📌 *APOIE O CANAL E CONTRIBUA PARA FORTALECER A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE HISTÓRIA DA MODA & COSTURA HISTÓRICA* apoia.se/amodistadodesterro Ou me manda um pix: amodistadodesterro@gmail.com
@nildalopes6189 Жыл бұрын
Bem vinde é o car alho . Fala o português correto por FAVOR. Tem muita gente semi analfabeta que assiste teus vídeos. Não seja assassina do nosso português tão bonito .
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Amiga, se você ficou ofendida, é só não assistir. Ninguém tá te obrigando e eu tenho certeza de que no meio do tipo de gente que você parece ser deve ter alguém que produza um conteúdo gratuito com o nível do meu.
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
E já que você parece estar tão preocupada com a norma culta da Língua Portuguesa, seria de bom tom que você mesma estudasse tanto as novas regras de aglutinação quanto as regências verbo-nominais. De acordo com a norma vigente, o correto é "semianalfabeta", pois hífen e separação já caíram em desuso. E o verbo "assistir" no sentido de ver um vídeo é transitivo indireto, portanto pede preposição; o correto é "assistir aos". Se você planeja corrigir o meu uso da língua, é bom não cometer erros elementares de coisinhas que são ensinadas no Ensino Fundamental.
@gisellec.b.v.steckelberg3565 Жыл бұрын
Dos espartilhos eu acho que os homens tinham dificuldade de tirar igual eles nao sabem tirar um sutia, por isso falavam mal do espartilho kkkkkkkkkkk
@jessicasantana9299 Жыл бұрын
Eu já fico até irritada quando vejo filmes "medievais" que só mostram roupas escuras
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Fora courino preto, né?
@jessicasantana9299 Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro e os filmes em que os trajes não tem nem a silhueta parecida com a da época... dói os olhos
@nildalopes6189 Жыл бұрын
Não fica quando um filme mostra uma rainha loira , como se tivesse nascido preta? E por favor , em português é mentiras
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
@@nildalopes6189 Você ainda não percebeu que aqui é um canal esquerdopata, esquerdistas safado, lacrador, etc? A única coisa que você vai conseguir por aqui é passar raiva 🤣
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
@@nildalopes6189 E repito o que eu já te disse em outro comentário: se você tá puta porque uma OBRA DE FICÇÃO "mentiu", eu tenho péssimas notícias para te dar. O problema é VOCÊ, que não sabe separar ficção de realidade.
@neusamaciel9427 Жыл бұрын
Eu tenho 67 anos e também fico muito irritada com essa conversa de que antigamente era melhor. E sei que historiador sofre, minha filha é historiadora e fica doida com certas fake news históricas. Adoro seus vídeos. Obrigada. Beijo
@gladysc20103 күн бұрын
QUE DELÍCIA LER SEU COMENTÁRIO !!! ASSIMTENTO ARGUMENTAR! QUE COISA NÃO ?
@l_473 Жыл бұрын
Como diria minha professora de redação, "q q é 'antigamente'? É quando eu era adolescente? É na Segunda Guerra? É durante a monarquia? Idade média, O QUÊ? NÃO USA 'ANTIGAMENTE' EM REDAÇÃO AAAAAAAAA"
@kessia..6 ай бұрын
Kkkkk amei a fala dela
@janamoldes2972 ай бұрын
Um adolescente falando antigamente e se referindo há 10 anos atrás kkk
@antoniasiak9 ай бұрын
Acho que ainda hoje, com todo avanço da medicina tirar costela ainda não deve ser um procedimento tão simples... 😮
@marialuciacalazans6564 Жыл бұрын
Fiquei bem feliz em saber que vc, assim como eu, odeia o pessoal que posta comentários a cerca de "como tudo era bom antigamente"... Pensa numa raiva! Tenho 74 anos e não sou saudosista. Penso que cada época tem seu lado bom e lado mau ! De resto, um abraço nessa mamãe tão disposta!
@MariaSantos-we2zf7 ай бұрын
@@GrafinVonHopper Melhor comentário viu ? Sou professora de História em Escola Pública de MG. Retrocedemos !!!
@JacquelineViana Жыл бұрын
O surto coletivo da costela da Thalia: só quem viveu plenamente os anos 90 sabe como foi 🙃
@tamy7718 Жыл бұрын
Vira e mexe, a galera ressuscita essa lenda nos grupos de Tight Lacing 🥲🤭🤣🤣
@tamy7718 Жыл бұрын
@@GrafinVonHopper ela não fez, ela tem a cintura miúda desde sempre.
@sabrinapkm Жыл бұрын
Tenho um espartilho sob medida da Adalgisa Duque que era uma modista especializada aqui da minha cidade e é uma das peças mais confortáveis que tenho no armário.
@leila45662 Жыл бұрын
Gosto dos vídeos. Desnecessário as alfinetadas políticas.
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Não gosta é só não assistir, pq eu vou continuar falando de política.
@laizearmstrong6479 Жыл бұрын
A única parte ruim desse vídeo é que ele acaba!!!! Amo a forma como você coloca os fatos históricos com humor e uma pitada (maravilhosa) de crítica aos pensamentos retrógrados e equivocados que a gente carrega. Eu cheguei aqui no canal por gostar de história da moda, mas fiquei fã e não perco nenhum vídeo pq aprendi muito mais sobre cultura e costumes que influenciam e muito a nossa vida hoje do que em qualquer aula de história ou documentário!! P.S.: seus vídeos nunca são muito longos, se tiver duas horas eu vou ver e querer mais ❤
@GuedessMah Жыл бұрын
Tão bom ter mulheres estudiosas e que ainda espalham conhecimento. ❤
@ashtaripiancastelli741 Жыл бұрын
Eu passei raiva com um vídeo que falava que na era Victoriana as mulheres maquiavam as bochechas e a boca com BELISCÕES e usavam corsets tão apertados que chegavam a desmaiar sufocadas!
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
O lance do beliscão vem do cinema da década de 1930, se não me engano. E até Os Simpsons já brincaram com isso!
@elianamaia7551 Жыл бұрын
Não sei se foi na era vitoriana mas que beliscões existiam...ah...existiram sim!!!!! E corseletes tão apertados que as senhoritas desmaiavam ? Siiiim!!!! Apertavam tanto e o sistema vaso vagal era tão comprido que fazia interrupção da circulação sanguínea do abdomem. Isso é verdade.
@elianamaia7551 Жыл бұрын
Compromido....
@elianamaia7551 Жыл бұрын
Raios...comprimido!!!!
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Eliana, como você tá no segundo comentário só falando besteira aqui, que tal CITAR SUAS FONTES? Pq eu tenho como desfiar o rosário das minhas é tenho centenas de pesquisas acadêmicas recentes pra provar as coisas que falo.
@juliarodriguesvianna4290 Жыл бұрын
Uma vez eu compartilhei um vídeo nos meus stories de uma influencer que eu gostava falando essa do batom vermelho, e coloquei na legenda que gostaria de saber de onde as pessoas tiram essas fontes, porque eu como estudante de História e pesquisando sobre a Idade Média, nunca via nada disso. Ela, uma influencer relativamente grande veio no meu chat brigar comigo, falando algo que dava a entender que eu a estava constrangendo 😮💨😮💨😮💨 Foi bizarro e frustrante, parei de seguir
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
A pessoa só passou recibo, né?
@desireemendonca Жыл бұрын
A tia Modista macetou os supostos "historiadores" que ficam divulgando essas fake news, o povo não pensa. Eu ameeeii esse vídeo!😂❤
@alessandrabatista5618 Жыл бұрын
Obrigada pela paciência de elucidar essas viagens do povo. Infelizmente, a desinformação é transmitida com tanta convicção que ganha mais credibilidade do que fontes consistentes. Seu trabalho é super necessário 💙
@catiamonteirowankler8285 Жыл бұрын
Muito booooom! Pauline, sou professora de literatura e vários mitos que você derruba nesse vídeo podem ser verificados em textos literários do passado. Parabéns!
@Renny_Barcelos Жыл бұрын
Eu aqui bem imaginando qm é o famosinho q espalha fake em livro mas meu jurídico tb proibiu q eu falasse qm acho q é 😂😂
@tamy7718 Жыл бұрын
👀 fiquei curiosa!
@anajuliafigueredo74758 ай бұрын
Também quero saber 🤭
@DanielaGarcia-nq3lt7 ай бұрын
Também quero saber😂
@gisela_oliveira Жыл бұрын
Essa do Paul Poiret é tão engraçada, pq parece que não é só ele que leva o titulo. A Madeleine Vionnet e a Channel tb são ditas como "salvadoras das mulheres", quando eles 3 simplesmente eram designers na época da mudança na moda.
@saracosta7310 Жыл бұрын
Gente que se baseia em fontes confiáveis hoje em dia está em extinção. Não aguento mais ver tanta desinformação e pseudo ciência. Sou nova aqui, e ja virei fã. Estou super apaixonada pelo seu conteúdo. Obrigada pelo trabalho incrível. Beijos.
@raissafreitas1179 Жыл бұрын
Sou historiadora e amo o seu conteúdo, principalmente pelo embasamento histórico e o uso de fontes e não de informações senso comum. De uma colega pra outra, que raiva que dá gente que assiste TikTok e pensa que sabe mais que quem dedica anos de pesquisa sobre o assunto.
@dpsjessica91 Жыл бұрын
Quando o assunto é História eu só confio em você! ❤
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Eu agradeço a confiança, e fico lisonjeada, mas eu compartilho as fontes e os livros para que vocês também possam ler e aprender por conta própria. Façam isso!
@markohphotos7217 Жыл бұрын
POR FAAAAVVVOOOOOIRRRRRRRR FACA ESSA SERIE DE VIDEOS SOBRE A ROUPA USADAS PELAS PESSOAS NEGRAS
@ludiehmulher Жыл бұрын
Lembrei de uma queridinha que aparece com varios livros no colo pra se apresentar como alguem que ensina historia na Internet. Um dia comentei perguntando quais eram as fontes que ela usava pra provar que dizia e os fãs dela quase me espancaram.
@ludiehmulher11 ай бұрын
@@thaylaevelyn350 sim kkkkkkkk
@carmelitacosmomarquescrave63568 ай бұрын
Você tem toda razão de ficar irritada, Pauline. Eu tambem fico muito irritada às vezes poŕouvir tanta bobagem. Completei 69 anos em fevereiro e estou caminhando rumo aos 70 anos e hei de passar muitos além dele se Deus quiser. Portanto já vivi o bastantante para me irritar qdo alguem da minha idade ou um pouco mais velho e às vezes pessoas de 50 anos diz: antigamente a vida era melhor, antigamente tudo era mais fácil, antigamente existia mais respeito , menos violência, etc. Ai eu fico raiva e digo: fulano, vá até a hemeroteca municipal e consulte os periódicos dessa época para ver se a vida era assim mesmo. Ai, eu não aguento isto. Hoje a vida é bem melhor do que algumas décadas anteriores, em todos os sentidos. Adoro seus videos. Parabéns.
@anemota Жыл бұрын
Que ironia gostosa hahaha e eu fui pega na nostalgia da parte da costela da Thalia e do Marilyn Manson, a gente que viveu os anos 90 viu muita coisa estranha hahaha
@ruthverdezein9383 Жыл бұрын
Não fiquei com ódio, ri bastante - adoro seu humor sarcástico 😂 as gentes bestas merece até mais acidez… aguardando a parte 2!
@lfcpr10 ай бұрын
Estou viciado neste canal! Estava sentindo falta de boa informação, humor e ironia refinada! 🥰 😊
@laurasimonedealmeidaguimar8531 Жыл бұрын
O que mais me faz passar raiva são os fake comparando nossas cintas modeladores com com as peças histórias
@ateismohumanista6374 Жыл бұрын
É muito bom ver alguém desmentir esta "visão fantástica" da história usando seu gabarito profissional e fontes fidedignas. Ao contrário de influenciadores de videos instantâneos que divulgam qualquer coisa a ermo.
@aflaudiziosoares-oe7hu Жыл бұрын
Aaaaaaih eu adorei esse vídeo! na minha humilde opinião já poderia virar um quadro do canal e ter pelo menos um vídeo desse por mês ! 👏👏👏👏 Da vontade até de fazer um chá para assistir de novo! Kkkk 🫢
@keilabrasil5158 Жыл бұрын
Amei o vídeo!!!!!!!!!!!!!! 👋👋👋👋 Realmente quando a pessoa diz que antigamente era melhor eu pergunto era melhor pra quem? Era melhor se você era homem , branco europeu e rico. #somostodashologramas
@fabiookonolanguages Жыл бұрын
Eu adoraria um vídeo mais completo sobre a "moda" negra no século 19.
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Eu já estava com a pesquisa em andamento, Fabio, mas o fim da gravidez + bebê pequeno me fizeram frear toda a produção do canal. Mas vai sair.
@fabiookonolanguages Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro Prioridades. Muita saúde para seu bebê e aguardo ansiosamente o vídeo.
@Lu-ph8pr Жыл бұрын
"removia as costelas" Mermã...........isso foi tão longe,eu sabia do rolê da cintura,MAS REMOVER UMA COSTELA??? cara hahsjak,rindo para não ter raiva (Ou rir e ter raiva ao mesmo tempo) Edit: O DOS HOMENS ME QUEBROU, NÃO DEU PARA AGUENTA HQHSKQKAAKAJ
@gisela_oliveira Жыл бұрын
imagina a pessoa resolver fazer uma cirurgia estética numa época que nao existia nem anestesia? ninguem seria tão desesperado assim
@Lu-ph8pr Жыл бұрын
@@gisela_oliveira exatamente ,o povo vai longe muito mano
@yuleweimer Жыл бұрын
Eu amei esse video! Eu morro de raiva quando alguém nao usa minimamente a racionalidade e propaga só o que esses que se dizem "influenciadores" falam. Vou tacar seu video na cara do povo kkkkk
@nereare Жыл бұрын
até EU me senti mais leve depois da sua sessão de catarse e ódio! ❤
@kadikaado Жыл бұрын
Só um adendo, apesar da penicilina ter sido descoberta nos anos 20, ela só chegou nas farmácias para os consumidores depois do final da segunda guerra, já que o Alexander Fleming não conseguia produzir penicilina em escala industrial e foi preciso farmacêuticas fazerem essa parte. Aliás, uma curiosidade muito grande que eu tenho é se realmente filtravam a urina das pessoas que tomavam penicilina para reaproveitá-la. Eu como professor de ciências sempre vejo isso em livros, mas nunca tive acesso a uma fonte digna de confiança e as vezes tenho a impressão de que é um embelezamento histórico.
@vanessareis5724 Жыл бұрын
Adorei o vídeo. Assisti esses dias um vídeo que falava a fake que as pessoas do passado não se higienizavam. Tive um infarto ali. É como se todas as soluções apontadas pra se limpar e casas de banho nunca tivesse existido. Desconfiei muito só pelo fato de estar comentando dos anos de 1920 kkkkkkkkk
@nilsonpetrin1882 Жыл бұрын
Já quero a segunda parte!!! Cade?? Cade?? Tem criança latindo e cachorro chorando!!
@andreaalbert6825Ай бұрын
em época onde a maior moda é a fake new, a Sra Modista ARRASOU na história da moda SÉRIA . Por isso eu amo esse canal . E 🤬a Uni Tik Tok
@Suzaninha2603 Жыл бұрын
Oie. Estou maratonando BRIDGERTON e reparei no fato de, embora td o figurino feminino seja sem cintura marcada, e com a "saia" descendo direto do seio ao chão, pq as moçoilas ainda usavam o CORSELET, se não apareciam as cinturas ? 🤔 Seria só p elas continuarem "contidas" socialmente? Sério, eu achava q nesta época, o corpo feminino tivesse tido "FERIAS", até a moda mudar e as cinturas serem marcadas novamente 😮
@terrezinhafigueiredo2673 Жыл бұрын
Amo a moda da epoca de Jane Austen, acho leve, discreto e lindo, mas isso não quer dizer que eu queira viver lá. Amo voce , obrigada por me intruir .
@edgarcorazza2501Ай бұрын
Quando uma pessoa para na frente de uma câmera pra produzir conteúdo desmentindo falsidades históricas, geralmente criadas com a intenção de propagar algum preconceito, eu chamo essa pessoa de camarada. Sendo assim, obrigado pelo conteúdo, camarada Modista.
@m.absinthe Жыл бұрын
A Pauline iniciando o tópico da fake de retirada das costelas. Eu, automaticamente: "Tio Manson mandou um beijo" 😂
@alex.alves_arquiteto Жыл бұрын
Esse vídeo é perfeito pela historicidade, pelos argumentos e pela enchorrada de críticas, politicos, sociais e culturais da modista. 👏👏👏👏
@adamarya7346 Жыл бұрын
Mds é a primeira vez q vejo a tia modista tão revoltada assim. Se bem q foi um compilado de absurdos, então é justo kkk
@cynthiadias3627 Жыл бұрын
Muitas das informações falsas eram veiculadas nas revistas Super Interessante e Aventuras na História, da editora Abril. "Supostamente" era um conteúdo sério...
@flaviapatterson7471 Жыл бұрын
A historiadora aqui passa mal quando não tem fonte. Excelente vídeo como sempre.
@Ana61201 Жыл бұрын
Eu amo o humor irônico da Modista kkkkk Um dos melhores vídeos para desmistificar as fake news!
@AdrianedaSilvaNascimento Жыл бұрын
Eu me vi em ti, nesse momento, explicando algumas coisas pras algumas pessoas (tanto meus colegas do curso de história/amigos que fazem cosplay e vem me pedir dicas pra fazer visuais de determinadas épocas históricas, passo raiva do mesmo jeito) e sempre indico/ compartilho seus vídeos pra eles e não me estressar mais.
@MicaelWillian-l1i3 ай бұрын
Eu tava vendo 👀 vídeo de criadora de conteúdo disse que vestidos da era vitoriana era portador
@mairajanaina6220 Жыл бұрын
Amei, mas o ingrediente raiva, foi oque deu mais veracidade a todos os esclarecimentos. Gostei mesmo.
@keilalinhares4209 Жыл бұрын
Respeito muuuitoooo! Obrigada pelo conteúdo!
@irminadoneuxsantos56185 ай бұрын
Pauline, gosta tanto dos seus conteúdos quanto das suas ironias. Muito!!!
@AnnaVi0010 Жыл бұрын
É tão bom ter um lugar confiável pra ver informações históricas! Faz mais vídeos desmentindo fake news, eu adorei! ❤
@FernandaFerreira1712 Жыл бұрын
Bravo , Modista. Um discurso coerente com a História e um posicionamento completamente democrático de quem tem uma visão de um Mundo que aceita a diferença e quer a igualdade social. Gosto muito de a ouvir e sobretudo de perceber que no Brasil não existem somente pessoas deliberadamente ignorantes , porque lhes convém, mas também gente com cultura suficiente para saber separar o trigo do joio( e isso não tem obviamente a ver com a maior ou menor escolarização). Beijos também para o pequeno príncipe modister.😊
@cazaguetto Жыл бұрын
dona modista botou as teta na mesa e mandou uma “bota suas fontes pra jogo, queredinha” 💅🏻
@anavoig8427 күн бұрын
Droga, me sinto ignorante por saber que TUDO que eu acreditava era mentira 🤦🏻♀️ kkkkk
@PryhSantos91 Жыл бұрын
Poline, a verdade é que eu gosto dos conteúdos raivosos. Então continua kkkk
@Hannah_FatinАй бұрын
Temos registros mostrando que no séc. XIX, em Fortaleza, vivemos a Belle Époque, como vc disse, Pauline, copiando a moda francesa. Aproveito para dizer que adoro seus vídeos!
@Renny_Barcelos Жыл бұрын
Pequena catarse de ódio foi maravilhoso 😂😂
@moony19644 ай бұрын
MEU DEUS! Preciso desses collet coloridos
@glicialuciane5991 Жыл бұрын
Adoro seus vídeos e a maneira que vc conta . Hoje enxergo a história de outra maneira . Obrigada por seus esclarecimentos, e sua animação ao contar . Bom demais ❤❤❤
@andiaraha1 Жыл бұрын
Deixando um comentário pra engajar 😘
@ZahrahLuna Жыл бұрын
Você conseguiu me fazer rir com as fake news que me deixam putaça, amei a forma leve e com ironia na medida como você apresentou os argumentos
@emporioverde64088 ай бұрын
sempre que eu escuto isso de que no passado os homens se vestiam como homens, eu lembro do rei sol, de saltinho e calça apertada, e ainda mais, os tantos de tecidos que tinham a roupas dos reis naquela época.
@anajuliafigueredo74758 ай бұрын
E também usavam maquiagem 🤭
@emporioverde64087 ай бұрын
@@anajuliafigueredo7475 sim vey kakakakakkak mt ícone ele
@cuteprincesssong19065 ай бұрын
O cabelo era lindo
@junealves94488 ай бұрын
Musa da elegância na catarse de ódio!!!! Amei e vou amar outros conteúdos como esse. Pior que eu acreditava em algumas dessas coisas (menos o espartilho e a higiene pq esses eu já aprendi contigo antes), musa do bom senso!
@ainoasantos75719 ай бұрын
Amei esse vídeo!!
@carensalvador758 ай бұрын
Adorei a ironia. Faz mais?
@Yasmin_marinho23 Жыл бұрын
Passei dez minutos olhando pra parede me perguntando se sou um holograma
@saraalexandrino8016 Жыл бұрын
15:48 faz três vídeos falando disso!!! É interessante😆
QUERIDA VC ME ALIVIA COM SEUS ROMPANTES !!!! GRATA .ADORO SEUS VÍDEOS !!!"
@karinseehagenpalange377321 күн бұрын
Adorei a ironia dos espartilhos! 😂😂😂😂
@marcelaserres40327 ай бұрын
As pessoas fedem e as roupas fedem na Europa ATÉ HOJE. (Eu não li ou vi no KZbin, meu nariz sentiu!)
@ilmasousa3212 Жыл бұрын
Amo muito como a Sra. Modista usa fontes históricas de verdade pra desmentir fake news e faz com que a gente tenha uma visão muito mais ampla sobre o passado ❤❤❤❤❤
@martakixd Жыл бұрын
Antigamente, quando os cavaleiros templários traziam espartilhos para suas amadas enquanto estavam cobertos de sujeira, era melhor. (Ironia)
@veronicaferreira1034 Жыл бұрын
Cirurgias até o início do século tinham como desfecho a morte, na maioria dos casos.
@SabrinaMaluquinha13 күн бұрын
Acho que esse final do video foi bem elegante hehe
@carensalvador758 ай бұрын
Adorei o conteúdo. E me inscrevi para receber os vídeos futuros sobre as fake news histórias.
@romanatm Жыл бұрын
"e esse blablabla que vcs já sabem" completamente pokasidea falando do tema 🤣
@Rafaela-rp1ev7 ай бұрын
A de arrancar as costelas é minha fake news favorita 😂, em uma época onde até pouco era mal visto e até prohibido dissecar corpos para fins de estudo como os médicos seriam capazes de arrancar costelas? Que pessoa em sã consciência se submeteria a uma cirurgia por pura estética quando a cirurgia era o último recurso de pé na cova? Alem de que se fosse por estética eu acho que ficar com uma ENORME cicatriz do topo de peito até o abdômen seria pior do que finar com uma cintura um pouco maior que poderia ser disfarçada pela roupa
@maristelafabris9867 Жыл бұрын
Blá blá blá whiska sache😂😂. Achei que só eu usava isso.... Que divertido 😂😂😂😂
@lennadefreya Жыл бұрын
Gente?! Indignadíssima & Debochada LTDA, amei! 💛
@mariadocarmoblanco5962 Жыл бұрын
Tia modista hoje está impossível! 😂😂😂
@yarafranca41275 ай бұрын
Amei o antigamente acerca das roupas coloridésimas!! dos homens. A da extração de costelas realmente é inimaginável haja vista a falta de tecnologia e conhecimentos médicos da época. Amei sobre a extinção da humanidade (fêmeas) e de sermos hologramas hoje, kkkkk. O padrão corpo asiático é complicado, parece q as mulheres são uns chaveirinhos, pois o XGG deles é um tipo bem comum de tamanho no Brasil. Não te preocupa em dar respostas objetivas, amamos a tua subjetividade, q traz uma leveza incrível às aulas de história. Kkkk, a água ainda não tinha sido inventada!!! Banho de gato é o velho nome dessa limpeza com paninhos. Sem dúvida, foi uma catarse, kkkkk
@qelc21 күн бұрын
Caraaaca! Acho que roupas de pessoas pretas, escravizadas ou não, no período colonial/imperial vale um vídeo exclusivo, não vale? Assunto interessante! ❤❤
@AnaFlaviaBorgesFerreira5 ай бұрын
Foi uma catarse kkk. Conteúdo muito esclarecedor e interessanre, também amei o video sobre higiene medieval. Nunca ouvi sobre o espartilho quebrar costelas, mas que alguns espartilhos (quais modelos e de épocas são um mistério) faziam as mulheres desmaiarem..
@DivinaScarpim2 ай бұрын
Adoro quando você fica brava com a burrice e falta de senso das pessoas. Até nesses momentos você consegue ser uma "lady" 😊
@2nouli Жыл бұрын
Precisamos de mais gente fazendo esse tipo de conteúdo em português. Eu consumo muito conteúdo assim, mas só encontro em inglês. Sempre que acho alguém que faça algum conteúdo em português sobre história e gosto, do nada me deparo com um vídeo dessa pessoa sobre como corsets são opressores e sufocantes... E mesmo que a sessão de comentários esteja cheia de gente dizendo que isso é mentira, o criador do vídeo resolve ignorar e deixar as views farmando, ao invés de fazer algo corrigindo a informação... É realmente decepcionante...
@iedahaemmerle11 күн бұрын
Maravilhosa! Informação de qualidade e a mais fina ironia!
@izauramoreira26446 ай бұрын
Oi, adorei o canal ❤ mas só um adendo sobre a questão do banho: aqui no Brasil durante a estada de Dom Pedro, este não era chegado ao banho- segundo relatos no livro de Laurentino Gomes(1808, 1822, 1889) e não se tinha muita higiene! Época horrorosa😮
@AModistadoDesterro6 ай бұрын
Brasil ou especificamente São Paulo e Rio de Janeiro, no contexto da vivência de uma nobreza de origem portuguesa? E outra coisa, o Laurentino Gomes é responsável por fazer uma interpretação beeeem freestyle das fontes.
@kethlynbissodocouto9871 Жыл бұрын
Seus vídeos tão TÃO instrutivos e divertidos de acompanhar, assisti todos e acompanho com afinco e muita admiração ❤
@catharinabarbosa5650 Жыл бұрын
Amei, dava para fazer um vídeo só de fake news do espartilho Hahaah (meu tcc foi só isso 🤣). Ressalto como premiação de fake news as mulheres vitorianas com cinturas de 15 cm e os espartilhos de ferro (que assim como as cintas de castidade eram majoritariamente falsificações posteriores). Felizmente há vários vídeos seus desmentindo tudo isso 🙏🏻
@dafneugo7 ай бұрын
Acho sim que algumas décadas atrás (leia se 1900 para frente) as vestes masculinas eram mais bonitas e elaboradas. Atualmente não consigo achar elegantes e apresentáveis as vestes, acho pouco elaboradas, mal cortadas, com tecidos ruins em sua maioria.
@daianemc Жыл бұрын
Amo esse tom de ironia!! ❤❤❤ Que vídeo necessário.
@flaviadesouza7668 Жыл бұрын
Esse video merece muito uma parte 2! ❤ Outro exemplo de "cena de tortura com espartilho" é na série A Imperatriz da Netflix. A sogra despeja uma vida inteira de odio acumulado nas cordinhas do espartilho.
@matizesdanoite Жыл бұрын
Chocada, passada.... nada como informação!!!! Informações certas são vida!!!
@juliamartins4875 ай бұрын
Sério, eu fiquei apaixonada por ti
@SilvanaSilva-vg4zr Жыл бұрын
Pauline, adorei sua cártase: ácida e direta. Me fez bem de ouvir 😂
@monicaoliveira5935 Жыл бұрын
Sempre linda, e olha que com bebê pequeno é difícil. Não sou chegada a moda atual, porém adoro o estudo da moda histórica que vc nos presenteia.