Psicanalista explica a INFANTILIZAÇÃO DA GERAÇÃO ATUAL

  Рет қаралды 11,741

Café Filosófico CPFL

Café Filosófico CPFL

Күн бұрын

Пікірлер: 65
@rodolfosantana5942
@rodolfosantana5942 10 ай бұрын
O problema da falta de maturidade está nos pais que criaram errado. Mas o problema de não sair de casa é a falta de dinheiro mesmo… Qualquer caixa de fósforo ficam em 2 mil/mês de aluguel e 200 mil a compra, isso em um país onde dificilmente o salário passa de 2 mil
@alexandretimossi960
@alexandretimossi960 10 ай бұрын
O custo de vida no Brasil aumentou muito nos últimos 20 anos,
@ThePtrk13
@ThePtrk13 10 ай бұрын
O incrível caso da geração que deixou um cenário de terra arrasada pra geração atual, e depois se pergunta ''por que o jovem não sai de casa?" "por que o jovem não quer dirigir?". É brutal a diferença entre as oportunidades da geração atual e as anteriores.
@alexandretimossi960
@alexandretimossi960 10 ай бұрын
Há 20 anos todas as crianças iam a pé para a escola, hoje a violência tomou conta do país
@roseanesilva8235
@roseanesilva8235 9 ай бұрын
Exato! Dá enfase a tudo de ruim, revivendo e estimulando situações como se fossem atuais, trazendo as mazelas do passado destruindo nosso presente. Ai realmente no final é melhor se recolher do que compartilhar momentos com pessoas doentias que ensinam a mais que suas disciplinas.
@Elindooverao
@Elindooverao 9 ай бұрын
Terceirizando a culpa, se vitimizando, reclamando, ao invés de assumira responsabilidade e ir em frente com o melhor que se tem, aposto que você não tem mais que 30 anos…
@TÂNIACRISTINARODRIGUES-b2y
@TÂNIACRISTINARODRIGUES-b2y 10 ай бұрын
Vejo pessoas demais reclamando e criticando os jovens de hoje em dia e me pergunto: e os adultos e idosos que temos hoje? Têm um comportamento que se possa admirar? Violência urbana constante, intolerância, preconceitos, feminicídio, exploração sexual de crianças , explorações de diversas outras formas, entre outros problemas são as heranças e "ensinamentos" que temos deixado.
@Katrina2335
@Katrina2335 9 ай бұрын
Uns 44 anos atrás um colega de grupo de estudos religiosos previa isso. Tínhamos pais com discurso com medo dos filhos viver a dureza da vida. Chegamos a realidade da profecia dele
@brazeuro4627
@brazeuro4627 9 ай бұрын
Seu argumento é infantilizado.
@igorstudblaker9460
@igorstudblaker9460 9 ай бұрын
@@Katrina2335 sim, vivemos a infantilização do adulto! e eu não gosta dos outros se intrometendo nos meus assuntos, mesmo que sejam meus pais!
@clareanalandskron1830
@clareanalandskron1830 9 ай бұрын
@@igorstudblaker9460 uma pergunta; você ainda está debaixo do teto dos seus pais, na qual, são eles que bancam sua comida, seu teto e as comodidades de um lar? Ou; você já é independente; tem capacidade de se sustentar? Se você ainda está dependendo de seus pais, sim eles tem que se intrometer na sua vida, a casa é deles e existe regras; sim eles vão se intrometer a casa é deles e existe regras; para que você possa usufruir da sua liberdade como adulto, precisa alcançar sua independência como adulto; e sair da dependência deles; mas custa muito caro, e muitos não querem pagar esse preço.
@estercamargo1903
@estercamargo1903 9 ай бұрын
Oi....contra " estudos científicos " MUNDIAIS , não há argumentos!! " Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa" Bíblia " A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a mãe " Bíblia
@whosme-vg6oh
@whosme-vg6oh 9 ай бұрын
Concordo com alguns comentários que li de que essa reflexão é delusional pra muitas pessoas. Qualquer pessoa que precisou ajudar em casa desde cedo, ou precisou trabalhar assim que fez 18, ou até mesmo pessoas que não precisaram trabalhar mas enfrentaram realidades duras desde sempre não agem dessa maneira. Essa tendência dificilmente se aplica a quem não veio de família com condição financeira. Quando você vive em modo de sobrevivência isso tá longe de existir. Não consigo imaginar um universo em que meus pais fariam alguns dos exemplos mencionados no vídeo.
@sabrinal.schulz9328
@sabrinal.schulz9328 10 ай бұрын
O jovem chega na universidade e exige as melhores notas logo no inicio. Não conseguem entender que o aprendizado é um processo que leva tempo e precisa de dedicação, e que, na maioria das vezes, é chato e difícil. Mas não é impossível! Quando eles vão mal em alguma prova, ao invés de estudar mais e corrigir o erro, eles brigam com o professor e ficam deprimidos. Basta passar um semana em uma sala de aula em qualquer universidade para observar a falta de amadurecimento dos jovens de 18 até 21 anos...
@TeTiLLeX
@TeTiLLeX 5 ай бұрын
Entrei na faculdade depois de adulto fuquei espantado, parecia ensino fundamental. Acabei passando para o EAD pois a convivencia era impossivel.
@Higor_Alves
@Higor_Alves 9 ай бұрын
as coisas mudam, até as dinamicas familiares, o importante é cultivar o respeito entre todos e a diversidade.
@mauricioavanzi3402
@mauricioavanzi3402 10 ай бұрын
Pior ainda é o fato dos professores serem demitidos após as visitas dos pais questionando qualquer coisa que "prejudique" seus imprestáveis pimpolhos.
@andregimenez5784
@andregimenez5784 9 ай бұрын
Toda cultura se modifica… criticas e divergências de opiniões sempre existiram… O MUNDO MUDOU… AS PESSOAS PRECISAM MUDAR… isso não significa que tudo dará certo… veremos as consequências
@mauricioavanzi3402
@mauricioavanzi3402 9 ай бұрын
@@andregimenez5784 É verdade, a começar por esses falsos adultos eternamente presos em suas infâncias... .
@heliohanada804
@heliohanada804 10 ай бұрын
Amadurecer passa por experimentar frustrações, algo que esses pais superprotetores não querem para os seus filhos. Ainda, tudo que os filhos fazem é maravilhoso e, portanto eles se acham muito acima da média das pessoas. O problema é quando os pais não estiverem mais no controle das ações, quando os filhos tiverem que encarar a dura realidade.
@stratussnow859
@stratussnow859 10 ай бұрын
Para qual Brasil ela está dizendo? Na periferia no assalariado isto não existe. Isto vale para brasileiros brancos, ricos ou classe média alta. Onde moro isto não existe. Há alguns brasis e este não faz parte da maioria da população.
@thiagojonas110
@thiagojonas110 10 ай бұрын
exatamente
@valtercarvalho
@valtercarvalho 9 ай бұрын
Depende. Eu ia a um barbeiro que abandonou a profissão de professor, pois foi ameaçado pelo pai de um aluno. Uma outra conhecida, também professora, foi ameaçada por uma mãe de aluna pq ela queria ficar 15 minutos a mais com a aluna em sala de aula, pois no quinto ano, a criança mal sabia ler. Isso tudo em escolas públicas, em áreas de periferia.
@Katrina2335
@Katrina2335 9 ай бұрын
Todos os lugares estão cheios de adultos infantilizados Infantilizados se você não falar o que ele quer ouvir faz birra, hate com outras pessoas mesmos desconhecidos Não pode chamar atenção ter cuidado com erros já acha que é inimigo Não pode ter relacionamento romântico porque a pessoa virou propriedade Quando pais assalariados tira da garganta pra dar de tudo pro filho e quando não conseguem mais o filho bate neles Infantilizados não estão só no topo da pirâmide social, abaixo também
@valdneygomesdacruz7697
@valdneygomesdacruz7697 9 ай бұрын
Então. Nasci e cresci na periferia de SP. Na faculdade eu pedi vistas de uma nota e antes disso, eu disse para meu professor que tirar aquela era preferível gastar meu dinheiro na zona. Demorou um pouco para eu me arrepender profundamente de ter dito e feito aquilo. Hj, como professor, preciso me esforçar para compreender e lidar com uma garotada ainda mais imatura como fui.
@ecofisico
@ecofisico 10 ай бұрын
É a geração do menor esforço possível mas aguardando grandes resultados, seja para os estudos, trabalho...
@marcotulioTKD
@marcotulioTKD 10 ай бұрын
a "culpa" é de um conjunto de fatores, vindas do governo, pais e da própria sociedade
@FlavioMarquesInf
@FlavioMarquesInf 10 ай бұрын
Queria ver os boomers tendo que se virar agora, não no tempinho bom deles onde o mundo não estava em crise igual está agora, vai lá,. Mostra que é possível "vencer na vida" como vcs costumam bater no peito e dizer que fizeram, renuncia a tudo que você eventualmente possa ter conquistado e começa do zero agora, vai lá e faz um curso de aprendizado de máquinas ou de UX que custa os olhos da cara e se insira no mercado de trabalho, eu duvido você dar conta da velocidade e o desempenho que o mundo está exigindo. Já vem o papinho de ESFORÇO/RECOMPENSA... meritocracia não existe, cara, acorda! Como se mede o esforço? Você colocou eletrodos na cabeça do jovem e mediu para ver que ele não está se esforçando? O que é esforço para vc, é trabalhar igual um fdp sem parar e receber migalhas do patrão, sem nunca ter férias? Pq a regra de hoje é não ter nenhuma lei trabalhista e ser explorado em dobro, sem direitos trabalhistas sob o disfarce de PJ, PJtização ta comendo quente de forma ilegal, ainda mais em setores não regulamentados como os de TI, onde o dono da empresa fatura milhões e paga menos que o mínimo para os "funcionários" terceirizados ou quarteirizados, sendo que o patrão só delega e quem faz todo o trabalho são os "funcionários PJtizados". Como você pode afirmar que outra pessoa não está se esforçando se o esforço é algo sentido pelo "indivíduo"? É igual querer medir quem sofre mais, não faz sentido.
@Katrina2335
@Katrina2335 9 ай бұрын
​Afff ​@@marcotulioTKD o problema é social, familiar e não governo. Governo é legislação Familiar é cultura social
@marcotulioTKD
@marcotulioTKD 9 ай бұрын
@@Katrina2335 o conjunto social está no meio em que citei
@robertocandelaria9863
@robertocandelaria9863 10 ай бұрын
Não sou especialista no assunto, apenas fiquei curioso sobre o tema. Porém, achei os argumentos rasos, fora da realidade da maior parte do país. Foi a 1a vez que fiquei decepcionado com o Café Filosófico
@Katrina2335
@Katrina2335 9 ай бұрын
Vivo o que ela falou faz tempo. Um colega de curso religioso previu isso em 1980 pela geração, a minha, ter medo dos filhos enfrentar a dureza da vida e da realidade se tornar individualista. O que temos Todos os dias me deparo dentro e fora da família o lema: faça o que eu quero, senão sofrerá consequências como falar mal aos terceiros, virar a cara(indiferença), apertar a companhia sair correndo, dos meus queridos adultos infantilizados entre 25 a 45 anos
@valdneygomesdacruz7697
@valdneygomesdacruz7697 9 ай бұрын
Só percebo a maturidade está cada vez mais distante de nosso alcance.
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 10 ай бұрын
Tudo começa com a mãe de criança pequena chamando o filho de príncipe..
@fernandacunhac
@fernandacunhac 10 ай бұрын
Quanto o sintoma social encontra o sintoma familiar. Se em outro momento o jovem conseguia atravessar o sintoma familiar e suportar a dor e medo da travessia em busca de uma independência, de separação, ainda que inicialmente frágil, como agora enfrentar os "mesmos desafios" - entre centenas de aspas -, sendo estudante e estagiário com muito menos garantias, no tal "início da vida adulta"?
@FlavioMarquesInf
@FlavioMarquesInf 10 ай бұрын
Nunca houve garantias, porem, as gerações anteriores tinham uma ilusão de segurança, queria ver se os boomers dariam conta do inferno que ta o mercado de trabalho agora, começando uma carreira na área da TI, por exemplo, onde eles teriam que estudar 500 tecnologias para aplicar para as vagas arrombadas que aparecem no LinkedIn, exigindo um sênior da área querendo pagar como se fosse junior kk
@Francisco-p2c
@Francisco-p2c 10 ай бұрын
O menininha desavisada o likedin nao emprefa ninguem nao vc tem que sair da toca nao fica estudqndo o dia todo como vc faz
@FlavioMarquesInf
@FlavioMarquesInf 10 ай бұрын
@@Francisco-p2c discordo, eu auxilio na contratação do RH da empresa que eu trabalho e nós contratamos, sim, pessoas através do LinkedIn, pessoas essas que tem que estudar o dia todo pra poder ser competente na área tecnica da TI
@alexandrinobruno
@alexandrinobruno 10 ай бұрын
Obrigado
@simoneaparecidaferreiradia5207
@simoneaparecidaferreiradia5207 9 ай бұрын
Café filosofico convide o professor de filosofia Leonardo Zucarato Ferreira.
@elenirpeixoto2691
@elenirpeixoto2691 10 ай бұрын
Perfeito 👏👏👏👏👏👏👏🎉
@lelegoncal
@lelegoncal 9 ай бұрын
A maioria, não todos, dos jovens hoje, um monte de seres humanos rasos, sem profundidade alguma! Sofrem apenas por um"não" dito! Sofrimento real, mas raso, sem sentido! Nem eles mesmos sabem dizer do que sofrem! É difícil atender a geração atual, totalmente sem sentido, sem proposito! Parecem zumbis dos filmes de antigamente
@taiszu7392
@taiszu7392 9 ай бұрын
Não generalize a geração atual. Alguns são bem responsáveis e fortes não tem nada de Nutella
@roseanesilva8235
@roseanesilva8235 10 ай бұрын
Pais continuem sendo pais.
@Rotieh8
@Rotieh8 10 ай бұрын
A Psicanálise com esse método cruel, distante e frustrador não consegue entender que quanto mais nossa sociedade acumula capital e desenvolve tecnologia para vivermos mais, menos precisamos ser adultos. A família e o Estado foram criados para nos amparar e nao precisarmos ser adultos. O que deve ser olhado é a frustração da geração que não pode ser infantil e inveja a atual
@holmes8128
@holmes8128 10 ай бұрын
Este papinho de adulto não enfrenta o probelma real: a economia e os padrões de sucesso...
@marisaBR
@marisaBR 10 ай бұрын
Acho ridículo quando vejo mães referirem-se a filho adolescente como “meu bebê”!
@valtercarvalho
@valtercarvalho 9 ай бұрын
Com certeza.
@juliaaraujo7203
@juliaaraujo7203 9 ай бұрын
A menor frustração pensam em suicídio
@estercamargo1903
@estercamargo1903 9 ай бұрын
Oi...." A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a mãe " Bíblia " Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa "Bíblia
@fabricioventura7377
@fabricioventura7377 9 ай бұрын
É só cobrar um pouquinho o professor universitário que ele vai choramingar. Junta as duas coisas...
@amandasilva9792
@amandasilva9792 9 ай бұрын
Acho curioso essa crítica ferrenha às novas gerações, sendo que antigamente minha vó fez faculdade e contava relatos de pais que iam lá, alunos que choravam pedindo trabalho extras e muito mais. A diferença é que os jovens de hoje estão expostos a tanta violência social, econômica, tanto desespero, bombardeamento tecnológico e de informações, famílias desestruturadas e muito mais. Esforço já não é o suficiente, você pode ser alguém super maduro, estudado e etc, não será o suficiente. E em contextos extremamente traumáticos você dificilmente se forna alguém forte, isso é uma mentira neoliberal, você só se fragiliza mesmo! Eu convivo 80% do tempo com jovens e adolescentes e só vejo pessoas tentando dar seu melhor sem o mínimo de estruturação de mundo e arcabouço psíquico para isso.
@falarcomwfm
@falarcomwfm 9 ай бұрын
Infantilização é real, infelizmente!
@odracirnavegador9849
@odracirnavegador9849 10 ай бұрын
O PONDE já é uma lástima , tem mais da espécie? Kkkkk
@aboasorte2863
@aboasorte2863 10 ай бұрын
achei ela meio fraquinha
@Msantana10
@Msantana10 10 ай бұрын
Tocou na ferida, né 😂
@joseranailson
@joseranailson 9 ай бұрын
É um enlevo testificar que ela conseguiu ferir seu ego. Tome um analgésico que a dor cessa.
@cleomarpereira3973
@cleomarpereira3973 10 ай бұрын
Discordo eu como mãe fui na Faculdade sim...tinha um professor de direito inclusive promotor justiça, que toda aula ele pedia para minha filha ir apagar a lousa e começava a soeira os alunas por conta daquele quadro que chico anisio tinha (escolinha professor raimundo). Então nao fui reclamar com direção não. No dia da aula desse professor eu como mãe resolvi ir assistir uma aula e adivinha ...logico que o espertinho percebeu minha presença e nunca mais se atreveu. NOS PAIS DEVEMOS FICAR ATENTOS SIM..
@niselira2865
@niselira2865 10 ай бұрын
E que tal ensiná-la a dar uma resposta à altura do constrangimento causado por esse professor? A ela mesma ir à ouvidoria da universidade denunciar? Sei que a senhora teve a melhor das intenções ao defender sua filha, é o que dá vontade de fazer, na condição de mãe, porém essa atitude não ensina autonomia a sua filha. Falo isso no caso de ela ser maior de idade.
@Katrina2335
@Katrina2335 9 ай бұрын
​@@niselira2865 exatamente, um jovem adulto aprende assim. Autonomia e responder com inteligência a mediocridade do outro
Psicanalista reflete sobre a visão do envelhecimento
5:51
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 15 М.
COMO COMEÇAR A INTERPRETAR OS SONHOS? | MARIA HOMEM
12:19
Maria Homem
Рет қаралды 135 М.
СИНИЙ ИНЕЙ УЖЕ ВЫШЕЛ!❄️
01:01
DO$HIK
Рет қаралды 3,3 МЛН
Мясо вегана? 🧐 @Whatthefshow
01:01
История одного вокалиста
Рет қаралды 7 МЛН
Enceinte et en Bazard: Les Chroniques du Nettoyage ! 🚽✨
00:21
Two More French
Рет қаралды 42 МЛН
DROGAS: POR QUE APENAS ALGUMAS PESSOAS SE VICIAM?  | Maria Rita Kehl
6:05
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 12 М.
O que é Letramento Racial ?
4:47
Luiza Mandela
Рет қаралды 32 М.
Culpa materna | Christian Dunker | Falando nIsso
26:17
Christian Dunker
Рет қаралды 19 М.
A agonia do amadurecimento | Danit Pondé
50:59
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 632 М.
Assista quando estiver cansado da vida | A filosofia de Sartre
13:21
Ludoviajante
Рет қаралды 1,3 МЛН
Carl Jung e O problema do Homem-Criança ( Puer-Aeternus )
9:30
CAFÉ FILOSÓFICO | TRAUMA, REPARAÇÃO E POTÊNCIA | 10/11/2024
50:19
Café Filosófico CPFL
Рет қаралды 25 М.
СИНИЙ ИНЕЙ УЖЕ ВЫШЕЛ!❄️
01:01
DO$HIK
Рет қаралды 3,3 МЛН