Compre na Insider Store com 12% de desconto em todas as compras como o cupom ATILA12: bit.ly/UnderwearInsider_AtilaIamarino
@sofinitanabe4158 Жыл бұрын
Átila, continue assim, entrevistando sem interromper e interpelar os entrevistados, um diferencial muito bom em relação a outros em q o entrevistador quer falar mais q o entrevistado
@gvpgvp Жыл бұрын
Átila se popularizou na pandemia mas criou uma marca como comunicador de assuntos que envolvem ciências, inovação..
@camilasatsu1468 Жыл бұрын
ow... faltou um chocolatinho para a convidada. Mas sempre muito bom
@osmariobrito7776 Жыл бұрын
Os chocolates daqui são runs, porque parece que o pessoal exagera na gordura vegetal e substitui o leite por água quando vai fabricar o chocolate. Quando alguém mastiga o doce, sente um sabor de cera de vela com essência de cacau.
@Horus070 Жыл бұрын
@@camilasatsu1468 foi exato o que imaginei na hora e ela foi honesta achando que talvez eles fossem oferecer um chocolate caseiro bem feito 🤷♂️
@ricardoito2153 Жыл бұрын
Para comer chocolate de verdade aqui no Brasil tem que estar disposto a gastar. Aquelas icônicas e amadas barras de chocolate daquela marca tão conhecida que foi comprada por uma multinacional? Diminuíram e continuam a diminuir da forma mais ridícula. Aqueles bombons com celofane rosa e aqueles wafers cobertos e recheados de chocolate em embalagem azul da outra marca? Conheço gente que era fã e não compra mais. Não tem mais chocolate, cacau ali. É doce sabor chocolate. Não tem mais qualidade. Lembram das caixas de bombons dessas marcas? Era uma festa. Hoje, tem uns onze ali, se isso. Ninguém mais quer, nem de presente ( se alguém ganha aquilo de presente de aniversário, a pessoa esconde o que sente atrás de um sorriso educado). É até ridículo fazerem uma caixa para vender aquilo. Estão enganando quem?
@cristinaarmend2737 Жыл бұрын
Concordo
@sibora461 Жыл бұрын
Sou uma das q não compram mais . Da última vez q comi foi uma decepção só
@mari.ane.1950 Жыл бұрын
'Chocolate belga', 'café italiano'... sem plantarem um só pé de cacau ou café. O Brasil está dormindo no ponto!
@brunorochaassuncao9784 Жыл бұрын
@@FrancescoGhizzo-bw4gi cara eu vim de família que tinha alguns pés de café, o café colombiano é tão superior assim ao Brasileiro?
@TekoHashimoto Жыл бұрын
@@FrancescoGhizzo-bw4gieu morei fora por duas décadas e trabalhei em restaurantes por 15 anos. Em um desses o Head chef me convidou para uma degustação de café. Realmente os melhores que experimentei foram os brasileiros e colombianos. Mas deixo claro que era uma degustação comercial para restaurante, não levo em conta degustações com os melhores e/ou premiados. Também fiz curso de chocolatier e participei de degustação, não tinha nenhum do Brasil. 😢
@NairaBRDE Жыл бұрын
Se o Brasil "abre o olho" eles vao pegar da Africa. A Europa é um local estarrecedor.
@ciclistadometro Жыл бұрын
Imperialismo e capitalismo ne
@FHALNIEZI Жыл бұрын
Lembro que quando tava na África do Sul, tinha o café solúvel, que era fabricado e embalado na Alemanha, mas o café era produzido no Brasil😂
@paulourbonasneto7464 Жыл бұрын
Adorei a entrevista, Olga sabe muito do assunto, mas ela tem uma perspectiva da indústria, e também do gosto formado na Europa. Faz um outro episódio chamado "Como o chocolate no Brasil ficou tão BOM?", e conversa com um um chocolate maker de Bean-to-Bar. Pode ser a Luísa Abram, a Arcelia da Mission, ou o Tuta Aquino da Baianí. Daí você vai conversar sobre cacau de origem, fermentação do cacau, inclusões verdadeiramente brasileiras. É como a sua cerveja artesanal. Vai ser muito legal, aposto que vai educar muita gente.
@pascalpoussin1209 Жыл бұрын
Verdade, tem muito chocolate brasileira extraordinária, tem que procurar. Geralmente não são tão comerciais e usa poucos ingredientes, sem lecitina de soja etc...
@wildestoninijunior5371 Жыл бұрын
O mercado brasileiro é dominado quase em 100% por multinacionais interessadas em acomodar o paladar da população ao mais simples e repetitivo possível, pois um mercado sem noção de qualidade é mais fácil de manipular e controlar.
@cedayoklin3 ай бұрын
Realidade = maioria do povo aceita o lixo e por isso é servido
@flaviabarata89 Жыл бұрын
“Por alguma razão os holandeses conseguiram convencer o mundo a produzir chocolate”… minha senhora…. Vai dizer que nunca ouviu falar em COLONIZAÇÃO???
@Sokol10 Жыл бұрын
Na boa, discurso "militante SJW". A principal ex-colônia Holandesa, a Indonésia, que junto com Borneo, Timor fazia parte das Índias Orientais Holandesas, só passou a ser exportador de Cacau na década de 1980's.
@ciclocidade8937 Жыл бұрын
@@Sokol10 valeu, acertou em cheio. Discursinho mequetrefe dessa turma ideologizada parece condizer com o grau informacional dad mesmas.
@Jamesdeanleal Жыл бұрын
O cacau é um ótimo exemplo para contarmos a história da relação (de exploração, apropriação e dominação) entre metrópoles e colônias no processo de colonização. Faltou esse ponto. Cuidado para não romantizar essa história e fazer parecer que a Holanda, Bélgica (dentre outros) são bons na produção de chocolate pq eles são "naturalmente" avançados em sua indústria. É também, injusto falar que"o Brasil tem tudo para ser líder na produção de chocolate no mundo" sem olharmos para a história de industrialização do país. Se tivéssemos tudo já seríamos uma "Bélgica" quanto a indústria do chocolate.
@diegonexus3082 Жыл бұрын
essa parte da conversa foi bizarra
@HelgaCavoli Жыл бұрын
Né! Foco do Átila é ciência, OK. Mas uma colocação simples dessa poderia ser colocada e facilmente a conversa seguir adiante como seguiu.
@frankyst3537 Жыл бұрын
Lacta e Garoto faziam alguns dos melhores chocolates populares do mundo, até que foram compradas por multinacionais e o chocolate que era elogiado pelos estrangeiros nos anos 80 se tornou uma porcaria açucarada. //Quem se lembra do verdadeiro sabor do Sonho de Valsa, Diamante Negro, Bis??? O que era uma delícia com cheiro e gosto de chocolate hoje é irreconhecível, etc.
@anabeatrizesteves9220 Жыл бұрын
Verdade! A última vez que comi Bis achei mto ruim! Parecia um punhado de gordura doce. Eu lembro de ser taao gostosinho.
@michellecavalcante5883 Жыл бұрын
Eu acho horrível atualmente. Não como se posso evitar. Comi um chocolate chileno esses dias e era maravilhoso. Dá para ver que é uma gordura que eles vendem aqui quando se come um chocolate bom.
@Joao-ur7ey Жыл бұрын
Eu lembro o quanto eu gostava da bolacha passa tempo. Hoje tenho repulsa total
@arcadiano7 Жыл бұрын
com certeza
@cristianemodesto4580 Жыл бұрын
Concordo plenamente!
@gabrielasmelo10 Жыл бұрын
Aqui no Pará tem uma fábrica que se chama cacauway e tem os melhores chocolates que já provei, e o bom é que é feito a partir de produção de cacau de cooperativa de agricultura familiar, orgânico e sem conservantes e aditivos químicos
@naiacy Жыл бұрын
Sim, tive o prazer de experimentar em um evento. É incrível.
@galdutro Жыл бұрын
O que será que falta para massificar esse tipo de produto? 🤔
@galdutro Жыл бұрын
Eu vi aqui os chocolates. São meio carinhos, mas estava SUPERDISPOSTO para comprá-los. Porém o frete de 33 reais me impediu. Talvez um dia quando tiver uma renda maior, porém com esse frete é inviável.
@gabrielasmelo10 Жыл бұрын
@@galdutro eles tem loja na shopee e Amazon, pode ser que consiga um desconto no frete pela shopee com cupom
@cristianemodesto4580 Жыл бұрын
Chique!
@OlaNessa Жыл бұрын
Total razão, tem marcas conhecidas que estão extremamente ruins, parecem apenas gorduras. Tá muito difícil comprar chocolate de marcas populares. 😢 e olha que eu gostava de alguns.
@jaq_toledo Жыл бұрын
Ela é muito simpática, e sua sabedoria e paixão por chocolate transcende a fala e a gente sente na barriga 😋Atila, suas entrevistas são demais, fica todo mundo a vontade, explorando o purosuco do conhecimento das pessoas, trazendo dúvidas que parece que vc leu o pensamento do ouvinte... to amando!
@terezabento Жыл бұрын
Eu como estudante de engenharia de alimentos agradeço MUITO por essa conversa incrível!
@carlarangel72 Жыл бұрын
Que papo delicioso! Muito mais fácil nós leigos entendermos um assunto quando a pessoa que nos explica ama o que faz! Ela é ótima e muito simpática também
@cristianostudio25 Жыл бұрын
Precisa conhecer o Chocolate de Pomerode - SC, Atila, vai mudar de ideia! eles produzem a partir de Plantação própria de Cacau! Recomendo muito!
@mirellenovaesferreira Жыл бұрын
Sim!! A Nugali de Pomerode é o melhor chocolate do Brasil na minha opinia 🤎 🔝💯 Por aqui em SC encontra facil! 👏🏻👏🏻👏🏻
@jeanvittorr Жыл бұрын
Você assistiu o episódio?
Жыл бұрын
Chcolates ruins, caros e embalagens cada vez mais minúsculas. Uma vergonha.
@cristianemodesto4580 Жыл бұрын
Verdade!
@hedulima1253 Жыл бұрын
A mesma queda de qualidade senti no Piraquê Aqua Gergelim. Cheguei a comer cerca de CEM pacotes por ano (um pacote cada quarta e sábado) entre 2003 e 2007. Depois minha rotina mudou e parei de comer. Quando voltei a comer nos anos 20 não senti o sabor do gergelim como antes e muito mais gosto de farinha. Pelo raciocínio explicado no video, faz todo sentido! Edit: voltei ao comentário pra dizer que, neste exato momento, estou entrando no site deles, pra reclamar kkkkk!
@tulio3169 Жыл бұрын
Eu percebi que o Piraquê de leite maltado tinha ficado pior de uns tempos pra cá. Pensava que eu estava viajando, mas deve ser isso mesmo.
@_Fernando. Жыл бұрын
Esse video trata de chocolates feitos por grandes indústrias, mas grandes indústrias, por melhores que sejam, simplesmente não tem como fazer chocolates bons de verdade. Eu explico: além do que é falado no video, a parte mais importante do chocolate é o cacau em si, a semente fermentada que vai ser usada. Cada fazenda faz de um jeito e mínimas diferenças no processo produtivo fazem enormes diferenças no sabor final que vai estar presente nessa semente, por exemplo se deixar fermentar um dia a mais do que o ideal, a semente já perde muito da sua complexidade de sabor, se a secagem for mais rápida do que o ideal, sabores desagradáveis vão se desenvolver. Isto posto, na outra ponta do processo, no final da produção, todo chocolate passa por um processo chamado conchagem, que serve pra deixar o chocolate homogêneo, é um tipo de moagem prolongada que vai deixar ele fluido ao derreter na boca e gradativamente vai eliminando os sabores desse cacau (agradáveis e desagradáveis). É o processo que efetivamente transforma o cacau e o açúcar no chocolate como você conhece. Aí, se você é um pequeno produtor de chocolate, você pode trabalhar com uma única fazenda e ir ajustando o processo (seu e da fazenda que te fornece) pra chegar na melhor matéria prima, assim você pode fazer o mínimo de conchagem necessário só pra atingir a consistência ideal do produto, degradando o mínimo do sabor, porque você já não tinha sabores desagradáveis para retirar e assim, ao final, seu chocolate ainda vai estar com várias notas interessantes de sabor preservadas. Agora, quando você é uma grande indústria, não tem como fazer isso, você vai precisar de muita matéria prima e vai acabar tendo sacas de cacau de várias fontes diferentes. No meio disso vão ter sacas de excelentes características e sacas de baixa qualidade, não tem como evitar. Aí você vai ser obrigado a fazer a conchagem por bem mais tempo do que o necessário, pois você precisará eliminar os sabores ruins que invariavelmente vão estar na sua matéria prima, só que com isso você vai eliminar também todos os sabores interessantes, ficando ao final com um produto sem graça e sem complexidade.
@arcadiano7 Жыл бұрын
Já tivemos bons chocolates no Brasil. As receitas foram adulteradas, por isso que a qualidade caiu. Não adianta inventarem desculpas.
@tatianah5025 Жыл бұрын
Eu moro na Itália há muitos anos e não consigo mais comer o chocolate brasileiro. Não sabia se o chocolate brasileiro estava piorando ou se a qualidade sempre foi ruim e eu não percebia.
@andrekamargo1 Жыл бұрын
sempre foi ruim
@tatyvf Жыл бұрын
Conheci os chocolates Bean to Bar brasileiros, e percebi o quanto nossos produtos são excelentes, parei de gastar com marcas importadas, como Lindt. O Brasil produz cacau de qualidade, mas as grandes marcas compram o chamado cacau bulk, pelo baixo custo, porém sem nenhuma informação sobre a origem e produção, o que muitas vezes envolve o trabalho escravo para garantir o baixo custo. Os Bean to Bar chegam com uma proposta de produção consciente e responsável, levando qualidade e sabor para o consumidor.
@dilavanhini11 ай бұрын
Aqui em Brasília temos a Labarr, excelente, premiado até no exterior
@Elbiafigueredo Жыл бұрын
Amei o tema, o entusiasmo com o qual ela fala sobre o assunto, percebe-se o quanto ela gosta e sabe do que está falando.
@guilhermehonorato8663 Жыл бұрын
A Lacta conseguiu estragar o Sonho de Valsa, o da década de 80 era extremante superior a essa coisa que vendem na atualidade!!
@cristianemodesto4580 Жыл бұрын
Nos dias de hoje Lacta, Nestlé, Garoto, Arcor. Tudo gosto de sebo, gorduroso, melado, textura ruim, sem cremosidade. Barra de 250g era 3,00 e hoje 85 g é 7,00 duro, fino, só banha hidrogenada, açúcar e 5% de cacau (zoeira). Péssimo. E conseguiram estragar todos os chocolates gostosos dos anos 80. Até o nescau está ruim e insosso.
@romifischer7208 Жыл бұрын
E muito açucar mesmo, eu não aguento!
@DanielCruz-qr6qu11 ай бұрын
Nenhuma dessas marca usa cacau hj em dia...é puro açucar e gordura mesmo.
@corujaestudiosa7 ай бұрын
Tudo com gosto de bola de sebo cheia de açúcar. O problema é que aqui no Brasil, vendem coisas péssimas, e todos continuam comendo e comprando, não exigem qualidade, assim, a péssima qualidade virou padrão por aqui, enquanto um bom chocolate, o Lindt, por exemplo, é vendido a 30 reais a barra, enquanto na Europa, a barra do Lindt, custa em média2/3, euros a mesmíssima barra, lá o preço acessível e a qualidade têm que andar juntos, porque as pessoas exigem isso, se for de má qualidade, não compram, se o valor for abusivo, não compram.
@Enki._7 ай бұрын
Atualmente a Arcor melhorou, mudaram as receitas recentemente, você vai comprar o atualizado reparando na embalagem que tá bem diferente, pois ainda tem alguns da receita antiga à venda e será com a embalagem antiga.
@qualquernickserv Жыл бұрын
Belíssima entrevista! A Olga além de carismática, tem propriedade e domínio sobre o assunto, são características que de fato fazem valer assistir até o final.
@gilbertoas5142 Жыл бұрын
O chocolate Prestígio foi lançado em 1960, mas eu conheci só em 1969 com muito apreço pelo sabor. Hoje nem dá vontade em experimentá-lo, é como vender a minha alma por tão pouco.
Жыл бұрын
Reclamar é super importante e nós não temos essa noção mesmo. Comprei duas latas de creme de leite "extra cremoso" da Nestlé. Estavam ambas horríveis. Cheias de grumos e nada cremoso. Reclamei nos canais deles. Me responderam e me ressarciram até. Fui ver e tinha mais gente reclamando. O produto é novo. Quer dizer... Estão testando. Se passar, vai ficar.
@carlanascimento3614 Жыл бұрын
Eu reclamo tudo por escrito ! Realmente o brasileiro nao faz isso
@luizsalles Жыл бұрын
Sou filmmaker e fotógrafo e, por mais de 10 anos, trabalhei com o mercado de panificação, confeitaria e chocolateria e fiz inúmeros trabalhos, tanto de receitas, quanto de matérias jornalísticas com o saudoso Alexandre Bispo, que tinha seu nome à frente dos chocolates da Harald! Muito bom ver uma entrevista como esta, tão honesta e didática quanto à qualidade e as dificuldades dos chocolates brasileiros!
@luizgustavoarantes Жыл бұрын
eu realmente não esperava que o Átila fosse ser um entrevistador tão bom! que delícia de assitir, recheado com informações que eu não tinha a menor ideia 😂 interessante tbm ver a diferença de ritmo no humor de um europeu, gostei demais!
@stanhauser Жыл бұрын
Acabei de comprar um chocolate Alpino Black Top. Ao abrir, estranhei o novo formato com quadrados maiores. Depois, estranhei o gosto. Aí percebi, escrito pequeno no cantinho da embalagem: "nova fórmula". Mataram o chocolate. Nunca mais verás meu dinheiro, Nestlé ingrata.
@liviaalbanese8113 Жыл бұрын
Pois é! Inclusive, achei interessante conhecer uma das pessoas que tem colaborado com a destruição dos nossos chocolates. Vc se lembra do Surpresa? O Galak era maravilhoso, hj tem gosto de detergente. O prestígio tem uma massa interna horrorosa.
@terezafloriano3482 Жыл бұрын
Geralmente comprava o 85% cacau show, mas os últimos que comprei está muito ruim. O Lindt me deixa deprimida 😢
@MarkHobbes Жыл бұрын
Cheio de gordura hidrogenada ao invés de usarem manteiga de cacau, muito açúcar, pouco cacau (e se tiver muito, cacau de péssima qualidade, espécie n. sp -- majoritariamente), uso de soro de leite ou leite desnatado em pó ao invés do leite puro. Na Suíça e Bélgica, usam cacau de ótima qualidade (o que é exportado do Brasil e norte da África), usam também manteiga e leite alpinos que dão o sabor diferenciado no chocolate. Até a qualidade do leite brasileiro é péssima se for usar pra comparar com europeu. Tem matéria da BBC sobre isso.
@pivobarros Жыл бұрын
"Convenceram o mundo de beneficiar o cacau na Holanda e plantar na África." Isso se chama colonialismo e imperialismo minha filha.
@tizianofangazio7447 Жыл бұрын
De colonialismo não tem nada. Isto chama-se conhecimento técnico, saber fazer e busca persistente da qualidade, coisa que o empreendorismo brasileiro não tem. Aqui o empreendedor propõe produtos de qualidade ou decadente ou apenas suficiente para um consumidor refém comprar. O empreendor verde amarelo não elege a qualidade e a inovação como escolhas estratégicas vitais para o próprio negócio decolar e perenizar. Pois é, com impostos de importação nas alturas, as empresas nacionais da alimentação nunca enfrentam os melhores do mundo. A maioria das vezes o produto elaborado no Brasil é uma cópia (intencionalmente) mal executada de um produto estrangeiro, isto em qualquer segmento da alimentação premium. Cansei de ver nomenclaturas fraudadas como "tipo italiano", "mortadela", "tipo parmesão", "champagne" para um vinho espumante qualquer, "butter cookie" sem butter e feito com gordura de palma, macarrão feito com farinha de trigo comum, folhados elaborados sem um grama de manteiga, etc. Se o empreendor local tivesse um mínimo de interesse em conceber produtos com alto conteúdo, porque o nosso semiárido não está lotado de oliveiras produzindo azeite fino? A resposta é: dinheiro fácil e já, o capitalismo brasileiro é sim pouco esforçado e imediatista. Implantar um setor de altíssimo valor agregado como o azeite demanda visão, conhecimento acadêmico e técnico, estratégia, qualificação profissional, tempo, persistência e rigor. Acho que está respondido, portanto o beneficiamento do cacau o a torra do café atingiram níveis espetacularmente diferenciados em certos lugares do mundo pelo TRABALHO, ninguém roubou nada, cada saca foi comprada, lembrando que foram estes compradores de matérias primas que difundiram/estimularam melhores técnicas agrícolas, melhor preservação ambiental (RAIN FOREST ALLIANCE), melhores condições para a mão de obra (FAIR TRADE), permitindo uma grande valorização no preço do cacau e do café.
@pivobarros Жыл бұрын
@@tizianofangazio7447 pqp. Tá bom, nenhum país na África foi colonizado, escravizado e saqueado. Tu é burro ou defende o colonialismo. Não tem meio termo.
@juaca Жыл бұрын
É o famoso a Holanda entra com o pau e a África entra com a bunda.
@tizianofangazio7447 Жыл бұрын
@@juaca A Holanda compra, não rouba. O cacau é um comodity cotado nas bolsas, e como a demanda sempre foi superior à oferta, o "vilão" comprador (segundo você) nem sonha em barganhar pois atrás vem gente. Antes de opinar tenha decência de estudar a realidade do jeito que ela é, econômica, Externar apenas as suas neuras ideológicas não responde ao assunto tratado.
@AliceNeves-p2z Жыл бұрын
"por alguma razão eles convenceram a África a mandar todo cacau pra lá" nossa foi o primeiro pensamento que me veio...
@nihao7051 Жыл бұрын
Calma brasileiros nem tudo é ruim aí Sou Anglo brasileira 🇧🇷🇬🇧 e alguns anos atrás trouxe um pacote de sonho de valsa e minhas amigas britânicas adoraram. Aqui tem um mercado chamado Tesco que vende guaraná, tapioca, etc. Tenho amigos Britânicos que adoram tomar guaraná antártica, o Lidl um mercado também estava vendendo produtos do Brasil como coxinha e brigadeiro. Eu ainda acho que o brasileiro deveria explorar maís a exportação de seus produtos. Eu sempre fico frustada pq é muito difícil pequenos empresários brasileiros exportaram.
@MoisesJunior85 Жыл бұрын
Que conversa bacana!!! Eu sou do time do chocolate fora da geladeira, porque pra mim não faz sentido comer um chocolate que não derrete na boca.
@fernandoguzzo5206 Жыл бұрын
Na ilha do Combu em Belém do Pará faz-se um chocolate artesanal desde o cacau até o produto final e é um sabor que nunca senti em nada d supermercado e recheios regionais que deixam ainda mais inacreditável, pode ver no KZbin
@IlzaTS Жыл бұрын
No final, os problemas dos nossos chocolates, assim como varios alimentos industrializados, é a nossa legislação que dá brechas pra que as indústrias retirem, diminuam ou substitua os ingredientes pra reduzir custos e lucrar mais e os brasileiros que são acomodados que, ao invés de exigir melhorias nas legislações e dar feedback as empresas nos SACs, reclamando dos produtos e exigindo melhor qualidade, resolvem se indignar somente nas redes sociais, debatendo uns com os outros, como se assim fosse mudar alguma coisa.
@walthersilva5228 Жыл бұрын
Os liberais dizem que o mercado se ajusta kkkkkkkkkk
@CarolFoto Жыл бұрын
@@walthersilva5228 Se você não reclamar e continuar comprando chocolate ruim, o mercado vai sim se ajustar do jeito que ele está entendendo: que tem gente comprando e consumindo qualquer merda fabricada com rótulo de chocolate. Simples.
@jeffmarcelus Жыл бұрын
Quero fazer um Curso de chocolate branco com a Olga Swemmer ! Que sensacional a didática dela
@inteligenciamilgrau Жыл бұрын
17:26 Eu já trabalho com IA nas industrias Brasileiras há pelo menos 10 anos e o que vejo nessa questão de "terceiro mundo". Não é ser terceiro mundo. O empresário do cacau consegue investir em pesquisa se quiser. É um público pouco exigente, pessoas com pouca ambição na carreira, uma nação pouco tecnológica. É cultural. Nosso foco é menos refinado, o senso de "querer ser o melhor" não é cultural. Bóra mudar isso meu povo!!
@mkorn100 Жыл бұрын
Excelente entrevista. Muito animada, inteligente e elucidativa. Ainda não conhecia esta nova série. Parabéns!!
@adrianoalmeida1248 Жыл бұрын
sei que foge do tema da entrevista, mas... eu acho tão bonito alguém falar fluentemente um idioma que não é o seu...não que fluência e ausência de sotaque sejam requisitos essenciais para uma efetiva comunicação, falo apenas da beleza da fluência.
@cristinaarmend2737 Жыл бұрын
Eu tbm gosto muito
@ItsMe_K3 Жыл бұрын
Moro aqui na Holanda e é interessante o fato de que o chocolate aqui em sí não é nada demais, uma vez que voce passa as fronteiras pra Belgica e Suiça, o negocio muda completamente. O chocolate é processado aqui e exportado para os paises, que aplicam suas formulas na mesma "base"
@alexmendonca3347 ай бұрын
Nunca imaginei que essa conversa sobre chocolate fosse atrair minha atenção por completo, mesmo amando chocolate. Foi muito boa a entrevista e a Olga é espetacular, mesmo dando umas escorregadas mostrando quem é o colonizador e quem é o colonizado. Entrevista espetacular!
@gestandopais Жыл бұрын
Sempre que eu vou comer algo que eu adorava quando era criança, me decepciono. Seja biscoito, chocolate. A cada dia que passa, estão piores. Temos que reclamar mesmo!
@AnaClaudia-cr2yp Жыл бұрын
Super concordo. Fazia tempo que não comia BIS, esses dia comprei uma caixa, que gosto horrível, gosto de coisa velha, tinha gosto de tudo,menos daquele BIS de outros tempos... horrível 😮
@gestandopais Жыл бұрын
@@AnaClaudia-cr2yppois é! Ainda insisto em comprar algumas coisas,’pq lembro de como era, mas aí quando como, lembro que está horrível! Rs. Eu adorava Negresco, até o pão de mel da Bauducco, que é mais recente, fui comer agora e estava horrível!
@noone4994 Жыл бұрын
Nunca achei que ficaria tão interessado e acharia tão fascinante ver/ouvir um podcast de uma hora e meia sobre chocolate. 😄
@arqana86 Жыл бұрын
Aqui na Argentina tem a loja Rapanui, quem vier pra cá eu recomendo a visita, vale cada centavo o chocolate deles. Os laticinios em geral me parecem mais gostosos por aqui
@HelgaCavoli Жыл бұрын
America do Sul: tomate (fez sucesso na pizza italiana), batata (fez sucesso na Europa e virou french fries), Am. Central: cacau (virou "chocolates suíços"), chiclete feito antigamente com a borracha das nossas seringueiras (indígenas chamavam de chiklé). Copo americano que é de MG. Que mais?
@paololira9174 Жыл бұрын
Milhares de coisas que vieram da Europa não eram conhecidos nas Américas!
@HelgaCavoli Жыл бұрын
@@paololira9174 Essa não é a questão. Meu ponto é que produtos sulamericanos são incorporados à Europa ao ponto deles se apropriarem da coisa. Jesus nórdico é outro, né. Tomam aquilo por verdade e depois até NÓS tomamos aquilo por verdade.
@ciclocidade8937 Жыл бұрын
@@HelgaCavolise apropriarem😂😂😂😂 as narrativas, sempre😂😂😂
@austinbento495 Жыл бұрын
Eu já reclamei com a Nestlé porque os chocolates deles e os biscoitos estão horríveis. Me ligaram com respostas protocolares. Eles estão cagando e andando pro consumidor. Olham apenas o lucro.
@daianarocha6991 Жыл бұрын
Moro na Bélgica e mesmo chocolate de marca de supermercado é bom, a qualidade dos produtos com preços acessíveis é surpreendente. E não é só chocolate, iogurte, biscoito etc.
@paularitakoster5674 Жыл бұрын
Agora esses chocolates só tem gosto de açúcar.
@Texugodeesquerda Жыл бұрын
Eles pioraram os produtos muito, mas, ainda assim, as pessoas continuam consumindo, só querem vender.
@Acesar2012 Жыл бұрын
Sua resposta pra piora de sabor está numa palavra... gordura saturada
@OlaNessa Жыл бұрын
Siiim, siiim, muito sim, a bolacha passatempo na minha infância era bolacha de “rico” (ou eu era muito pobre) 😂 e comer ela pra mim era um evento, resolvi comprar e achei terrível, e o chocolate ao leite Nestlé era delicioso, tá ruim demais. Não compro mais, a questão é que existe uma nova geração que não conhece e irão comprar, então essas empresas não sente no bolso.
@RoseMaioli Жыл бұрын
Átila eu concordo em partes de que o brasileiro não reclame muito e digo porque: o Serenata de Amor da Garoto, mudou completamente a fórmula e toda o comentário que se vê na internet quando se fala sobre ele ou sobre a marca Garoto é negativo, então eu penso que também por parte das empresas não parece haver muito interesse em melhorar, ou manter o produto de qualidade.
@elisabetmb Жыл бұрын
Chocolate e doce no Brasil é mais açúcar para dar volume do que qualquer coisa . Os sabores não se destacam por causa de tanta açúcar. Eu moro fora do país há anos não comia chocolate no Brasil da última vez que estive lá resolvi comprar chocolates p relembrar tanto Nestlé e garanto , não passa de açúcar , não há sabor . O doce de leite da minha cidade antes moreno e sabor acentuado hj é quase branco e só tem açúcar e insuportável . A caixa garoto além de não ter nada la dentro o q tem é horrível. Eu amava diamante negro eu não comi nem um quadradinho detestei muito doce não tem gosto de chocolate só açúcar.
@mauramendonca9389 Жыл бұрын
Aqui no Brasil se visa lucro e não qualidade.
@inteligenciamilgrau Жыл бұрын
Dizer que o chocolate do Brasil é pior tem aquele preconceito clássico de olhar o mundo como um Europeu! Ficar medindo tudo e lendo rótulo para decidir o que é gostoso ou não! Isso a Europa faz há muito tempo! Chocolate no Brasil é outro nível, tem uma outra perspectiva! Ao invés deles entenderem que chocolate no calor é uma coisa e chocolate no frio é outra, ficam tentando dizer que o Brasil precisa ser como a Europa e enquanto a gente não fomos estamos errados e somos piores. Guardachuvinha vai ser sempre especial mesmo que não seja 99% cacau
@jvk3861 Жыл бұрын
Seu chilique não muda fatos... Chocolate brasileiro é ruim.
@adrianemacedo877 Жыл бұрын
Eu tenho boa memória gustativa, a única coisa que como que tem o mesmo gosto de 17 anos atrás é o sorvete misto casquinha do McDonald's.
@alessandraramos5781 Жыл бұрын
Átila, não é porque nós envelhecemos, Alpino e Batom derretiam na boca, hoje temos que mastigar.
@tekabuona5620 Жыл бұрын
Sabe o que cansa? O Brasil sempre ter " potencial" em diversas areas e nunca desenvolver isso
@sibora461 Жыл бұрын
A gente tem potencial e nunca chega lá
@ciclocidade8937 Жыл бұрын
Exato, cresci na década de 70 e nos chamávamos de país do futuro. O futuro chegou, o país envelheceu e ficamos a deriva.
@MarkHobbes Жыл бұрын
Fato. Existem ótimos chocolates no Brasil, mas estes custam um rim, chegam a ultrapassar chocolates de qualidade importados (da Suíça, Bélgica, Itália, Alemanha, França e Polônia). Vale mais a pena comprar importado e pagar mais barato que os chocolates gourmets e artesanais. Inclusive é engraçado que, os chocolates mais fuleiros da Suíça, batem em qualidade o melhor chocolate de mercado do Brasil.
@mestresplinter9774 Жыл бұрын
A Garoto depois da Nestlé virou uma tragédia.
@alphabravocharliedelta3153 Жыл бұрын
A caixa de bombom da Garoto diminuiu de tamanho. 🤔
@MariaHelena-wh5wo Жыл бұрын
Assistindo a live e saborenfo um Lindt Excellence ,70%, com massa de cacau,manteiga de cacau. Grata pelas informações. Que bela profissão. Agora vou ler todas as informações antes de comprar chocolate. Grata Átila!
@vanessavalente7707 Жыл бұрын
O melhor! Sempre tenho dessa barra aqui
@unicornlord5559 Жыл бұрын
Um probleminha é que quando as empresas reduzem custos, isso dificilmente muda o preço de venda, só aumenta a margem de lucro.
@heloisaalvesneves4201 Жыл бұрын
Gostei da entrevista. É tão raro ver as pessoas serem sinceras, naturais. Gostei da Olga !
@luizfernandogherardi1118 Жыл бұрын
A Adriana, diretora do CIC, centro de inovação do cacau, instituição da UESC ilheus BA é uma autoridade no assunto e está liderando uma revolução no setor... merecia o convite pra falar neste importante canal...
@fabiajales7773 Жыл бұрын
Uma verdadeira aula, ❤parabéns pelo conteúdo !
@helenafelicia4389 Жыл бұрын
Entrevista excelente! Mas gostaria de fazer uma observação. Pra muitos não importa, mas pra mim, importa muito. E pode ser que pra outras pessoas também importe, mas elas não sabem. Cacau africano vem do trabalho escravo infantil. Callebaut, Nestlé, Hershey's... todos usam cacau africano, proveniente de trabalho escravo infantil. Pra quem se importa, tem um documentário chamado "O lado negro do chocolate", que fala do assunto. É uma tristeza. QUanto a ser "bom" ou "ruim", acho que vai depender muito dos critérios que cada um tem. Pra mim, chocolate bom é feito só com massa de cacau e açúcar, de repente uma lecitina de girassol como emulsificante, e aroma de baunilha. Nem leite deve conter (na minha opinião, claro), pois gosto de sentir o sabor do cacau bem apurado, o que não significa que tolero chocolate acima de 70%, rsrs. Eu gosto do chocolate entre 50 e 70%.
@dominique_domylc Жыл бұрын
Como o exemplo dela de reclamar e elogiar, deixo aqui meus elogios ao seu trabalho Atila. Obrigada
@victoremmanuell_ptbr1902 Жыл бұрын
Dizer que o cacau do Brasil é ruim chegar a ser irônico, porque o cacaueiro é uma planta nativa da Brasil, da bacia amazônica. Os Europeus não teriam chocolate se não fosse por nós do continente americano
@jvk3861 Жыл бұрын
Ué... não muda o fato que o chocolate daqui é ruim 😂
@victoremmanuell_ptbr1902 Жыл бұрын
@@jvk3861 Depende do chocolate, meu fi!!! Chocolate barato é barato e ruim em qualquer parte do mundo. O Brasil tem chocolates maravilhosos, talvez você é que não tenha dinheiro para comprá-los🤣🤣🤣🤣🤣
@thompsonosouza Жыл бұрын
Entrevista espetacular! Olga é acessível, didática e exibe pleno domínio sobre a matéria. Parabéns!
@raquelalmeida1839 Жыл бұрын
Aprendi muito, adoro chocolate. Reclamamos sim, mas as empresas ignoram os nossos alertas.
@rogerboralli Жыл бұрын
Quem diria que desse assunto poderia sair uma conversa interessante.
@isac0996 Жыл бұрын
Cara, preprara logo um video a respeito da descoberta do super condutor. Estou aguardando.
@otamiroramos7534 Жыл бұрын
Sensacional, a internet revolucionou a minha vida. Todas as vezes que assisto um video como este, me lembro dessa revolução. Esse conhecimento que obtive, são conhecimentos que eu queria obter. Obrigado Átila, obrigado Olga!😅😅😅
@arijacques Жыл бұрын
Eu já cheguei a perguntar para a Nestlé se ela teria coragem de oferecer no mercado europeu o rejeito comestível que ela oferece no mercado brasileiro.
@AmazonPedalClub Жыл бұрын
Tem que mudar a temperatura do Brasil. Ela explicou isso. Não tem como fazer um chocolate de boa qualidade em lugares quentes.
@sulista4855 Жыл бұрын
@@AmazonPedalClubClaro que tem. O chocolate do Oiapoque é o melhor que já comi, e ele é totalmente produzido na região com o cacau do Rio Cassiporé. Melhor que os importados que já comi e muito melhor que qualquer chocolate outro nacional.
@musicdocat Жыл бұрын
@@sulista4855 puxa, tem link pra comprar? Chocolate no Brasil virou lixo, não consigo mais comer se não pagar uma fortuna por um bom
@gobbister324 Жыл бұрын
a bolacha passatempo, o que era e o que virou
@rlim3839 Жыл бұрын
Bem lembrado, foi bom
@elcisilva2356 Жыл бұрын
Quando eu tinha uns 10 anos , ( 48 anos atrás ) meu pai comprava o chocolate da Nestlé / Suíça e era maravilhoso ! Aquele sabor ficou na memória afetiva ! Hoje não tem gosto de nada e aprendi aqui + uma : vou reclamar com o fabricante . Sou a favor de voltarem a fazer algo de qualidade e aí sim , pagamos o valor justo com o maior prazer !
@apolo7999 Жыл бұрын
Podia ter no Spotify os episódios
@pinguimhbs Жыл бұрын
Podia ter um feed para entrar automático na minha playlist de podcasts que atualiza e baixa tudo enquanto durmo.
@apolo7999 Жыл бұрын
@@pinguimhbs 🤓☝️
@amazoniadosaber4339 Жыл бұрын
Não tem como comparar chocolate comercial com chocolate artesanal. O Brasil tem muitas marcas de chocolate artesanais 70% , muitos deles premiados internacionalmente. As grandes marcas de chocolate (Nestlé, Mondelez, Barry callebout e Cargill) compram cacau commodity, amêndoas de baixa qualidade de sabor que passam por vários processos industriais para mascarar os defeitos. Enquanto os chocolates artesanais são feito apenas com nibs de cacau e açúcar, expressam o verdadeiro sabor do chocolate. O brasileiro precisa aprender degustar, assim como acontece com os vinhos e os cafés gourmet.
@LucasMartins-wq8mp Жыл бұрын
Pois é! Existem muitas marcas de chocolate vegano no Brasil com sabor incrível (geralmente, chocolates 60%+ são veganos)
@chicolofi Жыл бұрын
A questão é que essas mesmas marcas comerciais produzem ótimos chocolates em seus países de origem.
@igordemetriusalencar5861 Жыл бұрын
Nunca comi nenhum chocolate dessas mesmas marcas na europa que eram bons, não sei onde vc provou, mas para mim são tão ruins quanto os daqui do Brazil.
@chicolofi Жыл бұрын
@@igordemetriusalencar5861 Quando meu irmão morou na Suíça, sempre trazia chocolates de presente quando vinha ao Brasil. Uma vez trouxe uma barra de chocolate Nestlé gigante que era uma maravilha e completamente diferente do Nestlé que temos no Brasil. Deu raiva do que eles vendem aqui.
@thaisachan Жыл бұрын
Comi chocolates artesanais de Gramado e de Penedo-RJ. Nossa, os chocolates DERRETEM na boca! Vira água na boca, são leves, não fica gosto grudado na boca, a gente come e nem percebe! Mas aquilo, são bastante caros!
@taiomarasoares Жыл бұрын
Que massa esse vídeo, respondeu várias perguntas que me faço com frequência e o motivo pelo qual não compro mais determinadas marcas. Por coincidência, no sábado fiz a compra de uma caixa de chocolate, aquela amarelinha, que não comprava há muito tempo, foi uma decepção. Estou fazendo a minha parte e escrevendo para o SAC.
@adrianohca Жыл бұрын
Fico feliz em saber que o meu paladar ainda está bom, só produtos que caíram de qualidade. Estragaram até o Alpino...
Жыл бұрын
Impressionante como tudo se inicia com a legislação permissiva
@gabriellawee9539 Жыл бұрын
O assunto é chocolate mas esse ano tenho percebido com maior intensidade o quanto é difícil encontrar no Brasil coisas realmente bem especializadas, feitas para serem primorosas, e cheguei a conclusão de que a pobreza e a falta de disseminação e apreço pelo conhecimento são as principais causas disso. É muito triste que um país como o Brasil ainda seja tão pobre e atrasado. A questão dos critérios pra um produto poder ser chamado pelo nome, por exemplo, quanto mais frouxa for a legislação mais felizes estão as indústrias, empresários, produtores do seguimento. As pessoas comuns tendem a ler isso como burocracias demasiadas.
@jabrazil416 Жыл бұрын
Impostos Altos que favorecem as empresas gigantescas.
@mln7914 Жыл бұрын
Adoro um cafezinho e um pedaço de chocolate para saborear . Excelente a entrevista.
@2025lucas Жыл бұрын
Pois eh. Fica claro que a exploração europeia perdura até hoje.
@vmorita Жыл бұрын
Mimimi, claramente você não assistiu à entrevista.
@arcadiano7 Жыл бұрын
Os chocolates já foram bem melhores no Brasil e na Europa. Está na cara que mudaram a receita e para muito pior, tanto que não compro mais chocolates das poderosas marcas que controlam os mercados. Colocar a culpa na legislação no calor e na pobreza não cola, pois antes com menos recursos tínhamos melhores chocolates nas lojas.
@leonoraazimute4885 Жыл бұрын
Menos impostos nem se compara … meu pai sempre teve indústria e hoje aposentado ele fala sobre as dificuldades de hoje
@leonoraazimute4885 Жыл бұрын
Parafina estraga os rins intestino e é altamente cancerígenos… a ciência já provou … vcs deviam alertar a população em
@leonoraazimute4885 Жыл бұрын
Água com gás servem com cafezinho e não com chocolate
@jottasantos5220 Жыл бұрын
Me lembro que nos anos 80, quando eu comprava aquele Baton da Garoto, o sabor era bem mais pronunciado do que esse que a gente consome hoje em dia.
@frankwillams6529 Жыл бұрын
Sim, mas isso tbm é culpa da inflação, as empresas não querem perder o público é acabam mudando as fórmulas ou lançando sub produtos como a mistura láctea ao invés do leite condensado.
@fabiokaercher8920Ай бұрын
Amêndoas, mel e cacau: Batom dos anos 80 e hoje o cacau passa longe
@ttavarestavares188 Жыл бұрын
perfeito, entrevista densa, muito enriquecedora, é um curso de formação sobre chocolate, sustentabilidade, oportunidade de novos negócios, obrigado Olga, obrigado Atila !
@joaofabio5927 Жыл бұрын
Não sei porque o chocolate brasileiro é extremamente doce, assim como muitos outros produtos que também são excessivamente salgados ou doces.
@lilith230-c7j Жыл бұрын
O Brasil é um dos maiores produtores de açúcar do mundo. E o sal brasileiro é barato.
@carmemgracianodasilvasilva9869 Жыл бұрын
@joaofabio5927, as empresas que fazem o chocolate em grande escala, utilizam de outros ingredientes mais baratos, um deles é o açúcar. Mas no Brasil já existem excelentes e deliciosos chocolates, ainda pouco conhecidos por aqui, que são os chocolates Bean to Bar. Eu cresci no meio do cacau, aproveitando a doçura que envolve as amêndoas, hoje realizo o sonho de criança, tenho uma mini fábrica de chocolate do bean to bar, ainda bebe (3 anos), mas já produzindo deliciosos chocolates puros e saudáveis (@ateliedocacauanp) 😀
@lehgarcia9357 Жыл бұрын
É muito fácil driblar a falta de qualidade com altos níveis de açúcar que tornam os produtos viciantes ao paladar, assim como o excesso de sal
@CarolFoto Жыл бұрын
É cultural. Você já pegou o caderno de receitas da sua mãe ou da sua vó e reparou em quantas xícaras de açúcar vai em um pavê, em um bolo ou em uma sobremesa qualquer? Sem falar no leite condensado. Na Europa quase não tem açúcar refinado nos mercados para vender no mesmo formato que compramos aqui, por quilo. Além disso, o leite condensado só tem, no máximo, uma ou duas marcas no supermercado e fica em um canto bem escondido da prateleria. Não se faz receitas tão doces ou tão salgadas lá fora como se faz aqui. Brigadeiro que a gente ama, eu já dei para vários gringos e foi um caso de amor ou ódio justamente por ser extremamente doce. O mesmo vale para o Guaraná, que apesar de ser exportado hoje em dia, não é uma bebida super consumida na Europa. Um amigo holandês meu não quis nem provar só de sentir o cheiro extremamente doce do Guaraná. Nós temos uma cultura de ter consumir receitas/pratos extremamente doces ou salgados e o chocolate segue a mesma lógica.
@brunamartinspuxasacodavitoria Жыл бұрын
sempre foi assim. é algo cultural, se ta achando ruim faça melhor ou só não comprar
@ianesilveira4237 Жыл бұрын
Eu tive uma experiência curiosa com chocolate na Europa. Compramos um Milka na França… DELICIOSO! Incrível! Na mesma viagem fomos para a Itália. Vamos repetir o Milka. Mesma embalagem… mesmo chocolate, né? Não! Era muito ruim! Outra coisa! 🤢
@choconatosgames Жыл бұрын
Eu tava falando exatamente como faz alguns anos que parece que eu não gosto mais de chocolate e não sabia o porque, até que a gente comprou um chocolate importado e veio até aquele brilho nos olhos haha Excelente programa! Agora eu consigo entender exatamente o porquê.
@ivnaseabra9059 Жыл бұрын
Pode ser também mudança de paladar. O nosso paladar gosta mais de coisas açucaradas na infância e conforme ficamos mais velhos, ele vai amadurecendo e preferindo comidas menos doces. Até os 20 anos eu fazia uma panela de brigadeiro e comia tudo sozinha em uma tarde. Hoje se eu faço, levo alguns dias pra comer tudo porque acho muito doce.
@Fraga1959 Жыл бұрын
Conversa muito boa. Atila é um bom entrevistador. Dá o tempo adequado ao entrevistado, respeita a fala do outro.
@andrssaprado Жыл бұрын
amei q ela usou a referencia do guarda chuvinha como chocolate seboso hahahaha
@gausrv Жыл бұрын
e hj é o padrão de nestlé, lacta e afins... triste!
@adrianacarneirodeoliveira6486 Жыл бұрын
Amei a entrevista! Parabéns, Átila!
@frankwillams6529 Жыл бұрын
Temos bons chocolates mas não tão acessíveis. O chocolate ao leite que comiamos no passado hj só encontramos o mesmo sabor em chocolates de no minimo 50%, exemplo o batom garoto e toda a marca garoto em sí que está com uma das piores caixas de chocolate do mercado.
@corujaestudiosa7 ай бұрын
O problema é que aqui no Brasil, vendem coisas péssimas, e todos continuam comendo e comprando, não exigem qualidade, assim, a péssima qualidade virou padrão por aqui, enquanto um bom chocolate, o Lindt, por exemplo, é vendido a 30 reais a barra, enquanto na Europa, a barra do Lindt, custa em média2/3, euros a mesmíssima barra, lá o preço acessível e a qualidade têm que andar juntos, porque as pessoas exigem isso, se for de má qualidade, não compram, se o valor for abusivo, não compram.
@milenachaves99615 ай бұрын
Tô aqui comendo um suflair ....tinha muito tempo que eu não comia . Que coisa horrível.... Acabaram com o produto.
@fernando_rosa Жыл бұрын
Muito importante ela dizer que o chocolate é sensível e absorve qualquer sabor que esteja por perto. Alguns acham que a embalagem do chocolate é frescura, mas já comprei um chocolate da Brasil Cacau que era embalado direto numa caixa de papelão. Sem surpresa, tinha gosto de papelão. Reclamei, não devo ter sido único, porque acho que não fazem mais. (Foi um dia triste pra um chocólatra)
@heloikeda Жыл бұрын
Obrigada Olga, por trazer a palavra do chocolate bem longe da geladeira!!! 🙏
@PauloRibeiro-mm3gq Жыл бұрын
Que Holandesa simpatica e quanto conhecimento ela trouxe e fala português(brasileiro)muito bem. Parabéns otimo conteúdo.
@bondprosa Жыл бұрын
Que conversa mais inteligente... muito melhor que assitir tv
@amorpolo Жыл бұрын
Delícia ouvir e ver, com toda atenção, até o final, duas pessoas maravilhosas, por fazerem aquilo que muito gostam, com amor, cuidados, esmero que saem de forma natural, porque sabem e amam fazer, o que fazem. Parabéns, Átila Tamarindo que, como sempre, arrasou. Beijos no filhotinho. Agradecendo......❤
@ipanema7777777 Жыл бұрын
Poxa cara! O assunto era CHOCOLATE e nenhum chocolate na mesa. Que vexame!
@daphineliberato8587 Жыл бұрын
Todos os chocolates estão um lixo, Nestlé, garoto, Hershey…. Tudo nojento, não como já faz uns 4 anos Vou reclamar então, mas q tristeza
@edulonguinho Жыл бұрын
Entrevista maravilhosa, aprendi muito sobre chocolates, qualidade e que aula. Parabéns pelo excelente conteúdo
@M3ndigo Жыл бұрын
Visitei a fábrica de chocolate da Havanna em Bariloche, e lá tem um museu do chocolate e uma guia que conta a história, ela disse que todo cacau que eles usam vem da Bahia, a região toda e famosa por bons chocolates com nosso cacau, até nisso o Brasil não sabe gerar riqueza, vende minério e compra aço, vende petróleo bruto e compra refinado.
@iselalozada6804 Жыл бұрын
Ensina os produtores a fazer chocolate puro em barra. Nada de leite nada de açúcar. O Brasil tem tudo para explorar este mercado.
@leonorferreira3191 Жыл бұрын
Querido Atila! Amei tua convidada. Me ensinou muito. Eu também amei essa conversa com a Olga. Parabéns!
@joseaidar3664 Жыл бұрын
O bom do BigMac é que em qualquer loja do mundo, voce não será surpreendido, pois ele vai ser igualmente meio ruim.
@raqueldesigner7488 Жыл бұрын
E onde moro é o campeão de vendas, não entendo esse povo.
@MarcosLeal360 Жыл бұрын
Comi Big Mac nos EUA e por incrível que pareça estava pior do que o brasileiro
@rosegonzalez1645 Жыл бұрын
Que entrevistada simpática!! Gostei da entrevista também, muito natural!
@luizfernandogherardi1118 Жыл бұрын
É uma pena que a realidade do chocolate brasileiro não chegue no grande público, toda a revolução que está acontecendo em relação a cacau fino e de qualidade, a sofisticação do mercado bean to bar, principalmente o Bahiano ou feito com cacau fino da Bahia é uma história que precisa ser contada, divulgada e valorizada... o chocolate brasileiro feito por pequenos produtores e pequenas fábricas vem ano a ano ganhando prêmios nos salões do chocolate europeus...
@br-nosilva2997 Жыл бұрын
O melhor chocolate é exportado, assim como a melhor carne, as melhores frutas, os melhores tudo. E nós ficamos com o resto.