QUE MODELO SEGUE A REDE DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO SEU MUNICÍPIO?

  Рет қаралды 1,661

SUAS Conversas

SUAS Conversas

11 ай бұрын

Cursos online site: anapincolini.com.br/cursos-2/
Eu sempre gosto de partilhar com vocês os textos que me ajudam no dia a dia do SUAS, textos com os quais eu me deparei e que me fizeram repensar o olhar aqui pros serviços do meu município. Hoje eu trabalho na Diretoria de Gestão do Suas, que é um setor de planejamento de novos serviços, monitoramento dos serviços existentes e vigilância socioassistencial. Então é nesse setor que a gente desenha ou redesenha serviços, programas e projetos no sentido deles serem o mais fiéis possível às normativas do Suas.
Pois bem, esses dias, buscando referências metodológicas pra contribuir no monitoramento da rede de atenção às pessoas em situação de rua, eu me deparei com esse texto, é da Sheila Costa Marcolino, chamado “Saída da rua ou reconstrução de vida. A trajetória de estudantes universitários ex-moradores de rua em São Paulo”.
Esse texto, que é a dissertação de mestrado da autora, virou uma chave pra mim, deu um novo click. Por isso eu quero partilhar algumas das reflexões dela com vocês, colegas do SUAS, em especial, os que trabalham com pessoas em situação de rua nos CREAS ou nos Centros POP Rua.
Instagram: / anapincolini
Linktree: linktr.ee/anapincolini
Livro: www.amazon.com.br/Psicologia-...

Пікірлер: 12
@LariBastos316
@LariBastos316 11 ай бұрын
Ana, obrigada por compartilhar tanto conhecimento e possibilidades de reflexão sobre nosso trabalho no SUAS! ❤❤❤
@michellen.8682
@michellen.8682 11 ай бұрын
Ana, há tempos te acompanho. Participei do teu curso. Muito bom. Agradeço o compartilhamento do conhecimento e a tua atenção sobre o SUAS.
@sirccris4385
@sirccris4385 11 ай бұрын
Ana, o livro que você indicou, estou lendo: Serviço especializado em Abordagem social,.Agora estou assistindo este😊.
@andreatrevizan8556
@andreatrevizan8556 11 ай бұрын
Ana, você conhece o Programa Moradia Primeiro? É um programa maravilhoso que visa a superação deste modelo etapista, meritocrático e que “joga” o sujeito à sua própria sorte qdo pisa na “linha de chegada”. Se não conhece e quiser conhecer me avisa que mando algum material por e-mail. Abraços, Andréa (MT)
@andressacampinho2979
@andressacampinho2979 11 ай бұрын
Olá, gostaria de conhecer, poderia me enviar também?
@andreatrevizan8556
@andreatrevizan8556 11 ай бұрын
@@andressacampinho2979 Claro! Me passa seu e-mail
@leticiaback929
@leticiaback929 11 ай бұрын
Ana, obrigada por compartilhar essas reflexões tão ricas. Por essa sensibilidade no trato dos assuntos. Esse canal é uma verdadeira nova lente para olhar e pensar sobre todas essas questões da política de assistência social e como impactam na vida das pessoas. 🌹
@edvargoulart3826
@edvargoulart3826 11 ай бұрын
Não é utópico, é possível mesmo que os casos que dão resultados sejam poucos. É de extrema importância falar sobre Moradia, que faz parte dos direitos. Trabalhei Abrigo casa de passagem e Creas Seas. É preciso dar respaldo especializado como nome diz. Ações Sócio educativas e dar suporte moradia. É inútil pessoa sair abrigo ganhar 1500 e pagar 800 aluguel, tem optar comer ou morar. Desejo mais reflexões e olhar aprofundado. Edvar cuidador social Jaraguá do Sul. Acadêmico Serviço Social.
@edvargoulart3826
@edvargoulart3826 11 ай бұрын
✌️👍
@edvargoulart3826
@edvargoulart3826 11 ай бұрын
Cobrem investimento no SEas da sua cidade. Bom para usuários, profissionais e toda rede funcionar melhor. Sabemos que está crescendo cuidado com pessoas situação rua. Cobrem mais condições, Estrutura de acolhimento, ações. ❤
@carolinamacedo1342
@carolinamacedo1342 11 ай бұрын
Olá, aqui em nosso município temos um projeto que chama sítio nova vida, que disponhe de oficinas de geração de renda, atividade agrícola, artesanato, atividade física e uma das ações do projeto e o abrigamento. Me fez refletir sobre essa questão da moradia primeiro. Existe um projeto que completa isso?
@vanessalvex
@vanessalvex 11 ай бұрын
Ana, ultimamente no CRAS onde trabalho está apenas cm 2 orientadores sociais (no início eram 4), e isso está prejudicando a qualidade dos atendimentos. Conforme eu solicitei mais integrantes de nível médio para a equipe, a gestão do CRAS onde eu atuo me solicitou um documento que certifique a necessidade de mais funcionários. Desde então estou a procura, mas até o momento, só encontrei documentos que para CRAS de porte l sugerem somente 2 orientadores sociais na equipe, isso dificultaria a compreensão da administração para contratar novos orientadores sociais. A demanda do CRAS é muito alta, recebemos cerca de 30 crianças por turma (temos três turmas no total), então para apenas 2 orientadores está sobrecarregado. Tem algum documento que vc me sugere a leitura para me respaldar nessa solicitação? Obrigada! Precisamos de mais orientadores sociais 2 é pouco, 5 seria ideal. E também um pedagogo para atuar com criançãs com algum transtorno intelectual.
O CREAS e a INFREQUÊNCIA ESCOLAR
15:32
SUAS Conversas
Рет қаралды 3,2 М.
Assédio moral: o que é e o que fazer? | Jornada
8:44
Tribunal Superior do Trabalho
Рет қаралды 203 М.
УГАДАЙ ГДЕ ПРАВИЛЬНЫЙ ЦВЕТ?😱
00:14
МЯТНАЯ ФАНТА
Рет қаралды 3,1 МЛН
Heartwarming Unity at School Event #shorts
00:19
Fabiosa Stories
Рет қаралды 17 МЛН
Scary Teacher 3D Nick Troll Squid Game in Brush Teeth White or Black Challenge #shorts
00:47
Projeto 1 Dia | Fundação Casa | Episódio 1
26:01
TV Gazeta
Рет қаралды 136 М.
Redes de Atenção à Saúde (RAS)
5:38
Diz Aí, Saúde
Рет қаралды 161 М.
O CREAS / PAEFI e a brecha do “dentre outros”
10:20
SUAS Conversas
Рет қаралды 1,7 М.
Jovem da periferia vai estudar em Harvard
14:34
Domingo Espetacular
Рет қаралды 338 М.
Como funciona a Previdência. E qual o debate sobre a reforma
9:36
Jovem de família humilde é aprovado em três faculdades de medicina
6:16
GRANDES LOJAS QUE FECHARAM SUAS PORTAS EM SÃO PAULO
8:40
DICAS DO PIMENTA
Рет қаралды 295 М.
Reconhecimento de Paternidade
6:38
Defensoria SP
Рет қаралды 91 М.