituição da identidade pessoal e social. Agradeço o seu comentário.
@edilsonrodrigues24624 жыл бұрын
Não tem como uniformizar seres voláteis!Mesmo diante do que disse, fico grato quando encontro um professor que sabe derramar do seu conhecimento.
@dannemman4 жыл бұрын
Muito obrigado Toda gestão da CETA - creche escola beneficente tia Alda agradece
@elianadaud92309 жыл бұрын
Parabéns, profa Silvia. Excelente explanação! abç
@alinealmey48033 жыл бұрын
Nas escolas poderiam ter o profissional que possa também acolher o aluno e verificar quais as dificuldades cotidiana que possa estar atrapalhando a sua aprendizagem e está afetando seu interesse. E esse profissional seja um/ uma psicólog@, na área do professor e também um profissional para as crianças e adolescentes.
@silviagaspariancolello49453 жыл бұрын
Cara Mi, Não tenho dúvida de que os professores deveriam exercer esse papel de acolher os alunos e as alunas, compreender suas diferentes realidades e tentar lidar com as suas dificuldades. As relações nas escolas poderiam ser muito mais dialógicas e os propósitos, para além da construção de conhecimentos, deveria incidir sobre a formação ética e a constituição emocional. Sabemos que muitos são os professores que encaram a educação nessa perspectiva, mas, infelizmente, o "ensino conteúdista", impessoal e pautado por mera transmissão de informações, tem prevalecido em muitas escolas. A esse respeito, vale criticar as condições de trabalho de muitos docentes, que são obrigados a ministrar muitas aulas por dia, atendendo turmas super numerosas e, ainda, com a obrigação de garantir uma carga maciça de conteúdos. Nessas condições não há tempo para estudar nem para planejar o trabalho criteriosamente. Uma escola assim deixa de ser um espaço de convivência, debate, problematização e pesquisa; passa a ser apenas uma "máquina de ensinar". Triste realidade. O Brasil precisa aprender a valorizar a profissão docente. Abraço, Silvia
@marluciaxavier9402 ай бұрын
SE PROFESSOR; é buscar uma reforma diária , com os desafios encontrado pôs pandemia .AESPERANÇA , MAS O PROFESSOR PRECISA COMPREENDER O QUE LHE E PROPOSTO.
@vagnersoley25384 жыл бұрын
Amei a aula professora, me abriu o entendimento para várias questões...
@silviagaspariancolello49454 жыл бұрын
Vagner, Fico contente em saber que você aproveitou o vídeo e agradeço o seu reconhecimento ao meu trabalho. De certa forma, a disponibilização desses programas no KZbin é uma forma de aproximar pessoas preocupadas com a educação e com a construção de uma educação de qualidade.
@valdiceiamassante96503 жыл бұрын
Parabéns professora, Excelente Vídeo!
@silviagaspariancolello49453 жыл бұрын
Obrigada, Valdiceia, o seu reconhecimento ao meu trabalho é muito importante. Ele funciona como um grande estímulo para a continuidade da nossa luta em prol da Educação.
@silviagaspariancolello49454 жыл бұрын
Agradeço os comentários feitos. Fico feliz em poder estabelecer esse diálogo com tantos educadores interessados. O tema é, de fato, relevante e merece a nossa atenção. Para aqueles que quiserem conhecer melhor o meu trabalho, fica o convite para visitar a minha página pessoal: silviacolello.com.br. Abraço, Silvia
@marianatalino37573 жыл бұрын
Parabéns professora aula otima!
@silviagaspariancolello49453 жыл бұрын
Maria, Fico contente em saber que você gostou. Abraço, Silvia
@danieladpaulla2 жыл бұрын
Sim 👏🏽
@edilsonrodrigues24624 жыл бұрын
Educação não é pra todos, e sim pra quem quer. Não é pra formar cidadão e sim pessoas com um arcabouço de conhecimento maior.
@dayanabotelho16125 жыл бұрын
Parabéns Professora!
@edilsonrodrigues24624 жыл бұрын
São muitas reuniões em busca de soluções, gastos financeiros imensos quando na verdsde todos sabem como proceder. E se disser que 90% dos professores só lutam por si mesmos, é o fim.
@Angelocalundu21 күн бұрын
Mas professora com tantas demandas que o professor tem será que chamar pra si o papel de educar, que seria da família, não será sobrecarregar mais ainda esse profissional que já é tão cobrado ? É uma pergunta ,não se ofenda. Comecei a acompanhar hoje o canal .
@silviagaspariancolello494519 күн бұрын
Angelo, Na prática, é impossível separar os papeis de instruir e educar, porque, como a educação não é neutra, ao ensinar conteúdos, o professor necessariamente lida com relações sociais, discute valores e princípios, evoca sentimentos e motivações etc. A própria organização da sala de aula depende do estabelecimento de limites e de negociações com a turma. A própria construção dos saberes humanos sempre esteve impregnada por dimensões éticas, que não podem ser desconsideradas na aprendizagem de fatos, saberes, produções e acontecimentos históricos. Além disso, é preciso ter em conta que muitas famílias não têm condições de educar nos padrões desejáveis, razão pela qual muitos alunos chegam às escolas completamente desamparados. Não seria justo que eles fossem duplamente prejudicados. Não seria justo também que os professores ensinassem conteúdos fechando os olhos para os desafios do nosso mundo (crise de valores, violência, corrupção, criminalidade, discriminação, doenças venéreas, gravidez precoce, atentados ao meio ambiente etc.). Descolar o ensino da própria vida seria promover uma formação estéril, porque aqueles que saem das escolas não teriam bases para lidar com os problemas cotidianos. No processo educativo, todos os esforços em prol da formação humana ética, crítica, participante e responsável são bem vindos. Por isso, mais vale somar esforços do que subtrair responsabilidades. Caso você tenha interesse em conhecer melhor o meu trabalho, convido você para visitar a minha página pessoal silviacolello.com.br . Forte abraço.
@Angelocalundu19 күн бұрын
@@silviagaspariancolello4945 obrigado pela resposta. Vou olhar com calma a sua página . Espero aprender mais e melhorar a minha prática docente . Abraços
@silviagaspariancolello494518 күн бұрын
Estamos juntos na luta por um ensino de qualidade. Por isso, sempre estudando e aprendendo @@Angelocalundu
@iranisilva82288 жыл бұрын
Concordo
@dayanabotelho16125 жыл бұрын
A verdade é que fazemos os 2 papeis: ensinar e educar as crianças.
@silviagaspariancolello49455 жыл бұрын
Dayana, é isso mesmo! Na verdade, não deveria haver uma fronteira entre educar e ensinar porque, ao ensinar, deveríamos estar educando e. ao educar, deveríamos estar ensinando. Lamentavelmente, muitas escolas viraram máquinas de ensinar que pouco se preocupam com a formação do sujeito.
@elizabethpinheiro93724 жыл бұрын
@@silviagaspariancolello4945 concordo prossora...e Parabens pela professora.que. e...nossa Emilia Ferreiro brasileira
@edu57857 жыл бұрын
o papel do professor e ensinar quando ele passa disso " educar" ele estar trazendo para si responsabilidades que não e sua ,a educação e papel da família e nenhum professor deveria assumir isso pois seu dever e ensinar o que foi incumbida no Colégio
@silviagaspariancolello49454 жыл бұрын
Eduardo, Concordo que a educação seja papel da família, mas se a família não tem condições de fazer isso como deveria, a escola deve abandonar o aluno que já está sendo penalizado por suas condições de vida? Além disso, quando um professor ensina o gosto de aprender, quando interage com seus alunos com justiça e princípios éticos, ele não está educando também? como separar conteúdo escolar de postura educativa? Como ensinar sem assumir que também estamos educando?
@raylanedurval72668 жыл бұрын
Ela e professora e não, modelo para anda só no estilo. e cada uma !
@cryysanny475310 жыл бұрын
Precisa de novos modelitos. MAs o vídeo é bom.
@edilsonrodrigues24624 жыл бұрын
A Educação no Brasil é um desastre. Não se colhe resultados sem ordem e disciplina.E nas escolas o caos domina!!!!
@silviagaspariancolello49454 жыл бұрын
Concordo com a sua crítica, mas vale dizer que, para além da organização e da disciplina na escola, muitos outros fatores deveriam fazer parte da construção de um ensino de qualidade: a valorização do professor e da carreira docente, as políticas integradas e sistemáticas de formação e capacitação dos educadores, a melhoria da infraestrutura e condições de trabalho nas instituições escolares, a aproximação das universidades com a escola em processos de mútua contribuição, a revisão dos currículos, a fundamentação mais segura das práticas pedagógicas, a distribuição mais equitativa de bens culturais no país etc. etc. etc.