Рет қаралды 34,725
O vitiligo é uma condição autoimune que afeta a pigmentação da pele, resultando em manchas brancas. É importante estar ciente dos sinais e sintomas iniciais do vitiligo, a fim de procurar atendimento médico precoce e receber um diagnóstico e tratamento adequados. Neste vídeo, discutiremos quais os primeiros sinais de vitiligo e o que você deve observar.
Manchas brancas na pele
O sintoma mais comum do vitiligo é o aparecimento de manchas brancas na pele, que podem ser encontradas em qualquer parte do corpo. Essas manchas são o resultado da perda de células pigmentadas da pele, conhecidas como melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele. As manchas podem começar pequenas e, com o tempo, aumentar de tamanho e se unir a outras manchas brancas.
As manchas brancas podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns em áreas expostas ao sol, como mãos, pés, braços, rosto e pescoço. Em alguns casos, as manchas brancas podem aparecer em áreas de pele queimada pelo sol.
Manchas brancas no cabelo e nas sobrancelhas
O vitiligo também pode afetar o cabelo e as sobrancelhas, resultando em manchas brancas. Essas manchas podem ser mais difíceis de detectar do que as manchas brancas na pele, especialmente se a pessoa tiver cabelos claros. No entanto, se você notar manchas brancas no cabelo ou nas sobrancelhas, especialmente se aparecerem de repente, pode ser um sinal de vitiligo.
Mudança de cor nos lábios e na boca
O vitiligo pode afetar a cor dos lábios e da boca, resultando em manchas brancas ou descoloração. Isso pode ser mais difícil de detectar, mas se você notar uma mudança na cor dos lábios ou dentro da boca, é importante procurar atendimento médico.
Coceira ou sensibilidade na pele
Algumas pessoas com vitiligo podem experimentar coceira ou sensibilidade na pele afetada. Isso pode ser devido à perda de melanócitos e danos aos nervos na pele.
Conclusão
O vitiligo é uma condição autoimune que afeta a pigmentação da pele, resultando em manchas brancas. Os primeiros sinais incluem manchas brancas na pele, cabelo e sobrancelhas, mudança de cor nos lábios e na boca e coceira ou sensibilidade na pele. É importante procurar atendimento médico se você notar qualquer um desses sinais para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado. O tratamento precoce pode ajudar a retardar a progressão da doença e melhorar os sintomas.
Canal criado para fornecer informações de forma simples e prática, além de trazer conhecimento a todas as pessoas que buscam uma pele mais bonita e natural.
Somos um grupo de 4 médicas, com formação e Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM), com Título de Especialista em Dermatologia.
Neste canal, abordaremos os principais problemas de pele e dos cabelos. Seja bem-vindo!
----------------------------------------------------
Dra. Carolina Freitas - Médica Dermatologista
CRM-SP: 156448 / RQE: 66408
Dra. Débora Moreira - Médica Dermatologista
CRM-SP: 150448 / RQE: 65646
Dra. Juliana Toma - Médica Dermatologista
CRM-SP: 156490 / RQE: 65521
Dra. Laila Adrieli Vieira - Médica Dermatologista
CRM-SP: 156492 / RQE: 80204