Adorei o vídeo! Como artista plástica focada em abstrato e amante de quadrinhos, há tempos pensava se seria possível misturar os dois. Quando fiquei sabendo sobre a coletânea Abstract Comics, fiquei deslumbrada! E conhecer brasileiros seguindo esse caminho me deixa empolgadíssima! Acho um pouco triste quando as pessoas comentam se sentirem burras ao ler uma obra assim. Isso carrega um profundo equívoco sobre essa escola artística. Envolve mais sensibilidade e criatividade que a chamada "inteligência" como a tradicionalmente enxergamos. É algo bem livre, com infinitas possibilidades interpretatórias. Uma questão dessas já me faz pensar longe na questão de elitizar conhecimento... Mas daria uma conversa longa demais. Não caberia aqui,
@guilhermesantiagolimasanti11963 жыл бұрын
Um ano depois... Realmente eram e são muitas Covas
@alexsandermunizdemacedo86363 жыл бұрын
Salve, Alexandre. Guilherme manda muito bem nos quadrinhos sou fã, além de ser um músico foda. Ele e a grande Vizette tão fazendo um trampo lindo na Selo Risco Impresso, são grandes artistas. Tem o artista plástico e quadrinista Espanhol o Alfredo Santos Sao que é de tirar o fôlego o trampo dele, que curto muito, e que foi lançada pela selo Ricos Impresso. Massa o vídeo, viva Quadrinhos na Sarjeta.
@pliniodascucuias2740 Жыл бұрын
Época dinossaurica onde o Linck ainda era calmo e com toneladas a menos
@wilsonjoseferraz91774 жыл бұрын
Bem interessante Alexandre! Obrigado. Abraço 👍🏻
@nelsoneduardonelsonelo21144 жыл бұрын
Que vídeo maneiro! Deu um mini blow up na minha cabeça.🤯
@22Gugoo224 жыл бұрын
Boa Noite, poderia dar exemplos de quadrinhos sem imagem, apenas com textos? Admito que fiquei bastante curioso.
@QuadrinhosNaSarjeta4 жыл бұрын
Olá! Quadrinhos só com textos são as cartelas de texto que encontramos em qualquer HQ ordinária. Existem porém experimentos que busquem uma obra autônoma com esse recurso, é o caso de um poema visual do Álvaro de Sá que são letras e números conversando entre si, sendo que dentro dos balões há somente mais letras e números. Porém, há no Brasil trabalhos recentes híbridos dessa técnica, caso de Ar Condicionado de Gustavo Piqueira, no qual o requadro tem a silhueta de pessoas e o texto toma conta de todo o espaço.
@Felipe-xp6yw2 жыл бұрын
O Rafael Sica é o melhor que conheço.
@DuhAssis2 жыл бұрын
Eu só consigo considerar algo como quadrinhos se ele tiver uma função narrativa, se ele demonstra o desenrolar de acontecimentos, de forma linear ou não. Por isso eu enxergo "E daí?" como quadrinhos sim e não enxergo como quadrinhos outros exemplos deste vídeo.
@random_content_generator3 жыл бұрын
Legal a tua leitura das covas.
@ivyjmarinho4 жыл бұрын
Nossa! Segmento de relativa "difícil" compreensão por parte dos leitores "normais" de HQ (nos quais eu me incluo). Mal comparando, é como fazer música para músicos. Mas...a expressão artística é como cálculo avançado...é transcendental.
@renanantonietto2 жыл бұрын
Sensacional!! boas dicas!
@humbertorodriguezperez1214Ай бұрын
Quadrinhos abstratos me sugerem uma apropriação pelas artes quadrinisticas de alguns dos postulados da poesia concreta (passemos ao largo da ironia dos adjetivos abstrato e concreta)
@susanadobal34014 жыл бұрын
Foi rápido, mas bom assunto. Por que vc não escreve um artigo pra amenizar a omissão da América do Sul (ou pelo menos do Brasil) na antologia? Outra sugestão: deixar em algum lugar, em uma legenda no vídeo quando vc fala ou na apresentação acima, os nomes dos autores mencionados. Às vezes temos que voltar pra tentar encontrar e quando são autores internacionais tem o problema da grafia. Já que estou aqui, aproveito pra lembrar que uma vez vc falou no meio de outro tema que graphic novels seriam um assunto que renderia um vídeo - estamos aguardando :)
@QuadrinhosNaSarjeta4 жыл бұрын
Verdade. Acabei esquecendo de deixar esses tantos nomes na descrição e avisar que deixaria ali. Vou editar o texto. Tomarei esse cuidado nos próximos. E sim, o artigo está nos planos (assim como o vídeo sobre graphic novel)!
@danilobcns2 жыл бұрын
Lembrei do meme Loss, um quadrinho em quatro painéis que foi abstraído a ponto de ser representado até em números romanos
@gustavoberocan4 жыл бұрын
O exemplo do Denny Chang não é abstrato. Eu vejo paisagens ali. Uma estrada, um bosque, raízes, árvores...
@QuadrinhosNaSarjeta4 жыл бұрын
Pois então, abstração tem disso também. É um objeto em disputa inclusive na condição de abstrato. Pra não cairmos no vale-tudo: a ênfase está na forma, ainda que pra você tenha figuração e para mim não.
@cinthiagusmao43092 ай бұрын
@OMarcoAntonio1986 Жыл бұрын
👏👏
@fabriciomartins98674 ай бұрын
uau
@oubapo4 жыл бұрын
Provavelmente conheces, mas caso não, fica aqui o nome de Rivane Neuenschwander.
@QuadrinhosNaSarjeta4 жыл бұрын
Sim, mas ela está restrita ao campo da arte, né? Desconheço alguma HQ dela.
@oubapo4 жыл бұрын
@@QuadrinhosNaSarjeta Sim, é isso. No campo da poesia também é importante Álvaro de Sá.