Debian é simples, prático e tem tudo qto é software. Para trabalhar é o top das galáxias!
@securityops9 ай бұрын
Tempo não volta Jeff... mas veja o quanto de conhecimento você adquiriu; tanto que até desenvolveu seus próprios cursos. Eu gastei muito tempo no Gentoo e agora no Guix; pra quem quer realmente aprender Gnu/Linux, a dedicação é fundamental. Entendo seu ponto, é a mesma ideologia que o Linus Torvalds tem, ele usa Fedora. Enfim, recomendo o Guix, instalação é rápida e bem tranquilo pra configurar.
@aiedonline9 ай бұрын
eu costumo ser minimalista no OS Host e nas VMS usar estas distros. Pela primeira vez há 30 dias atrás instalei uma distro dessas grandes e pesadas no Notebook pois estava sem tempo de configurar uma minima para mim.
@adl-guaruja9 ай бұрын
Concordo plenamente com teu ponto de vista. Em casa estou com MX linux xfce ,meu canivete suíço. Tem tudo ,estável, solido, leve , fácil e seguro Base debian estável. No mundo moderno e corrido de hoje, o tempo,as horas e os minutos ,são muito preciosos.
@adl-guaruja9 ай бұрын
@@Ynooki Linux Minti, também é um ótimo canivete suíço, mas já estou acostumado com MX, desde a versão 18.
@pinchetech9 ай бұрын
Muito legal seu relato. Isso sim é um usuário maduro. Muitos acreditam que usuário avançado é hardcore em linux, o que discordo. E por falar em praticidade, ta editando os videos no linux? Por enquanto ainda aguardo mais boa vontade da blackmagic pra deixar o Davinci resolve redondo no linux (sem distrobox).
@DanielDlc.9 ай бұрын
Show de boma meu mano, tu é o cara com distro antigas ou atuais. O que valeu em toda essa experiencia foi o aprendizado, isso é algo único. Sucesso brother.
@mirandafb9 ай бұрын
O tempo sempre vence nossas lógicas no fim tempos pouco tempo para perder tempo. Vc está certo mano Jeff!
@renkod_9 ай бұрын
Eu concordo plenamente Jeff. Eu comecei com Debian que é aquilo que até hoje me dou bem.
@acleite9 ай бұрын
Comecei no Linux justamente com o Slackware! Meu pensamento foi: já que vou aprender algo novo, então que seja pela raiz! Usei por muitos anos, e compilava até o Kernel pra incluir driver. Sou das antigas! Mas, assim como você, hoje em dia eu prefiro uma distro mastigada, pra poder usar as ferramentas que mais me interessam, sem ter que ficar perdendo tempo atrás de dependências e afins. Conclusão: saí do Slack e estou usando o Mint. Sim, fui de um extremo ao outro! E vou dizer, estou muito bem com essa mudança! Foi bacana pra aprender muita coisa, mas hoje, meu foco mudou. No mais, deixo registrado que sempre acompanho seus vídeos por aqui! Um grande abraço!
@manuel_irineu9 ай бұрын
Concordo com o Jeff! Tabém é muito bom acompanhar sua maturidade perante ao linux. Sucesso ai Jeff, se cuida!
@gabrielrissi65839 ай бұрын
No passado utilizei Slackware, Arch Linux e Debian, mas, venho usando o Ubuntu Mate tem pelo menos uns sete anos, e, sinceramente, o sistema me atende em tudo que preciso. Acredito que quando você estuda, é sempre bom você ter uma experiência com diferentes distros, principalmente aquelas mais "cruas", mas, com o tempo, conforme precisa pagar às contas e manter o sistema sempre atualizado, essas distros acabam gerando um certo desperdício de tempo hábil, o qual poderia ser utilizado para outras coisas, inclusive coisas que deem algum $$$.
9 ай бұрын
Antes eu gostava de testar coisas mais manuais. Hoje eu quero tudo pronto e fácil.
@al-Interpol9 ай бұрын
Uma ótima distro que é fácil, mas infelizmente tem poucos usuários é o Void Linux. Exatamente por ser uma distribuição de base independente e sem systemd, muitas pessoas a evitam, mas eu vejo o uso dessas tecnologias que não estão no main stream muito importante, para que a tecnologia não fique concentrada em "pacotes"/tecnologias tão especificas. Ótimo vídeo como sempre Jeff, você é sem duvida uma das pessoas mais incríveis da "cena linux" no Brasil e merecia mais reconhecimento e visibilidade. Paz!
@gessival19769 ай бұрын
Usuário leigo não consegue instalar o Void facilmente. Principalmente se não tem um inglês.
@al-Interpol9 ай бұрын
@@gessival1976 Concordo. Void não é para leigos, mas por ser uma distribuição independente, uma boa leitura da doc. ou manual sempre salva, até para os "não leigos".
@renan21n9 ай бұрын
@@gessival1976 Eu não manjo muita coisa de inglês kk, mas consegui instalar de boa, claro tenho experiência por usar arch ja algum tempo porém concordo com vc void e um pouco complicado pra usuário mais leigo mesmo.
@wolfcwb9 ай бұрын
Sou desenvolvedor/adm de dados, e uso Mint LMDE, confortável, estável, e me permite instalar qualquer coisa como qualquer linux. E sempre com facilidade.
@emersonbarros68159 ай бұрын
Comecei pelo KDE Neon, depois fui para o PopOS e então Arch. Quando fui para o Arch tomei um baque notando que sabia era nada de OS Linux kkkk, foi sofrido, mas persisti, e aprendi bastante. Se você passa pelo sofrimento vê o Arch como uma distro muito tranquila e conveniente. Os próximos passos seriam Gentoo e depois LFS, mas hoje em dia não tenho tanto tempo livre pra tentar isso kkkk, quem sabe um dia...
@odiegaosilva9 ай бұрын
As distros que eu usei foram Kurumin, Ubuntu, opensuse e arch. Dentre essas achei o arch a mais fácil por conta do aur.
@stefanoalvesdeoliveira2539 ай бұрын
Uns meses atrás, descobri o LFS, baixei o book lá por curiosidade, li umas 100 páginas do book em uma noite, mas não tive coragem de iniciar o processo. Usar LFS como daily driver é muita dureza. No meu caso, tenho um ssd de 2 tb, divido em três partições: 1 tb pro Ubuntu mais recente, 800 gb pro windows (que uso apenas para testar código que demora a rodar em virtualbox) e os outros 200 gb é pra quando eu quero rodar algum software que eu não confio tanto na origem. Ai instalo um debian e rodo o software duvidoso lá. Mas meu daily é o Ubuntu da massa, bastante prático, confiável, e é o que as empresas dão suporte a Linux.
@IrineuMigottonmw9 ай бұрын
Agora uso Simply Linux, e tenho todos aplicativos e funções que preciso, além de que atualizar a distro e manter o kernel atualizado é só um simples comando e tudo fica atualizado.... Se amas a Vida, não desperdice tempo, pois é de tempo que a Vida é feita....
@whoami_SHA5129 ай бұрын
No meu caso eu uso o PopOs, atualmente tenho o i3wm e o ambiente gnome default do pop, e o que eu mais gosto nele é que nao preciso configurar nada pro sistema rodar. Eu sou analista de DevOps, famoso sysadmin moderno kkk e eu preciso de agilidade para algumas coisas....
@AlexandroBojano9 ай бұрын
É verdade por motivos semelhantes desisti do Gentoo e Void
@raulgrangeiro8 ай бұрын
Slack, essa é a ideia que sempre tive na minha vida sobre softwares: pra que vou colocar dificuldades pra mim mesmo? Se duas distros são criadas como software livre, uma mais fácil que a outra, e as duas atendem minha necessidade, pra que vou perder tempo com a mais difícil? Mas infelizmente tem pessoas que são cegas pra isso.
@fernandomarquesmartini62519 ай бұрын
Sim se a pessoa tá começando, vai ter a primeira experiência ten que ser algo fácil para depois querer aprender mais e se desenvolver
@raulb.amaral35759 ай бұрын
Cara eu não diria que vc perdeu tempo. Aposto que era algo que te dava prazer em fazer, era um hobby seu, fora o conhecimento absurdo que adquiriu resolvendo problemas.
@magnosousa61679 ай бұрын
Vou comprar um notebook e tô em dúvida se coloco void linux ou open bsd.
@TheMathues1239 ай бұрын
Pro dia a dia a gente precisa de coisas que nos ajudem, já temos coisas demais pra fazer, não podemos ser impedidos de produzir por causa que o sistema operacional não faz nada por nós. No dia a dia eu uso ubuntu e quando quero aprender coisas novas instalo outras distros em outro ssd
@w...57749 ай бұрын
cara eu tava pensando nisso hoje, gosto muito do archlinux, mas ter que configurar tudo do zero, resolver probleminha ali outro aqui, não dá certo.. tiver que ficar no mint por enquanto
@rusbebilliejean4998 ай бұрын
Foi o que aconteceu comigo, sistema sensacional mas faz 3 semanas que estou enfrentando problemas de travamentos e olha que tentei tudo pra resolver. Mudei de distro e já não tenho mais dor de cabeça.
@pedrohqb9 ай бұрын
Cara, mas vamos lá: você não consegue resolver esse problema no Slackware compilando o flatpak e metendo tudo por lá? Tipo Steam? Talvez seja o meio termo para você não sair do Slackware - mete um current, compila um ou dois pacotes só (dentre eles o flatpak) e roda tudo que você precisa no flatpak. Digo isso porque pela qualidade de pacote, como se fosse uma distro "rolling", o current do Slackware é matador.
@vnyciussilva9 ай бұрын
Ou você simplesmente vai pra uma distro que instala direto de uma loja ou com um comando no terminal e poupa um bom tempo...
@uksoidgsiujasd898929 ай бұрын
Tive problemas com o debian, acabei indo pro Mint, mas quero voltar pro debian. Pela liberdade, free software, vou ver sobre o mx Linux que comentaram
@marcosAmaranteC9 ай бұрын
To usando desde ontem o Fedora Silverblue, muito ódio envolvido mas não consigo deixar de achar interessante esse modo de usar o sistema. Cabe um vídeo, mestre?
@lzcoder9 ай бұрын
Facilidade é relativa, para mim por exemplo eu consigo usar um Fedora e um Arch tranquilo, claro o Fedora vem tudo pronto na mão. A questão do tempo depende, eu por exemplo não preciso reinstalar o Arch a todo momento, e se precisar reinstalar é questão de executar alguns scripts e pronto ta todo meu ambiente instalado e configurado.
@sam_cavalheiro9 ай бұрын
Boa, camarada Slackjeff!!
@gabriellramone18289 ай бұрын
To com um problema no blueman no Fedora 39 que ta me tirando o sono. Conecta o fone, o controle e a caixa de som xuxu beleza, apos alguns minutos desconecta tudo e so matando o processo e iniciando denovo pra voltar. Meu bluetooth é por PCIX1, daquelas plaquinhas do Aliexpress. Tentei alterativas e ta tudo igual
@mottasystem9 ай бұрын
Tenta mudar para pipewire ao invés do pulseaudio.
@gabriellramone18289 ай бұрын
@@mottasystem vou tentar aqui, não pensei nessa possibilidade em momento algum kkkkk só troquei driver bluetooth
@gabriellramone18289 ай бұрын
@@mottasystem deu certo, a conexão ficou estável 😁
@mottasystem9 ай бұрын
@@gabriellramone1828 É isso aí meu amigo.
@voidSeth9 ай бұрын
Não sei se concordo, talvez concorde, mas em partes :O é inegável a facilidade que distros mais "user-friendly" proporcionam para o usuário final, dando tudo "mastigado", pronto para ser usado. Mas, pergunto: a que preço? é bem verdade que usuários iniciantes sequer se preocupem com essas coisas, mas, para "iniciados", como nós, ter controle total sobre o sistema é tudo :O e, pela minha experiência com uma distro "user-friendly", esse controle sobre o sistema é negligenciado, total ou parcialmente :O
@jsilveiradev9 ай бұрын
Um pensamento que adotei, não reinvente a roda, apenas entenda como ela funciona.
@PauloMoreira-tk6eh9 ай бұрын
Sempre dizem que é melhor usar uma distro menos automatizada, com maior uso de CLI, pra aprender... Eu uso Linux há mais de 10 anos e não troco por nada, mas não há vantagem alguma pra mim ter q fazer tudo na mão, afinal eu lido com web e não penso em programar nada pra Linux. Já tem coisa demais pra estudar na minha área, já o OS pra ser bom VC tem que instalar e esquecer que ele existe. OS é igual juiz de futebol, se tá chamando muito a atenção é pq não tá fazendo o trabalho direito. Não por acaso uso Mint há anos e não vejo motivo algum pra mudar.
@hajyyohan9 ай бұрын
Imagino que o arch Linux supre quase todos os requisitos vantajosos que tu citou mas com maior controle para o administrador, enfim, as vezes TB gosto de so baixar um fedora/Ubuntu da vida pra tudo sair funcionando.
@gustavomeireles22017 ай бұрын
O tempo hoje tá cada vez mais escaço, ter uma distribuição bem mais manual é uma ótima experiencia, mas por exemplo um Ubunto é bem mais rapido e facil...
@auderfaleiro43659 ай бұрын
😊
@ricardooliveira62669 ай бұрын
Eai slackjeff .. Ricardo aqui.. eo pc com as peças novas tá a 1000?
@SlackJeff9 ай бұрын
Ta shoooow
@engecivila9 ай бұрын
Eu só uso distro fácil. Por uso uso archlinux pela facilidade e abrangência para instalar pacotes
@engecivila9 ай бұрын
Fora que só instalo o essencial. Nada de bloatwares
@digitalbrasilce9 ай бұрын
Primeiro, (no que se refere ao pessoal ajuda na colaboração, divulgação, etc do Linux) e espero que você seja o precursor dessa mudança de chave no mundo Linux! Muitos se "matam", "brigam", defendendo isso e aquilo do Linux, que precisa 99,99% saber usar o terminal se não, não domina o Linux! Esse blá, blá todo! E não é mais assim, hoje tudo está mudando, não é mais como antigamente que tudo era no dente, digo no terminal! rsrrs. Hoje, não o terminal tem sua importância, seu poder, mas, não precisamos perder tanto tempo de nossas vidas nisso! E ter mais tempo pra família, para os amigos e para si próprio. O computador, seu Sistema, programas são apenas uma ferramenta de estudo, aprendizado, trabalho, enfim... Sempre defendo o uso de terminal para quem realmente precisa. Mas muitos KZbinr´s e os próprios desenvolvedores anunciam o Linux como o melhor Sistema porque faz uso de terminal! Mas, será que as pessoas de hoje, querem realmente usar terminal? Mesmo sabendo do grande poder dele? O Linux só vai ter uma maior relevância frente ao Windows, quando os desenvolvedores, pararem de "bajular", "promover" o terminal. Mas uma vez, não estou condenando o terminal e nem quem gosta dele! Mas apenas defendendo quem não liga pra ele! Como meu vizinho, minha mãe, meu pai, meu filho, a pessoa que trabalha e precisa de um Sistema eficiente, seguro e fácil de usar! Essas pessoas que sempre defendo! Tempo é escasso nos dias de hoje. Já temos t~~ao pouco tempo pra estarmos perto das pessoas com quem gostamos, devido a "trabalho demais". Sou usuário Windows por que uso programas específicos que no mundo Linux não tem. Infelizmente! Porque já estaria no mundo Linux desde sempre, e sempre que falo, é desde os anos 2000 diga-se de passagem! srrrss. Gosto bastante do Linux, mas infelizmente o que faço me deixa preso no Windows. Não que seja um Sistema ruim. Windows, Linux, Mac OS, todos na minha opinião são excelentes! Evoluíram muito e hoje, qualquer um deles é excelente! E pra finalizar, percebi um cara mais feliz agora, percebi em seu rosto uma certa liberdade em poder falar isso para seu público! Essa sua atitude de ser mais de boas com você mesmo!! Parabéns! Você não está deixando de aprender, pelo contrário, acho que você atingiu o seu maior conhecimento! e que continue assim sempre! Sempre vai existir quem gosta de colocar a mão na massa e os que querem a simplicidade e tá tudo bem na minha opinião e que bom que existem as pessoas que gostam de colocar a mão na massa! São elas que fazem as coisas acontecerem!!;-)
@alexandrevianna44879 ай бұрын
Por essa lógica vc usaria o Windows? Lá é "tudo mais fácil"
@SlackJeff9 ай бұрын
Cara, recentemente trabalhei em um projeto para um empresa que envolvia windows, eu o fiz. Mas usar, nao usaria pelo nivel de bloqueio que oferece sacas... E a filosofia
@MarcoDamaceno9 ай бұрын
Pra mim, q sou programador, Windows está longe de ser mais fácil. Seria bem difícil na verdade. Uso Windows pra jogar via Steam e só. Pra outros pode ser mais fácil pra usar apps de escritorio como Office e PowerPoint ou design com os pacotes Adobe. OS Fácil é muito relativo.
@guirialli9 ай бұрын
@@MarcoDamaceno, concordo contigo... sou desenvolvedor também e boa parte do meu tempo no Windows era usando o WSL. Eu hoje só uso windows no trabalho, pois sou obrigado e mesmo assim ainda uso o WSL 90% do tempo. todos os jogos que gosto rodam no Linux de boas, ou, no meu celular: raramente tenho que usar o Windows.
@julivalbittencourt36209 ай бұрын
Para quem trabalha a fundo em sistemas windows é o sistema operacional menos viável, tudo no windows é restrito, sem contar que é um sistema feito para ser usado como ele é, diferente do Linux que é feito de cordo com a necessidade do usuário.
@martinsrpv19 ай бұрын
Não necessariamente, até porque no meu entendimento, o "mastigado" dele é pra coisas que ele pode economizar tempo, e não na questão de facilidade.
@fabiowillrp9 ай бұрын
os dias de hoje exigem praticidade! negócio é formatar se necessário e já estar pronto para uso! A filosofia do Slackware , gentoo é linda mas nada funcional! Sou mais o arch do que qualquer umas dessas "raízes" . Viva a praticidade!
@ivomagalhaes19 ай бұрын
Eu utilizo Void Linux completamente funcional em todos os aspectos como por exemplo o Bluetooth que tive de instalar manualmente iniciando o próprio serviço Runit com o "ln -s /etc/sv/bluethoothd /var/service/bluetoothd" sudo vsv bluetoothd run true 1001 /usr/libexec/bluetoothd
@gessival19769 ай бұрын
Boa tarde! Já instalei o Void no VirtualBox, mas apanhei ativar serviços sem o systemd. Porém consegui. Só foi complicado o samba compilado, que não achei uma forma de automatizar.