2:56 "E aí é maravilhoso assim porque.. é.. quer dizer, não, é terrível" Hahahahaha amo seus vídeos
@brisaribeiro93433 жыл бұрын
Também! Me divirto e aprendo kkk
@toaquipesquisando3 жыл бұрын
Tem que rir pra não chorar 😂😂
@mixrick123 жыл бұрын
Eu ri, kkkk.
@antoniofelipeoliveira83383 жыл бұрын
😂😂😂
@xeniamello85973 жыл бұрын
"Aprendizado dá trabalho, custa energia e te põe em risco" Emanuel zerando o joguinho da vida.... Aff que sacudida que eu nem sabia que tava precisando!!! Arrasou demais!
@marcosrobertomantovanimant77423 жыл бұрын
Segunda pessoa que vejo na vida que se chama Xenia ( Deusa da hospitalidade) na mitologia nórdica! Oi Xênia! 👏👏👏🌻
@wellingtonwnds2 жыл бұрын
Me põe em risco?!? Não existe risco pior do que permanecer no mesmo erro sem mudança.
@Patricia-rq3or Жыл бұрын
pausei o vídeo na metade pq percebi q preciso d um vinho do lado para acompanhar os vídeos desse canal..... rs outro dia eu volto, com cteza!
@Vinijeunon14 күн бұрын
Sensacional. Maravilhosa articulação. Linda referência final da fronteira entre eu e o mundo foram meus pais na infância. Parabéns EMMANUEL ARAGÃO VOCÊ É O CARA!
@HelgaCavoli3 жыл бұрын
Isso me lembrou aquele pensamento que diz que a gente não vê o mundo como ele é e sim como nós somos.
@isadorateixeira31393 жыл бұрын
Obrigada Manu. Quando vc interpteta e traduz esses conceitos, está democratizando o acesso à esses conteúdos. Não sou fluente em inglês nem especialista em psicologia ou derivados, assim como muitos que te acompanham, e tenho aqui a oportunidade de aprender.
@holisticorganisation3 жыл бұрын
Eu sou muito a garota da situação 1: é óbvio que a pessoa gosta de mim, é só que.... e o louco é que eu tive esse insight dois dias atrás, percebendo que eu NÃO escuto o outro, fico buscando a confirmação da minha certeza de que a pessoa me quer hahaha. é muito vergonhoso! mas essa foi a primeira vez que eu reconheci esse padrão. acredito que uma parte dele vem desse conflito entre: minha mãe deve gostar de mim mas eu não sinto que ela gosta, mas deve gostar pq ela é a minha mãe, afinal. eu me vi nesse looping de grande parte dos meus relacionamentos serem platônicos porque eu ficava justificando a ausência, baseada nessa ideia de que a pessoa gosta, mas tem travas para viver livremente esse afeto 😂 e eu considerava super na minha cabeça que a gente tinha um vínculo especial e tudo.
@SamaraMatoss3 жыл бұрын
Nossa eu comecei lendo pensando: tadinha, criando brisa sozinha. Saí do texto pensando que: hummm... vivi isso algumas vezes, já kkk
@sarahmaia54553 жыл бұрын
Tô nessa tbm, tentando rever meus padrões e modificá-los
@livnbass3 жыл бұрын
Tô vivendo isso intensamente agora. Justificando a não devolutiva do outro, criando brisa com uma história com zero potencial, mas a dificuldade de assumir que não passei nem perto de ser amada é maior... Me sinto tão tapada....
@suelydossantosmoreiracosta4772 жыл бұрын
Kkk
@reinaldoribenboim88892 жыл бұрын
@@SamaraMatoss Oque é criar brisa?
@noelleoliver945 Жыл бұрын
Que isso fera !!!! Que aprendizado ...
@amandamiranda4253 жыл бұрын
Eu smp estou tentando confirmar hipóteses negativas mds kkkkkk me vi muito nessa pessoa que ao menor sinal pensa: pronto,era isso,a pessoa n gostava de mim (Por exemplo) caramba,pior que isso aparece em todos os âmbitos da vida,espero conseguir quebrar c isso
@deborahpenafiel38893 жыл бұрын
Eu TB 😱
@amandamiranda4253 жыл бұрын
@@deborahpenafiel3889 é foda Hauahauhahaha
@estevaosampaio7322 Жыл бұрын
estamos na mesma então
@kelpipoca4088 Жыл бұрын
Aprendizado dá trabalho, custa energia e te põe em risco. 🙏🏼
@carlaporto69703 жыл бұрын
Estou buscando me conhecer e entender pq eu vivo me martirizando, me sabotando. Esse vídeo fez muito sentindo diante das minhas observações, porém, acabei de perceber que talvez ainda não tenha clareza de qual é meu sistema gerador de hipóteses. Será que a crença de que não sou uma pessoa boa, que não mereço viver em paz e feliz, que nunca vou ser amada, é então, o meu mecanismo de busca e projeção da realidade? Talvez por isso esteja sempre mergulhada em dificuldades, rejeições, problemas que reforcem essa certeza de não ser merecedora. Faz algum sentindo?
@beatrizandrade63613 жыл бұрын
Eu poderia ter escrito isso
@pedroaugusto62153 жыл бұрын
Eu pensei pelo mesmo caminho. Faz sentido
@MrZicotorres3 жыл бұрын
Acabei de cagar um relacionamento iniciante com alguem super legal, por autossabotagem... É triste, to tentando olhar e aprender, sei que me superei em alguns pontos, mas esse sistema gerador de crenças tá jogando contra. Por enquanto...
@mariliardsss2 жыл бұрын
@@MrZicotorres e aí, vc tá melhor?
@MrZicotorres2 жыл бұрын
@@mariliardsss to sim! Ainda buscando me entender e me conhecer pra fugir dos meus padrões de autossabotagem. Tenho feito terapia, fica cada vez mais claro que o medo está por trás das decisões que tomo e que vão contra mim mesmo. Tem um video mais recente do canal onde ele também fala sobre repetir erros ou decisões ( kzbin.info/www/bejne/n6nYfXuwZpKaabM ) que eu gostei demais, não deixe de ver, se não viu. No fim das contas, seguimos nesse caminho. Acho que tudo se resume a enfrentar nossos medos e tentar novas soluções, masss fácil não é.
@AlineMartinez3 жыл бұрын
Fiz psicanálise e neurociência comportamental então pensa como sou fã do trabalho que vc faz. É incrível.
@josias83083 жыл бұрын
Inteligente e linda 🤗
@AlineMartinez3 жыл бұрын
@@josias8308 obrigada 🙏🏻
@lauragoiaba3 жыл бұрын
Ai menina, que inveja de você!!!
@AlineMartinez3 жыл бұрын
@@lauragoiaba imagina…pq? Kkkk vem estudar o que gosta também. O importante é amar o que faz.
@lauragoiaba3 жыл бұрын
@@AlineMartinez Eu pretendo, amo psicanálise! Porém tem 2 questões que acabam me "bloqueando" (tirando o medo de falhar, rs) que é a grana e a incapacidade de escolher um curso. Aqui na minha cidade, Porto Alegre, acredito que seja um dos melhores lugares no país pra estudar psicanálise, mas por mais que pesquise eu não consigo entender pq é um curso que difere tanto em tempo, em assuntos tratados, em preço...fico bem desorientada. Aliás, se vc tiver qualquer dica pra me dar referente a isso, seria sensacional, preciso começar a tirar esses bloqueios do meu caminho. :)
@laisfrancacampos78393 жыл бұрын
Pensar em noções com um alto nível de abstração é aquilo: nunca temos a certeza absoluta de que a apreensão é exatamente o que se pretendeu transmitir. Isso é ótimo porque volta e meia me pego pensando (criando hipóteses) sobre a grandessíssima merda que virou meu modelo de projeção criado pelo meu histórico terrível de relacionamentos. Esse envoltório Markov foi demais para minha cabeça, não sei se acreditei nele - nunca estamos, afinal, conectados com o outro, então? Somos um punhado de membranas com traumas trombando com outras? Se o outro não tem intenção de autoconhecimento, estamos fadados a nunca conhecer o outro, de verdade? Ai ai, deixa eu acabar por aqui. Obrigada por mais um vídeo, Manu!
@malunagel3 жыл бұрын
"Somos um punhado de membranas com traumas trombando com outras?" Mt bom, adorei
@lauragoiaba3 жыл бұрын
"Se o outro não tem intenção de autoconhecimento, estamos fadados a nunca conhecer o outro, de verdade?" Quanto menos autoconhecimento o outro tem, mais fácil fica de entendê-lo. É impossível esconder algo que você não sabe que está lá, sabe?
@laisfrancacampos78393 жыл бұрын
@@lauragoiaba Menina, ótimo! Fiquei minutos olhando pra parede pensando... hahahaha
@lauragoiaba3 жыл бұрын
@@laisfrancacampos7839 Rsrsrs, eu sempre fico assim depois de ver os vídeos do Manu e ler os comentários. Por isso que eu gosto tanto daqui. :D
@reinaldoribenboim88892 жыл бұрын
@@malunagel Forte.
@tomandhisphotos429 ай бұрын
Esse talvez de fato seja realmente o vídeo mais importante do canal, já vi dezenas daqui, mas esse aqui, é O mais mais. Obrigado por compartilhar seu conhecimento e por abrir a mente de muitos humanos.
@delifernandes39803 жыл бұрын
eu nao aguento mais erra a mesma coisa hoje chorei de raiva
@eloisaelena47973 жыл бұрын
Manu!!! Estou fazendo terapia....e tudo q vc falou faz muito sentido. Infelizmente é muito muito muito difícil entender e rever os nossos modelos. Obrigada pelo vídeo.
@melissalourenco93703 жыл бұрын
Percebi que sou a pessoa que fica insistindo até ter minha necessidade afetiva atendida, tive um episódio já depois de criança que eu esperniei até que conseguisse afeto físico, que eu tanto precisava de um ex namorado, mesmo assim ele ficou só ao lado me olhando estranho, depois disso é que fui mudar minha hipótese com ele. Hoje eu não chego à tanto pra conseguir coisas assim, e só pude perceber essa evolução com a reflexão do seu vídeo. Muito obrigada!
@carlosvictor56233 жыл бұрын
Gostei do "modelo gerador de hipóteses", em um dos exemplos que deu com a formação reativa, me faz ficar em elaboração com o trajeto afetivo que fez a pessoa ficar tão reativa, mesmo quando a atualidade não demanda mais um lugar tão regredido. Sinto que a reatividade é de quem não foi visto ou sintonizado de forma adequada na infância e, também teve as suas fronteiras invadidas, foi de alguma forma desrespeitado em sua integridade, seja ela fisica, psiquica e emocional. Pensei aqui algo como um self rompido, onde algumas formas de contato com o mundo externo podem rememorar esta barreira que foi rompida em algum momento. A neurofisiologia explica isto para quando a pessoa está com o sistema nervoso simpático muito ativado, como estivesse esperando pelo risco eminente, sendo que este não está mais presente...daí se repete, repete e repete...
3 жыл бұрын
Sim…
@mariadapiedadecostapinto4442 жыл бұрын
Imagina quem teve uma mãe narcisa e pai abusivo. Te ouvindo dói mas põe a dor de parte . Obrigada menino lindo
@amandasferreira3733 жыл бұрын
Como pode sentir tanta saudade de alguém que a gente nem conhece?! Amo seus vídeos! Nos fazem entender as coisas, sem jogar mais peso sobre nossas costas...
@arteeditora39565 ай бұрын
Maravilha de vídeo! ✨✨✨✨✨ Estrelinhas... Estrelinhas... Estrelinhasssss hehehe Teus vídeos são mesmo salva-vidas. Me identifiquei com as reflexões. Abraços! (Audrey)
@jessicaduart.e3 жыл бұрын
Estava com saudades dos seus vídeos... são um respiro enquanto não consigo fazer parte da auto escrita
@marcBR1233 жыл бұрын
Meu Deus como que você arranca a pele da ilusão humana em 14 minutos?!! Fantástico!!!
@Alissongranja3 жыл бұрын
Para quem gosta, na filosofia esse processo é muito bem descrito por Bergson em sua teoria da percepção.
@ninamelissa22932 жыл бұрын
DR....MANU..PROFESSOR.. AMIGO..SALVA VIDAS...SEJA O QUE FOR..TU...EEEE.MUITO..BOM...!!!!OBRIGADA...BORA ..APRENDER...
@beatrizandrade63613 жыл бұрын
Ai cara, eu só queria um amor correspondido. O maior mistério do mundo pra mim são as pessoas que estão sempre em relacionamentos. Parece impossível 10:00 eu mesma tentando justificar o boy que some
@mariliardsss2 жыл бұрын
vc conseguiu corrigir isso? eu também passo pelo mesmo
@adrianamaria75512 жыл бұрын
@@mariliardsss não é fácil. Mas vale perceber as atitudes do pretendente em questão. Se há correspondência e dar um passo de vez.
@fernandooliver68262 ай бұрын
A resposta está na sua escrita. Vc procura um boy e não um homem. Está procurando em locais de boys e não de homens. Emite uma energia, talvez, e atitudes que boys gostam e não homens.
@Verdademundial2 жыл бұрын
Fantástico x 1000! Obrigado Manu!
@Larabnu3 жыл бұрын
O que essa pergunta me fez pensar é algo que sempre me dói muito. O aprendizado existe sim, a gente se obriga a rever as hipóteses. Mas algumas perdas nesse tempo são tão dolorosas.. que o aprendizado não compensa. E penso que é pq na busca do aprendizado a gente repete os erros achando que não está repetindo.. e se era pra doer assim eu preferia não ter buscado aprender. Preferia continuar na ignorância.
@felipemariz99593 жыл бұрын
Sabedoria
@veluassis2 жыл бұрын
As coisas que ocorrem aqui não são o que parece ser. Tive sorte porquê, apesar de ter perdido vários, muitos anos da minha vida em sofrimento, tive, além de intervalos onde consegui tirar alguma alegria e proveito, as pessoas que me acompanharam até aqui. As pessoas chamadas de "crentes" mesmo não sabendo que são, puecestarem afastadas das Igrejas há muitas anis, morrem em grande sofrimento e ninguém vê ou sabe. Eu sofri, eu sofri, não cachei saúda mas não fui apenas mais uma vítima invisível que desaparece , como meus pais, minhas irmãs e muitas outras pessoas. Então, não foi em vão.
@RogerioPinheiroCosta3 жыл бұрын
O envoltório é o mito da caverna de Platão. Muito interessante esse visão neurocientífica ligada a psicanálise.
@cristinarolimsaudeintegrat86653 жыл бұрын
O envoltório me pareceu as “sombras projetadas na caverna de Platão…”
3 жыл бұрын
Sim…
@andreagiusti10703 жыл бұрын
Foi a primeira coisa que pensei.
@ceulline2 жыл бұрын
Olá, Emanuel! Conheci ontem o teu canal! Te agradeço por fazer isso que você faz. O vídeo das sete necessidades afetivas e esse, no qual comento.. me abrem percepções importantes sobre minhas trajetórias e aprendizagens.. sobre as relações que estabeleço comigo mesma.. Mais uma vez, obrigada por colaborar com isso!
@tamboryby2 жыл бұрын
Caramba! Já vi dez vezes e não entendi nada. Ao mesmo tempo me bateu um sentimento de gratidão gigantesco.
@nadialemanski93893 жыл бұрын
Minha hipótese momentânea é que tínhamos que conseguir dar mais de um like pra seus vídeos!! A Auto Escrita tem me ajudado muito, Emanuel, muito obrigada! Colocações maravilhosas 🙏🏼
@marcosrobertomantovanimant77423 жыл бұрын
Manu tu é o melhor amigo dos inconformados ! Continue … auto escrita é um dos projetos mais ousados , inusitados é que devolvem pra você o comprometimento, a responsabilidade, e a descoberta de tentar se compreender por si … 👏👏👏
@miriamhernandes35692 жыл бұрын
Perfeito Emanuel, só te descobri a pouco, pena não ter te descoberto antes. Bora trabalhar daqui pra adiante 😄, repeti padrões por décadas, gratidão. Sim fez muito sentido tudo. Eu praticamente cresci sozinha desde os 6 anos, por isso tanto medo de tentar outras experiências , sim me davam muito medo tentar o novo. Daí eu repetia o que eu já sabia como seria, fiz análise por oito meses e foi um processo de muita dor, mas também de libertação.
@00she003 жыл бұрын
Muitas imagens interessantes surgiram aqui!
@leonardomoreira78803 жыл бұрын
TOP... MUITO TOP.
@ennairamlynx50742 жыл бұрын
Esses vídeos sempre fazem lembrar do jeito da minha mãe, e é impressionante como eu busco sempre homens que me tratam igual ela me tratou/trata. Chega me assusta, mas estou tentando quebrar esse ciclo. Gostar de uma relação saudável é muito diferente pra mim, tenho dificuldade em gostar de quem gosta de mim. São tantos problemas mas não quero, de forma alguma, permanecer desse jeito. Quero amar e ser amada, me amar. Quebrar ciclos tóxicos, perder o medo de relacionamento que ela me fez ter. Quero ser melhor.
@crisxavier96553 жыл бұрын
Nossa, Manu! Total sentido. Mas, esse campo da incerteza e tentar outra estratégia e extremamente desconfortável, desesperador, sufocante,... Muito difícil suportar estar no lugar do desconhecido
@rosangelacosta6062Ай бұрын
Gratidão ❤
@edithgomes662 жыл бұрын
Achei sensacional. Uma verdadeira aula e um estímulo para continuar no percurso da autoescrita.
@diletolobobranco87862 жыл бұрын
Sistema de hipóteses. Comecei, a muito tempo atrás, utilizando te hipóteses. E percebia que quando eu me perguntava eu dava a minha respostas hipotética. As vezes várias. Mas, escolhia uma que eu suponha set a mais firme. Por não ser capaz de ler o outro eu percebi que não acertei uma. Então não corrigi o que pensei ser possível. Por exemplo. Encima do seu exemplo. Não entendo que uma mensagem deva ou possa ser rapidamente respondida pois os motivos para não seriam tantos que tenderia ao erro. Mas, se ao invés de um tempo razoável a resposta só viesse muito tempo depois? Qq hipótese seria refutada pelo tempo decorrido. Ou seja como mudar a sua forma de agir se não tem percepção, visão do que motivou ou do fato que levou o outro a não te responder. O padrão seria, vira a página e vida que segue. Assim é a reação de defesa da maioria.
@Kxz7163 жыл бұрын
Kasparov comenta isso a respeito da partida dele com o Deep Blue. A inteligência artificial começa os cálculos do zero a cada jogada. Ela não se arrepende de uma jogada errada, não fica pensando no que já foi. Segundo ele, é isso que torna a AI um adversário tão poderoso, além da velocidade de processamento, é claro.
@lauragoiaba3 жыл бұрын
Fantástico.
@joycecunha72502 жыл бұрын
Nossa Manu!... Esse conceito clareou tantas ideias dentro de mim. E abriu tantos novos caminhos! Obrigada!
@luiddmonteiro49123 жыл бұрын
Deu pra entender sim! Pra falar a verdade essa ideia de projeção do Markov me lembrou muito as categorias e a forma de assimilação do mundo em Kant, onde nunca conhecemos o númenon das coisas, tudo que conhecemos é projeção das nossas faculdades de juízos. E sobre a repetição dos erros, sim... Realmente persistir nos erros é uma acomodação. Já venho tentando sair dessa acomodação na tentativa de auto melhora, de aprendizado a algum tempo, mas é exatamente como cê afirmou, pois é algo que "dá trabalho, custa energia e te põe em risco". Mas sou bem otimista quanto a isso, no sentido que afirmo sem medo que, na maioria das vezes - para não cair no erro da generalização - esse gasto de energia vale muito a pena.
3 жыл бұрын
Tudo a ver com o Kant!
@luiddmonteiro49123 жыл бұрын
@ Foi o que imaginei. Cê estava explicando e isso me foi vindo em mente. 😅
@anarafaela.silva.84003 жыл бұрын
Talvez não seja questão de otimismo! Talvez! Talvez seja questão de entender as nossas hipóteses para conseguir testá las! Talvez!? É difícil mesmo saber o que queremos, tão assim E quando já sabemos o que queremos, nem mesmo assim conseguimos testar as nossas mudanças, tipo; para não fechar a mente e cair sempre no mesmo. Eu fico me perguntando se já sabemos de fato, através dos nossos sentidos o que se realmente quer, para chegar em algum lugar, ou se é apenas um desejo momentâneo!? Um exemplo: AI, EU NÃO CONSEGUI AQUELE DOCE, MAS ERA AQUELE DOCE QUE EU QUERIA! Vai saber se o gosto daquele doce seria bom para mim… Será que depois seria o doce que eu queria? Bom, mas eu poderia sim, ter tentado (testado, aprendido, praticado) também.Por isso eu volto atrás e quero ver se é isso o que quis dizer; vale a pena de fato ir testando novos aprendizados, sabendo lidar com o fora para conseguir chegar no lugar chamado nossos desejos. Eu sinto que os desejos são coisas mais próximas de se existir! Talvez, não precisamos chegar lugar algum. Talvez o que precisamos entender é o que de fato desejamos, nem que seja apenas num instante, para não cair na generalização, como você disse e viver com mais prazer. Lembrando que o sofrimento existe como parte. Incluindo também que ir sabendo lidar com o fora vai ter todos os objetos, vai ter o outro e eu acho que isso implica em ter um preparo para colocar os meus desejos ou aprendizados no mundo. Vamos debater
@Mariana-bt1mv3 жыл бұрын
Faz todo sentido. Assemelha-se muito a ideia de estratégias compensatórias dentro da terapia cognitivo comportamental. Se ver no lugar da incerteza é muito difícil, daí a negação e o sofrimento, quando na verdade, deveríamos passar pelo sofrimento para então sair dele. Amo te ouvir falar.
@edai77823 жыл бұрын
Minha hipótese vai buscar ... a falta de amor ... minhas respostas são sempre, me decepcionar, sempre me coloco em situações onde a resposta não vai ser uma recompensa, no fundo me baseo na ilusão da resposta e a realidade não é igual a minha proteção dela. Isso me faz sentir vergonha, por não ser o que meu ideal desejaria, da vergonha a raiva e afastamento. Não sei se melhor caminho, mas agora estou usando a vergonha por determinada situação, para conseguir o afastamento. Ex: situações do relacionamento afetivo, saiam do meu controle, como uma relação super amigável com a ex. O que me deixava com vergonha, no meu sistema vejo assim, tudo bem não alimentar ódios por parceiros antigos, mas encontros e afins não entendo. Kkkkk sentindo vergonha pela situação, como só eu não vejo os fatos reais que estão acontecendo, da vergonha passo a raiva, porque eu não teria esse comportamento. Que eu fiz.... após um fato desses, e um afastamento, contei a pessoas conhecidas, que concordaram comigo, no caso, senti a vergonha pela minha ilusão, que só eu não via. E mesma vergonha esta me colocando, em um local de não aceitar mais essas atitudes, o que me deixa duas opções agora realmente termina o relacionamento ou encontramos um ponto que fique bom para ambos. Obrigada por fazer esse trabalho.
@caiquejasleyservo112810 ай бұрын
É incrível como o prof .Emanuel transmite tanto conhecimento de forma totalmente simples e sem enrolação. Parabéns!
@noscaminhosdela13042 жыл бұрын
Manu, talvez um.dos videos mais importantes para o.meu percurso na autoescrita. Sou a rainha de cometer o.mesmo "erro". Repetição de uma determinada ação...agora que to conseguindo muito aos.poucos, porque da trabalho e precisa de energia...to conseguindo quebrar com alguns padrões de repetição, mas caraca, vai custar um rompimento de expectativas e de fantasias e de afetos que eu nao estou pronta. Mas sinto que se eu nao quebrar esse padrão nessa situação de agora, vou dar mais voltas em torno dessa situação e gerar dor pra mim que vou.me frustrar e gerar dor para pessoas que eu amo. Caraca que dificil. Obrigada Manu...eu agradeço muito por vc estar aqui compartilhando todo esse entendimento e questionamento. Me sinto uma.pessoa menos pior com a vida menos cretina. Obrigada mesmo
@CarolSilva-dz2vn3 жыл бұрын
Oi Manu! Obrigada pelo vídeo, agradeço especialmente pela sua fala nesse vídeo pois ela foi bem provocadora para mim. Provocadora no sentido de: totalmente contrária às bases teóricas que me servem de arcabouço para compreensão do mundo e seus fenômenos. Calma, isso não é o começo de uma réplica irritada em uma guerra teórica kkkkk Estou comentando pois achei muito interessante ouvir uma perspectiva que vai totalmente de encontro à minha. Digo isso pois atualmente estudo percepção humana, mas minha abordagem teórica é a teoria ecológica de percepção e ação, baseada principalmente na teoria gibsoniana (James J. Gibson) e muito compatível com uma visão mais enativista sobre a cognição. Por isso, quando ouço falas que supõem uma apreensão do mundo a partir de inferências, percepção indireta do ambiente e geração de hipóteses, me dói no miolo da alma kkkkkkkk, olha que louco! Isso porque a perspectiva ecológica nega a separação entre organismo e mundo, entre indivíduo e meio externo, pois parte de uma pano de fundo filosófico enraizado no realismo direto. Por isso, quando se pensa em percepção a partir dessa perspectiva o indivíduo que percebe as informações do mundo faz isso sem barreiras, ele/ela percebe diretamente as informações que estruturam as propriedades relevantes do ambiente à sua volta. Essa negação de dicotomias entre organismo e ambiente, mente e corpo, percepção e ação, negação que é núcleo central da teoria ecológica, pressupõe que indivíduo e contexto se estruturam mutuamente, em um loop de percepção e ação. Agimos para perceber e percebemos para agir. Uma das categorias centrais dessa teoria é o de affordance, que, de forma resumida, pode ser descrita como “potencialidade de ação oferecida pelo ambiente ao indivíduo que o percebe”. O que percebemos, portanto, são as affordances, as potencialidades de ação que o mundo nos oferece. Tô falando tudo isso porque achei curioso como, ao longo da sua fala, achei correspondências de tudo que você falava, só que “contaminadas” pela meu viés teórico kkkkk Quando você fala que repetimos erros porque a mudança requer maior gasto de energia, pois precisamos mudar o modelo que embasa as nossas inferências, isso é lido de maneira bem diferente pela abordagem ecológica. Mas veja que coisa, as duas leituras desembocam na constatação da dificuldade de mudar padrões de comportamento. Enquanto sua leitura teórica fala em modelos inferenciais que precisam ser mudados, a abordagem teórica ecológica fala em mudanças de intencionalidade. Isso porque, para a percepção de affordances (potencialidades para ação), é crucial a intencionalidade do indivíduo. Intencionalidade essa que pode ser ligada à questão do desejo. Então, quando você pergunta “quais são os seus modelos”?, a teoria ecológica perguntaria “quais são as suas intencionalidades”? E, assim como a mudança de padrões inferenciais requer maior gasto energético, portanto exige mais de cada um de nós, mudar as nossas intencionalidades, as nossas affordances, os nossos desejos, também. Desculpa a transcrição da Odisseia na qual transformei esse comentário kkkkk mas queria compartilhar isso e agradecer pela provocação teórica que a sua fala causou em mim, e pelo compartilhamento das referências, vou ler enquanto bebo um bom cafézim. Obrigada!
3 жыл бұрын
Que legal. Obrigado!
3 жыл бұрын
E acho que existem várias similaridades. Especialmente no que se refere a uma adequação mútua entre o indivíduo e o ambiente. O Fristom fala muito sobre isso. E ele defende o realismo em diversos aspectos.
@CarolSilva-dz2vn3 жыл бұрын
@ obrigada Manu! Sempre aprendo muito com seus vídeos e suas referências!
@rafaelajacondutra46443 жыл бұрын
Muito boa reflexão
@leticiamilan20623 жыл бұрын
o problema é que eu quero a mágica da mudança :(
@luizaportela933 жыл бұрын
Esse vídeo abriu uma janela na minha mente. Obrigada, Manu!
@marifranzese3 жыл бұрын
Nossa eu sou muito a segunda pessoa hahaha principalmente em relação as mulheres... Mas eu levo 24h pra fazer a hipótese e tipo umas duas semanas pra ir checar com a pessoa a hipótese e na maior parte das vezes eu projetei rejeição mesmo... Pessoal que se identifica com a pessoa dois, experimentem checar quando orgulho baixar. Força
@DREW200ful3 жыл бұрын
O trabalho do manu tem que ser cada vez mais reconhecido. 👏👏👏
@silfernandes55642 жыл бұрын
Vc é o cara....estou adorando seus vídeos....à um tempo venho rompendo meus padrões e isso deu um salto em minha qualidade de pensamentos e emoções que eu nem tô me reconhecendo rsrsrs....obrigada pelos seus vídeos, pelo seu tempo....seu jeito de explicar é incrível 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@LeoEDutra3 жыл бұрын
O TCC que estou produzindo, está sendo em Afetividade e Educação graças aos seus vídeos. O interesse está sendo tanto que estou pensando em me especializar da área. "O envoltório Markov" - Uma coisa nova para estudar. Só em pensar nesse "local de incerteza" comecei a suar frio aqui. "É maravilhoso! Não, é terrível" kkkkkk
@CeleneSantos3 жыл бұрын
Comop professora essa realidade de aprendizado é bastante clara para mim. Seu jeito de falar é limpo e sempre estimula mais aprendizado pq vc convoca" o ouvinte, de forma simple e direta, a perguntar a si mesmo onde estamos, como nos afetamos pelo exterior.
@victorianunes67243 жыл бұрын
Nada melhor do que notificação de vídeo do Manu.
@ennairamlynx50742 жыл бұрын
Eu smp busco rejeição... e parando pra analisar, faz muito sentido.
@thaismotta6 ай бұрын
o video mais importante do canal é este. 😮
@tarsiladelima52013 жыл бұрын
Manu, tô te sentindo animado, estimulado, feliz.
@vivianefreitas81073 жыл бұрын
Fez sentindo. Muito sentindo!!!!
@gellyantunes57108 ай бұрын
Acho sempre fantástico!
@alessandrascatolin3 жыл бұрын
Rever a hipótese pode ser incrível, porque abre espaço para viver o amor de modo não aprendido; nunca antes pensado. As formas de se ligar a outra pessoa já não vão precisar estar condicionadas à modelos antigos, e podemos vivenciar uma relação de forma mais saudável.
@tonin20373 жыл бұрын
Que belo tapão na minha cara, amei
@marciapinto34623 жыл бұрын
Cara, eu acho que eu te amo 🤔
@carlaribeiro55593 жыл бұрын
Me fez pensar muito, Manu! Tem certas áreas da minha vida que são um repeteco sem fim dos mesmos erros, e nunca tive ideia do por quê ou de como lidar com isso.
@anshel710 ай бұрын
Vídeo excelente! Parabéns pelo trabalho! 👏👏👏
@HelgaCavoli3 жыл бұрын
Isso me dá mais elementos pra entender a Constelação familiar (que pratico como representante). A Constelação é como um raio-x, mostra onde a coisa tá enganchada. Cabe à pessoa querer olhar, conseguir ressignificar e aí passar a agir diferente (ou pelo menos entender pq age daquele jeito). Excelente.
@syaradenoronha31853 жыл бұрын
Acabei de decidir entrar pra Auto Escrita... Você oferece um conhecimento e provoca uma reflexão que não se encontra por aí...! Tô amando! :D
@mariaalagia778310 ай бұрын
Conseguiu explicar sim. Obrigada!
@robertabriacasena92342 жыл бұрын
Muito top!!!!
@barbaranoronha90303 жыл бұрын
Além de ser didático, o Manu me acalenta instigando a inquietação. Eu que fui uma criança emocionalmente negligenciada diante de tantos outros contextos mais "urgentes" no momento, sei que meu sistema de hipótese é fazer palhaçadas, chorar, inventar truques e afins pra que a atenção vire pra mim e eu possa finalmente dizer o que é que eu preciso do outro ou que eu não preciso que o outro faça comigo. Tentando quebrar esse sistema e ficar em paz com a minha hipótese sendo refutada, porque a insistência na falha tá me levando para um caminho muito perigoso de autorejeição. Foda Manu, obrigada mais uma vez!
@brisaribeiro93433 жыл бұрын
Vc é uma pessoa que ama o que faz, é bem nítido isso, a sua empolgação em explicar e aprender cada vez mais sobre a mente humana e suas interações. Fez todo o sentido, vou pensar mais sobre, obrigada!
@hericcardoso60083 жыл бұрын
Tô apaixonado por esse conteúdo.
@mary_who2 жыл бұрын
INCRÍVEL DE TÃO MARAVILHOSO
@raquellitteriodebastos89083 жыл бұрын
A fenomelogia já tinha falado isso. Mas foi massa...
@studiesonly96793 жыл бұрын
Eu tentando dormir cedo há muito tempo, desde que quarentena começou, são 1:45 da manhã e resolvo assistir esse vídeo. 👁️👄👁️
@jenneracciolysantiagoramos2780 Жыл бұрын
Muitíssimo obrigado
@daniellevieiranovanta3 жыл бұрын
Esse vídeo tinha que continuar… parte 2, 3, 4 …. Você é maravilhoso! Gratidão 🙏
@thaylastar2 жыл бұрын
é assim que nasceu machine learning? hahaha perfeito, obrigada Manu!
@gege89923 жыл бұрын
Ai que saudade
@vascogun2 жыл бұрын
Desse vídeo me veio o pensamento do não-haver, que li em textos do MD Magno, que poderia ser o fora do haver, que seria impossível, sendo que no momento em que criamos uma hipótese, ela há.
@luisanunesdeoliveira36343 жыл бұрын
Q bom receber vídeo do Manu, sempre uma boa surpresa
@vitordesa46923 жыл бұрын
Explicou muito bem sim.
@freud.implica2 жыл бұрын
Excepcional 👏🏻
@jenneracciolysantiagoramos2780 Жыл бұрын
Tu é brm inteligente e define bem sua explicação
@CamilaSoares-es2ph3 жыл бұрын
Bastante esclarecedor.
@manifernandavaz35352 жыл бұрын
Maravilhoso esse vídeo
@danielaguimaraes95983 жыл бұрын
Paulada na moleira hoje 😅 Obrigada por isso Manu ;)
@marianasoaresdouradinho54713 жыл бұрын
Esse vídeo foi muito esclarecedor!!! Agradeço.
@NelsonShiraga2 жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso, Manu! Muito obrigado! Por ele e por muitos outros. Me fez lembrar muito a frase de Marlow sobre o martelo.
@milenamarquesx3 жыл бұрын
Muito bom!!!
@marcosvitcoski3 жыл бұрын
Helllo! Conheci o canal por acaso e recentemente. Estou adorando As vezes e acho que tenho tantas máscaras e cada uma delas comete e repete erros, que eu nem sei onde começar, as vezes eu nem sei quais ou qual deles sou eu ou não.
@Tata-jx8xs3 жыл бұрын
você ter essa consciência já é um excelente principio 🌟 não resolve mas potência a possibilidade. ..
@jacyaradecarvalho73243 жыл бұрын
Estou maratonando seus vídeos Manu. Conteúdo bom demais. Fica aqui minha admiração e agradecimento. ABS. 😍
Nossa, eu fazia mto isso! O companheiro agia de uma forma desagradável e eu ficava justificando: “Ah, ele não fez isso por causa daquilo.” E no final ainda plantava a imagem da boazinha e compreensiva pra mim mesmo. 😮 Eita choque de realidade da porra! 😂 Partiu, ver a realidade é enfrentar o conflito. Pqp…