Aumenta o preço pq o numero de leitores caiu, o número de leitores cai pq o preço aumentou, aumenta o preço pq o número de leitores caiu...
@marciorennerc6 сағат бұрын
Sem contar os colecionadores ...
@dyel19755 сағат бұрын
Resumindo: Um autêntico círculo v1c1050!!!
@lumaerex4 сағат бұрын
Tostines vende mais pq é fresquinho ou é fresquinho pq vende mais?
@TheSilns8 сағат бұрын
Lendo os comentários, e triste ver como a galera ou é ignorante, de burra mesmo, ou só inocente porque, qual é, a desculpa do papel não é a verdade e não voga. Há quadrinhos saindo a torto e a direito. O aumento do custo, final, é simples e somente por/pelo que foi batido aqui a minutagem 3:48 . Quem vê como a desculpa esfarrapada dado há anos da crise do papel é muito broco. Fora que, sejamos bem francos agora, a Panini, principal editora brasileira, lança o preço absurdo e o cliente babaca compra; chia, mas compra; e daí a engrenagem segue firme. Enquanto houver os que comprem, dessa ou daquela forma, apoiando o preço que é um assalto, dessa e daquela forma, vai continuar essa piora irreal.
@ivansoares54774 сағат бұрын
Vc disse quase tudo que vejo nos últimos anos. Eu evito fazer esses comentários pra evitar certos tipos de pessoas(que daqui a pouco talvez irá responder vc tbm). A questão da elevação de preço, eh apenas pra tirar proveito de onde nossos queridos governantes veem onde está girando uma qntidade boa de grana.
@matheushoeller93748 сағат бұрын
Tenho 21 anos e compro quadrinhos desde o lançamento da coleção capa preta da salvat e coleção histórica da Panini, ao qual foram excelentes portas de entrada, tanto em história quando acesso econômico... Nos últimos dois anos minhas compras se reduziram extremamente, cada vezes os quadrinhos estão mais caros, um mangá que antigamente pagaria 17,90 como lobo solitário, hj pagaria 40 reais
@SamukaMarinho8 сағат бұрын
Sobre a pesquisa RETRATOS DA LEITURA, tão importante quanto saber quem se considera leitor é entender o que a pesquisa define como UM LIVRO. Um gibi de 24 páginas com 80 balões é comparável a uma obra de Brandon Sanderson com 1.400 páginas? Não estou questionando profundidade, densidade ou importância… até porque a mesma pesquisa destaca que a Turma da Mônica formou muitos leitores. Lembram do termo “LIVRO DE CABECEIRA" ou da pergunta "QUAL LIVRO VC TÁ LENDO"? Eles sugerem que passar três meses com um único livro não só é aceitável, mas muitas vezes louvável. No entanto, o mercado de HQ atual é fortemente impactado pelo colecionismo e consumismo, onde lotar a estante e fechar 5 títulos por semana se tornam os objetivos principais. Hoje, mesmo com a popularidade dos Omnibus e encadernados, ler "UM LIVRO" por trimestre só é insignificante dentro da nossa bolha de quadrinhos.
@TerencioHorto-iw7fq8 сағат бұрын
Eu reduzi as compras, falta espaço. Melhorou, mas quadrinhos ainda tem um público muito fechado. O consumidor que compra da Mino, CZ, PN é o mesmo. Não dá conta, tem que expandir.
@alexandrecristiano91787 сағат бұрын
Tava com saudade do meu jornal noturno de domingo ❤
@TerencioHorto-iw7fq8 сағат бұрын
O que sustenta as editoras de pequeno médio porte é público mais velho (35-45). Não tem geração nova de leitores, aparentemente.
@libnitelesСағат бұрын
Ter, tem, vá numa livraria e você verá. Mas eles consomem Manwhuas e Mangás. Gibis como o Incal são consumidos por essa faixa etária que você citou.
@jeffersoncristiano14 сағат бұрын
23% ainda parece pouco... Sempre fui leitor assíduo, mas comigo as compras caíram bem mais que 14%...
@TerencioHorto-iw7fq8 сағат бұрын
Só consigo comprar quadrinhos porque tenho bom salário e tenho quase 40. Mercado está ruim para formar novos leitores.
@adrswa8 сағат бұрын
Acho que não tem problema nenhum no mercado de HQs, pois até vão fazer uma lei para proibir descontos!!! Já tem o monopólio da fabricante de papel e agora, alguém entendeu que a Livraria, para tomar o capuccino nos fins de tarde, não pode acabar!!! Que acabem os descontos no mercado online, o último lugar que ainda garantia uma certa acessibilidade às HQs e livros!!!!!
@edglejr17 сағат бұрын
nessa black friday pra mim ficou mais claro o absurdo q os preços hj em dia estão, vendo quadrinhos lá com preço de 100-120 reais aí quando reparava esse era o preço com 50% de desconto, os preços estão tão absurdo q até com 50% à menos no valor (oq já é um baita desconto) eles continuam caros poq o preço de capa só aumenta
@emersonmarques47519 сағат бұрын
❤ Finalmente o Giro voltou!!!! ❤ 🎉🎉🎉🎉🎉
@irineuruiz57888 сағат бұрын
Como funciona o mundo visto pelo papel: quando o preço aumenta os quadrinhos aumentam no mês seguinte. Quando o preço do papel cai, se analisa o futuro, diz que vai aumentar no futuro e aumentam o preço tb
@lusccabarboza17894 сағат бұрын
Já tava com saudades de vocês :)
@ogaratuja8 сағат бұрын
O Giro tava fazendo falta!
@elthonrevoredo7 сағат бұрын
Uma coisa que eu gostaria de saber mais, é o quanto a mídia quadrinhos é dependente do papel. Filmes por exemplo, mesmo com o fim das mídias físicas, e diminuição do número de salas de cinema, é uma midia que ainda segue produtiva. Mesma coisa com a música, sera que o futuro dos quadrinhos é o digital?
@kantami48667 сағат бұрын
Esse futuro já chegou, vide os webtoons da vida. Problema é convencer a pagar pelo digital
@batatinhacomics7 сағат бұрын
@@kantami4866Se ainda precisa convencer a galera a pagar, esse futuro ainda não chegou. Vai chegar quando todos estiverem pagando por um acesso digital igual fazem com Netflix, Spotify, PlayStation Network, etc. Esse futuro sim, dos filmes, músicas e jogos digitais, já chegou.
@rodrigomacedo74638 сағат бұрын
Matando saudade do Girão!
@TerencioHorto-iw7fq8 сағат бұрын
Tem monopólio na produção de papel.
@kantami48667 сағат бұрын
Governo tem que criar uma estatal pra combater a Suzano haha
@eduardo-a.p.6 сағат бұрын
Governo federal tava comemorando que abriram mais uma produção de celulose para Suzano.
@biancansf4 сағат бұрын
todas as editoras brasileiras deviam se unir e boicotar a suzano.
@renatomesquitapereira32196 сағат бұрын
500 e tantos mil de apoio numa única catarse! Impressionante 😮
@strougt2 сағат бұрын
Queria entender qual é a ideia do pessoal que acha que fazer edição de luxo da bom!! Parece que é tipo: estamos vendendo pouco, o que precisamos fazer?? Simples, vamos aumentar os preços e fazer só edição de luxo. Aí todos os brasileiros vão comprar mais!!😅
@jeimersonn7 сағат бұрын
4:35 Pipoca & Nanquim e derivadas
@dyel19755 сағат бұрын
Esse é o problema; Gibi bom, infelizmente, virou sinônimo de gibi caro!!
@Lucas-AndradeСағат бұрын
Quadrinhos virando artigo de luxo é algo q começou com as coleções de lombada da salvat, dae veio o surgimento de editoras focadas no luxo (Darkside, PN, Cz...) e assim chegamos aqui, é incrível o pessoal só conseguir perceber agora uma parada q tá rolando a uma década
@andreribeiro44067 минут бұрын
O pessoal do canal são amigos das editoras que vc citou . Isso já responde a sua duvida . É tendencia é piorar .
@matheus.bonfim6 сағат бұрын
Esse lance de "edição de colecionador" é uma praga, pode ser muito bom para as editores mas estamos vendo que isso não se sustenta, daqui a pouco vão lançar sob demanda porque só querem exclusividade e baboseiras para enfeitar a edição. Enquanto não for acessível, não vai ser um hobby popular.
@rodrigomonteiro-f3o8 сағат бұрын
Papel com demanda baixa = preço HQ não baixa... são as "leis do mercado capitalista" ...
@guitogomes3 сағат бұрын
Pois é. A lógica só funciona quando é para subir o preço.
@monicazieg8 сағат бұрын
O pesquisador ainda ta com a Abril na cabeça... aquela passada de pano na Suzano basiquinha
@eduardorodriguesalves27087 сағат бұрын
O Brasil é o maior exportador de celulose do mundo, mas só o sexto em produção de papel. O caso da Suzano não é passar o pano, mas ocorre que a produção de papel no Brasil é majoritariamente do tipo kraft, ou popular papel marron, usado para embalagens. Esse papel é produzido por diferentes fabricantes no país. Já os papeis nobres, voltado para leitura e escrita, só a Suzano fabrica em grande escala. Não há nada que impeça a Klabin ou a Eldorado de fabrica-los, ocorre que eles não tem interesse, não vislumbram rentabilidade nesse mercado.