No video

Pode uma pessoa negra ser "racista" com ela mesma? | AULA ESPECIAL |

  Рет қаралды 12,121

Caçador de Histórias

Caçador de Histórias

Күн бұрын

Artigo citado no vídeo: Internalized Racism and Racial Self-Identity Formation in Black Children.
By Antwon Chavis, MD - publications.a...
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @historiadaafrica
Matrícule se agora no Curso de Introdução a História da África. - go.hotmart.com...
Apoie o canal Caçador de Histórias : PIX: afrohistorica@gmail.com
✔ Assista depois desses vídeos:
🟢 O que é ser Pardo? Qual a origem deste conceito? 🔗 • O que é ser Pardo? Qua...
🟢 13 de Maio de 1888: A Lei Áurea realmente libertou os escravizados? 🔗 • 13 de Maio de 1888: A ...
🟢 Negros não são adaptados para Nadar? | Aula Especial 🔗 • Negros não são adaptad...
🟢 O insulto do macaco: A história de uma ideia racista 🔗 • O insulto do macaco: A...
🟢 A Família Imperial Brasileira Tinha Escravizados? 🔗 • A Família Imperial Bra...
🟢 A Origem da Palavra 'Negro' 🔗 • A Origem da Palavra 'N...
🟢 A Origem da palavra 'Mulata' 🔗 • A Origem da palavra 'M...
🟢 A Lei Áurea realmente libertou os escravizados? 🔗 • A Lei Áurea realmente ...
🟢 Moreno: A Origem do Conceito 🔗 • Moreno A Origem do C...
🟢 Negro de Alma Branca: Elogio ou Insulto? A História Por Trás do Termo! 🔗 • Negro de Alma Branca: ...
Apoie o canal Caçador de Histórias : PIX: afrohistorica@gmail.com
Adquira o nosso livro📕E-book: Introdução à História do Reino do Kongo - Adquira já o seu! chk.eduzz.com/...
Junte se a nossa Comunidade de Estudos Históricos Africanos. Clique no link: chat.whatsapp....
Aulas e Palestras / Contato pelo telefone: +55 (34) 9 9115 6930 ou pelo E-mail : afrohistorica@gmail.com
🤲🏾Apoie o canal Caçador de Histórias para que possamos continuar trazendo à tona a História da África e dos Afrodescendentes: apoia.se/histo...
🔎Conheça o perfil do Professor Flávio Muniz : www.flaviomuniz.pro.br

Пікірлер: 354
@PaulaRosaPink
@PaulaRosaPink Ай бұрын
Muitas famílias incentivam o racismo elogiando e mostrando preferência pelos filhos que nascem com pele mais clara e cabelos com menos textura, muitas vezes isso vem de dentro da própria família, infelizmente.
@doces-u9r
@doces-u9r Ай бұрын
Up.
Ай бұрын
Eu conheci isso dentro da minha família parentes e outros de fora da mesma cor escura, e tb os pardos😢😢😢😢Não era por maldade mas que desagradava uns aos outros!! Isso faz com que os próprios negros nunca se valorizam! Isso acontecia muito na minha época de criança! Hoje Isso mudou um pouco, as pessoas estão mais consciente sobre a nossa cor e tudo que os nossos antepassados passaram por conta da cor e escravidão e as limitações que os colocaram por serem negros ou seja o racismo! E que ainda existem consequências!!
@alessandrovalente2274
@alessandrovalente2274 Ай бұрын
Exatamente, agora entendemos a manobra Ideológica dos brancos.Jogam sementes pra colher frutos lá pra frente. Que YAH ,acorde a todos os negros dessa Ideologia satânico.
@lvp144
@lvp144 Ай бұрын
Vem de dentro da família, mas é algo q a sociedade tamb tem perpetuado. A tua família pode dizer q vc é bela ou belo, mas a opinião da sociedade infelizmente, vai importar mais
Ай бұрын
Infelizmente isso ainda acontece no próprio Continente Áfricano, muitos negros de lá, desvalorizar a própria cor, e valorizar o tom de pele mais clara!! Mas isso se deve o colonialismo europeu! Os europeus não só tomaram conta do território Áfricano, escravizando os nativos fisicamente, mas tb colonizaram a mente dos escravizados, colocando na mente dos negros que eles por serem escravizados e de tom pele mais escura, eram inferiores aos de pele branca!! esse ensinamento impregnado na mente não se limitou apenas em algums lugares mas no mundo inteiro! Graças a Deus que isso mudou um pouco! Já tem muitos negros que já não pensam dessa forma de antes😊! Mas p/ acabar, ou seja eliminar essa mentalidade ainda vai levar mais um tempo
@marcianascimento9858
@marcianascimento9858 Ай бұрын
Muitas crianças com fenótipo da raça negra ainda que tenham a pele mais clara ,já crescem ouvindo dentro de casa, da própria familia que o nariz negróide dela é feio e que o cabelo dela é ruim .Para sair desta lavagem cerebral ,demoram anos e muitos nem conseguem. A autoestima do povo negro precisa ser levantada .Ainda bem que a nova geração já está crescendo com mais referências.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
É verdade a conscientização das gerações atuais está sendo melhor que a minha. Sou da geração baby boom e a coisa era pesada e o tabu imenso. No entanto ainda temos um caminho muito longo a percorrer. É necessário lutar todos os dias... a luta é contínua.
@marcianascimento9858
@marcianascimento9858 Ай бұрын
@@sergiolinus5409concordo . Eu sou da geração X e realmente era bem diferente ,mas ainda tem muito ainda para trabalhar.
@LucasGomes-gm3fq
@LucasGomes-gm3fq Ай бұрын
"NOVA GERAÇÃO JA ESTA CRESCENDO COM MAOS REFERÊNCIA" a cara sério que palhaçada única coisa evolui é frescura dos cara e o coitadismo que vai de mau pior por sinal a cada avanço no tempo e uma merda pior que a outra ain "fulano não gosta de mim" e preconceito ah va pra puta que pariu mano vc não é Deus pra ser adorado nem Jesus foi quanto mas vc mero mortal
@lilaslili
@lilaslili 19 күн бұрын
È muito triste pois ainda muito por fazer a lavagem mental. Tantos negro/as recuzam se relacionar ou casar com outro negro/as e preferem raca branca com objectivo de purificar a raca dos filhos. Isso tambem vem da familia que pensa se trazer um/a branco/a sera mas aceite no seu environment. Se envover com outra raca (branca) nao è o problema, problema è fazer isso por causa do precoucento que sente da sua propria raca. Triste!
@doces-u9r
@doces-u9r Ай бұрын
Professor minha finada mãe foi morena e meu pai era branco com mãe e irmãs brancas, ruivas etc.Tanto o meu pai era muito racista e a minha mãe filha de pai negro era muito racista; morreram muito racistas sem mudar o pensamento deles.Muitas vezes minha mãe falou: graças a Deus vocês não tem nada meu, nem o sobrenome meu vocês tem.Meu avô materno era de um racismo gritante e quando me pegava no colo falava: minha neta branca vem cá.Eu vim entender e compreender as coisas da minha família depois que fui crescendo e vendo o tratamento dos familiares uns com os outros.Sou parda mas ele falava branca.Meu primo moreno era mal tratado porque eu via, todos viram.Essa bagunça, esse preconceito gerou uma confusão na família que no final cada um foi para um lado.Seu título me chamou atenção e eu acredito sim porque já vi e ouvi muita besteira (bobagens) do tipo: não namora ele porque é assim ou assado. É nojento demais isso sabe.
@Nyx227-k7d
@Nyx227-k7d Ай бұрын
Minha avó era assim comigo também, ela tratava meu pai feito cachorro por ser negro, chamava de preto, minha mãe e clara, as vezes ela dizia que eu não era da família, pq quando eu era bebê eu era clara, essa questão de boneca também, lembro que quando eu era criança tinham bem poucas bonecas negras e que ninguém gostava, tudo mundo dizia que eram horríveis
@laineaine
@laineaine Ай бұрын
Foi forte o seu relato.
@MARCOSMLV1991
@MARCOSMLV1991 Ай бұрын
quer um conselho de um mulato tambem revoltado? se vingue dos seus familiar, case com negro escuro e tenha muitos filhos,dê desgosto a seu avô e mãe.
@MARCOSMLV1991
@MARCOSMLV1991 Ай бұрын
​@@Nyx227-k7dperdoe dizer mas seu pai errou e ja tinha tanta redflag pra fugir dessa familia e fortalecer a comunidade onde nasceu
@Nyx227-k7d
@Nyx227-k7d Ай бұрын
@@MARCOSMLV1991 a história da minha família é um pouco mais complicada que isso, involve ódio de todos os lados, não se se o racismo dela era algo que ela já tinha ou foi cultivado pelo afastamento que o meu pai provocou entre ela e a filha, acho que a única coisa que me resta é perdoar eles, e não seguir com esse auto ódio
@joseluisoliveira6633
@joseluisoliveira6633 Ай бұрын
Eu sou descendentes de negros por parte de pai e descendentes de brancos e indígenas por parte de mãe. Conheço mais os meus descendentes paternos e meus descendentes maternos através de histórias contadas por minha mãe. Meus pais já são falecidos e sempre nos ensinaram à respeitar a todas e todos independente da cor da pele. Tenho o maior orgulho, respeito e gratidão dos meus descendentes tanto paternos e maternos. E Gratidão professor por nos trazer com aprofundamento esse tema tão pertinente para reflexão e que possa prevalecer o respeito e empatia entre todas e todos.... Amo demais a minha negritude...
@aldineia2012
@aldineia2012 Ай бұрын
Quem nunca de família preta, ouviu uma piada do cabelo, da cor de pele ou do nariz? Infelizmente, muitos como eu passaram por isso. As informações e consciência do que é racismo aprendi por causa do meu pai, homem preto retinto e nordestino com muita honra e aceitação. Ele foi minha referência de aceitação do meu cabelo natural, engraçado que a época eu não entendia. Anos mais tarde entendi que ele lutava contra o preconceito dentro da própria família.Que a nossa geração seja de luta e referência aos nossos pretinhos e pretinhas para terem orgulho e aceitação das suas características.
@alessandrovalente2274
@alessandrovalente2274 Ай бұрын
Sim ,isso existir até os dias de hoje ! Na região onde moro ,tem muitos negros com cor de pele clara,por qual disso eles se acham que são superiores aos que tens a cor mais escura.
@Flavio-Apolinario
@Flavio-Apolinario Ай бұрын
Boa tarde Professor Flávio. A segregação racial nos EUA é tão absurda que, os nazistas não entendiam como a "sociedade norteamericana" aceitava a situação. No livro "Castas as origens de nosso mal estar" há um trecho onde a professora pede aos seus alunos que fizessem uma redação com o seguinte tema: O que deveria acontecer com Hitler caso fosse capturado. Uma adolescente negra de 16 anos tirou o primeiro lugar com a seguinte frase: "Colocar-lhe uma pele negra e fazer com que ele passe o resto da vida nos EUA".
@todapoderosa9963
@todapoderosa9963 Ай бұрын
Em qual região você mora?
@MateusMuila
@MateusMuila Ай бұрын
​muito obrigado por partilhar
@MARCOSMLV1991
@MARCOSMLV1991 Ай бұрын
quando era criança eu era oposto,me achava inferior e ate nem digno de ser negro por não ser escurão-café,superei quando aos 13 ano fui mandado a roça quando ganhei fisico forte e cor terrosa,mas ainda imagino meus irmão negro-café de fisico naturalmente robusto com admiração
@cleamakenda4601
@cleamakenda4601 Ай бұрын
sim, isso é incentivado, isso é ranço da escravidão
@MariaRegina-vt2hh
@MariaRegina-vt2hh Ай бұрын
Terminei de ler o magnífico e impactante livro da autora Fabiane Albuquerque; Cartas a um homem negro que amei. O racismo não tem fim para os negros principalmente para nós mulheres!
@LucasGomes-gm3fq
@LucasGomes-gm3fq Ай бұрын
Mimimimi racismo mimimimimi negros mimimimimimimi mulheres mimimimimimimimi
@DascanSamad
@DascanSamad 27 күн бұрын
​@@LucasGomes-gm3fqse nao concorda porque vem aqui no canal provocar e desvalidar as experiencias alheias? Vc e mulher ou e uma pessoa negra? Hoje eu entendo melhor este cinismo e mal caratismo da negaçao do racismo.
@lan4634
@lan4634 23 күн бұрын
@@LucasGomes-gm3fq vai procurar o que fazer
@uriaheep100
@uriaheep100 7 күн бұрын
​@@LucasGomes-gm3fqParabéns por mostrar o lixo de pessoais tu és.
@pollianaduarte8725
@pollianaduarte8725 Ай бұрын
Sou filha de mãe branca e pai negro, pardo, natural da Bahia, mas recusava ser chamado assim, dizia que era moreno claro e exaltava os filhos de pele “mais clara”, tinha orgulho em ser chamado de “goiano”… afinal, foi criado em Goiás, onde meus avós fixaram descendência. Quando criança eu não entendia nada disso, e na verdade, só soube que ele era baiano, quando fiz a leitura da minha certidão de nascimento e vi a descrição de naturalidade dele… ninguém comentava nada em respeito a ele. Afinal, ele certamente praticava a autopunição: já que em Goiás Minas é muito comum ouvir que “baianos são uma raça preguiçosa, assim como os indígenas e maranhenses”😢 (cito falas de familiares de meu ex-marido, que também representam estes perfis de conteúdo racista e são oriundos de Minas Gerais e Goiás). Meu pai casou-se com minha mãe, uma mulher branca de olhos verdes, meus avós maternos eram goiano e mineira, meus irmãos e eu todos somos mestiços, inegavelmente somos pardos, com aquela pele bonita, “cor de cuia”. Eu sou a mais nova dos sete filhos do casal, e nasci com traços negroides mais explícitos que todos os meus irmãos. Bem, isso foi um fardo por toda a minha vida, sofri preconceito da minha própria mãe, de tios, dos irmãos… era chamada por apelidos pejorativos, me sentia feia e diferente, eu tinha uma aparência exótica: nariz bem largo, pele e cabelos marrom avermelhados, era mais “queimada” que todos os demais, e o nariz me diferenciava de todos os outros membros da família, os primos são brancos e alguns chegam a ter olhos claros… me chamavam de “cutia”, “nariz de porco“, “achada no lixo”… quando lembro disso, sinto dores, dores na alma. Minha mãe apenas ria, eu sentia que não era protegida, fui cuidada por minha irmã maior, que tinha uns 8 anos qdo nasci… Quando somos pequenos não compreendemos o rascismo, mas quando vamos tendo noção de sua existência, sentimos a dor da inferioridade imposta por causa da nossa aparência, isso nos choca e nos causa marcas profundas na nossa autoestima. Hoje compreendo que o rascismo foi uma imposição cultural da qual a minha família foi vítima e eu fui quem pagou caro por ter nascido nesse meio. Meu pai tinha o rascismo internalizado, mas sempre tratava os filhos com muito amor, o que ele fazia era negar, negava ser negro, negava que os filhos fossem negros, não admitia que nos víssemos como negros, porque ele mesmo não compreendia a dimensão do estrago do qual ele foi vítima. Ele foi um homem muito trabalhador, sofreu muito tentando nos fazer olhar através do negacionismo, hoje entendo que ele cria que assim, não nos sentiríamos inferiores: negando nossa etnia, fugindo da realidade. Minha mãe, filha de um casal branco, rascistas por indução estrutural, não sabia como se posicionar e o hábito de apelidar pela aparência, era muito comum e útil. Enfim, fomos criados no Pará, longe da família paterna, mais perto da família materna e as diferenças não recaiam apenas sobre mim, mas eu só posso falar daquilo que me atingiu. Depois casei-me com um homem branco, outro rascista, com quem tenho dois filhos, mas de quem graças a Deus, me separei, após 17 anos de relacionamento abusivo… enfim, as marcas do rascismo são profundas e eu luto diariamente contra os sintomas que impregnaram minha personalidade… EU SOU UMA SOBREVIVENTE! Hoje reconheço meu lugar, tenho orgulho de ser negra , busco informações e não perco oportunidades de fala, sei o quanto é necessário que a verdadeira história dos nossos ancestrais sejam reconhecidas e compartilhadas. “Eu não sou descendente de escravos, eu descendo de seres humanos que foram escravizados” - Makota Valdina. Obrigada professor Flávio, seu trabalho é muito importante para nossa sociedade e principalmente para nós, negros.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Oi Poliana, muito bom o seu depoimento. Com estas palavras sem dúvida vai ajudar muita gente por aqui. A criação de meu pai foi ao contrário, homem preto, gostava de seu tom de pele e me ensinou junto com meu irmão desde pequeno o preconceito e o racismo. Ele era uma referência pra que enfrentássemos a vida de frente sendo preto porque não tínhamos outras, mas com o tempo ele foi apresentando outros pretos como parâmetro e uma das primeiras foi Martin Luther King que ele chegou a conhecer de perto quando esteve no Brasil. Com todo respeito, quero dizer que você é uma mulher linda, não deixe-se levar pela pequinês de opinião rasteira e sem noção dos outros. Você tem o seu valor com certeza! Infelizmente, certas pessoas pretas foram tão humilhadas que não conseguiram sair da caixa de opressão a que foram submetidas e convencidas no caminho da vida. A luta é contínua, passe isso para seus filhos. Parabéns!
@pollianaduarte8725
@pollianaduarte8725 Ай бұрын
Obrigada, Sérgio! Eu hoje tenho compreensão do processo que tive que enfrentar ainda muito pequena. Mas o que importa é não perdermos as oportunidades de defender nossa verdadeira história, buscando sempre ter mais informações a respeito. O relato surge quando nos vemos representados e olhando pra dentro de nós, sabemos o quanto já padecemos injustiças por causa de fatores tão medíocres 😢que sequestram “toda uma sociedade”, tornando quase impossível a sobrevivência de um povo. Infelizmente, o Brasil é um país extremamente racista e desigual…
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
@@pollianaduarte8725 todos nós enfrentamos embates e é claro com as devidas particularidades de cada indivíduo, todavia concordo com você plenamente em suas palavras. O quão é importante este espaço aqui porque é um local de conhecimento, de descobertas de nossa história e de nós mesmos, e isto vem com um combo terapêutico pra nossa mente e coração. Entendermos a nós mesmos e as circunstâncias é preciso. E a luta é contínua. Axé!
@joanaandreanetodemoura1135
@joanaandreanetodemoura1135 Ай бұрын
O auto ódio é uma realidade infelizmente longe de acabar
@mariadosanjos3813
@mariadosanjos3813 Ай бұрын
Boa tarde Professor, até nossa aula. Somos do Rio de Janeiro- RJ Sou sua aluna idosinha, completando 75 anos na próxima 3a feira . AXÉ pra nós.
@rosangelaaparecidamiranda8532
@rosangelaaparecidamiranda8532 Ай бұрын
Parabéns🎉❤
@mariabeatrizoliveiraneves9401
@mariabeatrizoliveiraneves9401 Ай бұрын
Que linda dona Maria dos Anjos! Minha mãe Odalícia tem 96 aninhos! Ela ama tbm as aulas! Venham passear aqui em Brasília DF! Tomarmos um café!
@evamariaamarante4725
@evamariaamarante4725 Ай бұрын
Parabéns,muita saúde e conhecimento ❤
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
@@mariadosanjos3813 quando crescer quero ser como você!
@leandraporto513
@leandraporto513 Ай бұрын
Me considero racista comigo mesma. Já odiei meu pai por ter se casado com a minha mãe que é negra. É bem triste esse sentimento. Conforme fico mais velha, essa raiva está diminuindo, mas ela continua aqui no inconsciente.
@LucasGomes-gm3fq
@LucasGomes-gm3fq Ай бұрын
Acorda ng e obrigado a gostar de ng respeito e mínimo que vc merece agora ng e obrigado a gostar de vc e para de usar a cor negra pra fazer mimi e vitimismo
@leandraporto513
@leandraporto513 Ай бұрын
@@LucasGomes-gm3fq eu não acho que ngm é obrigado a gostar de mim onde eu disse isso? Kkkk que viagem é essa
@DJEDUSP
@DJEDUSP Ай бұрын
Muito triste os comentários. Esse tema dói 😢
@Gokugaroto
@Gokugaroto 27 күн бұрын
Minha mãe e nega também, meu paí e branco eu e mais 2 irmãos todos nasceu de pele clara, nós moravam perto de uma rodovia minha mãe falava que os caminhões passava é fazia sinal de não com os dedos afirmando que nós não era filhos dela
@DascanSamad
@DascanSamad 27 күн бұрын
​​​@@LucasGomes-gm3fqaposto que vc e um branco que se sente mal quando as situações que acontecem na sociedade sao expostas. Provavelmente vc e parte do problema e quer calar as pessoas que tem sido vitimas de um problema que o teu povo criou. Afinal de contas quem inventou o racismo foram os brancos se sentindo superiores a todas as outras etnias da terra. Voce deveria ter vergonha de vir comentar em canal de pessoas negras, vc nao tem lugar de fala nem espaço aqui e se não veio para aprender algo sobre as injustiças do passado deveria se recolher a sua insignificância. Realmente ninguem e obrigado a gostar de ninguem, mas no minimo ter o respeito e se vc nao sabe vou ter contar, pessoas negras nao sao respeitadas; Se vc nao sabe estou te contando.
@Weskelisa
@Weskelisa Ай бұрын
Sim, sou Negra minha chefe era negra e me perseguia, existe sim. Os próprios jogadores de futebol não se envolvem com mulheres negras, raros os casos.
@osnileopoldobatista
@osnileopoldobatista Ай бұрын
Quanta barbaridade cometida contra a raça negra ao longo da História; e todos se diziam cristãos...
@lvp144
@lvp144 Ай бұрын
Isso geralmente passa a acontecer quando 1 certo grupo racial e predominante, declara como todos os demais humanos deveriam ser ou parecer... e inevitavelmente o auto-racismo começa, principalmente se a pessoa cresce numa sociedade em q sua etnia é menosprezada. As vezes, nós humanos nos esquecemos q debaixo de nossas peles, somos todos iguais, e a cor do sangue é a mesma... a cor dos esqueletos é a mesma... infelizmente é o mundo em q a gente vive. Espero q o canal Caçador de História possa continuar crescendo e fazer as pessoas estarem consciencializadas de suas ações.
@PauloSantos-cv3kk
@PauloSantos-cv3kk Ай бұрын
CONCORDO, MAS MUITOS PRETOS DESEJARAM SER IGUAIS SEUS DOMINANTES POR CAUSA DOS PREVILEGIOS
@lvp144
@lvp144 Ай бұрын
@@PauloSantos-cv3kk E tamb porq com o tempo, passaram a desejar ter a pele mais clara, o nariz mais comprido, lábios não tão grossos, etc - Vc tem razão, os privilégios tamb contam muito
@rvrv7021
@rvrv7021 Ай бұрын
Isso não acontece com os asiáticos como os japoneses e chineses por exemplo
@ritaborges1718
@ritaborges1718 Ай бұрын
Nigrescência é o processo pelo qual passei e continuo a passar. Foi simplesmente libertador! ❤
@filipealbani
@filipealbani Ай бұрын
Talvez um dos casos mais emblemáticos atualmente envolve o ministro da Surema Corte dos EUA, Clarence Thomas, juiz negro que reiteradamente faz declarações contra as ações afirmativas que beneficiaram negros nos EUA. A reportagem mais recente saiu no Conjur.
@AnnaMaria-cw1so
@AnnaMaria-cw1so Ай бұрын
Negro também é racista sim!!! Cresci ouvindo a frase : a gente tem que se limpar! Ou seja, casar com pessoas brancas para os filhos nascerem de pele clara, isso incluía amigos , também 😢
@doces-u9r
@doces-u9r Ай бұрын
Mas ele explicou porque isso acontece; a própria pessoa ouve tantas coisas negativas que normaliza isso dentro dela e vai passando pra frente; até o dia que alguém pensa, vê um vídeo, aprende nas escolas que todos nós somos capazes.Aqui onde moro (cidade pequena) tem muito racismo mas eu não converso com essas pessoas; não tenho paciência pra ouvir besteira se filho de fulana, marido é de cor x, y.Realmente não tenho paciência.
@alessandrovalente2274
@alessandrovalente2274 Ай бұрын
Lembre quem iniciou a "essa ideologia " ...
@Maria-rs6ui
@Maria-rs6ui Ай бұрын
Eu já fiz o contrário. Sou branca😳casei com um negro. Nunca me arrependi. Pessoa muito querida, a família dele também, são queridos pra mim
@alessandrovalente2274
@alessandrovalente2274 Ай бұрын
@@Maria-rs6ui,você aqueles são os galhos enxertados na árvore principal. Livro de Romanos .
@todapoderosa9963
@todapoderosa9963 Ай бұрын
Sou negra e ouvi isso de 3 tias, e eu dei ouvido a elas? Não!! Mas entendo q minhas tias e minha família sofreu pois eles sofreram na época q o racismo era muito mais cruel (anos 40 a 80)
@teddydavis2339
@teddydavis2339 Ай бұрын
Vejo nos comentario pessoas culpando a sociadade negra. Essa mentalidade vem dos Europeus. Eu nunca achava que os Europeus melhores que eu.
@sandrabortolatto155
@sandrabortolatto155 Ай бұрын
Meu sobrinho é bem claro, cabelo loiro. Ele casou com uma negra, ela quando ficou grávida, ficava apavorada com medo que o filho nasce moreno, no segundo filho tbm o mesmo caso. Os dois primeiros filhos são bem claros , ela nunca deixou os filhos pegarem sol, com medo que a criança ficasse morena. O terceiro filho é bem moreno, com cabelos bem escuro e liso. Minha irmã vó das crianças, é apaixonada por todos, mas percebo que a mãe das crianças não tem o mesmo carinho que tem pelos claros com o moreninho, corta meu coração.
@todapoderosa9963
@todapoderosa9963 Ай бұрын
Vergonha de negra ou negro que rebega a própria cor.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Que triste isso, muito triste. Esta mãe pela sua descrição aparenta ter algo mau resolvido com sua aparencia e demonstra isso repudiando o proprio filho. Com todo respeito a palavra moreno/a é uma forma irreal de mascarar a pessoa o que ela realmente é. Querendo driblar a palavra preto/a. Ela é preta, mesmo sendo clara, mas com características pretas. De outra forma certos países estrangeiros na Europa e EUA, pessoas brancas aqui, não são brancas por lá. Se lembra do brasileiro Jean Willis na Inglaterra? Tinha a pele clara e não tinha fenotipo preto, mas foi confundido como um árabe.
@maryfumo3054
@maryfumo3054 26 күн бұрын
Nao nos tratem de Negros nos somos Africano que Offenca
@liegesaboya33
@liegesaboya33 Ай бұрын
Ser negro , ser homossexual, fazer parte de qqer grupo sistematicamente discriminado pela sociedade circundante é um enorme teste de resistência a qual essas pessoas são submetidas dia após dia . Parabéns pelo trabalho , importantíssimo!!
@mariabeatrizoliveiraneves9401
@mariabeatrizoliveiraneves9401 Ай бұрын
Eu o parabenizo professor Flávio, pela sua pesquisa e entrega do alto nível do seu trabalho.
@maryfumo3054
@maryfumo3054 26 күн бұрын
Eu Bao o Parabeniso porque ele trata nos Africanos de Negros
@mjj.2027
@mjj.2027 Ай бұрын
Honrado Professor Flávio Muniz, já tinha a consciência do valor, da resiliência e importância da nossa raça, contudo, com suas aulas meu despertar tem ocorrido forma plena, permanente e intensa, como nunca senti. Os estudos, no meu ponto de vista, não são desanimadores, mas verdadeiros e necessários, e retratam a realidade. O acesso ao conhecimento e a verdade, muitas vezes é doloroso, mas libertador, para nos tornar mais seguros e conscientes para lidarmos com os frequentes episódios de racismo. Nos torna mais fortes. Sempre tenho em mente Elizabeth Eckford, Dorothy Counts, Rosa Parks, e principalmente Ruby Bridges, ícone dos direitos civis, mulheres de coragem que desafiaram o sistema, romperam barreiras e pavimentaram a longa estrada de resistência. São mulheres estadunidenses e representam a força de toda uma raça e que tiveram a coragem de dizer "basta". Continuaremos a resistir e passaremos pelos obstáculos, mesmo com as tentativas de eliminação. Agradeço-lhe por sua coragem e por compartilhar seu conhecimento. Precisamos de você e conte comigo também.
@user-hb5sx7im8w
@user-hb5sx7im8w Ай бұрын
Pode sim professor, no meu caso ,a pressão foi tão grande que virou uma espécie de lavagem cerebral que cheguei a acreditar que realmente era inferior.
@adrianaacioli-alunoigormat8731
@adrianaacioli-alunoigormat8731 Ай бұрын
Claro que existe. Todos nós temos isso internalizado, nem que seja numa vergonha não revelada de nossas características.
@saletepaulino2623
@saletepaulino2623 Ай бұрын
Minha mãe negra não gostava de negro , teve 11filhos e só queria casamento com gente de pele clara ,eu já pensava ao contrário 5 irmãos casaram com mulheres de pele clara e os filhos também. As mulheres 4 solteiras e 1 casada com brancos . Não frequento a casa deles de vergonha. Casei com um preto sofri humilhações dele por ser preta tive uma filha que não foi bemquista por ele separados adotou uma criança branca e falava pra própria filha que ele era bonito por ser louro .Nem graduação pra filha pagou e pagava pra familiares da branca .Com sinceridade tenho medo de homem negro, eles são capitães do mato .
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Caramba, o trauma tem várias situações. Nem todo homem negro é assim, mas infelizmente é sua vivência familiar o trauma se instalou desde a influência materna até seu parceiro. Espero que esta palestra possa te ajudar a tirar um pouco destes traumas. Conheci mulheres que não queria saber de homens pretos pra namorar e imaginava como seriam suas vidas em particular. As que namorei tinham muita baixa estima. Sem querer generalizar. Nem tudo é branco no preto.
@joseramos-kv4pk
@joseramos-kv4pk Ай бұрын
Esse é o pior tipo de racismo Brasileiro, pois é praticado pela propria pessoa e nenhuma lei de racismo nem ninguém pode fazer nada além da própria pessoa. Tibe um amigo que nem queria tentar fazer concursos públicos, pois tinha essa ideia que "não iam deixar" Eu insistia que no concurso publico não tinha declaração de raça, só ia ver o nome dele que era Ricardo e não tinha como saber a raça dela, a exemple de um amigo japonês que também tinha nome japonês. Ele disse que a prova foi fácil, passou fez outros concursos e melhorou de cargo. Outro caso foi que eu estava no teatro fazendo uma peça sobre João Candido e tinha gente que não aceitou o convite dizendo que "não iam deixar", quem não ia deixar? Tinha apoio publico por ser uma peça sobre negros. Tive muitos amigos que fiquei horrorizado quando descobri que suas próprias famílias diziam para não tentar melhorar de vida porque seu la quem, "não ia deixar."
@pablitoracer678
@pablitoracer678 Ай бұрын
Gostei do texto, só não concordo em ser "o pior tipo de racismo". Ah, e sou negro.
@joseramos-kv4pk
@joseramos-kv4pk Ай бұрын
@@pablitoracer678 Certo, então qual é o pior tipo de racismo pra você? Eu acho que é o pior tipo de racismo pois a lei não pode fazer muita coisa. e atualmente não se faz nada. A rede globo fala diariamente para nossos filhos de formas subliminares que são inferiores por causa da pele, e as pessoas até concordam.
@pablitoracer678
@pablitoracer678 Ай бұрын
@@joseramos-kv4pk o pior tipo de racismo é ser sumariamente desprezado e ser visto como "um nada" pela cor da pele. É ser tido como incapaz intelectualmente. É ser SEMPRE "confundido" com um serviçal. Teria mais mil exemplos, mas o pior racismo é o ESTRUTURAL.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
​@@joseramos-kv4pkmano o racismo introjetado é cruel, mas o buraco é mais embaixo. Já ouviu falar de racismo estrutural? Pesquise sibre isso... Ele está entranhado no sistema sobre vários aspectos. Precisamos mudar certas estruturas e conscientizar mais pretos sobre isso e também a sociedade como um todo. A luta não para.
@maryfumo3054
@maryfumo3054 26 күн бұрын
Pior Racismo quando nos tratam de Negros nos sou os Nubien
@andre46901
@andre46901 Ай бұрын
Como último país q aboliu a escravidão temos é trabalho pela frente...
@gabrieltayson8339
@gabrieltayson8339 Ай бұрын
O Último Pais a ABOLIR a Escravidão Foi a Mauritânia.
@user-qr2yj8wr7x
@user-qr2yj8wr7x Ай бұрын
Professor, sou professora do ensino básico, aposentada. Conheci suas aulas há dois meses, venho maratonando e repetindo seus vídeos. Como enriqueceria minhas aulas se já o conhecesse enquanto docente!! Mas tenho orgulho em contar a vcs que, desde que ingressei na escola pública, fui pioneira na questão da valorização de nós pretos. Sou órfã de pai e mãe desde sete anos. Sofri horrores com uma avó materna de pele clara. Ela me acordava, me batendo, dizendo que eu devia ter morrido. Que eu era uma negra horrorosa. Mas, sempre fui linda kkkkk. E a rua sabia disso kkkkk. Então, isso não me deteve. Mas a violência sim. Só agora consigo falar disso tudo de verdade. Pq além de tudo eu era religiosa e, o espiritismo nos fala que tudo é nossa culpa de outras vidas. E, eu acreditava. Hj não sou mais religiosa. Minha religião é o amor... Um dia em minha sala, trabalhando cores, apresentei um anjo preto, feito e colorido por mim pra turma. Um aluno de pele bem escura riu muito e disse:" nunca vi anjo preto" Aí começou minha luta de valorização que pretendo levar até o último dia nesse orbe. Parabéns!! Vc é mil!!!
@rosangelaaparecida2731
@rosangelaaparecida2731 28 күн бұрын
♥️
@DascanSamad
@DascanSamad 27 күн бұрын
Sua história me comoveu bastante e muito parecida com a minha;
@Blo449
@Blo449 Ай бұрын
Bom, eu já vi muito racismo dentro da comunidade negra, por exemplo, quando uma pessoa negra opta por se vestir de forma diferente, andar em ambientes diferentes, outros negros diziam que ele era menos negro por não querer viver na periferia, nao se vestir de determinada forma, etc.
@DascanSamad
@DascanSamad 27 күн бұрын
Eu ja passei por isso acredita? Foi um inferno na minha vida. Eu cresci em comunidade, as pessoas negras da periferia nao querem ver o bem umas das outras;
@Blo449
@Blo449 27 күн бұрын
@@DascanSamad é o que mais tem no Brasil! Se você não se enquadrar nas categorias pagodeiro, jogador de futebol ou funkeiro, é tido como "menos negro", principalmente se não for de esquerda, aí é o "capitão do mato" A verdade é que brasileiro não suporta ver seus iguais melhorando de vida, principalmente se fugir dos esteriótipos que eles criaram.
@rico-fo6wz
@rico-fo6wz 11 күн бұрын
Não acho que isso seja racismo, mas sim preconceito, atrelando a forma de uma pessoa se vestir a determinado comportamento tlgd?
@Blo449
@Blo449 11 күн бұрын
@@rico-fo6wz se fosse só pela forma de vestir, tipo: "você está feio com essa roupa, essa roupa é feia" seria uma forma de preconceito, até mesmo de opinião pessoal; A partir do momento que eles falam "você está feio com essa roupa por estar vestido como uma pessoa branca" é sim uma forma de racismo.
@mariabeatrizoliveiraneves9401
@mariabeatrizoliveiraneves9401 Ай бұрын
Vamos dar likes pessoal E compartilhar!
@maryfumo3054
@maryfumo3054 26 күн бұрын
Como dar Like em quanto ele está a Offender nos Africanos. Nos não sou moa negros por favor que offence
@mariabeatrizoliveiraneves9401
@mariabeatrizoliveiraneves9401 25 күн бұрын
@@maryfumo3054 vc tem realmente assistido as aulas?
@luizcarlosoliveira9531
@luizcarlosoliveira9531 Ай бұрын
Eu acredito que sim eu msm na juventude não queria me aceitar como homem negro alisei várias vezes meu cabelo pois queria ter o cabelo liso por pensar que o cabelo liso era melhor até que um dia vi o filme do malcon x me fez me intender melhor como pessoa negra
@YslandiaSoraia
@YslandiaSoraia Ай бұрын
"VOU FALAR POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA COMO MÃE " tenho uma filha branca de olhos verdes cabelos lizos, e outra morena de cabelos cacheados e olhos castanhos ,lindas perfeitas sempre fui mais grudada na minha moreninha,trabalho desde que ela nasceu o seu psicológico le ressaltando suas qualidades trabalhando sua autoestima, mais confesso que não é fácil, por vezes ela reclama dá sua cor do cabelo 😢e por mais que eu converse sinceramente acho que o problema pode está na raiz da história. Hj sei que mesmo tentando preparar minha filha para o mundo ela vai sempre tropeça na história dos antepassados e isso pode atrapalhar muito😢 Conclusão, sim os negros não se aceitam. sim existe racismo deles mesmos contra si e isso é lamentável.
@user-it8kw1pi2k
@user-it8kw1pi2k Ай бұрын
A culpa é da natureza.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Ай бұрын
Yslândia. Obrigado por compartilhar sua experiência. O que podemos fazer e sempre tentar proteger nossos filhos da crueldade do mundo, pois uma ferida no coração de uma criança produz uma cicatriz para a eternidade. A culpão não é de sua filha, nem das pessoas Negras. A culpa é do racismo e das pessoas que o reproduzem em seu cotidiano. Força nesta sua materna jornada!
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Continue persistindo nos ensinamentos e carinho, este apoio é importantíssimo. Dê um tempo pra ela, porque ela deve ser bem nova ainda e no momento certo ela vai cair em si e vai e entender. Quando crianças não entendemos certas coisas e no tempo certo ela vai entender as coisas que você disse a ela. Agora, ame as duas! É claro que a mais frágil vai precisar de mais ajuda.
@YslandiaSoraia
@YslandiaSoraia Ай бұрын
@@sergiolinus5409 vdd!:)
@aleclema
@aleclema Ай бұрын
Michael Jackson foi um claro exemplo. Sofria muito preconceito do próprio pai
@irenebatista8589
@irenebatista8589 Ай бұрын
Imagina como está o emocional dos negros, pois eles estão trancafiados nas favelas. E por nada ou pouca coisa são eliminados de modo brutal.
@-LexLuthOr
@-LexLuthOr Ай бұрын
Mas esses que são eliminados estão mexendo com coisas erradas, são criminosos.
@DascanSamad
@DascanSamad 27 күн бұрын
Eu morei em favela por anos, nao precisa ser criminoso para ser eliminado dentro de uma favela; La dentro tem tudo o que ha de ruim, vc sendo honesto ou não vai sofrer morando lá, pois é o ambiente. Quem mora em favela ja e discriminado so por morar la, eu ja vi inocente morrer na favela pois cresci numa.
@DascanSamad
@DascanSamad 27 күн бұрын
O emocional de quem morou ou mora numa favela e tem consciência racial e péssimo. Eu ja nao moro mais em favela, graças a Deus, mas toda vez que eu vejo uma passo mal e tenho pesadelos, quem nunca esteve la nao sabe o inferno que e.
@walfredosilva6535
@walfredosilva6535 Ай бұрын
Bom dia professor. Belíssima aula, muito esclarecedora conheço uma pessoa amiga muito morena q n aceita sua cor . Nao expõe, mas se casou com um branco e demonstrava n estar satisfeita quando o filho oi filha puxava a sua cor. E eu percebia claramente, mas nunca nem eu nem ela tocávamos no assunto. Parabéns pela didática empregada facilitando sobremaneira a assimilação do conteúdo.
@CarlosPereira-lq1cw
@CarlosPereira-lq1cw 14 күн бұрын
Eu fui maníaco depressivo 30 anos. Sentia vergonha de mim e sentia-me a mais. Jesus libertou-me.
@AlbenirAlexandrina
@AlbenirAlexandrina Ай бұрын
Obrigada pelo conteúdo! Acabei de me inscrever no canal devido a qualidade de como você expõe o conteúdo. Parabéns!
@renatapegoraro2452
@renatapegoraro2452 Ай бұрын
Sou branca filha de imigrantes, família b m humilde, meus pais eram muito racista, eu tinha vergonha disso . Nem era discutido isso há 40 anos e eu sabia q era ruim, já havia choques de discussão por isso, hoje tenho orgulho de dizer , somos todos brasileiros e misturado sim, África e Europa e filhos do mesmo Deus.
@cleitonduarte3877
@cleitonduarte3877 Ай бұрын
Rapaz sou cleiton RS hoje resido em SC em um sociedade majoritária italiano/alemã, e esse mesmo teste(doll test) vi no meu estado de origem, a advinha o resultado, mesmo crianças negras não gostavam da boneca negra, cara ali tive um choque e comecei a estudar minhas origens e a cada momento mais assustado com todo o contexto social que vivemos, as coisas tem mudado mas falta muita coisa, mas já foi pior, hoje cada vez tenho mais orgulho de ser negro e corro muito para cada vez mais mudar minha história de vida, e seu trabalho é muito bom nos fortalecer como indivíduo e nos faz querer mudar nossa história e nos dá empoderamento!
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Meu mano, tu tá num dos lugares mais racistas do país. Força aí! Uma região em que 80% da população votou no inelegível. Só este tipo de expressão de voto demonstra o que a maior parte pensa dos outros por aí...
@renenunes4686
@renenunes4686 Ай бұрын
@@sergiolinus5409não esqueça que a primeira deputada negra do Brasil foi eleita em SC. O nome dela era Antonieta de Barros.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
@@renenunes4686 Bem, sei disso, mas isso não tapa as ações do atual comportamento da maior parte da população em se manifestar pro nazifascismo. Em vez de avançar pra melhor, estão numa decadência da vanguarda do atraso em que escolheram no voto representantes da desumanidade e faz eventos de encontro de ultradireitistas... é mole???. A pergunta que não quer calar, quantos pretas e pretos eles votaram neste tempo atual???
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
@@renenunes4686 ora ora ora... conheço este fato e não é por isso que temos que tapar o sol com a peneira e fugir da atual realidade da população ter se manifestado em Santa Catareich de um modo tão deleterico. Então, quantos deputados e vereadores pretos esta população atual colocou nas câmaras e no congresso nestas circunstâncias que vivemos? Águas passadas não movem moinho... pra frente é que se anda!
@renenunes4686
@renenunes4686 Ай бұрын
@@sergiolinus5409 ora ora ora…estudar a história pra que ? Não é mesmo?
@PauloSantos-cv3kk
@PauloSantos-cv3kk Ай бұрын
PASSEI TODA MINHA INFANCIA ODIANDO MINHA COR, ATE DESCOBRIR QUEM SOU, EXISTE PESSOAS NEGRAS RACISTA SIM!!
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Racismo significa que outro tipo de etnia não gosta de outra. No caso de negros que não gostam de negros significa que o preconceito e racismo são introjetados.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Ainda bem que se descobriu!
@madokamagicadosmorroteanpo4220
@madokamagicadosmorroteanpo4220 Ай бұрын
Quem mora no nordeste sabe bem como isso é evidente, principalmente vindo dos avós.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Olha, eu acho que não é só dos avós não. Os pais também tem muito disso.
@Lithonie
@Lithonie Ай бұрын
Ótimo vídeo professor. Conheci seu trabalho ainda na época da escola, quando li um texto seu sobre racismo histórico em um livro didático. Foi uma surpresa agradável te encontrar por aqui, produzindo conteúdo e espalhando conhecimento sobre temas tão importantes. A história é a ciência das mudancas e principalmente: das permanências das ações e pensamentos humanos. Portanto, conhece-la é já meio caminho andado para solucionarmos nossos problemas hoje.
@masajubr
@masajubr Ай бұрын
Penso que, para uma análise desse tema, o filme "Os excluídos" pode acrescentar a essa discussão uma dimensão mais surreal, mas também muito perversa!
@todapoderosa9963
@todapoderosa9963 Ай бұрын
Eu não me lembro de ver 1 boneca negra quando eu era crianca, nos anos 70 e 80. Portanto nao tinha em quem me espelhar.
@pablitoracer678
@pablitoracer678 Ай бұрын
As poucas bonecas e bonecos negros que existiam eram de má qualidade e horrorosos.
@ATOM-AXX
@ATOM-AXX Ай бұрын
Única boneca negra que na minha infância, foi a nega maluca estereotipada.
@anapaulasantanadesouza3365
@anapaulasantanadesouza3365 Ай бұрын
Existia ...mas as crianças não gostavam não tinha até Barbie morena
@anapaulasantanadesouza3365
@anapaulasantanadesouza3365 Ай бұрын
​@@ATOM-AXXhá eu comprei uma bonequinha preta de pano,pra minha neta uma lindeza
@Gokugaroto
@Gokugaroto 27 күн бұрын
Nessa época o Brasileiro não tinha nem casa é cômoda direto morávamos quase em cavernas quem iria se preocupar com cor de boneca 😂😂😂😂
@verildasantos232
@verildasantos232 Ай бұрын
Caro professor Flávio, seu trabalho é maravilhoso, humano e necessário. Eu sou parda, mas fui registrada como branca e precisei estudar muito para perceber que sofria preconceitos sem perceber, depois dos 50 anos. Na juventude precisei me defender muito para não virar um objeto sexual dos homens brancos. Mesmo sem ainda ter a consciência de que mulheres racionalizas era para o sexo e as brancas para casar. Entendi isto bem mais tarde, minha saúde mental eu devo ao fato de fazer psicoterapia por não ter cedido aos muitos assédios. Vivi um conflito de identidade quando estudava psicologia e fui estagiar numa instituição que desenvolvia trabalhos com pessoas negras, não lembro mais o nome ( isto faz uns 40 anos atras), nao fui aceita com a justificativa de que eu nao era negra. Lembro que fiquei em conflito, mas lembrei que nao sofria preconceito pela minha cor de pele e sim porque pelos meus traços e sotaques nordestinos, sou do norte de minas. Bom, resumindo tenho aprendido muito neste canal. Muito obrigada.
@Mjjardel
@Mjjardel Ай бұрын
Alguns tempos atrás, eu odeiava minha cor
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
E agora como se sente???
@saletemontanhal7162
@saletemontanhal7162 Ай бұрын
O Senhor é muito inteligente eu adoro as suas aulas ❤
@jaciramarins4898
@jaciramarins4898 Ай бұрын
Gratidão pela maravilhosa aula!
@pssamercantileassociadoslt1592
@pssamercantileassociadoslt1592 Ай бұрын
Professor, sobre este tema precisamos falar muito e agir com foco na recuperação e compensação da conciência humana negra. sinto vergonha em não lutar contra o branco e ao mesmo tempo temo a possibilidade de um racismo reverso o que seria igualmente danoso.
@eliveltonalves4726
@eliveltonalves4726 Ай бұрын
Excelente vídeo professor parabéns! Respondeu-me muitas das dúvidas que vivi em algumas situações de minha vida👏❤
@ritaborges1718
@ritaborges1718 Ай бұрын
Enquanto professora de um curso de psicologia, sempre apresentei aos alunos esse teste, o que incentivava ricas discussões e reflexões.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Ай бұрын
Professora, fico honrado com seu comentário e empatia por tratar com seus estudantes algo tão necessário. Muito obrigado.
@mariabeatrizoliveiraneves9401
@mariabeatrizoliveiraneves9401 Ай бұрын
Professor Flávio, mais um tema incrível!
@Jefferson-dy3tr
@Jefferson-dy3tr 4 күн бұрын
Aulão! Obrigado, Jeff 🏳️‍🌈
@CristianiRosa-zw6dz
@CristianiRosa-zw6dz 27 күн бұрын
Isso eu nunca senti por mim mesma ,mas minhas colegas de escola e vizinhos era tao racistas que preferiam ter amigos claros pra nao ser "mal visto" é uma vergonha a pessoa se rejeitar pra ser aceito pelos brancos muitas delas alisam cabelo usam roupas e se comportam como branco como se isso apagasse a cor dele , é patético ja sofri muito racismo mas nunca quis ser branca na minha cabeça eles tinham que me aceitar.. vai da saúde emocional eu tenho personalidade forte , se nao sou bem recebida apenas me afasto e quando é necessário me impor uso sempre de sabedoria 🦉
@Marcos-25-Lourenzo.
@Marcos-25-Lourenzo. Ай бұрын
Verdade,porque nós crescemos numa cultura em que o negro é o bandido nos filmes,novelas,e infelizmente vemos pessoas no crime sendo na "maioria" negros,a população negra sempre na periferia,geralmente a pobreza está ligada à raça negra,e quem quer fazer parte desse grupo de " desgraçados"?? Nem o próprio negro,eu mesmo me pego sendo "racista" em algumas situaçoes,sendo eu negro,ainda mais quando vc nasce em uma família onde mãe é branca e meu pai era negro,eu demorei a me aceitar,nunca admiti sendo negro, sempre,moreno,pardo,é trágico!
@alessandrovalente2274
@alessandrovalente2274 Ай бұрын
É Justiceiro ,vira como um Ladrão. É interessante essas palavras do Messias.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Seu conceito de bandido e ladrão é bem deturpado como algo sacramentado e apresentada pelos Datenas da vida. É hora de mudar de visão chapa, e é hora de sair desta lama introjetada de precnceitos. Já dizia o Cazuza em uma de suas canções que os inimigos dele estavam no poder... a alta burguesia é que fede... em outras palavras, os piores bandidos e ladrões são brancos e engravatados e moram no poder deste país e se pensas que são os políticos não são em parte. São os que manipulam estes ao seu favor... são os podres de rico que fazem deste país o que ele é... os pretos que estão a margem e fazem seus delitos e que são estampados criminosamente nos noticiários vis, são o resultado deste projeto que deu certo desde sempre... é um projeto de muitos abismos sociais propositais que interessam a esta gente da alta roda e seguem firmemente... não é atoa que a população preta é marginalizada até os dias de hoje estruturalmente falando. A luta pro povo preto com reveses ou não é todos os dias pra resistir a este estado de coisas, seja inconsciente ou consciente. Observe e pense nisso.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Uma pena você achar que pretos são os piores bandidos e ladrões deste país. Os maiores criminosos estão no poder e são podres de ricos. Como disse o Cazuza a alta roda da burguesia fede e são brancos e engravatados e o projeto deles esta dando certo desde sempre odeiam pobre e pretos. Se desvencilhe de noticiários policialescos que discriminam, amedrontam e alienam as populações de quem são os nossos piores adversários.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
@@Marcos-25-Lourenzo. Temos todos os nossos fantasmas mentais que nos assombram. Minha mãe era preta mas com pele bem clara e meu pai não era retinto, mas com pele mais escura. Meu pai desde pequeno orientava meu irmão e eu sobre preconceito e racismo e dizia que o estudo ou conhecimento iria nos proporcionar situações melhores, mas tínhamos de estudar três vezes mais porque saíamos com desvantagens em relação aos brancos por causa da chaga estrutural deleteria do racismo na sociedade que nos sabotam pra atingir certos objetivos. Quando criança com tenra idade não se compreende isso até ter algumas sensações ou experiências estranhas de tratamentos em certas ocasiões em relação a pessoas mais claras. Não ficava explícito (velado), mas aos poucos quando ia crescendo, as situações se avolumavam... existe esta coisa de só valorizar pessoas brancas e estigmatizar pessoas pretas propositalmente. Em muitas situações o preto é invisibilizado e as referências quase poucas... meu pai foi uma referência fundamental pra enfrentamento e compreensão da vida, e aprender a se gostar é algo fundamental pra não cair nas garras da baixa estima e auto depreciação. Encontrei muitos pretos nesta situação e coloca los pra cima é o meu mote. Aqui nos comentários é este momento. Simbora gente, vamos dar a volta pra cima e se assumir preto.
@Marcos-25-Lourenzo.
@Marcos-25-Lourenzo. Ай бұрын
@@sergiolinus5409 perfeita tua colocação,eu demorei a "admitir" essas discriminações,seja olhares,ou de alguma outra forma,comecei a desenvolver uma ansiedade proveniente disso,auto estima baixa,mas,com o canal do professor,comecei a trabalhar isso,cheguei a conclusão de que o problema é do racista,eu não tenho problema algum,e não tenho mais "problema" comigo mesmo,somos pessoas como qualquer outra,merecemos ser felizes,aceitar com orgulho nossa negritude.
@SantiagoRios-ts3bt
@SantiagoRios-ts3bt Ай бұрын
Parabéns pelo trabalho professor 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@marxmattos9232
@marxmattos9232 Ай бұрын
Os reacionarios tentarão freiar a marcha eterna do progresso, porém, o maximo que conseguirão será atrasa-lo, a marcha do progresso é irretroagivel, acostumem-se com isso. Atrasados, reacionarios e demais ogros, não passarão ✊
@aluisioferreira5025
@aluisioferreira5025 23 күн бұрын
Gostei demais do vídeo professor! Gostaria de ver o senhor falando do racismo aqui no Brasil.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica 23 күн бұрын
Obrigado. Temos diversas aulas tratando sobre esta questão aqui em nosso canal.
@Palavradevidaviva
@Palavradevidaviva 11 күн бұрын
Parabéns alto nível!
@wellersonoliveira5334
@wellersonoliveira5334 Ай бұрын
Não só contra si, mas existe uam desunião muito grande nas comunidades Não brancas de forma geral. Recentemente o boxeador mexicano Ryan Garcia, protagonizou um episódio lamentável de ataques a comunidade negra. O que é extremamente triste, pois as minorias deveriam se ajudar na luta contra o poder hegemônico... Edit: A galera não entendeu meu comentário mesmo eim, falei que existe TAMBÉM um ódio estrutural entre comunidades Não brancas, só adicionei a discussão, não invalidei nada
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Ай бұрын
Não é sobre racismo contra outras pessoas, mas contra si mesmo! Racismo internalizado!
@denisemaria4265
@denisemaria4265 Ай бұрын
Você não entendeu, a questão é não se perceber-se como pertencente.Os chamados "morenos", morenos queimados,morenos roxo, mas nunca negro.Porque há pessoas que se negam, mesmo que tenham todos os marcadores ou alguns. Tive uma aluna de 6 anos, visivelmente negra, que se dizia morena clara e quando pedia pra ela se desenhar ela se fazia "branca" usando o lapis cor de rosa pra pintar sua pele e fazia seu cabelo longo e amarelo ou seja ela não se reconhecia.Foram necessários dois anos par ela começar a se entender assim e infelizmente não sei o quanto disso ficou, pois perdi o contato com ela, mas essa experiencia me marcou muito, por ser uma criança tão pequena.
@wellersonoliveira5334
@wellersonoliveira5334 Ай бұрын
​@@HistoriadaAfrica Mas eu pontuei isso no começo do meu comentário uai kkk só adicionei mais esse detalhe.
@wellersonoliveira5334
@wellersonoliveira5334 Ай бұрын
​@@denisemaria4265 Leia meu comentário de novo amigo kkk
@doces-u9r
@doces-u9r Ай бұрын
​@@HistoriadaAfricakzbin.info/www/bejne/npW3lpqVbZ16nLssi=jQDi7geM0H4THzlQ professor pede ele pra trocar essa capa uai, apareceu isso no meu recomendados agora.Aqui no youtube tem muita capa errada.
@eduardooliveira3163
@eduardooliveira3163 27 күн бұрын
Eu conheci um rapaz negro que casou com uma mulher negra, e isso causou uma ruptura na relação com seu próprio pai, que também é negro. Fazem mais de 8 anos que não tem relação alguma, o pai dele nunca conheceu os netos, por conta da relação dele com uma mulher negra. E uma situação muito complicada, lembro dele contando que mesmo tentando a aproximação por diversas vezes o pai se recusava a ter contato, sempre dizia “eu criei você para ter uma mulher branca”.
@DascanSamad
@DascanSamad 27 күн бұрын
Meu Deus que assustador... Entao na cabeça dele, mulheres negras nao prestam;
@eloisagabriel3138
@eloisagabriel3138 Ай бұрын
Muito aprendizado, gratidão
@ceciliahirano6881
@ceciliahirano6881 4 күн бұрын
Quando eu era criança!tinha amiguinhos loiros e negros mas nunca parei para pensar em cor ,nos éramos todos amigos era tudo natural assim fui crescendo e nunca pensei que crianças pudessem sofrer por causa de sua cor,doeu muito ler alguns comentários , muito triste saber que crianças sofrem desde pequenas por racismo mesmo dentro de sua própria casa
@JerrydaCosta
@JerrydaCosta Ай бұрын
Entendendo a situação: Se a pessoa era branca, indígena, hispanica/latina, quiçá oriental, filipina, polinésia estava autorizada a estudar numa escola específica. Se a pessoa era negra, obrigatoriamente tinha que estudar em outra escola, destinada a essas pessoas. Eu já fui professor da rede pública estadual em Minas Gerais. Havia boatos que o governo " privilegiaria" escolas estaduais da capital estadual em detrimento daquelas dos demais municípios da região metropolitana de Belo Horizonte. Isso no século XXI. Está meio difícil de acreditar que essas escolas racialmente segregadas tinham a mesma qualidade de ensino ofertado.
@madokamagicadosmorroteanpo4220
@madokamagicadosmorroteanpo4220 Ай бұрын
Nao sei vcs mas na minha escola ngm se identificava como negro, msm a pessoa tendo todas as características fisicas ela ainda dizia que era parda escura ou mulata.
@maryfumo3054
@maryfumo3054 26 күн бұрын
Mesmo nos em Moz ou em África não nos tratamos de Negros
@henriquecruz9450
@henriquecruz9450 Ай бұрын
Obrigado por compartilhar o conhecimento e nos dar coragem e esclarecimentos pra superarmos tudo.
@elsamaximica2615
@elsamaximica2615 Ай бұрын
Excelente aula para uma boa reflexão de aprendizagem!
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Ай бұрын
Gratidão.
@angelamariadefreitas6946
@angelamariadefreitas6946 Ай бұрын
Lamentável deplorável triste vergonhoso perigoso o racismo preconceito ainda existir 😮😢😮😢😮
@irenemaria6124
@irenemaria6124 Ай бұрын
Fui adotada por uma senhora descendente de pretos que passou a ser minha mãe. Eu tinha meus cabelos bem loiros e lisos conforme fui crescendo fui ficando com a pele mais morena , no entanto ainda eu sou clara ., ela sempre vez ou outra dizia que eu " tava ficando preta " que eu não era branca pura " Eu era criança nem sei porque ela ficava dizendo isso , como se nao ser branco puro fosse muito ruim , ela ja estava me ensinando a ser racista , a não gostar da minha cor por ter alguma mistura .mesmo que de longe , a ver isso como um defeito , antes de mim ela ja tinha pego uma outra menina de cabelos loiros mas não tinha dado certo. No meio da familia dela sempre faziam piadas sobre eles mesmos . Apareci em casa com um namorado preto mestiço, ela odiou e dizia que eu era sinhá pra ele .
@MateusMuila
@MateusMuila Ай бұрын
Esse conteúdo tem muita qualidade.muito obrigado.esse canal é especial demais.
@marii_mdm
@marii_mdm Ай бұрын
Como não conheci este canal antes !
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Prezado professor suas palestras são um bálsamo de conhecimento desnudante (fura bloqueios e quebra tabus), combinado com terapia pra mente e emoções pro corpo preto... agradeço a Deus por sua vida e por este bem que faz a tantos e tantas, principalmente o povo preto. Aqui temos a oportunidade também de interagir, desabafar e descobrir com outros as nossas experiências e conhecimentos. Aqui muitos de nós saímos da caixa...
@epocriativa
@epocriativa Ай бұрын
Bom dia! Parabéns! A análise feita pelo senhor utilizando, com base histórica, os estudos da Psicologia Social, combinados com a luta pelos Direitos Civis pelo viés da educação ficou imbatível, principalmente, no que diz respeito aos pais que lutam pela educação dos seus filhos. Me identifiquei muito. Isto torna o conteúdo acessível e muito clara a jornada dos que vieram "antes de nós". Meu respeito. Mais foco nos processos, na humanização dos resultados e menos em estatísticas. Isto não tem preço. Gratidão!
@Nina20191
@Nina20191 16 күн бұрын
Infelizmente o racismo é mais escancarado dentro das nossas próprias famílias, sou filha de pai negro e mãe branca e cresci ouvindo a frase: graças a Deus vocês não herdaram a cor último tom da família do seu pai 😢. Fico muito triste por existir isso dentro de uma família. Eu jamais farei isso se tiver filhos.
@eraldomenezes1217
@eraldomenezes1217 Ай бұрын
Minha filha é negra, por isso assisto você direto. Amo profundamente ela
@sidnei3479
@sidnei3479 Ай бұрын
Muito boa a explanação mestre. 👏🏾 O racismo internalizado faz com q muitos de nós, inconscientemente, discriminemos os nossos semelhantes.☹️ Daí a importância de termos a consciência de que ele existe e de como fazer pra ficarmos livres dele. Adorei conhecer o estudo do professor William sobre os estágios da Nigrescência que nos ajuda a resgatar a nossa identidade negra e consequentemente pôr fim ao racismo internalizado. Compartilhado.
@jailtonsantos4094
@jailtonsantos4094 27 күн бұрын
Excelente!
@betoazevedo2821
@betoazevedo2821 Ай бұрын
Quando estava na quinta série aconteceu algo muito engraçado. Havia uma brincadeira de empurrar uns aos outros em um barranco. Os mais fracos ou em menor número eram "jogados" e ficavam tentando subir. Certo dia, quando estavamos em um pequeno grupo alguém gritou: é os pretos contra os brancos. E começou uma guerra. Logo me vi em desvantagem, tendo que escapar dos meus amigos. A movimentação chamou atenção de outras crianças que resolveram entrar na brincadeira. O engraçado foi que instintivamente todos começavam do lado dos brancos. Lembro que dois colegas negros me seguraram e um amigo meu branco explicou para eles a regra. Depois que foi esclarecido para todos ficaram só alguns brancos contra a maioria de negros e, o que me causou espanto na época, alguns pardos que se vieram para o nosso lado. Para mim alguns desses pardos eram brancos, mas eles não se viam assim.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
@@betoazevedo2821 o que é pardo pra você? Eles tinham feições de preto? Ou não? Pardos com feições de preto é preto mano! Sem essa de pardo, moreninho ou coisa similar... desapega destas descrições que dividem e segregam.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
O que é pardo pra você? Porque existe pessoas que são claras mas tem feições pretas (cabelo, nariz e físico). E neste caso também são pretos mesmo sendo bem mais claros.
@rosianedonascimento2205
@rosianedonascimento2205 2 күн бұрын
Mil likes 👏👏👏
@aparecidaaraujo2125
@aparecidaaraujo2125 Ай бұрын
Nossa, tantos vídeos publicados e só agora o KZbin e indicou. Gostei.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Ай бұрын
@@aparecidaaraujo2125 Seja bem vinda a nossa comunidade. Não deixe de se inscrever no canal é ativar o sino de notificação, para ser avisada de novos conteúdos.
@gustavoamaral1700
@gustavoamaral1700 Ай бұрын
Excelente vídeo professor!!! 👏👏👏
@tatianenicomedio1864
@tatianenicomedio1864 Ай бұрын
Parabéns professor um excelente trabalho!
@marlucesantos54
@marlucesantos54 Ай бұрын
Obrigada professor por mais uma aula.
@ivonequeiroz5286
@ivonequeiroz5286 Ай бұрын
Todos os negros que eh conheco, desejam ter a pele clara.
@nomadeosv7065
@nomadeosv7065 Ай бұрын
Ótimo video, parabéns
@blackwolfzombie
@blackwolfzombie 20 күн бұрын
Digo sobre a minha pessoa. Sou preto, Negro ou mulato, em fim quando pequeno sofri bullying ou racismo mas também tive um bom número de boas pessoas comigo. Ate parte da minha vida adulta fui um pouco racista com brancos EU não me relacionava com nenhuma mulher branca e amigos também eu fazia questão de ficar longe. Ja trabalhei muito meu psicológico sobre isso.
@mariajosedossantossantos2191
@mariajosedossantossantos2191 Ай бұрын
Agradeço a aula.
@lbernardo1985
@lbernardo1985 Ай бұрын
Profe, vc é maravilhoso
@anarcoblues
@anarcoblues 5 күн бұрын
Parabéns
@lfredoMoraes
@lfredoMoraes Ай бұрын
Sobre o último estágio do Tornar-se Negro A ideia de Estágios da Nigrescência é interessante e concordo que seja real. Contudo, o último estágio (Compromisso 29:40), a meu ver, é um ponto, por vezes, arriscado devido a possibilidade de tornar-se um problema para o próprio negro. Isso porque o negro, nessa fase, aprofunda-se nas temáticas negras e de racismo, porém sem dedicar-se a outras áreas. Tudo passa a girar em torno do racismo e da cor. Outros temas, campos e assuntos ficam num segundo plano ou são praticamente ignorados. O negro passa a ser aquele que fala apenas de racismo. Não sem motivo, ao vermos um negro na mídia, acaba uma entrevista, por exemplo, remetendo para a questão da cor por causa do próprio negro ou porque enxergam ele desse modo- como aquele que só fala disso. Se um negro se torna advogado, não convidam ele para falar sobre o Direito, chamam o mesmo para dissertar sobre o racismo no Direito. Assim acontece na maior parte das vezes. Pouco ou nunca vemos um negro convidado para falar sobre política, tecnologia, saúde, Direito em si mesmo. O negro é lembrado, por causa do último estágio, apenas para falar de racismo. No fim, lutando pelo seus espaço o negro termina, caso não perceba, caindo nessa outra questão e sofrendo um outro tipo de segregação, uma segregação intelectual por se dedicar, nessa última fase, apenas e unicamente aos problemas raciais, ou seja, outros falam dos assuntos em si, os negros falando apenas de racismo.
@r.b.4725
@r.b.4725 Ай бұрын
e' bem claro , em muitas pessoas negras , que elas próprias carregam esse preconceito com elas , acham que quase tudo que acontece , são por conta da sua cor , eles próprios não se aceitam , aí gera esses conflitos , muitos estão camuflados , em aceitação a sua etnia, e' uma pena isso , por que somos tds seres humanos e amados por Deus , e ninguém e' mais que ninguém, porém se queremos Igualdade , temos que ser quem somos dentro das nossas Diferenças, e não criar situações pra cada vez + aparecer as Diferenças, como está em evidência, buscando não a Igualdade , mais sim BENEFICIOS ,, lamentável, pois isso não gera RESPEITO .
@rosemaryaj3548
@rosemaryaj3548 Ай бұрын
Boa tarde professor, sou de Campinas SP tenho uma tia que não toma sol e não casou com preto para que o cabelo não viesse duro, conheço pessoas da cor de pele mais claras mas tem cabelo duro mas nega que são negros.
@leamarta8998
@leamarta8998 Ай бұрын
Excelente vídeo! Obrigada por compartilhar tanto conhecimento.
@HistoriadaAfrica
@HistoriadaAfrica Ай бұрын
Eu que agradeço
@maryfumo3054
@maryfumo3054 26 күн бұрын
Excelente para a você e este Homen a falar todo segundo nos trata de Negros que offenca para África
@maryfumo3054
@maryfumo3054 26 күн бұрын
@@HistoriadaAfrica ele está offender Gentee de Negros. Muito feio
@didiuism
@didiuism Ай бұрын
Amo seus vídeos !! ❤🧡💛💚💙💜
@dronelight9585
@dronelight9585 Ай бұрын
Sempre muito bom
@raquelserrao2619
@raquelserrao2619 Ай бұрын
Excelente explicação!
@laineaine
@laineaine Ай бұрын
Foi uma aula maravilhosa e essencial! Já notei que existem até pessoas pardas que tem filhos negros que rejeitam eles. A minha amiga é afrodescendente e a mãe dela parda e casou com um homem branco e a mãe dela sempre rejeitou ela.
@sergiolinus5409
@sergiolinus5409 Ай бұрын
Um horror isto. Sou carioca, e o que vou dizer vai parecer algo que não tem nada a ver. Percebia que todas as mulheres pretas que namorei cariocas tinham baixa estima bem acentuada. As brancas que namorei não tinham este problema de forma acentuada como percebia nas pretas e com certeza era influência do que passamos como pretos numa sociedade preconceituosa e racista.
@pretapretinha3773
@pretapretinha3773 Ай бұрын
Quem tem q se amar se valorizar se respeitar e se impor são os pretos,Não dar pra querer algo BOM de RACiSTA.Niguem muda mal caratismo de ninguém,mas mudamos a nós mesmo
@elianeribeiro2984
@elianeribeiro2984 Ай бұрын
Parabéns pelo trabalho
@fabiatavares7556
@fabiatavares7556 Ай бұрын
Eu conheci uma moca , que falou , que a sobrinha dela tomava vários banhos durante o dia , para tirar o cheiro , que tinha e nada mudava , era muito revoltada, com a raça
Eugenia: A Obsessão pela "Raça Pura"
37:43
Caçador de Histórias
Рет қаралды 34 М.
A Verdade por trás dos Estereótipos sobre Atletas Negros | Aula Especial |
33:51
Logo Matching Challenge with Alfredo Larin Family! 👍
00:36
BigSchool
Рет қаралды 22 МЛН
Prank vs Prank #shorts
00:28
Mr DegrEE
Рет қаралды 9 МЛН
Fortunately, Ultraman protects me  #shorts #ultraman #ultramantiga #liveaction
00:10
wow so cute 🥰
00:20
dednahype
Рет қаралды 26 МЛН
A Igreja Católica e a Escravidão Africana
28:11
Caçador de Histórias
Рет қаралды 27 М.
Como imperios europeus, fabricaram um genocidio em Rwanda na África?
31:44
Caçador de Histórias
Рет қаралды 45 М.
O insulto do macaco: A história de uma ideia racista
30:07
Caçador de Histórias
Рет қаралды 36 М.
De Onde Vem a Hipersexualização das Mulheres Negras "Mulatas"? | Aula Especial |
33:13
Richard Burton, o explorador que descobriu o sexo
37:28
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 42 М.
Como os indígenas chegaram no Brasil? - PODCAST Não Ficção
1:54:19
Atila Iamarino
Рет қаралды 403 М.
Da Origem da Pele Negra e o Surgimento das Teorias Raciais no Século 18
23:59
Caçador de Histórias
Рет қаралды 676 М.
Logo Matching Challenge with Alfredo Larin Family! 👍
00:36
BigSchool
Рет қаралды 22 МЛН