Boa Noite, professora. Tenho seguido suas orientações aqui nas escolas públicas de São Paulo - SP, periferia da ZL. Assim como suas referências bibliográficas. No curso de EDH Educação em Direitos Humanos da UFABC. Gratidão pelos Letramentos de ReexisTência. Assim como também esses mini-cursos. Zé Lima
@vivianeramirodasilva47643 жыл бұрын
Muito bom esses questionamentos!!
@ionarapaulasampaiodahora36283 жыл бұрын
Muito importantes as considerações da professora Analu. Entender a sala de aula como um espaço heterogêneo e interseccional é um passo necessário para o desenvolvimento de uma escola inclusiva. Além disso, conhecer os sujeitos com quem se fala nas dimensões política, social, pessoal permitirá a construção de um planejamento adequado àquela realidade. Vale salientar que para conhecer de fato é necessário dar voz aos sujeitos, ouvir os meninos e meninas que compõem nossas salas de aula.
@willliamcs123 жыл бұрын
Pró Analu, maravilhosa!!!
@Analu1709084 жыл бұрын
Olá, com carinho mais uma aula. Assistam ao filme para a próxima semana Menino 23 - infâncias perdidas no Brasil
@rosecarreira32304 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽
@katymaianecarneiro99533 жыл бұрын
É visível a importância em observarmos as singularidades que cada sujeito carrega consigo. Pensar a sala de aula de maneira heterogênea é fundamental para desempenharmos um bom trabalho.
@caracolcaramujo4 жыл бұрын
Feliz pela oportunidade de ouvi-la, professora!
@izabellyaragao76044 жыл бұрын
Maravilhosa, todo colocamento é bastante proveitoso ❤️
@patriciacs263 жыл бұрын
A questão do lugar onde os estudantes sentam fala muito mesmo sobre sua autoestima. Lembrei-me dos locais onde eu me sentava na sala de aula. Na frente, mas não na primeira fileira e sempre no canto. Me sentia mais segura assim porque sempre fui muito tímida. Meu coração acelerava e as orelhas esquentavam quando tinha que falar algo. Hoje gosto muito de ir até a carteira do estudante. Formar grupos e sentar junto com eles. Quando a sala está configurada em grupos ou em formato de círculo o ambiente é outro. Flui melhor. A gente olha nos olhos uns dos outros. Analu, sua fala é superimportante para mim, para nós professores.
@mizaelneto7364 жыл бұрын
Acredito que o hierarquizar as relações na sala de aula promove uma atitude colonizadora, violenta a diversidade e estabelece um padrão único de pensar, de ser. Contudo, não apenas ver, mas enxergar o sujeito vivente que está na sala de aula significa uma observação ativa e promove ações de valorização das diferentes formas de ser e viver. Confesso que não é uma tarefa fácil porque vai na conta-mão da estrutura social historicamente construída. Daí surge a necessidade do letramento de reexistência como parte de políticas públicas. Por outro lado é possível o letramento de reexistência ser, também, o fazer político, nosso, através das "micro revoluções". Obrigado, professora!
@niceiaaparecidacunhasouza80814 жыл бұрын
As indagações que você apresenta são muito conflitantes. Ver a sala de aula como um espaço formado por pessoas com histórias diferentes é fundamental para entender o processo de construção do aprendizado.
@aldenicecouto68574 жыл бұрын
Muito bom.
@jesws13letras4 жыл бұрын
Cada aula mais interessado nessa obra. Obrigado pela aula, professora!
@Analu1709084 жыл бұрын
Jesweley a cada aula eu passo uma semana pensando na organização da outra. ótimo o seu retorno agradeço.
@amanaleao6314 жыл бұрын
Que aula sensacional! Também penso ser das coisas mais importantes que o professor conheça seu aluno, sua bagagem, suas subjetividades e como essas potencializam ou dificultam determinados aprendizados. Outra coisa que me salta muito aos olhos é urgência de pensarmos/discutirmos o quanto antes, neste contexto da pandemia, sobre o alienamento promovido pela desigualdade de acesso às redes digitais, em busca de soluções para que os "tantos movimentos cotidianos de reexistência" não sejam exluídos ou totalmente interrompidos, já que o isolamento social é primordial.
@elienebiel4 жыл бұрын
Professora, suas colocações são fascinantes . Perfeita colocações . Muito obrigada ;
@carladiasrocha49544 жыл бұрын
Você sabe com quem está falando? Reflexão perfeita para iniciar uma aula e estabelecer um diálogo reflexivo com a galera. Dessa indagação posso desencadear diversas discussões. Parabéns professora Analu pela sensibilidade no lidar com a sala de aula.
@karlitchaduarte4 жыл бұрын
Esse seu minicurso de mini só tem o nome! Sensacional!
@claudiaweber21413 жыл бұрын
"Você sabe com quem está falando?" é um questionamento que traz consigo a carga de um autoritarismo não velado, que em muito traduz a prática hierarquizada das relações sociais , cuja força desse questionar denota a intenção da fala de alguém que quer se sobrepor em relação ao outro.
4 жыл бұрын
Ansiosa pela próximo encontro
@jaquelinesantos3134 жыл бұрын
Muito interessante, esta aula. Amei. Reflexões que abrem novos horizontes. Parabéns, professora.
@eltonmaia48774 жыл бұрын
Muito obrigado professora, muito esclarecedor, realmente muitas e vezes me deparo com algumas situações qual é realmente o meu lugar, e como presenciamos esse exclusão de determinados alunos na hora da divisão de grupos, e é pontual, sempre tem isso! Presenciei na minha infância, percebi na faculdade e hoje na minha sala de aula e confesso que as vezes me sinto de mãos atadas e preciso tomar decisões em segundos sobre isso! Gratidão pela fala.🙏🏾😊
@Analu1709084 жыл бұрын
Elton é mesmo assim, a nossa sala de aula é nosso espaço de exercício de sermos mais observadorxs a cada dia. E os corpos que estão lá nos desafiam a cada dia. Vamos seguindo a conversa aqui.
@Carol-vf7nv4 жыл бұрын
Professora, obrigada por essa aula! As questões abordadas por você são muito enriquecedoras para nós futuros docentes.
@adrianhferreira4 жыл бұрын
Que aula MARAVILHOSA
@srtJaque4 жыл бұрын
Parabéns pela aula e reflexões, professora. Leciono para turmas do Ensino Médio e percebo o quanto a análise dos corpos e trajetórias dos nossos estudantes nos ajudam a tornar a sala de aula um lugar mais acolhedor. Estou lendo o seu livro em paralelo as aulas do minicurso, tem sido um grande aprendizado!
@williamsantos26764 жыл бұрын
Valeu, Pró Analu! Que maravilha de aula!
@KarlaFe234 жыл бұрын
Tinha um professor na faculdade que falava sempre essa expressão... Era uma forma de não aceitar as respostas dos estudantes nas aulas. Esfregava o doutorado na nossa cara em todas as aulas.
@parabolaed4 жыл бұрын
Galera da Libras, por favor acionem a legenda para acompanhar os minicursos.
@adrianebotelho34954 жыл бұрын
O que é acionar a legenda?
@alines254 жыл бұрын
@@adrianebotelho3495 Para acionar a legenda, é só apertar a tecla C
@adrianebotelho34954 жыл бұрын
@@alines25 Obrigada!
@MrLuciaane Жыл бұрын
Exemplo de uma dinâmica para aplicar: Entregar números iguais e cada grupo será formado a partir dos números que receberam com o mesmo número. Tira da zona de conforto, traz o aluno para conhecer o outro e assim desenvolver a aproximação entre as relações futuras na sala de aula.
@fernandaalvesbrito12214 жыл бұрын
Aula maravilhosa 👏🏿
@laisnascimento14634 жыл бұрын
Muito obrigada por essa aula! Adorei reflexionar sobre.
@beatrizgoncalves12094 жыл бұрын
Olá professora, na minha experiencia em estudar em escola pública a sala de aula de ensino base, sempre foram muito diversificada entre todos. Acredito que sociedade vem mudando aos poucos, outrora essa divisão era maior, logo acredito que essa segregação seja maior em centros urbanos aonde a desigualdade é muito maior.
@ivaneidegomesdasilva35573 жыл бұрын
Essas falas impositivas de uma localização social, utilizada justamente para intimidar os seres, supostamente, inferiorizados. E são essas mesmas posturas da/na fala também são concretizadas em ações singulares em sala e espaço escolar.
@claudiaweber21413 жыл бұрын
A indagação "Quem está na sala de aula?" é , sobretudo, um atitudinal de zelo, respeito ao nosso Território e que perpassa pela urgência de se pensar na inclusão de nossos alunos dentro do espaço escolar e também para além dos muros da escola.
@andreiamiranda65923 жыл бұрын
Normalmente quando planejamos nossas aulas, não pensamos na heterogeneidade. Não pensamos nessas diferenças, nesses sujeitos e ainda assim ansiamos por um resultado positivo para todos e todas. Digo, resultado que nós consideramos positivo e que de repente para o outro não é. Há uma grande tendência em "igualar" quando na verdade o que temos que fazer é além de perceber essas diferenças, conviver de maneira menos excludente possível.
@severinoalves91584 жыл бұрын
Você sabe com quem está falando? Indagação perfeita pra pensarmos, não na hierarquização, mas para compreender quem são os estudantes que ali estão. Pensar na linguagem e nos letramentos desse estudantes é fundamental para pensar numa aula na qual eles e elas (estudantes) sintam-se parte do processo.
@claudiaweber21413 жыл бұрын
Eu li um texto com esse título de Roberto da Matta.
@marciamaria3344 жыл бұрын
Sim muito
@jonasd10004 жыл бұрын
Dá vontade de morrer quando sobra um aluno que ninguém quer para os grupos.
@severinoalves91584 жыл бұрын
Verdade!
@rosanabrito34634 жыл бұрын
Na universidade vi mto essa exclusão em relação aos alunos mais velhos ou fora de bloco. Sempre achei um horror.
@rosanabrito34634 жыл бұрын
O filme "Menino 23" é mto triste. Qdo termina a gte precisa se juntar.
@evandrorosadearaujo77594 жыл бұрын
👍
@rochaleonardo014 жыл бұрын
Menino 23 é um documentário espetacular, mas extremamente triste ver essa ideologia nazista em solos brasileiros...
@Analu1709084 жыл бұрын
siiiim. Nazisdta e racista. Uma dor que ainda permanece.
@hosanajesus74563 жыл бұрын
Infelizmente é característica do letramento escolar ser indiferente ao seu público, não levar em consideração a heterogeneidade da sala de aula, sem vínculo nenhum com a realidade social além dos muros da escola.
@mendespcc14 жыл бұрын
Muito bem explicado, temos que muitas vezes adaptar-se a cada pessoa na sala de aula, para assim ter um excelente aula..parabéns pela clareza aprendi muito....
@mendespcc14 жыл бұрын
Muito bem explicado, temos que muitas vezes adaptar-se a cada pessoa na sala de aula, para assim ter um excelente aula..parabéns pela clareza aprendi muito....
@Analu1709084 жыл бұрын
Gracias Cristiano. Eu também sempre aprendo. Continuo sem dormir na noite anterior a cada início de semestre.