Planejamento Urbano e Estatuto das Cidades parte 1

  Рет қаралды 42,268

Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini

Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini

Күн бұрын

Os problemas enfrentados pelas cidades são cada vez maiores quando tratamos de organização e direito a cidade. Garantir que todos possam ter uma vida digna e conviver em harmonia no mesmo território é o desejo de quem atua nesse tema. Planejar o futuro e gerenciar o presente são dois grandes temas que complementados trabalham abordagens da administração municipal. Entender o conceito e sabe-lo utilizar é o início da ordem da política territorial urbana. Da mesma forma que conhecer o surgimento das políticas nacionais e suas origens ideológicas passam a entender o balizamento ideológico e funcional deste tema. A orientação está sendo realizada através dos Planos Diretores Municipais que regem um conjunto de estratégias, objetivos, princípios e instrumentos. Todos são alicerces para operar ações concretas e sólidas para quem administra uma cidade. O efeito de continuidade e o da participação comunitária também são vistos como premissas eficazes no planejamento local. 🌹
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nossa história começa muito antes do PDT existir enquanto sigla do Trabalhismo brasileiro. Foi João Marques Belchior Goulart, então Presidente do antigo Partido Trabalhista Brasileiro, que convidou o prestigioso político e intelectual Alberto Pasqualini para organizar um Instituto para estudos Políticos, Econômicos e Sociais. Sua ideia era associar a formação política de quadros, a doutrinação ideológica e o estudo sobre temas relevantes para a sociedade.
Extintos os partidos políticos após o golpe civil/militar de 1964, na reorganização dos partidos e com a Anistia ao fim da década de 1970, o Trabalhismo Brasileiro se abriga no Partido Democrático Trabalhista.
E é no PDT que surge na década de 1980 o Instituto Alberto Pasqualini, um órgão de colaboração e aprimoramento da política para os militantes pedetistas, responsável pela formulação, execução e avaliação de projetos, estudos e pesquisas na área política, econômica, social, cultural e educacional e na promoção de cursos, seminários e oficinas voltados à formação e capacitação política dos quadros partidários, visando aprofundar o processo de reflexão crítica sobre temas incorporados ou não ao doutrinário trabalhista - socialista. Objetiva, ainda, estabelecer novos métodos e diretrizes de gestão partidária, integrando ações com estados, municípios e com as bancadas no Congresso Nacional.
Em 1997, seguindo a nova legislação, o PDT reformula o IAP, transformando-o em Fundação Alberto Pasqualini (FAP). Nesta nova fase, a FAP lança a publicação “Cadernos Pasqualini” e implanta a “Videoteca da FAP”, com produções e documentários de importantes líderes trabalhistas e socialistas com Francisco Julião, Beatriz Riff, Cibilis Vianna, Bocayuva Cunha, Luis Carlos Prestes, Darcy Ribeiro, Neiva Moreira, Doutel de Andrade, entre outros. Com a estrutura de cursos e seminários realizados nacionalmente, a FAP consolida-se como importante órgão de cooperação e torna-se uma referência junto à militância pedetista de todo Brasil. Já em 2004, com o falecimento do líder e fundador do PDT Leonel Brizola, o partido aprova por unanimidade a incorporação do seu nome à Fundação que ajudou a criar. Assim, passou-se a chamar Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini (FLB-AP), mantendo-se as bases de organização e as diretrizes que norteiam sua ação política e partidária. A partir de 2010, com grande investimento em tecnologia e capital humano, o PDT instrumentaliza a FLB-AP na busca por maior interatividade e abrangência em suas atividades. Os cursos de formação e capacitação política oferecidos pela Universidade aberta Leonel Brizola (ULB) - via plataforma de Ensino a Distância (EaD) -, dinamizaram ainda mais a relação partido/militância, possibilitando ao aluno/cursista gerenciar seu próprio aprendizado, desenvolvendo sua autonomia e estimulando sua disciplina.

Пікірлер: 3
@marcelonunes2967
@marcelonunes2967 Жыл бұрын
Parabéns pelo video...Sou Pedagogo e estou planejando sobre esse tema , para aplicar nos grupos que atendo de crianças, adolescentes e Idosos !!Me ajudou bastante. gratidão
@marciamelo4047
@marciamelo4047 5 жыл бұрын
Parabéns pela aula. Me ajudou muito num seminário que tive que elaborar. Pois ñ tinha noção, de como falar do tema em questão. Obrigada, Vinícius!
@andersonemanueldacostafran9018
@andersonemanueldacostafran9018 8 жыл бұрын
gostei do tema escolhido
Planejamento Urbano e Estatuto das Cidades   parte 2
14:58
Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini
Рет қаралды 10 М.
Кого Первым ИСКЛЮЧАТ из ШКОЛЫ !
25:03
And what’s your height? 😁 @karina-kola
00:10
Andrey Grechka
Рет қаралды 52 МЛН
O Estatuto da Cidade na Prática | André Huyer
42:56
LEUrb cnpqufrgs
Рет қаралды 18 М.
AS FASES DO PLANEJAMENTO URBANO NO BRASIL
33:49
Cafe Cidade
Рет қаралды 3,7 М.
Jan Gehl explica o conceito de cidades para pessoas
22:26
FecomercioSP
Рет қаралды 68 М.
Noções de Gestão Pública e Organização Municipal - Aula 01
26:52
Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini
Рет қаралды 167 М.
O QUE É PLANEJAMENTO URBANO?
10:40
Izabele Colusso
Рет қаралды 13 М.
SAINDO DE VIAGEM!
19:34
Douglas Portugal
Рет қаралды 65