Valeu Marcos. Que bom que lhe ajudou o conteúdo. Abraço.
@ramonlucas29132 жыл бұрын
Muito bom a aula
@tiagojbelli2 жыл бұрын
Valeu Ramon. Bons estudos aí!
@silvanaignacio9372 жыл бұрын
Ola, boa noite! Vc tem uma forma muito didática de apresentar o conteúdo, por isso compartilho com colegas. Aproveitando ensejo, no UASB, O que pode estar acontecendo para amônia se elevar? Algo na esfera de não tirar lodo, talvez?
@tiagojbelli2 жыл бұрын
Olá Silvana! Obrigado pelo feedback! Fico feliz em saber que a forma de abordagem do conteúdo tem facilitado o aprendizado por aí! Em relação a sua pergunta, teria que analisar bem o cenário. Mas uma possibilidade que vc pode considerar é o processo de amonificação, em que o nitrogênio orgânico do esgoto é convertido a nitrogênio amoniacal (amônia) dentro do reator UASB. Nessa dissertação você pode encontrar sobre esse processo de amonificação: repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-AC2G74 Abraço.
@silvanaignacio9372 жыл бұрын
@@tiagojbelliestava assistindo o vídeo de lodo ativado, por que o lodo aeróbico precisa de um digestor? Notei que do UASB não!
@engmecluanscalco Жыл бұрын
ótimo video, estou começando agora e aprendi bastante, por gentileza, qual o video das analises que vc falou?
@tiagojbelli Жыл бұрын
Olá! Que bom que o conteúdo tem lhe ajudado! Sobre a determinação de SST e SSV voce pode encontrar nesse vídeo (tempo 08:10): kzbin.info/www/bejne/hoiUiKqKp8aMf80
@Lucas-xz9bv Жыл бұрын
Esse cálculo de volume de inóculo serve para efluente? Pois eu mudei as variáveis para as minhas e para uma DQO de entrada de 8.000 mg/L, obtive um valor de inóculo maior do que o reator (volume útil). Consegue me ajudar?
@tiagojbelli Жыл бұрын
Olá Lucas. Ao que parece seu efluente não é esgoto sanitário, certo? Os cálculos apresentados são para esgoto sanitário. Ainda assim, se teu volume de reator está dando menor que o volume de inóculo, é sinal que o tamanho UASB está subdimensionado. Procure verificar se esse UASB está operando com valores corretos de COV (carga orgânica volumétrica). Abraço.