Por onde começar a ler

  Рет қаралды 235

Van Philosophy

Van Philosophy

7 ай бұрын

Nesse vídeo, eu te apresento quatro rotas de leitura que respondem à pergunta: por onde começar a ler Guattari? Psicoterapeuta institucional, ativista político e filósofo, Félix Guattari (1930-1992) foi um dos mais conhecidos pensadores do século XX, singularmente vinculado às trajetórias dos movimentos de maio de 1968.
Conhecido por livros como o Anti-Édipo, Mil Platôs, O que é a Filosofia? (com Gilles Deleuze), Guattari foi por muito tempo tratado como um filósofo menor -- menorizado e minoritário face à obra conjunta com Deleuze.
Mesmo no âmbito dos "Deleuze studies", Guattari não raro aparece como um pensador secundário, esquecido ou ofuscado. E todavia, de meado dos anos 2010 em diante Guattari conhece um renascimento, e se torna um teórico cada vez mais traduzido, lido, citado e discutido no pensamento contemporâneo, tanto ao lado de Deleuze e de outrxs -- com quem escrevia a quatro mãos (Negri, Bifo, Rolnik etc.) -- quanto em função de seu peso e importância próprios.
O que torna Guattari especialmente inclassificável, e ao mesmo tempo o autor de uma obra em cujo labirinto é difícil orientar-se à primeira vista, é a profusão dos seus escritos, a inconvencialidade de seus conceitos, a transdisciplinariedade do seu modo de abordar e de formular problemas, e uma constante preocupação com o presente e com o que estamos nos tornando.
Assim, tento apresentar neste vídeo quatro rotas de leitura para você começar a ler Guattari. Estou certo de que não são as únicas! Então, se você experimentou esses textos de alguma outra maneira, conta pra gente como foi o seu contato e como se desenvolveu a sua experiência! Conhece outros comentadores bacanas que gostaria de sugerir? Deixe aqui nos comentários algumas outras ideias sobre como entrar na obra de um dos maiores filósofos franceses contemporâneos!
Academia.Edu (Textos & Livros)
uepg.academia.edu/MuriloCorrêa
Quem dirige esta Van
Murilo Corrêa é professor de Teoria Política na UEPG desde 2013, onde coordena o LABTESP. Cursou doutorado e mestrado em Filosofia e Teoria Geral do Direito na USP e na UFSC, respectivamente. Fez estágio de pós-doutorado em Jurisprudence and Political Theory na VUB (Vrije Universitet Brussel, Bélgica), e em Ciencias Sociales na UBA (Universidad de Buenos Aires, Argentina). Escreveu, entre outros livros, Direito e ruptura (Juruá) e Filosofia Black Bloc (Circuito/Hedra).

Пікірлер: 2
@mmarciano
@mmarciano 3 күн бұрын
Murilo, obrigada por compartilhar seu percurso de estudo conosco.
@fabricioluishaas352
@fabricioluishaas352 6 ай бұрын
o tema é muito bom. Na minha humilde opinião, o som não ficou tão bom quanto nos outros vídeos que vi.
Por onde começar a ler Deleuze? | 5 Ideias | Murilo Corrêa
29:43
Van Filosofia
Рет қаралды 9 М.
O que é o pós-estruturalismo? | Murilo Corrêa | PPGCSA/UEPG
1:24:09
Van Filosofia
Рет қаралды 2,6 М.
Looks realistic #tiktok
00:22
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 105 МЛН
Became invisible for one day!  #funny #wednesday #memes
00:25
Watch Me
Рет қаралды 60 МЛН
8 livros para ampliar sua visão sobre o mundo | Leandro Karnal
16:57
Prazer, Karnal - Canal Oficial de Leandro Karnal
Рет қаралды 457 М.
#10 O Universo Os Deuses Os Homens
40:34
PatriciaIrisBook
Рет қаралды 367
Deleuze e a Literatura por Roberto Machado
1:54:57
Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental
Рет қаралды 22 М.
Espinosa: multidão e democracia | Murilo Corrêa | Direito UEPG
1:15:21
O LEGADO DE PLATÃO (com Dennys Xavier) | Os Sócios 170
2:15:12
Os Sócios Podcast
Рет қаралды 118 М.
Imanência. Deleuze e Guattari
19:24
Prof. Diego Marques
Рет қаралды 2,2 М.
Looks realistic #tiktok
00:22
Анастасия Тарасова
Рет қаралды 105 МЛН