3-Achei muito honesto de sua parte esclarecer este mito de que o fracasso da educação brasileira (que também precisa se questionar até que ponto é um fracasso, mas dá muito pano pra maga) tem a ver com Paulo Freire. Não existe nenhum documento oficial no Brasil para implantação do método Paulo Freire nas escolas, ou universidades, até porque, como já foi dito, ele não construiu método para educação regular, ou para educação superior. Sua influência está mais no campo filosófico, ético, estético, como você disse muito bem, ele é um teórico da filosofia da educação, não um especialista em metodologia. No mais, louvo a Deus pela sua vida, que Deus continue te usando!
@cintiamonteiro2893 жыл бұрын
Ótima live!! Falou com bastante propriedade!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Acredito que devemos conhecer diferentes perspectivas pedagógicas e confrontá-las à Palavra de Deus, inerrante e verdadeira. Sou professora de escola pública e muitos falam de relação dialógica, comunicação não violenta como se isso tivesse sido criado por Paulo Freire e nem se dão conta de que foi Jesus que nos ensinou sobre isso.
@vitormagno10503 жыл бұрын
Acompanho o Igor por causa da teologia mas agora que vou entrar na carreira acadêmica vou passar acompanhá-lo por sua experiência no ensino.
@joseantoniocarro3 жыл бұрын
vai desaprender, melhor prestar atenção nos seus futuros professores
@jcaratti Жыл бұрын
Acabei de dar uma aula sobre o Pedagogia do Oprimido e vim aqui muito interessado em ouvir sua posição. Abraço
@TeologiaArtesanal Жыл бұрын
Muito bom!
@carladias3560 Жыл бұрын
Excelente exposição, muitos pedagogos deveriam assistir e refletir .
@Sonhador9713 жыл бұрын
Muito boa sua abordagem sobre Paulo Freire. Quando li pedagogia do oprimido tive a mesma percepção porém, se falamos isso, quase nos levam para a fogueira 🔥. Outro fato interessante é que sou formado em pedagogia e Paulo Freire era mencionado apenas com frases de impacto, no fim das contas não tinha nenhuma metodologia. A propósito, acabei de ler seu livro. Muito bom.
@TeologiaArtesanal3 жыл бұрын
Exatamente isso Marcelo. Obrigado pelo retorno quanto ao livro.
@louroselorotas23883 жыл бұрын
LEIAM O LIVRO "DESCONSTRUINDO PAULO FREIRE"
@TeologiaArtesanal3 жыл бұрын
Mas, só depois de assistir o meu vídeo por inteiro. ;-)
@janainafirmino-politicaeci81852 жыл бұрын
Muito importante uma visão honesta sobre essas questões educacionais.
@elietersousa3 жыл бұрын
Nas próximas lives fale sobre Edgar Morin e o Pensamento Complexo, acredito que filosoficamente Morin mostra como não é tão simples ao aprendiz alcançar o aprendizado.📚📚 A forma holística como apresenta sua teoria atravessa bem a ideia do humano; corpo, alma e espírito! ✝️🛐
@carlanunes64012 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo 👏
@LILICAARON13 жыл бұрын
Boa noite! Parabéns pela brilhante explanação! Vc conseguiu "dar banho" em Paulo Freire sem jogá-lo fora com a água suja. Esclareceu muita coisa! Obgda!
@luizalica3 жыл бұрын
Que aula!!! 👏👏👏👏
@PastorRenatoSilvaOficial3 жыл бұрын
Muito obrigado por nos enriquecer ❤️🙌🏾
@diane30vidal303 жыл бұрын
Ótima live! Equilibrada e consciente. É desse tipo de conhecimento que precisamos. Parabéns Igor!! Deus continue te iluminando nessa missão.
@claudecimendes3 жыл бұрын
2- Quando ele critica a transmissão passiva do conhecimento, a “educação bancária´,” ele está se referindo a um contexto real da educação nos anos da ditadura militar brasileira e em outros países da América Latina, contexto este que de fato não existi uma abertura para o questionamento em sala de aula, pela própria estrutura política do país, em que era comum o professor ser vigiado e qualquer estímulo ao questionamento, mesmo que não fosse político, seria visto como subversão. Portanto, naquele contexto não existia uma educação para indagação na educação brasileira.
@TeologiaArtesanal3 жыл бұрын
No regime militar não. Mas, alegar que uma educação questionadora é uma inovação, não é correto. Tal abordagem dialógica e questionadora é pré-moderna.
@alexfernandodossantossilva47853 жыл бұрын
Sabe o que achei contraditório nesse termo "educação bancária"? Na filosofia dele também realiza "depósitos" sociais e críticos nos alunos, como se eles chegassem vazios nas escolas sem nenhuma crítica prévia, muitas vezes até transferida pelos pais ou de sua experiência pessoal.
@claudecimendes3 жыл бұрын
@@TeologiaArtesanal concordo. Está longe de ser uma invenção dele.
@AdrianaSQSilva3 жыл бұрын
Muito bom!Abordagem clara e sensata!👏👏
@alexfernandodossantossilva47853 жыл бұрын
Igor, sensacional a sua visão e aprendi muito. Mas o que você pensa sobre neutralidade escolar? Uma escola sem teoria crítica é neutra ou trata-se de uma outra ideologia, como defende alguns?
@claudecimendes3 жыл бұрын
Pena que perdi a live, mas assisti agora, gostaria de primeiro te parabenizar Ygor pela seriedade, honestidade e competência, é bom saber que tem cristão se aprofundando na área da educação. Gostaria de dá minha modesta opinião. Concordo com 90% do que foi dito. Quais são os 10% que discordo? 1- Discordo quando diz que Freire é espontaneísta. De fato não existe um “método” de Paulo Freire para a educação, ele escreveu um método para Educação de Jovens e Adulto, para aquele contexto do início dos anos 60, o próprio Freire nunca recomendou a aplicação daquele método para o ensino regular fundamental. Até podemos considerar o método dele para EJA ineficaz, mas não era espontaneista, tanto que ele conseguiu alfabetizar adultos em um período curto de tempo, usando uma metodologia. No seu livro pedagogia da autonomia, inclusive, os dois primeiros subtítulos são: “Ensinar exigem rigorosidade metodológica” “Ensinar exige pesquisa”. Quando estudamos sobre educação espontaneista do escolanovismo por exemplo, nunca se inclui Freire nesta linha
@TeologiaArtesanal3 жыл бұрын
Claudeci, muito obrigado pelos comentários. Que bom que fez sentido. 90% você foi muito generosa, nem eu concordaria tanto comigo assim. rsrsrs Então, por espontaneísmo me refiro à baixa presença educacional do educador e a mudança de eixo de uma aprendizagem que emerja do aprendiz pelo aprendiz. Quanto rigor metodológico, ele me parece não tão rigoroso, recorto um trecho de Carlos Rodrigues Brandão autor de "O que é Método Paulo Freire?" sobre a abordagem de alfabetizadores na seleção de "Palavras Geradoras": "Não há questionários nem roteiros predeterminados para a pesquisa... Não é uma pesquisa de alto rigor científico, não vamos testar nenhuma hipótese. Trata-se de uma pesquisa simples que tem como objetivo imediato à obtenção dos vocábulos mais usados pela população a se alfabetizar." (p. 26-27)
@wolfenstein823 жыл бұрын
Ótima exposição! Muito equilibrada e esclarecedora.
@markinhos3t3 жыл бұрын
Bom dia Igor, não encontrei o link de acesso ao telegram
@teyloubarros81023 жыл бұрын
Muito Bom!! obrigado pelo esclarecimento, Professor! 👏👏👏👏👏
@elietersousa3 жыл бұрын
Perdi ao vivo..😌 Muito BOM 💎💎✨👏🏾 Realmente a única coisa que é reflexivo e "usável"...rs para nós cristãos em PF é contextualizar a Aprendizagem com a cultura e o cotidiano do aluno...
@RebeccaTorquatofoto2 жыл бұрын
Adorei.
@LILICAARON13 жыл бұрын
Durante o vídeo não consegui enviar as perguntas nem fazer comentários. Foi top! Só parabenizar mesmo. Vc resumiu bem, ele pode ser considerado um ideólogo, um filóso da educação, mas não um metodólogo.
@amandacaroline43263 жыл бұрын
Live brilhante!! Obrigada pela crítica Igor!!
@lucaskleberlucas Жыл бұрын
Perfeito
@renatasimoesbarros53463 жыл бұрын
Excellent!!!!
@PatriciaHBraga3 жыл бұрын
É só ler "A revolução dos bichos", fala exatamente sobre o oprimido virando opressor
@metanarrativa21693 жыл бұрын
Ótima crítica Igor, bem categórico seus pontos 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@marcoantoniomartins59433 жыл бұрын
Paulo Freire plagiou o método Laubach?
3 жыл бұрын
Obrigada pelo vídeo, professor!
@TIAGOSOUZA-qn3sq3 жыл бұрын
Olá Igor!!!!
@TeologiaArtesanal3 жыл бұрын
Olá Tiago 🙂
@PatriciaHBraga3 жыл бұрын
Só não posso mandar esse vídeo para minha tia pedagoga pois ela não aceita liberdade de expressão. Ela iria me bloquear...hehe
@professorpolesi3 жыл бұрын
ficou salvo para terminar de assistir depois.
@dinaciramorim4454 Жыл бұрын
Reforma Educacional? O Brasil está hoje apresentando os piores resultados educacionais e ocupa os ultimos lugares no Ranking de desenvolvimento educacional demonstrado nas avaliações internacionais como o PISA. Que Reforma é essa?
@TEMPLARIOSADMORTEM Жыл бұрын
Sou contra as ideologias de Paulo Freire pois a educaçao e um processo de ensino-aprendizagem voltado ao sujeito e hoje infelizmente ficam pregando vida sociail e ideologias sociais que pouco importam na vida dos alunos, escola e lugar de estudar e NAO SOCIALIZAR como muitos pensam, tambem temos o problema de padronizar a educaçao, a LDB 9394/96 ja da liberdade para educar os alunos conforme cada um acredita, hj os alunos nao estao interessados em ir ou estudar e sim, ter sua vida individualmente, logo se essa e a vontade das novas geraçoes devemos se adaptar para atende-la e nao querer mudar o pensamento. ESCOLA NAO E LUGAR DE TRANSFORMAÇAO SOCIAL, nao existe interesse nisso nem por parte dos alunos, nem por parte das familias e ate mesmo alguns professores. ESCOLA E LUGAR DE APRENDER A APRENDER mesmo que seja nas modalidade presencial ou a distancia, seja fisicamente ou nos proprios lares.
@BrunoChamado10 ай бұрын
Não chamou o exílio de período de ditadura. Já aperta um cadinho.
@jorgehenrique44143 жыл бұрын
Seria o Paulo Freire um anti ciência? Kkkkkkk
@fabiomurilosantana3 жыл бұрын
Pastor, parabéns por oferecer a nós uma crítica fundamentada. No meio da direita política - onde eu acompanhava conteúdos - geralmente a coisa é meio rasa, deficiente. Em tempo: gostaria de saber se o pastor tem algum email pra contato que possa ser disponibilizado, pois preciso tratar de uma grande inquietação que me acomete e penso que poderia ser sanada por gentileza sua num email. Desde já, obrigado!
@joseantoniocarro3 жыл бұрын
Desculpe amigo, mas você esta completamente equivocado sugiro releitura da obra de Paulo Freire.