🛒 Link na Amazon: amzn.to/3L0WAKw 💬 APOIE-NOS no Catarse, ajude a Sarjeta a continuar independente, conheça as recompensas! www.catarse.me/quadrinhosnasarjeta
@Diego.Mattos.6 ай бұрын
Aqui o vídeo travou por volta dos 32:32, justamente quando a menina é descrita como um evento imparável, nascendo de novo, e de novo, e de novo. Vendo o Linck congelado com aquele círculo branco girando e girando e girando no meio da tela, cheguei a pensar que fosse uma decisão estilística, mas não era, foi só minha internet oscilando, bem naquele instante. Mas e agora, por que o tempo fez tanta questão de enfatizar o tema do vídeo pra mim? Veremos, se é que já não vimos.
@QuadrinhosNaSarjeta6 ай бұрын
que foda isso
@manciniguilherme67206 ай бұрын
Poetico.
@Albinotoys5 ай бұрын
Transcendeu ai, brother. Melhor comentario que li em muito tempo.
@flycosta11766 ай бұрын
Não tem como, o careca é um baita professor.
@professornonada5 ай бұрын
monstro!!!!!!!!!!!!
@sguareziАй бұрын
O que ele não tem de cabelo ele tem de didática
@operante14946 ай бұрын
o Linck vê tanta coisa no filme que eu só vi os ET dizendo "busquem comer cimento"
@MatthewsRodrigues-vp9qe6 ай бұрын
Receba inteligência
@lavincius6 ай бұрын
Meu Deus, esses dois comentários. Perfeitos.
@HKDMarcos6 ай бұрын
Que essa frase não signifique que vc se vê desencorajado perante a performance de alguém. Linck tem conhecimento mas vc pode adquiri-lo tbm Abraços.
@ekatherinah.lycael6 ай бұрын
compartilho do pensamento kkkkk acho bem divertido, inclusive
@georgiapompeu6 ай бұрын
😂😂😂😂
@paulosergioribeiro72006 ай бұрын
A personagem da Amy transcendeu tanto que ela não saiu mais do papel. Na tragégia do Snyderverso, ainda era ela prevendo o futuro inevitável e apreciando (?) cada momento, sempre onipresente. Não era a Lois, a namorada do Superman, mas sim a Louise, a super-mulher nietchziana, o tempo todo.
@dinahistoria54775 ай бұрын
Apreciar derrota? O que ela ganharia?
@rodrigoalvesdeoliveira11535 ай бұрын
Uma Super-mulher para um Super-homem.
@ari-111Ай бұрын
@@dinahistoria5477Conhecimento.
@Panopticovirtual6 ай бұрын
A tradução é mesmo um campo incrivelmente desafiador. Recentemente, traduzi um poema do Endre Ady (poeta húngaro) para uma amiga. Ocorre que não é um simples exercício de encontrar uma palavra equivalente para o português: trata-se de encaixar um sentimento, uma sensação que foi pensada originalmente em uma linguagem para outra completamente diferente. Nesse sentido, como eu tive que admitir para a minha amiga, o processo de tradução envolveu também instinto e tato, no sentido de tentar apreender o que autor queria dizer em sua língua original. Não é só uma questão de linguagem diferente, mas, sobretudo, é toda uma cultura, uma forma de interpretar o mundo e expressar isso na forma de um conjunto de signos. E nós também sabemos que o idioma molda a forma de pensar de uma pessoa.
@Birimbeto6 ай бұрын
Uma coisa que me fez lidar de forma muito, acho, madura com o sofrimento, foi minha vivência nas artes marciais. Hoje, aos 43 anos, tenho alguns problemas de saúde crônicos, e vivo quase que constantemente com dor. Eu já parei de treinar com frequência há quase 20 anos, hoje em dia é mais esporádico, rotina adulta é uma merda, e por conta desse sofrimento eu tinha tudo pra viver stressado e ser escroto pra cacete com todo mundo, mas eu internalizei a dor como mais uma constante no fato de estar vivo e que cabia só a mim decidir como lidar com ela que mesmo assim eu consigo ser gentil e compassivo com todo mundo, inclusive com um senso de humor bem ácido. E nunca li Nietzsche na vida.
@PhilipeBatista6 ай бұрын
Eu sei exatamente o que é isso.
@wallacesouza29846 ай бұрын
Louise vira o Dr Manhattan. A filosofia do Eternismo, de que todos os momentos, passado, presente e futuro, existem simultaneamente não linearmente.
@DREW200ful6 ай бұрын
Tem um filme que ainda acho mais Nietzscheano, o filme dinamarquês "druk", uma ultima rodada. Cara. Que filme lindo. E o final dele é incrível 😢
@marceltaz6 ай бұрын
O miserável do Link me faz ficar com um nó na garganta de novo com esse filme que já me destruiu na primeira vez que o vi.
@lopsjacko6 ай бұрын
...procede e reitero. Linck madafaca.
@allandelonmcz6 ай бұрын
Já assisti o filme umas 3 vezes, e sempre me dá a impressão de que o tempo é cíclico o sempre, que a língua só dá acesso a ela entender o que está acontecendo, porque o que está acontecendo, já aconteceu e vai acontecer. O que eu entendi é que a forma linear de entender o mundo e o tempo é que faz a gente compartimentalizar passado, presente e futuro.
@zerokaizen6 ай бұрын
minha mae morreu de alegria, aneurisma rompido por excitação e alegrias, eventos regozijantes em sequencia... tem como ficar triste com isso?
@guilhrm56236 ай бұрын
A única coisa que eu lamento assistindo a esse tipo de vídeo é pensar que esse canal não atingiu a popularidade mais cedo - ao contrário dos canais de acéfalos que ficaram populares falando de política e filosofia sem ter o devido preparo. Que conteúdo excepcional. A internet seria um lugar mais interessante com vídeos e textos nesse sentido. Uma pena não ser assim.
@fellipesabbag18666 ай бұрын
Cara eu fico pensando o quanto eu seria entusiasmado com filosofia se na escola eu tivesse o Linck dando a matéria. Adoro ver ele falando de filosofia
@vectorisex76 ай бұрын
A humanidade é apenas um momento Vivemos uma ocasião Por fim apenas escolhemos
@lopsjacko6 ай бұрын
...o corpo é cera, a vida é chama, o tempo é sopro. Boa.
@mathiasprestes21155 ай бұрын
@@lopsjacko de onde saiu essa frase? Pq o tempo e sopro?
@Seiti6 ай бұрын
Esse negócio da linguagem afetar nosso pensamento é a base do duplipensar do 1984
@Seiti6 ай бұрын
Ou na verdade da novilíngua...
@holybeu6 ай бұрын
A comunicação entre pais e filhos (adultos e crianças/bebês) também é um desafio linguístico que acontece nesse meio convergente. Somos alienígenas uns dos outros. Ainda tô aprendendo a me comunicar com a minha filha de 1 ano e ela aprendendo a se comunicar comigo.
@victorhugodeoliveiraborges7866 ай бұрын
24:40 Isso me lembrou uma frase que eu ouvi sendo utilizada em contexto de política internacional: "As coisas precisam mudar para que continuem como estão."
@JogandoIdeas6 ай бұрын
Um dos filmes que mais amo ❤️ Como fã de sci-fi, acho o Denis Villeneuve um dos melhores diretores que surgiram nas últimas décadas. O cara atrai grande público com espetáculo enquanto ainda cria obras profundas e cheias de propósito
@lopsjacko6 ай бұрын
...receita braba nesse. Tem enredo, roteiro, ritmo, baques, grandes sacadas, sapoha parece um baleiro. ✨🤯🏆✨
@romuloferreira8576 ай бұрын
Amo esse filme, principalmente depois que comecei a estudar Letras e pesquisar na área de Linguística. Parabéns pelo vídeo, ficou ótimo. Só uma curiosidade, existe uma pesquisa feita por mais de 30 pesquisadores de diferentes áreas (adeptos da teoria da panspermia) que sugere que polvos são realmente criaturas alienígenas. A hipótese sugere que a vida na Terra se desenvolveu a partir de micróbios e bactérias extraterrestes. No filme "A Chegada", os alienígenas se parecem com cefalópodes terrestres (polvos, lulas, chocos) e suas naves são chamadas pelos humanos de "Casco". As naves lembram o osso de choco, encontrado em todas as espécies de choco. O osso de choco é frequentemente chamado de concha interna.
@lopsjacko6 ай бұрын
...por isso q adoro essa comunidade. Passei 2/3 do vídeo enroscado na tese do polvo alien.
@Metronomo06 ай бұрын
A Chegada ser sobre a filha não os aliens foi uma revelação que mesmo assistindo quinze vezes eu não pegaria. Sinceramente o filme me deixou uma dúvida sobre a possibilidade de ação dos personagens diante do tempo simultâneo, já que a protagonista não usou isso em nenhum momento para tentar deter o inevitável
@FabianaFerreira-h2j6 ай бұрын
Era inevitável, não adiantaria nada
@matheusjezini6 ай бұрын
Ela não poderia mudar nada, é um conceito impossível. Tudo aconteceria de acordo com as mesmas escolhas fossem tomadas todas as vezes, no momento que ela descobriu que ia ter que escolher ter a filha essa escolha já teria sido feita. Ou seja, não há a escolha, tudo é decidido instantaneamente e é eterno. Ela vive todo e cada momento instantaneamente e infinitamente ao mesmo tempo, por isso o conceito impossível. Ela vive seu nascimento no mesmo instante que vive sua morte. É muito louco! Por isso o determinismo como tema chave do filme. Agora esse negócio de o filme se chamar Arrival ser em relação a filha eu não peguei isso não, teria que rever pra ver se tem sentido.
@ari-1116 ай бұрын
O tempo no filme é simultâneo em possibilidades, dando ao conhecedor da linguagem acesso a todos os encadeamentos de possibilidades do ciclo. Louise poderia alterar sim tanto é que em uma cena ela pergunta para o colega dela: se você visse a sua vida do começo ao fim, mudaria alguma coisa? Se ela não pudesse alterar nada, ela nem perguntaria isso. A impressão que dá que ela vai alterar, ela terá sua filha, mas não dirá ao marido sobre o futuro que é a morte da filha (que resultou na separação) trazendo um outro encadeamento. O que vimos foi um dos encadeamentos. Os ETS deram esse presente que pode ser usado como uma “arma” esperando que os humanos ao ver todos os encadeamentos de possibilidades escolhessem a união e essa união que fará com que ajudemos eles no futuro e no futuro a gente ajudou; a prova são que eles deram o presente não para que ajudássemos ele, mas como um agradecimento pela ajuda. No fim a humanidade escolheu a melhor opção.
@madaimed6 ай бұрын
Eu chorei do início ao final deste filme, choro em todas as análises que ouço. Eu também escolheria infinitas vezes a minha filha.
@Thalissothek6 ай бұрын
Discordo um pouco da continuação de Blade Runner ser ruim, mas ótimo vídeo.
@jimbbukissu46846 ай бұрын
Baita crime, fala aí
@giulyanoviniciussanssilva29476 ай бұрын
Terceira vez que eu discordo com muita força dele neste ano.
@andersonlprado16 ай бұрын
Não é somente ruim, é sonolento. Eu ate acho que o Linck, para não criar polemica, poupou o Duna 1, isso pq ele é igualmente ruim. So o Duna 2 que seria bom, mas sóbrio demais. Nao tem nem roupas futuristas e nem criancinha falando como adulto.
@ZHike3606 ай бұрын
@@andersonlprado1discordo pesado. Acho um filme mega atmosférico e bonito pra caramba. Toda a crítica da coisa do holograma achei mt interessante tbm. Pra mim pegou o primeiro e atualizou lindamente
@AndrewsMachado-h6i6 ай бұрын
Ele gostou mais das duas adaptações lixosas do Duna do que da continuação de Blade Runner. Fazer o que, não é mesmo? Paciência, cada um tem a sua opinião.
@LeoAlves-w9h6 ай бұрын
Um filme legal para abordar também é Contato, baseado na obra de Carl Sagan. Lick foi longe nA Chegada. Ótima análise. Deu pau em muito canal de cinema que geralmente usam no titulo de seus videos: "final explicado"! Mostrou várias camadas do filme e o quanto as nossa bagagem cultural faz diferença quando a gente vai consumir uma obra de arte.
@andremachadolinguistica6 ай бұрын
Pra quem tem interesse na teoria linguistica retratada no conto e no filme, ou pra quem acha que a língua não influencia o pensamento, recomendo o livro "Through the Language Glass: Why the World Looks Different in Other Languages", do Guy Deutscher. Aí, quando estiverem convencidos de que sim, a lingua molda o pensamento, leiam "The Language Hoax: Why the World Looks the Same in Any Language", do John McWhorter, que defende uma posição radicalmente contrária à do Deutscher, e decidam quem foi mais convincente! 😜 Infelizmente nenhum está traduzido para o português, até onde eu sei, mas são compreensíveis mesmo pra quem não é da área.
@carneirovisk6 ай бұрын
Esse conceito de vê o futuro e não poder fazer nada a respeito é bem explorado no Dr manhattan principalmente na série live action, onde ele tenta explicar que apesar de ver o futuro ele não pode muda-lo, pq ele vive o passado, presente e futuro simultaneamente.
@anaflaviasampaiodossantos29886 ай бұрын
Adoro seus conteúdos. Tenho só uma observação sobre o uso da palavra travesti como algo relacionado a fantasia. A ideia que vc quis comunicar se encaixa mais com drag queen e não travesti. Visto que drag tem mais a ver com perfomance, show, etc... e travestilidade é uma identidade feminina. No mais, video maravilhoso como sempre.
@victorviterbo39526 ай бұрын
Esses alienígenas lembram muito os Trafalmadorians, de Matadouro Cinco, do Vonnegut. Recomendo muitíssimo ler se não já leu. O livro inteiro é sobre o eterno retorno (o personagem passa a enxergar o tempo assim como a Amy Adams). Escrever esse livro foi a forma que Vonnegut encontrou de superar o trauma da 2ª guerra
@diegobrunosilva42906 ай бұрын
Também assisti uma vez antes de minha filha nascer e agora depois q ela completou 4 anos. Cara, dessa segunda vez eu chorei muito, o filme cresceu demais pra mim.
@guimaraesalysson6 ай бұрын
A visão linguística sobre representação da linguagem e da aprendizagem no filme também é muito boa
@lopsjacko6 ай бұрын
...sagaz.
@chicomanara6 ай бұрын
Eu "resolvo" o impasse do conhecer o futuro e repetir as escolhas com o livre arbítrio pensando que houve a aceitação de que cada escolha foi a melhor que poderia ser tomada no momento em que ocorreu.
@matheusjezini6 ай бұрын
O próprio conceito do tempo não linear elimina o conceito de escolha. É quase como se tudo foi decidido e vc só vive não linearmente uma vida ja escolhida pelo que você inerentemente já queria. Por isso esse conceito funciona melhor quando esse "poder" entra na vida da pessoa quando já sendo uma pessoa construída. Se um bebê nascesse com isso nunca se torna algo ainda mais difícil de pensar sobre, o bebê sempre seria aquilo? Sempre seria a pessoa que se tornaria?
@JCesar1396 ай бұрын
Já vi pessoal explicando o tempo como alguém caindo por todo seu tempo de vida, e sempre cai na mesma velocidade, criando uma percepção que aquilo é a realidade. E o tempo indo para o futuro na mesma "velocidade" cria nossa percepção de realidade.
@matheusjezini6 ай бұрын
Outra camada dessa linha de pensamento é se perguntar se estamos caindo porque não podemos olhar para baixo e ver o futuro? Vi um cara ponderar sobre isso usando o conceito de entropia, memórias do passado e do futuro são a mesma coisa, só que um é bem mais fácil de saber exatamente oque aconteceu/vai acontecer porque no passado toda a matéria já estava "formada" e você viu, no futuro a matéria ainda não está no seu devido lugar e você só pode inferir. Um exercício legal é você imaginar um movimento fácil com o braço, como levantá-lo e em seguida executá-lo. Você provavelmente imagina exatamente como aconteceu, e sua lembrança do movimento depois de executá-lo é exatamente igual a sua imaginação de como ele seria, pois é uma ação que não exige nem têm uma grande quantidade de fatores que podem interferir.
@Klelvin19896 ай бұрын
Maluco, o Linck pega uma pergunta e ranca um conceito do bolso pra continuar a análise. Que aula
@Carlosollyver6 ай бұрын
Papo fantástico. Sou Cristão e sempre fui fascinado com o conceito de eternidade, que sempre foi para mim, um conceito religioso e um atributo Divino chave. Por isso esse filme me tornou mais religioso e ao mesmo tempo, menos dogmático.
@ellenhigurashi76716 ай бұрын
Acabei de ver esse vídeo dentro do busão indo pro serviço rapaz .. a crise bateu forte aq segurei pra não chorar kkkk
@fabricioeduardodasilva88986 ай бұрын
Caro Linck, não sei se já leu, mas no começo do romance "Eternidade", do Milan Kundera, ele faz uma análise muito interessante das várias formas de dizer SAUDADE em diversas línguas diferentes, e como em cada cultura a maneira como esse sentimento é expresso representa muito sobre essa história da linguagem.
@FabianaFerreira-h2j6 ай бұрын
Mil vezes melhor que interestelar,,sem comparação 👏👏👏
@matheusjezini6 ай бұрын
Eu amo os dois mas A Chegada é um filme mais rico
@ernanics6 ай бұрын
faltou explorar: 1-Supondo que ela tivesse escolha, é igoísmo ter a filha ? 2-Por que a decisão de ter a filha seria imutável/imparável ?
@grandealpha31136 ай бұрын
Eu não tinha entendido essa questão da linguagem alienígena, minha interpretação era de que eles passavam a informação da sua memória futura! Então seria como que mesmo ela soubesse tudo que vai acontecer na vida dela, ela escolhesse viver a vida do mesmo modo pra ter o prazer de conhecer e amar a filha mesmo que por um curto período. A reflexão que me deu era basicamente "se vc soubesse o final da sua maior alegria, você escolheria passar por ela?"
@jnthn7772 ай бұрын
Eu vou amar se houver um vídeo para o conto. Ele é muito incrível! Expande e aprofunda demais o que o filme mostra.
@yur1285 ай бұрын
A Chegada ta meu coração como um dos filmes q mais amo
@luiizfernando156 ай бұрын
Aêeeeee! Meu filme favorito da vida toda. E agora com um vídeo aqui, melhor ainda. O conto também é muito bom, indico para todo mundo que gosta de ler.
@lopsjacko6 ай бұрын
...véis, esse episódio é uma âncora emocional. Q entrega, bicho. Q denso. Q tapa emocional. Muito obrigado Linck. Tu rejuvenesceu mano. Vou reassistir sapoha pq é auto-seminário. Valeuzaço. ✨😳😮🤩🏆✨
@clelsonfraga3236 ай бұрын
Alienígenas q vêm trazer a palavra d Nietzsche 👏👏👏👏 perfeito demais.
@magokobold6 ай бұрын
Os Ets do filme vivem na 4 dimensao, dimensao temporal. E isso é maravilhoso e assustador ao mesmo tempo!
@Carlosollyver6 ай бұрын
O Deus JudaicoCristãoIslâmico também. É chamado de "Eterno" nas escrituras sagradas.
@larp1236 ай бұрын
Eles não vivem na quarta dimensão... Isso não faz sentido. A mente deles é projetada para para pensar em qualquer direção do tempo. O autor explica isso usando um conceito matemático/físico no conto. A linguagem deles moldou essa mente onisciente. Brilhante trabalho de ficção científica que pode ser muito apreciada lendo o conto.
@luisemior65256 ай бұрын
Me deu vontade de assistir esse filme, nunca ouvi falar.
@Diego.Mattos.6 ай бұрын
Sob uma perspectiva não-linear, você já o assistiu, e o assistirá para sempre.
@Mugen20246 ай бұрын
Uma bola de um barato muito doido de espaço-tempo, coisado.
@monicaritvo3 күн бұрын
Vídeo perfeito. Emocionante. Foi difícil ver até o fim sem pausar várias vezes porque foi difícil conter as lágrimas.
@filia_de_sofia6 ай бұрын
13:49 Qualquer pessoa que já tenha estado em um hostel durante uns viagem já passou por isso. E o pior é quando se entendem. KkkKkkk...
@SpiritAlbarn-h4wАй бұрын
Obrigado Linck, agora posso falar do filme de forma "profunda" sem ter entendido nada desse filme!
@JoaoVictorSantosNascimen-ft8rb6 ай бұрын
Linck, fala de ashita no joe, adolf de osamo tezuka, e yu yu hakusho
@juniorBigBoss7456 ай бұрын
Eu sempre vi a história como o Dr Manhatan do watchmen Ela enxergando o futuro ela não tinha a opção de não escolher Como ele diz " Eu sou o fantoche que enxerga as cordas " Mas não existe real escolha. Não imagino que ela possa ter visto e poderia ter impedido , é mais ou menos como as Visões da Raven as Visões dela e ela tentando impedir era o que gerava a visão em questão que ela tenta impedir na maioria dos eps, É Como eu vejo até a mitologia de Sisifo Ele tá preso e não poderia escolher outra coisa , pq o destino dele é e sempre foi aquele , então pra que tentar mudar o que já estava pré destinado , não existem reais escolhas .
@leonardodias74666 ай бұрын
Em nome do Fati, Dionísio e do eterno retorno, A[superho]MÉÉÉM!!! (ou super Amy, que tá incrível nesse filme). Análise incrível como de praxe, tio Linck❤
@ocaracasado16 ай бұрын
Nós no ocidente temos dificuldade em pensar no tempo da forma que o filme apresenta. Mas é basicamente como se o futuro e o passado acontece ao mesmo tempo, você é livre pra fazer oq quiser, mas você já fez, não pq estava escrito mas pq já aconteceu. É como se a personagem estivesse fora do tempo como vemos e pudesse ver tudo, diversas obras orientais abordam esse tema, ou seja, nessa lógica é impossível mudar o passado, pq você não muda o passado e sim apenas faz algo que já tinha sido feita, mais ou menos como o final de InuYasha (ótimo manga inclusive, foge de quase qualquer clichê)
@antonychaves90302 ай бұрын
20:05 entendi muito melhor esse conceito no quadrinho de Watchman tem um capítulo inteiro onde o Dr Manhattan narra o que ele viveu , vive e viverá. tem todos os capítulos aqui mesmo no KZbin recomendo.
@senhor_errante6 ай бұрын
Toda vez q entra no papo de amor pelo destino eu lembro da morte do capitão marvel e a luta final dele com os fantasmas de seus inimigos para impedir q o coração do universo pare. Batalha essa q ocorre na sua mente, no leito, onde ele está rodeado pelos seus amigos heróis. No final quando thanos se estilhaça diante dele e diz "sua arrogância é nobre, mas futil. Justa, mas inútil" eu fico maluco
@AmandaMoraes-fj6pd6 ай бұрын
Parabéns pela contribuição, sei bem como a dor pode nos trazer a sensação de estar vivo. Obrigada, tamo juntxs.
@yarapatricioadv4 ай бұрын
Esse é um dos vídeos mais lindos que já vi na vida. Obrigada
@FabioGomesFotoCinema6 ай бұрын
A linguagem que as desenvolvia no Brasil ao longo dos séculos 16 e 17, com base tupi, e denominada nheengatu ou língua geral, na verdade começou a perder terreno mesmo desde antes da família real portuguesa chegar fugida aqui em 1808. Os diversos grupos étnicos de escravizados africanos, não conseguindo se comunicar uns com os outros em seus idiomas originais, utilizavam para isso a língua portuguesa. Claro que, de fato, a presença da corte no Rio de Janeiro ajudou a acelerar o processo.
@hecceidade05 ай бұрын
Imagine um conceito onde o tempo não segue uma linha reta, mas é uma teia complexa de memórias e previsões entrelaçadas. Eu, no futuro, me vejo lembrando de um momento específico há cinco anos, que é hoje. Neste exato momento, eu estou experimentando um "flash forward," uma memória do futuro. Assim, no futuro, estarei relembrando de mim mesmo no passado, que é agora, enquanto visualizava meu próprio futuro.Agora, inverta essa perspectiva: eu, no passado, me vejo olhando para o futuro, lembrando de mim mesmo no passado, visualizando o futuro. Isso cria um ciclo interminável onde meu "eu" do futuro e do passado estão constantemente interagindo e lembrando um do outro.
@laranjeira76895 ай бұрын
Mas no fim você não esta no futuro e nem no passado porque na verdade você está no agora, gozando do que tu imagina a partir do teu passado que na verdade só aconteceu porque no futuro você trouxe o passado para um agora que o presente. O eterno presente pq o passado não existe assim como o futuro, porque o futuro não é nada mais que o eterno passado.
@juravei4 ай бұрын
Pesado demais esse rolê desse vídeo, tô reflexivo.
@minvictor6 ай бұрын
Sobre essa não linearidade do tempo, recomendo fortemente "Matadouro Cinco", de Kurt Vonnegut!
@williammultini34696 ай бұрын
Eu também tive essa leitura do filme relacionando com o Eterno Retorno, legal ver você falando disso!
@Heder19816 ай бұрын
Grazie.
@viniciusestevao65056 ай бұрын
Cara, aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Eu vi o filme no lançamento, e revi outras duas vezes (em 2020 e 2021) antes da minha mulher ficar grávida. Revi o filme no início deste ano e fiquei me imaginando no lugar dela em ter que fazer a mesma escolha sobre meu filho - que hoje tem 2 anos-, e com toda certeza eu faria. Isso nos pega de tal maneira que é impossível não se emocionar. A mesma coisa aconteceu com o filme Questão de Tempo.
@guimaraesalysson6 ай бұрын
13:45 Esse truque com o pássaro é usado em minas.
@guimaraesalysson6 ай бұрын
Em mineração ⛏️
@PauloSilva-nl6nl6 ай бұрын
Um dos melhores cortes que assisti.
@angelicamiranda53196 ай бұрын
Assisti esse filme quando estudava Linguística (matéria da graduação), a partir dele passei a gostar mais dessa área que é muito fascinante.
@anarriman6 ай бұрын
A menina é o evento canônico no universo do filme
@laranjeira76895 ай бұрын
Plot do nome é Genio! Kkk
@vitvitac6 ай бұрын
Vou ter que superar esse vídeo.
@alcidsg26 ай бұрын
Uma reflexão a partir do livro Crítica da Razão Tupiniquim,com base em Nietzsche: seria o Brasil uma cultura do Dionísico sem o apolineo?
@fernandobrancher36576 ай бұрын
Cara!!! Que vídeo... vou compartilhar com deus e o mundo. Excelente! Muito obrigado Link.
@nephilim65946 ай бұрын
Esse vídeo me fez chorar.
@androcreer7835 ай бұрын
Tbm tem a interpretação,de que a percepção do tempo e como a luz,as necessidades moldoram nossos olhos pra enxergar certas radiacao do espectro,assim como moldou nosso cerebro pra perceber o tempo de forma linear
@CassianoSotomaior6 ай бұрын
O filme mais heideggeriano que assisti, com uma trilha sonora transcendental. Belíssimo.
@RodrigoAlves-rh5fe6 ай бұрын
Esse filme é incrível. Até recentemente estava na Netflix. Felizmente eu consegui ver a tempo, mas só consegui entender de maneira mais detalhada agora. Muito grato pelo vídeo com essa explicação tão detalhada.
@isaquelis6 ай бұрын
Um vídeo muito lindo, Linck! Senti muito quando você fez o relato sobre sua amiga, muito obrigado!
@edgarantunesdeavelar54786 ай бұрын
Eu adoro esse filme, acho ele perfeito, é um dos meus favoritos de invasão, e olha que adoro filmes de invasão alienígena.
@AlineTelles.6 ай бұрын
Não tenho condições emocionais de terminar esse vídeo.
@fernandofantasy6 ай бұрын
Você já disse o que eu teria para falar, os visitantes percebem a vida desprendida dessa ordem cronológica, o passado, presente e futuro são um só em um círculo, de modo que se olhar para ambos os lados podemos nos adequar e decidir a melhor opção para o agora, a instância. Recomendo se não tiver assistido ainda o Fonte da Vida, onde esse conceito humano dá percepção do tempo é jogada para o alto. Será preciso terminar para recomeçar.
@srarafa65946 ай бұрын
EU AMO ESSE FILME COM TODAS AS MINHAS FORÇAS!!!! FUI À ESTREIA NOS CINEMAS! OBRIGADA PELO VIDEO
@lucianarodrigues38686 ай бұрын
Assisti no cinema e, no final, percebi q estava na ponta da cadeira, totalmente imersa na história e empolgada, apesar de não ter compreendido de primeira. Só senti e isso foi suficiente pra achar um filmão!
@firestarter60396 ай бұрын
12:20 Um fato curioso sobre isso é a quantidade de rios chamado Avon na Inglaterra pois a palavra Avon deriva da palavra celta Abona que significa rio, ou seja, os ingleses tem vários rios cujo nome é rio rio.
@almeli-16 ай бұрын
Mesmo aqui no Brasil, com "Y", que é rio. Tipo Jaguar(i)be, rio das onças. Mas pelo menos aqui a galera tem mais criatividade hehe
@Bruno_Felipe6 ай бұрын
Rapaz, foi uma porrada essa análise do Link.
@henriquenetohdit2 ай бұрын
Conheço o canal a pouco tempo mas to maratonando tudo. Que video! Que careca! Que professor! Aplausos. Ps: quase chorei. QUASE!
@silvajr.19726 ай бұрын
Cara, esse filme me pegou pq eu tenho uma 'lembrança' muito vívida de toda uma situação que culminou na perda de um filho com minha ex do ens. médio. Já tiveram vezes que acordei aos prantos depois de sonhar com isso... O foda é que é só uma memória fabricada, isso nunca aconteceu de fato, mas toda a vez que essa lembrança volta eu acabo em prantos.
@brenogomes98506 ай бұрын
Linck, na Escola de Psicanálise da qual sou membro estamos estudando o livro do Paumier sobre Psicanálise e Neurociencias. Recomendo a leitura e recomendo muitooooo cuidado a reproduzir essas coisas desse campo das Neurociencias. DSM e lógica psiquiátrica compra esse lance de Neurociencias e teorias cognitivas (não o cognitivismo sério do Piaget) com gosto. É bom ter cautela
@karensilva26896 ай бұрын
Lembro wuando vi rsse filme a primeira vez, tinha 16 anos com o cérebro bem lisinho e não entendi nada, mas ele fez eu me sentir de um jeito que nunca tinha me sentido antes
@tavaresrco6 ай бұрын
como enriquece a leitura de uma pessoa com mais conhecimento sobre o tema do que a nossa.... entendi muitas coisas do filme, mas nem de longe me aprofundei desse jeito... Obrigado.
@rafaelmendeslemos70436 ай бұрын
Caramba, só vi no cinema e não lembrava o quanto esse filme é triste. Filmaço!
@anarriman6 ай бұрын
O sujeito que analisa faz parte da análise. Parabéns pela visão nova e sensível sobre o filme, alem do teu óbvio conhecimento
@vitorcamuzi85476 ай бұрын
Chorei vendo o filme e as lágrimas brotaram agora no canto do olho assistindo ao vídeo. Tá foda, Linck, um marmanjo barbudo fazendo outro marmanjo barbudo chorar no trabalho (E essa já é a segunda vez, a primeira vez foi no vídeo de Look Back).
@adrianomartins87206 ай бұрын
Esta discussão sobre como a linguagem molda a nossa visão de mundo produz reflexões interessantes. Na linguística descritiva, campo de estudos da linguística que descreve e "cataloga" as línguas, um marco determinante para traçar a diferença entre uma língua e outra é a forma como cada idioma lida com o tempo. O que torna o africâner e o holandês línguas diferentes, mesmo tendo um vocabulário e pronúncia semelhantes? E o português brasileiro e o europeu? Por que são consideradas a mesma língua, apesar de tão diferentes? Para entender melhor essa ideia, precisamos estabelecer a diferença entre tempo verbal e tempo cronológico. Grosso modo, o tempo cronológico é a percepção diacrônica da realidade e dos acontecimentos no tempo, ou seja, passado, presente, futuro, etc. Já o tempo verbal lida com as opções linguísticas oferecídas por uma determinada língua para expressar as experiências dentro do tempo cronológico. Ou seja, cada comunidade linguística está condenada a lidar com o tempo de uma maneira diferente. Consideremos, por exemplo, o tupi-antigo, idioma falado pelos povos do litoral do Brasil nos primeiros 200 anos da invasão portuguesa. No tupi, a ideia de verbos exprimindo tempos verbais simplesmente não existe. Não que não exista passado e futuro, sim o tupi faz essas distinções temporais também, lançando mão de alguns outros recursos sintáticos quando precisam enfatizar quando algo ocorreu. Mas no geral uma conjugação em tupi expressava variações apenas por pessoa, número. Nunca variações temporais. Por isso, quando eles se reuniam para contar seus mitos e lendas, eles não tinham a percepção de que estavam contando uma estória de algo do passado, mas de algo que sempre existiu e que está existindo mais uma vez agora, no momento em que você conta a estória. É como o céu, que sempre foi assim e sempre será, ao mesmo tempo que nunca será da forma que é hoje.
@marceloroberta35002 ай бұрын
Gostei, excelente. Em minha opinião esse foi o seu melhor vídeo até hoje. Já faz algum tempo que assisti ao filme e não consegui perceber várias nuances que você apontou. Hora de ver novamente....
@xMajorestox973 ай бұрын
Queria só fazer um contribuição um pouco atrasado. Tem o vídeo do nerdologia muito bom sobre esse filme que me deu uma percepção um pouco diferente. Na verde hoje já conseguimos saber o futuro, isso por conta de convenções que nós mesmos criamos. Amanhã sabes exatamente o que vamos fazer, seja ir trabalhar, voltar para casa, a hora que vamos tomar café da manhã e até a depender, conseguimos prever em qual segundo que algo vai acontecer, como por exemplo o horário que o jogo de futebol vai começar na quarta feira. E todas essas questões são possibilitadas por essas convenções que nós mesmo criamos. Para os aliens do filme, eles teria um outro tipo de convenção ou linguagem, que possibilita um precisão mais assertiva e lúcida do que a nossa. Ou seja, em teoria seria possível ter de algum modo essa previsão
@MarcosOliveira-ou4vr6 ай бұрын
O Linck é um romântico.
@niiko_s6 ай бұрын
Eu não consigo descrever o quanto esse vídeo é absurdo. Muito obrigado, Linck.
@fredsecundinogomes59336 ай бұрын
eu exibi esse filme para meus alunos da eja aqui em fortaleza para debatermos o que é conhecer e conviver com o outro, foi muito legal a gente debatendo
@cmmenna6 ай бұрын
É, uma espécie que tenha evoluído por milênios a fio a habilidade específica de criar probabilidades sobre o futuro, poderia ser bem boa em prevê-lo (acertar muito bem suas previsões e talvez se perder nos pensamentos que são do passado e do futuro). Mas a exatidão perfeita dependeria do universo corresponder às teorias determinísticas, e eu não sei se corresponde.
@fabiomiyasato32736 ай бұрын
Tinha gostado desse filme mas depois desse video (e de ter um filho) estou preocupado em reassistir! Excelente video!!
@ranulfofilho8216 ай бұрын
Faz um vídeo, live, comentário, um grito de desespero... qualquer coisa falando sobre "Cândido" (Voltaire). Por favor.