Рет қаралды 13,898
Imagens, Roteiro, Narração e Edição: Alexandra Makowski
O Parque Nacional dos Lagos Plitvice está localizado no coração da Croácia, a 150 quilômetros da capital, Zagreb. Com 300 quilômetros quadrados de área, é o maior dos oito parques nacionais croatas.
Foi proclamado parque nacional em 1949, o que o faz o mais antigo de todo o país. Em 1979, Plitvice foi incluído na lista da Unesco para Patrimônios Naturais da Humanidade.
Repleto de lagos e florestas, o parque é particularmente conhecido pelos tons maravilhosos de suas águas, que podem ser consideradas: turquesa, turmalina, ciano ou qualquer outro dos nomes que indique estas incríveis cores resultantes da mistura do verde com o azul.
O que possibilita a existência dessas tonalidades é o fundo claro dos lagos. Todos eles tem o fundo branco formado por carbonato de cálcio, a água sobre o fundo claro adquire essa aparência encantadora.
Neste parque, acontece um fenômeno muito particular: o da hidrografia cárstica. Através deste processo, o rio vai corroendo e reformulando as rochas sobre as quais passa. Esse fenômeno só é possível onde o terreno é formado por rochas calcárias.
Os lagos de Plitvice são famosos por suas espetaculares cachoeiras e pelo incessante processo de formação da tufa calcária, que acontece sob condições hidrológicas e ecológicas muito específicas.
Tufa ou travertino é um rocha porosa calcária formada pela sedimentação do carbonato de cálcio que vem carregado pela água. Esta sedimentação constrói barreiras, bancadas e outras formações no rios desta região.
O processo de formação de tufas é constante e intenso nas cachoeiras de Plitvice. Acontece a todo momento, mesmo quando os visitantes estão desfrutando de sua caminhada pelas trilhas do parque. Com o desenvolvimento da tufa, as cachoeiras vão ganhando formas magníficas. Muitas vezes, a água muda seu curso, deixando algumas barreiras secas e estimulando o crescimento das tufas em outros lugares.
O Fenômeno faz com que os Lagos Plitvice nunca sejam os mesmos. A mudança ocorre todo o tempo.
Além da mudança causada pela hidrologia, o parque muda muito também conforme as estações do ano. No inverno, parte de suas águas fica congelada. E no outono, a floresta se torna amarela.
A zona mais ampla do parque abriga ricas florestas, compostas predominantemente de faias, abetos e pinheiros. Na Croácia, este tipo de floresta é chamado de Corkova Úvala, uma das mais lindas e mais virgens da Europa.
Nela, são encontradas cerca de 1200 espécies de plantas, 160 de pássaros, 321, de borboletas , para citar alguns exemplos e ilustrar a riqueza de sua fauna e flora.
Dos insetos, o que mais se vê, é uma libélula azul brilhante que ocupa todo o parque.
Dos carnívoros, o habitante mais famoso é o urso marrom, mas esse não é visto por onde circulam os turistas.
Conhecendo Plitivice, é fácil entender porque este é o lugar mais visitado de toda a Croácia. É fácil entender também o fato de este ser considerado um dos parques nacionais mais lindos de todo o
mundo.