Use o cupom ATILA12 para 12% de desconto: www.insiderstore.com.br/AtilaIamarino
@lucaslima-j5z8 ай бұрын
Mano, eu comecei a perceber isso a pouco tempo tmb, e fui investigar e acabei desenterrando um monstro, no começo achei q estava ficando louco kkk parece q vc precisa de "códigos" pra interpretar o mundo.
@dircemoretti23638 ай бұрын
Em Gabriela Cravo e Canela Jorge Amado mostra a luta intergeracional da elite. Hoje observamos o mesmo. "Filhos de algo" em partidos aparentemente opostos a ordem vigente, que no poder, perpetuara a família no poder. Mas, no período colonial, uma familia de donos engenho tinham menos acesso a médicos, alimentação adequada, conforto, cultura que um pobre hoje. Assim como os escravos, os "filhos de algo" eram corrigidos com chibata....
@daniellsleros7 ай бұрын
A festa da familia nao tem fim.🎉
@visaoholistica2057 ай бұрын
Átila, como biólogo, você poderia também fazer um vídeo falando do fenômeno conhecido como Colapso do Pedigree. Não é difícil reconstruir árvore genealógica e encontrar pessoas da elite nela, isso não quer dizer quase nada sobre nosso problema. Há um ramo na minha família que consigo traçar até o século 4 depois de Cristo, mas eu mesmo sou um Zé Ninguém. Agora, é claro que existe uma elite que se casa entre si, mas isso é assim desde a Suméria também. Continua assim em toda parte, até nos países comunistas. A elite convive com a elite, nas importa se são novos-ricos ou velhos ricos, eles se encontram e flertam nos ambientes sociais como qualquer pessoa. Acho que isso não é problema. Quero dizer, se fosse, teriam que obrigar pessoas ricas a se casarem com pobres? Claro que a solução não será por aí, isso é óbvio. Enfim, nem a revolução francesa e iluminismo resolveu esse problema. Acho que o problema que realmente precisa ser solucionado é a desigualdade social, mas não tem nada a ver com "enfrentar" a elite ou algo assim. Na Europa, a elite continua a mesma a séculos, mas a desigualdade não é tão grande como foi no passado. Lembrando, boa parte da Europa também foi colonia romana ou grega... não dá para resumir todos os problemas a "luta de classes". Isso é reducionismo excessivo. P.S - O trabalho desse senhor é interessante, mas não faz muita diferença.
@MarcosSilva-vi1wp3 ай бұрын
Queremos mais Ricardo Costa de Oliveira.
@lucaspereira76098 ай бұрын
Essa aula pra mim é: vc já sabe disso, mas ouvir os nomes dos caras é revelador
@formigamusicfactory66148 ай бұрын
Pra quem acompanha política há tempos sabe os nomes. A questão é que o Brasil foi despolitizado de propósito. O dinheiro não pula de um bolso pro outro atoa... old money no Brasil é forte $$$$$
@reginabovo13838 ай бұрын
Esse Professor é muito corajoso! Escancarou tudo do nosso "congresso". Parabéns pelo tema e pelo entrevistado!
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
Esse negócio de deixar os bilionários sem pagar impostos, pode custar a soberania brasileira. Temos que abrir os olhos.
@endovelicus748 ай бұрын
@@itsuchi-kuntewori5778 comentário bem relevante e uma ótima adição, seu nick nao aparece, só itsuchi algo, como a si lhe dirijo? e também vírgula não é pra pausas, amigo.
@enceladus23108 ай бұрын
@@endovelicus74 você tá no KZbin e não na banca de redação do Enem, amigo. Relaxa aí kkkkk
@rossanapeace41138 ай бұрын
“O verdadeiro poder é silencioso. Oculto dentro de todos os poderes das instituições. Essa é a lógica.”
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
Ninguém pode falar sobre a fortuna dos bilionários e multimilionários no Brasil, principalmente se for banqueiro. É uma mordaça na boca, se você tenta falar, eles se mobilizam para acabar com você.
@joe.willian7 ай бұрын
Em algum período da Lava Jato eu lembro de ter lido que o Deltan Dallagnol tinha se tornado Procurador da República com 23 anos. Eu devia ter aquela idade e mal tinha começado a faculdade de direito. Era soldado do exército. Me sentia um fracassado. Já havia aprendido isso antes desse video, mas naquele momento não percebia a diferença de background, eu de família onde minha mãe e irmãos foram escravos modernos, distribuidos para familias para trabalhar como domésticos, e Deltan de uma família importante do Paraná.
@Odisseu_AOE7 ай бұрын
Exatamente. A Lava Jato foi tb eleva pela grande elite - vide como a midia corporativa a propagandou.
@q13rt57 ай бұрын
Que estudou muito e passou no concurso..sem ajuda do Estado..só inteligência mesmo e boa vontade de crescer na vida
@elainev75397 ай бұрын
@@q13rt5 sem ajuda do estado? entendeu nada hein? o estado é feito e comandado por essa gente! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@hubris-p7c7 ай бұрын
@@q13rt5 Certamente o fato de o Dallagnol ter nascido numa das famílias mais ricas do Brasil, inclusive em latifúndios, não fez diferença alguma. ACORDA, GADO!!!
@L-u-c-a-ss6 ай бұрын
@@q13rt5 Isso é o que você diz.
@gilmarsouza99537 ай бұрын
Aqui em Pernambuco temos um ditado: “Quem viver em Pernambuco há de estar desenganado ou há de ser Cavalcanti ou há de ser cavalgado.” Outro é: Quem não é Costa certamente deve ser coitado.
@brunoleonardoamorim8 ай бұрын
"Em Pernambuco, se você não é Cavalcante, é cavalgado"
segunda frase mais genial q ouvi essa semana. Perdendo só pra "Nunca foi Deus, sempre foi Sorte"
@kopiando7 ай бұрын
Minha família era Cavalcante mas foi cavalgada kkkkkk deve ser de uma dessas famílias que foi dos Cavalcante né kkkkkkk
@hubris-p7c7 ай бұрын
Bom evitar citar nomes ou sobrenomes pra não aparecer "suicidado" no dia seguinte, com 15 tiros nas costas kkkkkkkkkkkkkkk
@thiagolscardoso8 ай бұрын
Bom demais ver o Átila apresentando cada vez mais conteúdo com consciência de classe!
@edecildo8 ай бұрын
Na verdade, ele está se queimando...
@excelente818 ай бұрын
@@edecildo eu imagino que ao se queimar com quem pega mal com isso o sono do Átila deve ser cada dia mais gratificante.
@Lucaspcastro7778 ай бұрын
Esse foi, com certeza, um dos melhores vídeos do canal. Convidado extraordinariamente didático e o tema extremamente relevante. Uma verdadeira aula!
@nildamacedo55858 ай бұрын
Expetacular! Complexo e até cansativo, porém uma aula fundamental! Amei. Quem não assistiu ainda assista. Estudei Ciências Sociais e nunca tive uma aula sobre esse assunto. Amei, amei, amei.
@thiagobluesjazzguitar8 ай бұрын
Isso não é novidade são essas famílias q mantém o país no subdesenvolvimento e na dependência
@ruanpatrick17738 ай бұрын
Só não esquece de que lado político essas famílias estão em, se não vc corre risco de defender ele sem saber
@Ng04ng048 ай бұрын
@@ruanpatrick1773o estado inteiro é burguês, lado de verdade só tem dois, exploradores e trabalhadores
@ruanpatrick17738 ай бұрын
@@Ng04ng04 no discurso padrão contra os burgueses não é bem isso que ocorre
@Tandor20098 ай бұрын
@@Ng04ng04 E a família Calheiros?
@Ng04ng048 ай бұрын
@@Tandor2009 com certeza é uma família e eu imagino q tenha o sobrenome de Calheiros, não sei mais muita coisa, mas se quiser perguntar não precisa ser tímido, é só escrever aí meu consagrado q eu te respondo oq souber
@SabioLeo8 ай бұрын
Aulas e mais aulas. Muito feliz que o Átila está cada vez dentro da política e nos mostrando como as coisas funcionam usando da ciência do jeito certo.
@bikeesaude8 ай бұрын
Atila, obrigado! Obrigado por dar "um novo óculos" de vida para mim, para nós. Seu trabalho muda vidas. Agraço também a participação do Ricardo por compartilhar tanto conhecimento relevante.
@dianacharlotte18 ай бұрын
Vem se radicalizar com a gente, Átila! 🖤
@gjperes18 ай бұрын
Acompanho o professor a um tempo e é simplesmente incrível, esse assunto deveria ser o mais falado no país inteiro
@dudasousac938 ай бұрын
Que material incrível e necessário. Agradeço a esses dois grandes pesquisadores e professores pela socialização de seus conhecimentos. Minha utopia é que um dia tudo isso que foi explicado fique no passado, que nossa sociedade seja pautada nos direitos comuns e no bem estar de todos.
@MPM25038 ай бұрын
Recomendo o canal da srta Bira. Ela fala desse assunto tbm no vídeo ''A herança que importa.'' Fantaástico como esse.
@januariaferreira10858 ай бұрын
"Quem viver em Pernambuco Há de estar desenganado, Ou já de ser Cavalcante, Ou já de ser cavalgado." Acho que está quadra resume bem a diferença entre famílias "tradicionais" e nós meros mortais.
@guilhermemoreira32708 ай бұрын
Eles também são mortais. Obrigado por compartilhar isso!
@cosimodemedici37558 ай бұрын
Igual os "blue eyes"Arraes-Campos
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
Eu vivo em Pernambuco, aqui o coronelismo é forte, porque a concentração de renda é tão ruim quanto no resto do Brasil, mas a nova burguesia do Sul do Brasil está se juntando com a do Sudeste para vender a soberania brasileira para os gringos, e isso só pode ser parado através de taxação de bilionários e multimilionários. Não há como mudar isso sem mobilização popular, pois o congresso serve a elite.
@pietra_YT8867 ай бұрын
Essa entrevista deveria ser exibida em todas as escolas desde o primário até a universidade!!! Mais esclarecedor do porquê da situação brasileira, impossível!!!
@EloyPinheiro8 ай бұрын
O pulo do gato dessas familias no Brasil, é fingir que não existe um sistema de castas.
@malumoteki30218 ай бұрын
Fingir... Eu diria ENCOBRIR.
@rmd392486 ай бұрын
Fato.
@LucasRamos-iv5jl6 ай бұрын
Total, vivemos em uma monarquia moderna, regime escravocrata disfarçado de liberdade, e tem nego aplaudindo ainda e defendendo com unhas e dentes a bola de ferro acorrentada no próprio pé...é uma ignorância abismal.
@eduardoeduardo22028 ай бұрын
Tem um caso emblemático, de um assalto multi milionário nos cofres subterrâneos de uma agência do Itaú, na Av. Paulista - SP, onde mais de 100 cofres repletos de joias com pedras extremamente preciosas foram roubadas, até aí, algo muito comum no Brasil, bancos sendo roubados....no entanto, o que causou muita estranheza na própria polícia, foi o fato de menos de 30% daqueles que tiveram suas joias roubadas, terem registrado boletim de ocorrência, justamente pela não declaração destas fortunas junto a Receita Federal! Aqui no KZbin, tem um vídeo de uma reportagem que fizeram sobre o caso, onde entrevistaram duas vítimas que resolveram falar sobre o crime, elas são da família Mofarrej....o auge, foi quando o repórter perguntou se cada colar que elas guardavam naqueles cofres, custavam em média 700 mil reais, onde uma delas respondeu que um colar de "apenas" 700 mil reais, não se guarda em cofre de banco, pois é um colar para o dia dia, para circular em casa, de tão "simplório" o valor!
@gabriellaargento12368 ай бұрын
Seus programas são sempre excelentes. Mas achei a escolha desse tema sensacional e absolutamente necessária! Bravo, sempre!
@danielasousa1938 ай бұрын
Episódio excelente. A cada novo ep Átila vai costurando um entendimento em conjunto de onde viemos sociologicamente e para onde não vamos porque a manutenção do status quo é forte e opera no silêncio. Eu adorei e fiquei muito pensativa com a frase de encerramento: "a ciência ainda é um campo não tão impregnado pelo nepotismo, daí o motivo de tanto ódio".
@leonardozortea93348 ай бұрын
Acho essa frase muito ruim, desvirtua completamente a ligação entre ciência, política e economia. O Brasil tem uma ciência precária que evolui aos solavancos com estruturas de isopor por causa da estrutura de capitalismo dependente imposta a nossa sociedade pela elite br em favor da burguesia internacional.
@KelderPassos8 ай бұрын
Átila, espero que você tenha consciência do enorme trabalho científico e elucidativo que você tem prestado ao nosso país e a nossa sociedade. Nunca irei me cansar de dizer isso: meus parabéns, seu trabalho é extremamente apreciado.
@elaineenialle35943 ай бұрын
Maravilhosa esta entrevista! Muito esclarecedora e que apresenta materialidade ao que nós brasileiros já imaginávamos. Meritocracia é um caramba! Temos que lutar para que todos os brasileiros tenham OPORTUNIDADES! Educação de qualidade p/ todos! Protestos em massa p/ que haja Reforma no sistema judiciário, político e transparência nas emendas, transparência na dívida pública. Só implantando isso para termos esperança no Brasil.
@fabianelucena17 күн бұрын
Que entrevista! Que entrevista! Átila, vc está melhor a cada entrevista! A cada nova co versa, uma aula! Parabéns!
@heloisaalmeida8 ай бұрын
Sensacional!!! A elite do atraso sendo visibilizada!!! Agradeço Átila e prof. Ricardo. Átila, como você cresceu com esse programa… para além das biológicas!!! Uma alegria ver sua caminhada!!!
@joaopedro-yf9dr8 ай бұрын
Faz alguns cortes dos seus videos Atila, ajuda muito na divulgação
@AlexTurnerh8 ай бұрын
SIMPLESMENTE BRILHANTE! EXTREMAMENTE NECESSÁRIO! UMA CONVERSA QUE CONTRIBUI MUITO PARA O BRASIL!
@luuis._.h8 ай бұрын
Esse título me lembrou um artigo que eu li a pouco tempo, que fala que as famílias que dominavam a Itália à 700 anos atrás são as mesmas que dominam ainda hoje.
@nadademais248 ай бұрын
Sim é o famoso PACTO DA BRANQUITUDE, interessante é que os brancos RICOS, são os colonizadores/LADRÕES e assassinos, que enriqueceram matando todo mundo e depois difamando & os como selvagens, sei....🤔😢
@anapaulaaguiar95202 ай бұрын
Valeu! Átila, sou fã só seu trabalho. Parabéns! Sou autora de livros didáticos e falei sobre você num capítulo sobre “Investigação Filosófica sobre as Práticas Científicas”. Tem até foto 😁
@thaisachan8 ай бұрын
parece até que levei uma surra depois de ouvir esse podcast, mesmo já tendo alguma ciencia do que foi explicado. Mais um exmeplo perfeito da nossa luta de classes
@oxnegative8 ай бұрын
A luta de classes é negre contra branco, esposa contra marido, empregado contra patrão, gay contra hétero, ou seja, pobre contra pobre, esses realmente ricos são bajulados e eleitos pelo povo?
@delfosvondelplata8 ай бұрын
Excelentes abordagens! Muito bom! Meus cumprimentos ao Professsor!
@sergiopamplona8 ай бұрын
Excelente e esclarecedor para acabar o mito da meritocracia na nossa sociedade. Sigo o professor em outras redes, um prazer vê-lo explicando essa coisas de modo tão didático e abrangente. Sempre uma ótima aula. Agora, como mudar essa cultura? Se não for pra uma revolução ou uma ruptura do tipo, não vejo como.
@amorpolo8 ай бұрын
Pra que haja uma revolução certeira, é preciso que o povo entenda e possa exigir melhores escolas, onde os professores possam passar conteúdos importantes como este. Mas as escolas públicas não dão condições de se obter bons professores. As pagas, geralmente, dominadas pela elite, que não reproduz esses ensinamentos.......
@cledsonleal50757 ай бұрын
Que felicidade em ver um biólogo que valoriza as ciências humanas; não as menospreza como fazem alguns!
@pirahortus8 ай бұрын
Vídeo simplesmente fantástico. Mostra claramente como as pessoas são usadas como escadas e são levadas a crer que é natural ou divinamente concebível que sejam explorados e tenham sua descendencia sugada até exaurir, para sempre!
@analuciaandrade34848 ай бұрын
Na minha família ďe afrodescendentes , conseguimos chegar até 1863, pela tradição oral, referendada por batistérios..até o nome original , lado materno de uma região na atual Nigéria.
@amauryfernandes6598 ай бұрын
Eu fui o primeiro da minha família a ter doutorado, fiz toda a pós-graduação sem ter bolsa pois tinha emprego, e família pra sustentar. Trabalhei de alguma forma durante os cinco anos de graduação, e terminei a graduação com a carteira assinada na área. Sou professor de universidade federal e passei em um concurso durante o doutorado e trabalhando em quatro frentes. Minha filha já está tendo um percurso menos atribulado, mas optou por trabalhar durante a graduação pra ter um mínimo de autonomia financeira.
@eduardolourenco42128 ай бұрын
O canal "O algoritmo da imagem" tem videos muito bons nesse sentido
@BrouxNoux8 ай бұрын
Sim
@geraldofernandes44818 ай бұрын
Senhorita Bira maravilhosa e o vídeo dela sobre o Chaves fala perfeitamente da Consciência de Classe exposta no humorístico.
@eneidalipinski18828 ай бұрын
Fantástico!! Parabéns ao Ricardo pela coragem de desvendar um dos maiores problemas que minam silenciosamente nossa sociedade... dificultando um avanço real, junto e humanista. Parabéns ao Átila, como sempre, brilhante nas suas escolhas de temas e convidados.
@anapaoladosreis60647 ай бұрын
Bichooooo, um vídeo inteiro pu-ta-ça com a realidade da sociedade brasileira, e exultante com o encerramento do Professor Ricardo Costa de Oliveira. Uma aula necessária. Queria que a minha família toda, que os meus amigos todos ouvissem.
@marcosmartins35438 ай бұрын
Rapaz eu era consciente dessas patifarias, mais confesso que o episódio me deixou chocado 🤯 episódio brabo em kkk
@mariabetaniavazsampaio93778 ай бұрын
Muito bom! Muito complicado, esclarecedor, mas, triste. Então, constatamos que não é pelo trabalho exaustivo que crescemos, é também, mas as “oportunidades” são cartas marcadas.
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
Os filhos do bilionários e multimilionários no Brasil não estão nem aí para trabalho, eles viajam o mundo inteiro e vivem de festas para depois herdar o patrimônio e formar bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
@evaldobraz_hidroshow8 ай бұрын
Olha o discurso da meritocracia indo pro ralo! . Que entrevista maravilhosa, espero que tenha o engajamento popular merecido.
@yin_xing8 ай бұрын
Mérito existe sim, claro. Mas não da maneira como as pessoas pensam
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
@@yin_xing mérito de herdar fortuna de famílias que escravizaram negros durante o Brasil imperial? Quem define o que o Brasil vai ser são os bilionários e multimilionários, nós só podemos obedecer as ordens deles, porque eles mandam nas leis brasileiras.
@Mathewrath8 ай бұрын
@@itsuchi-kuntewori5778 mérito existe, como por exemplo, em toda pessoa periférica, que mesmo com todo um sistema projetado pra minar seus esforços, consegue se formar numa universidade. Isso é um mérito pessoal. Só que ela nunca vai ser rica. Meritocracia, ou seja, o governo daqueles que mereceram através de esforço, não existe.
@perolazambrana68648 ай бұрын
Magnífica entrevista! Já sabia sobre a origem da riqueza das famílias tradicionais, mas descobri o poder da teia de influência que os torna cada vez mais ricos. E mantém os outros pobres.
@historiaocultaBR8 ай бұрын
Genealogia é um importantíssimo instrumento de pesquisa histórica. Parabéns pela entrevista e por abordar esse assunto tão importante para descrever as relações de poder no Brasil.
@marcosguilhermedevasconcel31044 ай бұрын
Um de nossos grandes problemas que, inclusive, dificulta nossa mobilidade social, que faz com que sejam necessárias nove gerações para que uma familia ascenda da pobreza à classe alta, é que nossos pobres são os maiores defessores das classes altas, nós os pobres nos alistamos voluntariamente em seus exércitos de vassalos... quer comprar briga com um outro pobre é so atacar um rico...
@manud.48294 ай бұрын
Tem muito pobre que se acha rico. Infelizmente.
@Voide__4 ай бұрын
Isso não é por acaso, é ideologia. O melhor escravo é aquele que se acha livre (melhor na perspectiva de um senhor de escravos KKK), a própria cultura é criada por quem tem poder, aí fica fácil disseminar ideias que lhes favorecem.
@criticasveloso18 ай бұрын
Nossa Átila eu super te recomendo acompanhar o jornal Desperta ICL do Leandro Demori!
@diogomota29688 ай бұрын
Chamar o Átila para uma interação no ICL
@Quesia10318 ай бұрын
Que aula maravilhosa. Muito importante falar sobre isso pq a Elite se beneficia das sombras. Eles querem ser invisíveis. Então pessoas de classe média que falam que são ricos não são a elite. Parabéns, Átila. 2h passou voando. O professor com fala mta clara e com exemplos. Sou de Recife e reconheci várias famílias. Excelente.
@DMN19728 ай бұрын
Exatamente, a classe média não somente no BR. Vive da esperança de fazer parte desse digamos "seleto" clube. E para tanto, não aceitam um realidade triste, que chega a ser cruel. O reconhecimento de classe é necessário, mas difícil de aceitar.
@cromo77438 ай бұрын
É por isso que estas elites querem controlar a internet, é para se beneficiarem do anonimado e por isso há tantos movimentos de censura no mundo, notadamente no Brasil. Liberdade de expressão é fundamental. Alexandre de Morais está a serviço de quem?
@elianapizagomesdemellocamp73037 ай бұрын
Excelente entrevista com professor e peesquisador Ricardo Costa de Oliveira.
@juliafernandesf134 ай бұрын
Que vídeo-aula. Sério. Como faria diferença se a população brasileira realmente entendesse dessas coisas...
@DMJ-017 ай бұрын
Em Pernambuco tinha uma expressão que dizia: ou você é Cavalcante ou você é cavalgado.
@Guatim0sim8 ай бұрын
Que vídeo importante! Tomara que ajude as pessoas a entender como o Brasil sim é feito por castas
@perolazambrana68645 ай бұрын
Todos deveriam ver essa entrevista para começar a entender o Brasil e suas desigualdades.
@joaohenriquepivaboeira23038 ай бұрын
Eu tô adorando o arco revolucionário do Atila. Parabéns pelo conteúdo.
@LaysaBit7 ай бұрын
Ta ai uma aula de história que eu estava precisando. Me sinto muito mais acordada e compreendendo a estrutura da nossa sociedade agora
@fabi125678 ай бұрын
Aula fundamental para todo brasileiro. A quem interessa esses fatos nao serem aprendidos e discutidos nas escolas né.
@marisalaterza44377 ай бұрын
Muito triste, olha a importância da política de cotas e porque ela é tão combatida pelos poderosos, uma senhora aula, parabéns.
@lazarolourenco56318 ай бұрын
A oratória desse professor é invejável
@yuriguedesneiva8 ай бұрын
É pq vc concorda com ele, se discordasse acharia horrivel
@deniseldantas8 ай бұрын
@@yuriguedesneivadiscorde dele, nos mostre seus argumentos? Onde foi que ele errou nas falas?
@GABRIELHERMESKOHLER8 ай бұрын
Esse vídeo abriu minha mente para muitas ideias que eu suspeitava porém nunca fui mais a fundo para estudar sobre e achei muito bom
@rosemeirealvesdecarvalho90635 ай бұрын
A Internet teve uma contribuição importante para a democratização das oportunidades, no que se refere aos concursos públicos. Durante muito tempo entrava apenas quem tinha dinheiro para fazer cursos e comprar material. Em 2009, desempregada, estudei sozinha em casa com materiais disponíveis na Internet e passei num dos concursos mais concorridos do Brasil. Eu não me achava capaz, mas quando comecei a fazer as provas de concursos anteriores disponíveis no site PCI, vi que me saía bem e resolvi tentar. Minha mãe é semialfabetizada e fui a segunda da família a fazer curso superior e a primeira a passar em concurso público.
@kenhimurabr4 ай бұрын
Exatamente. Por isso sempre as tentativas de freiar a internet.
@byebye42463 ай бұрын
Concordo Rosemeire!
@andersonguimaraesoficial8 ай бұрын
Moro em Barbacena, aqui a família Andrada manda em tudo e mantém o atraso em dia
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
Tem família no Brasil que herdou de escravagistas do passado, pois a escravidão no Brasil foi abolida a menos de 150 anos. Os bilionários e multimilionários brasileiros são aristocratas.
@viniciuslima10648 ай бұрын
Camarada Atila
@mclanunes8 ай бұрын
A cada episódio ele está mais perto. Um passinho de cada vez. Venceremos
@aloisioamadeu8 ай бұрын
Átila: fui "concurseiro" até 1999. A CRFB de 1988 "democratizou" o acesso a cargos públicos. Coloco aspas porque estamos no Brasil. No caso dos cartórios, a dita constituição determinou que o acesso aos cartórios fosse através de concurso público. Fato inédito. Contudo, corria nas rodas dos estudantes que um dos concursos mais difíceis seria para ter acesso a cartórios. O pretendente à vaga teria que ser aprovado nos primeiros lugares do certame. Me contaram de um estudante que havia passado em primeiro lugar para um cartório no estado do Rio de Janeiro. Ou seja, a vaga era dele sem discussão! Entretanto, não tomou posse do cargo. Foi assassinado numa simulação de assalto. Havia muitos comentários de casos semelhantes em outros estados da federação.
@alissonvittoriafernandes8 ай бұрын
Quando estava fazendo a pesquisa pra juntar os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania italiana, acabei descobrindo a possibilidade há época de ter um judeu cristão novo em minha genealogia e assim tbm conseguir a cidadania portuguesa, encontrei judeus e muito mais, as famílias quatrocentonas de SP descendo de vários ramos, pena que toda essa carga genética não se materializou em herança, os coitados foram ficando mais pobres a cada geração que passava, por fim vieram do interior de SP para Lages/SC e cá estou eu hoje, nem os sobrenomes me restaram 😂
@fleuryferreirafilho84737 ай бұрын
😊Obrigado, Átila...Um assunto que todo povo brasileiro devia e deve conhecer...De minha parte farei o possível pra isso..
@lucasfalcao42248 ай бұрын
Como diria o Bira, é "a herança que importa"
@yuriwillian87908 ай бұрын
Perfeito.
@rossanapeace41138 ай бұрын
Que esperança a gente pode ter de mudança depois dessa aula sobre nepotismo? E ainda tem gente que acredita em meritocracia.
@intiscossnicolai99518 ай бұрын
A esperança é a revolução brasileira. Não há reforma possível em uma estrutura tão corrompida. Devemos reformular o pacto social e impedir estes acúmulo de poder econômico e sua transferência por herança.
@MardenAllan8 ай бұрын
Uma ferramenta que os franceses inventaram: guilhotina
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
@@MardenAllan uma ferramenta que os russos inventaram : revolução
@dayanekava95796 ай бұрын
Chorei em diversas partes do vídeo, por um dia, no passado, ter acreditado em meritrocacia
@henriquegranzotto6 ай бұрын
Se deixou de acreditar em meritocracia, e veja bem, estou apenas questionando pra entender e não me opondo a sua visão, você está acreditando no que atualmente?
@comiumapedra53975 ай бұрын
sim meritocracia não existe, tu é contratado de o quão útil tu é multiplicado por o quão difícil é te substituir e remunerado pela tua produção relativo ao valor que as pessoas te dão pelo produto que tu criou.
@comiumapedra53975 ай бұрын
@@henriquegranzotto não adianta, mulher é extremamente emotiva, tu vai tentar explicar e ela ira defender os pontos dela com achismos de carga emocional.
@aliencreature28425 ай бұрын
@@comiumapedra5397 falando merda pra defender rico e aínda é misógino, bicho cala os dedos pqp
@belinda47887 ай бұрын
Nossa! Como eu aprendi com vocês!! Grande Prof. Ricardo, Grande Átila!! Gratidão
@T.deCarva8 ай бұрын
O único problema desse vídeo é que ele acaba, que vídeo incrível 🙌🏾
@malumoteki30218 ай бұрын
A parte quwe ele disse "sobre isso teria que ter outra conversa, outro dia"... Eu VOTO pra ele voltar pra fazer outros vídeos, até mesmo pra virar um quadro aqui no canal do Atila.
@T.deCarva8 ай бұрын
@@malumoteki3021 seria incrível mesmo
@Brunotche8 ай бұрын
Já curti, tem que falar desse assunto espinhoso mesmo, é uma concentração absurda de dinheiro fazendo com que essas famílias nunca saiam do "topo". É um absurdo.
@AnaCarolina-ws7rh8 ай бұрын
Complementou as ideias da Senhorita Bira, recomendo que assistam a série de vídeos do canal Oalgoritmodaimagem. Parabéns pelo conteúdo!
@orlandofidelis72098 ай бұрын
Muito bom o conteúdo da Bira
@GattusoMK8 ай бұрын
Depois do vídeo sobre inflação e agora vendo a reação do Atila nesse vídeo só me faz ter mais certeza que só falta ele ler O Capital pra se radicalizar
@matheus_perissefpv_rio56608 ай бұрын
errado nao ta
@PeterAbuDhabi7 ай бұрын
Thanks!
@adaimiranda8 ай бұрын
Eu adorei essa conversa! Muito instrutiva e, depois de toda a dor que a pandemia nos causou, é muito bom ver o Átila sorrindo🎉❤
@luandedeus18 ай бұрын
Esse vídeo deveria ser visto por TODOS os brasileiros, sobretudo pelos pobres. Não há como mudar isso sem revolução.
@mariliasouza21367 ай бұрын
... compartilhar as redes tem que servir como ferramenta de revolução..
@otaviodias91473 ай бұрын
Parabéns atila pelo conteúdo, trazendo informações a consciência dos trabalhadores
@suelensantos17067 ай бұрын
Tem um vídeo ótimo da senhorita Bira que conversa muito com esse! A herança que importa o nome se não me engano, tem um que ela fala sobre a cultura dos clubes que também fala disso
@dalla83157 ай бұрын
que incrível esse professor! conversa excelente!
@charlesmaverick-im8nd8 ай бұрын
Esse Prof Ricardo é um cara fabuloso! Conheço ele pessoalmente. Um abraço, prof. Ricardo!
@EuPkmn8 ай бұрын
Venha, camarada Atila. Vai ter bolo.
@HenriqueRLima-vz7ny8 ай бұрын
*e reforma agrária
@reflectcard62587 ай бұрын
Bolo só no fim, tem q ser churrasco 🧐🥓🍢
@reginamagnafranco42044 ай бұрын
Muito bom. Só que o entrevistado não deixou o Átila falar muito. Acho que ele estava com isso tudo engasgado e liberou tudo na primeira oportunidade. E é assim mesmo. Eu fiz meu doutorado sobre as ocupações irregulares e conforme a pesquisa ia avançando crescia a indignação. Vai dando uma pressão no peito diante de tantas injustiça. O problema é que a gente não pode colocar tudo no papel porque precisamos ser isentos. Terrível. Precisei de um bom tempo pra me desintoxicar.
@Voide__4 ай бұрын
Tem como eu ter acesso ao material do seu doutorado?
@reginamagnafranco42044 ай бұрын
@@Voide__ eu vou ver o título final e te mando. A banca de defesa pediu pra eu mudar. E não lembro mais kkkk nunca mais abri aquele trabalho. Mas está no acervo do departamento de geografia da UEL
@luzibarbosa97Ай бұрын
"Por tão poucos terem tanto é que tantos têm tão pouco." Eduardo Marinho
@nicollediasadv7 ай бұрын
Uma verdadeira aula, de utilidade pública! Parabéns por essa aula, adorei o Professor Ricardo, precisamos cada vez mais conscientizar as pessoas sobre a configuração sociopolítica do nosso país! O conhecimento liberta! Há também um excelente vídeo da Srta. Bira, do canal O algoritmo da imagem, chamado "A herança que importa" sobre a temática abordada nesse vídeo. Enfim. Obrigada por essa aula maravilhosa!
@Oscar-zy3tz8 ай бұрын
Eu sempre pensei isso, mas é a primeira vez que ouço falar com uma base mais técnica. Parabéns!
@eluanaberteli54008 ай бұрын
Esse vídeo me lembrou o que a Bira (do canal Ó algoritmo da imagem) sempre fala: "o sobrenome que importa".
@giampersa8 ай бұрын
pesquisa familiar não é stalking! Certidões e documentos são públicos, o problema é que as pessoas querem um anonimato para esconderem seus maus-feitos.
@Mathewrath8 ай бұрын
Marx e Engels já explicaram isso tudo há 200 anos atrás, e Lenin já elaborou ainda mais disso há 100 anos atrás. Nós, acadêmicos de ciências naturais, estamos lentos demais na compreensão do aspecto histórico, material e político que forma a sociedade em que estamos inseridos.
@grasicsc18 ай бұрын
ou eles estavam muito a frente ou o povo hj tá muito lerdo e perdendo tempo na Internet com coisas fúteis.
@Bluerhdhdhxhsjajajkskdkd8 ай бұрын
Quem sao eles, como funci9na?@TM80
@yuriwillian87908 ай бұрын
muito bem elaborado camarada!
@lucassimoes15198 ай бұрын
Pra explorar e espalhar mais esse conhecimento, seria bem legal uma entrevista do @AtilaIamarino com o Ian Neves ou alguém da Soberana
@PauloRoberto-yw9ey8 ай бұрын
Excelente entrevista, Atila. Sempre quis saber mais sobre este assunto e nunca encontrei quase nada. Muito obrigado!
@roseliribeiro49046 ай бұрын
Puxa! Ficaria ouvindo a semana inteira, sem cansar e ainda querendo mais. Obrigada por essa entrevista tão instrutiva!!
@JackCleyton8 ай бұрын
Acho que esse assunto é o mais assustador e destruidor de sonhos que existe! É um conhecimento envenenador pois saber desse imenso poder e de como nao podemos fazer absolutamente nada alem de conhecer é incrivelmente desolador.
@mattlow80748 ай бұрын
Pera lá meu parceiro, pode ser feito sim, se chama organização da classe trabalhadora.
@rogeriasouza59768 ай бұрын
Como não pode fazer nada? Claro que pode. Começa pelo conhecimento, pela conscientização. Vamos à luta!
@saurios598 ай бұрын
Átila : a Senhorita Bira ( canal O ALGORITMO DA IMAGEM - vc deveria entrevista-la ) fala disso como A HERANÇA QUE IMPORTA !
@Thayanesound8 ай бұрын
Nossa, seria muito bom ver a Senhorita Bira por aqui!
@luizomb8 ай бұрын
O mito da garagem também é muito bom.
@evertonmarques73748 ай бұрын
Impossível não lembrar da moça Salton q dirige a vinícola da família por mérito próprio!😂😂
@itsuchi-kuntewori57788 ай бұрын
Eles praticam trabalho escravo há décadas, porque sabem que a fiança é muito mais barata do que o lucro por essa prática. Esses bilionários e multimilionários do Brasil usam e abusam do "direito" de não pagar impostos. O mundo tem medo do Brasil por causa dessa elite.
@lmcsantos102 ай бұрын
Valeu!
@mirandadouglas8 ай бұрын
Caramba, Atila parece se superar a cada entrevista. É um convidado mais interessante que o outro! Parabéns pelo seu trabalho, e por favor continue assim!
@mariaanaaoliveira59205 ай бұрын
Aqui abriram um concurso que só o filho do prefeito tinha aquele curso e não tinha nenhum outro para concorrer .
@PoliticaeEconomia-Estudo-ik5hl5 ай бұрын
onde a senhora mora? fiquei curioso
@Condigor8 ай бұрын
No extremo sul da Bahia, duas famílias governa varias cidades por décadas; donos de rádios, super fazendas e filhos ex-deputados federais
@Daniel-xp8ct8 ай бұрын
Toda região do Brasil é assim, tem sua elite local que manda em tudo.
@samuelpereirapardes40668 ай бұрын
Qual ? A familia Pinto ?
@elisangelabrito14428 ай бұрын
@@samuelpereirapardes4066 Os Pinto e os Brito.
@elisangelabrito14428 ай бұрын
@@samuelpereirapardes4066 Deixando bem claro, que apesar do sobrenome nao faco parte da familia politica dos Brito.
@samuelpereirapardes40668 ай бұрын
@@elisangelabrito1442 Conheço os Britos de perto kkk
@lucasfeijo15358 ай бұрын
Ódio de classe atualizado com sucesso ✅
@alessandrapontualdasilva3998 ай бұрын
Átila sou muito sua fã!! Esta é uma aula maravilhosa!! E ainda muitas pessoas reproduzem aos montes a ideia da meritocracia, sem olhar o contexto familiar de quem é "bem sucedido"... Amei!