Рет қаралды 8,828
A Polícia Civil realiza operação contra a quadrilha chefiada pelo contraventor Vinícius Drumond. Segundo as investigações, o grupo é especializado em furto de petróleo e derivados de dutos subterrâneos, operando com forte conexão com o "jogo do bicho", atividade que financia diretamente suas operações criminosas.
Herdeiro de uma das mais antigas redes de contravenção do Rio de Janeiro, a Polícia aponta que Drumond expandiu os negócios ilícitos para além do jogo do bicho.
O grupo contava com setores especializados em perfuração de dutos, transporte e armazenamento de combustíveis furtados; rede de informantes para monitorar ações policiais e evitar operações de repressão, além de empresas de fachada e "laranjas" para lavagem de dinheiro e disfarce das atividades ilícitas.
Ainda segundo os investigadores, o jogo do bicho desempenhava um papel crucial no esquema, servindo como a principal fonte de recursos para o financiamento das atividades ilegais.
O dinheiro da contravenção era utilizado para comprar equipamentos sofisticados de perfuração de dutos; alugar veículos para transporte de combustíveis e movimentação de recursos e pagar colaboradores e intermediários envolvidos na proteção do esquema.
Os agentes já cumpriram mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos, empresas de fachada e depósitos clandestinos.
Durante a operação, as investigações revelaram que a locadora de veículos utilizada pelo grupo criminoso para facilitar o furto de petróleo é a mesma envolvida no caso do homicídio de um advogado, em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), no centro do Rio de Janeiro, em fevereiro de 2024.
O assassinato teria relação com possíveis conflitos internos da contravenção, e indícios apontam o envolvimento de pessoas ligadas à atividade conhecida como "jogo do bicho".
A operação é resultado de uma investigação que teve início após a prisão em flagrante de cinco indivíduos na Bahia, em setembro de 2024, quando tentavam furtar petróleo de um duto. As evidências coletadas ligaram o grupo a Vinícius Drumond, que agora é investigado por organização criminosa, furto qualificado, lavagem de dinheiro e outros crimes correlatos.
Reportagem: Clara Nery
#Reportagens #BandNewsFM
Inscreva-se no canal e não deixe de comentar.
💬 Participe da programação pelo WhatsApp: 21 99902-6970
📞 Telefone da redação: 21 2542-2132
⌨️ Entre no nosso site: www.bandnewsfmr...
🟣 / bandnewsfmrio
🔵 / bandnewsfmrio
⚫ x.com/bandnews...
🟠 / bandnewsfmrio