Melhor explicação dos universais e do nominalismo que eu já vi até o momento. Não sou especialista. Excelente vídeo para os meus estudos amadores
@POLISCONSULTORIAАй бұрын
Olá Sérgio, boa noite! Fico feliz em saber que gostou da nossa didática. Realmente o tema é considerado como um dos mais difíceis da Filosofia e não é fácil de ser explicado. Obrigado pela participação no canal. Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@Enéias-c4z4 жыл бұрын
Boa noite. De tudo o que vi ate o momento, sua aula foi a que mais me abriu mente para assimilar o tema. Ainda não consegui apreender totalmente, mas já começa a clarear. A filosofia é algo fascinante, pois faz a mente realizar verdadeiros malabarismos. Muito obrigado!
@POLISCONSULTORIA4 жыл бұрын
Olá Paulo, boa noite! Ficamos muito felizes com o seu comentário. A Filosofia realmente é fascinante! Voltaremos ao assunto oportunamente. Por enquanto, compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever no canal, ok? Um forte abraço!
@yasmimfernandes28022 жыл бұрын
Essa é a melhor explicação que encontrei até agora, muitíssimo obrigado ❤️
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Yasmim, boa noite! Esse é um comentário recorrente nesse vídeo, e isso nos deixa muito felizes. É um tema complicado, mas a gente parece ter conseguido uma comunicação objetiva. Continue conosco e obrigado pela sua participação. Conheça nossos outros vídeos de Filosofia e compartilhe. Um forte abraço.
@giovwna9 ай бұрын
que vídeo maravilhoso, ótima explicação
@POLISCONSULTORIA9 ай бұрын
Olá Giovana, boa noite! É bom saber que gostou da nossa explicação sobre um tema tão complexo. Obrigado pelo comentário. Conheça nossos outros vídeos de Fuilosofia, tem coisa boa por aqui. Inscreva-se e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@alinnelopes1292 жыл бұрын
Obrigada professor, esse tema realmente é tão complexo e difícil de entender, todos os vídeos que via não estava conseguindo me posicionar, mas sua maneira didática de explicação me tirou uma complicação da cabeça.
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Alinne, boa noite! A gente procura ser o mais objetivo e claro, mesmo em temas complicados. É bom saber que isso está funcionando. Obrigado pela sua participação e continue conosco. Um forte abraço.
@palomamoreiradasilva69046 ай бұрын
Vídeo Magnífico! Rica explicação! 👏👏👏👏
@POLISCONSULTORIA5 ай бұрын
Olá Paloma, boa noite! Bom saber que você curtiu o nosso trabalho. Obrigado pela sua participação aqui no canal. Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@grazielasilva1352 Жыл бұрын
Obrigado professor, ajudou muito Deus lhe abençoe grandemente. Paz e prosperidade para o senhor 🤍✨
@ulissesribeiro52783 жыл бұрын
Fantástica explicação Professor. É uma tema muito complexo mesmo. Obrigado.
@POLISCONSULTORIA3 жыл бұрын
Boa noite, Ulisses! Realmente o tema é complexo. Que bom você ter gostado do vídeo! Voltaremos ao tema. Inscreva-se e compartilhe nosso trabalho. Um forte abraço.
@elisanaribeiro85979 ай бұрын
Obrigada por dividir esse conhecimento conosco! Excelente aula!
@POLISCONSULTORIA9 ай бұрын
Olá Elisa, boa noite! Nós é que agradecemos pela sua participação no canal. Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@mariseborges2498 Жыл бұрын
Rapaz!!! Entendi, sim. Obrigada ao Professor!!!! valeu!!!!!!
@POLISCONSULTORIA Жыл бұрын
Olá Marise, boa noite!! Que bom que você gostou! O tema é difícil, mas tentamos ser claro e objetivo. Obrigado e continue com a gente. Um forte abraço.
@biagarrocini90523 жыл бұрын
Explicação perfeita! Esclareceu todas as dúvidas que ainda tinha.
@POLISCONSULTORIA3 жыл бұрын
Olá Bia, que bom saber que esclarecemos suas dúvidas! O tema realmente é muito difícil de ser explicado. Não deixe de se inscrever no canal e compartilhar nossos conteúdos. Um forte abraço.
@renata25f Жыл бұрын
Obrigada! Deu uma clareada no assunto!
@POLISCONSULTORIA Жыл бұрын
Olá Renata, boa noite! O assunto realmente é complicado. É bom saber que a gente pôde ajudar a esclarecer. Não deixe de se inscrever no canal e compartilhar nossos vídeos. Um forte abraço.
@laianepereira79082 жыл бұрын
Sem palavras pra essa explicação..👏👏
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Laiane, boa noite! Muito obrigado pelo comentário. Conheça nossos outros vídeos de Filosofia. Inscreva-se no canal e compartilhe nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
@PROFESSORDIOGAO Жыл бұрын
Parabéns melhor explicação que encontrei
@POLISCONSULTORIA Жыл бұрын
Olá Diogo, boa noite! Bom saber que o nosso vídeo pôde ajudá-lo num tema tão complexo. Não deixe de se inscrever no canal e conhecer nossos outros vídeos de Filosofia. Compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@Little_fisico11 ай бұрын
Professor, poderia me dizer se estou correto, estudo de maneira autodidata, já que realmente é complexo o tema, porque há também outras subdivisões além dessas três, que vou citar. O realismo: admite a existência dos universais, próximo à perspectiva platônica, já o nominalismo: os universais não têm existência própria, o termo foi criado na idade média, de modo que os nomes são meras conveniência. Esta é próxima a visão aristotélica, já que entendo a realidade a partir do empírico e depois eu separo a substância (forma e matéria) visto que, a forma está junta, ela não teria uma existência própria, eu poderia escolher qualquer nome aos objetos. Assim, a forma não estaria em outra realidade. Já o conceitualismo: também pode abstrair a forma dos objetos, porém, admite uma existência mental, enquanto conceito, a forma teria uma existência na mente, na perspectiva nominalista teria, a forma, existência mental? O filósofo Ockham é próximo da visão nominalismo, porém ele admite que exista "um singular universal", enquanto conceito, porque difere dos singulares(a teoria dele do conhecimento não complexo abstrativo: ele diz que de muitos singulares pode abstrair "um singular"). Minha dúvida é se ele é também era conceitualista? Por que a visão nominalista é tão próxima da visão conceitualista? Em relação as outras subdivisões há: realismo moderado, nominalismo moderado(você citou), etc. Vou deixar para estudar depois. Esta parte é complexa...
@POLISCONSULTORIA11 ай бұрын
Olá Paulo, boa noite! Para um autodidata você domina bem esse tema que é tão complexo. Suas observações estão perfeitas, parabéns! Quanto as denominações utilizadas em relação ao tema, é bom lembrar que muitas vezes são usadas mais de uma para designar uma corrente de pensadores quan do o tema é a questão dos universais. E a linha que separa as visões de um e outro pensador é realmente muito tênue. Obrigado pela valorosa contribuição do seu comentário. Um forte abraço e continue conosco.
@Little_fisico8 ай бұрын
@@POLISCONSULTORIAObrigado por responder e os elogios, estou com algumas dúvidas, poderia me ajudar novamente ou recomendar vídeos do canal a respeito dessas objeções. Então, É verdade, que o Descartes tinham uma tese preconceituosa em relação aos animais? No qual eles não sentiam dor, porém, eu encontrei que os animais não tinham consciência, que estava sentindo dor. Ademais, David Hume teve influência no nominalismo do Guilherme Ockham como também, em Francis bacon, este criticava teoria das 4 causas de Aristóteles. Uma pequena retificação, meu nome não é Paulo, porém, muito obrigado por responder e os elogios.
@POLISCONSULTORIA8 ай бұрын
@@Little_fisico Boa noite! Fico muito feliz em ter você aqui novamente no canal. Amanhã postarei alguns esclarecimentos acerca das dúvidas que colocou. Preciso apenas confirmar algumas posições que tenho sobre as questões que você abordou. Confira aqui mesmo. No mais, obrigado pela participação e perdão por ter trocado o seu nome. Na verdade nem sei de onde tirei o "Paulo" (rsrsrsrs). Um forte abraço e até amanhã.
@POLISCONSULTORIA8 ай бұрын
@@Little_fisico Boa noite! Passando para responder às questões que você mandou no comentário de ontem. É importante lembrar que Ockham viveu na Idade Média e era um filósofo pós-tomista. Portanto, é anterior a Hume, que viveu na Idade Moderna. Concluo que Ockham foi quem influciou Hume e não o contrário, como você colocou no seu comentário. Ele era nominalista, pois sustentava que termos universais como beleza, bondade etc não existiriam em si mesmos, e sim como palavras sem existência real. Também era empirista e combatia a metafísica tradicional, sendo um precursor do método científico. Hume foi influenciado pelo empirismo dele, já que acreditava que as ideias que construimos são representações de nossas impressões, com maior ou menor grau de falsidade. Sobre as críticas de Bacon às quatro causas do ser de Aristóteles, elas são semelhantes às que filósofos existencialistas fizeram a Aristóteles por este não considerar que o processo existencial e suas experiências conosco e com o outro são parte da construção do ser (Sartre dizia que a existência precede à essência e criticava a teoria do ato/potência de Aristóteles). Quanto a Descartes, ele defendia a dúvida metódica, menos com relação aos pensamentos, que asseguram a certeza de nossa existência ("Penso, logo existo"). Como os animais não têm esse saber reflexivo, pois não sabem que sabem, eles podem até sentir dor, mas não têm consciência de que o que sentem é dor. Portanto, não se trata de um preconceito cartesiano. No mais, seguem títulos de vídeos do nosso canal relacionados ao tema. é só você pesquisar: "Penso, logo existo", "A verdade existe?", "O que é a beleza?", "Existe destino?", "Os animais pensam?". Espero que tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas. Qualquer coisa entre em contato. Ajude-nos a divulgar o canal. Um forte abraço.
@Little_fisico8 ай бұрын
@@POLISCONSULTORIA Obrigado por reservar uma parte do seu tempo para responder às minhas dúvidas e seu texto vai ajudar também outras pessoas, que gostam de filosofia. Não obstante, acontecem essas trocas de nome, visto que o professor responder às outras pessoas, então, tudo bem. Além disso, vou assistir aos assuntos mencionados, como também, ainda vou estudar adiante a corrente existencialista, estou na parte inicial da modernidade, no momento, estou em Hume. Achei interessante a crítica dele sobre a causalidade, por isso, perguntei se o Francis bacon teria influenciado ele, já que o bacon criticou a causa eficiente e material aristotélica, estas poderiam ter outros efeitos, ou seja, são variáveis e nem sempre produziram determinado efeito. Ademais, ele valorizou a causa formal, dado que, o efeito é invariável e seguro nessa causa. Em relação a Descartes, Talvez, ocorreu uma interpretação equivocada, onde encontrei o termo, porém, o filósofo Voltaire criticou a comparação entre animais e máquinas.
@jucileidealcantaracavalcan64772 жыл бұрын
Excelente explicação. A melhor sobre esse assunto. Parabéns 👏👏
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Jucileide, boa noite! Legal você ter gostado da nossa explicação, pois o tema realmente é muito complexo. Conheça nossos outros vídeos de Filosofia. Inscreva-se e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@paulabeauclair5099 Жыл бұрын
Professor, que explicação maravilhosa sobre um tema tão complexo!!
@POLISCONSULTORIA Жыл бұрын
Olá Paula, boa noite! Realmente o tema é muito complexo, mas ficamos felizes por você ter conseguido entender a partir do nosso vídeo. Continue conosco, conheça nossos outros vídeos de Filosofia. Inscreva-se no canal e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@criscastro62542 жыл бұрын
Excelente explicação. Didático e elucidativo. Abração!
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Cris, boa noite! Obrigado pelo seu comentário. Essa é a nossa proposta com a POLIS: ser claro e objetivo. Que bom que você gostou! Não deixe de se inscrever no canal e de compartilhar com seus amigos. Um forte abraço.
@LaisM284 жыл бұрын
Olá Professor 😀😀😀 Por Favor Professor fala sobre os Precursores da Sociologia no Brasil como Florestan Fernandes,Sergio Buarque de Hollanda,Caio Prado Jr. e Gilberto Freire, Muito Obrigada Professor 😀😀😀
@POLISCONSULTORIA3 жыл бұрын
Olá Lais, desculpe a demora em responder. Vamos atender seu pedido ainda no mês de abril, ok? Continue conosco e inscreva-se no canal. Um forte abraço. Aguarde o vídeo!
@LaisM283 жыл бұрын
@@POLISCONSULTORIA Tá Bom Professor 👍🏼 Fico no Aguardo !!! 😀😀😀
@leonardofernandes89523 жыл бұрын
Os exemplos foram bem legais, facilitou para compreender esse tema difícil
@POLISCONSULTORIA3 жыл бұрын
Olá Leonardo, boa noite! Que bom você ter gostado da nossa didática! Conheça nossos outros vídeos de filosofia e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@sergiohenriquedefaria96247 ай бұрын
Excelente explicação
@POLISCONSULTORIA7 ай бұрын
@sergiohenriquedefaria9624 Boa noite! Bom saber que você gostou do nosso trabalho! Obrigado pelas paçavras generosas. Compartilhe com seus amigos e não deixe de se inscrever no canal, ok? Um forte abraço!
@joaomenezes92004 ай бұрын
Boa noite. Vendo o vídeo. Fica a pergunta: seria o nominalismo baseado em abstrações? A identidade é ligada à língua, sendo seu objeto universal mas, nomeado por uma linguagem e local específico?
@POLISCONSULTORIA4 ай бұрын
Olá João, boa noite! Realmente, o objeto tem caráter univerdal, porém a denominação é um produto histórico-cultural específico. Obrigado pela participação aqui no canal, conheça nossos outros vídeos, inscreva-se e compartilhe com seus amigos. Um forte abraço.
@ÈmersonnPinto7772 жыл бұрын
Gratidãooo 🙏
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Boa noite, Emerson! Obrigado por estar aqui. Não deixe de se inscrever e compartilhar nossos vídeos com seus amigos. Um forte abraço.
@bi46463 жыл бұрын
ótimo vídeo, obrigada!
@POLISCONSULTORIA3 жыл бұрын
Olá Isadora, ficamos felizes que tenha gostado do nosso trabalho. Não deixe de se inscrever no canal e de compartilhar com seus amigos, ok? Continue com a gente. Um forte abraço.
@vytorkawa4628 Жыл бұрын
explicação excelente.
@POLISCONSULTORIA Жыл бұрын
Olá Vytor, boa noite! Tentamos ser o mais objetivo possível, pois o tema é muito complexo. Que bom que gostou! Conheça nossos outros vídeos de Filosofia. Não deixe de se inscrever e compartilhar com seus amigos. Um forte abraço.
@rosianemoraes4475 Жыл бұрын
Só conseguir entender o que é questão universal por calsa desse vídeo ❤
@POLISCONSULTORIA Жыл бұрын
Olá Rosiane, boa noite! Bom saber que conseguimos fazer você entender o tema. Obrigado pela participação. Inscreva-se e compartilhe nossos vídeos com seus amigos. Um forte abraço.
@hemiltonburnz38932 жыл бұрын
Melhor explicação!! Parabéns professor!
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Hemilton, boa noite! Que bom você ter gostado! Continue com a gente, inscreva-se no canal e não deixe de compartilhar nosso trabalho com seus amigos. Um forte abraço.
@almerindahayslla2 жыл бұрын
Olá! Professor, e se as ideias do nominalismo surgissem através do sentidos?
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Almerinda, boa noite! Na verdade, o realismo é inspirado na Teoria das Ideias de Platão, que negava qualquer possibilidade de conhecimento seguro através dos sentidos e defendia o chamado mundo das essências (ou das ideias). Já o nominalismo é inspirado em Aristóteles, que admitia a possibilidade do conhecimento através dos sentidos, seguido da reflexão filosófica. Assim sendo, o nominalismo valoriza exatamente os sentidos, podendo ser associado com Aristóteles, e não com Platão. A resposta para a sua pergunta é sim, pois o nominalismo é associado aos sentidos. Obrigado pela participação e não deixe de se inscrever no canal e compartilhar com seus amigos o nosso trabalho. Um forte abraço.
@Palmeiras-vv6me3 жыл бұрын
Olá. Bom dia. Como vai ? Sou inscrito. Parabéns pelos vídeos. - Faço ao Amigo algumas perguntas, práticas, úteis e importantes em nosso dia-a-dia: 1 - O que são os UNIVERSAIS ? 2 - O que são os PARTICULARES ? 3 - Por que as pessoas angustiadas, ansiosas, preocupadas, magoadas, raivosas, isto é, doentes vivem nos PARTICULARES ? 4 - Qual a relação que existe entre os UNIVERSAIS e o Mito da Caverna (de Platão) ? 5 - Como Adam Smith e John Maynard Keynes propagaram os PARTICULARES no mundo ? 6 - Por que os políticos vivem nos PARTICULARES ? 7 - Por que as pessoas que buscam a autoestima vivem nos PARTICULARES ? 8 - Por que a saúde ( e felicidade) está em praticar e conviver com os UNIVERSAIS ? - Abrcs.
@POLISCONSULTORIA3 жыл бұрын
Olá! São muitas perguntas para responder num espaço curto. Tentarei ser objetivo: 1- Universais são conceitos invariáveis no tempo e no espaço, independente de opiniões. 2- Particulares são variações dentro de conceitos universais, as chamadas opiniões (que Platão chamava de filodoxia). 3- Porque criam conceitos particulares acerca da existência humana (coisas deles). 4- No "Mito da Caverna" Platão nos dá um alerta sobre pessoas que conduzem a vida a partir dos particulares, que ele chamava de "mundo das aparências", como os prisioneiros no interior da caverna que viam as sombras e achavam que era a realidade. 5- Tanto Adam Smith como John Keynes criaram conceitos econômicos que diziam ser a melhor forma de regulamentar e administrar os meios de produção (matéria-prima, terra, trabalho etc.), de acordo com os interesses do liberalismo econômico capitalista. 6- Porque desprezam a ciência política e fazem da política uma arte, muitas vezes desprezando o bem-estar da coletividade e priorizando interesses de alguns segmentos sociais. 7- Porque são pessoas que preferem construir um conceito subjetivo de realização pessoal, independente de conceitos reinantes na sociedade. 8- Estar atento para os universais certamente nos torna pessoas mais saudáveis e felizes, porque assim estaremos libertos de conceitos e padrões impostos pela sociedade de massa. UFA! Espero que tenha gostado das nossas explicações. Se gostou, compartilhe com seus amigos e divulgue o nosso canal. Isso é muito importante para nós. Um forte abraço.
@Palmeiras-vv6me3 жыл бұрын
@@POLISCONSULTORIA Perfeito. Parabéns. Exatamente isso !! Receba respeitosamente, meu abraço virtual e minha admiração. Ótima semana e parabéns pelo ótimo canal.
@vandonascimento95013 жыл бұрын
@@POLISCONSULTORIA , além de ter sido atencioso e respeitoso, foi também sucinto e certeiro nas respostas, ainda que curtas. Parabéns, professor. 👏👏
@jucileidealcantaracavalcan64772 жыл бұрын
Excelente a formulação de suas perguntas. Pela resposta do professor tirei muitas dúvidas.
@davialmeida59165 ай бұрын
Se ninguém disesse "eu te amo" o amor existiria? Claro que sim! Essa pergunta seria o mesmo que perguntar: "se ninguém disesse 'isso é uma pedra', as pedras existiram"? Claro! A existência dela não depende que alguém as denominem. Assim é o amor.
@POLISCONSULTORIA5 ай бұрын
Olá Davi, boa noite! Realmente, a existência dos seres e das coisas não dependem de nós, é isso que mostramos no vídeo, nós apenas as denominamos. Agradecemos a sua participação no canal. Conheça nossos outros vídeos e não deixe de se inscrever ecompartilhar com seus amigos. Um forte abraço.
@paulotenorio8 ай бұрын
Para quem nao conhece o Tomismo e um crime sair daqui com essa explicacao.
@POLISCONSULTORIA8 ай бұрын
Boa noite! O vídeo não é sobre Tomismo. Não deu para entender o seu comentário. Abraço.
@victorcesar53692 жыл бұрын
Buguei 100% ó
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
Olá Victor, boa noite! É que o tema é complicado mesmo. Sugiro que você conheça nossos outros vídeos de Filosofia, certamente eles vão contribuir para entender a tal questão dos universais. Obrigado pela sua participação, inscreva-se no canal e compartilhe nossos conteúdos com seus amigos. Um forte abraço.
@victorcesar53692 жыл бұрын
@@POLISCONSULTORIA é complicado mesmo... Tive prova de Filosofia hoje... Mas consegui tirar um 8😎... Parabéns aí pelo vídeo e o esforço.
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
@@victorcesar5369 Parabéns! Tá vendo? Não é tão complicado assim. Não desista!!!
@POLISCONSULTORIA2 жыл бұрын
@@victorcesar5369 E qualquer dúvida que a gente possa tirar, é só falar. Um forte abraço.
@edaur36072 жыл бұрын
é porque sou burro 😜
@edaur36072 жыл бұрын
entendi porra nenhuma
@thiagotrader4033Ай бұрын
Ótima explicação
@POLISCONSULTORIAАй бұрын
Olá Thiago, boa noite! O tema é bem complexo, por isso procuramos descomplicá-lo ao máximo. Bom ter você no nosso canal. Obrigado pela participação e pelo comentário. Conheça nossos outros vídeos, inscreva-se e divulgue entre seus amigos. Um forte abraço.