PARTE 1 - A INFLUÊNCIA JUDAICA NA CULTURA NORDESTINA

  Рет қаралды 30,003

Matuto Adaptado

Matuto Adaptado

4 жыл бұрын

PIA: cutt.ly/izzs3mN
PARTE 1 do bate-papo com Santanna, o Cantador, falando sobre um dos assuntos mais relevantes para a cultura, tradição e história do Nordeste brasileiro.

Пікірлер: 409
@josembergcarvalho
@josembergcarvalho 3 жыл бұрын
Cada vez que eu me aprofundo na história nordestina eu me orgulho mais de fazer parte desse povo abençoado, alegre, trabalhador , hospitaleiro e que recebe as visitas com aquele cafezinho fresquinho, cheiroso e que revigora a alma, Deus abençoe o nosso Nordeste.
@canalsalomao
@canalsalomao 3 жыл бұрын
Meu bisavó fazia isso tbm quando a gente não tinha o que comer ele amassava feijão com farinha ficava um bolinho muito gostoso .
@NonattoMG
@NonattoMG 3 жыл бұрын
Minha avó fazia aqui no Ceará, aqui era chamado de "capitão", agora só não sei o porquê desse nome.
@NonattoMG
@NonattoMG 3 жыл бұрын
Minha avó fazia aqui no Ceará, aqui era chamado de "capitão", agora só não sei o porquê desse nome.
@cleonicelopes464
@cleonicelopes464 3 жыл бұрын
Minha avó fazia isso com feijào e farinha,ela chamava "capitão de feijăo".
@janainalima9309
@janainalima9309 3 жыл бұрын
Minha mãe fazia pra mim quando eu não queria comer feijão, dizia que era capitão de feijão.
@zenaide1049
@zenaide1049 3 жыл бұрын
Ola pessoal, Feliz Sabado a todos Minha mãe fazia também juntava todos os 8 filhos em volta dela ela mal tinha tempo de fazer um boli ho para ela porque cada ficava esperando sua vez de receber o bolinho de feijão e farinha
@dimyoliveira4331
@dimyoliveira4331 3 жыл бұрын
Sou de uma cidade do Maranhão chamada Cedral. Quando era pequeno os homens da roça quando faziam a colheita, não plantavam mais por alguns anos naqueles locais dizendo q a terra precisa descansar. Eu me perguntava quem ensinou aquilo para aqueles homens ? Daí, agora já estudando e pesquisando sobre essa assunto descobri que essa tradição vem dos Judeus. Kkk
@cleonicelopes464
@cleonicelopes464 3 жыл бұрын
Muito interessante!
@MarciaMaria-qi1fd
@MarciaMaria-qi1fd 2 жыл бұрын
Mto bom!!! Interessante!! Moro em BH e mtas expressoës q/ foram ditas são usdas tb aqui. Minha descendência tanto paterna, como materna são de nomes judaicos. Sinto-me feliz, pois JESUS era Judeu. Vc, o do chapéu, é bem parecido c/ um amigo cearense q/ conheci há mtos anos, ele é do Ceará, tb descendência judaica!! PARABÉNS!!!
@marilamarxanez2716
@marilamarxanez2716 3 жыл бұрын
É por isso que somos perseguidos, a história sempre se repete!!
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 3 жыл бұрын
Por isso defendo veementemente a independência do nordeste brasileiro, sou nordestino e tenho nojo do preconceito e das injúrias há qual temos sofrido do restante do povo.
@marilamarxanez2716
@marilamarxanez2716 3 жыл бұрын
@@jhonerocha3912 não merecemos isso!! Vc é de qual Estado? Tem alguma comunidade de pessoas que defendem esta independência? Se sim, quero participar.
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 3 жыл бұрын
@@marilamarxanez2716 tem nordeste livre e nordeste independente. Um deles é no Recife Pernambuco
@marilamarxanez2716
@marilamarxanez2716 3 жыл бұрын
@@jhonerocha3912 estamos cansados, nós do nordeste não podemos viver sendo atacados por encharcadas de preconceito, de pessoas zombando de nós.... Precisamos nos unir!! E nos preparar pq agora que o Lula voltou, vamos ser atacados novamente.
@marilamarxanez2716
@marilamarxanez2716 3 жыл бұрын
@@jhonerocha3912 onde posso fazer parte é no face? E vc é de Pernambuco?
@dulcegraziano2600
@dulcegraziano2600 3 жыл бұрын
Tem uma Escritora , a Professora AnitaNovinsky da USP . Escreveu vários livros sobre a Influência Judaica na História do Brasil. E os Judeus que eram os Cristãos Novos chegaram de Portugal e se instalaram no Nordeste
@matatiahuoliveira3300
@matatiahuoliveira3300 2 жыл бұрын
Anita Novinsky faleceu nesse ano de 2021. Uma excelente historiadora.
@Marlontnk
@Marlontnk 3 жыл бұрын
Isso é fantástico, povo do sertão qual me incluo é de origem judaica ! Uma riqueza para este povo sertanejo tão guerreiro !
@sandrameireles5024
@sandrameireles5024 3 жыл бұрын
Eita entrevista arretada de boa!!👏👏👏 eu sou maranhense mais moro no Rio Grande do Norte pois o meu esposo é potiguar! Meu pai é paraibano e minha mãe piauiense e meu filho nasceu no Ceará, sou nordestina da gema cm muito orgulho!👏👏👏
@leciooliveiragomes588
@leciooliveiragomes588 2 жыл бұрын
Genética de Adão até hoje mais de cem gerações! Eu fiz de 12 gerações. Cada geração a base é 70 anos.
@marialuizasaboiasaddi2160
@marialuizasaboiasaddi2160 Жыл бұрын
ViVa
@eucledsondelima5773
@eucledsondelima5773 3 жыл бұрын
Nosso Brazil é um milagre... Obrigado Santana...
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 3 жыл бұрын
Pará em Hebraico é vaca 🐄, ceará é tempestade, cear é cabelo. Quipá aquele cacto 🌵 rasteiro é a maior prova dessa conexão.
@janainascheibel8532
@janainascheibel8532 2 жыл бұрын
Mas o Pará é norte e aqui a colonização é portugues, libanês e japones
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 2 жыл бұрын
@@janainascheibel8532 kzbin.info/www/bejne/famzpWeAf9Seeac Esse vídeo responde sua pergunta
@user-yu3er9mk8r
@user-yu3er9mk8r Ай бұрын
Siará Grande uma estrela que deu origem ao nome do nosso estado. Uma estrela. NÃO cabelo.
@JulioCesar-hx8eo
@JulioCesar-hx8eo 3 жыл бұрын
Eu fico muito feliz vendo nordestinos falar de judaísmo e agora entendo a força desse povo a sobreviver a tanta dificuldade. São mesmo descendentes de judeus. Descobriram a D'US conforme Ele disse. Primeiro por erros dos nossos pais nos espalhou pela terra como disse : Deuteronômio 28:64-66 Depois com pena de nós prometeu nos ajuntar Jeremias 23:3 eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão.
@sayonara474
@sayonara474 3 жыл бұрын
O canal Sinagoga sem Fronteiras fala muito desse assunto, tem lista dos sobrenomes judaicos. Super interessante pra nós nordestinos
@cllovissilva9131
@cllovissilva9131 3 жыл бұрын
Falando em casamento: Moises casou com uma mulher negra; Abrao teve seu primeiro Filho com uma africana, bem como Jose casou com egpcia que tambem e Africana. O africano Egipcios pode ter o tom da Pele negra ou uma cor acobreada parecendo Pele de indio. Apesar de Moises ser criado por outra familia, mas conhecia todo trajeto do seu povo. Ja Jose era mais enfatico nos seus costume do que propriamente Moises. Com tudo isso JOSE CASOU UMA EGPCIA OU SEJA UMA AFRICANA. POR ISSO ACREDITO QUE NORDESTE HOUVE ESSA MISTURA DE ETENIA. Nordeste e muito caboclo dos cabelos lisos e pricipalmente na regiao do sertao.
@mrosariofrota
@mrosariofrota 3 жыл бұрын
Excelente!!! Gostei muito de saber a origem de muitos aspectos da nossa cultura. Comi muito “capitão”. rsrs
@joaoolivira268
@joaoolivira268 3 жыл бұрын
Que história emocionante aprendi muito continue com esse trabalho maravilhoso
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
Aqui em Portugal faziam uma imitação de linguiça chamada farinheira. Isso foi levado ao Nordeste.
@jvaldomarinho
@jvaldomarinho 4 жыл бұрын
Nossa!!! Estou maravilhado com nossa história... parece etá exame de paternidade!!!
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
Feliz amigo! Forte abraço!
@sarahcassia3653
@sarahcassia3653 3 жыл бұрын
José Marinho Shalom! Assistindo desde Campinas São Paulo . Toda minha família, somos judeus! Eu declaro nasci judia ✡️ Eu sou judia! Meus descendentes são judeus. Aqui no estado de São Paulo principalmente a região de Campinas São Paulo , somos judeus Sefarad vindo de Portugal e Espanha desde o descobrimento do Brasil. Brasil foi descoberto em plena inquisição católica romana! Os ventres das mulheres brasileiras são de judias e gera filhos judeus!! Mazal Tov, mulheres brasileiras judia da diáspora inquisição! Toda minha família São judeus! Eu sou judia descendente dos criptas judeus sobreviventes da inquisição católica romana. Somos brasileiros Sefarad de Portugal e Espanha ✡️SOMOS JUDEUS DA DIÁSPORA INQUISIÇÃO!!! ✡️JUDEUS BNEI INQUISIÇÃO!! ✡️JUDEUS BNEI ANUSSIM!! BRASIL É DE H’ASHEM! BRASIL É DO ETERNO DE ISRAEL 🇮🇱!! AMÉN BRASIL É PAÍS DOS SEFARAD NOS BRASILEIROS AMAMOS OS SEFARADIM DE PORTUGAL 🇵🇹, ESPANHA 🇪🇸 E ISRAEL 🇮🇱 ESCUTA ISRAEL 🇮🇱! O ETERNO É NOSSO D’US! O ETERNO É UM!! A HISTÓRIA DO BRASIL CONTADA PELO MEC, ACADEMIA E VATICANO É FAKE !! Brasil estamos reescrevendo a verdadeira identidade judaica do Brasil descoberto e povoado por judeus sobreviventes da inquisição católica romana de Portugal e Espanha a Península Ibérica. BRASIL É SEFARAD!! BRASIL É DE H’ASHEM!! BARUCH H’ASHEM!!
@RubensNascimentoAdv
@RubensNascimentoAdv 4 жыл бұрын
Pense numa live boa de se acompanhar e de compartilhar.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
Premêra! Espalha o boato!
@osirisaraujo4465
@osirisaraujo4465 3 жыл бұрын
Que live massa! Adoro esses contos de outrora... Aqui em natal temos uma identidade muito forte com o judaísmo através da família Palatinik eles fomentaram o empreendedorismo autônomo em natal e trouxeram a cultura da venda porta a porta (prestanistas) aos mais pobres não tinham distinção por cor ou classe social e buscavam essa aproximação comercial oferecendo oportunidades aos excluídos da época...
@alleffreire1244
@alleffreire1244 3 жыл бұрын
Meu avô é Moura Xavier e eu sou Freire Xavier. Nasci em Campina Grande- PB e por incrível que pareça, meu nome é Allef, de origem hebraica.
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 3 жыл бұрын
É a primeira letra do hebraico א
@martinhojunior5666
@martinhojunior5666 3 жыл бұрын
Meu caro Allef sou seu primo no mínimo em 15o grau. Sou de João Pessoa-Paraíba. Sou Xavier por parte de pai e mãe (meus pais eram primos em 3o grau entre si). Meus pais, avós, trisavós , tataravôs eram de Teixeira- Paraíba. Sou trineto por parte de pai de uma mulher chamada Guilhermina Guedes de Moura.
@JessePereira-cn7nm
@JessePereira-cn7nm 6 ай бұрын
Tenho família em Teixeira - PB Pereira de Lima​@@martinhojunior5666
@izabelmaria7504
@izabelmaria7504 3 жыл бұрын
Minha vó era des região perto da Paraíba sou nordestina na minha família tinha muito do povo judeu
@WanderleyFilho
@WanderleyFilho 4 жыл бұрын
Sempre desconfiei de que a gnt tem um pouco da cultura judaica
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
O fato da gente se adaptar tão bem a uma região semiárida diz muito sobre isto.
@sulamitaliberdade3917
@sulamitaliberdade3917 3 жыл бұрын
SANTANA CONTA A HISTÓRIA COM TANTA ENPOLGAÇÃO... CHEGA A DAR EMOÇÃO DE VER!!! PARABÉNS PELA ENTREVISTA
@franciscomarques3643
@franciscomarques3643 3 жыл бұрын
EU JÁ ERA FÃ DE SANTANA O CANTADOR, AGORA MEU RESPEITO E ADMIRAÇÃO AUMENTOU PELO ARTISTA SANTANA.
@ivanilde5682
@ivanilde5682 3 жыл бұрын
Glória ao Eterno que esse conhecimento está se espalhando.
@anamairarezendedebritogama3
@anamairarezendedebritogama3 3 жыл бұрын
No Shabat não se pode trabalhar, mas se pode comer sim...Tanto que prepara-se a comida na sexta feira para comer no sábado... Quando no deserto, o Eterno fazia chover maná na sexta feira suficiente para comer no sábado. E ESSE MANÁ não estragava. O jejum de 24 ou 25 horas é feita no Yom Kipur...
@geampara
@geampara 3 жыл бұрын
No disco Aralume, do Quinteto Armorial se percebe claramente a influência semita na música nordestina. Há uma cidade na Bahia em que os homens rezam utilizando um véu sobre a cabeça e não há a presença das mulheres. Pra mim, Ceará, Quixadá, Quixeramobim são palavras com muita semelhança com o hebraico. E realmente, além da religião judáica, o povo nordestino parece ter uma etnia hebraica, nota-se muito nas feições. Uma história e cultura fascinantes.
@marcosdossantoslima3497
@marcosdossantoslima3497 3 жыл бұрын
Sobrenomes do meus Tatavos Espirito Santos , Alves , Bernado , Oliveira , Silva eram de Perrnanbucos da cidade Afogados de Ingazeira
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Tente saber mais sobre eles, entreviste, converse, você vai acabar encontrando costumes.
@marcosdossantoslima3497
@marcosdossantoslima3497 3 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado meus bisavos vieram para Manaus apos final da segunda Guerra tiveram 24 filhos , mas devido a fome sobriveveram 8 , mas nasceram em Manaus 2 filhos ,mas vou perguntar da minha Mae algumas coisas sobre a familia tem watsapp eu Manado foto do registro de nascimento da minha Mae onde esta o nome did meus Tataravos , pôr que a irma da minha avo me criou desde pequeno o meu watsapp e (92)984586768
@marcosdossantoslima3497
@marcosdossantoslima3497 3 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado minha Tataravo o sobrenome dela era Bernardo e a familia Bernardo fica na Paraiiba , no caso teria que viajar para la e eu vi o documenrario A estrela Oculta do Sertao onde aparece a Familia Bernardo , tem Familia Bernardo no Sul
@isismeireles8822
@isismeireles8822 3 жыл бұрын
Quando a gente contava estrelas minha avó botava a gente pra dentro falando que dava verruga.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
É uma das heranças da cultura judaica na memória ancestral das pessoas.
@enailepb
@enailepb 2 жыл бұрын
Nossa, minha mãe dizia a mesma coisa!
@Solek95
@Solek95 2 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado kzbin.info/www/bejne/Y4SrhaCElMd1nJo
@silvanacordeiro6361
@silvanacordeiro6361 9 ай бұрын
Nossa minhas avós também, e minha consequentemente..
@silvanacordeiro6361
@silvanacordeiro6361 9 ай бұрын
Mãe .
@fernandamontessilva6434
@fernandamontessilva6434 3 жыл бұрын
Só o nordestino tem esse respeito pelos seus familiares.
@magdadallape5070
@magdadallape5070 2 жыл бұрын
Eu acho os pais nordestinos tão doces, dedicados, pacientes.. Estava na piscina, em Feira de Santana, a mãe saia na sacada e dizia: " kauê meu filho, vem almoçar. Tempos depois... " Kauê meu filho... Eu pensava, eu ja tinha falado um monte!!! rsrs... Pelo menos os que conheci, eram bem ternos!!!!
@ailtonoliveiranascimento2631
@ailtonoliveiranascimento2631 Жыл бұрын
Burrice pega melhor
@raposa3345
@raposa3345 Жыл бұрын
@@ailtonoliveiranascimento2631 sai daí animal
@andreia0000
@andreia0000 3 ай бұрын
??? ​@@ailtonoliveiranascimento2631
@EdsonNobreEdsonNobre
@EdsonNobreEdsonNobre 4 жыл бұрын
Homi marque outra entrevista. Tem tanta coisa para sabermos sobre as músicas de Forró, sobre nossas vestimentas, outros costumes e quem sabe ele num topo falar das religiões. Exite muitas curiosidades.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
Vamos marcar sim! abraço!
@iolandadosanjos4389
@iolandadosanjos4389 2 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado Muito bom. Um abraço direto do Paraná.
@alexsandromartins5548
@alexsandromartins5548 3 жыл бұрын
Que excelente compartilhamento de conhecimento! Santana me surpreendeu, não imaginei que ele sabia de tanta coisa, parabéns ao canal e ao Santana!
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Muito obrigado!
@alexsandromartins5548
@alexsandromartins5548 3 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado queria saber mais sobre o Olho d'água dos Judeus, pois meu avô era da região de Baturité e tinha sobrenome Pereira Martins, se tiver alguma fonte para indicação, agradeço. Ah, minha avó era da família Moura, de Guarabira, na Paraíba e falava que seu avô era um tal "Comandante Moura" tido como alemão, mas creio que era talvez judeu holandês.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
@@alexsandromartins5548 Eu sou Moura também. Sobre Baturité, as regiões de serras do Ceará foram bastante usadas como refúgio de judeus. Para saber com precisão, importa buscar a ajuda de um genealogista. Como não é um serviço barato, pode começar pesquisando por sua conta, conversando com parentes mais antigos, indo atrás dos registros nas igrejas etc. Abraço!
@cleonicelopes464
@cleonicelopes464 3 жыл бұрын
É muito importante resgatar as nossas raízes!
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Grato
@MacBR1977
@MacBR1977 8 ай бұрын
Em 2016 eu particiepi de uma conversa online com pessoas de toda a América Latina e nesse chat convidaram um historiador espanhol e falaou sobre a colonização na América LAtina e citou que muitos árabes e judeus aceitaram a proposta de Portugal para lutarem como soldados e se saíssem vitoriosos teriam sua liberdade assegurada. Segundo esse historiador, muitos árabes e judeus conseguiram sua liberdade e a grande parte deles desembarcou e no NOrdeste brasileiro e lá constituíram famílias. Minha família é do Rio Grande do Norte, famílias de origem cristã, nasci no liroral de São Paulo e tenho duas filhas uma de 12 e outra 9 anos, incrível olhar para uma filha com feições palestinas e a outra com feições judaicas, é emocionante! Detalhe, nosso sobrenmome é Pereira e Macêdo, o sobrenome Pereira foi uma adaptação do nome de um Rabino judeu que viveu algumas centenas de anos atrás, cujo nome tinha a pronúncia ´´Perrê-Irrá´´, mas em POrtugal Pereira é um pé de pêra.
@diegooliveira1032
@diegooliveira1032 4 жыл бұрын
Meus avós paternos são do Ceará e Piauí e os maternos são do Maranhão. Estou nessa busca para montar minha arvore genealógica. Vídeo muito bom, com conteúdo rico.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
No Ceará há uma importante presença destes descendentes de judeus. Tenho inclusive amigos que fizeram sua árvore e conseguiram cidadania portuguesa por isto. Siga @matutoadaptado no Instagram e me chame por lá que posso te passar dicas.
@diegooliveira1032
@diegooliveira1032 4 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado Legal. Te mandei mensagem no instagram. Obrigado.
@venerandamr837
@venerandamr837 4 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado Oi... Sou do Ceará e também tenho interesse. Vou te chamar lá.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
@@venerandamr837 Fique a vontade. Abraço.
@marildechaves5619
@marildechaves5619 3 жыл бұрын
Eu estou tentando fazer minha árvore, mas empanquei nos bisavôs. Os avós são do norte do Piauí e Ceará. Estou à procura dos Oliveira Chaves e dos Belchior Chaves
@carmeliagalvaodemelo254
@carmeliagalvaodemelo254 3 жыл бұрын
QUE RIQUEZA! AMO SABER SOBRE NOSSAS ORIGENS! PARABÉNS AOS DOIS,LIVE MARAVILHOSA!
@naunter
@naunter 3 жыл бұрын
Gostei muito de saber da relação da tapioca com o pão azimo e realmente tem tudo haver. Meus pais são de Garanhuns (Pernambuco). Minha mãe fazia esse amassado de feijão com farinha.
@jorgeaugustofernandesdasil7225
@jorgeaugustofernandesdasil7225 2 жыл бұрын
conhecido capitão
@tonysilva4374
@tonysilva4374 3 жыл бұрын
Eu sou Araújo da Paraíba, sou judeu e nordestino com muito orgulho!
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Um ramo dos Araújo na Paraíba tem ascendência de judeus holandeses
@alleffreire1244
@alleffreire1244 3 жыл бұрын
@@MatutoAdaptado e os sobrenomes Freire e Xavier?
@natanielmacedo270
@natanielmacedo270 2 жыл бұрын
@@alleffreire1244 Freire está incluído na lista de sobrenomes dos judeus sefarditas.
@verianosetembrino
@verianosetembrino 2 жыл бұрын
@@alleffreire1244 e silva? E oliveira?
@josemarclaudiodecarvalhoca7783
@josemarclaudiodecarvalhoca7783 3 жыл бұрын
Seu assunto concorda com a história e costumes de meus pais e avós . Aqui do município de Virginopolis MG . Mas elas não sabia que tem origem judaica ou não , acho que os nossos bisavós não contou para nós apartir de 1880 e o entendo . O meu sobrenome e família e Carvalho Cruz e Silva .
@risolainepordeus496
@risolainepordeus496 3 ай бұрын
Gostei de ouvir tudo que presenciei, na minha Paraíba, quando criança!
@betocandido4547
@betocandido4547 3 жыл бұрын
Que maravilha essa entrevista. Parabéns .
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Obrigado 😊
@rayzelhannahzeitoun5857
@rayzelhannahzeitoun5857 2 жыл бұрын
Meus olhos estão marejados aqui, por ver tantas e tantas semelhanças dos dois lados, dos avós materno e paterno... agora tanta coisa faz sentido. Obrigada por essa transmissão. Shalom alechem.
@israelcosta7588
@israelcosta7588 3 жыл бұрын
Nos nordestinos e brasileiros temos sangue judeu os nordestinos tem tanto dos judeus como dos árabes
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 2 жыл бұрын
E de fato existem judeus árabes também.
@antonietamaria1674
@antonietamaria1674 2 жыл бұрын
Eu quero que o meu sangue seja judeu.
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 2 жыл бұрын
@@antonietamaria1674 o nordestino é tão judeu na sua origem e não sabe que, o São João que somente é comemorado com festa no Nordeste coincide com a festa do hag laomer judeu. O que tem de coincidência nisso? Acender fogueiras.
@irlainenascimento3633
@irlainenascimento3633 2 жыл бұрын
@@jhonerocha3912 Meus avós, por parte de pai são nordestinos de Aracaju - Sergipe. Sobrenome, Oliveira. Será, que por parte de pai tenho chances de ter descendentes de Judeus? Meu pai, assim como os meus tios tem Etnia Judia? Sendo assim, se for isso eu posso afirmar que sou descendente, tenho etnia Judia? A família da minha mãe, é do Rio de Janeiro, tem sobrenome - Nascimento. Deles, já não sei muito mas pelo sobrenome, podem ser ter descendência Judia também?
@izabelmaria7504
@izabelmaria7504 3 жыл бұрын
A minha vó também fazia este bolinho de feijão era uma delia
@enailepb
@enailepb 2 жыл бұрын
Adorei o vídeo. Minha família materna é toda do Pernambuco, região de Sertânia-PE. Consegui identificar muitos costumes da minha mãe que tem origem no povo judeu, inclusive o sobrenome que tem forte origem judaica.
@souzarangel8179
@souzarangel8179 3 жыл бұрын
É exatamente por isso que eu sou favorável ao NORDESTE INDEPENDENTE!!! Nós temos tudo e muito mais! Somos uma nação! Somos um povo! MERECEMOS SER INDEPENDENTE!
@yaradebresil6873
@yaradebresil6873 3 жыл бұрын
Por favor, NÃO!!! Não dá pra viver sem as praias, a alegria, as danças, as comidas de vcs... FIQUEM!!! 🙏🏽🙏🏽🙏🏽
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 2 жыл бұрын
Eu sou contra pois os gaúchos tem este mesmo papinho e sem contar que a turma cá do Nordeste fala e fala e vivem indo morar em São Paulo ou Rio ou vivem babando ovo da turma sul e muitos se sentem como vira -lata eu sou Nordestino e amo minha região mas não somos a ultima bolacha do pacote e tão pouco os sulistas são apenas somos um povo sofrido e guerreiro e diferenciado o resto deixa tudo como tá pois todo mundo precisa de todo mundo e junto somos mais forte!
@juniorsousa9211
@juniorsousa9211 4 жыл бұрын
Estou impressionado com tudo isso, parabéns matuto, q vídeo maravilhoso! Já ansioso pra o próximo.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
Realmente, mexe muito com a gente. Sábado sai a segunda parte.
@mabelamorim2
@mabelamorim2 4 жыл бұрын
Muito obrigada por disponibilizar esta aula fantástica!
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
De nada! Tou preparando a segunda parte pra lançar. Abraço!
@mabelamorim2
@mabelamorim2 4 жыл бұрын
Matuto Adaptado ansiosa para ver a segunda parte 🤗
@adjairjose9386
@adjairjose9386 4 жыл бұрын
Excelente temática, importante essas informações.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
Grato! Abraço!
@frantavares3028
@frantavares3028 3 жыл бұрын
Verdade
@marcio9553
@marcio9553 3 жыл бұрын
Estou maravilhado com essa aula de Santana coisa boa e pode ouvir e aprender sobre nossas origens parabéns poeta
@user-iv4wo9ph2c
@user-iv4wo9ph2c 2 жыл бұрын
Cearense judaico da serra da Ibiapaba com muito orgulho 🇮🇱
@emanueloriente67
@emanueloriente67 4 жыл бұрын
Que maravilha Matuto Adaptaoo!! Santana vc é demais..
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
muito obrigado! Abraço!
@osirisaraujo4465
@osirisaraujo4465 3 жыл бұрын
Inclusive temos como herança hoje de um império que teve origem e influência direta através dos judeus que foi o grupo Riachuelo, o saudoso Nevaldo Rocha foi funcionário dos palatinik em uma relojoaria da época... Aparti daí seguiu no empreendedorismo autônomo e se tornou esse orgulho nordestino que é o grupo Riachuelo.
@anyflorrr
@anyflorrr 2 жыл бұрын
Minha mãe contava que Minha vó fazia mortalha e falava também sobre a água do pote que a alma vinha tomar banho nela, tô impressionada
@socialistapatriota3444
@socialistapatriota3444 2 жыл бұрын
Isso é lenda. O Brasil e o nordeste tem vasta influência moura, isso sim.
@juliano7046
@juliano7046 2 жыл бұрын
Principalmente a origem do gaucho original habitante dos desertos pampeanos antes das estâncias e alambrados, era basicamente uma transfiguração dos mouros da Andaluzia que por quase 1000 anos dominaram a península ibérica, etimologicamente gaucho deriva de chaucho em arabe da significa pastor de animais, imagens antigas dos mouros de bota e bombacha ou alpargata faixa na cintura e com uma capa similar ao poncho é praticamente o retrato de los gauchos, o vínculo com o cavalo a montaria os aperos tudo herança da escola de equitação la gineta dos berberes, a cosmovisão do gaucho, mitos e lendas como da Salamanca do jarau, o estilo de vida andarilho e peleador a adoração pela liberdade tudo isso cria um laço atemporal e inegável com esse povo, que até hoje poucos se quer sabem da existência.
@mariagoretti9433
@mariagoretti9433 Жыл бұрын
Também e cultura afrodescendente e indigena até hoje. Porém a imigração sefardita de judeus espanhóis se fixou no nordeste do Sertão do Seridó se expandindo para as capitais hoje. Meus avós partiram para fortaleza na seca de 1930. A cidade de Sobral no Ceará é um reduto sagrado judeu e o Ceará foi a capitania que mais recebeu judeus no Brasil predominantemente até a poucos anos. A minha infância foi marcada pelos costumes judeus de cristãos novos.
@socialistapatriota3444
@socialistapatriota3444 Жыл бұрын
@@mariagoretti9433 O Ceará teve uma grande imigração de ciganos deportados de Portugal. Há estudo sobre o mínimo miscigenatório cigano e suas influências culturais no povo cearense.
@rosamaia2870
@rosamaia2870 Жыл бұрын
Muito interessante, gosto de aprender sobre a cultura judaica tbm sou descendente
@marildechaves5619
@marildechaves5619 3 жыл бұрын
Amo ❤ genealogia
@lucieneweiland8565
@lucieneweiland8565 3 жыл бұрын
Maravilha!! Obrigada
@Maresc3Gurgel
@Maresc3Gurgel 4 жыл бұрын
A cidade de "Venha ver" não fica na região do Seridó fica na região do alto oeste potiguar e faz fronteira com o Ceará (Icó) e a Paraíba (Poço Dantas).
@temdetudo592
@temdetudo592 3 жыл бұрын
Pode ser apenas coincidência, mas a caprinocultura e a criação de jumentos para transporte estavam, ou estão, enraizados na identidade cultural e religiosa dos judeus. Cavalos, por exemplo, não faziam parte desta identidade. Em nenhuma outra região do Brasil estes elementos são tão fortes a ponto de serem símbolos culturais dos nordestinos. Coincidencia ou vestígios a serem estudados? Gostaria que fosse apenas coincidência.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Até o momento, eu me encontro convencido de que a maior influência cultural do Nordeste é a judaica.
@danielfrancisdasilva4036
@danielfrancisdasilva4036 3 жыл бұрын
Amo muito essa conversa
@sonyanderson2534
@sonyanderson2534 3 жыл бұрын
Maravilha esse vídeo
@canaljucilenemonsoresoficial
@canaljucilenemonsoresoficial 3 жыл бұрын
Sou Mourão por parte de Pai. Do nordeste, Pernambuco, com Inojosa quem tem origem judaica Mexicana, e por parte de mãe, Souza Ramos Pereira vindo de Portugal direto, e outra sou Judeu, retornei a minhas origem isso tem anos eu e minha família. שלום
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 2 жыл бұрын
Mas esté vídeo foi muito bom e é muito bom amei!
@KauanTupinamba
@KauanTupinamba Жыл бұрын
Que lindo, que maravilhosa a nossa história ❤
@natanaeloscar374
@natanaeloscar374 3 жыл бұрын
Jaba; Em Tupi, essa palavra significaria “esconder-se, fugir”. A explicação é que quando uma pessoa resolvia fugir levaria consigo, por ser fácil de transportar e nutritiva, uma porção de jabá, que hoje significa “charque, carne seca”. .... O charque (em quíchua: charki ou em araucano charqui, carne salgada) é uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Tem uma salga e exposição solar maiores que outras carnes dessecadas, sendo empilhado como mantas em lugares secos para desidratação. Não é rara a utilização dos termos charque, carne-seca e carne de sol como sinônimos, no entanto a diferença reside basicamente no modo de preparação.[1] [2] Índice 1 História 2 Características e preparação 3 Uso atual 4 Referências 5 Ver também 6 Ligações externas 7 Bibliografia História Na região andina da América do Sul, na era pré-colombiana, já havia um preparo de carne desidratada, com características de liofilizada, graças às condições atmosféricas do altiplano; os cortes utilizados eram de lhama ou outro gado, e denominava-se charqui. No Brasil, o início da produção do charque foi no Nordeste, cuja ocupação do seu interior no fim do século XVII, depois da Guerra dos Bárbaros, se intensificou com a implantação das estâncias de gado. O charque era produzido, assim como no Altiplano Andino, para a manutenção da carne. Basicamente, servia para a alimentação dos escravos que trabalhavam no Ciclo da cana-de-açúcar.[3] Os mercados produtores de carne bovina eram os estados de Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Pernambuco e Bahia eram os mercados consumidores. Com a desvalorização do rebanho durante o transporte para abate nos mercados consumidores, os produtores começaram a abater os animais e conservar a carne em sal, nos locais mais próximos aos portos, como Aracati, no Ceará, e nas salinas de Mossoró. Gado e sal foram os negócios que renderam lucros para suas capitanias produtoras.[4] Porém, com a seca iniciada em 1777, conhecida como a Seca dos três setes, que se prolongou com estiagens até 1779, a produção de charque no nordeste se tornou inviável devido à morte dos rebanhos das fazendas produtoras, o que provocou uma crise econômica e social na região.[4][5] Assim, o estado do Rio Grande do Sul, que naquela altura já tinha um enorme rebanho, passou a liderar a produção de carne,[5] no mesmo período em que foi assinado o Tratado de Santo Ildefonso, que permitia uma trégua na luta entre espanhóis e portugueses, possibilitando investimentos econômicos na região, até então exclusivamente criadora de gado, através das estâncias.[6] Em 1780, na cidade de Pelotas, foi construída a primeira charqueada de que se tem registro, por José Pinto Martins, refugiado da seca cearense.[6] Pouco depois, numerosos outros estabelecimentos foram construídos, e o charque passou a ser exportado ao Nordeste, iniciando-se o Ciclo do charque em Pelotas.[7] No século XIX, o charque era utilizado como alimento dos escravos da cafeicultura em todo o Brasil (o outro alimento utilizado era o bacalhau) e nas regiões que adotavam o sistema escravista, como o Caribe (principalmente Cuba). Era também utilizado pelas camadas pobres da população livre, por ser barato e dispensar refrigeração. O charque era quase exclusivamente produzido pelo Brasil, com concorrência do Uruguai e da Argentina.[6][8] Até o final do ciclo do Charque, o Rio Grande do Sul era o maior produtor de charque do Brasil. Características e preparação Diferente da carne de sol, é produzido em larga escala e geralmente transportado por longas distâncias e consumido longe de seu local de fabricação. Não precisa de refrigeração, é quase completamente desidratado por sua forte salga, tem um odor e gosto fortes típicos, e necessita longo tempo para dessalgar-se. Na sua preparação, a carne bovina é desossada, cortada em grandes pedaços delgados (“mantas”), salgada (cobertura de até 2 cm de sal), empilhada e exposta em galpões ventilados. As mantas são constantemente mudadas de posição para facilitar a desidratação. Após a desidratação da carne, ela é rapidamente lavada para retirada do excesso de sal, e a seguir secada em gaiolas expostas ao sol (recebe até 8 horas de exposição por até 5 dias), para então ser comercializada.[7]
@Dink1153
@Dink1153 2 жыл бұрын
maravilha 🎉🎉🎉
@afonsobarbosadeoliveira260
@afonsobarbosadeoliveira260 4 жыл бұрын
Excelente, muita história!!!
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 4 жыл бұрын
Grato. Abraço
@joaomanoel3197
@joaomanoel3197 3 жыл бұрын
Muito bom
@mariadasgracas8189
@mariadasgracas8189 3 жыл бұрын
Eu aprendi a varrer a casa desde criança sempre começando pela sala, e acho óbvio, pois o lixo deve ser descartado no quintal, entretanto havia um costume de quando morria uma pessoa, a casa era varrida direcionando o lixo para a porta da sala, mas apenas a primeira varrida.
@miriamjane3399
@miriamjane3399 3 жыл бұрын
Tô prestando atenção ao Santana, e vejo o quanto ele lembra meu avô!...
@cleonicelopes464
@cleonicelopes464 3 жыл бұрын
Já lí sobre isto! Muito interessante! Conheço a história de Branca Dias,uma judia muito rica que educava as mulheres em Pernambuco(Olinda).
@andersonaraujo2701
@andersonaraujo2701 2 жыл бұрын
Eu assisti o estrela oculta do Sertão achei muito bom!
@gabiperezcohen
@gabiperezcohen Жыл бұрын
Meus avós eram de Livramento Bahia, Coité e Serrinha.
@derlaniosilva2600
@derlaniosilva2600 Жыл бұрын
Muito extraordinário essas informações, estou maravilhado com tanta informação. Vou assistir umas 10 vezes para absorver tudo.
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 3 жыл бұрын
O Santana tá certo tem muita lata como falamos no nordeste igualzinha aqui em Israel.
@poetajoelsonaraujo7448
@poetajoelsonaraujo7448 9 ай бұрын
Muito obrigado por compartilharem tanto conhecimento. Sou seridoense e não conhecia tantas influências judaicas nos nossos costumes. Eu já era fã de Santanna o cantador, agora sou mais ainda. Parabéns também pela iniciativa do canal Matuto adaptado.
@fernandamontessilva6434
@fernandamontessilva6434 3 жыл бұрын
Meu avô Guilherme Girard era holandês, passou por Sobral e se instalou mais seus cinco irmãos em Belém do Pará. Antes de entrar no Pará, se casou com Teresa da tribo Caxilé, acho que em Sobral. Ele era louro dos olhos verdes e parecia que tinha uns dois metros de altura. Só isso que eu sei....
@sandrameireles5024
@sandrameireles5024 3 жыл бұрын
Fernanda Montes Silva, eu conheço uma pessoa cm esse sobrenome Girard ele mora em Belém do Pará, ele tem poste nobre ele é branco. Eu tô achando q ele é seu parente! Eu tenho o zap dele, ele é nosso amigo!
@claytonalexandrevazdacosta3091
@claytonalexandrevazdacosta3091 2 жыл бұрын
No Nordeste ,principalmente Pernambuco tem muito descendentes de holandês.
@claricecarneirodevasconcel4958
@claricecarneirodevasconcel4958 2 жыл бұрын
Descendentes dos Carneiro e Vaconselos e Santos ,desde criança vie tudo isso só apaixonada por toda essa istotia minha tia mim falava ,uma criança muito curiosa perguntava tudo, enclusivel descubri que terras dos meus antepassados ficaram para igreja , que a igreja tomava os bens dos judeus, não sei porquê ,mas amo ó povo judeus , é mim sinto parte desse povo pra mim é enesplicavel , contava às estrelas hoje sou cristã , é esse povo têm ó don da música a maioria dos cantores tem desencia judaica , povo super enteligentes , povo judeus povo dê DEUS parabéns pelo vídeo
@ferreiraferreira4836
@ferreiraferreira4836 Жыл бұрын
Eu tenho uma admiração imensa por Santana o cantador, agora também pelo historiador.
@goreteneves8072
@goreteneves8072 3 жыл бұрын
Nasceu no Quixadá foi criada em Fortaleza
@viniabreu1
@viniabreu1 6 ай бұрын
Bate papo muito interessante e revelador sobre a origem de milhões de brasileiros 👏👏👏
@TheFrancsisco
@TheFrancsisco 2 жыл бұрын
Rapaz estou imprecionado com Santana.
@BeethovenPicui
@BeethovenPicui 4 жыл бұрын
👏👏👏
@sandrameireles5024
@sandrameireles5024 3 жыл бұрын
Minha família é judia! Os Meireles, tem os Meireles cm um (L) e tem os Meireles cm 2(L), mais td é a mesma família, eu tenho Gomes tb. Gomes do meu pai.
@tarcilasoares609
@tarcilasoares609 3 жыл бұрын
Minha vó mata galinha assim como foi descrito. Um dia eu e meus primos a encontramos matando uma galinha para o almoço, era um dia especial, ai ela grita" menino , saiam daqui pq se ficar com pena ela nao morre e vai ficar sofrendo. Nao quero quebrar o pescoço dela". Isso ja tem uns 25 anos e ela nunca diz o pq.😅😅😅
@mn646
@mn646 2 жыл бұрын
A minha mãe também, eu ficava olhando, ela fazia um buraco no chão,depois fazia um corte no pescoço da galinha e deixava escorrer todo o sangue no buraco e depois cobria com areia, e eu morrendo de dó da galinha 😅e ela dizia, sai daqui menina se vc ficar com pena a galinha não morre 😂😂e ela me explicava, não podemos comer sangue porque é vida 😌saudds da minha mãezinha 😢
@-teitei
@-teitei 10 ай бұрын
Vc têm etnia judaica?
@Dink1153
@Dink1153 2 жыл бұрын
2022 eu aqui maravilhado ❤, sou cearense
@danielpereiradossantos798
@danielpereiradossantos798 3 жыл бұрын
Amores ao povo nordestinos.
@antoniocorreia7072
@antoniocorreia7072 3 жыл бұрын
Fala algo sobre correia, Lima, costa, ĺira. Região Ceará.
@enildaamorim
@enildaamorim 2 жыл бұрын
hahahahah, hoje eu entendo muitas coisas da minha infancia. Não apontar pra o céu, se enterrar com mortalha, acender velas na sexta feira para o anjo da guarda, não varrer a casa de tras pra frente, minha mãe surta, kkkkkkkk tem sobrenome da minha familia que tenho certeza ser holandesa
@samaracasagrande2377
@samaracasagrande2377 2 жыл бұрын
1° vídeo q assisto aqui, já me inscrevi
@luizpaulogregoriodemoraes3002
@luizpaulogregoriodemoraes3002 2 жыл бұрын
Essa história da verruga eu ouvi criança, minha tia materna falou pra mim, minha mãe me disse que foi uma coisa que a minha avó(pernambucana) ensinou para ela também. Talvez minha família materna tenha origem judaica. Talvez também minha família paterna, pelo sobrenome Moraes.
@VeraDonna
@VeraDonna 3 жыл бұрын
Este senhor viajou um bocado na maionese. Roger Moore não era americano nem judeu. Era inglês e o sobrenome dele é antiquíssimo nas famílias britânicas; não é um caso de adaptação ou de corruptela. Atribuir o samba a judeus é demais. Conhecendo o período, a região e o estrato social em que nasceu e se desenvolveu, bem como os ritmos que o antecederam desde o êxodo do leste do Atlântico, "that's a stretch"... Sim, as culturas semitas são milenares, mas as culturas Yoruba, Bantu como outras do continente africano também! E estão bem vivas, tanto lá como na diáspora. Beirut é a capital do Líbano. O nome árabe Bayrūt (بيروت) vem do fenício Berot ou Birut (𐤁𐤓𐤕‎ Brt). Naturalmente a iguaria e o nome foram criados pela imigração sírio-libanesa do início do século XX. Os judeus não jejuam às sextas-feiras. O jejum só é feito em alguns feriados do ano, como Yom Kippur ou Tisha B'Av. Os fluxo migratório de sefarditas foi da Península Ibérica para outros países, entre os quais Marrocos. Não foi o contrário. A referência ao Óbolo de Caronte - costume da Grécia Antiga - foi a propósito de quê? Não faz parte dos ritos fúnebres judaicos. Alguém faz isso no Brasil?
@antoniodiasnascimento3444
@antoniodiasnascimento3444 3 жыл бұрын
Minha avó não deixava eu contar as estrelas, pois eu já tinha várias verrugas nos dedos. Kkkkkkkk
@carlasilva3229
@carlasilva3229 9 ай бұрын
Orgulho de ser nordestina!
@mariafatimapinheirochaves6704
@mariafatimapinheirochaves6704 Жыл бұрын
Vou assistir depois com calma...
@luciadurand947
@luciadurand947 3 жыл бұрын
Por isso que o povo nordestino são pessoas queridas, gentis, diferentes destes soberbos e exaltados do sul.
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Grande parte da receptividade dos Nordestinos tem influência sim da cultura judaica.
@korts857
@korts857 3 жыл бұрын
O povo do sul é o mesmo do norte,apenas são imigrantes que chegaram no Brasil e,foi descendo ,por causa de guerra contra o império brasileiro pé independência
@ivanicefarias1628
@ivanicefarias1628 3 жыл бұрын
Nossa, belo comentário, sqn
@barbaravaz1183
@barbaravaz1183 3 жыл бұрын
Vc é descendente do Maurício Travassos Moura?
@jhonerocha3912
@jhonerocha3912 3 жыл бұрын
@@korts857 recomendo ler os livros de Anita Novinsky
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
Tem muito nordestino que passa a mão no umbral da porta e beija.
@canaljucilenemonsoresoficial
@canaljucilenemonsoresoficial 3 жыл бұрын
Referencia no que está escrito em Deuteronomio 6 a partir de verso 4, a declaração de Fé o (Shema), mas esta escrito "escreva nos umbrais das suas casas e nos seus portões", chamado em hebraico de : Mezuzah
@izabelmaria7504
@izabelmaria7504 3 жыл бұрын
Eu acredito que a maioria do povo nordestino tem descendência judaica por caousa dos costumes ate na musica Na minha cidade tem uma dança chamada ciranda se você ver é igual a dança judaica é uma dança de roda que todos dão as mãos e depois se juntam com as mãos para cima A e também porque o clima parecido com o deserto por isso eles foram para o nordeste é meio parecido eles não ficaram em outra região
@usinabezerra2120
@usinabezerra2120 Жыл бұрын
A palavra SERTÃO vem de DESERTÃO (Deserto Grande).
@berileneribeiro1311
@berileneribeiro1311 3 жыл бұрын
Aqui em casa tem uma mesa com gaveta. Ela tem mais de 50 anos .madeira cedro. 🇮🇱🇧🇷
@giceliacostacosta276
@giceliacostacosta276 3 жыл бұрын
Shalom que o nosso criador seja louvado eu sou de São Gonçalo Paraíba
@MatutoAdaptado
@MatutoAdaptado 3 жыл бұрын
Shalon.
@giceliacostacosta276
@giceliacostacosta276 3 жыл бұрын
Shalom ,a minha família e da Paraíba ,e temos parentes da família Ramalho que era a minha avó também os Oliveira e os Costa
@giceliacostacosta276
@giceliacostacosta276 3 жыл бұрын
Fiquei muito coriosa com tudo que assistir na minha família tem muitas histórias que se identifica com a cultura judaica a minha avó era da família de Elba Ramalho
@RoxanaSaldanha
@RoxanaSaldanha 3 жыл бұрын
PARABÉNS Santana.
PARTE 2 - A INFLUÊNCIA JUDAICA NA CULTURA NORDESTINA
59:14
Matuto Adaptado
Рет қаралды 14 М.
Achados genealógicos JUDAICOS no Sertão!!!
1:54:48
Rabino Ventura
Рет қаралды 10 М.
Alex hid in the closet #shorts
00:14
Mihdens
Рет қаралды 11 МЛН
KIKO que fala sobre a Religião JUDAICA e sobre: Importância do Judaísmo na colonização do Nordeste 🌵
1:09:08
CULTURA E PERSONALIDADES DO SERTÃO NORDESTINO
Рет қаралды 2,6 М.
INFLUÊNCIA ÁRABE NO CANGAÇO | CNL | 1391
20:02
O Cangaço na Literatura
Рет қаралды 3,6 М.
COURO E CORAGEM - Cultura Judaica na Ribeira
32:15
Matuto Adaptado
Рет қаралды 9 М.
Reportagem da Rede Globo sobre uma possível Sinagoga Secreta no Sertão de Pernambuco
12:09
Conexão judaica & Rota das estrelas
Рет қаралды 4,8 М.
SANTANNA, O CANTADOR. A influência judaica na cultura nordestina.
1:56:27
5 Princípios que fazem o Povo Judeu PROSPERAR - com Ben Zruel
17:00
O Clamor do Sertão | Documentário
46:51
Nova Vida Éden
Рет қаралды 112 М.
Origens Judaicas de Pernambuco - Genealogia do Nordeste
53:53
Rabino Ventura
Рет қаралды 25 М.
Alex hid in the closet #shorts
00:14
Mihdens
Рет қаралды 11 МЛН