Fontes bibliográficas: Clóvis Moura - História do negro brasileiro - Dicionário da escravidão negra no Brasil Emília Viotti da Costa - Da monarquia à república: momentos decisivos - A Abolição - Da senzala à colônia Martia Helena P. T. Machado e Celso Thomas Castilho - Tornando-se Livre: Agentes Históricos e Lutas Sociais no Processo de Abolição André Rebouças - Diário e notas autobiográficas
@salazarista75004 жыл бұрын
Paulo, eu queria muito que você fosse no Danilo Gentili. Seria muito bom uma entrevista com ele.
@andreperovano84874 жыл бұрын
@@salazarista7500 seria legal mesmo
@ezaupimenta4 жыл бұрын
#RezzuttiResponde O que o sabe sobre o processo de beatificação da princesa Isabel? O que há de verdade ou mito? Agradeço. Ezaú Pimenta, Manaus -Am
@carolme774 жыл бұрын
Obrigada!!!
@verdao-dy7dn4 жыл бұрын
Por que a Inglaterra acabou com a escravidão ? Eu sempre ouvi que era para aumentar o mercado consumidor, e os paises que mantinham escravos vendiam seus produtos a preços mais baixos que a Inglaterra, por isso a pressão pelo fim da escravidão em outros paises ?
@neliobarbosa77894 жыл бұрын
Deveria haver um professor "Paulo Rezzutti" em cada escola desse país.
@gleicykellyferreira31754 жыл бұрын
Concordo
@mauriciochinelli98344 жыл бұрын
Traduzindo.... Derevia haver Um homem branco contando a história negra em cada escola desse país 🤦🏿♂️
@neliobarbosa77894 жыл бұрын
@@mauriciochinelli9834 Vai à merda cara.
@joaopedrofernandes67544 жыл бұрын
O MEC năo aceitaria! Tem que falar tudo o que está nos livros deles!kkk
@alicecarvalho16164 жыл бұрын
@@mauriciochinelli9834 pelo amor de Deus, cara! o fato é que ele é ESTUDADO, ele falou sobre isso no início do vídeo. comentário ignorante.
@shigekitakeshita91524 жыл бұрын
Mtos colegas profs de História torcem o nariz ao ouvir quando falo dos livros do Rezzutti, mas sinceramente, como pesquisador, vc é bem melhor q mtos profs acadêmicos e historiadores. Não faz panfletagem e nem usa ideologias políticas.
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Despeito e inveja, já estou acostumado. Obrigado pelo apoio!
@MadameDegen Жыл бұрын
Fiz 2 anos e meio de História e saí extremamente frustrada por isso, a ciência historiográfica fica em último lugar primeiro vem a agenda política.
@shigekitakeshita9152 Жыл бұрын
@@MadameDegen vdd. Primeiro a militância e dps a História
@lincolnfraga5903 Жыл бұрын
não concordo com as opinioes politicas dele, mas n confio em mais ngm quando o assunto é historia do Brasil. tenho uma grande admiração pelo trabalho do Paulo
@marcosazevedo6113 Жыл бұрын
Eu gosto muito dos vídeos do Paulo Rezzuti, ele explica maravilhosamente bem, não sei qual o posicionamento político dele justamente porque ele conta a história de maneira isenta sem tomar lado, parabéns excelente mesmo.
@edeildapantadelima93214 жыл бұрын
Vc está certo, eu sou negra , e concordo,Ninguém é dono da verdade.
@swatbdaim18883 ай бұрын
bruh
@rmonteiromariana4 жыл бұрын
Paulo, você é o Rei da História Não contada, e Imperador da história bem explicada
@Patricia_sanntos4 жыл бұрын
"Tem muita gente que confunde lugar de fala com argumento de autoridade. Você pode falar como essa minoria se sente, mas não pode só por conta disso falar que só você tem direito de falar sobre esta minoria" Discurso sem defeitos!!
@robertasantos69184 жыл бұрын
Perfeito Paulo, sou negra, faço parte de movimento negro e admirável todo o conteúdo colocado nesse vídeo para contrapor os excessos praticados quanto a toda essa interminável discussão, como bem falastes.
@MariaSilva-ij5qx2 жыл бұрын
Verdade Roberta. Devido a estes excessos e até fantasias, deixei de participar dos movimentos negros
@rubenssousaoliveira5766 Жыл бұрын
@@MariaSilva-ij5qx 👏👏👏😁😊 vc é uma moça sensata.
@Anonymousindividual01 Жыл бұрын
Qual movimento, o do atual Ministro Silvio Almeida ou do prof. Paulo Cruz ?
@robertasantos6918 Жыл бұрын
@@Anonymousindividual01 Não, da Educafro.
@oneideoliveiracacho32638 ай бұрын
Gosto muito de história e esse vídeo/aula é excelente. É uma análise bem fundamentada sem vieses desnecessários.A história bem contada!
@AnaluzMarinho4 жыл бұрын
Quando eu era bem pequena, no início do ensino fundamental, lembro de terem ensinado que a princesa Isabel foi uma alma generosa e justa a favor dos escravos. Claro que isso deve ter sido pra abordar o tema com mais simplicidade pra crianças tão pequenas. Depois mudei de escola, e mais adiante, no restante do ensino fundamental e médio, fui esclarecida das situações que levaram à abolição. O Paulo é um exemplo pra mim. Assim como ele, comecei a vida acadêmica em uma área um tanto distante da historiografia. Sou bacharel em Design, mas nunca abandonei minha paixão por História e Literatura. Depois de poucos anos na área, decidi seguir minha paixão e prestei enem. Hoje faço Licenciatura em História e amo
@marcosoziamaralprado50284 жыл бұрын
Meu TCC na faculdade de História foi justamente estudar as causas da mudança do 13 de maio pelo 20 de novembro como data em que se comemora a libertação dos negros. Nisso tive oportunidade de me aprofundar bastante no tema. A grande discussão na época era realmente a indenização aos donos de escravos. Cuba fez a abolição em 1886 indenizando os proprietários. A maior parte dos países o fez com a obrigação do escravo ficar um tempo na terra. Inclusive após a república houve pressão para que a indenização fosse paga, que só acabou depois que Rui Barbosa mandou queimar todos os processos de indenização. Perdeu-se documentos históricos preciosos, mas acabou a questão. Isso em 1890. A família imperial era venerada pelos negros por questões culturais. Como soberanos, eram associados a orixás e outros reis africanos. A cor não importava, mas o cargo que ocupavam. Não havia interesse da família imperial em promover esse culto, pois os negros não tinham peso político. Foi espontâneo e persistiu na República. No livro de Adolfo Caminha "Bom crioulo" sobre um marinheiro negro da época da Primeira República, o protagonista tinha um retrato do imperador no quarto. Revoltas de escravos sempre houve, desde a Roma Antiga. O que causou a abolição foram mudanças econômicas e culturais no ocidente. Finalmente, em 1888, havia no Brasil pouco mais de 700.000 escravos numa população de 15 milhões, o que representava 26 por cento dos negros brasileiros. A abolição gradual teve relativo sucesso. E a fala do trono de 1889 propõe indiretamente uma reforma agrária para colocar os negros na terra, o que foi violentamente combatido pelos deputados. E a pena que a princesa Isabel usou para assinar a lei foi comprada por subscrição popular, milhares de pessoas, desde escravos até ricos contribuíram. Então, simbolicamente, quem assinou a lei foi o povo brasileiro, no seu primeiro movimento legitimamente popular.
@lilianaurbano84594 жыл бұрын
Olá Marcos, tenho uma curiosidade.....após a abolição, os fazendeiros ficaram sem a mão de obra e os negros sem trabalho. Sempre me questiono pq ao invés de começar o sistema de imigração no Brasil com os europeus pra trabalhar na lavoura, não se contratavam os ex escravos? Não consigo encontrar esta resposta em lugar algum. Se puder me ajudar, agradeço.
@marcosoziamaralprado50284 жыл бұрын
@@lilianaurbano8459 pois é, é um assunto complexo. Na verdade a imigração já começara aos poucos desde a abolição do tráfico de escravos em 1850. Como a taxa de natalidade era baixa entre os escravos, bem como sua expectativa de vida, a reposição de mão de obra não acompanhava o crescimento da lavoura. Inicialmente se compravam escravos do Norte e nordeste, cujas economias estavam em decadência. Depois vieram os imigrantes para suprir as fazendas que não tinham escravos ou para trabalhar conjuntamente com estes. A lei do ventre livre estimulou ainda mais a imigração, que já era bem significativa em 1880. Os ex-escravos e os filhos nascidos livres muitas vezes eram empregados nas fazendas ou então iam procurar serviço nas cidades, desde barbeiros, sapateiros, e outras atividades braçais pouco valorizadas. Muitos acabavam na criminalidade. O fato é que a lavoura cafeeira do sudeste brasileiro cresceu assustadoramente no fim do século XIX e início do XX. O Brasil chegou a dominar 50 por cento do mercado mundial. Não havia braços suficientes e a imigração teve que ser subsidiada pelo Estado. Nessa época os escravos já eram muito caros, pois não podiam ser repostos. Por isso os fazendeiros não aceitavam perde-los sem indenizacao. O fato é que em 1888 os escravos libertos pela lei aurea representavam 4 por cento da população brasileira e 26 por cento dos negros. Ou seja, a maioria já era livre. Mas mesmo que fosse empregada não seria suficiente. Talvez uma resposta para sua pergunta esteja no fato de que a taxa de natalidade dos negros não acompanhou o crescimento da lavoura nos anos que se seguiram à abolição e muitos negros não queriam voltar à vida que tinham como escravos e procuraram outras ocupações. É claro que existiam outras considerações mais gerais como ideias de melhor produtividade dos imigrantes, melhorias civilizatórias, etc. Mas é um tema interessante para uma pós graduação, com estatísticas mais precisas.
@vitoriafreitas42374 жыл бұрын
Marcos, obrigada pela aula!
@lilianaurbano84594 жыл бұрын
@@marcosoziamaralprado5028 , muito obrigada por suas informações. A maneira simplista que certas correntes afirmam, como por exemplo, não havia interesse na mão de obra de ex escravos, cai por terra. A demanda de mão de obra para as lavouras era grande, e por isso a imigração em massa dos europeus para o Brasil. Li também sobre a linha do " branqueamento", que estava sendo difundia na Europa, a tal da Eugenia. Também achei fraca essa argumentação, levando em conta nossa localização geográfica e a pouca cultura da época, mesmo entre senhores de engenho. Em tempos de " achismos", acho importante trazer a luz certos temas. Agradecida.
@GuerillaLPU94 жыл бұрын
Caramba, que post fantástico. Merecia até um vídeo ou um artigo
@rodrigootavio24312 жыл бұрын
Oi professor, sou negro, e concordo plenamente com a sua introdução no início do vídeo. Todos devemos participar deste tema tão caro para o nosso país. Parabéns!
@marcelomachado7664 жыл бұрын
Meu Deus! Que bela aula hoje! Sou sacerdote católico e sempre puvi sobre a Rosa de Ouro ofertada pelo papa Leão XIII, que por sinal fundou a Doutrina Social da Igreja, em favor dos operários da Europa, por melhores condições de vida... Bela história da Abolição....
@Luanamessias18043 жыл бұрын
A benção padre
@paularomano27134 жыл бұрын
Que visão panorâmica! Isso muda radicalmente nossa percepção dos fatos. É como abrir uma janela numa parede de concreto.
@PedroAJardim4 жыл бұрын
Que bela aula. Gostaria de que todos que militam sobre o movimento negro ouvisse essa sua fala embasada em fatos históricos reais. Defendo o movimento negro, sou do Candomblé ( apesar de uma linha de pensamento de alguns que brancos não deviam fazer parte, enfim) mas acho que algumas coisas que vc explicou deveria ter uma amplitude maior. Parabéns.
@JaquelineSilva-rk3en3 жыл бұрын
eu tive muito disso na minha escola
@JaquelineSilva-rk3en3 жыл бұрын
escola Santa Barbara
@gleicykellyferreira31754 жыл бұрын
Mais uma bela explicação do Rezzuti sobre a história.
@vonregium91614 жыл бұрын
Aquele vídeo com a seriedade histórica que você já espera. Muito obrigado Paulo, você é um bálsamo!
@adandrezasilva2224 жыл бұрын
Obrigada por vídeo tão precioso. Nunca aceitei muito bem essa demonização da Princesa Isabel e alienação de raízes históricas. Por conta desse ranço, sabemos tão pouco sobre esse período da história brasileira. Quanto à Igreja, nem se fala... É um verdadeiro ódio! Ganhou uma inscrita! Cheguei aqui através da página História do Brasil
@joaquimneto70604 жыл бұрын
Mestre Paulo! Gratidão por libertar a geração atual da "escravidão ideológica". O conhecimento liberta! Parabéns, mestre! 👏🏽👏🏽👏🏽
@claudomarmonteiro40292 жыл бұрын
Que aula esclarecedora ,num momento em que a princesa Isabel está sendo linchada por entidades ligadas ao anti racismo,a maioria dos negros daquela época era monarquista e contavam com o apoio da coroa ,que pagou um preço alto pela assinatura da lei áurea, perdeu o trono e seus integrantes obrigados a viver fora do país que amavam .
@alexsotam47113 жыл бұрын
Já amo história do Brasil, com esse professor sensacional, o amor e admiração por nossa história aumenta mais ainda.
@hozanacosta48654 жыл бұрын
A parte da história que mais me interessa, a não contada!
@edermanutencaoejardim91383 жыл бұрын
Esse historiador Paulo Rezzutti é muito bom,conta história com dados concretos,sem partir pro sentimentalismo
@magademoraes73322 жыл бұрын
Até que enfim alguém fala a verdade sobre essa coisa do "lugar de fala" de maneira inteligente e definitiva. Obrigada, professor!
@izabelqueiroz22634 жыл бұрын
Boa noite! Excelente colocação na introdução. Precisamos de mais profissionais de História como vc! História como ciência, ñ como militância.
@p.santos17874 жыл бұрын
Se não fosse o fato de Paulo Rezzutti não ser historiador, nem professor. Ele é biógrafo, creio que o maior em termos de Família Imperial Brasileira. Para ensinar a História como ciência é preciso ser historiador, visto as referências bibliográficas necessárias, a História fala a verdade, caso contrário não é História, e o tempo se encarrega de confirmar essa verdade.
@MariaSilva-ij5qx2 жыл бұрын
O ensino é maravilhoso pois é baseado em muita pesquisa. E não é só historiador que tem essa capacidade.
@dricadriandrade90439 ай бұрын
Hoje, apenas esquerdistas doutrinando e não contando a História.
@deebuzbee58484 жыл бұрын
Paulo, moro nos EUA e ate hoje o ranço do apart-aide perdura. Aqui as comunidades de pessoas brancas e negras não se misturam. Raros os casos de casamentos interraciais entre negros e brancos. Até o inglês das comunidades negras sao diferentes ( o Ebonico). Além disso, notei que os negros americanos não cultivam nenhuma religião africana como no Brasil, na verdade, eles nem as conhecem. Os escravos eram tratados como uma sub-raça aqui e os senhores não mantinham tolerância sobre eles viverem suas culturas de origem. Por isso, o aspecto religioso foi se perdendo através das gerações. Outro fato, não era comum os senhores se relacionarem com as escravas e assumirem seus filhos com as mesmas, diferente no Brasil. Aqui o racismo perdura de forma partidária conforme a guerra guerra civil. Tanto os negros, como os brancos não se intimidam em firmar suas posições racistas claramente.
@joycelima30514 жыл бұрын
O problema é que ódio racial está a espalhar-se pelo mundo, quando em grande parte dos países isso não existia. As pessoas tomam as dores do que se passa nos USA quando a mentalidade nesses lugares é completamente diferente. PS: o ódio racial que falo, é de todos e não só de uma parte.
@williamcorrea91204 жыл бұрын
So ver agora estao tacando fogo por la.
@henriquenascimento70524 жыл бұрын
@@joycelima3051 verdade Joyce.
@mvalloni4 жыл бұрын
Não houve tolerância religiosa com relação aos escravos brasileiros. Houve uma resistência da religião africana que se aproveitou do catolicismo vigente para disfarçar o culto africano. Os Orixás eram adorados na forma dos Santos Católicos e isso ficou até os dias de hj. Alguns terreiros mais modernos já adaptaram as imagens dos Orixás para serem mais africanizadas. Não existe isso de que o racismo no Brasil seja menor que nos EUA. O racismo aqui é disfarçado. As pessoas não se acham racistas até uma filha aparecer com um namorado negro. O preconceito aqui é pesado mas não é transparente. É a diferença que existe entre um inimigo que diz na sua cara que é inimigo e aquele que se faz de amigo para esfaquear por trás. Qual é pior???
@luizandre57574 жыл бұрын
@@joycelima3051 mas racismo, odio racial existe a seculos não é q não existia em outros paises e so foi existir pq eles queriam imitar os estados unidos, o q vc disse não faz sentido
@julianabert44124 жыл бұрын
Que aula 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Nunca mais quero dar aula sobre esse assunto, vou só colocar esse vídeo pra rodar... Posso? Sério, acho que nunca vi nada parecido, tão sucinto e esclarecedor. Sensacional.
@laurabrandao67004 жыл бұрын
Gente, comprei os 4 livros por menos de $140, com o frete !!!!! adorei......
@lumendes7764 жыл бұрын
Site, por favor 🙏
@isabeladonascimentopacheco72564 жыл бұрын
Já li todos, comprados quando do lançamento. Paulo Rezzutti tem um estilo fluido, fácil e cheio de informações, deliciosas de ler. E percebemos o quanto a escola ensina equivocadamente. Vale a pena, muito a pena seguir este autor.
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
www.casadosmundos.com.br
@cristianaleao95954 жыл бұрын
Boa leitura!! ❤
@MonicaDrumm4 жыл бұрын
Eu tb comprei! Casa dos Mundos vende o combo!!! To esperando chegar! Ansiosa!
@lourenconeto56614 жыл бұрын
Parabéns pela análise! Um dos piores erros de discussão em fatos históricos, é o anacronismo, a distopia e não se investir medianamente no contexto moral e sociológico da época.
@henriquenascimento70524 жыл бұрын
Verdade. Já ouvi cada absurdo.
@mcbraganca7534 жыл бұрын
Eu comecei a me interessar por História quando ganhei um livro em que estava a foto da lei Áurea. Foi um sucesso na escola . Parabéns pelo seu trabalho .
@ewertonluis14324 жыл бұрын
Paulo seu canal é ótimo não perco um , eu como negro vejo tanto um discurso extremista de alguns movimentos negros quanto de alguns movimentos monarquistas , uma certa romantização exagerada dessa época . A história da escravidão sempre será uma grande ferida no nosso país e motivo de vergonha desde antes como vc citou , o que deveria ser feito é mostrar o quanto a família imperial tentou fazer pra acabar com isso e o tanto que o movimento negro na época tmb , visto que a escravidão querendo ou não era um pilar que infelizmente sustentava a monarquia , por uma elite brasileira que sempre foi conservadora e sempre foi atrasada , essa mesma elite que nos governa até hj !!! Abraços !
@shitposterdosouthamericame84134 жыл бұрын
Existia conservadores que defendiam a monarquia e eram abolicionistas como Joaquim Nabuco e José Bonifácio por exemplo! Não tente associar o movimento conservador com a escravidão! Isso foi um erro humano! E não partidário.
@Cesarah3 жыл бұрын
Todas as leis abolicionistas no Brasil foram feitas e aprovadas pelo Partido Conservador quando tinha maioria. O partido Liberal era contra. Nos EUA deu-se o mesmo fenômeno: foi o partido Republicano que promoveu a libertação dos escravos, enquanto o partido Democrata não se ocupava dessa pauta, e só mais tarde resolveu encampar o direito dos negros.
@ksr15532 жыл бұрын
@@shitposterdosouthamericame8413 As pessoas têm se preocupado mais com a narrativa do que com os fatos. É triste! Parabéns por sua ponderação. Amo aprender FATOS históricos.
@walmerinstoncorrea71942 жыл бұрын
Coitadinho ! O imperador era um anjo do bem. Será que alguma vez ele visitou uma senzala onde os pretos eram violentados todos os dias ??? De onde saia o dinheiro para manter um Império com pés de barro ? Será que o acomodado monarca visitou uma a uma de suas províncias ? Ou ficava escondido no seu brinquedinho de luxo chamado Palácio Imperial ? Obs. Isso não vai cair no ENEM !
@MariaSilva-ij5qx2 жыл бұрын
Um dia quando você tiver tempo pesquisa sobre homens negros que neste período, imperial, foram além de seu tempo, estudaram e construíram até fortuna. Um deles, Teodoro Sampaio, escolhido pelo Imperador para representar o Brasil numa comissão de engenharia nos EUA
@paulamonlevad4 жыл бұрын
Onde clica para curtir 1000 vezes. Explicou tudo perfeitamente e mostrando as fontes bibliográficas, justificando de forma coerente. Parabéns mais uma vez Paulo.
@silvana30064 жыл бұрын
Vídeo simplesmente perfeito!!!! Adoro a forma como vc coloca os fatos. Parabéns pela coerência e imparcialidade!
@henriquebene48022 жыл бұрын
Muito importante esclarecer, na condição de historiador sério e renomado, que ninguém pode se apropriar sobre certos assuntos históricos apenas por ser descendente dos envolvidos ou por defender os ideais deste ou daquele grupo. Que bom que hoje temos historiadores sérios e neutros ideologicamente que se atêm aos documentos e outros registros históricos como o senhor Paulo Rezzutti.
@flavioreneedacunha58564 жыл бұрын
O conhecimento de fatos históricos, sejam eles de quais naturezas forem, NÃO pertence a nenhum grupo especificamente, mas a todos os seres humanos, independente de raça, pele, religião e ideologias. Simples assim. Parabéns ao professor e escritor, Paulo Rezzutti!
@leleblox_239 ай бұрын
O problema que os fatos historicos muitas vezes chegam ate as pessoas com viés
@taniadecastro53992 жыл бұрын
Estou assistindo em 18 de maio de 2022. E já concordo com você, no que diz respeito as pessoas que reclamam o seu lugar de fala, e às que tem o verdadeiro conhecimento dos assuntos reais como se passaram. Sei da sua seriedade, competência e dedicação com os fatos históricos.Todos! Assim me resta tao somente e por grande admiração pelo seu conhecimento, a parabeniza-lo!
@fernandatenreiro41803 жыл бұрын
Sou filha de negra, e adorei sua fala...o passado é Passado vamos viver o presente. Minha mãe nunca nos fez ver q havia diferenças. Meu pai é branco estrangeiro. Somos todos iguais.
@MariaSilva-ij5qx2 жыл бұрын
Fui criada assim também. Lutamos pelo nosso futuro. Meus avós nunca viveram de passado, nunca se fizeram de vítima. Trabalharam e venceram Nossa família se misturou com brancos. E vivemos juntos em paz.
@eugeniomorais70419 ай бұрын
Paulo, também sou graduado e professor de História. Encontrar os seus vídeos, aqui no KZbin, foi uma verdadeira riqueza, diante de tamanha lucidez, poder de síntese e, sobretudo, pelo esforço em não ser ideologicamente panfletário, mas em expor os fatos. Aproveito para solicitar um vídeo sobre a falácia de que o cristianismo, com destaque para a ala católica, de que os povos negros "não tinham alma" como supostamente justificativa para escravizá-los. Fraterno abraço e sucesso!
@fernandopereira29654 жыл бұрын
Cada dia gosto mais de história por assistir vc
@robertoarraia6962 Жыл бұрын
3:50 EMPG Prof. Antônio Prudente, anos 1983 à 1987 !!!!
@adamantiumcr63654 жыл бұрын
Apenas pelo início 00 até 2:00 o senhor mereceu o meu like! Continuarei a assistir o vídeo
@MrPetrus12344 жыл бұрын
Sem achismos, opinião com base nos fatos e nos documentos da época . Parabéns !
@aprenderludico20214 жыл бұрын
Estou simplesmente encantada com sua didática em revelar a história não contada para nós. Também amei alguns comentários que me ajudar muito em certas dúvidas, ou seja, só agregou mais valor a ampliação do meu conhecimento. Gratidão a todos!!!
@SenseiAllanFranklin Жыл бұрын
Ah professor Paulo! Volto a dizer! Feliz de quem é seu amigo pessoal pois, um profissional de história de mão cheia e que tem muita lucidez assim, ensina muito para os próprios amigos! Sempre seu fã! De fato, as pessoas que se colocam radicais contra a família real, europeus etc, ignoram que quem queria a continuidade da escravidão era o príprio povo brasileiro e sim, alguns negros libertos também tinham seua escravos! O próprio barão negro tinha muitos! Então sua fala tem que ter muito lugar! Você pra mim é o melhor da sua área! Parabéns pelo vídeo, esclarecimentos a todos nós e pelo seu trabalho como um todo! Seu trabalho aqui é completo!
@marilenecristinagomes43344 жыл бұрын
PRA FINALIZAR MINHAS FALAS REZZUTTI VOCÊ É "O CARA EM HISTORIA". PARABÉNS MAIS UMA VEZ QUERIA AUTOGRAFOS SEUS EM MEUS LIVROS QUE JA TENHO.
@ionaldopassos49594 жыл бұрын
Parabéns pela excelente aula 😃👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼em aula/vídeo nunca tive um explicação tão objetiva e contextualizada sobre o 13 de maio. Obrigado Professor
@otaciliamoraismachado635 Жыл бұрын
Ótimo professor! Gostaria de ter tido um professor de história assim ,nos tempos de colégio,antigo ginásio.☺️
@helenagamer88323 жыл бұрын
Vc é demais. Isso é história, detalhamento dos fatos, devidamente analisados, contextualizados e não interpretados pela emoção e fora de contexto, é assim que aprendemos e mudamos a nossa realidade. Por mais historiadores como vc.
@lumendes7764 жыл бұрын
Que aula foi essa? Maravilhosa! Obrigada 👏🙏
@tksinfinitoealem Жыл бұрын
Realmente , deveria ter um igual ao senhor em cada escola ! Obrigado pelo seu conhecimento professor Paulo !!!
@walkiriamendes24524 жыл бұрын
Olá professor, como o tema é esse, aproveito para prestar homenagem gigantesca e profundamente sincera ao grande LUIS GAMA ,figura que lutou incansável pela defesa dos escravos, período mais negro da história do Brasil .
@rosangelabarasini28037 ай бұрын
Hoje 28/04/2024 estou assistindo o vídeo do Prof. Paulo Rezutti e amei introdução do professor explicando sobre "lugar de fala". Obrigada professor pela explicação
@thiagoorion60784 жыл бұрын
Não é por ser monarquista, mas vossos conhecimentos muito engrandecem a causa rs te agradeço mas não só por isso, mas por ser um Brasileiro com minha história resgatada, sem revisionismo barato, populista ou falacioso. Parabéns Paulo, parabéns.
@alexgcolvin4 жыл бұрын
@Ariane Analise bem os posicionamentos e falas dos herdeiros atuais, compare com os do Magnânimo. Sua resposta está aí.
@gabrielteixeira57114 жыл бұрын
@@alexgcolvin , pois é, meu caro, penso da mesma forma. D. Pedro II apesar de ter vivido no século XIX, tem um pensamento muito mais avançado do que os atuais postulantes ao trono. Ele deve se revirar no caixão ao ouvir certas coisas que o D. Bertrand diz.
@thiagoorion60784 жыл бұрын
Pois é... Os descendentes ao tornado deixam muito a desejar... Mas ainda tenho fé de boa vontade em Dom Antônio e Rafael.
@wagneroliveira23004 жыл бұрын
@@thiagoorion6078 esses sim se comportam como rei e príncipe! Pois eles mantem uma posição de chefe de estado, neutros a guerrinha ideológica e a fanatismo religioso, a esperança está neles!
@wagneroliveira23004 жыл бұрын
@@alexgcolvin vc fala do D. Bertrand e do D. João né?! Pq o D. Antonio , D. Rafael e a D. Gabriela não ficam com baboseiras ideológicas e com fanatismo religioso, muito pelo contrario! Eles sim se comportam próximo ao magnânimo.
@daniellevieira2731 Жыл бұрын
Sensacional!!! Agora alguém que elucidou de maneira brilhante minhas dúvidas e me ajudou na maneira de desfocar a Abolição de tantos conceitos, boatos totalmente equivocados. Vou esparramar esse vídeo pra muita gente. Obrigada, Paulo! 🙌👏🏼👏🏼👏🏼
@PauloRezzuttiEscritor Жыл бұрын
Que bom que ajudou
@fabiolawollinger32824 жыл бұрын
Seus primeiros 2 minutos de vídeo já foram excecionais! Adorei, como todos os seus vídeos.
@mundonovo71674 жыл бұрын
Paulo vc é o melhor professor de história que eu tenho ..veja bem . Na escola ninguém fala nada sobre nada. Fala muinta pouca coisa. Parabéns . Vc é o cara. 👍👍👏👏👏
@fatimamachado79264 жыл бұрын
Como sempre uma grande aula de história brasileira!!!
@valquiriahermes90004 жыл бұрын
Paulo,quanto o seu comentário sobre o que aprendemos na escola,queria te contar a minha experiência. Realmente o ensino - não apenas de história - é muito defasado e várias coisas não são explicadas da maneira correta ou mesmo não estão nos livros. Tive professores ótimos que me apresentaram conteúdos de forma maravilhosa,mas também tive os que não se importavam. Conteúdos como por exemplo, Imperialismo, formação do Estado Italiano e Alemão eu não aprendi na escola e sim no cursinho,pq cobram muito no vestibular kkkk então é desse jeito Parabéns pelo seu trabalho!
@danielpio63183 жыл бұрын
Adoro muitos dos temas... sensacional a diferença de argumentação no início do vídeo... obrigado Paulo pelos conteúdos tão bem esclarecidos!!!!
@williamcastro4685 Жыл бұрын
Sensacional professor Paulo. Obrigado por tão excelente vídeo. Continue informando nos pois é muito bom sabermos de muitos dados que não estão nos livros de história.
@PauloRezzuttiEscritor Жыл бұрын
Disponha!
@ValdeiaCastroMedeiros4 жыл бұрын
Melhor presente para mim foi ter encontrado este seu canal. Parabéns.
@luceliageriz91353 жыл бұрын
Como é bom adquirir conhecimento! Parabéns por compartilhar a história do nosso Brasil de forma tão verídica.
@marcelosa11004 жыл бұрын
Uma aula de história tornada leve,interessante e estimulante...como você
@linacorreiagomes84843 жыл бұрын
Simplesmente sou fã deste canal 😊 nunca irei agradecer o suficiente pela sua partilha 😚 obrigada. Vivo em Portugal e adoro história. Vivi no Brasil na minha infância e gosto de saber mais sobre a história brasileira, embora fique super feliz quando vc aborda fatos históricos de todo o mundo.
@FDFAcanal4 жыл бұрын
Provavelmente, o melhor vídeo sobre o assunto.
@klebernobre206211 ай бұрын
Pausei o vídeo para dar os parabéns a respeito das considerações sobre o tal "lugar de fala". Colocações nada menos que PERFEITAS!!!
@palmaperez4 жыл бұрын
"Lugar de fala" é a novilingua de 1984. Aceitar isso já é cair nas garras disso.
@claudiacristinasilva7416 Жыл бұрын
Como é bom assistir esse esclarecimento passei a amar História por seus vídeos
@mibaassousa56164 жыл бұрын
Cada dia que passa estou mais informada. Muito grata.
@cacildaevangelista18814 жыл бұрын
Bom dia ,professor Paulo Rezzutti. Gratidão por ,passar seus conhecimentos . Isso,sim .É nobre.
@alexgcolvin4 жыл бұрын
Que introdução! Nem terminei de ver o vídeo, mas tive de comentar.
@CarlosAlberto-ho1up4 жыл бұрын
Paulo serei seu seguidor doravante. me arrependo nao ter me formado em historia.Meu consolo são suas explanações muito coerentes assim coloca os ponto no "i" a libertação teria que ser gradativa. Sobre d Pedro segundo fiquei tocando pela sabedoria e integridade desse homem me tornei fã desse mito
@Patiedelorme14 жыл бұрын
0:43 Lugar de fala x Argumento de autoridade. Otimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
@chagassouza99773 жыл бұрын
Uma aula brilhante. Parabéns, Paulo Rezzutti. Precisamos desmistificar muitas coisas. O que vc falou tem muito a ver com a memória construída e a que se quer construir.
@lucyvalle98884 жыл бұрын
Grata pela explicação histórica que você nos dá sempre.🙏🏼🧚🏼♀️🌻
@robertomassucci3 жыл бұрын
Parabéns por mais esse vídeo. Lucidez, clareza e fundamentação histórica . E, o mais importante: desejo de compartilhar com a sociedade. Louvo o seu labor, caro Paulo. Fraterno abraço.
@fernandodeoliveira96113 жыл бұрын
Explanação sensata. Parabéns ao professor.
@MARCELOOLEGARIO4 жыл бұрын
Olha o tempo que se perde, tendo de separar as coisas...o temo ainda gole tão polêmico porque os brasileiros ainda não sabem lidar com o passado. Muito bom
@aereo004 жыл бұрын
Ótimo. Todos nós podemos falar. E todos nós somos mestiços. Somos negros, índios, portugueses e outros.
@rosanamariagomes37034 жыл бұрын
Resposta perfeita , de quem realmente entende de história.
@marcelofajardo25307 ай бұрын
Excelente, Paulo! Não podemos usar esse equívoco de tornar o "lugar de fala" como uma maneira de censurar o debate de ideias.
@lidiaribeiro30173 жыл бұрын
Paulo você mas uma vez estar de parabéns! Se você tem embasamento sobre o assunto por que não falar? Sou Negra e não me vitimiso , o precoceito existe e sempre vai existir. Não vou deixar de viver por isso.
@eltomcordeiro1941 Жыл бұрын
Muito bom para todas as postagens históricas
@josenildomedeiros73724 жыл бұрын
Parabéns Rezzutti, bela explanação.
@flaviadestritefili Жыл бұрын
Obrigada Paulo, por mais esta belíssima elucidação de nossa história.
@HudaNunes4 жыл бұрын
Toda pessoa pode falar e discutir sobre o racismo, sobre a história do povo preto, mas só o povo preto tem vivência pra protagonizar o movimento. Isso que é local de fala.
@fernandarabelo84724 жыл бұрын
Nosense...
@espanholparainiciantes60442 жыл бұрын
Nada a ver. Qualquer pessoa que se indigna contra o racismo tem o direito de protagonizar o movimento!
@beatrizclavejo384 Жыл бұрын
Lugar de fala x Argumento de autoridade. Vou guardar para a vida. Obrigada.
@Raphaellban4 жыл бұрын
Essa lei do sexsagenario é uma piada pois quase nenhum Negra passava do 60, morria com 50 no máximo.
@evandrooliveira88203 жыл бұрын
Excelente aula professor, eu aprendo muito com o sr. Gostaria de ser mais novo para poder estudar história e ser um professor também. Mas infelizmente já tenho 50 anos e é inviável para mim tentar iniciar uma nova carreira agora, mas eu amo suas aulas seus vídeos abraços. Feliz 2022
@karenmoreira34124 жыл бұрын
Me inscrevi e dei like so de ouvir o início sobre lugar de fala e argumento de autoridade. Maravilhoso, muito coerente 👏
@zedosambarock55344 жыл бұрын
Perfeita a introdução, explicando questões que hoje nem todo mundo entende.
@leonardogcosta4 жыл бұрын
Prof. Rezzutti, parabéns pelo vídeo. Excelente! Duas perguntas: é possível saber mais sobre o partido conservador e liberal da época? (Formas de pensar, ideais, etc) Háverá um livro sobre a princesa Isabel na sua série da história não contada? Obrigado pela atenção.
@PauloRezzuttiEscritor4 жыл бұрын
Princesa Isabel, sim. Sobre os pensamentos dos partidos políticos da época eu recomendo o livro da Emilia Viotti da Costa: Da Monarquia à República - Momentos decisivos, no A Democracia Coroada do João Camilo de Oliveira Torres
@leonardogcosta4 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor hahahaha! "Homem eu te digo", que atencioso o senhor! Muito obrigado pela pronta resposta e indicação dos livros! Faço votos de que esse novo livro sobre a princesa seja mais um sucesso! O senhor tem nos ajudado muito na busca pela verdade. Por favor, não pare! Desejo-lhe saúde e felicidades. E que o Bom Deus lhe abençoe. Forte abraço!
@marlialves633310 ай бұрын
Meu Deus o Sr acaba de me ensinar o que não aprendi na escola e o que eu sempre tive idéia.
@yussifkanso71534 жыл бұрын
Bela explanação , acompanho seus vídeos e vou mergulhar na leitura dos magníficos livros. Meu caro escritor, Paulo Rezzutti , esse projeto de inclusão social dos escravos acabou sendo abolido , justamente com o impedimento do Terceiro Reinado. Sendo a nossa Princesa Isabel, uma Monarca bem intencionada, com certeza ao lado de muitos Parlamentares e figuras como André Rebouças e o próprio José do Patrocínio , entre outros. A futura Imperatriz do Brasil , com clara certeza devia ter nisso uma meta à ser realizada , assim como o sufrágio feminino e tantas outras questões. Lembrando que com a Proclamação da República , principalmente com a aprovação da Constituição Republicana de 1891, questões como a prisão por vadiagem, sujeito sem estar com afazeres , isso marginalizou e abandonou os negros, sitiando esses nos Morros Cariocas e dando origem assim as primeiras favelas no Brasil. O que você pensa sobre isso ? Assina esse comentário. Paulo César Kanso.
@cristianaleao95954 жыл бұрын
Eu adoro escutar sobre esse assunto; muito pertinente!! Nossas raízes!!
@filipebrasileiro32144 жыл бұрын
Paulo, faz outro video desse estilo falando em geral dos mitos sobre o Império do Brasil, pq existe muita informação que eu consumo, porem n sei se é vdd ou não
@pcariasmarques3 жыл бұрын
Tenho amado seus vídeos pela profundidade e pela lisura, tão dificil de encontrar hoje!!! História LIMPA!!!
@monicaoliveira25144 жыл бұрын
Lúcida e exclarecedora suas colocações, obrigada. 👍😷
@SANTOSJOVIT4 жыл бұрын
Ainda que eu tenha um posicionamento diferente sobre cotas, aprendi muito com o vídeo e agradeço. Se for possível algum dia, faça um mais longo demonstrando com riqueza e clareza as fontes. Obrigado.
@-BoiTata4 жыл бұрын
#RezzuttiResponde : Bom dia, Paulo! Você tem alguma ideia de como foi a negociação para trazer o corpo de Dom Pedro I ao Brasil? Imagino que não tenha sido fácil, já que ele também é parte da história de Portugal.
@izaakferreira80714 жыл бұрын
Dom Pedro II O I ja tava aqui.
@ednelson60 Жыл бұрын
Excelente exposição. Sugiro uma pesquisa sobre como de uma hora para outra os ingleses iniciaram uma luta contra a abolição seleção.
@barbarasilva91754 жыл бұрын
Nossa! Que aula sensacional!!! Obrigada, Paulo!!!
@Esp1422 жыл бұрын
Sim , excelente argumentação , numa visão sem barreiras !