O ponto de contribuição mais importante é pq é a única abordam que visa tornar o paciente seu próprio terapeuta através da psicoeducação estimulando sua autonomia. Ela é orientada através do modelo cognitivo que o mapa das crenças do paciente e para mim não existe nada mais profundo do que intender suas próprias crenças e assim compreender como vc senti e pensa de determinada maneira.
@edneymedeiros3440 Жыл бұрын
Esse plano de tratamento é padrão? ou seja, só existe ele pra qualquer problema? por que ele é mais focado em objetivos do paciente, porém, irá ter sessões em que paciente irá trazer/querer falar de outras coisas que não tem nada haver com os objetivos que ele listou.. ai nesses casos como proceder?
@elieneoliveirapsicologa10 ай бұрын
Olá Edney! Que bom ter você aqui no canal - seja bem vindo sempre! 😊 Na realidade esse é um modo mais didático de se estruturar o processo em TCC, mas cabe a flexibilidade em situações que o cliente trouxer algo que for também importante ou que o impactou significativamente (como uma demissão, uma perda que teve etc). O único ponto que devemos evitar é que cada sessão seja um tema diferente, em especial temas que não contribuem pro processo em si (como temas mais gerais e aleatórios) senão o processo não fica coeso e isso pode prejudicar o alcance de resultados que de fato são importantes. Sendo assim, a ideia é encontrar um caminho onde o cliente tenha espaço pra se expressar e também do terapeuta trabalhar. Se isso estiver muito difícil, será importante perguntar ao cliente como ele vê a terapia em si e o terapeuta, pois ele pode vir de uma crença de que é um espaço de fala livre. Essa então seria a oportunidade pra reforçar a psicoeducação com ele sobre como funciona a TCC e encontrarem uma via de trabalho melhor entre vocês 😊. Espero ter auxiliado e desejo muito sucesso pra você! Abraços