Eu tô com esse problema de confusão patrimonial tá difícil resolver
@BusinessConsultoriaFranchising2 жыл бұрын
Olá Cleber. Infelizmente muitos outros empresários tem o mesmo problema que você com relação a definição do pró-labore. Você só conseguirá definir e praticar um valor específico se você se disciplinar e fazer o que é correto. Baixe a planilha que disponibilizei na descrição deste vídeo e registre os valores com os gastos da família. Depois, veja se a sua empresa consegue pagar este e valor e faça uma ou duas retiradas no mês que não ultrapasse aquele valor, sem prejudicar o caixa da empresa. Abraço e sucesso nos negócios.
@Rodrigo-ms5le2 жыл бұрын
Bom dia. Estou analisando as despesas administrativas de uma nova empresa, fazendo projeções financeiras, entretanto sem estimativa média. Penso em estipular retirada 0 nos primeiros meses, tendo em vista as despesas mais baixa e a reserva pessoal, e a partir do momento que tiver certa estabilidade, retirar o pro labore referente ao cargo/ função e o restante em participação dos lucros. Seria conveniente ou correto dessa forma? Uma outra duvida é sobre o calculo do valor de venda... é correto projetar despesas futuras no valor atual do preço de venda, quando nao se tem uma media passada? Digo isso pois se um aluguel que nao pago hoje passr a ser pago amanha, vou precisa reajustar o valor de venda e com isso os clientes tendem a deixar de comprar... agradeço a atenção
@BusinessConsultoriaFranchising2 жыл бұрын
Olá Rodrigo. Obrigado pelas suas perguntas e desculpe a demora em responde-las. Vou separar os assuntos por tópicos. 1) Sobre as Despesas Fixas para empresas que ainda não estão em atividade, é importante elaborar um planejamento estratégico pensando em todos os detalhes, inclusive as estimativas de faturamento, custos e despesas. Com os números ESTIMADOS neste planejamento, você irá calcular o percentual das despesas fixas e estimar seu preço de venda. Daí em diante, você deve acompanhar os números comparando estimativa X realizado e fazer os ajustes que forem necessários. 2) Quanto as retiradas a título de pró-labore, esse valor deve estar em seu planejamento e, se você tiver outra fonte de receita e não necessite fazer as retiradas nos primeiros meses, isso irá ajudar a aliviar seu Fluxo de Caixa. 3) Quanto as retiradas a título de “participação nos lucros”, essa é uma estratégia permitida por lei (elisão fiscal) para remunerar os sócios sem a incidência do Imposto de Renda, mas recomendo fortemente você conversar com seu Contador para tomar as providências necessárias para que não se configure evasão fiscal. 4) Sobre a precificação sem a ocorrência de despesas fixas atuais, mas previstas no futuro, você deve incluí-las a partir do momento em que sua empresa tem de arcar com este gasto. Caso você precifique com a inclusão desta despesa antecipadamente e seus clientes aceitarem o preço que você irá praticar para que não estranhem no futuro, você poderá fazê-lo e, neste caso, sua margem de lucro será maior enquanto esta despesa não ocorrer efetivamente. Faça os cálculos e analise se os seus clientes aceitarão a precificação e decida qual estratégia usar. Espero ter ajudado. Caso queira algo mais completo, recomendo este curso que desenvolvi com material teórico e planilha de precificação desenvolvida por mim, onde eu explico neste vídeo: kzbin.info/www/bejne/eZm9g42AbsepopY Abraço e sucesso nos negócios.