O momento de primeira ordem não deveria considerar também P*ei (a carga vertical x a excentricidade inicial, que nesse caso seria 100cm)?
@escolaparacalculistas4823 жыл бұрын
Tudo Bem Eunice? Excelente Observação! No caso do parâmetro Gama Z, não consideramos, pois entra na analise apenas as cargas ditas de "tombamento". Essas cargas, em tese, são as responsáveis por instabilizarem as estruturas lateralmente e assim gerarem as deformações iniciais. Dessa forma, no calculo do momento de primeira ordem a excentricidade inicial não entra na analise. Da mesma forma as deformações verticais acabam sendo desconsideradas nessa avaliação do GamaZ. O interessante é que existe um outro método, denominada FAVt, que corrige algumas dessas considerações.
@eunicessantos3 жыл бұрын
@@escolaparacalculistas482 agora entendi.. obrigada!!! Professor, tenho uma dúvida sobre análise de estabilidade e dimensionamento de pilares de contraventamento, se você puder me ajudar.. Em um modelo de pórtico espacial no SAP, estou analisando os esforços, uso o processo P delta para considerar a não linearidade geométrica e a redução das rigidezes segundo a NBR 6118 para considerar a não linearidade física no meu modelo, o que dá uma estrutura de nós móveis, formada somente por pórticos, então todos os meus pilares são de contraventamento ok? E tenho que considerar agindo sobre estes o momento de 2 ordem global. Quando vou dimensionar o meu pilar, qual serão meus esforços solicitantes? Eu acredito que tenha q fazer um modelo com todos os carregamentos, verticais e horizontais, a não linearidade geométrica é considerada pelo P delta e não considero a não linearidade do material, que vai ser considerada localmente pelos modelos de pilar padrão. Professor, me ajude, please! 😬
@jota5766 ай бұрын
Acho que o parâmetro alfa é mais fácil calcular
@escolaparacalculistas4826 ай бұрын
Realmente. É um cálculo mais simples e com bons resultados. Muitas vezes associados a outras metodologias ele é um grande aliado.