Professor HOC, PORTUGAL chegou no BRASIL para EXPLORAR?!

  Рет қаралды 48,574

Marcelo Andrade

Marcelo Andrade

Күн бұрын

Пікірлер: 858
@GervasioJacinto
@GervasioJacinto 2 ай бұрын
Quem leu Pero Vaz de Caminha sabe que o nome dado ao Brasil era terra de Vera Cruz.
@alexandrinacosta1291
@alexandrinacosta1291 2 ай бұрын
Era mais a margem costeira.
@12ze34
@12ze34 2 ай бұрын
@@alexandrinacosta1291 Assim começaram todos.
@diogomendespersonal
@diogomendespersonal 2 ай бұрын
"Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar."
@saboresnaturais9274
@saboresnaturais9274 2 ай бұрын
Isso é a prova de que divulgar o Cristianismo era também prioridade.​@@diogomendespersonal
@diogomendespersonal
@diogomendespersonal 2 ай бұрын
@@saboresnaturais9274 lógico, estavam seguindo uma profecia e uma missão, acaso não sabeis que a Ordem de Cristo capitaneada por Pedro Alvares foi fundada por ex Templários? A Ordem de Cristo possuía Sacerdotes, Irmãos de caridade e uma ordem terceira de leigos consagrados. A maioria das pessoas acham que o que levou os portugueses a desbravar os mares foi pura ganância, mas não foi, foi por caridade e piedade também. Basta procurar a profecia revelada a Dom Afonso Henriques na batalha que deu origem a Portugal e verás do que se trata as navegações.
@vascobessapereira3081
@vascobessapereira3081 2 ай бұрын
É espantoso como a cultura do malandro seja tão bem apreciada ao invés da cultura do trabalho, o Brasileiro ser associado a ser muito trabalhador deveria ser uma honra!
@Alan123-m8b
@Alan123-m8b 2 ай бұрын
Isso acontece por causa do Estado, desde sempre muito poderoso (desde 1500), então é trabalhar para enriquecer políticos. Ser malandro é uma forma de burlar a burocracia que só favorece àqueles que já são grandes.
@GuilFernandes
@GuilFernandes 2 ай бұрын
Melhor frase que ouvi sobre o assunto!
@TheHAZ1983
@TheHAZ1983 2 ай бұрын
@@Alan123-m8b trabalhar pra enriquecer políticos? O Império funcionava bem diferente disso que você se refere, não sabia, não?
@EdilsonRibeiro-o8h
@EdilsonRibeiro-o8h 2 ай бұрын
​@@TheHAZ1983Império? É tudo farinha do mesmo saco, é exaltar e sustentar burguesia, quem tem que ter vida de Rei é o povo que se lasca de trabalhar de Sol a Sol.
@eliasfalda5773
@eliasfalda5773 2 ай бұрын
Honestamente. Honestidade não é virtude é obrigção
@Paulo.cesar.0
@Paulo.cesar.0 2 ай бұрын
Eu gosto das análises do hoc,mas abri meus olhos quando ele fez um vídeo sobre a Polônia e,simplesmente não citou o santo Papa João Paulo II na história polonesa, ignorar a luta do papa contra o comunismo é negar a história, mostrou pra mim que ,hoc tem Richa contra católicos .
@MarcoReuss642
@MarcoReuss642 2 ай бұрын
Mas ele é judeu e não cita rabino… isso se chama ciência sem ortodoxia religiosa
@danieldgconstrucao8089
@danieldgconstrucao8089 2 ай бұрын
Isso que eu chamo de idolatria, o cara merece desconfiança só porque não citou o nome do papa, pelo amor de Deus!!!
@amandasilvadebarros3891
@amandasilvadebarros3891 2 ай бұрын
​@@danieldgconstrucao8089não é por isso, é porque a luta de Karol vítima faz parte da história da polícia. Vc gastando ou não de João Paulo segundo e da igreja católica.
@amandasilvadebarros3891
@amandasilvadebarros3891 2 ай бұрын
​@@MarcoReuss642não é ciência, é um fato que João Paulo segundo é a igreja católica faz parte da porra da história.
@MarcoReuss642
@MarcoReuss642 2 ай бұрын
@@amandasilvadebarros3891 Porra, então abra um vídeo sobre História e impacto da religião na humanidade explicado por um padre e não sobre geopolítica da Polônia explicado por um professor. Pelos simples fato de que geopolítica (professor HOC) é uma ciência laica. Entendeu?
@mariaodeteneveskobayashi2364
@mariaodeteneveskobayashi2364 2 ай бұрын
Alguém já ouviu falar do Dr Aristides de Sousa Mendes? Cônsul de Portugal em Bordeaux na França que durante a primeira guerra mundial salvou milhares de judeus.
@fernaodias2591
@fernaodias2591 2 ай бұрын
Na segunda guerra mundial
@mariaodeteneveskobayashi2364
@mariaodeteneveskobayashi2364 2 ай бұрын
@@fernaodias2591 tem razão, me enganei, obrigada.
@jorgeferreira5157
@jorgeferreira5157 2 ай бұрын
Desculpe a correcção, não foi na primeira guerra mundial,foi na segunda guerra mundial!
@mariaodeteneveskobayashi2364
@mariaodeteneveskobayashi2364 2 ай бұрын
@@jorgeferreira5157 é verdade, já corrigi na resposta anterior. 🇵🇹
@pikulitu
@pikulitu Ай бұрын
Tal como Carlos Sampaio Garrido e Joaquim Carreira. Foram considerados Justos das Nações
@ApocalypseCyber
@ApocalypseCyber 2 ай бұрын
O Hoc podia ir dormir sem essa. Brilhante react.
@Villa-Canislupus-uo6pk
@Villa-Canislupus-uo6pk 2 ай бұрын
Jvdëv político-sionista, liberal, novista. Não tem como ser pior pro interesse interno do Brasil do que isso.
@irenefeijao8206
@irenefeijao8206 2 ай бұрын
Sao estes doutrinadores, como o dr.Hoc...que , com estas construçoes bizarras...do seu Hoquismo...fazem os portugueses detestar um povo, que centenas. de anos consideramos ..irmao.... e tratamos. Com reciprocidade politica!...
@AugustusCaesarBCE
@AugustusCaesarBCE 2 ай бұрын
O HOC chama o Trump de extrema-direita. Há viés
@zarunxo
@zarunxo 2 ай бұрын
e o trump é extrema direita, ultra conservador que ja por mais que uma vez lançou a ideia de criar uma ditadura na América, principalmente ha 2 semanas nem isso "Se for eleito vocês não precisam mais de votar de 4 em 4 anos"
@antoniopatricio8760
@antoniopatricio8760 2 ай бұрын
Nem sabia disso. Isso explica muita coisa
@Frausmsk11
@Frausmsk11 2 ай бұрын
Ele de conservador não tem NADA
@zarunxo
@zarunxo 2 ай бұрын
@@Frausmsk11 aí não? Ok, e eu a pensar que os conservadores defendiam a religião, a não entrada de imigrantes, o pensar no América first os outros não interessam.
@renjom
@renjom 2 ай бұрын
@@zarunxo tendi porra nenhuma cara, só esse ''america first'' q conheço, e o fato dos conservadores defenderem religião e ''outsiders out'', conserte sua gramática por favor, vc escreve corretamente mas não está organizando bem as palavras, por isso falei pra consertar sua gramática, por exemplo, vc disse '' o pensar no américa first os outros não interessam", não vejo concordância, por favor corrija isso amigo.
@soniamrocha2621
@soniamrocha2621 2 ай бұрын
Parabéns pelos seus excelentes exclarecimentos. Sou portuguêsa, aprendemos na escola História de Portugal e quando estudamos o período da descoberta do Brasil, é com todo o respeito e consideração, aliás, como referiu, eram portugueses de além mar. Se o reino passou para o Brasil, acho que está tudo dito!
@joe4me
@joe4me 2 ай бұрын
Tá bom... Agora pergunte pro resto de Portugal. Eles não pensam como o senhor.
@tiagopinheiro1450
@tiagopinheiro1450 2 ай бұрын
Portugal fez muita história e somos parte dela. A cultura brasileira tem fortes raízes portuguesas!
@last0exile
@last0exile 2 ай бұрын
Sonia, só tenho pena de ti, coitada
@soniamrocha2621
@soniamrocha2621 2 ай бұрын
@@last0exile Desejo-lhe muita felicidade e luz na sua vida. Sou uma pessoa de paz e de bem, não reajo a comentários menos positivos com respostas negativas, já há tanta guerra no mundo, façamos paz sempre que possível
@nunomoreira2171
@nunomoreira2171 2 ай бұрын
​@@joe4me como português posso te dizer que a história de Portugal que e estudada na escola e com base em registos históricos. Não são inventados. E a história de Portugal e complexa Não e só a descoberta do brasil. A história de Portugal e muito mais.
@matheusfrota95
@matheusfrota95 2 ай бұрын
Professor Marcelo sempre com muita humildade e conhecimento PROFUNDO. Muito respeito desde Portugal.
@helderalmeida5731
@helderalmeida5731 2 ай бұрын
Sou português fã do HOC e mais recentemente do Marcelo De Andrade. A verdade é que desde que comecei a assistir o Professor HOC, sempre denotei que ele, quando fala dos “grandes impérios “ do passado, ele não fala do império português ( que , sem querer ser imperialista, foi o verdadeiro primeiro império global). É óbvio que toda a “colonização “ teve erros e excessos mas, de um ponto de vista generalizado, o império (e colonização) português foi o “menos pior “ de todos os outros. E, não me baseio no fato de EU ser português, são simplesmente fatos históricos.
@brunobarreto6017
@brunobarreto6017 2 ай бұрын
A menos que esse menos pior seja uma diferença absolutamente brutal, eu prefiro entender que alguém sequer se dar ao trabalho de menciona-la como um meio de aliviar a barra dos portugas(vulgo passar pano), já é por si só um ato de viés repreensivel. Resumindo numa analogia, nenhum marido abusivo ganha pontos por bater na sua esposa somente três vezes essa semana, ao invés de cada dia dela, e se Portugal foi, como você mesmo admitiu um império violento e abusivo, então a fala deveria acabar aí, numa devida e justa condenação do condenável, mas ao invés disso, busca vias de "ah, mas é menos pior". Como disse, passação de pano não diz muito sobre quem tá tendo o pano passado, mas sim sobre quem está passando o pano. Portugal foi um império Violento, destrutivo e opressor e no fim das contas, isso é o que realmente importa.
@Veigacardoso
@Veigacardoso 2 ай бұрын
Sou brasileiro e concordo plenamente com você! E não é porque sou descendente de português também, mas por conhecer a nossa história.
@carlosmarcelino7
@carlosmarcelino7 2 ай бұрын
@@brunobarreto6017 Escolheu o exemplo que melhor lhe convinha. Parta da ideia de que todos os impérios foram nefastos para os ocupados mas houveram alguns menos prejudiciais. Compare o império espanhol com o português. A américa espanhola dividiu-se em dezenas de países mas o brasil manteve e até expandiu as suas fronteiras apesar dos portugueses serem infimamente menos em população residente, significando isso uma delegação de poderes nos autóctones. Sabe da guerra do ópio dos ingleses na china, dos impostos sobre o sal na índia? Sabe da fama de Pizarro nas atrocidades que provocou? Conhece alguma figura portuguesa com a mesma contribuição. Podia passar um dia a mostrar-lhe diferenças mas não tenho a certeza que entenda.
@sampaapps9120
@sampaapps9120 2 ай бұрын
​@@brunobarreto6017, arranque o seu sobrenome. Você demonstra ter ódio por Portugal. Não merece carregar o sobrenome luso.
@jgnogueira
@jgnogueira 2 ай бұрын
Infelizmente isso é padrão da geopolítica do hemisfério anglo eles acham que a história começou com os ingleses do nada.
@bluebird2604
@bluebird2604 2 ай бұрын
Percebi que este canal corrige a história contada errada do outro lado político também, eu já sabia sobre o Churchil. Espero que continue assim .
@joaoabrantes1094
@joaoabrantes1094 2 ай бұрын
Bla Bla Bla. É só treta. Chamem se como quiserem. Espalhou se ao comprido. Qual euro ou eira. Orgulho lhe me de ser português criamos um imenso país.
@danielabenettisantana412
@danielabenettisantana412 2 ай бұрын
Os portugueses atuais não fazem parte da história do Brasil!!! Os portugueses atuais não criaram NADA do Brasil!!! O BRASIL é uma construção dos brasileiros e dos antepassados dos BRASILEIROS!!! Os portugueses atuais NUNCAAA nem pisaram no Brasil!!! O BRASIL é uma construção dos europeus do PASSADO e dos BRASILEIROS!!! E os europeus e africanoss que vieram criar o Brasil tem descendentes BRASILEIROS!!! Prova que os portugueses tem consulados no Brasil como os angolanos e venezuelanos!!! Os portugueses são no máximo donos de PADARIAS no Brasil!!! Os juízes e doutores do Brasil são os BRASILEIROS!!! E quem desenvolveu meu país foram os ITALIANOS e ALEMÃES!!! Países com presenças somente de portugueses são ANGOLA e Moçambique!!! Dois países atrás do Brasil em TUDO!!!! E portugal é um país criado por MOUROSS e ROMANOSS!!!! Até castelos dos MOUR0SS AÍ EM PORTUGAL TEM!!! Prova que o Brasil não lembra em nadaa Portugal!!! Nenhuma cidade de Portugal lembra SÃO PAULO!!! Os descendentes dos criadores do Brasil são os BRASILEIROS!!!! Prova que os brasileiros são os juízes e doutores do Brasil!!! Os portugueses são no máximo donos de PADARIAS no Brasil!!!! Os portugueses até pagam multa na polícia Federal depois de 90 dias no Brasil!!!! 🇮🇹🇧🇷🇩🇪👏👏👏💪
@LuizDelbouxx
@LuizDelbouxx 2 ай бұрын
Segundo o HOC: Janeiro, Fevereiro são meses trabalhadores. O resto são meses pensadores! Kkk
@lxportugal9343
@lxportugal9343 2 ай бұрын
😀😀😀 ok essa teve piada
@gracietesantos1063
@gracietesantos1063 2 ай бұрын
😂
@susantiliacabrita3532
@susantiliacabrita3532 2 ай бұрын
Também pode juntar caloteiro é tudo palavras que acaba com eiro , é uma explicação muito sem nexo não estudou muito bem a história, é pena , o senhor fez bem rectificar ,
@andresaga5346
@andresaga5346 2 ай бұрын
Irmão eu dei uma risada sincera. Obrigado
@nataliacunha1860
@nataliacunha1860 2 ай бұрын
🤔😂😂😂
@Jmsn09
@Jmsn09 2 ай бұрын
Professor HOC domina a arte de falar asneiras de maneira eloquente.
@prk30
@prk30 2 ай бұрын
Qual asneira ele falou?
@igormarins1227
@igormarins1227 2 ай бұрын
Eu concordo em parte com o HOC, quando ele diz que nós não construímos uma identidade como povo. Mas há um erro grotesco ao dizer que os Portugueses não viam no Brasil o potencial de habitação, dizer que eles apenas invadiam os lugares e sugavam matéria prima como se os portugueses fossem gafanhotos. O propósito de Portugal sempre foi descobrir terras, converter nações pagãs ao cristianismo e formar nessas nações parte de seu reino, ora Portugal era um reino minúsculo, a própria sobrevivência de Portugal dependia de sua expansão marítima e territorial. Da forma que contam a história das colonizações parece até que Portugal era uma máquina de guerra tal qual a Alemanha Nazista, faziam o 'blitzkrieg' roubando matéria prima, forçando as pessoas a se converterem e destruindo civilizações, quando esta nação era na verdade uma minúscula faixa territorial do tamanho do Pernambuco com uma população de 1 milhão de habitantes, menor do que muitos feudos do reino de Castela atual Espanha. Acho que quando falam de colonização e de Portugal, confundem com a colonização inglesa e holandesa estas sim verdadeiramente genocidas cujo único propósito era sugar toda matéria prima, no caso holandês ainda havia alguma preocupação comercial. Acho que a nossa identidade brasileira está intrínseca na identidade portuguesa, não somos indígenas e nem netos de indígenas, na verdade a população indígena é uma minoria quase imperceptível.
@Rotebuehl1
@Rotebuehl1 2 ай бұрын
Com certeza que os brasileiros tem uma identidade propria! Nao tem nada a ver com "construir"!!!
@miguelaraujo3280
@miguelaraujo3280 2 ай бұрын
"Portugal veio pra evangelizar", os Tamoios, Caetés e os Goitacazes que o digam 🙄🙄🙄
@sampaapps9120
@sampaapps9120 2 ай бұрын
​@@miguelaraujo3280, foi evangelização, expansão territorial e empreendimento comercial. Tudo junto e misturado.
@sampaapps9120
@sampaapps9120 2 ай бұрын
Exato
@joaochainhonunes
@joaochainhonunes 2 ай бұрын
​@@miguelaraujo3280há uma parte da História inicial do Brasil muito mal entendida sobre o "genocídio" das tribos indígenas. Os europeus aproveitaram a rivalidade entre as tribos e estes aproveitaram a rivalidade entre os europeus (portugueses, franceses, holandeses, principalmente). Foi a união entre tribos e europeus que desencadeou uma guerra fratricida entre indígenas que levou à expulsão dos franceses e holandeses do território brasileiro e ao aniquilamento das tribos aliadas destes europeus. Poderia ter resultado no oposto, portugueses expulsos do território brasileiro com o aniquilamento das tribos suas aliadas. E dizer que mesmo as tribos aliadas dos portugueses desapareceram, é incorreto: essas tribos acabaram por se integrar (muitas vezes sem opção) na cultura brasileira, principalmente através de casamentos. Nem todos os brasileiros são descendentes dessas tribos, como nem todos são descendentes dos colonizadores europeus, mas a genética indígena está espalhada por todo o Brasil (sem contar com os indígenas "puros").
@joaosoares3861
@joaosoares3861 2 ай бұрын
Parabéns, brilhante analise, como sempre. Um dos poucos estudiosos, não preconceituoso do Brasil. O conhecimento liberta, do ponto de vista histórico, somos parte da mesma Nação. Viva o Brasil, viva a pátria mãe.
@veronicabatista3018
@veronicabatista3018 2 ай бұрын
Grande Mestre Marcelo! Muito obrigada por transmitir seu enorme conhecimento!
@dosediariadecrypto3509
@dosediariadecrypto3509 2 ай бұрын
Esse tipo de correção tem um valor gigantesco!
@anamariac.b9392
@anamariac.b9392 2 ай бұрын
Eu vi esse vídeo no Instagram, mas não tive tempo de responder nem comentar. Que bom que o senhor já esta fazendo muito melhor por mim ! Essa foi gritante... Desconhecendo inclusive a questão de Portugal ser um país católico, muito ligado a igreja, e a missão tinha também pretensões de estender a fé e salvar almas. Uma fala assim ignora a própria história do cristianismo. Eu quase sugeri o nome de Português de além mar, só para provocar uma busca aos livros 😂kkkk Porém ouço e gosto do professor HOC. Mas essa fala não foi feliz. Intelectualismo X fé. Como Será isso ?
@marcelomolinari8388
@marcelomolinari8388 2 ай бұрын
Isso é um Liberal limpinho. Não me pega mais
@thiagovieira9377
@thiagovieira9377 2 ай бұрын
La ele
@henrylayard9833
@henrylayard9833 2 ай бұрын
@@thiagovieira9377😂😂😂pensei no mesmo
@luanassis9842
@luanassis9842 2 ай бұрын
Parabéns pela análise, Marcelo!
@paulosilveira2988
@paulosilveira2988 2 ай бұрын
Em Portugal, julgo que a maioria das igrejas comemoram a festa de São José a 19 de março. O padroeiro da minha paróquia é São José e a festa litúrgica sempre foi a 19 de Março, muito antes de Pio XII ter alterado a festa do São José operário para o dia 1 de maio.
@CarlosSantos-ju8ct
@CarlosSantos-ju8ct 2 ай бұрын
Em Portugal o dia do pai é dia 19 de Março que é o dia de S. José.
@alex21081977
@alex21081977 2 ай бұрын
Saudações! No dia 19 de Março, a Igreja celebra a Solenidade de São José, Patrono da Igreja Universal. Neste dia é comemorada a entrada triunfante no céu do Justo esposa da B.V. Maria. No dia 1.o de Maio, na classe de Festa, e conforme explicado pelo Marcelo, celebra-se São José como o operário que tirou da profissão de carpinteiro, o sustento da Sagrada Família. Tal festa foi instituída por Pio XII. Portanto, no ano litúrgico, temos dois dias consagrados a São José. Portanto, Pio XII NÃO alterou a Solenidade de São José.
@evertonferreira6145
@evertonferreira6145 2 ай бұрын
Aqui no Brasil também é 19 de março o dia de São José, mas 1 de maio especificamente comemora São José operário/trabalhador.
@PVZ_36
@PVZ_36 2 ай бұрын
Existe uma certa confusão das coisas hoje por vários motivos… primeiro que a ideia de estado não era a ideia de estado hoje! Isso aparece principalmente com as repúblicas, porque antes aquilo que chamamos de estado hoje, era a coroa! Dentro do reino de Portugal existiam que eu saiba pelo menos 3 estados… na época eram subordinados a coroa e era a coroa que mantinha unido o reino ou império… mas a coroa não podia aumentar impostos quando queria por exemplo…Tinha de pedir “autorização” as cortes e aos concelhos justificando esse aumento de imposto para só depois cobrar! Existia uma espécie de negociação para atender á visão do rei. Só quando a coroa começou a centralizar o poder entre outras razões históricas é que dentro do que era Portugal foi-se formando um único estado! O catolicismo e todas as ordens religiosas que disso advém, era um estado aparte dentro do território de influência da coroa… hoje em dia temos tudo misturado, política, instituições, regiões administrativas controladas por um único governo e sistema, que a meu ver está condenado a falhar porque isso não é resonsabiliza as populações locais e sujeita-as ao que lhe oferecem… o que faz um país funcionar são as instituições independentes da política e não a porcaria que temos hoje que os políticos fazem o que querem e o que acham melhor para nós! A nomenclatura dos nomes eu não discuto mas no início o Brasil foi chamado de Terra de Santa Cruz. Nos Açores tem numa ilha com monte Brasil e lá não tem pau Brasil! Há coisas que não se entende por pura ignorância e do pouco que sei, eu sei que nomes se dão por vezes por um evento ou razão específica que culturalmente quando aceite assim fica, e isso é a identidade do brasileiro, uma terra nova que certamente tem muita história mas que só começou a ser registada com a chegada dos portugueses… Manaus por exemplo tem o nome por advento de uma tribo que lutou contra o português e disto muito mais exemplos certamente
@tygoufaynanchal3903
@tygoufaynanchal3903 2 ай бұрын
Comentário excelente. Muito obrigado pelo seu comentário. Concordo totalmente com você sobre a porc@ria que o Estado hoje se tornou, pois tudo é misturado, não há independência para várias regiões, excesso de centralização e muitas instituições falidas e inúteis.
@PVZ_36
@PVZ_36 2 ай бұрын
@@tygoufaynanchal3903 eu sou português mas do que vejo e comparando por saber umas coisas de história, esse tipo de gestão foi bastante eficiente na época. Aquilo que a nobreza fazia era um estado orgânico que cada família tinha a sua função… não eram só privilégios! dentro dos concelhos que são pequenas regiões em Portugal havia uma espécie de democracia onde proprietários e gentes de ofícios podiam votar numa espécie de “presidente” da comunidade… coisas assim… talvez um dia aprendamos com o passado para construir um modelo de “estado” mais eficiente
@marie3587
@marie3587 2 ай бұрын
@PVZ_36 havia uma ilha Brasil imaginaria ou real que situavam ou no Atlântico norte ou no Atlântico sul, talvez dai o monte Brasil há nomes que aparecem iguais ou semelhantes em locais diferentes brasil era nome de uma árvore conhecida na Asia devido à cor vermelha, não era só na America do sul que a descobriram e que servia para as tintas
@frapiment6239
@frapiment6239 2 ай бұрын
Caro Professor, algo que tbm deveria deixar de ser falado é de "colonização do Brasil" isso já resolveria metade das mentiras contadas sobre a história do Brasil. O Brasil não existia, foi fundado, expandido e construído durante mais de 300 anos pelos antepassados Portugueses dos Brasileiros. Portanto vamos falar da FUNDAÇÃO do Brasil que é o correto. Abraço
@PauloSaldanha1983
@PauloSaldanha1983 2 ай бұрын
Já estava para pedir react da Luciana Helena Galvão da Nova Acrópole, Professor HOC e Robinson Farinazzo do Canal Arte da Guerra. Gosto muito das análises do Professor!
@juliol77
@juliol77 2 ай бұрын
Nova Acrópole é seita.
@raisacra
@raisacra 2 ай бұрын
Lúcia Helena. Ela é maravilhosa
@amandasilvadebarros3891
@amandasilvadebarros3891 2 ай бұрын
​@@raisacrapara mim ela é uma maluca.
@gmoura6095
@gmoura6095 2 ай бұрын
O sonho molhado do Farinazzo é entregar o Brasil pra Rússia e China. Um sujeito completamente irrelevante. Sinto em lhe dizer, mas está perdendo tempo ouvindo esse cara. A menos q seja pra rir das bobagens q ele fala
@12ze34
@12ze34 2 ай бұрын
E bastava sentir orgulho em ser Brasileiro...
@luquinhastv-tr6ok
@luquinhastv-tr6ok 2 ай бұрын
5:10 o primeiro é o mais dahora viva Portugal 🇵🇹🇦🇴🇲🇿🇬🇼🇸🇹🇨🇻🇹🇱🇲🇴🇧🇷
@NunorebelFerreira
@NunorebelFerreira 2 ай бұрын
Como Português sempre ouvi os meus antepassados falarem do Brasil como as Terras de Vera Cruz... Que fundamento tem isto?
@nunomoreira2171
@nunomoreira2171 2 ай бұрын
Sim o primeiro nome foi terras de Vera cruz. Mas como fazia muito calor o ano inteiro foi apelidado de Brasil o termo vem de brasa o mesmo que falamos de brasa de uma fogueira.
@sergio7917
@sergio7917 2 ай бұрын
Já na Carta de Pêro Vaz de Caminha ao Rei, quando da descoberta do Brasil, ele chamou o território de “Ilha de Vera Cruz”. Ainda nesses primeiros anos, talvez em decorrência do primeiro ato oficial ao aportar, ter sido a celebração de uma Missa, o território passou a ser referido como “Terra de Santa Cruz”. Daí que chamar o Brasil de “Terra de Vera Cruz” ou “Terra de Santa Cruz” era, e em alguma medida ainda é, bastante comum.
@redmisetea8232
@redmisetea8232 2 ай бұрын
Bom dia querido professor! Muitíssimo obrigado pela defesa da verdade histórica. Que Deus lhe abençoe e que a Virgem santíssima lhe proteja sempre.
@Sandra_Caleiro
@Sandra_Caleiro 2 ай бұрын
Concordo plenamente com Prof. Marcelo, Na verdade, eu tenho um grande carinho pela cultura brasileira. Adoro o português com sotaque brasileiro, porque é extremamente bonito. Não acho que existam assim tantas diferenças culturais. Obrigada pelo vídeo
@pedraogarrett
@pedraogarrett 2 ай бұрын
KKKK. Tu é fod...a! Aprendo demais com você. Forte abraço.
@jenryramos6509
@jenryramos6509 2 ай бұрын
Parabéns Professor Marcelo, por mais uma excelente explicação da história do Brasil. Tem o meu respeito e admiração. 👏👏👏👏👏
@ricardomoreira3057
@ricardomoreira3057 2 ай бұрын
Sou do Portugal. Durante descobrimento, não havia ninguém que proclamasse terras; naquela época, ocorriam apenas conflitos entre diferentes tribos indígenas. Portugal, de fato, deve assumir a responsabilidade pelos seus crimes de escravidão. No entanto, os indígenas também cometeram ações semelhantes.
@MarcoReuss642
@MarcoReuss642 2 ай бұрын
Nunca leu a constituição das capitanias hereditárias e a promoção das sesmarias? Inclusive existia muita corrupção entre os sesmeiros e os posseiros…
@noonenone1205
@noonenone1205 2 ай бұрын
Ó Ricardo, és DO "portugal dos piquinino", de FATO, escondeste-te mas deixaste o rabo de fora ! CRESCE PRÁ VIDA.
@MarcoReuss642
@MarcoReuss642 2 ай бұрын
@@ricardomoreira3057 alguém explica pro portuga alguma coisa sobre Capitanias Hereditárias e a instituição de sesmarias?
@algoritmoalgoritmo4305
@algoritmoalgoritmo4305 2 ай бұрын
"Sou do Portugal" ? Mas que raio de ortografia é essa ? Deves ser da estirpe do Burro Hoc.
@miguelmoura2171
@miguelmoura2171 2 ай бұрын
"Sou DO Portugal" diz o Ricardo, tentando-se fazer passar por um português! Boa tentativa!
@raisacra
@raisacra 2 ай бұрын
Dia 1° de maio é dia de São José Operário. Dia de São José carpinteiro é dia 19 de março. Entendi o que quis dizer, mas só por chamar a atenção para a momenclatura de Carpinteiro para Operário. Mas o dia de São José mais festejado é 19 de março.
@pedroladislau1315
@pedroladislau1315 2 ай бұрын
Na verdade o dia 19 de março comemora apenas a pessoa de São José, sem fazer referência ao seu ofício. O nome latino da festa do primeiro de maio é Sanctus Joseph Opifex, que significa trabalhador, artesão, operário e marceneiro também.
@josea.bassini
@josea.bassini 2 ай бұрын
@@pedroladislau1315 ocorre que no dia 19 de março, também se comemora o Dia do Carpinteiro e do Marceneiro, data escolhida em alusão ao Dia de São José!
@joaochainhonunes
@joaochainhonunes 2 ай бұрын
Em Portugal (não sei se mais países) 19 de Março é também o dia do pai. Deveria ser o dia do padrasto, mas enfim... 😅
@luquinhastv-tr6ok
@luquinhastv-tr6ok 2 ай бұрын
Tá certo que no período que Portugal começou a usar a denominação ultramar o Brasil já era independente mas é um termo MT dahora
@fernandaabreu5625
@fernandaabreu5625 2 ай бұрын
Sou brasileira e sou mineira, e quem disser diferente comprará uma briga feia. Esse HOC é ridículo. Aff. Nem vou render.
@ricardosilva-yg6ik
@ricardosilva-yg6ik 2 ай бұрын
Fernanda, Portugal construiu o brasil , tenha orgulho no lindo país onde vive , enquanto outros só se aproveitaram .
@ricardosilva-yg6ik
@ricardosilva-yg6ik 2 ай бұрын
Fernanda , você é mineira, ouça os vídeos deste professor que ensina a verdadeira história do brasil,porque o que se ensina na escola do brasil é tudo mentira em relação a Portugal.
@andre.mateus
@andre.mateus 2 ай бұрын
Sou português açoriano. Adoraria um vídeo sobre a História dos Colonos Açorianos que foram para o sul do Brasil.
@Geraldo_Sem_Pavor
@Geraldo_Sem_Pavor 2 ай бұрын
Excelente análise, como habitualmente. Obrigado
@DoutorSpock2002
@DoutorSpock2002 2 ай бұрын
Ele "erra" feio em muitos comentários e análises que faz. Fala muito besteira e oculta muitas coisas de propósito o tempo todo.
@luisoliveira9135
@luisoliveira9135 2 ай бұрын
Quais os erros? O que ele ocultou? Você faz uma insinuação e não fundamenta a sua opinião!
@Villa-Canislupus-uo6pk
@Villa-Canislupus-uo6pk 2 ай бұрын
Jvdëv político-sionista, liberal, novista e lobista a serviço de uma galera bem antibrasileira.
@joe4me
@joe4me 2 ай бұрын
​@@Andr-XX7wtf... Olha só. O cara acha que o Brasil ficou independente de graça. Procura saber com que dinheiro Portugal pagou a Inglaterra para defender o território de ataques de franceses e espanhóis.
@luisoliveira9135
@luisoliveira9135 2 ай бұрын
@@joe4me , o Brasil ficou com toda a marinha portuguesa, é óbvio que o Brasil teve que indemnizar
@luisoliveira9135
@luisoliveira9135 2 ай бұрын
@@Villa-Canislupus-uo6pk , porque é que é anti-brasileira? Quando alguém faz uma insinuação, tem que argumentar e mostrar provas.
@davidvenancio9251
@davidvenancio9251 2 ай бұрын
Perfeita a explicação do professor, o problema de pessoas como o HOC, Eduardo Bueno, é que eles se perdem em ideologias políticas, ao invés de só transmitirem seus conhecimentos, destilam ideologias, preconceitos e tal, uma pena, porque vem uma pessoa que de fato sabe bem do que fala e desconstrói essas narrativas infundadas.
@ericarampinelli8104
@ericarampinelli8104 2 ай бұрын
Se fosse por esta lógica, maconheiro seria o cara que trabalha com maconha????🤣
@ericktamberg670
@ericktamberg670 2 ай бұрын
Há a profissão de "cocaleiro" na Bolívia. O ex-presidente Evo Morales foi sindicalista dos cocaleiros.
@omarcelo.andrade
@omarcelo.andrade 2 ай бұрын
😂
@gu6072
@gu6072 2 ай бұрын
@@ericarampinelli8104 assim como quem trabalha com cachaça, é cachaceiro. Usar a linguagem de forma tão frouxa, faz com que aos poucos venhamos perder a conexão com a história, e isso não é nada bom, a prova é o que fizeram com a verdadeira identidade do Brasil, pois pra maioria Portugal é algum tipo de demônio, quando nunca foi, e na verdade, os demônios estavam aqui entre nós, e nunca saíram daqui, estão no governo até hj.
@brunoalves2011
@brunoalves2011 2 ай бұрын
Não penso que o professor Hoc tenha feito esté vídeos com má intenção, más simplesmente dele uma visão própria de um assunto, fico admirado porque o nível cultural de e bastante alto, más penso que o grande forte dele e mais atualidade do que história, tem uma boa visão do mundo actual, seguramente não é formado em história, tão um como são pessoas que eu acompanho e com muito prazer, porque penso que são pessoas com uma narrativa baseada em factos e com um nível intelectual, muito elevado, mesmo não sendo Brasileiro admito que tenho muito a aprender com estes dois senhores.
@marlon5141
@marlon5141 2 ай бұрын
Exatamente, o pior é que tá cheio de brasileiro de QI83 esmigalhando o cara nos comentários, hoje em dia ter opinião própria é crime. Por mais que a visão dele possa conter erros históricos, não o vejo como alguém mal intencionado!
@airtoppa
@airtoppa 2 ай бұрын
Boa aula prof, melhor estudar e conhecer a história do que ouvir teorias.
@mikekiske
@mikekiske 2 ай бұрын
*A lendária Guerra dos Carecas.* Tô só pelo documentário do Thiago Brabo narrando esse épico moderno. 🤣🤣🤣
@malves_
@malves_ 2 ай бұрын
brilhante resposta professor!!!
@joaoalencarandrade533
@joaoalencarandrade533 2 ай бұрын
Tenho 68 anos. No antigo primário, década de 1960, os índios eram chamados de "brasilindios." Havia livro com essa denominação. Lembro bem disso.
@leonardchaves3128
@leonardchaves3128 2 ай бұрын
Professor, ótima aula. Eu moro em Marselha na França e gostaria de saber se o senhor já foi nas duas Catedrais daqui? Uma que fica no alto e a outra fica ao lado do Velho Porto, essa última que eu falei é algo surpreendente!!! Abraço!
@ApocalypseCyber
@ApocalypseCyber 2 ай бұрын
O Hoc é judeu, pode ter alguma bronca com Portugal. Entretanto ele está avançando rápido. Mas, se avançar rápido demais não será mais chamado à CNN e perde seus cachês.
@rudiguimaraes2146
@rudiguimaraes2146 2 ай бұрын
Ser judeu não faz diferença alguma em relação a argumentação dele. Quantos luso-brasileiros não dizem esses clichês todos os dias? Ou mesmo nega o facto de serem descendentes de portugueses, portanto os seus herdeiros?
@kinsmarts2217
@kinsmarts2217 2 ай бұрын
​@@rudiguimaraes2146Mas o HOC não é qualquer um, falaou pouco e falou errado.
@zitarodrigues7336
@zitarodrigues7336 2 ай бұрын
Ou será que Portugal é que tem algo contra ele? Os judeus chegaram há muitas centenas de anos, à Ibéria, fugidos de muitos locais do resto da Europa. Aqui estiveram centenas de anos e fixaram-se. Foram expulsos há 500 anos, mas um grande número de judeus descendentes regressaram e hoje, estão em todos os lados de Portugal.
@ricardomoreira3057
@ricardomoreira3057 2 ай бұрын
@@zitarodrigues7336 Eu sou Região norte Portugal mas isso não é vdd, Maioria judeus estão Portugal são bem tratados
@FraGuenon
@FraGuenon 2 ай бұрын
​@@rudiguimaraes2146você é simplesmente ignorante. busque ler mais até entender o porquê disso ser relevante.
@mariaodeteneveskobayashi2364
@mariaodeteneveskobayashi2364 2 ай бұрын
O Professor sempre muito assertivo!! Adorei ouvi-lo.👏👏👏
@alicefernandes4639
@alicefernandes4639 2 ай бұрын
A análise histórica é maniqueísta e reducionista vai fatalmente faltar com a verdade. Parabéns Marcelo Andrade
@carlosrobertodeoliveira1804
@carlosrobertodeoliveira1804 2 ай бұрын
Parabéns pela análise. Muito esclarecedora. Obrigado
@cacildafranca8197
@cacildafranca8197 2 ай бұрын
Nenhuma surpresa, judeus em grande parte são ressentidos com Portugal e Espanha.
@Alan123-m8b
@Alan123-m8b 2 ай бұрын
Será porque Portugal e Espanha ameaçaram tomar os bens e os filhos de judeus?
@Alan123-m8b
@Alan123-m8b 2 ай бұрын
Já ouviu falar em Diáspora Serfadita?
@cacildafranca8197
@cacildafranca8197 2 ай бұрын
@@Alan123-m8b Já, os judeus realmente foram perseguidos, mas muitos deles usam e abusam desses acontecimentos para demonizar os povos ibéricos.
@TaniaMaraKnorr
@TaniaMaraKnorr 2 ай бұрын
Sim.Foi muito certo a rainha e o rei queriam formar uma nação,os judeus estavam em grande número,inclusive na corte,os árabes tb estavam enchendo,era uma algazarra,eles foram mandados sair,vieram para o Brasil,fizeram bastante escravidão (q era o melhor negócio da época) e ficaram ricos de novo.pt
@MW_Asura
@MW_Asura 2 ай бұрын
Atualmente? Não?
@joaoferrao5774
@joaoferrao5774 2 ай бұрын
Como você bem salientou a história é orgânica e, portanto, é contraproducente tirar conclusões tomando como base apenas palavras ou informações superficiais.
@nunomoreira2171
@nunomoreira2171 2 ай бұрын
Os portugueses não era burros. Tem registos históricos. Atas de governantes e comandantes . A história está registada mas a sempre um ignorante que gosta de falar o que não sabe. Este senhor tem conhecimento.
@natalinaalmeida6777
@natalinaalmeida6777 Ай бұрын
Muito obrigado pelo seu esclarecimento!
@leandronogueirasalgadofilh9779
@leandronogueirasalgadofilh9779 2 ай бұрын
De acordo com o HOC, teria que ser judês ou hebrês; mineiro teria que ser minês; campineiro passaria para campinês ou campiniano. Há também os gentílicos que têm sufixo “ense”. É o caso de brasiliense, parisiense e israelense.
@ChristianoNazaCarazinho
@ChristianoNazaCarazinho 2 ай бұрын
Perfeito Professor, O HOC é bom sobre Guerra e táticas de guerra e Armamentos, mas aqui passou uma vergonha total , o cidadão quando começa ter visibilidade na internet quer ter entendimento sobre todos os assuntos, é melhor ele ficar falando sobre guerras, obrigado professor, Grande mestre !
@CarlosMacho1
@CarlosMacho1 9 күн бұрын
Sou apenas descendentes dos primeiros Reis de Portugal por genética e modo de ser mesmo , meu nome esta nos lusíadas e sou leitor de detalhes fascinantes da historia do Brasil, e concordo perfeitamente com esta opinião do Prof Marcelo
@labvirtualfree
@labvirtualfree 2 ай бұрын
Realmente os portugueses que vieram pra ca vieram com muito amor, muita paz, muito carinho, tanto que rapidamente surgiram os cafusos e mamelucos😂😂.
@vascobessapereira3081
@vascobessapereira3081 2 ай бұрын
realmente és índio puro sangue :) :)
@fatimasilva-mc9wx
@fatimasilva-mc9wx 2 ай бұрын
Se tivessemos sido colonizados pelos ingleses seriamos todos louros de olhos azuis porque eles nao se misturam com outros povos
@joaochainhonunes
@joaochainhonunes 2 ай бұрын
​@@fatimasilva-mc9wxmais corretamente seriam brancos (louros ou não, de olhos azuis ou não, porque os britânicos não são todos iguais), negros e indígenas sem um único pardo. Seria tudo raça "pura", sim. 👍
@marie3587
@marie3587 2 ай бұрын
​@@fatimasilva-mc9wx quem lhe diz que não seria india?!
@fatimasilva-mc9wx
@fatimasilva-mc9wx 2 ай бұрын
@@marie3587 veja a população Americana e Australiana onde eles são maioritariamente brancos . Os ingleses nao se misturavam com a população local. Ao contrário dos portugueses e espanhois que foram incentivados a casar com mulheres indígenas
@FranciscoCosta-ep2qo
@FranciscoCosta-ep2qo 2 ай бұрын
Concordo com sua explanação, brasileiro.
@Katuasvic1
@Katuasvic1 2 ай бұрын
O Prof. HOC por certo que não mediu bem a originalidade portuguesa na sua toponímia. Um exemplo eu nasci numa localidade chamada de Freixo de Espada à Cinta. Que nome o Prof, HOC que admiro na sua área de comentador politico e de economia mas (cada macaco no seu galho) qual o nome daria aos habitantes da localidade que referi? De certo que não diria freixenista e é na verdade esse nome, no entanto ele diria freixeniano. Outros exemplos os habitantes de Tomar são nabantinos que vem do seu rio Nabão. Da cidade de Castelo Branco são albicastrenses, Santarém são escalabitanos, de Setúbal são sadinos e por aí fora. Os portugueses foram e serão sempre originais. até no nome do País, não optaram pelo nome derivado da (Hispania) romana, atual Espanha, como o poderiam ter feito com a mesma legitimidade séculos antes dos castelhanos, tal como os Estados Unidos se apoderaram do termo americano, mas sim pela originalidade Potus cale que acabaria em Portugal. Boa réplica Prof. Marcelo Andrade. A História é na verdade a fonte do conhecimento, do agora, antes e depois.
@ricardoferreira8641
@ricardoferreira8641 2 ай бұрын
Infelizmente o prof Hoc não foi feliz.
@cassiamartins9094
@cassiamartins9094 2 ай бұрын
Obrigado professor!
@MarcoRibeiroMatiasANTAS
@MarcoRibeiroMatiasANTAS 2 ай бұрын
Inteligente é vocé muito bom trabalho seu!
@Saidsopmac
@Saidsopmac 2 ай бұрын
Só no Brasil ser "cidadão" é um insulto. Parabéns professor.
@Alan123-m8b
@Alan123-m8b 2 ай бұрын
O que é cidadão?
@Saidsopmac
@Saidsopmac 2 ай бұрын
@@Alan123-m8b Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
@nunomoreira2171
@nunomoreira2171 2 ай бұрын
So português e quando estudava na escola em 1988 foi nos esplicado que o nome era terras de Vera cruz e que o termo Brasil foi apelidado pelos colonos . Por ser um país muito quente lemgrava o calor das brasas de uma fogeira. Brasa- Brasil.
@norbertocouto7010
@norbertocouto7010 2 ай бұрын
Excelente análise.
@Poraqui
@Poraqui 2 ай бұрын
As designações das pessoas por terras brasílicas sempre foram diversificadas. Uma vez que a cada momento a elas chegavam Portugueses, as designações, grosso modo, dividem-se pelos colonos "já estabelecidos" 2) e os que chegam ou visitam 1): 1) Reinóis/Naturais do Reino/(Portugal)/Mascates (Comerciantes do Recife)/Marotos/Pés de Chumbo/Marinheiros/Emboabas (forasteiros de S. Paulo[incluindo outros BRs e Reinóis]) 2) Mazombos/Pés-rapados/Naturais da Terra/Nobreza da Terra /Cabrada/Pés de cabra. Se atendermos a ancestralidades e miscigenação, igualmente se encontrou uma diversidade de designações.
@cristianfestinalli7523
@cristianfestinalli7523 2 ай бұрын
Meus sobrenomes significam "aquele que trabalha com lã" e "organizador de festas", mas eu não fico reclamando que meus sobrenomes remetem a profissões ou ciclos econômicos, porque era a fonte de sustento dos meus ancestrais e por isso eu estou aqui. O "brasileiro" num pensa muito na hora de nomear as coisa, então sempre sai alguma refêrencia ao cristianismo, cultura indigena ou caracteristicas e termos geograficos como bahia e rio de janeiro.
@evasterenberg
@evasterenberg 2 ай бұрын
O professor HOC, conservador? Ele é muito mais aos "liberais limpinhos" do NOVO, MBL e afins.
@Frausmsk11
@Frausmsk11 2 ай бұрын
Exatamente...
@allanamerico8121
@allanamerico8121 2 ай бұрын
Antes "liberal limpinho" do que gado do Lula ou bolsonaro.
@joaogabrieldasilva3414
@joaogabrieldasilva3414 2 ай бұрын
Melhor um liberal limpinho do que um conservador sujo
@canal01cult
@canal01cult 2 ай бұрын
​@@allanamerico8121e gado do kim kataguiri?
@allanamerico8121
@allanamerico8121 2 ай бұрын
@@canal01cult não,mas diz aí é gado de qual "salvador" Lula ou bolsonaro?
@leonorferreiragomes693
@leonorferreiragomes693 2 ай бұрын
'O sufixo -eiro é dos mais produtivos da língua portuguesa. Utiliza-se para formar adjectivos e nomes a partir de nomes (derivação denominal), pelo que o seu significado pode variar bastante. De forma muito sintética, Celso Cunha e Lindley Cintra atribuem ao sufixo -eiro os seguintes valores (Breve Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, João Sá das Costa Editores, pág. 69): «I. Quando participa na derivação de nomes a partir de outros nomes: - ocupação, ofício, profissão - barbeiro (barba), copeira (copa); - lugar onde se guarda algo - galinheiro (galinha, tinteiro (tinta); - árvore e arbusto - laranjeira (laranja), craveiro (cravo); - ideia de intensidade, aumento - nevoeiro (névoa), poeira (pó); - objecto de uso - cinzeiro (cinza), pulseira (pulso); - noção colectiva - berreiro (berro), formigueiro (formiga); «II. Quando participa na derivação de adjectivos a partir de nomes: - relação, posse, origem - caseiro (casa); mineiro (de minas ou Minas Gerais).»' in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-significado-de--eiro/16633
@CarlosOliveira-up9jc
@CarlosOliveira-up9jc 2 ай бұрын
"Médico" é uma profissão e não tem terminação em "eiro". Navegador, comerciante, arquiteto, etc. , também não! Já agora, "paneleiro" era aquele que fazia panelas e tachos, e aqui sim, aplica-se essa regra.
@lxportugal9343
@lxportugal9343 2 ай бұрын
Com tantas profissões você tinha que escolher essa
@uliaraujo6580
@uliaraujo6580 2 ай бұрын
Opa! Te entendo, mas o ponto não é que todo ofício termina em -eiro. Não é isso. A questão é que -eiro indica ofício. Só isso.
@CarlosOliveira-up9jc
@CarlosOliveira-up9jc 2 ай бұрын
@@lxportugal9343 com o devido respeito, mas o tal Dr. HOC não merece outra coisa. Como português estou farto de ser ofendendido por gente estúpida , ignorante e de má-fé, nomeadamente alguns intlectualóides brasileiros (já nem falo das massas). Foi D. Pedro I que lançou o termo, por oposição ao de "portugueses de além-mar", que era a designação que Portugal dava a todos os habitantes dos territórios ultramarinos que administrava. Honra ao Prof. Marcelo Andrade por ter a coradgem de repor a verdade histórica.
@jesselacerda2504
@jesselacerda2504 2 ай бұрын
Vc é o Bichão mesmo, hein. 😂😂
@andreantunes6146
@andreantunes6146 2 ай бұрын
Eu sou paneleiro. Faço muitas panelas
@nathanaelpereira5207
@nathanaelpereira5207 2 ай бұрын
A cereja do bolo. O Ridículo Pago por Think Tanks dá sua aparição. O mesmo que acredita em Teorias do passado (risos)
@e.l.2734
@e.l.2734 2 ай бұрын
Vou ver mais o canal, pro KZbin me recomendar mais vídeos!
@julianoandriolli8432
@julianoandriolli8432 2 ай бұрын
Não se pode levar a sério este Hoc. Ele é bem intencionado, mas sua inteligência é muito limitada.
@lucas-daniel
@lucas-daniel 2 ай бұрын
E você é o fodão, o cara... 😂😂😂
@DiesIraeJC
@DiesIraeJC 2 ай бұрын
​@@lucas-danielRespire, bola de tecido adiposo
@glaucobrayner8564
@glaucobrayner8564 2 ай бұрын
Ele é bem intencional?
@SCHENTH
@SCHENTH 2 ай бұрын
Professor Roque
@julianoandriolli8432
@julianoandriolli8432 2 ай бұрын
@@SCHENTH , Heni Ozi Cukier (HOC).
@dennyoliver069
@dennyoliver069 2 ай бұрын
analise excelente!!!!
@MegaLeandro92
@MegaLeandro92 2 ай бұрын
Meus pais ajudaram no estabelecimento da capitania de Pernambuco, já vi em livros o Mapa do Brasil com as seguintes informações estado do Brasil e estado Maranhão
@h1gao
@h1gao 2 ай бұрын
Acho que o Professor Marcelo interpretou o vídeo de outra forma, é um vídeo de curiosidade, que mostra que nosso nome destoa dos demais lugares do mundo, e que tem sim origem a comercialização do pau-brasil, seria algo como brasileiro é aquele que comercializa isso, isso está registrado. Dai o vídeo é uma curiosidade sobre isso, em nenhum momento ele faz afirmações como emprego é algo ruim, ou que o nome foi atribuído de imediato, ele apenas faz uma observação de que o Brasil não era tratado como nação por muito tempo, isso se refletiu até no nome "brasileiro".
@TheHAZ1983
@TheHAZ1983 2 ай бұрын
As pessoas precisam entender, de uma vez por todas, a importância que era dada ao Brasil no passado. O primeiro nome concedido à terra foi Ilha de Vera Cruz, ou seja, Ilha da Verdadeira Cruz. Ninguém atribuiria tal nome à um local menor. Infelizmente as pessoas aprendem história através de novelas, isso dificulta muito as coisas.
@CleberSantos-io9bk
@CleberSantos-io9bk 2 ай бұрын
A causa do subdesenvolvimento do Brasil não foi o formato de colonização, mas sim o fato de aqui ter se estabelecido uma sociedade de baixa confiança social e alta hierarquização das classes. Isso explica o patrimonialismo e o clientelismo que o país sofre por tanto tempo.
@gaius961
@gaius961 2 ай бұрын
Tem também o ponto da transição de poder. As colônias ibéricas tinham uma presença e uma mão firme maior da coroa, enquanto a coroa inglesa largou os seus colonos na américa do norte a própria sorte. Essa independência do Estado que eles tiveram desde o início, fez com que a independência não fosse tão traumática, pois eles já tinham esse "poder" de forma não oficial. Aqui no Bananil a nossa independência não foi tão traumática também, já que a transição de poder foi para algo que a cultura brasileira já estava acostumada. O nosso trauma foi na transição pra República
@rubinhor20
@rubinhor20 2 ай бұрын
Discordo em partes, Cleber. Tens razão quando diz que existia uma alta hierarquização das classes, só não concordo com a herança de Portugal ser o patrimonialismo e o clientelismo. Era assim por ser uma monarquia, com seus erros e defeitos, mas o nobre prestava contas à Coroa, leia os livros de Manoel Rodrigues Ferreira, tem um PDF na biblioteca do senado, para começar os estudos.
@rubinhor20
@rubinhor20 2 ай бұрын
Continuando, a partir da independência do Brasil a elite(nobreza) luso-brasileiro traiu a Coroa do Reino Unido. Nunca se perguntaram porque o herdeiro do trono daria um auto-golpe na sua própria coroa, aqui recomendo Tito Lívio Ferreira, com o sua coleção Maçonaria na Independência do Brasil, e o envolvimento de D. Pedro com o banqueiro espanhol que o financiou(não me recordo o nome) e o seu projeto para o mundo ibérico. A elite que agora se tornou só brasileira, começou então a fabricar a história do Brasil, vide IHGB - que teve D. Pedro II, como patrono; espoliar a nação e seus recursos com o uso de escravizados de forma extensiva; Contraiu diversos empréstimos com a city de Londres, principalmente os Rothschild. E ao final do processo, com o fim da escravidão e a proclamação da República, queimou os documentos da escravidão como fez Rui Barbosa. E parasita-nos até hoje, como bem demonstrou Jesse de Souza. Se fosse culpar alguém é essa elite apátrida, inculta, mentirosa e parasitária.
@gustavo-en7cv
@gustavo-en7cv 2 ай бұрын
@@rubinhor20 você e seu povo imundo deveriam ter ficado no seu país, e não vir infestar o meu país com a sua malandragem, vocês durante muitos séculos e até pouco tempo atrás, na década de 1970, vinham por Brasil fugindo da miséria e da fome no portugal, trouxeram pra cá todo tipo de coisa baixa.
@Alan123-m8b
@Alan123-m8b 2 ай бұрын
O problema do Brasil é o imenso poder do Estado em tudo.
@Luisterralusa
@Luisterralusa Ай бұрын
Esse deve ser dos tais ditos ""professores"" que ensina que dom João trazia no bolso coxinhas e pastéis de feira e que o dom pedro gritou em cima de um cavalo alazão lá na ribeira ipiranga .
@leonorferreiragomes693
@leonorferreiragomes693 2 ай бұрын
Os sufixos -ano e -eiro ou os sinónimos -ana e -eira existem ambos na gramática portuguesa. E, ambos podem ser usados para formar adjetivos de origem, embora o sufixo -ano seja o mais usado. Os adjetivos brasileiro e brasiliano são sinónimos e podem ser ambos usados para designar os locais do Brasil. Existe uma diferença na origem de ambos os sufixos. Os sufixos - ana e - ano são de origem do inglês - ane, enquanto os sufixos -eiro e -eira são de origem latina. Uma curiosidade, o sufixo -ano, também é utilizado na formação de palavras de derivados químicos, como butano, etano, metano, entre outras. Não existe conotação negativa em nenhum dos casos.
@joselorenzo8717
@joselorenzo8717 2 ай бұрын
Brasileiro - aquele que constrói o Brasil... Era o que deveria ser.
@raf.nogueira
@raf.nogueira 2 ай бұрын
Conheci o professor na época que fez um vídeo sobre a conquista ibérica e navegações de Portugal no canal Montfort, por favor faça revisão neste canal
@marvinbraga
@marvinbraga 2 ай бұрын
argentino, brasileiro, boliviano, chileno, venezuelano, etc.
@jeffersonwilliamalvesdasil1670
@jeffersonwilliamalvesdasil1670 2 ай бұрын
PARABÉNS PROF. PELA EXPLICAÇÃO
@taniamariasouzabispo2324
@taniamariasouzabispo2324 Ай бұрын
Muito obrigada!
@ppietrap3876
@ppietrap3876 2 ай бұрын
há localidades em Portugal cujos habitantes são chamados por nomes que também terminam em "eiro", sem que isso tenha alguma coisa a ver com alguma profissão/actividade. O facto é que a língua portuguesa está cheia de "excepções" pelas mais variadas razões... Uma mera suposta regra ortográfica não serve de prova para a origem duma palavra... a origem tem que ser demonstrada por investigação da evolução da palavra ao longo dos tempos
@edualonso5697
@edualonso5697 2 ай бұрын
O dia de São José é 19 de Março.
@LaudelinoRJ
@LaudelinoRJ 2 ай бұрын
A consolidação do termo "brasileiro", aconteceu no contexto da independência e pela imprensa em apoio ao movimento xenófobo contra os portugueses.
@nunomoreira2171
@nunomoreira2171 2 ай бұрын
😂. Onde aprendeste isso? Onde está o registo histórico? São comentário desses que espalham o ódio e a ignorância. Procura saber a verdade antes de fazer algum tipo de comentário. Um abraço de Portugal. Eu estudei história com base em registos históricos. História de verdade não inventa.
@NPgust
@NPgust 2 ай бұрын
Aconteceu muito tempo depois, com o nacionalismo romântico, o coronelismo e a imigração de europeus e orientais. Precisava-se criar uma identidade comum e único entre os povos do Brasil.
@luzdamanha5369
@luzdamanha5369 2 ай бұрын
Sera que o professor Marcelo daria aulas numa federal? E será que os estudantes aceitariam aprender a verdadeira história ?
@Yedson
@Yedson 2 ай бұрын
É evidente que um termo firmado com um significado primitivo muitas vezes ou perde esse significado, significando uma coisa completamente diferente, ou se complementa. Na história da língua é muito comum isso. Embarcação, pé da mesa, céu da boca etc, são exemplos disso. Utilizar um termo designando outra coisa além do primitivo é muito comum, o nome disso é catacrese, metáfora em seu último grau.
@joaoelsondasilva6024
@joaoelsondasilva6024 Ай бұрын
História é de fundamental impotância em tudo, quem não estuda história vive cego literalmente de conhecimento.
@vyviquintas5811
@vyviquintas5811 2 ай бұрын
Interessante que nós livros de História de Portugal, eles se orgulham da exploração de suas colônias, e não nem um pouco preocupados em seb defender de nada. Mas já no Brasil, há quem romantize demais o processo.
@adeliavarela7575
@adeliavarela7575 2 ай бұрын
Oh criatura, está claro que você nunca leu um livro de História, muito menos de Portugal, inventa menos pf
@universoALC
@universoALC 2 ай бұрын
Não vale a pena abrir-te a cabeça... Só tem mer formatada lá dentro! Exploração só na vossa cabeça... No mais, vcs hoje são mais explorados que nunca!
@juditesouto1800
@juditesouto1800 2 ай бұрын
😮😅😅😅😅Eita !..gente esclarecida 😂😂😂😂👏👏👏👏
@andresaga5346
@andresaga5346 2 ай бұрын
É tão bom ver o professor rindo 😂😂😂😂 E como fica o termo P****teiro?
@leonardoschwinden7987
@leonardoschwinden7987 2 ай бұрын
Pois é, Marcelo. Seu exemplo "Paulista" parece refutar o argumento do HOC. Pois há também ocupações com essa terminação: barista, artista, azulegista etc.
@marie3587
@marie3587 2 ай бұрын
@leonardoschwinden7987 paulista era o português de São Paulo, como o algarvio era o português do Algarve, e portista, o adepto do Porto os paulistas eram bastante fortes, pelo que consta em publicações brasileiras que: “Os paulistas eram uma anomalia para os portugueses natos. De um lado, eram de ascendência portuguesa, falavam português, praticavam o catolicismo, eram capazes de feitos heroicos, demostravam coragem indiscutível, e sua vila de São Paulo tinha os equipamentos administrativos e institucionais e edifícios públicos - tanto civis quanto religiosos - de uma vila portuguesa. De outro lado, muitas vezes, tinham sangue ameríndio, falavam as línguas indígenas, tomavam índias como esposas e concubinas, opunham-se às autoridades civis e religiosas e mostravam desdém aos representantes da Coroa e aversão a leis, alvarás e ordens-régias.. ." Daí que os exércitos e as expedições de bandeirantes eram muito eficazes com o conhecimento de ambos (portugueses de Portugal e miscigenados), assim vencendo vários exércitos de outras potência espanhóis, franceses, holandeses... e desbravando grandes territórios hostis e muito difíceis de percorrer
@JoseRodrigues-pl2ku
@JoseRodrigues-pl2ku 2 ай бұрын
Professor Marcelo, por que será que a maioria dos brasileiros fala como se já habitasse as terras de Pindorama quando CABRAL as descobriu no século XV?
@NPgust
@NPgust 2 ай бұрын
Pq uma parcela da população brasileira, principalmente os mais pobres, desconhecem suas origens étnicas, ou sequer sabem o que "etnia" significa. Apenas a classe média e aqueles que possuem efetiva ligação com sua ascendência (portuguesa, no caso de muitos) sabem que não há como alguém ter o sobrenome Iberófono e ser descendente de índios.
@paulovalenca3953
@paulovalenca3953 2 ай бұрын
Deve-se considerar também que o próprio nome "Brasil" já circulava entre europeus antes de 1500. Falava-se da "Ilha Brasil (ou Hy Brazil), ainda ligada à Ilha de São Brandão. Há quem atribua o nome "Brasil" ao cinábrio, que foi muito comercializado entre os celtas da Irlanda e os antigos romanos. Enfim, o pau-brasil é apenas parte de uma das teorias aventadas para o nome da terra que passou a se chamar "Brasil".
@marie3587
@marie3587 2 ай бұрын
o pau brasil existia em territórios da Asia e tinha o nome devido à cor semelhante ao vermelho da brasa
@marie3587
@marie3587 2 ай бұрын
@paulovalenca3953 a ilha Brasil ninguém sabe onde se situava, nem existe a certeza que tivesse a ver com o Brasil, em alguns mapas situava.se no Atlantico norte
@AntonioLima-hv2lr
@AntonioLima-hv2lr Ай бұрын
A exposição do Prof. Marcelo ái é boa, mas se vc quer conhecer a VERDADEIRA historia do Brasil, tem que assistir na fantástica BRASIL PARALELO a maravilhosa séria " Brasil, a ultima cruzada!"
@hbl5481
@hbl5481 Ай бұрын
Parabéns ao react ficou mto bom para colocar por terra os disparates espalhados por ai. "nacionalmente, nós nao construimos a nossa identidade"- essa foi a pior frase
@d.pereira511
@d.pereira511 2 ай бұрын
Rapaz, eu semprei fiz essa pergunta, qual o problema de ser associado a trabalhador ? 😂
@Alan123-m8b
@Alan123-m8b 2 ай бұрын
Vaidade das pessoas.
@Mshekyp
@Mshekyp 2 ай бұрын
Tem nada não eu ainda acho que trabalhamos pouco cadê a escala 18 horas por 7 dias?
@ajneves5102
@ajneves5102 2 ай бұрын
Bem, a opinião do Sr.prof.Hoc não passa de uma simples opinião, mas notou-se perfeitamente fracos conhecimentos históricos sobre Portugal/Brasil.
COMO UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO PERDEU TUDO? | Professor HOC
25:49
How I Turned a Lolipop Into A New One 🤯🍭
00:19
Wian
Рет қаралды 12 МЛН
O COMUNISMO quase fez uma REVOLUÇÃO no BRASIL?!
22:07
Marcelo Andrade
Рет қаралды 53 М.
O que as ESCOLAS NÃO te contaram sobre os PORTUGUESES | À Deriva Cortes
12:47
À Deriva trechos [OFICIAL]
Рет қаралды 1,2 МЛН
O BRASIL NUNCA foi uma DEMOCRACIA!
15:03
Marcelo Andrade
Рет қаралды 40 М.
O LADO OBSCURO DA GUERRA PELO PODER | Market Makers #103
18:27
Market Makers
Рет қаралды 256 М.
🚨VENDAS DO VAREJO DESABAM E ACENDE SINAL DE ALERTA NO MERCADO
12:06
Josué Aragão - Ecommerce
Рет қаралды 50 М.
Por que os DIAS DA SEMANA terminam em "FEIRA"?
12:16
História Ibérica
Рет қаралды 565 М.
GEOPOLÍTICA DO ÁRTICO - Parte 2 | Heni Ozi Cukier
48:42
Professor HOC
Рет қаралды 187 М.
RESPOSTA ao PAULO REZZUTTI: o BRASIL FOI ou NÃO COLÔNIA de PORTUGAL
19:42
Trotsky, o inimigo Nº 1 de Stalin
18:47
Cultura e Opinião com André Sturm
Рет қаралды 66 М.
O que os Portugueses realmente buscavam no Brasil?
9:44
Marcelo Andrade
Рет қаралды 84 М.