Conheço um cara que estudou filosofia na USP lá pelos anos 1980 e ouviu do Gianotti que não dava nem para começar antes de aprender a falar alemão e grego. Anos depois, quando já tinha largado a filosofia e estava trabalhando como tradutor, ele descobriu que o Gianotti não falava nada de grego e arranhava um alemão bem meia boca!
@orientacaomarxista2 күн бұрын
hahaha não duvido. Língua é um recurso, apenas isso. Toda teoria, mesmo as malucas, tem um referente externo a linguagem e é isso que importa. A filosofia não é feita de linguagem, é apenas comunicada por ela. A língua pode ser um barreira? Em alguns casos muito específico, talvez; no geral, não.
@RafaelaMartinelli2 күн бұрын
Vi pelo seu @ que vc é da música. Qdo eu fazia esse curso ingrato (larguei), um prof falou pra uma aluna que ela não podia fazer iniciação científica (veja bem, IC, não pós nem doutorado) sobre Schumann sem falar alemão. Eu fiz um texto gigante pra matéria dele (Metodologia Científica, que era basicamente uma aula de ABNT) mostrando estatísticas sobre aquisição de língua estrangeira no Brasil e por quê era absurdo pedir isso de uma aluna de graduação. Ele começou a desconversar do assunto pelo resto do semestre. Hahahahahahaha.
@LutaTrabalhadora7 сағат бұрын
Putz, que história louca, mas crível ahahahah
@felipebehling2 күн бұрын
No podcast com o Sacani, fala sobre a crítica que Carl Sagan faz ao Stálin. Comenta sobre ele distribuir o livro de Trotsky, também. Vão surgir questões científicas, provavelmente, então é válido falar sobre. Aquele vídeo em que tu fala sobre Sagan e Trotsky é muito bom.
@thiago64683 күн бұрын
Boa noite, camarada Machado! Que bom que está de volta, meu caro. Fico feliz que você irá nos podcasts citados, e torço pra que esse ano você compareça no Vilela e no Flow, pro alcance aumentar. Estamos precisando de marxistas de verdade espalhando a palavra pro máximo de pessoas possíveis, e você com certeza é o mais qualificado pra essa tarefa. Abraços!
@dagobertonunes8935Күн бұрын
"espalhar a palavra" é um termo que parece pregação religiosa
@thiago646823 сағат бұрын
@dagobertonunes8935 mas pregadores religiosos são eficazes em espalhar aquilo que pretendem. Essa eficácia sendo benéfica, não vejo problema em usarmos algo semelhante pra que mais pessoas conheçam o marxismo.
@dagobertonunes893522 сағат бұрын
@@thiago6468 de fato. No entanto há quem possa se incomodar em tratar o marxismo como uma forma de religião secular ou doutrina ideológica.
@thiago646821 сағат бұрын
@@dagobertonunes8935 eu não disse que o marxismo se assemelha a alguma religião. Eu disse que espalhar a palavra e tu que fez a comparação. Ora, espalhar a palavra é só modo de dizer pra alcançar mais pessoas.
@DouglasSantos-ee1is3 күн бұрын
Valeu, Gustavo! Você mandou muito bem nos debates. O principal objetivo parecia não desmerecer o debatedor, mas demonstrar em argumentos o quanto é raso o pensamento liberal.
@MarxMarx-j6e23 сағат бұрын
melhor dizer : voce foi bem nos debates.....
@samara35632 күн бұрын
GUSTAVO!!! Primeiramente, estou muito feliz por ter voltado, estimo que este ano seja melhor para vc e que as turbulências estejam menos turbulentas. Gostaria de agradecer muito por este vídeo, pois sou justamente como em um dos casos que vc descreveu, o tipo de pessoa que quer ler tudo que precedeu uma obra antes de lê-la. No momento, estou na jornada através da filosofia ocidental, por conta própria mesmo, e tinha em mente que precisava ler estritamente em ordem cronológica, mesmo que, obviamente, as questões colocadas por alguns filósofos mais recentes me despertassem maior interesse que outros mais antigos. E claro, isso torna a leitura mais maçante e ansiosa, mas sempre tive um medo enorme de compreender algo errado por não ter embasamento suficiente, ou de acabar enviesada por não ler os contrapontos sobre os quais a obra se sustenta. Você não tem ideia do peso que tirou das minhas costas quando mencionou a circularidade da leitura. Claro que acredito que preciso ler "tudo", mas como vc disse, para responder outras perguntas que aparecerão no decorrer da leitura. No momento, estou um pouco reclusa, então não tenho quem possa me ajudar nessa questão de como estudar. Seu vídeo foi de suma importância para nortear e deixar a rotina de estudos mais leve e prazerosa. Muito obrigada mesmo. P.S.: Obrigada também por recomendar indiretamente aquele disco da banda Banco, conheci mais da banda e é bão dimais. Feliz 2025 🎉🪓🪓
@JohnnyGabrielFranciscoBlol-g9c2 күн бұрын
Eu tenho este mesmo problema, não consigo ler livros de um determinado assunto se já não tiver lido outros mais antigos deste mesmo assunto, indo desde o primeiro até o mais atual. Não dá pra simplesmente pegar um "Top 30 melhores livros de filosofia para ler" e conseguir ler, eu preciso ler toda a tradição filosófica desde o início justamente por ter este sentimento de que posso estar perdendo algo ou deixando de entender por não ter uma experiência passada. Pior que isso não vale só para a leitura no meu caso, vale para praticamente tudo e isso me paralisa. Não consigo só ouvir uma música de forma descontraída, eu tenho que pegar para ouvir toda a discografia de um determinado artista e ouvir em ordem de lançamento!
@orientacaomarxista2 күн бұрын
Samara, Banco é das minhas bandas preferidas de todos os tempos. Fico muito feliz que o vídeo tenho contribuído. Tenha paciência, mas não ansiedade. Um grande abraço.
@luigimariotti27702 күн бұрын
compartilho da mesma sensação com meus estudos daqui, samara! faço de suas palavras, as minhas!
@ocurioso97542 күн бұрын
@@orientacaomarxista Qual o nome do disco?
@hiroshibuyaКүн бұрын
Deixar de ser assim é libertador. Quem vê de fora esse problema pensa que é bobagem, mas não é.
@felipebehling2 күн бұрын
Quero muito assistir um podcast contigo e o Miguel Nicolelis. Tenho certeza que seria incrível.
@wendydias6919Күн бұрын
sensacional
@mokrodrigues45153 күн бұрын
Gustavo, você não tem noção do quanto esse vídeo é importante pra mim. Pra mim faltou muita motivação por não ter a pergunta. Me enchi de livros que mal comecei por isso, e só recentemente fui ler certa obra de Lenin por pensar "ok, quero entender o imperialismo num contexto geral", e absorvi muito mais. A mesma coisa com a música: eu tenho uma necessidade muito pessoal de gravar certas músicas do meu jeito e compartilhar, e estou trabalhando nisso agora, me divertindo no processo ainda por cima. Também faço muito isso de querer ver todos os autores anteriores até ver determinada obra, mas talvez por ser da física, aí fica difícil não ter que ver todo o material anterior hahahaha Obrigado, de verdade, por esse chacoalhão, Gustavo. Legal demais te ver de volta, abraço!
@IgorFradi2 күн бұрын
Bom dia camarada, estou muito feliz pela sua volta!!
@filipewsan2 күн бұрын
Uns dos melhores vídeos do canal. Parabéns! Porque trata não apenas do que um texto fala, mas também do que ele não fala e isso é muito importante.
@luanova42143 күн бұрын
Gustavo, o ateuinforma tem falado bastante sobre o materialismo ser necessariamente determinista. Acho que poderia agregar bastante a discussao e ajudar no esclarecimento dessas questões filosóficas
@ComunaGuerrilheiro2 күн бұрын
Quem liga pra opinião desse problemático nervosinho do Ateuinforma? Deixa ele lá lambendo as bolas do analfabeto do Humberto Matos
@ComunaGuerrilheiro2 күн бұрын
Quem liga pra opinião desse mané? Deixa ele lá com o dono dele (vulgo Humberto Matos)
@felliphegoes572 күн бұрын
@@ComunaGuerrilheirocalma aí cara. O Gustavo já foi até no canal dele e teve um papo super de boa. Xingou o cara de graça kkk
@michel-historyahoje45212 күн бұрын
Ateuiforma é o cara que citou um evento ocorrido depois do ano 0 (zero) depois de Cristo!
@dr.strangelove58352 күн бұрын
@@ComunaGuerrilheiro você é um imbecil difamador.
@tiagoribeiro79973 күн бұрын
Pow moleco que saudades. O cara em 2025 vai vir que nem o Cruzeiro com força total. Muito legal o tema do vídeo Fundamental!!!
@gustave97443 күн бұрын
Cruzeiro usando dinheiro do cepital para montar time? Hmmmmm
@tiagoribeiro79973 күн бұрын
@gustave9744 kkk cara e uma observação para descontrair ele torce para o Cruzeiro. Eu quero entender a relação dele com o Estudiantes da Argentina. Obviamente futebol virou algo maluco em termos financeiros...mas foi para descontrair. Grande cara o Gustavo.
@lucaslimamarques3 күн бұрын
@@tiagoribeiro7997 cruzeiro é a akatsuki do futebol, só jogadores renegados.
@lucasmoreira87122 күн бұрын
O Gabigol tem piruzinho
@cirocampos99532 күн бұрын
@@tiagoribeiro7997 deve ter alguma coisa a ver com a final de 2009 kkkk
@viniciussouza45993 күн бұрын
Otimo vídeo camarada como ja é de praste guatavo!!, fiquei muitissimo triste quando soube da morte da sua mãe, meus pêsames e que o ano de 2025 seja maravilhoso pra voce e sua esposa
@TheSup3r1Күн бұрын
1) A investigação deve ser regida por perguntas que a movem [questões que te tocam existencialmente]; 2) Mergulhe no seu trabalho, sem se preocupar tanto com os pressupostos; consultando-os somente quando necessário para melhorar o entendimento da pergunta principal; 3) Divida seus estudos entre a pergunta específica que você está respondendo, e conceitos gerais [Filosofia, História, Ciências Naturais…]; 4) Sempre que você estiver lendo um texto identifique qual pergunta o autor está respondendo; 5) Não procure extrair de um texto algo que não está lá.
@13sommerfeld3 күн бұрын
Que bom que está voltando, Gustavo. O clima está bem quente, muita coisa acontecendo no brasil e no mundo.
@gabrielgalvao38462 күн бұрын
Esse final, onde você fala sobre a busca de conceitos que não existem, me lembrou eu tentando achar um conceito de estética em Marx e falhando miseravelmente
@r_y_a_n.3 күн бұрын
Muito bom Gustavo, ajudou demais! Mas acredito que deveria ter outro vídeo explicando mais sobre o método de estudos que você utiliza. Por exemplo: como você acha/pesquisa obras de especialistas nos assuntos? Como você acha bons autores? Como acha comentadores? Como você faz seus resumos e anotações (mostre exemplos)? Como você faz para não esquecer determinados conceitos e palavras importantes (você já disse que sua memória é ruim, como você contorna isso?)? Qual é a sua organização prévia para ler uma obra? O que você anota nas margens dos livro? Como você aprende coisas novas sobre exatas (vejo que você tem conhecimento de estatística, que você utiliza para fazer o Anuário do Ilaese e contabilidade) e onde acha os autores? Por fim (e fugindo um pouco do tema), gostaria de saber por qual local você se informa, como você estudava na sua faculdade de ciência da computação e no período de vestibular.
@kappakpaa223 күн бұрын
up
@Agas19082 күн бұрын
No aguardo. Kkk
@precisamosfalarsobre54772 күн бұрын
Eu considero que esses hábitos são muito difíceis de serem lembrados, pq é uma coisa autônoma, ainda mais que ele pratica leitura a muito tempo, sobre anotações, pelo menos em artigos científicos ele costuma escreve no texto físico, ele também gosta de fazer muitos fichamentos no pc sobre os assunto, me parece que ele gosta de imprimir os artigos que vai ler e depôs passa para o computador o que pensou
@gregio_gds2 күн бұрын
Que vídeo excelente! Estava preso nessa circularidade de conhecimento a muito tempo, e estava quase desistindo de estudar. Estava desanimado, estava lendo toda a história da filosofia desde os Pré-Socraticos para chegar em Hegel, este ciclo infinito de conhecimento não estava me levando a lugar algum. Muito obrigado Gustavo Machado.
@carlosmiguel82573 күн бұрын
Entre as várias dificuldades que uma pessoa pode enfrentar, como ansiedade, frustração com o tema por não entender, querelas infindáveis, etc. Muitas das vezes os neroticismos/sintomas psicológicos quando estudam podem estar na dificuldade com o básico. Por exemplo, desconhecimento da gramática, desde a formação das palavras, contrução dos paragrafos, textos. Veja, estudar os prefixos e sufixos mais comuns ajuda no entendimento das palavras. Quando se trata do desconhecimento sobre o tema, acredito que a história ajuda muito a ter um conhecimento mais holístico e partir para o especifico. Uma estratégia eficaz é estudar a historia do tema. Isso permite construir um conhecimento mais coeso, conectando ideias de forma lógica. Em especial, Como o Gustavo colocou compreender os antecedentes e os desdobramentos que marcaram aquele evento ou tema.
@blackdog35682 күн бұрын
A lenda voltou!!!
@canaldovermuteКүн бұрын
@@blackdog3568 Gustav II # The Ancap Killer
@andreguterres.3 күн бұрын
Esse vídeo foi fundamental. Sintetizou muito bem muitas angústias enquanto estudante. Obrigado pelas dicas.
@renatorizoventura38612 күн бұрын
Boa tarde Gustavo. Como professor e pesquisador na área da Fisiologia e Neurociência, esse tema que vc discute aqui me interessa e muito. Tenho conversado a cada semestre com meus estudantes sobre como o cérebro aprende algo de fato. Realmente a questão central que vc coloca é primordial, há que se ter envolvimento forte com o objeto de estudo. Na visão da neurociência, não há aprendizado sem emoção, sem engajamento ativo e sem feedback. No caso do engajamento ativo, cujo sinônimo é o que denominamos curiosidade, há aqui um ponto inegociável, qual seja, nenhum organismo vivo aprende de forma passiva. Para quem quiser ler sobre, recomendo o livro How we learn, do neurocientista Stanislas Dehaene. Forte abraço e um ótimo 2025 pra ti.
@joaopauloferreira25303 күн бұрын
Acabei de sair de estudo pro TCC pra chegar aqui no KZbin com vídeo novo do canal. Semana passada enfim iniciei "O Capital" e ja comecei o curso. Feliz 2025 Gustavo, muita alegria e luta pra nós e avanti palestra
@AdrianoParrap2 күн бұрын
Muitas vezes busca por um conhecimento geral mais amplo acaba por esbarrar com a necessidade de investigações específicas, as quais vamos nos deparando. Saber dosar isso, mesmo diante das perguntas corretas que nos movem, é algo realmente difícil. Muito obrigado pelas dicas, camarada Gustavo. Abraço.
@ivyjmarinho3 күн бұрын
Boas reflexões até para outras áreas do conhecimento 👍🏾
@franciscorodriguespedrosa73703 күн бұрын
Saudades. Que bom ver novos vídeos
@kappakpaa223 күн бұрын
Feliz ano novo, Gustavo. mais um vídeo importantíssimo (especialmente pra mim, que estou ingressando na faculdade)
@RodrigoSantos-mn1uj10 сағат бұрын
E lá vamos nós
@gabri412003 күн бұрын
Muita gente não sabe estudar. Ler um livro do século 19 necessita ter um entendimento do contexto da época, por exemplo. É também necessário sempre pausar a leitura quando vc se depara com um nome novo e pesquisar quem é esse fulano q foi citado etc.
@viniciussouza45993 күн бұрын
Estou ansioso para ver o podcast com o sacani!! Ele é figura bastante caricata que ve na defesa de bilionários uma forma de ""melhorar"" a divulgação científica, e sempre se coloca como contrário ao investimento público em ciência e nas demais áreas, seria de grande importância mostrar a ele como essa visão liberal so prejudica a todos!!
@COMUNAdQUEBRADA2 күн бұрын
Tua inteligência é invejável!!!
@ocurioso97542 күн бұрын
Que bom q está de volta! Vê se não some por muito tempo!! Ansioso por suas participações nos podcasts, não deixe de criticar tantos os liberais, ancaps quanto os stalinistas.
@ayslancs88503 күн бұрын
Que milagre você por aqui, kk. Brincadeiras à parte, estou aguardando ansiosamente o lançamento do seu livro e do anuário do Ilaese. Quando puder, dá uma previsão pra gente!
2 күн бұрын
Camarada, seria legal um vídeo sobre essa orientação de leitura pra pessoas que não estão, necessariamente, em uma situação de leitura mais profunda. Por exemplo, acho que nem tds teriam uma pergunta norteadora. O vídeo foi ótimo e me ajudou bastante a pensar no meu processo de pesquisa atual. Feliz ano!
@Alkis052 күн бұрын
Eu sou da area de exatas e não era de estudar muita coisa de humanas, a não ser por curiosidade, por entretenimento (psicologia, historia e tal). Engenharia é muito diferente pois é muito prática. Você faz exercícios, analises, simulações, protótipos, testes e tal. Mas humanas as vezes, você fica viajando, mas vai acompanhando achando que tá entendendo mas não tem muito como se testar. Enfim, numa daquelas leituras, eu tava querendo entender como funcionava o pensamento, o raciocínio, a percepção e acabei tropeçando em Kant, critica da razão pura. Eita, paulada. A estética deu pra tankar, mas o resto, eu tava num breu total. Eu não sei se eu aprendi muito sobre as categorias de Kant, sobre metafísica, ou se de fato a transcendentalidade da fenomenologia essencial do pensamento absoluto em si necessariamente coincide ou não com a idéia para s. E sim, isso foi só uma salada de palavras, mas era assim que Kantones soava aos meus ouvidos. Pois bem, eu definitivamente aprendi a ler de um jeito diferente. Até então eu dava conta de só ler de boa, talvez fazendo uns sublinhados aqui e ali. Mas Kant, sem chance. Eu tive que pausar e buscar aprender como as pessoas fazem pra estudar esses textos difíceis. A o que eu aprendi foi que existe pensamento sistemático sem a ajuda da escrita. Escrever, mesmo que notas, é como a gente engaja ativamente com o texto. Se você lê uma ideia ou um argumento interessante ou que tem a ver com o motivo que te levou a ler o livro, e você não consegue escrever ou sintetizar com suas próprias palavras o que leu, muito provavelmente você não entendeu aquilo. Nunca mais li um livro sem anotar e guardar sistematicamente essas notas e as bibliografias de modo que seja mais fácil voltar e consultar o que já li. De lá pra cá acho que me sinto muito mais a vontade estudando assuntos mais complicados, seja na filosofia, marxismo, psicologia, religião, história, etc.. E tiro muito mais proveito do que leio. E passei também a por no papel as coisas que eu penso.
@canaldovermute2 күн бұрын
Elucidativo
@marcelofernandes44512 күн бұрын
Obrigado Gustavo. Estou iniciando o mestrado agora e me identifico muito com essas armadilhas. Me ajudará muito.
@lauresharafi77702 күн бұрын
Feliz 2025 Gustavo! ❤ Muito bom esse vídeo sobre como estudar! Tenho uma questão que considero urgente: Como lutar contra o mecanismo de controle e avaliação de organismos tipo Qualis que exigem uma produção quantitativa de publicações que acaba por matar a reflexão, a originalidade e liberdade de pensamento e das produções/publicações a academicas? Fastfood altamente tóxico? Perda total da realidade concreta? Vlw 😮
@orientacaomarxista2 күн бұрын
é tema para um outro vídeo. tem toda uma história por trás disso
@lauresharafi77702 күн бұрын
@@orientacaomarxistaPara além das exigências do próprio neoliberalismo que determina as regras e os modos de ser e agir, imagino. Vou aguardar esse novo vídeo ❤ Tks.
@1emiliobering2 күн бұрын
Olá camarada Gustavo Estranho é perceber que Para mim o aprendizado sempre teve uma preocupação artística estética Eu particularmente acumulo qualquer conhecimento que me cative e sobre esse novo conhecimento eu construo novas formas de conhecer Também me encanta a maneira como as outras pessoas percebem as coisas em outras formas. Acho que dá pra dizer que existe tantos motivos quanto existem pessoas 😁👍
@Agas19082 күн бұрын
Olá Gustavo. Excelente vídeo.
@starlanzo2 күн бұрын
Seus vídeos falando sobre processo de estudo e derivados são os meus favoritos. Muito obrigado por soltar esse vídeo no início do ano.
@brocopholis3 күн бұрын
feliz ano novo, gustavo!! tudo de bom pra ti neste 2025 🙏🙏❤️
@MTheoOA2 күн бұрын
Admiro vc demais, mano!
@lorranneves20202 күн бұрын
Já chegando com o dedo no like. Melhor canal do KZbin
@pedraiyb2 күн бұрын
A Volta do que nunca foi! Mais um vídeo incrível do Gustavo.
@PedroHenrique-hz6bc2 күн бұрын
Muito bom esse tema. Estudar pra mim é algo muito maçante, porque muitas vezes nem tenho interesse mas leio pela necessidade momentânea.
@vitor.teixeira.designКүн бұрын
Entrei no canal ontem e fiquei preocupado achando que tinha acabado kkk que bom que voltou
@botr3222 күн бұрын
Boa, Gustavo! Descanso muito bem merecido. Excelente 2025.
@ans25782 күн бұрын
Excelente explanação.
@diegomedeiros32863 күн бұрын
Essa última dica foi sensacional.
@AntonioPacheco-bu8mr3 күн бұрын
Excelente vídeo Gustavo Machado! Apenas gostaria de acrescer outros tópicos (como você sugeriu) que, na minha pequena experiência, que atrapalham enormemente o estudo frutífero são: 1) Ficar "com pressa de responder a pergunta" (seja porque ela é um incomodo muito grande, seja porque ela demora mesmo a ser respondida); disso só resulta desastre. 2) Tentar "transformar tudo em interpretação", pois aí como diz o Pedro Ivo Ateu Informa, o entendimento / o diálogo / a transferência de ideias e mesmo a autocrítica praticamente morre de vez.
@andersonotani3 күн бұрын
Faça laives semanais respondendo a dúvidas dos membros
@LucasGabriel-dq8xz2 күн бұрын
Estudar é uma atividade muito cansativa, mas no final vale muito a pena.
@iuri57882 күн бұрын
Comentário para engajamento. Obrigado pela presença nesta plataforma.
@musse580Күн бұрын
Namoral to muito feliz com esses convites de debate. Sinto que com essa visibilidade o tema sobre o qual você fala tomará proporções bem relevantes no público mais geral
@LucasGabriel-dq8xz2 күн бұрын
Excelente vídeo, eu tô com a mania de querer fichamento de todos os livros rsrs, é horrível.
@Mateusferreira665573 күн бұрын
Quero ver você nos podcasts mais machado! Quero você no vilela, no flow...
@ErikBraun_063 күн бұрын
Sexta ele vai debater no Redcast com um empresário liberal "anti-comunista"
@dr.strangelove58352 күн бұрын
Boa!
@Gustavo-l6k7f2 күн бұрын
@@ErikBraun_06 Irrull
@nivaldinho76333 күн бұрын
The return of the king
@lunnis12v3 күн бұрын
olha quem eu achei aqui
@Taxidii3 күн бұрын
@@lunnis12v o grande
@nivaldinho76333 күн бұрын
@ sempre engajando
@valladao_3 күн бұрын
Boa noite, camarada Gustavo. Excelente vídeo, assim como vários outros. Discordo fortemente de algumas posições suas, mais especificamente sobre Trotsky e o papel de Stalin na URSS, porém, isso não me impede de te ouvir e aproveitar do seu conhecimento de marxismo. Estou na espera por mais vídeos seus!
@gustavo239912 күн бұрын
Que bom que você voltou, camarada! E com um tema de vídeo e colocações espetaculares!!
@ReginaMello-cb8nc3 күн бұрын
Feliz ano novo camarada !
@osteobaldogonzales1552 күн бұрын
Salve Gustavo, bem vido de volta! Que tal começar o ano com um bom react? Adoraria ver uma reflexão sua sobre o vídeo "Porque não sou marxista", do Frederico Kreppe. Que tal? Um abraço.
@orientacaomarxista2 күн бұрын
valeu pela sugestão, vou conferir
@evaldoferreira78943 күн бұрын
Bom , muito propício o tem do video camarada.
@davidramos63852 күн бұрын
Valeu pelas dicas de estudo Gustavo !
@antioedipus722 күн бұрын
12:00 so soltou a bomba e foi embora kkkkk agora estou na expectativa do video-critica ao foucault
@mariapsps54812 күн бұрын
Pois é, bom tema pra proximo video
@Benfilh23 сағат бұрын
Você não está estudando errado. Meu Deus! Se conforme. Esqueça: Matemática, física, química, biologia, psicologia, medicina, engenharia, astronômia, filosofia, inglês, literatura.... e, e ,e ... Estude: Desenho, espanhol, italiano, música, direito, teologia, gastronomia, macumba...
@miguelvianasoares44953 күн бұрын
Olá, Gustavo! Fico sempre feliz quando recebo a notificação de um novo vídeo seu. Estou aproveitando as férias da faculdade para estudar bastante, focando especialmente nas leituras que fundamentam meu TCC. Embora eu curse Relações Internacionais, minha paixão pela filosofia me leva a explorar temas que vão além da área. E, apesar de ser "apenas" um TCC - que, por sinal, já ultrapassou 200 páginas -, os conteúdos dos seus vídeos, especialmente os relacionados ao fetichismo do dinheiro, têm sido de grande auxílio no desenvolvimento das minhas ideias. Minha hipótese dialoga bastante com o que acredito ser o eixo central da sua tese de doutorado, então aguardo com muita expectativa a oportunidade de ler a obra finalizada. Além disso, se for possível e estiver dentro do seu interesse, gostaria de sugerir que você retomasse aquelas discussões "epistemológicas" críticas ao relativismo, que tanto enriquecem o debate. Forte abraço!
@Fernando-xo5dv2 күн бұрын
Muito bom ver o amigo.
@LucenaYuri2 күн бұрын
Feliz com seu retorno, Gustavo. Aguardando os próximos video! Abraço
@e-juniorКүн бұрын
Feliz ano novo, Gustavo. Ansioso pra ver sua discussão com o Sacani.
@hilariocunha2123 күн бұрын
Gustavo, quando vai vir video sobre fundamento da taxa de cambio e divida externa?
@paulotheodoro71752 күн бұрын
Seja muito bem vindo de volta, Gustavo! Fico feliz demais que você vai nesses podcast, eu tenho para mim que você é o único capaz de promover esses debates a sério e levar o marxismo de verdade para mais pessoas.
@allecioo2 күн бұрын
Curti demais o vídeo Gustavo, eu tenho tentando estudar o que dá sobre o socialismo com o tempo que tenho livre. No início eu tinha mais vontade porém de um tempo pra cá eu esbarrei com essa barreira de que tudo se baseia em conhecimento prévio "infinito" e isso meio que me segurou, simplesmente perdi o ânimo em continuar até porque minha area profissional também exige que eu faça pesquisa na area. Pensando agora sobre a questão de "ter uma pergunta", realmente pra muitos dos casos tudo o que eu queria era saber por saber sem um foco, me fez repensar em como devo continuar meus estudos!
@ojuara13472 күн бұрын
Muito bom...!
@alvoroco2 күн бұрын
Concordo com tudo que você colocou, mas adiciono um ponto muito importante e que geralmente ninguém fala - o seu condicionamento físico. Dormir menos que o necessário; estudar cansado depois do trabalho; ter falta de alguns nutrientes essenciais para o corpo ou até mesmo ter Covid nos últimos meses, tudo isso impacta profundamente o aprendizado. Não dá para colocar o peso todo na mentalidade/motivação.
@orientacaomarxistaКүн бұрын
claro
@JoaoFerreira-jm1cr2 күн бұрын
Excelente vídeo, como sempre, Gustavo. Especialmente para quem quer começar a ler o capital esse ano, como eu. Acompanho o canal desde 2019/2020 e gosto muito do conteúdo. Só uma coisa que eu gostaria de saber é: Qual é a coleção de História Geral que você leu? também estou a procura de uma, então gostaria de saber a que você tem por base.
@Gustavo-de-Faria2 күн бұрын
Pois é! Também gostaria de ter uma noção maior de história geral e literalmente tinha o desejo de encontrar uma coleção dessas
@orientacaomarxista2 күн бұрын
Foi a coleção de Historia Universal da editora Dom Quixote de Portugal.
@jonathapret2 күн бұрын
Excelente!
@vlad2ponto02 күн бұрын
Espetacular, como sempre
@gustavocarvalho33372 күн бұрын
Gustavão, acompanho o seu trampo aqui no YT já tem um tempo. Acompanho você e outros marxistas que você discorda. Meu ponto sempre é, eu sou finito e falho, e meus sentidos me enganam, procuro sempre aprender e fazer amizades, até com quem eu discordo atualmente. E me é muito recompensador refletir sobre perspectivas que eu ainda não tive a oportunidade de aprender. Continue assim, e muito obrigado pelos conteúdos.
@Plcs202 күн бұрын
Que video incrivel!! Muito obrigado por compatilhar sua visão, vai me ajudar demais
@Henrique-zb8nm3 күн бұрын
A educação brasileira ensina a decorar e não a refletir
@EduardoZanellaSpricigo2 күн бұрын
Ótimo vídeo, bastante edificante! Gustavo, essas obras que você mencionou sobre história universal, poderia passar o nome delas? É uma lacuna que eu gostaria de preencher também. Abraço
@samara35632 күн бұрын
Procura o vídeo dele sobre a obra de história do Otto Maria Carpeaux.
@orientacaomarxista2 күн бұрын
Foi a coleção de Historia Universal da editora Dom Quixote de Portugal.
@regular55712 күн бұрын
@@orientacaomarxista Não consegui achar no Libgen, você tem outra fonte?
@yurealmeida26352 күн бұрын
Boa analise interessante👍🏻
@Cesar.de.Oliveira2 күн бұрын
Gustavo! Sou professor de História, licenciado, mestre em Educação e com um doutorado em História trancado. Modéstia a parte sou um bom formulador e resolvedor de problemas, mas tenho tido dificuldades pra dar aula porque tenho pouca erudição. No meu caso, preciso mesmo saber um pouco de tudo, pq preciso ensinar e esse é o motivo pra precisar estudar certos conteúdos, sem estar orientado por uma pergunta que me instiga. Que dica você me daria neste caso?
@mahrianajuanaКүн бұрын
Salve mestre ❤
@Nostradamus_093 күн бұрын
Um dos poucos canais brasileiros marxistas que são de fato marxistas
@ThiagoFerraz-fl1bt2 күн бұрын
Tem que apresentar a carteirinha de marxista pro Nostradamus galera, pra ver se ele aprova. Só depois vocês se auto intitulam marxistas ou não, pfvr.
@Nostradamus_092 күн бұрын
@ThiagoFerraz-fl1bt Eu não aprovo nada, quem faz isso é a própria doutrina idealizada por Marx e Lenin. Se não fosse assim, qualquer infiltrado querendo manchar a reputação de ambos poderia ser marxista... Veja os vídeos do próprio Gustavo desmascarando vários desse tipo.
@heliopimentelneto3486Күн бұрын
Um dos poucos ou o único? Qual outros?
@dagobertonunes8935Күн бұрын
@@ThiagoFerraz-fl1bt Há muitos auto intitulados marxistas que só enfraquecem o movimento
@justmeyouknow10 сағат бұрын
Purismo só divide e precisamos de união
@paulorenatocabral16912 күн бұрын
O homem mais inteligente que eu conheço
@gabrielchuede66883 күн бұрын
concordo. comecei a antes de pesquisar coisas, escrever as perguntas que quero responder. e em cada fonte eu escrevo como ela respondeu e quais outras duvidas surgiram.
@canaldovermute2 күн бұрын
Verdade mesmo né
@felipeandrade31162 күн бұрын
Uma vez que você define uma pergunta, como você faz para pesquisar quais autores trataram sobre a questão? E caso não haja, como você define como buscar materiais que possam te auxiliar para responder a essa pergunta?
@orientacaomarxista2 күн бұрын
Não tem como responder genericamente essa questão. Depende muito. Mas pesquiso as bibliografias relevantes, leio as principais e tiro minhas próprias conclusões do que vale a pena partindo de meu conhecimento prévio. Converso com pessoas que pesquisam o tema, leio seus materiais. E por aí vai. Depende muito.
@Ismaeldima173 күн бұрын
Fiel comentário do engajamento
@dr.strangelove58353 күн бұрын
Tu tem que tirar um tempo pra comentar a querela do determinismo, Pedro Ivo jogou essa na roda e fiquei curioso com a sua posição. Abraço!
@michel-historyahoje45212 күн бұрын
Pedro Ivo é o camarada que cita eventos ocorridos depois do ano 0 (zero) depois de Cristo!
@dr.strangelove58352 күн бұрын
@@michel-historyahoje4521e você é um difamadorzinho que não coloca nem o nome no próprio perfil.
@hubris-p7c3 күн бұрын
Bem-vindo de volta
@MartineliYanovitch2 күн бұрын
Salve, Gustavo.
@heitorassis5858Күн бұрын
Bom dia Gustavo!! Explique o modelo nordico, sob uma perspectiva marxista. Oque é o estado de bem estar social, como ele é possível e quais os seus limites?
@maurocristianodepaulasilva3 күн бұрын
Boa noite, Gustavo. Obrigado pela aula. hoje mesmo falava com o meu orientador sobre a formulação da hipótese de minha tese. Seu video chegou na hora certa, portanto. Ajuda-nos a não cometer erros que de fato são comuns durante nossa investigação. Minha dificuldade está em encontrar um uso prático à escrita que estou desenvolvendo, aquela velha pergunta de bancas: "para que serve esse trabalho?" Ainda assim, busco responder também essa questão.
@JoaoPaulo-hg9cr2 күн бұрын
Como pesquisador, digo que esse vídeo é muito bom.
@ilyushin14153 күн бұрын
Oi Gustavo, há alguma previsão pra publicação do seu livro Marx e a Filosofia?
@luandersonalves4702 күн бұрын
Eu procurei a tese no repositório da UFMG e não encontrei. Será que ainda não foi enviada?
@luigimariotti27702 күн бұрын
+ um vídeo excelente, gustavo! poderia deixar nomeado aqui a coleção de história que você citou no vídeo? agradeço!! um abraço e volte com mais vídeos hahaha
@ugust0xd8502 күн бұрын
Excelente video
@muchacho123dnt3 күн бұрын
Esse video foi iluminador. Eu penso muito nisso: para que pesquisar? Para que publicar?