Homenagem Ayrton Senna
1:25
10 жыл бұрын
Пікірлер
@Prof_Dr_Rafa
@Prof_Dr_Rafa Ай бұрын
👏👏👏
@Angelocalundu
@Angelocalundu 3 ай бұрын
Mas professora com tantas demandas que o professor tem será que chamar pra si o papel de educar, que seria da família, não será sobrecarregar mais ainda esse profissional que já é tão cobrado ? É uma pergunta ,não se ofenda. Comecei a acompanhar hoje o canal .
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 3 ай бұрын
Angelo, Na prática, é impossível separar os papeis de instruir e educar, porque, como a educação não é neutra, ao ensinar conteúdos, o professor necessariamente lida com relações sociais, discute valores e princípios, evoca sentimentos e motivações etc. A própria organização da sala de aula depende do estabelecimento de limites e de negociações com a turma. A própria construção dos saberes humanos sempre esteve impregnada por dimensões éticas, que não podem ser desconsideradas na aprendizagem de fatos, saberes, produções e acontecimentos históricos. Além disso, é preciso ter em conta que muitas famílias não têm condições de educar nos padrões desejáveis, razão pela qual muitos alunos chegam às escolas completamente desamparados. Não seria justo que eles fossem duplamente prejudicados. Não seria justo também que os professores ensinassem conteúdos fechando os olhos para os desafios do nosso mundo (crise de valores, violência, corrupção, criminalidade, discriminação, doenças venéreas, gravidez precoce, atentados ao meio ambiente etc.). Descolar o ensino da própria vida seria promover uma formação estéril, porque aqueles que saem das escolas não teriam bases para lidar com os problemas cotidianos. No processo educativo, todos os esforços em prol da formação humana ética, crítica, participante e responsável são bem vindos. Por isso, mais vale somar esforços do que subtrair responsabilidades. Caso você tenha interesse em conhecer melhor o meu trabalho, convido você para visitar a minha página pessoal silviacolello.com.br . Forte abraço.
@Angelocalundu
@Angelocalundu 3 ай бұрын
@@silviagaspariancolello4945 obrigado pela resposta. Vou olhar com calma a sua página . Espero aprender mais e melhorar a minha prática docente . Abraços
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 2 ай бұрын
Estamos juntos na luta por um ensino de qualidade. Por isso, sempre estudando e aprendendo ​@@Angelocalundu
@marluciaxavier940
@marluciaxavier940 4 ай бұрын
SE PROFESSOR; é buscar uma reforma diária , com os desafios encontrado pôs pandemia .AESPERANÇA , MAS O PROFESSOR PRECISA COMPREENDER O QUE LHE E PROPOSTO.
@gustavooliveiradecastro767
@gustavooliveiradecastro767 5 ай бұрын
Eu gosto imensamente dos comentários da prof.a Dra Colello. São lúcidos, esclarecedores e inteligentes. A sua é uma fala pausada, calma e sempre cronológica - para um autista (como eu) isso é muito bom. Como um farol, ela joga luz em tudo, o que acaba por nos orientar a atenção. Estou sempre, a todo instante, a aprender com ela. Sempre mesmo!!
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 5 ай бұрын
Gustavo, Fiquei muito feliz com o seu comentário. Não há reconhecimento maior para uma professora/pesquisadora que um elogio como o seu. Caso tenha interesse em conhecer melhor o meu trabalho, convido você a visitar a minha página pessoal silviacolello.com.br . Espero que possa aproveitar. Abraço.
@Barbara_Mor
@Barbara_Mor 7 ай бұрын
Letras Português/Literatura da Veigs de Almeida, presente ❤😊
@francilenej
@francilenej 10 ай бұрын
Que prazer ouvir essa professora.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 10 ай бұрын
Fico feliz em saber que você gostou. De fato, o tema é bem interessante e nos convoca a boas reflexões. Que bom que a gente pode compartilha-las. Abraço
@elenrocha1731
@elenrocha1731 10 ай бұрын
Este método é parecido com o de Santo Inácio de Loyola, que nos faz mergulhar no texto, participar dele.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 10 ай бұрын
Não sei se a gente pode entender o princípio dialógico de formar o leitor como um método propriamente dito, mas certamente é uma concepção que afeta o planejamentos, as práticas pedagógicas e as intervenções em sala de aula.
@arthurviniciusfeitosafurta6662
@arthurviniciusfeitosafurta6662 10 ай бұрын
Olá, professora! Obrigado pela aula! Utilizamos o vídeo para a formação de coordenadores em nossa escola e gerou muitas reflexões relevantes.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 10 ай бұрын
Fico feliz em saber que vocês aproveitaram.🎉
@isislairacunha1011
@isislairacunha1011 11 ай бұрын
Estou cada dia mais apaixonada por educação. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 11 ай бұрын
Eu que agradeço
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 11 ай бұрын
Fico contente em saber que você gostou.
@mirelesilva8604
@mirelesilva8604 11 ай бұрын
Inspirador e apaixonante escutar a professora Silvia!
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 11 ай бұрын
Obrigada pelo elogio.
@Lu-dk2ve
@Lu-dk2ve 11 ай бұрын
Aula fundamental
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 11 ай бұрын
Fico feliz em saber que você gostou.
@dayanasantos5731
@dayanasantos5731 11 ай бұрын
Minha professora da Univesp inspiradora ❤
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 11 ай бұрын
Meus alunos e alunas, em diferentes instituições, em diferentes cursos e disciplinas, em diferentes iniciativas de formação, são também a minha inspiração. Trabalhando com eles/elas tenho a certeza de que lutamos juntos pela causa da educação.
@babii_diass
@babii_diass 11 ай бұрын
A cartilha para mim ajuda a decodificar as silabas, formar as primeiras palavras. Aprendi a ler e escrever com a cartilha na primeira série e na minha época os alunos aprendiam assim. Hoje em dia os professores não usam este método há pelo menos uns vinte anos e o que temos? Alunos de 11, 12 anos que mal sabem ler e escrever. Este vídeo está bem desatualizado para a nossa realidade, Univesp. Os professores não usam estes métodos tradicionais há muito tempo e não está dando certo.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 11 ай бұрын
Discordo do seu posicionamento pelos seguintes motivos: 1o) Alfabetização, na minha concepção, não é codificação/decodificação, tampouco o domínio de sílabas e palavras isoladas. As crianças, desde o início da aprendizagem, devem ser incentivadas a ler e escrever com base nos propósitos comunicativos de uso da língua. 2) Ainda que você (ou muitos de nós) tenha se alfabetizado com as cartilhas, é incorreta a afirmação de que no passado os alunos aprendiam. Basta consultar as curvas e os índices de analfabetismo e de analfabetismo funcional do país. Vale também consultar as taxas de reprovação e de evasão nós 4 primeiros anos do Ensino Fundamental. 3) Não é verdade que o construtivismo seja uma postura predominante no país e, portanto, não é possível acusar essas postura pedagógica pelo fracasso do ensino e da alfabetização. 4) Em muitas salas de aula, descartar as cartilhas não significou a adoção de práticas eficientes de ensino. Pelo contrário, muitos professores trocaram cartilhas por práticas igualmente ineficientes. 5) Acho estranho você associar cartilhas com um metodologia, já que elas proponham diferentes métodos. 6) Finalmente, não posso concordar com a ideia de que uma volta ao passado seria uma solução para os problemas de hoje. A escola precisa de práticas mais ajustadas com relação a realidade do nosso tempo e ao perfil dos nossos alunos. Crianças que aprendem com BABEBIBOBU e com frases artificiais do tipo "O boi bebe e baba" podem até aprender a decodificar, mas aprendem também a não gostar de aprender a lingua Portuguesa.
@clarckmelindre6394
@clarckmelindre6394 Жыл бұрын
Que aula excelente! Muito obrigado.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
Fiquei muito contente em saber que você gostou e agradeço muito o seu comentário.
@guilhermemarcal5942
@guilhermemarcal5942 Жыл бұрын
Mas pode ter o tanto de escola que tiver, se não tiver condições de trabalho não vai melhorar.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
A luta pela educação e a conquista da qualidade de ensino são, de fato, uma batalha de muitas frentes. Temos que investir em todas.
@guilhermemarcal5942
@guilhermemarcal5942 Жыл бұрын
@@silviagaspariancolello4945 concordo e eu amei muito o vídeo prof demais demais, eu estou fazendo pedagogia e a vontade de mudar o mundo é incrível! Mas a batalha realmente é de muitas frentes, seu livro é incrível e muito importante!
@ritamatos7752
@ritamatos7752 Жыл бұрын
Conheci essa professora incrível, por meio da Univesp. Me deliciava com cada aula.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
Rita, Muito obrigada pelo seu reconhecimento ao meu trabalho. Espero que a gente possa se encontrar em novas oportunidades. Abraço.
@douglassilva6498
@douglassilva6498 Жыл бұрын
Sensacional
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
Que bom que você gostou. Obrigada pelo seu comentário. Abraço
@micheled7613
@micheled7613 Жыл бұрын
Espero entender a diferença entre alfabetização e letramento, pois, até o momento ainda não consegui discernir, estou na expectativa do vídeo me ajudar.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
Espero que o vídeo tenha ajudado, mas basicamente a diferença é a seguinte: alfabetização é o processo de ensino-aprendizagem do sistema formal de escrita (conhecer as letras, a natureza fonética do sistema, as regras e as normas da língua escrita); letramento é a possibilidade de fazer uso do conhecimento sobre a língua em práticas sociais, tais como escrever um bilhete, seguir uma receita culinária etc.
@katiasantana-cl6xt
@katiasantana-cl6xt Жыл бұрын
Professora, boa noite! Muito profundo esse tema, obrigado professora fiquei emocionado. (Roberto Santana)
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
Katia, Fiquei contente em saber que você aproveitou o vídeo. Essa apresentação sobre os modelos de ensino-aprendizagem costuma funcionar bem para organizar as ideias no campo da educação, justamente porque, no dia a dia, os argumentos aparecem muito misturados nos discursos e imaginários da educação. Caso você tenha interesse em conhecer melhor o meu trabalho, veja a minha página pessoal silviacolello.com.br. Abraço.
@claudiamirandolaalfabetiza4238
@claudiamirandolaalfabetiza4238 Жыл бұрын
Excelente reflexão.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
Que bom que você gostou. Abraço
@cantinhodaceia7823
@cantinhodaceia7823 Жыл бұрын
Cheguei aqui compartilhando o seu canal amiga me inscrevendo e deixando like 😂😂😂
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 Жыл бұрын
Agradeço muito o seu like e a divulgação do meu trabalho. Estamos juntas na promoção de debates que possam contribuir para a Educação.
@edulobo3797
@edulobo3797 2 жыл бұрын
Uma dúvida, professora Sílvia. Por que a senhora não segue as regras de acentuação ao grafar seu nome? Consta que SÍLVIA é uma paroxítona terminada em ditongo crescente; portanto, há acento no SÍ. As alterações ortográficas não mudaram isso.
@danieladpaulla
@danieladpaulla 2 жыл бұрын
Sim 👏🏽
@Marcilene2312
@Marcilene2312 2 жыл бұрын
Muito boa a sua fala prof. Silvia. Podemos mencionar os estudos de Maria Helana Patto sobre o fracasso escolar. Acredito que uma parcela seja culpa sim dos professores que estão mal formados, sem motivação para ministrar aulas, mas continuam na sala de aula com péssimas aulas e empurrando com a barriga. Sei que ainda que poucos, há excelentes professores que realmente apesar do baixo salario se preocupa com o aprendizado dos alunos. Penso que temos que desconstruir certas crenças dos professores, repensar as graduações em EAD e as formações continuadas para mudar essa realidade.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 2 жыл бұрын
Marcilene, Muito grata pelo seu comentário. É sempre bom receber esse tipo de retorno, o que acaba ampliando a oportunidade de reflexão e de diálogo. Posso dizer que, ao longo da minha vida, encontrei todos os tipos de professores: pessoas que, mesmo nas piores condições fazem toda a diferença na Educação e pessoas que, lamentavelmente, não percebem a importância do seu trabalho. O período da pandemia, particularmente, deixou evidente a "garra" de muitos professores... verdadeiros guerreiro!!!. Da mesma forma, os cursos de formação de professores... encontramos propostas boas e propostas péssimas. Isso só prova que nós, educadores, devemos continuar lutando pela qualidade do ensino, não é mesmo?. Forte abraço, Silvia
@Leo9354
@Leo9354 2 жыл бұрын
Bom dia professora, acabei de receber este ensinamento agora, de uma colega do trabalho. Vídeo este, postado há 8 anos...e que parece que foi agora, hoje, 17.03.2022. O seu discorrer sobre as dimensões culturais, sociais, pedagógico e política...me representa em número, grau e gênero. Gratidão por sua existência prof. Abraço!
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 2 жыл бұрын
Leonardo, Que bom que você gostou! Convido você a conhecer melhor o meu trabalho na página silviacolello.com.br. Lá você poderá encontrar e baixar inúmeros vídeos, videoaulas, artigos, entrevistas, reportagens e trabalhos de pesquisa. Sobre esse mesmo tema, veja especialmente "Letramento e os mecanismos do não-aprender" (pasta vídeos) e "Quem é o estudante de recuperação: os sentidos do fracasso escolar" (pasta artigos). Espero que esses materiais possam gerar boas reflexões. Abraço.
@elielqueirozbarros919
@elielqueirozbarros919 2 жыл бұрын
Tentei usar letras móveis em duplas numa sala super lotada e só aguentei uma hora, as crianças brigavam por tudo e todas falavam ao mesmo tempo muito alto fui embora com dor de cabeça. Esse ano ainda não recebemos os livros didáticos dos estudantes nem dos professores.
@999k-d1g
@999k-d1g 2 жыл бұрын
A escola pública encontrou o jeito de acolher a diverdidade sim, mas infelizmente os espaços escolares estão cada dia mais vazios de servidores, porque a gestão atual está sucateanto o serviço público, desvalorizando os servidores públicos e principalmente os professores. Acho que o exemplo da Colello foi por demais antigo.
@gloriadedeusrodrigues2265
@gloriadedeusrodrigues2265 2 жыл бұрын
O que falta de forma gritante é reduzir o número de alunos por sala...... como dar conta de 30 a 40 alunos por sala. Totalmente inviável. E os estudiosos em Educação ter conhecimento empírico e não só academico
@gianesilva9549
@gianesilva9549 2 жыл бұрын
Gente! Que coisa maravilhosa escutar quem entende sobre Educação! Muito obrigada, Colello! Sempre maravilhosa! Indicação: SINPEEM, Formação Quarta-feira de Cinzas, 02/03/2022.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 2 жыл бұрын
Giane, Fico feliz em saber que você gostou do vídeo. Certamente, é conhecendo os problemas que a gente pode encontrar melhores condições de lidar com as nossas possibilidades e com os limites. Abraço, Silvia Colello
@teresaferreira1129
@teresaferreira1129 2 жыл бұрын
Faz muito tempo que não ensinamos boi bebe e o bebê baba. Não faz sentido essa afirmação. Favor se atualizar a realidade da escola publica.
@AlineAlves-cx1zk
@AlineAlves-cx1zk 2 жыл бұрын
diversidade é trabalhar com 35 , 40 alunos na sala? as problemáticas que uma escola pública carrega (tudo cai na escola) o que a senhora acha? . gostaria de colocar a professora nesse contexto e ver dando resultados na alfabetização. Parem de nos tratar como se fôssemos um bando de idiotas que não sabemos nada. não vamos pra escola a passeio
@alessandragretter7100
@alessandragretter7100 2 жыл бұрын
E QUEM ENSINA DESSE JEITO? PRECIA IR VIVISTAR AS ESCOLAS, NÃO SE ENSINA ASSIM HÁ TEMPOS...
@janeidemachado7549
@janeidemachado7549 2 жыл бұрын
"Copie da página 30 até a 52..." Já vi muito isto....
@dm8734
@dm8734 2 жыл бұрын
Com todo o respeito a profissional que está certíssima em suas posições, mas penso que uma criança do século 21 não têm maturidade o suficiente pra não querer escrever " o boi bebe e baba" que é uma das bases da escrita! Daí partimos pra liberdade de escrita que ela propõe!
@andreiacristinaqueiroz3077
@andreiacristinaqueiroz3077 2 жыл бұрын
Atualmente não se tem mais essa prática mecanica de escrita nas escolas municipais, até porque seguimos os documentos oficiais do Curriculo da Cidade que tem uma abordagem totalmente diferente dessa que ela cita e crucifica os professores. Desculpe mas essa mulher não conhece nossa realidade. Sou professora alfabetizadora na rede e sei bem como é o trabalho.
@poedjairsantos6409
@poedjairsantos6409 2 жыл бұрын
Se os "especialistas" em educação visitassem as escolas e cursinhos que apresentam os melhores resultados, medidos nas avaliações externas e na aprovação em vestibulares concorridos, teriam uma ideia do que funciona e do que não funciona. Mas isso colocaria abaixo todo o seu discurso político-ideológico. Então o negócio é só pesquisar as escolas que não funcionam e ficar inventando hipóteses para o fracasso do ensino. Isso é feito há décadas, não resolveu, não resolverá, mas garante status e financiamento para esses "especialistas".
@denisesoaresdecarvalho2698
@denisesoaresdecarvalho2698 2 жыл бұрын
Escola , ensino precisa de estrutura.Tinha uma sala com mais de 40 alunos mal dava tempo de respirar . Não se trata apenas de escola sisuda ,arcaica
@marciadiassilva9590
@marciadiassilva9590 2 жыл бұрын
Papo de pedagoga que nunca trabalhou em escola publica, mas usou a escola como fundo de pesquisa.
@ProfSid-qk6sj
@ProfSid-qk6sj 2 жыл бұрын
NOSSA!!! JÁ ESTOU APOSENTANDO E CONTINUA NA MESMICE.
@marlenesilva9949
@marlenesilva9949 2 жыл бұрын
Nós trabalhamos com GLS porque o poder público não nos oferece outros materiais... É fácil sentar e falar quero ver é vir aqui e fazer...Fica o convite ou desafio...Que com certeza não será aceito, pois sabemos que a teoria na pratica é outra.
@DuMonteiroo
@DuMonteiroo 2 жыл бұрын
No cerne das ideias isso seria ótimo, mas os problemas maiores sufocam essas ideologias. Salas super lotadas, desrepeitos aos profissionais e falta de apoio são os maiores vilões nesse momento.
@Daniclucatto
@Daniclucatto 2 жыл бұрын
Deveria se falar em salas superlotadas, inclusão e apoio nas realizações das dinâmicas em sala, além do que é externo.
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 2 жыл бұрын
Daniela, Não tenho dúvida de que as condições de trabalho prejudicam as possibilidades de ensino. Temos, sim, que lutar pela valorização dos professores e pela melhoria das escolas, mas também não podemos supor que esses aspectos sejam os únicos problemas da prática educativa. No caso da entrevista, o foco era justamente evidenciar outros aspectos que, sem dúvida, merecem igual consideração.
@Daniclucatto
@Daniclucatto 2 жыл бұрын
Acho que a professora precisa realizar mais pesquisa no chão da escola, não se usa esses métodos a tempos.
@janeidemachado7549
@janeidemachado7549 2 жыл бұрын
Pensei isto. Pelo.menos por onde passei, não presenciei este tipo de metodologia.
@Patymara73
@Patymara73 2 жыл бұрын
Muito boa! Mas as práticas GLS, são as realidades da escola pública! Temos exatamente isso para trabalhar. Exemplo, temos computador, mas não temos internet, nossas salas são lotadas, etc, etc etc.
@julianamariasoares3082
@julianamariasoares3082 2 жыл бұрын
Gostaria que nessas entrevistas os especialistas falassem de como fazer da forma que acham coerente. Se colocar no lugar de criticar sem de fato ajudar em um trabalho potente não ajuda. É fácil dizer o que não pode, quero exemplo do que é potente.
@paulorssilva5931
@paulorssilva5931 2 жыл бұрын
Uau! Falou tudo 😀
@anadalva3486
@anadalva3486 2 жыл бұрын
Quantos anos esta professora trabalhou no ciclo de alfabetização? Quantos alunos ela, de fato, alfabetizou?
@jusanches3105
@jusanches3105 2 жыл бұрын
Ela não trabalhou, estava fazendo seu tcc, seu mestrado, seu doutorado para criticar o trabalho dos outros
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 2 жыл бұрын
Acredite, Ana Dalva, na condição de professora, coordenadora, pesquisadora, assessora de escolas, formadora de professores, consultora de sistemas de ensino e de secretarias da educação, foram muitos anos dedicados à alfabetização. Desenvolvi vários projetos trabalhando diretamente com crianças que, depois de muitos anos na escola, apresentavam desempenhos insuficientes. Convido você a conhecer melhor o meu trabalho (silviacolello.com.br) e perceber que, pelo estudo, pela disponibilidade para refletir sobre a prática e pela articulação de nossos esforços, podemos superar muitas dificuldades.
@mariajosebarbosa6155
@mariajosebarbosa6155 2 жыл бұрын
Todos os videos e textos são excelentes,com linguagem fácil e bem didáticos. Coordeno dois grupos de estudos e ministro Letramento e Alfabetização na Faculdade de Educação em uma universidade pública, e este material faz parte do acervo para estudo dos futuros pedagogos e dos professores que tomam parte dos grupos de estudo de leitura e escrita na sala de aula e grupo de estudo e pesquisa em alfabetização - Gepa
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 2 жыл бұрын
Maria José, Muito bom saber que você está aproveitando esse vídeo no seu grupo de estudos. Pelo visto, nós duas temos a mesma área de interesse e de dedicação acadêmica. Por esse motivo, tomo a liberdade de indicar um livro da minha autoria, publicado em 2021, que tem o propósito de contribuir com as iniciativas de formação de professores: "Alfabetização: o quê, por quê e como" (Summus). Nele, os capítulos estão organizados de uma forma bem didática, enfocando os temas relacionados com o assunto (contribuições teóricas de diferentes autores; concepções de língua, alfabetização e letramento; estratégias de leitura e escrita; mecanismos do aprender e do não-aprender; processos cognitivos e implicações pedagógicas; formação de professores alfabetizadores etc.). Cada um deles vêm acompanhado de vários QR Code de videoaulas correspondentes à temática em questão. Avalie se a obra pode contribuir para os debates nos seus grupos de estudo: silviacolello.com.br/livros/alfabetizacao/ Fique também com o meu e-mail e endereço da minha página pessoal, caso tenha interesse de uma comunicação mais direta: [email protected] silviacolello.com.br Abraço, Silvia
@mariajosebarbosa6155
@mariajosebarbosa6155 3 жыл бұрын
Estou usando este material em minhas aulas, são bastante ricos para formação e professores
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 3 жыл бұрын
Oi Maria José! Fico contente em saber que você esteja utilizando esse material em suas aulas. Para ter acesso a outros vídeos meus, basta acessar a minha página pessoal: silviacolello.com.br . Lá você poderá encontrar e baixar gratuitamente inúmeros materiais (além dos vídeos, entrevistas, artigos, aulas, trabalhos de pesquisa etc.) para serem lidos e vistos sobre vários temas. Outra dica, que pode te ajudar em suas aulas, é a publicação do meu mais recente livro "Alfabetização: o quê, por quê e como", que percorre os principais temas - contribuições teóricas e implicações práticas - sobre o ensino da língua escrita. No final (apêndice da obra), há uma relação organizada entre temas e vídeos, que podem ser baixados gratuitamente por QR Code.
@mariajosebarbosa6155
@mariajosebarbosa6155 3 жыл бұрын
@@silviagaspariancolello4945 Professora, tenho três livros seus e Alfabetização o que ... está sendo usado em um grupo de estudo com alunos do curso de Pedagogia - Grupo de Estudos Leitura e Escrita na Sala de Aula, nos encontramos de 15 em 15 para estudar um capítulo e ver um dos videos disponibilizados nas páginas finais do livro (parabenizo pela ideia). Realmente sou admiradora de sua produção e de suas ideias principalmente, e meus alunos também.
@biancamelo8024
@biancamelo8024 3 жыл бұрын
Muito obrigada, professora. Meu tema para a monografia!
@silviagaspariancolello4945
@silviagaspariancolello4945 3 жыл бұрын
Bianca, você escolheu um tema super interessante. Avise se precisar de bibliografia de apoio. ([email protected])
@dowglasalencarferreira3355
@dowglasalencarferreira3355 3 жыл бұрын
São tantas variáveis que o professor se frustra. Até ensinando ele pode estar errado. Complicado.