Pessoal, só outra percepção que tive ainda agora assistindo. Quando éramos crianças viamos muitos filmes na TV. E, lembrando, a TV picotava bastante a duração do filme (ainda faz isso), mas é que estou comparando o tempo histórico do sujeito. E, no nosso tempo histórico, praticamente não vemos mais os filmes na TV. Fiz um resgate aqui. A TV conseguia tirar 30 a 40 minutos de um filme de duas horas, por exemplo. 🔵 ALURA 15% de Desconto Use o cupom PHSANTOS ou acesse alura.tv/phsantos
@evelinegomes7 ай бұрын
nossa, tem esse detalhe também.
@diegomagnoloiola7 ай бұрын
Até tinha comentado isso, e ainda tinha pausas para comercial tirando o foco no filme
@evelinegomes7 ай бұрын
@@diegomagnoloiola esses dias vi gente falando que precisa ter pausa no cinema tb pra filmes com mais de duas horas rs. Eu sempre aguentei de boa filmes com 3 horas mas esses dias fui no cinema e com 1h30 a bexiga já tava implorando pra eu ir no banheiro. O jeito é não beber o mínimo só pra pipoca não descer seca kkkkkkkkkkk
@diegomagnoloiola7 ай бұрын
@@evelinegomesAcontece 😅 , mas até hj lembro minha decepção quando fui assistir O Retorno do Rei em uma cidade diferente em que assisti os dois primeiros e descobri que lá eles faziam uma pausa de 15 minutos no meio do filme, que raiva que me deu interromperem minha experiência pros outros irem no banheiro kkkkkk
@evelinegomes7 ай бұрын
@@diegomagnoloiola nossa que raiva! hahahaha mas é isso, minha bexiga não é mais jovem como eu rs O jeito é se prevenir pq tb não gosto de sair no meio do filme e talvez perder algo importante.
@zhy83147 ай бұрын
PH nossa Barbie profissões: crítico, escritor, produtor de conteúdo, historiador, jornalista, cientista de dados
@SheilaMoraes_7 ай бұрын
Simmmmm kk ❤
@evelinegomes7 ай бұрын
adorei! hahahahahahaha
@JhonataPactio7 ай бұрын
"Hoje com o PH vamos fazer uma análise se filmes estão mais longos ou não". Espero que tenha uma boa recepção, 2 semanas para colher os dados pelo menos deveria dar umas 200 mil visualizações
@phsantos7 ай бұрын
@@JhonataPactio inclusive já estou melhorando o dataset com uma galera que entrou em contato
@JhonataPactio7 ай бұрын
@@phsantosParabéns pela contínua melhora
@JhonataPactio7 ай бұрын
O PH definindo a metodologia de pesquisa nos minutos iniciais. Hahaha. Aprendam, crianças, é assim que você faz ao invés de só falar "na minha opinião...."
@lucasvalentim23917 ай бұрын
As redes sociais estragaram as pessoas. Estamos ansiosos, não conseguimos mais nos concentrar na mesma coisa por um longo período.
@h0rsehead7 ай бұрын
3 horas de filme, ta malucooo hahahaha eu não consigo, preciso de um tempo pra digerir… mas é uma questão individual
@michelenunestv6 ай бұрын
Se eu vou no cinema ver minha atenção é todinha pro filme, celular fica no modo avião e fico ali em imersão até para ter a experiencia completa!
@ismaelalvesmaia6 ай бұрын
@@h0rsehead Seu comentário já responde por si só: efeitos das redes sociais na concentração das pessoas.
@h0rsehead6 ай бұрын
@@ismaelalvesmaia Na real tenho uma condição de saúde mesmo, mas se não fosse isso, com certeza seu diagnóstico do sintoma que as redes sociais geram um vício de dopamina estaria totalmente correto hehe e de fato estamos caminhando pra isso
@yorukun5626 ай бұрын
@@h0rseheadTava pensando exatamente nisso, o filme da liga da justiça tem 4 hrs, tá maluco, o filme pode ser melhor que o anterior o quanto for, mas o Zack Syneder não vale que eu perca 4 horas da minha vida pra ver oq ele qr me mostrar
@I.N.A7 ай бұрын
PH sua explicação sobre percepção do tempo e rede sociais é perfeita para tantos aspectos modernos! Hoje apredemos que, para engajar: as aulas tem que ser mais curta, as receitas mais curtas, as conversas mais curtas....
@LUKx81387 ай бұрын
Que coisa linda ver dados sendo tratados com essa seriedade 🥺
@SheilaMoraes_7 ай бұрын
Esses dias eu fiz as contas das minhas assinaturas de streaming, achei caro demais, e resolvi voltar no vídeo do PH que ele monta um esquema de rotação de assinaturas. Eu amo como o PH adora uma planilha, um gráfico, um "ah é? Vamo fazer as contas de verdade então pra ver!" e põe tudo na ponta do lápis. ❤ Geniaaaal
@phsantos7 ай бұрын
Sou desses
@evelinegomes7 ай бұрын
gente, que vídeo é esse? preciso rs
@jonasteixeira96677 ай бұрын
Muito legal o carinho com que vc tratou dos dados, PH. Mais legal ainda foi confirmar a minha "suspeita" pois, assim que li o título do vídeo tive a mesma percepção de que "os filmes não estão mais longos, nós é que estamos mais curtos".
@melanciafeliz7 ай бұрын
Geralmente o pessoal fala que um filme "podia ter X minutos a menos" pra se referir a cenas que não acrescentam NADA no filme. Não chega nem a cenas contemplativas, são cenas para "encher linguiça" mesmo.
@kavall59197 ай бұрын
Mas ai já contradiz o que fala, se tem cenas que é pra "encher linguiça", então ela não é inútil, essa é a função dela.
@mrlately7 ай бұрын
Eu acho q ele sabe q eh isso q quer dizer. No entanto, qm somos nós pra dizer oq eh pra encher linguiça na obra de outra pessoa?
@serialnunes7 ай бұрын
@@mrlately Nós somos as pessoas no qual estamos contemplando, consumindo, interpretando aos nossos olhos a obra da outra pessoa. Se o autor achou que deveria ter as cenas "pra encher linguiça", tudo bem, mas não elimina o sentimento dos leitores/espectadores/consumidores que acharam que não eram necessárias. Um artista não vive sem quem consuma suas obras, então nós podemos sim fazer essas afirmações, mesmo que o artista discorde.
@Inguizo237 ай бұрын
@@mrlately É um pensamento que vem com nossa sociedade nesses ultimos tempos, a ação de encurtar tudo possível, já que tudo, necessita/precisa do nosso tempo, então em Tudo, há o apelo de que se haja um corte de tempo. Vídeos, falas, filmes, séries, até músicas sendo encurtadas para apenas a ''parte boa''(shorts, tiktelvis, etc.). Pensamento que provavelmente já existia há vários anos atrás, mas que cresceu muito esses últimos anos. Reitero, tudo hoje necessita do nosso tempo, tempo esse, que é valioso.
@melanciafeliz7 ай бұрын
@@mrlately acho que boa parte do público é sim capaz de perceber quando uma história está andando em círculos. E acho também que temos o direito de criticarmos isto.
@eumilhouse7 ай бұрын
PH Santos poderia fazer tranquilamente um artigo com esses dados aí!
@phsantos7 ай бұрын
Quero aumentar mais ainda. Tô com um pessoal aqui tratando um dataset enooooorme, de 50 até 2021.
@thiagolucena37447 ай бұрын
Recentemente li um livro que achei bem interessante, "Amusing Ourselves to Death" do Neil Postman. Um dos vários argumentos que o autor faz no livro é que a televisão como meio de comunicação (nos moldes americanos, mais precisamente) nos acostumou a esperar que qualquer tema, seja sério ou trivial, seja abordado através de entretenimento. É muito interessante porque o livro foi lançado nos anos 1980 e esse argumento, assim como outros da obra, ecoam mais significantes hoje do que naquela época. Talvez os filmes pareçam mais longos também porque esperamos estar sendo entretidos quase que literalmente o tempo todo, o que não vai acontecer em todos os filmes, e muito menos na experiência de um filme como obra de arte.
@ricajubilado6 ай бұрын
Tudo o que nao e necessidade basica de sobrevivencia e de alguma forma entretenimento, principalmente arte, cinema entao e a quintessencia do entretenimento!
@viniciussoares20157 ай бұрын
Acho que também vai da percepção de cada pessoa e quão paciente ela ainda é, eu fui assistir ontem o novo Planeta dos Macacos que beira as 2h30min e eu achei que passou rapidinho de tão bom que é o filme, já meus pais que assistiram comigo acharam que demorou demais.
@beatrizcampos97137 ай бұрын
É igual eu com Duna. Amei. Agora, esse último Avatar, eu só não levantei do cinema e fui embora porque não teria carona
@grandkenio7 ай бұрын
Eu tô achando é pouco. Filmes 3h+ é uma experiência incrível (desde que tenham sentido)
@lucas-prado7 ай бұрын
"Desde que tenha sentido". A maioria tem é muita gordura, hoje em dia.
@vitorf23037 ай бұрын
@@lucas-pradoOppenheimer tem pelo menos 1h descartável
@soares47927 ай бұрын
Quando o diretor consegue manter o ritmo, o tempo passa voando
@grandkenio7 ай бұрын
@@vitorf2303 Eu descordo. Achei o tempo do filme muito bom. Cenas que não contam a trama principal não significa serem insignificantes. Elas podem ajudar a entender melhor um personagem ou uma “micro trama”.
@grandkenio7 ай бұрын
@@lucas-prado tem gordura que faz bem pra saúde hehhehh
@niviafernandes32547 ай бұрын
PH fazendo análise estatística, que junção de assuntos mais maravilhosa! Sendo formada em estatística, é uma felicidade ver uma explicação bem acessível, sem falar de testes e cálculos, para que as pessoas foquem no resultado. Também tinha a percepção de que os filmes já eram longos antes, mas uma impressão que nunca avaliei com dados seria se o tema influencia. E aí a percepção de curtos e longos poderia vir também de lançamentos populares, ou de gêneros de filmes mais específicos.
@phsantos7 ай бұрын
Esse seria um bom recorte
@veclu7 ай бұрын
esse canal é muito foda! todo vídeo te faz pensar muita coisa! parabéns pelo trabalho impecável ph!!
@thaiane.7 ай бұрын
Quando comecei a ter acesso aos filmes fora da tv, me surpreendi muito revendo alguns e descobrindo que havia cenas que eu nunca tinha visto. Eu realmente não ligava pro tempo até começar a ver filmes que têm 3 horas ou mais e te exigem atenção constante. Acho também que o poder que o streaming dá de vermos a minutagem contrubui com a ansiedade. Porém, eu assisto de boa quando me proponho a ver algo longo e às vezes nem vejo o tempo passar. Um dos poucos fiomes que eu cortaria fácil é o do pneu assassino kkkkkkk
@gisantof7 ай бұрын
Passei o começo todo do vídeo esperando a mensagem dos patrocinadores kkkkkkkk PH, tu é genial, cara! Um simples vídeo virou uma aula de dados e pensamento crítico na geração que recebe conteúdo curado ao invés de buscar
@eduardoreis71477 ай бұрын
Legal, gostei muito do vídeo. Uma coisa é a perspectiva outra é de fato a realidade, quando estudamos com afinco, baseado em método, nos aproximarmos da realidade e percebemos o quanto a perspectiva está errada. O problema é que a maioria usa sua visão pessoal como verdade inquestionável, então muitas vezes nem mostrando a pesquisa e os dados essas pessoas se convencem. Existe uma arrogância de pensamento, que impede que a pessoa tenha uma visão crítica quanto ao que sente. Isso é muito comum, por isso, quando se pesquisa algo é necessário deixar as informações falarem, sendo humilde para escutar e mudar de pensamento. Quanto a duração dos filmes serem longos, isso não é de hoje, lembro rapidamente aqui de "Ben-Hur", "E o Vento Levou", "Cleópatra" e "Dr. Jivago", grandes filmes, todos com mais de 3 horas, chegando a quase 4 horas de duração. Talvez o problema também seja a falta de experiência, para conhecer minimamente o cinema é necessário ter repertório, pode ser a falta disso que leva a pessoa a acreditar que os filmes longos começaram ontem.
@vinibragaguitar7 ай бұрын
Todo vídeo é a mesma qualidade absurda de roteiro, pesquisa, produção e didática e eu sempre me surpreendo! Parabens e obrigado pelo excelente conteúdo, ph e time!
@Guilherme.Queiroz7 ай бұрын
Que baita video, PH! Como analista de dados e grande fã de cinema, fico muito feliz em ver um Cross over dos dois conteúdos. Parabéns! ❤️
@mpgeneroso7 ай бұрын
Mais um vídeo muito bom, parabéns meu amigo... Engraçado essa discussão, principalmente numa época de streaming onde maratona de série com 10 HS virou algo comum.
@lucasdallaverde90097 ай бұрын
Muito interessante, PH. Acredito que seria interessante ponderar a média de tempo dos filmes pela popularidade do filme (bilheteria, por exemplo), assim, filmes mais populares teriam mais peso na média e filmes pouco vistos teríam peso menor. Isso é importante para entender se de fato, mais pessoas estão vendo filmes mais longos. Pois assim entenderíamos porque a percepção das pessoas está mudando apesar de, na mediana simples, os filmes ainda terem "a mesma" duração.
@fernandopeixoto22647 ай бұрын
Um adendo ao vídeo e ao post complementar do PH, que identifiquei em mim mesmo, é o efeito das séries de TV. Tenho assistido muitas séries sitcoms de 20-25 min cada episódio, séries de 40-50min, e não sou maratonista. Então ao ver filmes tenho tido essa sensação de ser longo demais e começo a ver se falta muito pra acabar quando o filme não prende demais minha atenção. Não sou usuário de tiktok e nem fico muitos nos reels do Instagram, então acho que ver muita série causa esse efeito também.
@douglasleitecarneiro57057 ай бұрын
Na minha percepção não é o filme que está mais longo mais a paciência do espectador que está mais curta 😅😅😅, até por causa das redes sociais mesmo de ficar desligando pelo tempo do filme
@phsantos7 ай бұрын
Falei no vídeo
@douglasleitecarneiro57057 ай бұрын
@@phsantos eu vi kkk só que eu escrevi o comentário quando tava passando os gráficos 😅😅😅
@ifgjogamuito7 ай бұрын
Eu fui reparando algo em mim enquanto passei a consumir mais filmes, que eu talvez não gostei de verdade de cinema. Do tipo que existem aqueles filmes que mudaram minha vida, mas na maioria das vezes que vou ver um filme sinto que atividade como Jogar, ouvir música, desenhar ou ver alguém desenhando é muito mais prazeroso. Eu também consigo amar animações, deve ser por causa das ilustrações. Toda filmagem dramática em live action não me chama assim tanta atenção, e nesse caminho eu acabo vendo alguns filmes muito bem falados e odiando eles (duna 2, poderoso chefão) pq eu não gosto tanto assim dessa arte e não tenho paciência pra desfrutar tanto dela. De fato eu prefiro outras artes, e eu prefiro entretenimento também! Normalmente ver você, ou o gaveta ou o peewee dissertando sobre algum filme é muito mais divertido :)
@LuizOliveira--public7 ай бұрын
Mesmo compartilhando da sua opinião, (inclusive sobre o detalhe já comentado sobre a TV aberta picotar os filmes), eu vim aqui buscando pelo dataset mencionado. Disponibiliza ele ae PH!
@phsantos7 ай бұрын
Manda e-mail pra falecomphsantos@gmail.com
@leticiacynara23707 ай бұрын
PH, adorei o vídeo, voce apresentou introdução, metodologia, discussão e conclusão hahaha pra mim, pessoalmente, acho que as lacunas estão no que você apresenta como possibilidades de discussão e pesquisa: questões sociais e econômicas, comportamento do consumidor e tipos de filmes que estamos analisando. Pessoalmente, eu gosto muito de ir no cinema, mas sempre é um desafio filme de 3h pra frente, minha coluna doi, minha perna doi, sinto vontade de ir ao banheiro, estraga muito a experiência. Entao acabo preferindo de ate 2h e meia. E eu amo cinema. Em casa, talvez, eu consiga enfrentar de forma mais suave. Adoro seu conteúdo, abraços de uma mega admiradora!
@ana-fw8hz7 ай бұрын
PH, descobri seu canal enquanto pesquisava resenhas sobre o Brandon Sanderson e fiquei maravilhada com os seus conteúdos. obrigada pela análise
@andretrocoli26027 ай бұрын
Que trabalho foda!! Todos os produtores de conteúdo deveriam se espelhar em um trabalho dessa qualidade.
@nicolaspansardi35987 ай бұрын
Parabéns pelo video, adorei a abordagem científica! Fiquei curioso se teria uma forma de analisar a densidade dos filmes em termo de duração de roteiros. Ouvi muita gente reclamando mais na densidade dos filmes atuais, em termo de longos diálogos.
@pedrovisk547 ай бұрын
Parei pra pensar, e os meus filmes favoritos são longos. 2hrs e 40 pra cima. Mas claro, se o filme conseguir contar uma história fechadinha em 1hr e 20, por exemplo, tá ótimo. É a velha história de qualidade em vez de quantidade. Mas o que eu mais gosto é quando um filme tem ambos, tipo Oppenheimer.
@CarlosDaniel-ri1zo7 ай бұрын
Concordo com vc e acontece a mesma coisa comigo
@BeneSkywalker7 ай бұрын
parafraseando Gandalf: Um filme bom não é longo, nem é curo. Ele tem exatamente a duração que ele precisa ter
@pedrovisk547 ай бұрын
@@BeneSkywalker Perfeito kkskk
@omoraram7 ай бұрын
Fui tão hypado pro Oppenheimer q achei longo em algum momento rsrs
@NS-47237 ай бұрын
Excelente, obrigado pela disposição em fazer extenso trabalho e apresentá-lo de modo tão acessível, parabéns!
@afj19716 ай бұрын
Bom demais!! 👏 Me peguei recentemente questionando isso... na verdade nós é que estamos acelerados!!! Meus filhos na faixa de 10-12 anos, não conseguem assistir filmes nem de 1h30...
@thiagolucena37447 ай бұрын
"A gente tá vivendo uma era em que afirmações intuitivas parecem mais interessantes e impactantes do que afirmações fundamentadas". Ontem mesmo eu tava argumentando que o Starbucks no Brasil não dava certo porque nos demais lugares do mundo era uma cafeteria comum, e só aqui que era algo gourmet. Logo fui desmentido por um infográfico, mostrando exatamente o contrário, que o Brasil é um dos lugares onde os produtos deles são vendidos com preços mais baratos. Intuição pode ser uma grande armadilha, amigos.
@anewitt6 ай бұрын
Amei essa análise, eu era do time que falava isso, que os filmes estão mais longos, mas tudo com base em vozes da minha cabeça hauahuaha Trabalho com pesquisa, e amo um bom dado verdadeiro, mesmo que ele me refute! Parabéns, PH!!
@thaisachan7 ай бұрын
perfeita análise, PH! Adoro essas suas análises, essa em particular acho que daria um artigo científico! A qualidade dos dados e das referencias que vc apresenta é incrível, além disso vc consegue comunicar a metodologia, desenvolvimento e o resultado muito bem! A conclusão da qualidade do nosso TEMPO é sobre isso!! Hoje nós somos adultos e com o ritmo de trabalho, deslocamento e oturas responsabilidades não temos tempo para apreciar, estamos sempre cansados ou muito ocupados. Na adolescência eu lia livros e artigos científicos, varias paginas em dias! Hoje quaquer coisa que eu pegue para elr, mesmo que eu goste, ja fico com sono ou disperso pensando nas mil coisas que tenho que fazer. E disso mesmo, de termos nosso tempo ocupado sempre pro trabalho cria um espaço propício para os videos curtos tipo tiktok.
@franobre7 ай бұрын
PH é muito válido seu estudo e discurso. Concordo com tudo. Mas, talvez, quem fez esse comentário nas redes deve estar se referindo somente aos blockbusters e/ou filmes mais assistidos ou famosos não ao universo geral de produções. Assim, talvez fosso interessante retirar filmes que ""ninguém"" viu e só pegar aqueles mais assistidos.
@phsantos7 ай бұрын
Eu acho que você não escutou direito o momento que eu explico como essa base de dados foi formada
@Brancorpse6 ай бұрын
Você é o melhor crítico de cinema do Brasil atualmente. Com certa folga!
@lucasbernardees7 ай бұрын
PH o que acontece é essa mesma, os filmes não estão mais longos, nos que estamos sem tempo, e culpamos a duração dos filmes, hoje em dia pra eu ver um filme, preciso abrir mão de estudo, ou de qualquer outra coisa, o que dificulta. Triste isso, mas é a verdade, minha lista de filmes que quero assistir só aumenta, mas é o tempo? Tá curto. Ótimo vídeo, abraço!
@evelinegomes7 ай бұрын
PH do céu, eu tava aqui quebrando a cabeça pra formular duas hipóteses pra fazer teste qui-quadrado e teste T pra um exercício da disciplina de Métodos Quantitativos do doutorado e tinha pausado seu vídeo pra pensar melhor. Aí não consegui pensar em nada e resolvi assistir o vídeo pra pensar depois e aí vc tá fazendo análise estatística! Adorei e estou aqui formulando minhas hipóteses a partir do seu vídeo e aí montar um questionário pra coletar dados. Quem estiver aqui nos comentários e quiser me ajudar depois respondendo o questionário eu agradeço muito (vai ser curto pq é só pra um exercício de sala de aula mas vai me ajudar muuuuito!). Ah, meu doutorado é em Administração.
@phsantos7 ай бұрын
O banco de dados é de filmes? Manda o link no e-mail que divulgo. Link é bloqueado aqui. falecomphsantos@gmail.com
@evelinegomes7 ай бұрын
@@phsantos o exercício é elaborar duas hipóteses e elaborar um questionário pra coletar dados relativos a elas pra fazer esses dois testes. A ideia do professor é que a gente aprenda a fazer e interpretar os testes mas pra isso precisamos coletar os dados também. A partir do que vc comentou no vídeo estou pensando em analisar se a idade da pessoa tem correlação com ela pensar que os filmes estão mais longos e se as pessoas que gostam de cinema/filmes se importam ou não com o tempo de duração do filme. Estou elaborando tudo certinho pra poder montar o questionário.
@evelinegomes7 ай бұрын
@@phsantos eu enviei o questionário por email pra vc.
@jessikacaroline727 ай бұрын
Perfeito! Também me enganei com essa dicotômia provocação X fatos nas redes. Me peguei tomando como verdade coisas que não eram mais que interpretações das pessoas (muito porque elas colocavam dessa forma!). Fui perdendo minha capacidade de compreender o outro, algo que sempre fazemos em análises de filmes, para simplesmente reduzi-los a: você fez isso, então é aquilo; disse A, então quer dizer B. Não fez nada, mas ainda assim entendi algo disso. Era horrível pra eles e pra mim! Feliz por ter entendido que muitos dos "propagadores da verdade" são muito provavelmente hipócritas, que exigem o mundo de todos mas não devem fazer o mínimo...
@AndreH3d7 ай бұрын
@phsantos, legal demais! Eu não posso confirmar mas tenho a impressão de que pra TV of filmes sofriam cortes pra encaixar na grade, tornando eles com um tempo padrão de 1:30h, mas posso estar enganado
@JMohawk7 ай бұрын
Fiquei curioso quanto aos outros dados estatísticos dessas bases de dados. Gostaria de saber qual foi a média e o desvio padrão dos períodos.
@AM-ne4on4 ай бұрын
Concordo, até pq a mediana varia de acordo com a ordem proposta, creio que a média seria um parâmetro melhor. Embora entenda que talvez ele tenha decidido pela mediana para cortar valores extremos. Queria um boxplot kkkk
@laishp17 ай бұрын
Eu não achava que estavam mais longos, ficava pensando que talvez filmes mais longos estão fazendo muito sucesso agora.
@phellips107 ай бұрын
Obrigado por esse vídeo com dados, é um tema que vem me incomodando há algum tempo e me faltava conteúdo que o debatesse. Dito isso, ainda continuo com a percepção de que os filmes estão mais longos, pois essa percepção não vem de assistir um filme do início ao fim e sentir que passei uma eternidade assistindo, mas sim desde antes mesmo de assistir o filme, quando eu me interesso por aquele determinado filme e vou ver a sua duração. Desde uns anos pra cá, a maioria absoluta dos filmes que me interesso tem duração de mais de duas horas. E aí volto a afirmação que você faz no início do vídeo, sobre se a pessoa gosta de arte, ela não se preocupa com a duração. E combino isso com o ponto que você trás ao fim do vídeo, sobre vida adulta. Pois é justamente por gostar tanto de cinema que eu desejo ver filmes mais curtos, pois minha rotina me deixa pouco tempo livre para que eu possa dedicar a atividade de assistir a um filme, por conta disso, um filme de duas.horas e meia, por exemplo,.eu acabo tendo que assistir em parcelado em duas ou três vezes, coisa que odeio fazer, pois acho que muito da experiência acaba sendo perdida dessa forma. Por outro lado, entendo que uma obra cinematográfica tem que ter o tempo que tiver que ter, desde que isso sirva aos propósitos do filme, e não o filme servir ao propósito da duração. Entendo também que o fato de termos acesso a muito conteúdo (filmes, séries, música, KZbin, podcast, documentário, literatura, anime, vídeo game...) com mais facilidade, influência nessa questão de separar um tempo da sua rotina para assistir a um filme do início ao fim de uma vez só (como deve ser assistido). Enfim, é um assunto que tem muito pano pra manga e que não se encerra nem com o seu vídeo, nem com o meu comentário. Mas a percepção que eu continuo tendo é que os filmes estão mais longos, talvez não mais do que costumavam ser, mas talvez longos demais para o mundo atual em que vivemos (um mundo de acesso a muitas mídias e de uma rotina muito corrida)
@carlosvalim4607 ай бұрын
Excelente análise, PH. Essa questão do tempo dos filmes é bem interessante e você ofereceu dados valiosos para fundamentar o debate. Agora podemos partir para o ponto que realmente importa.
@TairineSan7 ай бұрын
Pois eu acho que seu pequeno estudo foi certeiro. Eu tbm estava com essa leve persepção de que os filmes estavam mais longos, mas percebi que agora eu tenho um novo hábito q é sempre verificar a duração do filme, episódio da série etc. Antes, eu não ligava, só assistia. Creio q é isso msm, nosso tempo está mais curto e com isso a preocupação com o q estamos gastando e se vale a pena.
@victorrafael77 ай бұрын
Ótimo vídeo. Você levantou uma das minhas maiores suspeitas (gênero de filme). Eu e minha esposa normalmente assistimos muitos filmes simples, como comédia romântica e animações e percebo como normalmente são mais curtas. Quando ela coloca um filme maior eu já pergunto "Esse não é muito sério?".
@Fisolovagem7 ай бұрын
Nada como uma abordagem científica, com método, pra responder a uma questão objetivamente quantitativa, né? Rolou um recado ali pro futuro react do Philippe Leão que eu vi, eim PH! Hahaha Obrigado pelo conteúdo
@phsantos7 ай бұрын
Pensei mais no Chocolate Expresso
@GabrielBatistaGBM7 ай бұрын
Os filmes de fantasia da minha infância (Harry Potter, Senhor dos anéis) me ensinaram a contemplação. Se torna envolvente olhar por toda a tela a procura de informações, também buscando simbolismos atrelados aos ideais do roteiro.
@CaioCavalcante147 ай бұрын
PH foi cirúrgico mais uma vez, que aula!
@ericsonmaciel7 ай бұрын
PH que percepção PERFEITA! Referência e generalização sintetiza tudo. Infelizmente a falta de capacidade argumentativa faz com que alguns queiram comparar maçãs com laranjas e concluir sobre bananas. Obrigado por mais uma aula.
@halleynunes27927 ай бұрын
Rapaz, vc é bom mesmo hein. Nossa, obrigado por mais esse excelente vídeo.
@guilhermecunha58657 ай бұрын
A conta deveria levar em consideração arrecadação, pois ao pegar tudo, vc desconsidera o q de fato levou em consideração o comentário, blockbuster, mainstream
@phsantos7 ай бұрын
Você deve ter pulado o momento que eu falo que peguei os filmes de maiores bilheterias
@brian_chalega7 ай бұрын
Excelente ver alguém apresentando dados de fato no meio de tanto achismo e impressões rápidas que vemos hoje em dia. Parabéns pela pesquisa! Além do ponto que vc colocou sobre a nossa experiência de vida e filmes que víamos quando criança e tal, fiquei pensando se a TV não contribui um pouquinho para essa percepção também, na TV aberta dificilmente passaria um filme de 3h, no máximo talvez com cortes pra adequar um pouco ao espaço na sua grade e isso talvez possa passar a impressão pra geração que, como eu, cresceu vendo filmes na TV, de que os filmes eram todos nesse padrão de ~120 min. Aliás, adoraria um vídeo sobre isso da exibição na TV e de como são feitos cortes (qual profissional faz isso, como é decidido e tal, embora imagine que talvez haja pouco material de pesquisa sobre isso). Sobre redes sociais, também há o ponto de que lá em 97 p. ex. elas não existiam como são hoje e assim não vimos no dia a dia um monte de gente fazendo barulho reclamando da duração enorme dos filmes naquele ano rsrs
@leonyandrade18567 ай бұрын
Um vídeo que facilmente daria um artigo científico. PH sempre genial!
@cesarsilva7507 ай бұрын
Cara, você percebe que o vídeo vai ser bom quando a pessoa traça um método para a análise, e simplesmente não tira as opiniões do "eu acho". Esse canal é bom mesmo viu.
@uilliamspaz85107 ай бұрын
Muito bom vídeo, parabéns… PH será que tirando a filtragem de filmes Blockbuster e premiados não temos uma mudança na duração dos filmes em sala de cinemas? Pode ser apenas uma sensação anedótica, mas me identifico com a problemática original kkkk não tem um filmezinho sessão da tarde ou de comédia mais pra assistir… Ou é blockbuster ou é concorrente ao Oscar…
@phsantos7 ай бұрын
Tem muitos, só que você evoluiu. Mas na Netflix tem muito lançamento nível de sessão da tarde
@mariatereza22797 ай бұрын
Reflete muito sobre muitas coisas. Obrigada
@vant4117 ай бұрын
PH, tenho 51 anos, quando eu alugava filmes. a média era 1h40. A sua amostra pode estar totalmente diferente da minha e por isso, "não aparece" no grafico. Eu concordo que o filme pode ser longo ou não, se for interessante é o que conta. O ponto é :500 streamings mais youtube, mais cinema. Nem todo mundo vive de entretenimento e pagar por algo longo que não valha a pena é desperdício de tempo e tempo é precioso demais. Se o filme for bom, de acordo com o gosto pessoal, valeu a pena. Não foi desperdício de tempo, não foi desperdício de vida. Se for ruim, 3h de temmpo, 3h de vida, parece uma conta pesada pra se pagar.
@phsantos7 ай бұрын
Impressionante Como eu mostro algo e mesmo assim a pessoa não quer aceitar porque difere da percepção dela. Querido, Amostra tem mais de 5000 filmes. Ser mais do que o suficiente pra demonstrar padrão. É muito mais do que você alugou na sua vida! Levando-se também em consideração Que ao alugar você escolhia.
@danielsilvera20987 ай бұрын
isso ai é uma entrega!! parabens hehe
@kamicomka_7 ай бұрын
isso não é um vídeo, é uma apresentação de pesquisa hehe sempre bom te assistir, ph!
@silviomedeiros32487 ай бұрын
Eu teria bastante interesse de ver um recorte dos dados relacionados apenas aos filmes de ação. Aqueles summer blockbusters, como chamam. Será que divergem?
@MaisPsicologos7 ай бұрын
Pra variar, mais um vídeo sensacional, cheio de reflexões e percepções sociais e culturais. 💜
@profalexandre7 ай бұрын
Eu sempre gostei de filmes longos: Senhor dos Anéis (3h-3:30h cada filme), Coração Valente (2:40h), Avatar (3h). Não é problema o filme durar muito, contanto que o tempo de tela seja utilizado para enriquecer a experiência e/ou a história.
@raphaelbarreto32827 ай бұрын
PH quando vc diz sobre entretimento. Qual a diferença do seu pensamento pra o do Scorcese dizendo que filme da Marvel não é cinema? Fiquei com a percepção de ser a mesma coisa.
@phsantos7 ай бұрын
Entretenimento eu chamo de o famoso “ desligar o cérebro “ que tanto falam. Como eu acho que a arte é um trabalho essencialmente reflexivo, não acho que é entretenimento.
7 ай бұрын
Uma das propagandas mais contextualizadas que já vi, continua ph!
@icastelito7 ай бұрын
O Homem soltou o Historiador dentro de si, voltou pras raizes da UFC e pras aulas do Regis. Satisfação demais esse vídeo, parabéns
@TheFillipi167 ай бұрын
PH, uma dúvida sobre o seu modelo de cálculo que usou. Por que optou usar o parâmetro de mediana e não de média aritmética para esse estudo? Observando e pelo pouco que entendo de estatística, é um pouco claro para mim que a mediana seria bastante semelhante realmente entre as décadas. Até a utilização da moda seria interessante. Mas minha dúvida foi, por que não não média? Grande abraço
@TheFillipi167 ай бұрын
Dentro disso, seu raciocício sobre nosso comportamento de consumo ficou excelente, eu mesmo preciso me policiar para não pegar o celular enquanto assisto um filme ou série quando vejo em casa.
@phsantos7 ай бұрын
Porque a mediana tira os extremos. Inclusive, na média, os filmes ficam mais curtos com o tempo. Por conta dos desvios grandes demais.
@Dig46676 ай бұрын
Ph gostar de um filme do Scorcese do Tarantino do Brian de palma é uma coisa. São filmes longos e interessantes. Agora tem filme q parece ser longo, apenas por q ser longo hj em dia da certo respaldo de q o filme é bom, quando muitas vezes não é assim. Haja visto esquadrão suicida do Ayer e Batman vs Sup do chubeteiro de magnata da Warner.
@romeonicholas67867 ай бұрын
Boa tarde Santos ! Vc poderia falar do filme Pulp Fiction. Abs de Romeo Nicholas. Abs de Calgary, Canada.
@belmino15157 ай бұрын
Eu sou de dados e amei esse dashboard!! Nossa, parabens!
@Mindaro40777 ай бұрын
Concordo com suas ponderações (como acontece na maioria das vezes), mas se olharmos a questão por outro prisma faz sentido. Gosto muito de cinema antigo, adoro Hitchcock, filmes noir, mudos, expressionismo alemão... Então, olhando mais pra trás, tomando-os como parâmetro, os filmes de fato estão muito mais longos. Era comum filmes de pouco mais de uma hora, e muito raro um filmes que chegasse a duas horas. Então, numa perspecitiva mais ampla, que sei que não foi seu foco, os filmes estão realmente mais longos.
@filipepaiva31777 ай бұрын
Uma aula de estatística esse vídeo, adorei
@maurodeboni7 ай бұрын
Excelente análise, baseada em dados, com os métodos apresentados e usando bons argumentos.
@Pauloeberhardt7 ай бұрын
Ph teria como filtrar o tempo dos filmes pela bilheteria? Pergunto pelo fato de que a impressão de filmes mais longos podem ser os mais vistos (blockbuster’s).
@ademariojunior7 ай бұрын
Você poderia analisar o desvio padrão. Ele dá o quanto os filmes variam entre si na duração. Nesse caso, se o desvio padrão for maior, isso pode explicar o sentimento de que os filmes estão maiores, pois haveria mais filmes fora do padrão pra baixo ou pra cima.
@phsantos7 ай бұрын
Baixo. Analisei.
@AlexLunnar6 ай бұрын
Sensacional esse vídeo!
@eduardohsoares17 ай бұрын
Onde que consegue o link para a base? Fiquei curioso, mto bom o vídeo!
@AlexanderFrancisco7 ай бұрын
Mais um vídeo sensacional e cheio de inteligência. Parabéns demais! Só uma correção: já ouvi você falando algumas vezes o termo "assertivo" no sentido de "acertado, correto". Mas assertivo não é com c e não tem a ver com isso. É mais o dizer o que é necessário com cuidado e respeito a quem ouve, sem causar agressividade e nem omissão. Fica a dica 😊
@phsantos7 ай бұрын
Você está confundindo o termo “comunicação assertivo“ com o termo geral em cima da palavra asserto. Sim, existe essa palavra com C e com SS. Seguem as definições pra você ter um pouco mais de cuidado quando for corrigir sobre esse tema. Asserto: opinião emitida como verdadeira ou assim considerada; asserção. Assertivo: que faz uma asserção; afirmativo. Asserção: afirmação categórica; assertiva, asserto. Portanto, quando falo assertivo, estou falando em cima do termo asserção, que é afirmar categoricamente algo. Exemplo: tento ser mais assertivo quando trato os dados sobre seus filmes estão mais longos ou mais curtos.
@AlexanderFrancisco7 ай бұрын
@@phsantos Obrigado pela explicação. Realmente, tive a percepção que teria usado o termo de outra maneira e fui assertivo :) De qualquer forma, fica o elogio ao excelente vídeo, mais uma vez.
@phsantos7 ай бұрын
@@AlexanderFrancisco Muito obrigado, querido.
@andreacristinascampos12237 ай бұрын
Ph você está certíssimo!
@andressadias70497 ай бұрын
A comparação de tempo criança x tempo adulto é assertiva d+!!
@SheilaMoraes_7 ай бұрын
Vários apaixonados por dados estão caindo de amores pelo PH instantaneamente com esse vídeo 😂❤ inclusive eu.
@diegora50867 ай бұрын
Onde eu assino? Concordo com tudo que falou sobre duração de filmes/series.. nunca gostei de quando reclamam de ser longo ou curto .. e nem sou um especialista ou crítico.. mas acho realmente como diz no popular “nada haver” reclamar de tempo .. ou se isso ou aquilo “não precisa” disso no filme..
@gustavodahrug1417 ай бұрын
Salve, PH!! Muito maneiro o vídeo!
@phsantos7 ай бұрын
✌
@arthurmacedo1417 ай бұрын
Sensacional o vídeo! Onde consigo esse dataset que vc usou PH?
@phsantos7 ай бұрын
Manda e-mail pra falecomphsantos@gmail.com
@pdrwlbp7 ай бұрын
Achei interessante a reflexão do ponto de vista da nossa percepção de tempo. Mas tem outra questão que parece ser mais relevante para o "achismo" de que os filmes estão mais longos. Rencentemente foi publicado no The Economist um artigo justamente sobre isso, concluindo q os flimes mais populares (de maior bilheteria) realmente estão mais longos (segundo o The Economist), ou seja tem mais gente vendo filmes mais longos e por isso tem mais gente reclamando de filmes longos... Seria interessante ter um vídeo comentando essa análise tb, até pq esse deve ser o paradoxo q explicaria todas as nossas frustrações como sociedade
@phsantos7 ай бұрын
Cara, eu vi essa análise e ela fez um recorte tão pequeno, mas tão pequeno que beira irrelevante. Basicamente comparou um ano com o outro. Isso é muito enviesado e do ponto de vista histórico, muito pouco. Por isso que eu disse que 10 anos ainda acho pouco, Mas quatro anos ou três anos beira o irrelevante.
@pdrwlbp7 ай бұрын
@@phsantos acho q não esse não é o mesmo artigo q eu vi... "Why films have become so ridiculously long" faz uma análise dos filmes desde 1930, excluindo filmes com menos de 40min e com menos de 100 avaliaçõesno imdb. Eu até revi o artigo agora pra confirmar, e na verdade a análise não é pela bilheteria, mas sim pelo número de avaliações no imdb para contabilizar os filmes mais populares.
@phsantos7 ай бұрын
@@pdrwlbp Mas então, esse é o compartivo direto que ele faz, com os 30s. Minha metodologia é diferente, porque não faz sentido. Estamos comparando sujeitos históricos MUITO distantes nesse artigo. Na minha proposta, comparo dois sujeitos históricos recentes e dentro dos 2000. Porque essa percepção a partir dos 30 só seria válida para alguém com quase 100 anos, entende?
@phsantos7 ай бұрын
Boas notícias. Achei o dataset que ele está usando! (hiperfoco ativado, rs) Vou comparar com o meu, mas te adianto: o gráfico do artigo está caindo naquela de comparar maçã com pêra. É tudo fruta, mas... Evidente que haverá uma tendência de crescimento na duração dos 30/40 pra cá. A vida é outra. Por isso escolhi comparar com contextos mais próximos. Se não, não seriam os jovens reclamando de filems mais longos, mas sim o pessoal de 90 anos, por exemplo pelo recorte do gráfico. Fora isso, a análise dos dados cai na brincadeira que falei no vídeo: pra ser sensacionalista eu consigo afirmar até que os filmes estão mais curtos de acordo com meus dados. Se eu pego o recorte: 85-95 e comparo com 96 - 2006, os filmes caíram de duração no meu dataset. Mas eu me firmei ao último ano fechado e fui pegando pra trás pra ser honesto. De 2023 até 2003 como explanei na definição de recortes. No Economist, o analista tira, por exemplo, a análise das flutuações e os recortes mais concentrados. Pelo dataset dele, se comparar os 70s com os 80s há uma queda no tempo (culpa do VHS, talvez). Concentrando-se nos dados a partir da década de 1980, como sugeri no vídeo, o incremento é pouco acentuado, na verdade, curiosamente, é a mesma linha de acentuação pelo indicado no meu modelo. É parecido com as variações mais concentradsa até (vide 60s, 70s, 2000s, 2010s, etc). Por isso, volto na minha argumentação: as alterações na duração dos filmes não são marcantes examinando intervalos mais específicos e mais "recentes". Minha abordagem analítica é mais contextual, a dele é tão ampla que cai na seguinte máxima. Imagina se eu afirmo: os carros estão mais lentos (hipotético). Aí pra negar essa afirmação eu pego a velocidade média dos carros desde os anos 30 e comparo exatamente com hoje. Bingo, os carros na verdade estão bem mais rápidos. O correto é, quando tem um sujeito geracional falando algo, pegar um recorte mais concentrado. Vamos lá. Quem tá com essa percepção? O jovem? Perfeito. Então qual a geração atual versus a geração anterior? Por isso dos 80s pra cá como expliquei na metodologia lá no começo. Seria irado pensar que a galera tá assistindo muito filme dos anos 30, 40s, 50s, 60s pra conseguir fazer essa afirmação com os filmes dos 2020s, mas sabemos que não. Portanto, a percepção precisa ser mais concentrada, volto a usar essa palavra.
@phsantos7 ай бұрын
Pedrão, outra análise. Outliers. Se liga o tanto de outliers (pra cima, além de 3) no gráfico deles que tem nos 60 e 70s. E como dos 10s pra cá não tem mais. Ou seja, entramos numa conformidade. E isso combina com uma parada que fiz com meu dataset. Eu usei mediana, mas fiz um teste com média. A média caiu! Porque ela tirar adere aos outliers (diferente da mediana) e antes tinha muito mais outliers do que "hoje" em dia. Doido né? Ou seja, por uma análise de MÉDIA (que não concordo, mas é pra exercício), eu consigo afirmar que de 60s pra cá os filmes ficaram mais curtos porque entraram nos conformes. Se o piso é 1h20 e os outliers estão acima de 3h, temos bem menos filmes nesse sentido do que 60 e 70. Olha como a leitura do gráfico pelo Economist é muito rala. Parece uma criança de 8 anos jogando biriba no chão pensando que é uma rasga-lata. Hehehe.
@leonardoemanoel84087 ай бұрын
Eu que trabalho com Dados adorei essa análise, parabéns pelo trabalho. Como vc fez pra pegar essas informações?
@phsantos7 ай бұрын
Informações ou massa de dados? Os dados eu fui na mão. Listando os filmes ao longo de umas duas semanas.
@leonardoemanoel84087 ай бұрын
@@phsantos a massa de dados, pensei que tinha uma base pronta kkk parabéns aí pelo corre, só deixa o vídeo com mais valor ainda.
@lkellermann7 ай бұрын
@@leonardoemanoel8408 procura por Movielens dataset. O IMDB tbm disponibiliza
@lkellermann7 ай бұрын
Leonardo, pesquisa pelo dataset Movielens
@PauloSilva-ei5dk7 ай бұрын
Quando vi o título do vídeo, pensei "ph ta louco". Tendo visto o vídeo, "ph é genial".
@catarinasilva53757 ай бұрын
Muito bom! Parabéns
@pedrow3027 ай бұрын
PH, no vídeo não ficou muito claro sobre mais detalhes dessa base de dados. Presumo eu que seja do máximo de filmes dentro de um ano. Só que entra meu questionamento: a percepção da duração dos filmes passa muito pelos filmes que as pessoas assistem, logo, dependendo do tratamento de dados tem alguns filmes que distorçam a análise a partir deles. Pode entrar um outro problema de mensurar a popularidade ou "ibope" de cada filme, mas acredito que essa percepção passe pelos grandes lançamentos. Filmes como Duna e Vingadores Ultimato são tratados como normais, entretanto antigamente era diferente a relação com Senhor dos Anéis, em uma época sem redes sociais por exemplo. Fica a sugestão/provocação de investigar esses outros fatores para análise. PS: Claro que, nessa discussão, entra fatores como narrativas de diferentes épocas, contextos sociais, infraestrutura e avanço tecnológico e etc.
@TheJhonataSantos6 ай бұрын
Obrigado pelo vídeo.
@vhtr2327 ай бұрын
Acho que a forma das pessoas consumirem filmes influencia nessa percepção também. Antigamente, a gente entrava na sala do cinema, assistia o filme e, quando era bom, nem se dava conta de quantas horas tinham se passado. Hoje, com o streaming, você pode assistir ao filme em partes, pausar, levar dias para terminar se quiser. Isso faz com que uma duração longa assuste as pessoas de irem ao cinema. Um exemplo recente foi o Assassino da Lua das Flores. Eu lembro que, quando anunciaram que o filme duraria 3 horas 26 minutos, um monte de gente chiou, criticou o Scorcese, falaram que não assistiriam no cinema nem a pau (e, de fato, o filme flopou, apesar dos elogios da crítica), o filme nem tinha sido lançado. Essas mesmas pessoas, provavelmente, nem perceberam que Vingadores Ultimato dura 3 horas e 2 minutos.
@rhaianerodrigues097 ай бұрын
Muito interessante o vídeo 👏👏👏
@patricioarte7 ай бұрын
Pra mim, quanto mais longo melhor, se for bom, claro! 😉
@DissonPontes7 ай бұрын
Nós definitivamente estamos mais curtos. Tive essa CERTEZA nesse fim de semana: Tentei jogar uma partida de Magic de 25 minutos no relógio e simplesmente não consegui. Eu tinha tanta coisa pra fazer no dia (cuidar do filho, da casa, do trabalho, enfim) que 25 minutos sentado na frente do computador jogando cartinha simplesmente me pareceu uma ETERNIDADE. Ótimo vídeo como sempre, meu querido. Queria muito ainda ter a chance de bater um papo pessoalmente com você.
@brenno_prado7 ай бұрын
[insira aqui aquele meme do Leo Stronda - "Caralho o bicho é brabo!"] Que aula, PH! incrível! 👏👏👏
@eustuart7 ай бұрын
Teus vídeos são muito bons PH, desde sempre. Esse porém eu só fiquei um pouco assim com uma coisa: os filmes analisados. Digo, filmes de oscar e indicações de oscar, embora seja o que todo mundo acaba consumindo, também não é o grosso do cinema, até porquê a gente que assiste um Avatar da vida, também vai pra um cinema ver um, sei lá, exorcismo do papa. Tô dando só um exemplo aleatório, sem base na minutagem, só no tipo de filme. Com isso, quero dizer que tem filmes menos populares com minutagem inferior, essa percepção não é só por conta de idade, redes sociais, obrigações de uma geração, ela existe. Tudo que tu pontuou, tá corretíssimo, só fiquei com essa sensação de que cinema, "é só blockbuster". Eu sei que você sabe que não é, apenas que a amostragem talvez fosse diferente. Sei lá, um Coração de Dragão, Hércules 85 e todos esses filmes "similares" que a gente vê enquanto não surge um blockbuster, porquê é isso que a gente acaba consumindo. O que tu acha? Abraço
@phsantos7 ай бұрын
Exato, por isso não coloquei somente filme de Oscar, conforme expliquei no começo.
@Arielcavalcanti1007 ай бұрын
PH, eu concordo com você que o tempo é irrelevante para o filme enquanto arte e analise. Mas acho que o tempo precisa ser discutido em outros aspectos, principalmente quando se fala de assistir no cinema. Existe a discussão de que o filme precisa ser visto de uma vez, mas é muito difícil ver um filme com mais de três horas no cinema, tanto por questões fisiológicas, quanto por questões de cansaço mental também, é um esforço corporal relevante. Também tem o fator de que, infelizmente a sociedade está acelerada e o tempo está escasso. Amo cinema, mas raramente tenho tido 3 horas ininterruptas na minha rotina. E mais, tem muito filme que só passa nas regiões centrais do RJ, minha cidade, e eu moro na periferia. Então, na real, demorando em torno de 1h, 1h30min, para chegar no cinema, uma experiência dessas pode durar 6h. Os realizadores precisam também pensar na acessibilidade para que as pessoas consigam assistir seus filmes. Discutir sobre soluções, como, talvez, a volta dos intervalos, para dar tempo de minimamente ir ao banheiro e beber uma água pra renovar o corpo, um estímulo a uma democratização maior da distribuição dos filmes, ainda que, acho, a culpa seja mais das redes de cinema. Como eles sabem que o pobre de periferia não gosta de cinema, se o filme nem chega pra gente ver? Endoidando um pouco o pensamento, seria uma loucura uma sessão que divida o filme em duas partes pro trabalhador conseguir assistir kkk? É o que eu faço em casa, infelizmente kkk. Quebra a imersão e a intenção do diretor? Sim, mas ou é isso, ou nem é viável tentar ver, sabe? Adoro seu trabalho!
@parzzival7 ай бұрын
Tá ai uma coisa que sempre me pergunto mas sempre esqueço de ir atrás da resposta, e agora aparece esse vídeo, acho que finalmente vou ter minha curiosidade sanada